-
A questão erra ao falar do princípio da ordem primitiva, na verdade quando a manutenção dos documentos de arquivo ocorre nos locais onde foram criados ou recebidos temos o princípio da territorialidade, vejam numa outra questão:
Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.
GABARITO: CERTA.
-
Proveniência territorial: É respeitado o órgão que produziu o documento, basicamente o território também. A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados. Pode ser conhecido como o principio da territoriedade que vem do principio da proveniência.
-
O item está ERRADO.
A questão trata do princípio da territorialidade.
O princípio da territorialidade é um conceito derivado do princípio da proveniência, segundo o qual os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares. Também é chamado princípio da proveniência territorial.
Já o princípio do respeito à ordem original ou ordem primitiva estabelece que os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização (ordem) estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.
https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro
-
A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados obedece ao princípio da TERRITORIALIDADE.
-
Falou em LOCAIS é TERRITÓRIO!
#Territorialidade
-
O Princípio que a questão se refere é o Territorial.
É todo processo conservado no território no qual foram produzidos.
Ex: Um arquivo permanente pertence ao patrimônio histórico nacional e, como tal, deve ser mantido no país ou nação em que foi acumulado.
-
Definição do princípio da ordem primitiva
CESPE - 2014 - FUB
Caracteriza o princípio arquivístico do respeito à ordem primitiva a conservação do arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que produziu os documentos. CERTO
CESPE - 2014 - MDIC
Um princípio fundamental da arquivologia é o respeito à ordem original, que, quando aplicado, preserva a organicidade dos documentos. CERTO
CESPE - 2012 - ANAC
O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos. CERTO
Gabarito: E
-
O princípio da Ordem Primitiva, ou Ordem Original, determina que os documentos de arquivo devem manter a mesma organização que tinha quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização também é fundamental para a total compreensão dos documentos e, ao contrário das demais, não está registrada em suportes, tornando-a mais sensível.
A manutenção dos arquivos nos seus devidos locais de produção é uma determinação do princípio da Territorialidade, pois esses documentos também são importantes fontes de informações sobre esse local (região, bairro, cidade, pais, etc).
Gabarito do professor: Errado
-
Errada
Princípio da Territorialidade: Conceito derivado da proveniência, e segundo o qual arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivos do território no qual foram produzidos.
-
Errado
Fundamenta-se na aplicação do Princípio da Territorialidade.
Princípio da Territorialidade – os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção.
-

olha o nosso gavião! Ele está aqui porque essa questão é polêmica e gera muitas dúvidas nos alunos. Se você prestar atenção, vai entender o motivo da confusão e vai passar para a frente numa boa! Olha só...
O Princípio da Ordem Primitiva ao qual a questão se refere é o mesmo que o da Ordem Original, lembra? Ele diz que os documentos devem se manter na ordem em que foram produzidos.
Manter os documentos na ordem em que foram produzidos é manter a organização lógica de produção, lembra? (ordem intelectual). Ainda temos a ordem material, mas o que prevalece é a intelectual, certo?
O problema é que quando a questão fala em “manter os documentos nos locais onde foram criados ou recebidos”, os alunos acabam achando que é o mesmo que manter a organização intelectual e material que o princípio da ordem original preconiza. E não é!
A questão está falando de território/local/lugar e manter os documentos nos locais onde foram criados/recebidos tem como fundamento o Princípio da Territorialidade e não o da Ordem Original, ok?
É só ter um pouco de atenção.
Para relembrar: o Princípio da Territorialidade diz que o os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção.
-
Errado
A questão está falando de território/local/lugar e manter os documentos nos locais onde foram criados/recebidos tem como fundamento o Princípio da Territorialidade e não o da Ordem Original.
O Princípio da Territorialidade diz que o os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção.
-
Gab: ERRADO
A questão faz referência ao princípio da TERRITORIALIDADE. O princípio da Ordem Primitiva até possui certa relação com a ideia de manter a organicidade baseada na mesma condição que tinham quando estavam nos setores de trabalho, no entanto, essa relação é quanto à uniformidade e não quanto à sua fixação no LOCAL - como nos propõe a questão. Veja!
- Ordem Original: determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada.
OBS: Vendo meu resumo de Arquivologia. Interessado, envie seu e-mail e solicite amostra :)
Erros, mandem mensagem :)
-
Quanto mais estudo, menos sei. Prova disso:
Em 14/05/21 às 15:13, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 15/02/21 às 20:26, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 20/01/21 às 10:34, você respondeu a opção E.
Você acertou!