SóProvas


ID
1117423
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), considere as afirmativas a seguir.

I - O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão normativo do SFN.

II - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição ?nanceira não monetária.

III - A Taxa de Juros Selic é uma taxa de referência para as operações com títulos públicos federais.

IV - A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do custo de seus empréstimos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    I -(Correto) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão normativo do SFN.

    Assim como o Bacen, a CVM, a SUSEP e outros tambem sao instituicoes normativas.

    II -(Correto) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição financeira não monetária.
    O SFN é dividido em Subsistema Normativo e de Intermediação este sendo dividido em Instituiçoes Monetarias(Criam moeda, deposito a vista) e Instituições não monetárias(Deposito a prazo, renda fixa. Ex: B. de Investimento e de Desenvolvimento)


    III -(Correto) A Taxa de Juros Selic é uma taxa de referência para as operações com títulos públicos federais.

    IV -(Correto) A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do custo de seus empréstimos. 

  • Rosi, segundo o que você declarou "Assim como o Bacen, a CVM, a SUSEP e outros tambem sao instituicoes normativas."

    Isso é um equívoco, pois o BACEN, a CVM, e a SUSEP são órgãos supervisores. Pois os normativos são 

    CMN, (Como órgão normativo máximo)  CNSP e CNPC. 


    Bons estudos! :) 

  • é verdade, nesse caso o BACEN , CVM e SUSEP fazem parte do subsistema normativo  formado por orgao normativos(CMN, CNSP E CNPC ) e entidades supervisoras BACEN CVM SUSEP PREVIC

  • Bem a taxa de juros SELIC é uma taxa de referencia para operações com títulos públicos federais e títulos públicos municipais e estaduais até 1992, quando houve a rolagem da dívida. Isso não anularia a opção 3 tendo em vista que ali afirma que somente a taxa apura apenas as federais?

  • I- O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.

    CMN é um órgão (máximo) normativo do SFN.

     

    II- Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

    Para isso, apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

    Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.

     

    III- A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

     

     

    IV - A Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP foi instituída pela Medida Provisória nº 684, de 31.10.94, publicada no Diário Oficial da União em 03.11.94, sendo definida como o custo básico dos financiamentos concedidos pelo BNDES.

  • DESATUALIZADA!!!

    IV - A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) é usada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do custo de seus empréstimos.

    A TJLP foi substituída pela TLP (Taxa de Longo Prazo) em contratos de financiamento firmados a partir de 1º de janeiro de 2018.

    FONTE: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/custos-financeiros/taxa-juros-longo-prazo-tjlp