SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - FINEP - Analista - Gestão e Planejamento


ID
1117324
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas, no contexto atual caracterizado pela constante mudança, precisam adaptar-se a cada momento, garantindo a sua sobrevivência e competitividade no mercado. Uma abordagem que vem sendo utilizada com o objetivo da melhoria da qualidade e do aumento da competitividade é o gerenciamento por processos. O gerenciamento por processos caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento de processo possui por fundamento agregar valor ao produto ou serviço executado para os clientes. É horizontal e desse modo utiliza o processo aberto onde há entrada e saída do produto.

  • Para que o processo possa ser gerenciado, o mesmo deve atender a algumas características básicas, que são:

    • * tanto os clientes quanto os fornecedores devem estar identificados, assim como, as entradas e saídas de cada processo;

    • * as atividades a serem realizadas devem estar bem definidas e preferencialmente identificadas;

    • * as atividades devem ser repetitivas e conhecidas;

    • * deve haver um sistema de medição significativo e confiável que possa quantificar o seu desempenho;

    • * apesar de sabermos que todos os processos apresentam variabilidade, os indicadores chaves devem apresentar resultados previsíveis e satisfatórios no que tange os requisitos dos Clientes.

  • O gabarito é a letra D. 
    Muita atenção ao conceito de cliente /fornecedor pedido no comando da questão.
    Em seu livro Administração Geral para Concursos, o professor Rodrigo Reno nos ensina que processos funcionam como uma Cadeia de Valor (cadeia cliente-fornecedor), onde um processo é fornecedor de seu sucessor e cliente de seu antecessor.

    Entrada>>Processo1 >> Processo2 >> Processo3>>Saída

  • A) ERRADA. O foco é na estrutura organizacional, ou seja, predominância da horizontalização.

     

    B) ERRADA. O processo produtivo (como fazer) e o desempenho (em todas as áreas da empresa) são fundamentais mas não o foco da gestão por processos.

     

    C) ERRADA. Não há delimitação na área de atuação de cada setor da organização, há uma atuação conjunta.

     

    D) CORRETA. Idenfiticam-se os stakeholders - fornecedores, clientes, etc...- e, também, as entradas e saídas.

     

    E) ERRADA. Tanto os macroprocessos quanto os demais são fundamentais.


ID
1117327
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma empresa de eventos está procurando melhorar seus sistemas e processos para se tornar mais competitiva e rentável. Porém, são muitas as demandas e, a cada vez que firma um contrato, as especificações são diferentes dos outros que realizou anteriormente. Isso torna a administração da empresa mais difícil e obriga que sempre sejam contratados novos recursos para cada contrato que precisa ser cumprido. Um dos diretores, avaliando a situação atual da empresa, propôs que se utilize, na gestão dos contratos da empresa, os princípios da gestão de projetos.

A proposta do diretor pode auxiliar a empresa na gestão de seus contratos porque, no gerenciamento de projetos,

Alternativas
Comentários
  • PMBOK define projeto como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. 


    A ISO 10006 define projeto da seguinte forma: " Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. "



    Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2055/introducao-a-gerencia-de-projetos.aspx#ixzz332YmnH3A

  • As principais características dos projetos são: temporalidade, objetividade, durabilidade, singularidade, progressibidade, realizado por pessoas, envolvem recursos, planejamento, execução e controle.

  • GAB LETRA E

  • Na verdade, ele pediu a definição mais básica possível. Então o gerenciamento de projetos funcionaria para esse caso, pois um projeto é "um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo é realizado, tendo sido estabelecido um período para sua execução, com início e término definidos". 

  • Projetos: esforço temporário para criar produto/serviço/resultado exclusivo.


ID
1117330
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de peças automotivas de pequeno porte está se estruturando para estabelecer uma parceria com algumas montadoras de automóveis. Embora os diretores executivos da empresa saibam que não existe uma única estrutura ideal que seja adequada a cada tipo de organização, eles optaram por estabelecer uma estrutura funcional. A opção por esse tipo de estrutura deve-se às suas características que são:

Alternativas
Comentários
  • Características


    * É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe. 


    * Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados. 


    *Objetivos são a longo prazo. 


    *Necessidade básica é a especialização. 


    *A organização se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc. 


    * Todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional. 


    FONTE: http://dgi.unifesp.br/seplan/templates/docs/seplan-modelos_de_estruturas_organizacionais_material.pdf




  • Estrutura Funcional

      A estrutura funcional é a mais comum na administração. Quase todas as organizações iniciam sua vida tendo uma estrutura funcional. É também a estrutura mais intuitiva, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos etc.

    *  Facilita o aperfeiçoamento dos funcionários nas suas especialidades

    *  Facilita a comunicação dentro das áreas funcionais

    *  Permite economias de escala e o aproveitamento dos recursos

    *  Facilita a centralização das decisões


      Essa estrutura é mais adequada a empresas menores, organizações em ambientes estáveis, que tenham poucos produtos e/ou serviços ou que operem em uma região pequena.


    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 
  • Letra A: estrutura funcional; palavra chave: divisão por funções

    Letra B: estrutura por projetos; palavra chave: projetos


    Letra C: estrutura linear; palavra chave: centralização, única linha de subordinação


    Letra D: estrutura linear staff; palavra chave: unidade especial


    Letra E: estrutura matricial; palavra chave: multidimensional

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de estruturas organizacionais. Neste caso, assinalemos a alternativa que remete corretamente ao modelo de estrutura funcional.

    A - correta. A organização se divide segundo diferentes funções — produção, finanças, recursos humanos, marketing, etc. —, e todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional.

    Estrutura funcional: é uma estrutura que agrupa os funcionários segundo uma especialidade, no nível superior, como produção, marketing, engenharia e contabilidade. Cada departamento em uma organização funcional fará o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos.

    • Autoridade: pouca ou nenhuma;
    • Disponibilidade: pouca ou nenhuma;
    • Quem gerencia o orçamento: gerente funcional;
    • Papel do gerente de projetos: tempo parcial;
    • Equipe administrativa de gerenciamento de projetos: tempo parcial.

    B - incorreta. Na estrutura projetizada (por projetos), os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto, em sua totalidade, são separados, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, a quem é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização.

    C - incorreta. Na estrutura linear, as decisões são centralizadas, com todos os órgãos estruturados sob uma única linha de subordinação, apresentando linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente, e cada unidade de trabalho executando tarefas específicas e bem definidas.

    D - incorreta. Na estrutura linear-staff, as unidades contam com uma unidade especial, que é independente em sua atuação e com liberdade de opinião, servindo de apoio ou assessoria para a tomada de decisão do corpo diretor da organização.

    E - incorreta. Na estrutura matricial, organização é multidimensional, procurando maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas rígidas, e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos, que apresentam organização temporária e com maior versatilidade, possibilitando a otimização dos recursos humanos.

    Concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A


ID
1117333
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa está em franca expansão e, para dar suporte a essa expansão, ampliou suas instalações, quadro de pessoal, produção e vendas. Todo esse movimento é resultado de uma ampla ação de busca pela competitividade e eficiência. Essa ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura para a empresa.

No processo administrativo, a ação se refere à função

Alternativas
Comentários
  • ORGANIZAR

    Organização significa uma unidade social, representando um agrupamento de pessoas que interagem para alcançar um objetivo comum e específico.

    A função de organização é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, em ação organizacional para o alcance dos objetivos.


    FONTE: sinescontabil.com.br/SEMINÁRIO%20-%20O%20PROCESSO%20ADM

  • No "planejar" da referida empresa foi definida a finalidade de  "facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura..." através de uma "ação de busca pela competitividade e eficiência". Para tal foi necessário "o ordenamento dos recursos e das funções" (ORGANIZAR).


  • Questão falou sobre ordenamento de recurso, logo é organização.


  • Organização - Desenhar o trabalho, alocar recursos, e coordenar atividades.

  • Organização: Aloca recursos necessários para alcançar os objetivos.

  • Letra: C

    -----------------------------------------------

     "...Essa ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura para a empresa..."

    -----------------------------------------------

    Função ORGANIZAÇÃO!

  • O  R  G  A  N  I  Z  A  Ç  Ã  O

       - DISTRIBUIR TAREFAS

       - DISTRIBUIR RECUSOS

       - DETERMINAR A AUTORIDADE

       - ATRIBUIR RESPONSABILIDADES

       - ESTABELECER A COMUNICAÇÃO (linhas do organograma)

       - PROPOR INTEGRAÇÃO E COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES 

     

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • GABARITO ´´C´´.

    Organização.

    No "planejar" da referida empresa foi definida a finalidade de "facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura..." através de uma "ação de busca pela competitividade e eficiência". Para tal foi necessário "o ordenamento dos recursos e das funções" (ORGANIZAR).

  • ordenamento dos recursos  = ORGANIZAÇÃO

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão quer saber a que função se refere a seguinte ação: " ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções". 

    a) "Planejamento"

    INCORRETA. É a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.

    b) "Direção"

    INCORRETA, é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização.

    c) "Organização"

    CORRETA, é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. 

    d) "Controle"

    INCORRETA, é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.

    e) "Coordenação"

    INCORRETA. Refere-se a ligação dos esforços coletivos. Era uma função na configuração de Fayol.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA C


ID
1117336
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um empresário do setor alimentício está insatisfeito com os resultados que sua empresa tem apresentado nos últimos anos, porém, não sabe como proceder para reverter essa situação. Para analisar a situação, contratou um consultor que lhe propôs a adoção de um novo modelo de gestão. O modelo de gestão indicado pelo consultor foi a Gestão por Resultados. Esse modelo de gestão é uma abordagem da administração que

Alternativas
Comentários
  • Letra A (errada): conceituação da Administração científica;

    Letra B (gabarito): conceituação adequada da Gestão por resultados;

    Letra C (errada): conceituação que guarda mais relação com a Teoria Burocrática;

    Letra D (errada): conceituação dos estudos de "Tempos e Movimentos", realizados por Taylor, teórico da Administração científica;

    Letra E (errada): conceituação da Teoria da Relações Humanas;

    Fontes: Chiavenato, Administraçao Geral E Publica

    Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:

    https://www.facebook.com/admfederal



ID
1117339
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa está em processo de organização e estruturação tendo em vista que, após os momentos iniciais de sobrevivência no mercado, precisa se estabelecer adequadamente, visando ao aumento de sua competitividade. Nesse processo, foram estabelecidos os diferentes níveis hierárquicos. Cada um desses níveis tem diferente função na estrutura, com atribuições e responsabilidades estabelecidas. A associação correta entre o nível hierárquico e a sua atribuição é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Teoria da Contingência não existe uma universalidade dos princípios da Administração, assim como também não existe uma única maneira de organizar e estruturar as organizações. Dizemos que a estrutura e o comportamento organizacional são variáveis dependentes e que o ambiente (impõe desafios externos à organização) e a tecnologia (impõe desafios internos à organização) são variáveis independentes. 


    Para lidar com estes desafios as organizações se diferenciam em três níveis organizacionais : Nível Institucional ou Nível Estratégico, Nível Intermediário e Nível Operacional.


     ·  Nível Institucional ou Nível Estratégico : é o nível mais elevado da empresa, composto por diretores, proprietários ou acionistas e altos executivos. É o nível onde as decisões são tomadas e onde são estabelecidos os objetivos da organização, bem como as estratégias para alcançá-los. É o nível que mantém a interface com o ambiente.


     ·  Nível Intermediário (Mediador ou Gerencial) : este nível está entre o institucional e o operacional e cuida da articulação interna entre eles. Cuida da escolha e captação dos recursos necessários, bem como da distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado, lida também com os problemas de adequação das decisões tomadas pelo nível institucional com as operações realizadas pelo nível operacional. Em geral este nível é composto por administradores, e são estes que fazem a ligação do nível operacional com o nível institucional, fazendo com que cada subordinado tenha apenas um supervisor.


     ·  Nível Operacional(Técnico ou Núcleo Técnico) está localizado nas área inferiores da organização. É o nível onde as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve trabalho básico relacionado diretamente com a produção dos produtos ou serviços da organização.

  • ESTRATÉGICO/INSTITUCIONAL - genérico e abrangente (longo prazo) - macro-orientado - aborda a empresa como uma totalidade

    TÁTICO- menos genérico e mais detalhado (médio prazo) - aborda cada unidade da empresa separadamente.

    OPERACIONAL- detalhado e específico (curto prazo)- micro-orientado- aborda apenas cada tarefa ou operação.

    LETRA E.

    Fonte: Administração Geral E Pública - Giovanna Carranza. 5º edição.


ID
1117342
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa aérea está enfrentando alguns problemas de competitividade em relação ao setor em que atua. Como está na época de realizar o planejamento estratégico da empresa, foi contratado um consultor que fez uma análise da situação e apresentou um relatório final com as suas forças e fraquezas. O diretor executivo da empresa, ao olhar o relatório do consultor, ficou preocupado, já que as informações que ali constavam não eram suficientes para realizar o planejamento estratégico.

As informações para a elaboração do planejamento estratégico não eram suficientes porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. São variáveis incontroláveis perante à pesquisa do gestor.


    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.

      Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

      Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

      A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não


    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos.

  • A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.


    O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

  • A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 


ID
1117345
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A utilização da modalidade de licitação denominada pregão, disciplinada na Lei nº 10.520/2002, apresenta algumas características como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Fiz essa prova e até estava legal, mas português estava sinistro. kkkkkk. 

    Abraço 

  • LEI 10520

    ART 4º

    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

  • A resposta A também não está errada. 

  • Concordo com o Michel. A letra A não está errada. O pregão não tem limite de valor máximo, nem mínimo.

    Mandaram mal nessa questão!

  • A letra A quiseram colocar aquele valor de 10000 para ficar errada e a questão acabou por ficar dúbia.

  • A) ser passível de utilização, por todos os entes federados, para aquisição de bens e serviços comuns, para valores estimados de contratação menores que R$ 10.000,00 ( dez mil reais).

    ERRADA. Não há limite de valor para utilização da modalidade pregão. A exigência é que a natureza do objeto seja "bens e serviços comuns" que possam sem definidos objetivamente, utilizando expressões usuais de mercado.

    B) ter definida a sua possibilidade de utilização pelo valor do contrato estabelecido para a aquisição de bens e serviços e pelas condições dos licitantes que façam presumir sua capacidade de bem executar o contrato.

    ERRADA. Sua possibilidade de utilização é definida pela natureza do objeto, e não pelo valor do contrato, como citado acima: devem ser bens e serviços comuns.

    C) ser uma disputa entre os licitantes feita por meio de propostas e lances em sessão pública na qual se adota como critério de julgamento a melhor proposta independente do preço e do valor de contrato.

    ERRADA. O critério de julgamento, ou seja, o tipo utilizado na modalidade pregão (lei 10.520/05) é o "menor preço", e não "melhor proposta".

    D) ter a sua habilitação na fase posterior ao julgamento das propostas, diferente do que ocorre com modalidades de licitação reguladas pela Lei no 8.666/1993.

    CORRETA. Diferente das modalidades regidas pela lei 8.666/93, o pregão primeiro classifica as propostas, para só depois verificar a habilitação do licitante com a proposta vencedora.

    A ordem das fases é:

    FASE EXTERNA - PREGÃO (LEI 10.520/05)

    #1. Convocação

    #2. Classificação (fase competitiva, com oferta pública/aberta de lances)

    #3. Habilitação

    #4. Adjudicação (entrega do objeto ao vencedor)

    #5. Homologação (celebração do contrato pela autoridade competente)

    FASE EXTERNA (LEI 8.666/9305)

    #1. Edital

    #2. Habilitação

    #3. Classificação/julgamento

    #4. Homologação (celebração do contrato pela autoridade competente)

    #5. Adjudicação (entrega do objeto ao vencedor)

    E) ser utilizada opcionalmente pela Administração Pública Federal na aquisição de bens e serviços comuns, e quando estados, Distrito Federal e municípios licitam para contratar bens com recursos repassados voluntariamente pela União.

    ERRADA. Não é de utilização opcional pela ADM Federal, mas, sim, obrigatória, quando se tratar de bens e serviços comuns. Nesse caso, ela é de uso obrigatório para toda a Administração Pública.

    Gabarito: letra D


ID
1117348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A competitividade externa e o alinhamento interno são políticas de pagamento que, respectivamente, se referem

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a A e C, eliminei a A porque fala em antiguidade das pessoas (tempo de casa) e segundo Chiavenato, o tempo de casa não prevalece mais e sim o desempenho da pessoa na organizção.

  • Letra C.

    Nas políticas de pagamento, o sub-sistema Remuneração leva em consideração 4 políticas principais:

    1. Competitividade Externa: é a remuneração considerada em várias empresas;

    2. Alinhamento Interno: comparação entre funções/habilidades dentro de uma organização;

    3. Contribuições dos Empregados: ênfase é dada no desempenho e/ou antiguidade das pessoas que a executam na mesma tarefa/habilidade;

    4. Gerenciamento/Implantação: maneira como o sistema de pagamentos será operacionalizado.

  • Administração de salários é o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. 

    Uma estrutura salarial é um conjunto de faixas salarias relacionado com os diferentes cargos existentes na organização. Para estabelecer e manter estruturas salariais equitativas e justas, torna-se necessário estabelecer duas formas de equilíbrio, a saber: equilíbrio interno e equilíbrio externo.  Equilíbrio interno - consistência interna, com uma estrutura salarial justa e bem dosada; Equilíbrio externo - consistência externa em relação aos mesmos cargos de outras organizações que atuam no mercado de trabalho.

ID
1117351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Num processo de avaliação, identificam-se comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis, relativos ao trabalho, dando-se notas com base em uma série de itens. A pontuação, entretanto, reflete o comportamento real no trabalho ao invés de descrições ou traços gerais. Nesse caso, optou-se por qual método de avaliação de desempenho?

Alternativas
Comentários
  • Escalas de mensuração com âncora comportamental

    Escalas que combinam os principais elementos dos incidentes críticos e da abordagem das escalas gráficas de mensuração. O avaliador dá notas ao funcionário com base em uma série de itens, mas a pontuação reflete o comportamento real no trabalho, e não descrições ou traços gerais.


    FONTE: Comportamento Organizacional - cap. 17 - ROBBINS

  • Método dos incidentes críticos
    É um método tradicional de avaliação de desempenho simples que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representamdesempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivosou negativos.

  • Utilizou-se pontuacao logo fala de ancora comportamental

    gabarito D

  • Ainda não tinha visto esse método.



ID
1117354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma das principais atribuições da função compra é a elaboração e o gerenciamento dos contratos de compra e venda. Uma terminologia padronizada mundialmente (Incoterms) permite uma correta interpretação das obrigações de fornecedores e compradores.

O termo FOB (Free On Board) estabelece como responsabilidade dos compradores a(o):

Alternativas
Comentários
  • Free On Board (FOB) designa uma modalidade de repartição de responsabilidades, direitos e custos entre comprador e vendedor, no comércio de mercadorias. O termo é incluído na listagem dos Incoterm (International Commercial Terms), estabelecidos pela Câmara de Comércio Internacional como fórmulas contratuais que fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, estabelecendo com precisão o que está incluído no preço negociado entre ambas as partes.

    Na modalidade FOB, o remetente da mercadoria (exportador) é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga somente até que esta seja embarcada no navio. O comprador (importador) torna-se responsável pelo pagamento do transporte e do seguro a partir daí.

    Mais especificamente, o processo funciona da seguinte maneira: o exportador mantém sua responsabilidade pela mercadoria até que esta transponha a amurada do navio no qual será levada até o porto de destino. Ao transpor essa amurada, todos os custos (seguro, frete) e responsabilidades são repassados ao importador.

    A questão versa sobre a responsabilidade do comprador: licença de importação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de exportação.

    Já as responsabilidades do vendedores: licença de exportação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de importação

  • “E”–Partida. Mínima obrigação para oExportador - Mercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor.;

    “F”–Transporte  Internacional não pago peloExportador - Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelocomprador.Existe 3 tipos: FCA,FOB e FAS

    “C”–Transporte Internacional pago pelo Exportador - O vendedor contrata otransporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custosadicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho.;

    “D”–“Deliver” – Obrigação máxima para o Exportador - O vendedor se responsabilizapor todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino..

    FOB– Free On Board:

    Amercadoria fica à disposição doimportador à bordo do navio no porto de origem.

    As responsabilidades do processo logístico são transferidas ao importador no portode origem a partir do embarque da mercadoria desembaraçada para exportação nonavio.

    OFOB é utilizado exclusivamente para o transporte marítimo.



ID
1117357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A função de compras pode ser basicamente centralizada ou descentralizada.

Uma das vantagens do modelo de descentralização é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Bem, acho que há duas respostas para esta questão. Vejamos:


    A descentralização do processo de compras agrega algumas vantagens. O atendimento rápido e mais adequado às necessidades dos clientes, bem como a maior motivação dos gestores, e o desenvolvimento da capacidade de gestão, são exemplos destas adequabilidades.  

    As decisões de modo geral, são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação, pois são eles que têm mais informações sobre a situação, exercendo neste sentido maior controle dos processos (LUCAS, 2007). Nesta modalidade de escolha, é notável a maior participação no processo essencial da tomada de decisão. Além dos aspectos já referidos, promove-se a motivação e a moral, o que proporciona novas oportunidades de treinamento. O conhecimento mais profundo dos fornecedores locais pode constituir outra

    importante faceta, qual se torna viável através das compras descentralizadas. 


    Outro aparato da doutrina :


    Por outro lado, a Descentralização das Compras é associada às seguintes vantagens:

    - Oferece maior autonomia funcional às unidades regionais;

    - Permite maior flexibilidade e sensibilidade na solução de problemas regionais. A unidade descentralizada está mais próxima dos problemas e anseios de sua área de controle, além de melhor representar seus interesses, por constituir um grupo menor. Desta forma, é de se esperar que possua melhor conhecimento a

    respeito das fontes de suprimento, meios de transporte e armazenamento mais próximo da região;

    - Em situações emergenciais, costuma oferecer soluções mais rápidas e adequadas àquele momento, pelas mesmas razões do item anterior. 

    - Permite melhor controle de suas funções. Lembre-se que estruturas menores são sempre mais fáceis de gerenciar.


    Felipe Petrachini (Estrategia Concursos). 


ID
1117360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Existem dois sistemas básicos para o controle de estoque: o sistema de revisão contínua, ou sistema “Q”, e o sistema de revisão periódica, ou sistema “P”.

Dentre as principais vantagens do sistema “Q” tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Para Marco Aurélio P. Dias, p.108

    Sistema das Revisões Periódicas: o material é reposto periodicamente em ciclos de tempo iguais, chamados períodos de revisão. A quantidade pedida será a necessidade da demanda do próximo período. Considera-se também um estoque mínimo ou de segurança e ele deve ser dimensionado de forma que previna o consumo acima do normal e os atrasos de entrega durante o período de revisão e o tempo de reposição. Nesse sistema, são programadas as datas em que deverão ser relaizadas as reposições de material, e os intervalos são iguais.(...) A dificuldade desse método é a determinação o período de revisões (...)

    Devem ser calculadas revisões para cada material estocado ou para cada classe de materiais, de acordo com os objetivos operacionais e financeiros da empresa. A escolha de um calendário para as revisões é também de importância fundamental para:

    - definir o volume dos materiais a comprar (letra "d"); - listar os itens de uso comum para serem processados simultaneamente (letra "c"); - executar uma compra única (letra "c"); - efetuar compras e entregas programadas, optando pela determinação das periodicidades mais convenientes das necessidades (letra "a" e "b").

    Sobre as características do Sistema de revisão contínua, retirei os comentários de outra questão (Q80474) e achei pertinente. São:

    1º O estoque do item é monitorado continuamente ou após cada transação; quando o estoque descer a certa quantidade prefixada, chamada ponto de ressuprimento, emite-se um novo pedido ou requisição para a fabricação interna.

    2º A quantidade a comprar ou fabricar é sempre constante, geralmente assumida como o lote econômico.



  • Cada item possui seu ponto de pedido, permitindo  individualizar a frequência de revisão. 

  • Apesar das explicações ainda estou em dúvida, pois entendo que seria a alternativa "E"

    1) Não seria a "E" porque: Assim como ocorre no sistema de revisão contínua, o sistema de revisão periódica também possui frequência de revisão individualizada por item, visto que eu posso ter ter pregos cujos estoques são revistos todo dia 5 de cada mês e posso ter parafusos cujos estoques são revistos todo dia 10.

    2) Seria a "D" porque: Se no sistema de revisão contínua a ordem de compra é disparada quanto o item atinge o ponto de pedido, supondo que ele seja de 60 unidades, na hora em que o pedido for disparado eu saberei que existem exatamente 60 unidades em estoque.

    Se alguém puder dizer onde está o erro desse raciocínio eu agradeço.

  • É complicada essa questão, mas se vc souber que a Reposição Contínua é utilizado quando há dificuldades para determinar o consumo do produto, assim como seu tempo de reposição, você perceberá que as outras opçoes falam exatamente o contrário, falam sobre "certezas". a Letra E é a unica que deixa claro essa dificuldade na variaçao do tempo de reposição.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os sistemas de controle de estoques. Neste caso, marquemos a alternativa correta em relação ao sistema de revisão contínua.

    Conforme a lição do professor Renato Fenili (2014), existem três sistemas de reposição de estoques, sendo eles:

    • Reposição Periódica;
    • Reposição Contínua (ponto de pedido);
    • Just In Time

    Em que:

    Sistema de reposição periódica/estoque máximo/intervalo padrão: os pedidos são feitos num intervalo de tempo pré-determinado. A quantidade comprada soma-se à existente, e deve ser suficiente até a chegada da encomenda seguinte. Esse modelo é recomendável para as situações em que seja possível definir o intervalo padrão entre um pedido e outro.

    Sistema de reposição contínua/ sistema do ponto de pedido/sistema de máximos e mínimos: sempre que o estoque atingir uma determinada quantidade, um novo pedido de compra é emitido. Esta quantidade é chamada de ponto de pedido ou Ponto de Ressuprimento/Revisão ou ressuprimento/revisão.

    Esse sistema é recomendado para aquelas situações em que não é possível prever o intervalo da demanda facilmente.

    A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Tendo vistos os sistemas acima, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    FENILI, Renato Ribeiro. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
1117363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de administração estratégica é composto, basicamente, de 6 etapas.

A ferramenta gerencial de SWOT é utilizada na seguinte etapa:

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO FOI SOLICITADO RECURSO, PORÉM A BANCA CESGRANRIO MANTEVE O GABARITO.


    As Fases do Planejamento Estratégico variam de autor para autor, como pode-se observar na relação abaixo: 


    . Chiavenato (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus:1993, p. 245) – Formulação dos objetivos organizacionais; análise interna das forças e limitações da empresa; análise externa do meio ambiente; formulação das alternativas estratégicas. 


    . Chiavenato (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus: 2006, p.411) – definir os objetivos; verificar qual a situação atual em relação aos objetivos; desenvolver premissas quanto às condições futuras; analisar as alternativas de ação; escolher um curso de ação entre as várias alternativas; implementar o plano e avaliar os resultados. 


    . Oliveira (OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, prática. São Paulo: Atlas, 2007:42) – diagnóstico estratégico (identificação da visão, valores, análise externa/interna e concorrentes); missão da empresa (definição, propósitos atuais e potenciais, cenários, postura estratégica); instrumentos prescritivos e quantitativos (objetivos, metas, estratégias, políticas, projetos, planos de ação etc.); controle e avaliação. 


    . Maximiano (Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006, p. 333) – Análise da situação estratégica; análise do ambiente externo/interno; definição de objetivos e estratégias; execução e avaliação. 


    . Kotler (KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. São Paulo: Atlas, 1998, p.76) – Definição da missão corporativa; estabelecimento de unidades estratégicas de negócio (UEN´S/BSU´S);  alocação de recursos de cada UEN; planejamento de novos negócios. 


    Logo, como a Banca Cesgranrio NÃO especificou o autor caberia a opção A: Diagnóstico da Situação Atual, então, cabe solicitar que a questão seja ANULADA por conter duas respostas certas. 

  • A nobre colega foi ao ponto com esse comentário esmiuçando os diversos posicionamentos doutrinários acerca do conceito cobrado. Infere-se que a banca não tomou partido e não segue corrente adotada há algum tempo nas áreas de Humanas.


     Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT

      Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.


    RENNÓ, Administração Geral para Concursos. Pág. 58


  • Concordo com DAIANE! 

  • Para resolver essa questão é preciso conhecer as 6 fases da Administração Estratégica. A questão quer saber em qual fase se usa a ferramenta de análise SWOT, que segundo CHIAVENATTO, em TGA, indica que encontra-se essa ferramenta na fase Análise Estratégica.

    A administração estratégica é composta de 6 etapas:

    Diagnóstico da Situação Atual: é a fase em que acontece o levantamento da situação em que se encontra a organização.

    Análise estratégica: observação do ambiente externo e interno através da análise (SWOT) a fim de observar ameaças e oportunidades; forças e fraquezas do setor e da organização respectivamente.

    Planejamento estratégico: estabelecimento das diretrizes organizacionais à luz da análise estratégica. Nesta etapa é definida a visão, missão, objetivos institucionais e valores.

    Formulação da estratégia organizacional: após o diagnóstico estratégico os executivos determinam as estratégias, por exemplo: crescimento por integração vertical para trás ou para frente; crescimento integração horizontal; diversificação relacionada ou não relacionada; rotatividade; desinvestimento; liquidação; etc.

    Implementação da estratégia organizacional: executam-se as ações formuladas na etapa anterior - planejamento estratégico.

    Controle estratégico: monitoração e avaliação do processo de administração estratégica com uso de indicadores (Balanced Score Card, por exemplo).

    e Portanto, a resposta correta é a letra "B".

  • A administração estratégica é composta de 6 etapas:

    Diagnóstico da Situação Atual: é a fase em que acontece o levantamento da situação em que se encontra a organização.

    Análise estratégica: observação do ambiente externo e interno através da análise (SWOT) a fim de observar ameaças e oportunidades; forças e fraquezas do setor e da organização respectivamente.

    Planejamento estratégico: estabelecimento das diretrizes organizacionais à luz da análise estratégica. Nesta etapa é definida a visão, missão, objetivos institucionais e valores.

    Formulação da estratégia organizacional: após o diagnóstico estratégico os executivos determinam as estratégias, por exemplo: crescimento por integração vertical para trás ou para frente; crescimento integração horizontal; diversificação relacionada ou não relacionada; rotatividade; desinvestimento; liquidação; etc.

    Implementação da estratégia organizacional: executam-se as ações formuladas na etapa anterior - planejamento estratégico.

    Controle estratégico: monitoração e avaliação do processo de administração estratégica com uso de indicadores (Balanced Score Card, por exemplo).

  • Colegas, a banca seguiu os comentários do Sobral e da Peci:
     

    A administração estratégica é composta de 6 etapas:

     

    1- Diagnóstico da Situação Atualé a fase em que acontece o levantamento da situação em que se encontra a organização. Identificando missão, visão, objetivos.

     

    2 e 3- Análise estratégica: composta pela análise do ambiente organizacional (externo e interno) por meio da análise (SWOT) a fim de observar ameaças e oportunidades; forças e fraquezas do setor e da organização respectivamente. Obs.: Aqui são duas etapas: Análise Ambiental e Análise Interna.

     

    4- Formulação estratégica: os Administradores definem os novos objetivos estratégicos e formulam as estratégias que assegurarão o alcance desses objetivos.

     

    5- Implementação estratégica de acordo com a cultura, a estrutura.

     

    6- Controle estratégico: monitoração e avaliação do processo de administração estratégica com uso de indicadores.


    Fonte: Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - 2ª Ed. 2013 Peci,Alketa / Sobral,Filipe (p. 210 -234)



    Podem observar: 

    Diagnóstico da Situação Atual (Sobral) é diferente de diagnóstico estratégico (Oliveira)



    O ideal seria a banca escrever as etapas segundo "Autor XYZ" e colocar a bibliografia, porém elas não o fazem. Uma hora a legislação muda e isso vai acabar! Segue o jogo !

     

    Força !! Bons estudos!!!

  • A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação, de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

    As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.

    O que representam as variáveis: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:

    AMBIENTE INTERNO

    • Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
    • Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.

    AMBIENTE EXTERNO

    • Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
    • Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.

    Agora veremos quais estratégias genéricas podem ser obtidas a partir da combinação das ameaças, forças, fraquezas e oportunidades da análise SWOT.

    Fraqueza + ameaça = Sobrevivência (problemas): é a estratégia adotada quando não restam mais opções à organização, a não ser empreender esforços para permanecer em atividade.

    Envolve:

    • redução de custos
    • desinvestimento
    • liquidação de negócios

    Força + ameaça = Manutenção (vulnerabilidade): em razão dos pontos fortes, o gestor envida esforços para manter a posição conquistada.

    Envolve:

    • estabilidade
    • especialização:
    • nicho

    Fraqueza + Oportunidade = Crescimento (restrição): o ambiente fornece condições que são favoráveis para o crescimento em vendas, lucros e participação de mercado.

    Envolve:

    • inovação
    • joint venture
    • expansão

    Força + Oportunidade = Desenvolvimento (alavancagem): o desenvolvimento ocorre a partir de duas formas: novos mercados/clientes e novas tecnologias.

    Envolve:

    • desenvolvimento de mercado
    • desenvolvimento de produtos
    • desenvolvimento financeiro
    • diversificação

     Concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: 

    FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.


ID
1117366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das preocupações da maior parte das organizações empresariais é a agilidade no atendimento ao cliente. Isso tem feito com que as empresas de gestão mais moderna deem maior autonomia aos empregados que fazem o atendimento direto ao cliente.

Em termos de níveis hierárquicos organizacionais essa autonomia representa

Alternativas
Comentários
  • Não tem sentido a resposta letra B. Esse "já que" está totalmente fora de contexto na frase. E há maiores informações nos níveis operacionais e não no nível tático e nem no estratégico como a questão afirma com a expressão "organizacional".

  • GAB B

    Um fluxo de informações maior entre os níveis organizacionais,
    já que quem toma a decisão precisa conhecer as diretrizes e os objetivos da organização.

    Comentário:
    Quem toma a decisão é o funcionário de nível operacional, pois ele tem mais autonomia devido a menos níveis hierárquicos.
    Por isso, ele precisa estar alinhado com as diretrizes e os objetivos da organização.


ID
1117369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O texto publicitário tem por característica uma estrutura circular, o que significa dizer que esse tipo de texto

Alternativas
Comentários
  • A Estrutura Circular possui um texto que possui início e fim com o mesmo tema.

    Além disso, evita o questionamento e leva o leitor a conclusões definitivas.

    Gabarito: C

  • Estrutura circular O final do texto remete ao título. Evita o questionamento e objetiva levar o leitor a conclusões definitivas. Escolha lexical Utilizar o vocabulário do público-alvo aumenta a confiabilidade do que se diz, torna o texto mais próximo e por conseqüência mais agradável e persuasivo ao público. As palavras são escolhidas estrategicamente, de forma a reforçar o envolvimento do texto, e aumentar sua identificação com o leitor. Afirmação O texto não pode dar margem a dúvidas. Por isso as frases têm que ser afirmativas, podendo utilizar, inclusive, o imperativo (ordem). Repetição Tem como objetivo minar a opinião contrária do receptor. Os slogans têm essa função. Por isso a importância de um slogan perfeitamente adequado à intenção da campanha. Estereótipo Utilização de fórmulas já consagradas, tanto visualmente quanto textualmente. Imagens de família felizes, loiros, sorrindo. O inteligente que usa óculos. Mulher grávida segurando barriga.Criar um slogan é explicar em poucas e precisas palavras a principal sensação ou conceito do produto, serviço ou empresa. Não é apenas simplificar, mas ir fundo na essência.


ID
1117372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os serviços públicos estão submetidos a alguns princípios gerais comuns de funcionamento que lhes impõem uma ética do interesse geral, diferenciando-os das atividades privadas lucrativas.

O princípio que obriga os gestores do serviço a não fazer discriminação ou favoritismo em função das opiniões políticas, opções filosóficas ou convicções religiosas dos usuários do serviço ou de seus agentes é denominado:

Alternativas
Comentários

ID
1117375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nas relações entre os Órgãos da Administração Direta e Entidades da Administração Indireta é importante considerar que

Alternativas
Comentários
  • alt. c


    Portanto, é pertinente lembrar três aspectos importantes entre Órgãos da Administração Direta e Entidades da Administração Indireta: 1°) Não há hierarquia entre Administração Direta e Administração Indireta. O que há é um “controle ministerial”, na expressão de Celso Antônio Bandeira de Mello[9]; 2º) Os órgãos da Administração Direta são detentores originais das competências que repassam à Administração Indireta. Assim a Administração Direta possui a competência nata para a execução do serviço público, sendo seu titular e também executor. Observando que às concessionárias e às permissionárias só é repassado o poder de executar o serviço público, mediante a descentralização. 3°) o Estado brasileiro é centralizado e descentralizado paralelamente. Ou seja, é centralizado ao trabalhar suas competências originais, como estruturando Justiça Federal, ao mesmo tempo em que é descentralizado ao delegar atribuições à Administração Indireta.


    fonte:http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12001&revista_caderno=4


    bons estudos

    a luta continua

  • Ocorre a chamada centralização administrativa quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos e agentes integrantes da denominada administração direta.Nesse caso, os serviços são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, despersonalizados, integrantes de uma mesma pessoa política (União, Distrito Federal, estados ou municípios).

    Ocorre a chamada descentralização administrativa quando o Estado desempenha algumas de suas atribuições por meio de outras pessoas, e não pela sua administração direta. A descentralização pressupõe duas pessoas distintas: o Estado (a União, o Distrito Federal, um estado ou um município) e a pessoa que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.

    A descentralização pode ocorrer por outorga ou por delegaçãoMas em nenhuma forma de descentralização há hierarquia.Na relação entra a administração direta e indireta, diz-se que  há vinculação ( e não subordinação).

    Diferentemente da descentralização, que envolve sempre mas de uma pessoa, a desconcentração ocorre exclusivamente dentro da estrutura de uma mesma pessoa jurídica. Como resultado da desconcentração temos o surgimento dos denominados órgãos públicos.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado


  • Gostaria de saber o erro da Letra E, por favor.

  • Fernanda Delamare, o erro da etra E está logo no começo, porque quem descentraliza é a administração direta e não a indireta.


ID
1117378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Milkovich (2000), as organizações geralmente possuem muitas estruturas que podem derivar-se de várias abordagens e ser avaliada em relação a múltiplos critérios. Quando os sistemas de remuneração são vinculados a diferentes níveis nessas estruturas, eles se tornam ESTRUTURAS DE REMUNERAÇÃO.


    As ESTRUTURAS DE REMUNERAÇÃO significam o acionamento dos níveis salariais das diferentes ações dentro de uma única organização. 


    Para Boudreau (2000), amplitude do diferencial de remuneração entre as diversas funções e estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que:


    1 - requerem maiores conhecimentos ou habilidades para a sua realização 

    2 - devem ser desempenhadas sob condições adversas;

    3 - fazem maiores contribuições para a organização.



  • gabarito B --- contribuicao equitativa para quem traz maior contribuicao para organizacao, desempenham atividades sob condicoes adversas, requer maior grau de conhecimento ou habilidade para realizacao 


ID
1117381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Públicos diferentes de uma empresa necessitam de atuações distintas da comunicação.

Elas precisam, no entanto, ter um ponto em comum, a que se dá o nome de comunicação

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

  • Para Philip Kotler, o conceito de Comunicação Integrada abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua integração contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa a e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação, com o objetivo claro de propagar uma única mensagem que seja coerente com seus princípios.

  • Em 09/09/21 às 04:17, você respondeu a opção D.

    Em 08/09/21 às 02:12, você respondeu a opção D.

    Em 09/08/21 às 11:20, você respondeu a opção D.

    OO POMBA VIU


ID
1117384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo. Esse tipo de publicação tem como uma de suas características

Alternativas
Comentários
  • house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ  é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional.

    http://www.ideiademarketing.com.br/2012/09/19/house-organ-voce-esta-fazendo-da-maneira-correta/

  • ENTRARAM COM RECURSO, PORÉM A BANCA MANTEVE O GABARITO COMO LETRA A.


    => Segundo Sampaio (SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 247), house organ é: “qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores, distribuidores, varejistas ou mercados em geral.” Ou seja, é um veículo predominantemente institucional. 


    Araújo e Souza (ARAÚJO, Ellis Regina e SOUZA, Elizete Cristina de. Obras Jornalísticas: uma síntese. 3 ed. Brasília: Vestcon, 2007, p. 342) corroboram essa afirmação: “O House-Organs representa o veículo de difusão de informações sobre determinada instituição (empresa, sindicatos, partidos, universidades, clubes) dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou determinados segmentos do público externo (vendedores, acionistas, clientes, imprensa etc.). 


    A lembrar que a comunicação institucional é o “conjunto de ações que visa divulgar informações ao público de interesse sobre os objetivos, as práticas, as políticas e ações institucionais da organização. O objetivo principal é construir, manter ou melhorar a imagem da empresa no mercado e não vender produtos ou serviços, mas sim conceitos e ideias.” – Durante (2009:15). 


    Então, mediante o exposto, cabe solicitar que o gabarito seja ALTERADO para C. 

  • O conceito de House Organ está há muito tempo pacificado na doutrina. Houve no decorrer dos últimos anos complemento aos conceitos, expansão aos clientes e ao objeto da instituição. 


    As bancas estão fazendo prova para quem mesmo?

  • A principal função do house organ é estimular a integração e o diálogo entre a direção da empresa e o corpo de funcionários, e não "estimular o crescimento do leitor como cidadão". Essa seria uma função secundária, no máximo.

    O gabarito aponta a letra A, mas sem dúvida a letra C é a opção mais correta, já que o house organ é essencial e predominantemente institucional. A questão deveria ter sido anulada.

  • Meio corn essa questão.

  • House organ é um periódico ou jornal interno de uma empresa elaborado para o repasse de informações de interesse comum. Geralmente, ele é produzido pela própria área de comunicação interna ou elaborado em conjunto com uma . Só a título de curiosidade, no Brasil, o primeiro registro que temos de um veículo nesse segmento é de 1926, com uma publicação da multinacional General Motors.

    v

  • Chora não, BB!

  • QUESTÃO BISONHASSA


ID
1117387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

Alternativas
Comentários
  • A confiabilidade, a imagem de uma empresa são fontes imprescindíveis para o Gestores de Comunicação, Assessores de Imprensa e Gerentes Estratégico.

     Informações de interesse (assertiva d) não está errada, mas sim incompleta, visto que a ideia é manter o vínculo de forma integrada,  interativa e não isolada como nos tempos pretéritos da Assessoria.  

    Com a convergência, essas premissas devem estar atreladas e em consonância com o tempo, a perspectiva da empresa, do público e dos stakeholders.


  • A Letra D está errada porque nem toda informação de interesse da organização é de interesse público (e consequentemente, da mídia).

  • Não vi nada errado na letra D

  • Hipocrisia.
    Qualquer um sabe que no capitalismo o que conta é a alternativa E

  • Se alguém souber a justificativa para a letra C estar errada, por favor, dá um toque.

  • Em resposta ao colega Vinícius Yungtay o erro da questão C está em afirmar que as informações serão aprovadas pela empresa antes de serem publicadas. Por publicação a questão está se referindo às matérias dos veículos de comunicação, não o release do assessor. As matérias dos jornalistas não necessitam de qualquer tipo de aprovação por parte da fonte.

    A. empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. (Correta. Espera-se uma relação de confiança entre mídia e organização).

    B. imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise. (Incorreta. A imprensa veiculará informações de interesse público, por mais que tenha uma boa relação com uma empresa. O interesse maior da mídia é sempre com o público).

    C. informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas. (Incorreta.Informações da mídia não precisam de autorização).

    D. informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.(Incorreta, mas em parte. Existem organizações em que o vínculo com a mídia, a parceria e a transparência são mais importantes do que a divulgação. Nestas organizações o trabalho maior é o de responder adequadamente às demandas impostas, apagar os incêndios, reverter imagens negativas por meio de boas respostas).

    E. vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.(Incorreta. Aqui a lógica é semelhante a letra D. Nem toda organização está focada em vendas e mesmo nas que estão o trabalho da assessoria não tem relação direta com vendas, mas sim na gestão da imagem. Quem tem foco em aumento de vendas é a publicidade).