SóProvas


ID
1114333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No Rio de Janeiro, quatro dias após ser atingido na cabeça por um rojão quando trabalhava na cobertura de manifestação contra o aumento de passagens de ônibus, o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade teve a morte confirmada. Enquanto isso, na contramão de outras regiões, países africanos reforçam perseguição a homossexuais com novas leis. Aliás, a ausência de governantes de países importantes na abertura dos Jogos de Inverno de Sochi foi entendida como uma espécie de boicote a Vladimir Putin pelo modo como seu governo vem lidando com os direitos humanos. No campo das comunicações, o poder da rede mundial de computadores como instrumento de consciência política e de arregimentação para protestos tem levado dezenas de governos a censurá-la. A propósito, a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenam a violência do governo venezuelano contra os opositores que tomam as ruas.

Considerando esses e outros aspectos típicos dos tempos atuais, julgue os itens


Um aspecto que chama a atenção nas manifestações populares ocorridas no Brasil, a partir de meados de 2013, é o caráter belicoso que as envolve. A rigor, elas cumprem um roteiro invariável: desde o início, grupos mascarados se postam à frente dos manifestantes, gritando palavras de ordem que identificam as correntes políticas às quais pertencem, preparados para o confronto com as forças policiais.

Alternativas
Comentários
  • As manifestações "populares" não possuem caráter bélico.  

    (bélico - próprio para guerra  -  Ex.: veículo bélico -  tanque,  lança míssel etc.)

  • Além disso, os grupos categoricamente mascarados (como os black blocs) não participam desde o começo das manifestações, foram aparecendo aos poucos. Também não há uma identificação direta com correntes políticas, mas sim motivos esparsos e diferenciados para cada manifestação, como "não vai ter copa" ou aqueles sobre os preços das passagens, etc.

  • O erro da questão é relacionar as manifestações com caráter político.

  • A questão está errada. As manifestações ocorridas no Brasil a partir de meados de 2013 não tinham roteiro invariável nem demandas claramente estabelecidas. Elas começaram como protesto contra o aumento de tarifas de ônibus em São Paulo, mas logo tomaram conta de diversas outras cidades brasileiras e as demandas se tornaram mais genéricas, como o fim da corrupção. Não foram explicitamente vinculadas a partidos políticos e não tinham caráter belicoso. Os grupos mascarados a que a questão se refere são os Black blocs, mas eles não se caracterizam por gritar palavras de ordem ou se identificarem a correntes políticas específicas. A violência em manifestações frequentemente parte dos próprios policiais, sejam fardados ou disfarçados, como revelam vídeos de diversas manifestações. 





  • ERRADA

    Um aspecto que chama a atenção nas manifestações populares ocorridas no Brasil, a partir de meados de 2013, é o caráter belicoso (não é bélico) que as envolve. A rigor, elas cumprem um roteiro invariável: desde o início, grupos mascarados se postam à frente dos manifestantes (não estão a frente mas sim entre os manifestantes), gritando palavras de ordem que identificam as correntes políticas às quais pertencem (a proposta partidária foi repelida pelos manifestantes, tanto que aqueles que levantaram bandeiras de partidos tiveram estas rasgadas durante as manifestações), preparados para o confronto com as forças policiais.

  • COMETÁRIO DA PROFESSORA DO Q.C..ENCONTRE O ERRO DESSE COMENTÁRIO....VOU DAR UMA PISTA..

    A questão está errada. As manifestações ocorridas no Brasil a partir de meados de 2013 não tinham roteiro invariável nem demandas claramente estabelecidas. Elas começaram como protesto contra o aumento de tarifas de ônibus em São Paulo, mas logo tomaram conta de diversas outras cidades brasileiras e as demandas se tornaram mais genéricas, como o fim da corrupção. Não foram explicitamente vinculadas a partidos políticos e não tinham caráter belicoso. Os grupos mascarados a que a questão se refere são os Black blocs, mas eles não se caracterizam por gritar palavras de ordem ou se identificarem a correntes políticas específicas. A violência em manifestações frequentemente parte dos próprios policiais, sejam fardados ou disfarçados, como revelam vídeos de diversas manifestações. 
  • As manifestações não possuem no Brasil caráter Belicoso (comportamento agressivo).
    Os mascarados que estão nas manifestações, aparecem apenas para tumultuar e atrapalhar. Desta maneira a força policial que faz um excelente trabalho, está ali para reprimi-los e defender a sociedade de bem.