SóProvas


ID
1119784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo crescente de urbanização aliado à industrialização intensa tem provocado sérios problemas ambientais relacionados com a contaminação dos recursos naturais. Com relação a esse tema e considerando os bioindicadores, a bioestatística, e a fisioecotoxicologia, julgue o item a seguir.

Os líquens são empregados como bioindicadores da qualidade do ar, pois são muito sensíveis à poluição do ar atmosférico, visto que se alimentam higroscopicamente, fixando elementos, como o nitrogênio.

Alternativas
Comentários
  • Os líquens, uma associação entre algas e fungos, respondem às mudanças ambientais em florestas, inclusive as mudanças na estrutura florestal, qualidade do ar e clima. O desaparecimento dos líquens em uma floresta podem indicar estresse ambiental, ocasionado por fatores tais como o aumento nos níveis de dióxido de enxofre, poluentes a base de enxofre e óxidos de nitrogênio. A composição e a biomassa total de espécies de algas nos sistemas aquáticos servem como um importante parâmetro de medida para a poluição orgânica e sobrecarga de nutrientes tais comonitrogênio e fósforo.

  • Leveduras e Liquens são usados para medir os níveis de dióxido de enxofre, fluoretos, ozônio e dióxido de carbono, que é a poluição do ar. As leveduras do gênero Sporobolomycetes são sensíveis ao dióxido de enxofre e dióxido de carbono, que é a poluição do ar. A presença delas ocorre em áreas com menores índices de poluição do ar.

    Neste aspecto, os líquens têm merecido especial atenção porque diferentemente dos vegetais superiores, não dependem de um sistema radicular para a absorção de nutrientes, incorporando com facilidade altos níveis de poluentes. Desta forma, a pureza do ar atmosférico é fator crucial à sua sobrevivência, já que estes se alimentam higroscopicamente, fixando elementos nele presentes, notadamente o nitrogênio. Estes seres absorvem e retém elementos radioativos, íons metálicos, dentre outros poluentes, e isto faz com que sejam utilizados como indicadores biológicos de poluição atmosférica e da chuva.