-
Alguém saberia explicar melhor essa questão. Por que a letra "a" está errada?
-
Pedro de acordo com a NBC TA 330, o erro da alternativa "A" está em afirmar que "os testes de observância (ou ' teste de controle ' ou ainda, conhecido também como ' exame de aderência ') visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecido pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento", sendo que, o correto seria: "obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles", conforme podemos observar a referida norma abaixo.
Testes de controle
8. O auditor deve planejar e realizar testes de controle para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes se:
(a) a avaliação de riscos de distorção relevante no nível das afirmações pelo auditor inclui a expectativa de que os controles estão operando efetivamente (isto é, o auditor pretende confiar na efetividade operacional dos controles para determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos substantivos); ou
(b) os procedimentos substantivos isoladamente não fornecem evidência de auditoria apropriada e suficiente no nível de afirmações (ver itens A20 a A24).
9. Ao planejar e executar os testes de controle, o auditor deve obter evidência de auditoria mais persuasiva quanto maior for a sua confiança na efetividade do controle (ver item A25).
Natureza e extensão dos testes de controle
10. Ao planejar e executar os testes de controle, o auditor deve:
(a) executar outros procedimentos de auditoria juntamente com indagação para obter evidência de auditoria sobre a efetividade operacional dos controles, incluindo:
(i) o modo como os controles foram aplicados ao longo do período.
(ii) a consistência como eles foram aplicados;
(iii) por quem ou por quais meios eles foram aplicados (ver itens A26 a 29);
(b) determinar se os controles a serem testados dependem de outros controles (controles indiretos) e, caso afirmativo, se é necessário obter evidência de auditoria que suporte a operação efetiva desses controles indiretos (ver itens A30 e 31).
Época dos testes de controle
11. O auditor deve testar os controles para uma data específica ou ao longo do período no qual o auditor pretende confiar nesses controles, de acordo com os itens 12 e 15, para fornecer base apropriada para a confiança pretendida pelo auditor (ver item A32).
(Grifos meus).
Espero ter contribuído. Grato
-
Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
-
NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
11.1 – CONCEITUAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1.1 – CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS DA AUDITORIA INDEPENDENTE
11.1.1.3 – O parecer do auditor independente tem por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis e não representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.
-
Letra A, errada. Os testes de controle (observância) visam a obter evidência de
auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos
controles.
Letra B, errada. A guarda e o sigilo são responsabilidade do auditor. Mas ele
não é dono dos papéis de trabalho.
Letra C, errada. O auditor deve, sim, seguir as normas na execução de seus
trabalhos. Prazos e compromissos são questões contratuais que não devem
interferir na execução da auditoria.
Letra D, correta. Perfeito.
Letra E, errada. A auditoria tem por objetivo assegurar que as DCs foram
elaboradas de acordo com as normas e obter segurança razoável de que elas
estão livres de distorção relevante. Isso é feito com a emissão do relatório do
auditor (não por laudo ou parecer).
-
A alternativa "A" apresenta uma afirmação correta, porém referente à norma de auditoria interna.
O enunciado da questão pede "De acordo com as normas de auditoria independente..."
-
Gab: D)
O parecer do auditor independente:
- tem por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis;
- não representa a garantia de viabilidade futura da entidade;
- não representa nenhum tipo de atestado de eficácia da administração.
-
Qual seria o erro da letra B?
NBC T11:
11.1.3.2 Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.
-
Todas estão corretas A B C D (menos a E)porem...
tratando-se da conceituação e objetivos
11.1.1 – CONCEITUAÇÃO E OBJETIVOS DA AUDITORIA INDEPENDENTE
11.1.1.1 – A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
11.1.1.1.1– Na ausência de disposições específicas, prevalecem as práticas já consagradas pela Profissão Contábil, formalizadas ou não pelos seus organismos próprios.
11.1.1.2 – Salvo declaração expressa em contrário, constante do parecer, entende-se que o auditor considera adequadas e suficientes, para o entendimento dos usuários, as informações divulgadas nas demonstrações contábeis, tanto em termos de conteúdo quanto de forma.
11.1.1.3 – O parecer do auditor independente tem por limite os próprios objetivos da auditoria das demonstrações contábeis e não representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios.
11.1.1.4 – O parecer é de exclusiva responsabilidade de contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade, nestas normas denominado auditor.
Refrente a letra E só tem 1 erro: 11.1.1.1 – A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer(não laudo)sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.