-
ERRADO
Lei 6404/76
Art. 248. No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas:
A avaliação é apenas pelo método da equivalência patrimonial.
-
questão muito mal redigida.
-
Gab: ERRADO
A questão tem a seguinte pegadinha:
Está correto afirmar que os itens do grupo Investimento devem ser reconhecidos (contabilizados) pelo método do custo ou pela equivalência patrimonial, a depender da relevância. Mas o gasto com a compra de máquinas fica contabilizado no Ativo Imobilizado, independente da empresa ter apenas uma coligada como cliente ou ter vários clientes.
A ligação entre os dois enunciados (“Nesse caso, para a contabilização do gasto...”) torna a questão errada, já que as máquinas ficam no Imobilizado e não em Investimento.
PROF. GABRIEL RABELO/LUCIANO ROSA
-
O gasto com a compra de máquinas fica contabilizado no Ativo Imobilizado e não no grupo investimento como fala a questão.
GABARITO: ERRADO
-
Os itens do grupo Investimento devem ser reconhecidos (contabilizados) pelo método do custo ou pela equivalência patrimonial
O gasto com a compra de máquinas fica contabilizado a valor de custo no Ativo Imobilizado. Compreende: preço de compra, frete, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, deduzidos de descontos comerciais e abatimentos;
-
GAB:E
A QUESTÃO FAZ PARTE DO : Ativo imobilizado é o item tangível que:
(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para
fins administrativos; e
(b) se espera utilizar por mais de um período.
Entre as contas que são classificadas nesse subgrupo destacam-se:
- Veículos;
- Móveis e Utensílios;
- Máquinas e Motores;
- Imóveis;
- Veículos adquiridos por meio de arrendamento.
-
Como foram adquiridas máquinas, a classificação se dá no ativo imobilizado.
Investimentos:
devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.
Imobilizado: é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
-
Reconhecimento inicial (SEMPRE) pelo CUSTO.
Com as novas mensurações do Vr. Contábil é que se permanecerá no Custo OU avaliar-se-á pelo MEP.
Bons estudos.