O risco pode ser definido como a volatilidade de resultados inesperados ou pelo nível de incerteza associado a um acontecimento.
Risco de Mercado: é o que se pode perder ou ganhar quando se compra ou vende um determinado ativo, contrato ou derivativo, pela simples mudança em seu preço.
Risco de Crédito: representa a possibilidade de inadiplemento da contraparte de qualquer instrumento financeiro, gerando falta de recebimento para a outra parte.
Risco Operacional: é o risco proveniente de falhas de sistema, erro humano, fraudes, inadequação de processos, gerenciamento ou simplesmente falta de controle e/ou transparência dos sistemas adotados.
Risco Legal: consiste na possibilidade de falta de execução de um contrato por falha na sua concretização, como no caso de uma das partes não estar autorizada ou capacitada a realizar a operação. Inclui os riscos provenientes de documentação insuficiente.
Risco de Liquidez: ocorre quando um ativo real ou instrumento financeiro não pode ser vendido ou liquidado com relativa rapidez, ou sem acarretar forte prejuízo.
Gabarito: A
Fonte: material de aula do Prof. Claudio Barbedo