SóProvas


ID
1118719
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Carlos e Joana foram contratados pela Multinacional X, no mesmo processo seletivo, para o cargo de auxiliar em vendas. Após alguns anos de casa, boas avaliações de desempenho e algumas promoções, Carlos e Joana ocupam o cargo de vendedor regional. Ambos foram chamados para uma reunião com seus superiores, que lhes apresentaram duas possiblidades de desenvolvimento de carreira:

· possibilidade 1: seguir o braço gerencial da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor de Vendas.

· possiblidade 2: seguir o braço técnico da empresa, em que o topo da carreira é o cargo de Diretor Técnico de Pesquisa.

Cabe ressaltar que, na empresa em questão, os profissionais podem migrar entre a possiblidade 1 e 2, passando do braço técnico para o gerencial e vice-versa. Com base na situação descrita, a estrutura de carreira da Multinacional X pode ser definida como ;

Alternativas
Comentários
  • Carreira em Y ou Estrutura de carreira paralela:

    Grande parte das empresas funciona com estruturas definidas e com cargos gerenciais limitados. Porém, essa rigidez pode ser prejudicial e ocasionar um desequilíbrio na organização.

    Isso porque profissionais altamente especializados, mas sem perfil gerencial, podem se sentir desprestigiados e desmotivados com essa estrutura. Para evitar isso, algumas empresas já começam a adotar, como estratégia de retenção desses especialistas, o planejamento de carreira em Y, também chamada de gestão de carreiras paralelas, que possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas.

    "Essa nova visão, por um lado, incentiva as pessoas e cria condições para que planejem seu desenvolvimento profissional. Por outro, permite às empresas conciliar as expectativas individuais às necessidades e estratégias empresariais, evitando-se ao máximo a perda de capacidade técnica e gerencial"

    Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/carreira-em-y-mobilidade-de-ascensao-estimula-desenvolvimento-profissional/25607/

    Gabarito, letra C

  • estrutura de CARREIRA! não vi essa palavra..

  • Estruturas de Carreira

    Linha: Unica direção / Sem transições

    Rede: Várias direções

    Paralela: Carreira Técnica ou Carreira Gerencial

    Totalmente Paralela ! !

    Paralela em Y

  • Gabarito C

    Estruturas Paralela em Y

    A estrutura paralela em Y é o tipo mais comum de estrutura paralela. Na carreira em Y, o indivíduo entra na organização ocupando cargos básicos e, conforme vai se desenvolvendo, deve optar por seguir a carreira técnica ou a carreira gerencial.