Resposta: b
O fim do monopólio amazônico da borracha A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, terminada em 1912, já chegava tarde. A Amazônia já estava perdendo a primazia do monopólio de produção da borracha porque os seringais plantados pelos ingleses na Malásia, no Ceilão e na África tropical, com sementes oriundas da própria Amazônia, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade. Conseqüentemente, com custos menores e preço final menor, o que os fez assumir o controle do comércio mundial do produto.
A borracha natural da Amazônia passou a ter um preço proibitivo no mercado mundial, tendo como reflexo imediato a estagnação da economia regional. A crise da borracha tornou-se ainda maior porque a falta de visão empresarial e governamental resultou na ausência de alternativas que possibilitassem o desenvolvimento regional, tendo como conseqüência imediata a estagnação também das cidades.
A Malasia que investiu no plantio de seringueiras e em técnicas de extracao do látex, foi a principal responsavel pela queda do monopólio brasileiro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_da_borracha#O_fim_do_monop.C3.B3lio_amaz.C3.B4nico_da_borracha