SóProvas


ID
1118746
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O denominado modelo SECI para a gestão do conhecimento, que apresenta quatro modelos de conversão do conhecimento - Socialização, Externalização, Combinação e Internalização - considera que a Externalização representa ;

Alternativas
Comentários
  • Externalização: consiste na articulação do conhecimento tácito em explicito através de ações que possam ser entendidos pelos outrosseja esta ação um dialogo ou reflexão coletiva (NONAKA & TOYAMA, 2003). Caracteriza esta conversão com o registro de conhecimento de um determinado individuo feito por ele mesmo, Silva (2002). O sucesso da conversão do conhecimento tácito em explicito depende do uso seqüencial de metáforas, analogias e modelos. Por exemplo, por meio de reflexões para construção do conceito de um novo produto (NONAKA, 1994).


    Gabarito é sem sombra de duvida letra C

  • Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, apud Schons e Costa, 2008):


    Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.

     

    Externalização: representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. O conhecimento decorrente da externalização e torna-se facilmente transmissível e articulo, geralmente construído a partir de palavras ou números. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

  • 1. Socialização

    É a transmissão de conhecimento tácito de pessoa para pessoa, ou seja, a troca de experiências entre indivíduos. Exemplo: Um personal trainer que ensina um exercício ao seu aluno.

    Tácito para Tácito

    2. Externalização

    O conhecimento tácito é transformado em explícito, através da captura e codificação do mesmo numa forma mais fácil de ser compreendida. Exemplo: Um indivíduo que faz um mapa de como chegar a determinado local.

    Tácito para Explícito

    3. Combinação

    Todo conhecimento codificado no passo anterior é associado e um só documento seguindo uma ordem coerente.

    Explícito para Explícito

    4. Internalização

    Os conhecimentos tácitos, que agora passaram a ser explícito é disseminado ao demais, que irão absorve-los e integra-los ao seu conhecimento tácito.

    Explícito para Tácito