SóProvas


ID
1114657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta com base no que dispõe a CF acerca do MP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 3º - O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

    Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - o Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

    II - os Ministérios Públicos dos Estados.

    § 1º - O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    • A) O MP abrange o MPU, que, por sua vez, compreende o Ministério Público Federal , o MP do Trabalho, o MP Militar e o MP com atuação no Tribunal de Contas da União, e, ainda, o MP dos estados e do DF.

    • b) O MP deve promover privativamente a ação penal pública e, concorrentemente, a ação civil pública para a defesa dos direitos individuais disponíveis, especialmente, no que se refere à cobrança de taxas, impostos ou contribuições de melhoria.

    •  c) O chefe do MPU é o procurador-geral da República, nomeado, pelo presidente da República, entre os integrantes da carreira maiores de trinta e cinco anos de idade, após a aprovação de seu nome pelo Senado Federal, para o mandato de dois anos, sendo permitida a recondução sem qualquer limitação.

    • d) Não compete ao MP a elaboração de sua proposta orçamentária, visto que tal iniciativa é exclusiva do chefe do Poder Executivo federal ou estadual, conforme o caso.
    • e) Entre os princípios institucionais do MP incluem-se a unidade e a independência funcional, sendo-lhe vedado promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção de interesses difusos.

  • Alternativa C

    Confira-se a lição de Pedro Lenza:


    "O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de 35 anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 anos, permitida mais de uma recondução, sem qualquer limite (art. 128, §1º). No entanto, para cada nova recondução o procedimento e os requisitos deverão ser observados, já que a recondução é uma nova nomeação" (2014:931).

  • LETRA C!

     

     

    Diferenças entre as regras aplicáveis ao Procurdor-Geral da República e ao Procurador-Geral de Justiça:


    PGR
    1) Escolha pelo Presidente da República (não há lista)
    2) Recondução: não há limite
    3) Nomeação: aprovação pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal
    4) Destituição: autorização da maioria absoluta dos membros do Senado Federal

    PGJ
    1) Escolha pelo Governandor, dentre integrantes da lista tríplice (Atenção: no caso do DF e territórios a escolha cabe ao Presidente da República).
    2) Recondução: admite-se apenas UMA
    3) Nomeação: não é necessária a aprovação pela Assembleia Legislativa
    4) Destituição: autorização da maioria absoluta dos membros do Parlamento Estadual



    Fonte: Marcelo Novelino

     

     

                                          "Continue no seu objetivo, continue direcionado, continue com fome!" 

  • A) ERRADA!

    O MP compreende o MPU e os MPE's, são estruturas idependentes!

    O MP junto aos tribunais de contas possuem os mesmos DIREITOS, VEDAÇÕES e forma de investidura -> POREM não itegram o MPU nem os MPE's, em razção da lista dada pela CF, quanto ao orgãos integrantes do MP, ser exaustiva. 

    Integram, dessa forma, a propria estrutura do tribunal no qual atua

     

    B) ....

     

    C) CORRETA!

    Procurador-Geral da República

    -> Integrantes de carreira

    -> Nomeação e destituição aprovadas pelo SENADO F.

    -> SEM LIMITE DE RECODUNÇÃO

    -> Maior de 35 anos

    -> Deve ser de Carreira

     

    Procurador-Geral de Justiça

    -> Nomeado Pelo Governador

    -> Sua nomeação sem passar pelo Legislativo. Destituição passa, por maioria absoluta

    -> UM UNICA RECONDUÇÃO 

     

    D) ERRADA!

    o MP possui três autonomias

    -> Administrativa

    -> Funcional

    -> FINANCEIRA  (Mediante elaboração de sua propria proposta orcamentaria)

     

    E) ERRADA!

    O inquerito Civil e a Ação civil Publica destina-se a;

    -> Proteger o patrimonio Publico e Social

    -> Proteger o Meio Ambiente

    -> e Interesses DIFUSOS (A coletividade, sem divisibilidade) e COLETIVOS (De certos Grupos)

    -> Direitos individuais homogêneos

  • Acertei mas fui por exclusão.


    "sendo permitida a recondução sem qualquer limitação". Acho que caberia recurso já que a recondução precisa de nova sabatina do Senado.

  • B) O MP deve promover privativamente a ação penal pública e, concorrentemente, a ação civil pública para a defesa dos direitos individuais disponíveis, especialmente, no que se refere à cobrança de taxas, impostos ou contribuições de melhoria.

     

    Não sei se estou certa, mas me lembrei dessa questão:

     

    A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional tem competência para realizar cobrança, judicial ou amigável, de créditos de natureza fiscal da União (TJ-BA 2013). 

  • A alternativa "C", que é a correta, traz uma pegadinha que comumente atinge muitos concurseiros.

     

    A CF/88 não apresenta uma limitação de recondução para o preenchimento do cargo de Procurador-Geral da República.

     

    O texto do art. 128, §1º dispõe o seguinte: "§ 1º - O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução".

  • A) ERRADA. O MP junto ao TC não integra nenhum dos ramos do Ministério Público.
    B) ERRADA. O MP atua na defesa dos direitos individuais indisponíveis.
    C) CORRETA.
    D) ERRADA. Compete ao próprio MP a elaboração de sua proposta orçamentária, cabendo o envio de sua proposta ao Poder Executivo.
    E) ERRADA. Embora a parte dos princípios esteja correta, a segunda peca ao dizer que é vedada a promoção do inquérito civil e da ação civil pública, uma vez que são competências exclusivas e privativas, respectivamente.

  • Quanto à alternativa "b", a defesa, em ação civil pública, deve-se dar aos direitos indisponíveis. Na último trecho da alternativa, tem-se que é vedado "defender" tributos, contribuições e outros fundos de natureza institucional, conforme a lei de ação civil pública.

    b) O MP deve promover privativamente a ação penal pública e, concorrentemente, a ação civil pública para a defesa dos direitos individuais disponíveis, especialmente, no que se refere à cobrança de taxas, impostos ou contribuições de melhoria.

    Lei 7.347/85 (ação civil pública)

    Parágrafo único.  Não será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos, contribuições previdenciárias, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS ou outros fundos de natureza institucional cujos beneficiários podem ser individualmente determinados.

  • NA VERDADE EXISTE UMA LIMITAÇÃO = TODA VEZ QUE FOR RECONDUZIDO, TEM QUE PASSAR POR NOVA SABATINA DO SENADO...

  • Com base no que dispõe a CF acerca do MP, é correto afirmar que: O chefe do MPU é o procurador-geral da República, nomeado, pelo presidente da República, entre os integrantes da carreira maiores de trinta e cinco anos de idade, após a aprovação de seu nome pelo Senado Federal, para o mandato de dois anos, sendo permitida a recondução sem qualquer limitação.