SóProvas


ID
1116031
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar, em relação aos direitos fundamentais individuais, que;

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    A) errada . a saúde pressupõe uma atuação estatal positiva , ou seja, a partir do séc XX, com o reconhecimento dos direitos fundamentais de segunda dimensão - direitos sociais, cullturais e econômicos -, os direitos fundamentais passaram a ter feição positiva, isto é, passaram a exigir também, a atuação comissiva do Estado, prestações estatais em favor do bem estar do indivíduo. Entre elas a saúde.(livro Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino - Dir Const Descomplicado, 12a edição)

    B) Correta Determina a Constituição Federal em seu  art 5º, parágr 1º, que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Esse comando tem por fim explicitar que as normas que estabelecem direitos e garantias fundamentais são de caráter perceptivo, e não meramente programático. Significa dizer que os aplicadores de direito deverão conferir aplicabilidade imediata, dando-lhes maior eficácia possível, independentemente de regulamentação pelo legislador ordinário. (livro Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino - Dir Const Descomplicado, 12a edição)

    C) Errada - O lazer é um dos direitos sociais elencados no art 6º da CF: São direitos sociais a educação, a saúde, o lazer, o trabalho, a moradia, o transporte (incluído pela EC 90/2015), a segurança, a previdência social, a proteção á maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    D) Errada, ou melhor, incompleta: Dispõe a Constituição Federal no art 5º, XVII ) : É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

    Sorte!!
  • Parágrafo 1 do artigo 5 da CF: " As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentai têm aplicação imediata".

  • Embora haja diversas correntes sobre a aplicação imediata dos direitos fundamentais e posicionamentos divergentes na jurisprudência, assim tem entendido o Supremo Tribunal Federal e maior parte dos nossos tribunais sobre o tema.