SóProvas


ID
1115254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projetos, julgue os itens a seguir, tendo o PMBOK como referência.

Considere que duas equipes de um mesmo projeto divirjam acerca da adoção de uma tecnologia para apoiar a execução do projeto. Nessa situação, se o gerente de projetos ouvir as opiniões de cada equipe e incorporar, nesse debate, diversos pontos de vista, para buscar o consenso, então ele utilizou a técnica de resolução de conflitos conhecida como confronto.

Alternativas
Comentários
  • A técnica do confronto utilizada foi ACOMODAÇÃO. Onde é buscada a resolução do conflito através convergência entre as partes, enfatizando nas áreas em comuns em detrimento das diferenças.
  • Resposta: ACOMODAÇÃO. Seguem técnicas abaixo, segundo PMBOK:

    Retirar/Evitar: Recuar em uma situação de conflito efetivo ou potencial

    Panos Quentes/Acomodação: Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças.

    Negociação: Encontrar soluções que tragam algum grau de satisfação para todas as partes.

    Imposição: Forçar um ponto de vista as custas de outro.

    Colaboração: incorporar diversos pontos de vista e opiniões de diferentes perspectivas; resulta em consenso e compromisso.

    Confronto/Solução de Problemas: tratar o conflito com exame de alternativas. Requer uma atitude de troca e diálogo.

  • A alternativa estaria correta se tivesse mencionado a tecnica COLABORAÇÃO:

    Existem 5 tipos de resposta aos conflitos, consoante a forma e grau como se privilegiam os interesses próprios ou os alheios (ou da outra empresa, no caso de um conflito externo):

    Evasão: os protagonistas fingem que não há conflito e ignoram-no. Geralmente, este comportamento não traz uma solução e, muitas vezes, ao longo do tempo, o conflito assume contornos mais graves que dão motivos a outros tipos de respostas;


    Confronto: o relacionamento entre os protagonistas torna-se uma guerra permanente e aberta. Cada um tenta maximizar os seus interesses o que leva a que um ganhe e o outro, necessariamente, perca tudo;

    Cessão: uma das partes decide deixar o outro ganhar, sem oferecer resistência. A sua frustração é grande e o conflito não fica resolvido, mas, reprimido, e com uma forte probabilidade de desejo de vingança;

    Compromisso: uma das soluções mais usuais. Cada um dos protagonistas cede um pouco – e cada um fica frustrado;

    Colaboração: em certos contextos é a que assumimos como a mais vantajosa para as partes em conflito. Em regra, não surge espontaneamente. Exige uma intervenção, porventura de um terceiro imparcial, que permita aos protagonistas converterem as suas posições, aparentemente inflexíveis, em interesses que sejam reciprocamente vantajosos. É o que se designa por “win-win”: ambos os intervenientes saem vitoriosos.http://www.convirgente.com/Sobre-os-Conflitos/Gestao-dos-conflitos/content.aspx?tabid=2236&code=br

  • PMBOK 5, p.283:

    • Retirar/Evitar. Recuar de uma situação de conflito atual ou potencial, adiando a questão até estar mais bem preparado, ou ser resolvida por outros. 

    • Suavizar/Acomodar. Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças, abrindo mão da sua posição em favor das necessidades das outras pessoas para manter a harmonia e os relacionamentos.

     • Comprometer/Reconciliar. Encontrar soluções que tragam algum grau de satisfação para todas as partes a fim de alcançar uma solução temporária ou parcial para o conflito. 

    • Forçar/Direcionar. Forçar um ponto de vista às custas de outro; oferecer apenas soluções ganhaperde, geralmente aplicadas através de uma posição de poder para resolver uma emergência.

     • Colaborar/Resolver o problema. Incorporar diversos pontos de vista e opiniões com perspectivas diferentes; exige uma atitude cooperativa e um diálogo aberto que normalmente conduz ao consenso e ao comprometimento.

  • PMBOK 6

    Existem cinco técnicas gerais para resolver conflitos. Cada técnica tem seu lugar e uso:

    - Retirar/evitar: Recuar de uma situação de conflito real ou potencial, adiando a questão até estar mais bem preparado, ou para ser resolvida por outros.

    - Suavizar/acomodar: Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças; abrir mão da sua posição em favor das necessidades de outras pessoas para manter a harmonia e os relacionamentos.

    - Ceder/conciliar: Encontrar soluções que tragam algum grau de satisfação para todas as partes a fim de alcançar uma solução temporária ou parcial para o conflito. Esta abordagem às vezes resulta em uma situação perde-perde.

    - Forçar/direcionar: Forçar um ponto de vista à custa de outro; oferecer apenas soluções ganha-perde, geralmente aplicadas através de uma posição de força para resolver uma emergência. Esta abordagem com frequência resulta em uma situação ganha-perde.

    - Colaborar/resolver: Incorporar diversos pontos de vista e opiniões com perspectivas diferentes; exige uma atitude cooperativa e um diálogo aberto que normalmente conduz ao consenso e ao comprometimento. Esta abordagem pode resultar em uma situação ganha-ganha.