SóProvas


ID
1118230
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com o grande crescimento da massa de dados (big data), as empresas adotaram soluções de armazenamento (storage) de alto desempenho. A técnica de storage na qual uma rede de dados é dedicada a fornecer o acesso aos blocos de dados dos arrays de discos, de forma transparente para o sistema operacional como dispositivos localmente plugados, é chamada de;

Alternativas
Comentários
  • SAN: Storage Area Network - Tranferencia em nível de bloco.

    NAS: Network Attached Storage - Tranferencia em nível de arquivo.
  • Transparente assim... Pra quem já trabalha na área e teve que lidar com o multipath.conf, sabe que no Linux não vai chegar um /dev/sdX logo após plugar as fibras. https://access.redhat.com/documentation/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/DM_Multipath/mpio_setup.html

    Mas, pensando de forma mais simplista, é transparente porque trabalha com blocos e mais transparente que as outras opções em questão.
  • Gabarito A

    Rede de área de armazenamento (em inglês Storage Area Network ou SAN) é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados, ou seja, o conceito de armazenamento de dados em rede.

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage(armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo iSCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI 444 e também 4450.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • SAN - BAIXO NÍVEL; NÍVEL DE BLOCO;

    NAS - ALTO NÍVEL; NÍVEL DE ARQUIVO.