SóProvas


ID
1117360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Existem dois sistemas básicos para o controle de estoque: o sistema de revisão contínua, ou sistema “Q”, e o sistema de revisão periódica, ou sistema “P”.

Dentre as principais vantagens do sistema “Q” tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Para Marco Aurélio P. Dias, p.108

    Sistema das Revisões Periódicas: o material é reposto periodicamente em ciclos de tempo iguais, chamados períodos de revisão. A quantidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo ou de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e o tempo de reposição. Nesse sistema, são programadas as datas em que deverão ser relaizadas as reposições de material, e os intervalos são iguais.(...) A dificuldade desse método é a determinação o período de revisões (...)

    Devem ser calculadas revisões para cada material estocado ou para cada classe de materiais, de acordo com os objetivos operacionais e financeiros da empresa. A escolha de um calendário para as revisões é também de importância fundamental para:

    - definir o volume dos materiais a comprar (letra "d"); - listar os itens de uso comum para serem processados simultaneamente (letra "c"); - executar uma compra única (letra "c"); - efetuar compras e entregas programadas, optando pela determinação das periodicidades mais convenientes das necessidades (letra "a" e "b").

    Sobre as características do Sistema de revisão contínua, retirei os comentários de outra questão (Q80474) e achei pertinente. São:

    1º O estoque do item é monitorado continuamente ou após cada transação; quando o estoque descer a certa quantidade prefixada, chamada ponto de ressuprimento, emite-se um novo pedido ou requisição para a fabricação interna.

    2º A quantidade a comprar ou fabricar é sempre constante, geralmente assumida como o lote econômico.



  • Cada item possui seu ponto de pedido, permitindo  individualizar a frequência de revisão. 

  • Apesar das explicações ainda estou em dúvida, pois entendo que seria a alternativa "E"

    1) Não seria a "E" porque: Assim como ocorre no sistema de revisão contínua, o sistema de revisão periódica também possui frequência de revisão individualizada por item, visto que eu posso ter ter pregos cujos estoques são revistos todo dia 5 de cada mês e posso ter parafusos cujos estoques são revistos todo dia 10.

    2) Seria a "D" porque: Se no sistema de revisão contínua a ordem de compra é disparada quanto o item atinge o ponto de pedido, supondo que ele seja de 60 unidades, na hora em que o pedido for disparado eu saberei que existem exatamente 60 unidades em estoque.

    Se alguém puder dizer onde está o erro desse raciocínio eu agradeço.

  • É complicada essa questão, mas se vc souber que a Reposição Contínua é utilizado quando há dificuldades para determinar o consumo do produto, assim como seu tempo de reposição, você perceberá que as outras opçoes falam exatamente o contrário, falam sobre "certezas". a Letra E é a unica que deixa claro essa dificuldade na variaçao do tempo de reposição.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de controle de estoques. Neste caso, marquemos a alternativa correta em relação ao sistema de revisão contínua.

    Conforme a lição do professor Renato Fenili (2014), existem três sistemas de reposição de estoques, sendo eles:

    • Reposição Periódica;
    • Reposição Contínua (ponto de pedido);
    • Just In Time

    Em que:

    Sistema de reposição periódica/estoque máximo/intervalo padrão: os pedidos são feitos num intervalo de tempo pré-determinado. A quantidade comprada soma-se à existente, e deve ser suficiente até a chegada da encomenda seguinte. Esse modelo é recomendável para as situações em que seja possível definir o intervalo padrão entre um pedido e outro.

    Sistema de reposição contínua/ sistema do ponto de pedido/sistema de máximos e mínimos: sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Esta quantidade é chamada de ponto de pedido ou Ponto de Ressuprimento/Revisão ou ressuprimento/revisão.

    Esse sistema é recomendado para aquelas situações em que não é possível prever o intervalo da demanda facilmente.

    A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Tendo vistos os sistemas acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    FENILI, Renato Ribeiro. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.