-
Valor informativo é parte do valor secundário (arq. permanente).
-
Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Arquivologia Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.
GABARITO: CERTA.
-
Errado.
JUSTIFICATIVA - O valor informativo é parte do valor
secundário, que significa arquivo permanente.
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
-
O item está ERRADO.
Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes:
VALOR PRIMÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para a entidade que o acumulou. Valor primário é a qualidade de um documento baseada nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, ou seja, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos. Vincula-se aos arquivos correntes e intermediários.
VALOR SECUNDÁRIO – estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores. Vincula-se aos arquivos permanentes.
O VALOR PRIMÁRIO de um documento manifesta-se sob três diferentes tipos, ou seja: VALOR ADMINISTRATIVO – documentos que envolvem política e métodos e que são necessários para a execução das atividades do órgão. Ex: Planos, Programas de Trabalho, Relatórios etc; VALOR JURÍDICO OU LEGAL – documentos que envolvem direitos a curto ou a longo prazo do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais. Ex: Acordos, Contratos, Convênios etc; VALOR FISCAL – documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesa geradas para atender às exigências governamentais. Ex: Notas Fiscais, Receitas, Faturas etc. O VALOR SECUNDÁRIO subdivide-se em:
VALOR HISTÓRICO PROBATÓRIO – documentos que retratam a origem, organização, reforma e história de uma administração. Ex: Atos Normativos, Exposição de Motivos etc; VALOR HISTÓRICO INFORMATIVO – documentos que, embora recebidos por uma determinada entidade em função de suas atividades, são valiosos pelas informações que contém, retratando pessoas, fatos ou épocas. Ex: Tabelas de Recenseamento, Documentos sobre Serviço Militar, Índices de Preços, Indicadores Econômicos etc. Portanto:
Quando se identificar valor informativo em um documento, este deverá ser mantido por mais tempo no arquivo corrente (permanente).
https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro
-
CORRENTE / INTERMEDIÁRIO:
Função: Administrativa, Jurídica, Fiscal e Legal.
PERMANTENTE:
Função: Mediata, Histórica, Probatória, Informativa e Documental.
-
Não faz sentido manter determinado documento próximo, se este tem mais acentuado o seu valor informativo.
Deixa ele lá nos arquivos permanentes, que quando for necessária uma consulta, estará disponível. Não precisa estar à mão. Seria mais custoso e, ocuparia mais espaço para armazenamento de forma desnecessária.
ERRADA
-
VALOR PERMANENTE
Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo.
Gab.: ERRADO
-
Gab: ERRADO
- Valor Administrativo e Legal: Corrente e Intermediário - Primários.
- Valor Informativo e Histórico: Permanente- Secundário.
------------
FONTE: Meu resumo de Arquivologia - 2021. pág. 21.
OBS: Vendo meu resumo de ARQ. Acesse: Linktr.ee/soresumo para visualizar a amostra!
-
valor administrativo - primário
valor informativo - secundário