De acordo com o CMMI "No nível de maturidade 5, uma organização melhora continuamente seus
processos com base no entendimento quantitativo das causas comuns de
variação inerentes ao processo".
Existem dois processos exclusivos do nível de maturidade 5:
Desempenho dos processos organizacionais: fornecer subsídios para estabelecer e manter um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto de processos padrão da organização no apoio aos objetivos para qualidade e para desempenho de processo, e prover dados, baselines e modelos de desempenho de processo para gerenciar quantitativamente os projetos da organização.
Análise e Resolução de Causas: fornecer subsídios para identificar causas de defeitos e de outros problemas e implementar ações para prevenir sua recorrência."
Estes dois processos têm como área de processo relacionadas Gestão Quantitativa de Projeto (nível 4) e Medição e Análise (nível 2). Ou seja, para se chegar ao nível de analisar variações de processo, a organização precisa executar estes dois processos (uma área de processo não existe isolada das demais), sendo que o processo de maior nível encontra-se em nível 4. Resumindo: para que a organização pudesse futuramente analisar a variação do desempenho dos processos ela precisaria estar hoje no nível 4 de maturidade e executar os dois processos supracitados.
Fonte: http://www.sei.cmu.edu/library/assets/whitepapers/cmmi-dev_1-2_portuguese.pdf