SóProvas


ID
1116877
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O dia 29 de novembro de 1807 amanheceu ensolarado em Lisboa. Uma brisa leve soprava do leste. (...) Às 7h da manhã, a nau Príncipe Real inflou as velas e começou a deslizar em direção ao Atlântico. Levava a bordo o príncipe regente, D. João, sua mãe, a rainha louca D. Maria I, e os dois herdeiros do trono, os príncipes D. Pedro e D. Miguel. (...)" (GOMES, Laurentino. '1.808 (...)', Ed. Planeta, São Paulo, 2007, p. 67).O excerto acima narra a fuga de Portugal rumo ao Brasil, pela família real portuguesa. Acerca do episódio que alterou os rumos da história de nosso País e os seus desdobramentos, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     

    A questão solicita a identificação da assertiva incorreta.

     

    a O agente da fuga foi Napoleão, que dera um ultimato a D. João VI para que rompesse relações com a Inglaterra e, diante da inércia deste último, invadiu Portugal. Napoleão apresentou ultimato a Portugal a respeito de sua adesão ao bloqueio contintental contra Inglaterra. Caso não aderisse, seria invadido e repartido com a Espanha, conforme disposto no Tratado de Fontainebleu de 1807.

     

    b Chegando ao Brasil, em 1.808, D. João VI mandou abrir os portos do País às nações amigas, dentre elas Inglaterra e Espanha. Incorreta. A Espanha era aliada da França bonapartista, e logo não poderia ser considerada uma nação amiga. Inclusive, uma das primeiras iniciativas externas de d. João no Brasil foi a invasão ao território espanhol da Banda Oriental, por meio da Primeira campanha da Cisplatina. Em suma, na prática, a abertura se referiu à Inglaterra e, em menor proporção, os EUA. 

     

    c Ainda em 1.808, foi fundado o Banco do Brasil que, no entanto, acabou sendo liquidado em 1829. O Banco foi criado para garantir a manutenção financeira do novo aparato estatal instalado no Brasil. Ele foi liquidado em 1829 em grande medida pela falta de fundos provocada pelo saque de suas reservas de ouro feita por d. João VI quando ele retornou a Portugal, pelos excessivos gastos militares (guerras de independência, guerra da Cisplatina, Confederação do Equador) e pelos onerosos tratados de independência. Ele seria reaberto posteriormente.

     

    d Durante a estadia da corte portuguesa além-mar, o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves. Isso ocorreu em 1815, estratégia de d. João VI para que Portugal, ocupado militarmente e não mais sede do Império, participasse do Congresso de Viena, que inauguraria uma nova ordem pós-Napoleão. 

     

    A resposta do Leonardo serve de alerta para ficarmos atentos a comentários completamente descabidos, mas que aparentemente justificam o gabarito. 

  • acorda leonardo!!

  • respostas erradas e ainda acompanhados com comentarios , confude a cabeça do aluno e ainda prejudica , para deixar comentarios errados , melhor nem deixar.

  • A Espanha nesse momente era inimiga de portugal e aliada da frança. Fato que se confirma pelo tratado de fontenebleau.

  • "Leonardo Lopes Padilha" estudou pelo DESCICLOPÉDIA

  • Espanha amiga de Portugal? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Espanha e Portugal! Rima com rival!

  • a Espanha tinha se separado de Portugal nesse período, só observar que foi feito o tratado de Tordesilhas para separar o Brasil, enfim, o Brasil não era amigo da Espanha, então não podemos considerar a letra ''B'', logo esta é a incorreta como pede a questão.

  • Gabarito : B.

    Portugal abriu os portos as nações amigas, porém , Portugal só tinha uma amiga: Inglaterra.

  • a) ITEM CORRETO.

    b) A Espanha tinha feito um acordo com a França para que os franceses pudessem invadir o território de Portugal. Ou seja, não era mesmo uma nação amiga. Item incorreto. Como a questão pede a alternativa incorreta, este é o nosso gabarito. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: B

  • Desde quando Espanha,nesse periodo,era amiga de portugal ?

  • Agregando..

    Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: CESPE - 2008 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 1ª Etapa ÁGUA

    No período joanino (1808-1821), foi encaminhado o processo de Independência, visto que a situação política, econômica e jurídica do Brasil orientava-se nesse sentido. Assinale a opção incorreta acerca desse período.

    D) No Rio de Janeiro, D. João concebia a expansão ao norte e ao sul do Brasil, por meio de invasões de territórios sob dominação francesa ou espanhola, com o fim de robustecer o império luso na América.

    ESTA É CORRETA, TA OKEY?!

    Logo, não há que se falar em abertura dos portos à Espanha.

  • GAB B- A Espanha tinha feito um acordo com a França para que os franceses pudessem invadir o território de Portugal. Ou seja, não era mesmo uma nação amiga. Item incorreto. Como a questão pede a alternativa incorreta, este é o nosso gabarito.