SóProvas


ID
1112875
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Considere:

I. BPMN é usada, também, como uma notação padrão para a modelagem e criação de web services. O processo envolve: 1) modelagem dos processos usando BPMN; 2) simulação e ajustes nos processos em busca de eficiência; 3) disponibilização dos web services publicando-os com base numa Business Process Programming Language padronizada; 4) emprego de Business Process Management Systems para assegurar o funcionamento dos web services.

II. BPMN e UML podem coexistir. BPMN pode ser utilizada como notação em projetos de aplicações que irão ser executadas diretamente em um Business Process Management Server (BPM Server) ou ser usada como uma ferramenta de análise de negócios para o desenvolvimento de sistemas modelados em UML. Neste cenário, os processos modelados com BPMN servem como subsídio para a modelagem UML.

A afirmativa I

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil. Pegadinha!!! 

    I - 3) Para publicar um WebService, que é descrito em WSDL (gerado em várias linguagens), você utiliza o UDDI (Universal Description Discovery and Integration)  e não Business Process Programming Language. Não existe, pelo menos não encontrei, Business Process Programming Language e sim Modeling Language. 
  • A primeira alternativa é falsa pois a linguagem padrão para especificar negócios com web services é a BPEL e a segunda é realmente correta, pois UML pode utilizar um Diagrama feito com BPD para modelar um diagrama de atividade, por exemplo.

  • A afirmativa I está ERRADA, pois BPMN consiste em uma notação gráfica padrão para diagramar, mapear ou modelar processos de negócio.

  • A primeira afirmativa está quase toda correta.

    Os 4 pontos/fases de criação de web services com BPM estão corretos, apesar de explicados bem superficialmente.

    O BPMN é realmente usado para modelagem, porém para a criação é necessário outra linguagem que obviamente não é apenas visual. A mais usada hoje em dia é o BPEL, porém como motor de base, pois as IDEs de BPMS utilizam isso de forma transparente, tendo a opção avançada de ver o código.

    Eu também não tenho certeza sobre a criação de webservices via BPMS. Realmente o BPMS usa webservices através de wsdl padrão para consumir o serviço e usar num fluxo de processos que foi criado via BPM e BPMN. Pode ser outro ponto de erro da questão.

  • 2014
    BPMN é usada, também, como uma notação padrão para a modelagem e criação de web services.
    errada

     

    falou em webservice, falou em Bpel