SóProvas



Questões de Fungos


ID
324076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito de microrganismos, julgue os itens a seguir.

Leveduras e fungos filamentosos são seres multinucleados.

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
  • Errada.
    Estaria correta sem as leveduras, pois as leveduras não são multinucleadas, possuem um núcleo apenas. Já os fungos filamentosos são multinucleados sim.
  • Na verdade, Paracoccidioides brasiliensis, na sua forma de levedura, é multinucleada. Logo, a questão está equivocada.

  • Todos esses são multinucleados?

    Não!


ID
673948
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diversas espécies de parasitas causam doenças em plantas e em animais, inclusive na espécie humana. Nesse sentido, indique qual das alternativas abaixo possui o tipo de organismo parasita responsável pela ferrugem que causa lesões nas folhas do cafeeiro e em outras plantas de valor econômico considerável.

Alternativas
Comentários
  • Pucciniales é uma ordem de  vulgarmente designados ferrugens.

    Gabarito B


ID
687049
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

"Neblina turva e brilhante em meu cérebro coágulos de sol Amanita matutina que transparente cortina ao meu redor”

Avôhai - Zé Ramanho

Amanita é um dos gêneros de cogumelos mais conhecidos no reino dos fungos. Sobre os versos acima e outros assuntos relacionados, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Amanita é um gênero do grupo dos basidiomicetos, fungos que produzem os esporos (basidiósporos) em uma estrutura denominada basídio. São representantes desse grupo, alguns cogumelos venenosos, os fungos conhecidos como orelhas-de-pau e os do gênero Amanita. Os basideomicetos formam um corpo de frutificação, conhecido como cogumelo, estrutura reprodutora. Um basídio jovem é uma célula com dois núcleos, que se fundem, originando um núcleo diploide. Esse núcleo então, sofre meiose e dá origem a quatro núcleos haploides (os basidiósporos). Os fungos se diferenciam dos vegetais principalmente por serem exclusivamente heterotróficos, não realizando fotossíntese, por armazenarem glicogênio (enquanto nos vegetais a substância de reserva é o amido) e por apresentarem quitina em sua composição. Os fungos, no geral, se reproduzem facilmente em ambientes quentes e úmidos, com substrato para sua alimentação, não necessariamente apenas à noite.


    Letra D correta.



ID
688267
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Identifique a proposição correta que trata da seqüência de enfermidades causadas por fungos, protozoários, bactérias e vírus, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A candidíase e zigomicose são doenças causadas por fungos (Candida albicans e fungos da classe zigomicetos, respectivamente). Na ordem pedida, a doença causada por protozoário é a toxoplasmose (Toxoplasma gondii), ou doença do gato, transmitida através da ingestão de cistos do parasita presente nas fezes de gatos contaminados. A coqueluche é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis, adquirida através da inalação e gotículas de saliva, espirros ou tosse de pessoas contaminadas. E por último, uma infecção causada por vírus, a varíola, que se caracteriza por feridas grandes e numerosas na pele. É transmitida também por gotículas de saliva de pessoas contaminadas e uso de mesmos talheres e copos, além do contato com secreções das lesões na pele.


    Letra D correta.



ID
690493
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Organismo eucarionte, heterótrofo por absorção, geralmente formado por filamentos delgados – as hifas –, que, em conjunto, compõem o micélio, sendo que este pode diferenciar-se em vegetativo e reprodutor; há poucos representantes deste grupo unicelulares ou formados por poucas células.

Com base nas informações acima, podemos afirmar que este organismo é

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão é necessário identificar as características principais dos grupos de seres vivos. As características citadas: seres eucariotos, heterotróficos e geralmente formado por hifas, podendo ser uni ou pluricelulares são tipicamente do grupo dos fungos. Nesse grupo, as hifas, quando presentes, podem, em conjunto, compor o micélio, atuando na reprodução do grupo.


    Letra C correta.



ID
690568
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os líquens, podemos afirmar:

I. São associações simbiônticas entre algas pluricelulares e fungos.

II. Reproduzem-se por sorédios.

III. Por sua sensibilidade à poluição atmosférica, sua presença ou ausência sugere em que nível se encontra a poluição no ambiente.

IV. Devido a sua alta sensibilidade, não se instalam em ambientes inóspitos, tais como rochas, troncos, muros e postes.

É(São) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Os líquens são associações simbiônticas entre fungos, em sua maioria, ascomicetos e algas unicelulares (clorofíceas e cianobactérias) – item I incorreto. Em relação à reprodução, os líquens não possuem estruturas para reprodução sexuada. Portanto, podem se reproduzir assexuadamente por sorédios (propágulos que contêm células da alga e hifas do fungo), por isídios (projeções do talo) ou por fragmentação do talo – item II correto. Os liquens são considerados bioindicadores da qualidade do ar. Como são muito sensíveis à poluição atmosférica, não é comum encontrá-los em grandes centros urbanos por exemplo – item III correto. Outra importância dos fungos está ligada à colonização de ambientes inóspitos. Esses organismos são os primeiros a colonizarem rochas, contribuindo para a formação do solo ao produzir ácidos que degradam a pedra – item IV incorreto.

    Letra C correta.


  • A associação de mutualismo é feita com algas unicelulares.

  • Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, foto biontes. Os líquens são associações mutualísticas entre algumas espécies de fungos (geralmente ascomicetos) e algas (principalmente algas verdes e cianobactérias).

    FONTE: biologianet


ID
714043
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são considerados organismos peculiares no mundo vivo, pois apresentam características particulares. Analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) Fungos são seres vivos que somente se reproduzem assexuadamente, por meio da produção intensa de esporos.

( ) Arpergillum e Penicillium são gêneros que se desenvolvem comumente sobre frutos podres e se reproduzem, predominantemente, por meio de conídios.

( ) Leveduras são formas unicelulares encontradas apenas em fungos do filo Ascomycota.

( ) Todos os basidiomicetos produzem estruturas macroscópicas denominadas corpos de frutificação ou basidiomas.

( ) O ciclo reprodutivo dos ascomicetos envolve uma fase assexuada,que produz conídios, e outra sexuada que resulta em ascósporos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
714820
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa cujas palavras completam na ordem e corretamente a afirmação: Os fungos são organismos aclorofilados e ____________ que, em associação com algas, seres ____________, formam ____________.

Alternativas
Comentários
  • Algas e fungos agem em concomitância , aquele fornece carboidratos(autotrofico) e esse ; proteção (heterotrofico)

    Alga:- me protege fungos e não morrerás de fome


ID
720319
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente os microorganismos utilizados na fabricação de alimentos e bebidas como pães e vinhos.

Alternativas

ID
795964
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos classificados em um reino aparte (Reino Fungi) e portanto não podem ser considerados vegetais porque:

Alternativas

ID
801718
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder o item 10.


A humanidade deve muito a um fungo, a levedura. Sem esse micro-organismo, não teríamos boa parte do pão que, ao longo dos tempos, alimentou populações mundiais, nem o vinho, nem outras bebidas alcoólicas, incluindo nossa cachaça...
Sobre a diversidade metabólica dos fungos, refletida em processos bioenergéticos, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A produção de pão e de vinho depende da degradação parcial de moléculas de glicose e dos produtos em um tipo de fermentação.
II. Leveduras utilizam a fermentação alcoólica como única opção de processo de obtenção de energia para atender suas demandas metabólicas.
III. A quebra da sacarose em moléculas de glicose e frutose é um pré-requisito para a sua utilização como molécula combustível.
IV. A fermentação é um processo compartimentalizado em organela específica, resultando em grande número de moléculas de ATP produzidas ao nível de cadeia.

Alternativas
Comentários
  • I) Correta

    II)  As leveduras são organismos anaeróbicos facultativos. Isso significa dizer que podem realizar a respiração celular na presença de oxigênio (aeróbica) ou na sua ausência (anaeróbica). Por conseguinte a fermentação alcóolica não é a única forma de obtenção de energia.

    III) Correta

    IV) A fermentação não gera um grande número de ATP.


ID
801796
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando aspectos da biologia dos fungos, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A condição de heterótrofos que se alimentam por absorção foi o critério utilizado para agrupar esses organismos em um Reino distinto.
II. A pluricelularidade, como uma marcante aquisição evolutiva, é um atributo universal entre os fungos
III. As relações ecológicas envolvendo os fungos se restringem à função de decompositores própria do grupo.
IV. O sucesso evolutivo dos fungos esta associado aos seus modos de reprodução, que incluem ciclos sexuados e assexuados.

Alternativas

ID
1019911
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São micotoxinas encontradas sobretudo nos cereais, porém níveis significativos de contaminação podem ocorrer em suco de uva, vinho tinto, café, cacau, amêndoas, especiarias e frutas secas. A contaminação também pode ocorrer em carne suína ou produtos contendo sangue desses animais, e em cerveja. São potencialmente nefrotóxicas e carcinogênicas, sendo sua potência variável de acordo com as espécies e o sexo. Essas toxinas são teratogênicas e imunotóxicas.

Esse texto refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • não me lembro de ter estudado isso :\

  • Não lembrava (...)

  • "A ocratoxina A (OTA) é uma microtoxina produzida por algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes ao género Aspergillus e Penicillium e é, entre todas as ocratoxina a mais tóxica e a mais relevante. A sua importância deve-se às suas propriedades carcinogénicas, nefrotóxicas, teratogénicas, imunotóxicas e neurotóxicas. A ocratoxina A está associada à nefropatia em humanos e tem sido sugerida uma relação entre a exposição a esta toxina e a Nefropatia Endémica dos Balcãs, uma doença progressiva caracterizada por redução da função renal e frequentemente fatal."

    Nunca ouvi falar a respeito. Tive que pesquisar. Acredito que seja toxicologia essa matéria e nao biologia.

  • Eu nunca estudei isso kkkk

  • Estudei na quinta série, mas esqueci.


ID
1019914
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As micotoxinas que têm sido estudadas com mais detalhes. São compostos estruturalmente relacionados, produzidos por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus sob condições favoráveis de temperatura e umidade. Esses fungos multiplicam-se em certos alimentos e rações, resultando na produção dessas micotoxinas. A mais pronunciada contaminação tem sido encontrada em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluindo milho e semente de algodão. Esse texto refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • As aflatoxinas são produtos do metabolismo secundário do fungoAspergillus, tais como Aspergillus flavusArpergillus niger e Arpergillus parasiticus. Esses produtos resultantes desenvolvem-se naturalmente em produtos alimentícios, como amendoim, milhofeijão, arroz, trigo, entre outros.

  • OLÁ PESSOAL, cuidado pois o A. niger é responsável pela toxina OCRATOXINA.

  • Em ração é comum a Zearalenona

  •  

    Sobre a C:

     

    Nos termos da iterativa jurisprudência desta Corte, é permitida a produção de provas no recurso contra expedição de diploma desde que requeridas especificamente na inicial, não se exigindo, de forma peremptória, a juntada de prova pré-constituída. (RCED 15015-91/MG, rel. Min. Laurita Vaz, DJe de 14.2.2014)

    “[...] Ação de impugnação de mandato eletivo. Inexigibilidade de prova pré-constituída. [...] 2. A ação de impugnação de mandato eletivo não exige para o seu ajuizamento prova pré-constituída, mas tão-somente indícios idôneos do cometimento de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude. [...]”


ID
1019920
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). Eles apresentam grande variedade de modos de vida. Obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos e retirando substâncias dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando- os; ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Dentre as características abaixo citadas, assinale a que não se aplica aos fungos:

Alternativas
Comentários
  • Existe sim parede celular,o que se distingue na composição,que no caso,a maioria dos fungos apresenta quitina na parede celular.
  • Na minha opinião esta questão deveria ter sido anulada pois a alternativa D também está incorreta uma vez que os fungos podem se reproduzir através de fragmentação de micélio, o que não envolve a formação de esporos....


ID
1021504
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são organismos que:

Alternativas
Comentários
  • Os seres que armazenam carboidratos sob a forma de amido são os vegetais. Os fungos são seres que apresentam o glicogênio como reserva de energia. São seres eucariotos, podendo ser unicelulares ou pluricelulares, todos heterotróficos. Ao se associar com raízes de plantas formam as micorrizas e contribuem para a absorção de nutrientes como ferro e fósforo.

     Letra D correta.

ID
1102930
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As pessoas que frequentam piscinas poluídas ou em contato com animais podem ser infectadas com doenças causadas por fungos, conhecidas como dermatofitoses. Estas doenças são causadas por fungos dos gêneros: Trichophyton, Epidermophiton e Microsporium que infectam a pele, cabelo e unhas. Com relação a esses agentes e suas doenças, é correto afirmar:

1) A tinha é uma infecção fúngica.
2) A frieira ou pé de atleta é uma infecção fúngica.
3) A frieira ou pé de atleta é uma infecção bacteriana.
4) A pitiríase é uma micose superficial que afeta os seres humanos.
5) Os dermatófitos são fungos que se reproduzem, apenas sexuadamente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1119784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo crescente de urbanização aliado à industrialização intensa tem provocado sérios problemas ambientais relacionados com a contaminação dos recursos naturais. Com relação a esse tema e considerando os bioindicadores, a bioestatística, e a fisioecotoxicologia, julgue o item a seguir.

Os líquens são empregados como bioindicadores da qualidade do ar, pois são muito sensíveis à poluição do ar atmosférico, visto que se alimentam higroscopicamente, fixando elementos, como o nitrogênio.

Alternativas
Comentários
  • Os líquens, uma associação entre algas e fungos, respondem às mudanças ambientais em florestas, inclusive as mudanças na estrutura florestal, qualidade do ar e clima. O desaparecimento dos líquens em uma floresta podem indicar estresse ambiental, ocasionado por fatores tais como o aumento nos níveis de dióxido de enxofre, poluentes a base de enxofre e óxidos de nitrogênio. A composição e a biomassa total de espécies de algas nos sistemas aquáticos servem como um importante parâmetro de medida para a poluição orgânica e sobrecarga de nutrientes tais comonitrogênio e fósforo.

  • Leveduras e Liquens são usados para medir os níveis de dióxido de enxofre, fluoretos, ozônio e dióxido de carbono, que é a poluição do ar. As leveduras do gênero Sporobolomycetes são sensíveis ao dióxido de enxofre e dióxido de carbono, que é a poluição do ar. A presença delas ocorre em áreas com menores índices de poluição do ar.

    Neste aspecto, os líquens têm merecido especial atenção porque diferentemente dos vegetais superiores, não dependem de um sistema radicular para a absorção de nutrientes, incorporando com facilidade altos níveis de poluentes. Desta forma, a pureza do ar atmosférico é fator crucial à sua sobrevivência, já que estes se alimentam higroscopicamente, fixando elementos nele presentes, notadamente o nitrogênio. Estes seres absorvem e retém elementos radioativos, íons metálicos, dentre outros poluentes, e isto faz com que sejam utilizados como indicadores biológicos de poluição atmosférica e da chuva.


ID
1147345
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com algumas características, os fungos estão mais próximos filogeneticamente dos animais do que das plantas. Essa informação é considerada correta porque os seres vivos que compõem os reinos Fungi e Animalia.

Alternativas
Comentários
  • Seres Heterótrofos são os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo. Por isso, os heterótrofos são consumidores, pois apenas consomem a energia e a matéria orgânica de outro ser vivo.Todos os animais, algumas bactérias, os protozoários e os fungos são heterótrofos.

    Gabarito: B

    fonte: http://vivendociencias.blogspot.com.br/2008/11/seres-hetertrofos.html

  •  Gabarito: [B]

    Comentário:

    Fungos e a animais apresentam proximidade evolutiva em virtude, principalmente de duas características compartilhadas: o fato de ambos possuírem glicogênio como substância de reserva e o fato de serem exclusivamente heterótrofos. 


ID
1153417
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação

Alternativas

ID
1153657
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são seres vivos que podem ser encontrados em todos os ambientes. Entre os benefícios e prejuízos que eles podem trazer ao homem estão como exemplos, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Para alguns que caíram, ou quase, na pequena pegadinha que a bancada propôs, o cogumelo é a frutificação dos Basidiomycota e Ascomycota. tipos de fungos, por reprodução sexuada, eles podem ter propriedades medicinais ou serem mortais à saúde, conforme for a sua composição. Já no caso das micoses, existem aproximadamente 100 tipos de fungos que causam esta doença, resultado da reprodução sexuada dos mesmos em determinadas regiões do corpo em condições de ambiente favoráveis.

    Fonte: Wikipédia

  • Porque a C tá errada?: "os fungos também utilizam o oxigênio para respirar, expelindo somente o dióxido de carbono. As leveduras (fungos unicelulares) e algumas bactérias fermentam açucares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica. "

    Não há devolução de O2 ao ambiente na respiração dos fungos.

  • Micose e Candidíase.


ID
1317724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à microbiologia, julgue os itens a seguir.

Os fungos endofíticos estão presentes em todo o território terrestre, nas comunidades naturais e antrópicas, colonizando plantas no Ártico, Antártica, solos geotérmicos, desertos, oceanos, florestas tropicais, mangues e florestas costeiras

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Os fungos endofíticos são aqueles que colonizam o interior de partes da planta sem causarem danos a ela. Eles possuem distribuição em todo o planeta.

  • Estou ávido por conhecer essa flora do ártico e da Antártida

  • Estou ávido por conhecer essa flora do ártico e da Antártida


ID
1317733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere à microbiologia, julgue os itens a seguir.

Os basidiomicetos, por serem excelentes degradadores de material lignocelulósico, desempenham papel fundamental na ciclagem de nutrientes na natureza, principalmente no ciclo do carbono.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    Alguns basidiomicetos (fungos que possuem basidiocarpo, parece um chapéu) se desenvolvem em troncos de árvores, como o orelha-de-pau, são degradadores de lignina e celulose, importante no ciclo do carbono.

  • Os basidiomicetos desempenham papel fundamental na ciclagem de nutrientes na natureza, principalmente no ciclo do carbono, na medida que são excelentes degradadores de lignina, o segundo biopolímero mais abundante sobre a terra. Também contribuem para a manutenção do ciclo de outros elementos como nitrogênio, fósforo e potássio, incorporados aos componentes insolúveis das paredes celulares (Carlile & Watkinson 1996).

     

    Os basidiomicetos causadores de podridão branca parecem ser os melhores microrganismos que possuem a capacidade de degradar lignina, celulose e hemicelulose em moléculas menores até CO2 e água (Matheus & Okino 1998).


ID
1354327
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Várias espécies de fungos já foram isoladas de cadáveres, contribuindo para as análises forenses.
Sobre esses organismos, é possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são seres uni ou multicelulares  e são classificados em um reino só seu, o reino Fungi. São organismos eucariontes e heterotróficos. A parede celular das hifas é composta de quitina, mesma substância encontrada no exoesqueleto dos artrópodes. O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades. Além disso, são seres aclorofilados e possuem o glicogênio, típico dos animais, como substância reserva. Fonte: http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/reino-fungi

  • Em fungos e animais, o glicogênio é o principal polissacarídeo de reserva. Nas plantas, é o amido


ID
1400845
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Maior cajueiro do mundo, no RN, está com fungo
que afeta flores e frutos


O maior cajueiro do mundo, localizado na praia de Pirangi, na Grande Natal, está com um fungo que pode prejudicar suas folhas, flores e frutos. De acordo com a bióloga Michela Carbone, trata-se de uma doença chamada antraquinose, comum em árvores desse tipo.
A bióloga explicou que a doença pode ter se espalhado rapidamente na área do cajueiro por causa da
poda realizada no final do ano passado para a construção do caramanchão – estrutura feita para
impedir que os galhos continuassem a ocupar a avenida Deputado Marcio Marinho.
“Com o adensamento folhear que foi gerado, trazendo toda essa massa folhear, ocupando o espaço que antes era só da copa, esse adensamento gerou uma diminuição na circulação de ar, aumento na
temperatura, aumento na umidade, e isso tudo gera um ambiente super favorável para o alastramento do fungo", disse.

Sobre o cajueiro
Ponto turístico do litoral sul do Rio Grande do Norte, o cajueiro de Pirangi foi registrado no Guiness Book como o maior do mundo em 1994. O cajueiro atualmente possui uma área de 8.500 m², o que
corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal. Quando chega a época de safra, de novembro a janeiro, o cajueiro chega a produzir de 70 a 80 mil cajus, o equivalente a 2,5 toneladas. O fruto não é vendido e os turistas podem levar, sem exagero, alguns para casa. O cajueiro possui uma estrutura ao seu redor com lojas de artesanato da região, mirante com 10 metros de altura para apreciar sua copa inteira e guias turísticos.


Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-
norte/noticia/2013/10/maior-cajueiro-do-mundo-no-rn-esta-com-fungo-que-
afeta-flores-e-frutos.html. Acesso em 20-06-14.

De acordo com o texto, o alastramento do fungo foi favorecido por uma diminuição na circulação de ar, aumento na temperatura e aumento na umidade decorrentes do adensamento foliar. Esses fatores favorecem o seu desenvolvimento porque os fungos

Alternativas
Comentários
  • A. são organismos heterótrofos, produzindo enzimas que hidrolisam e tornam o substrato assimilável. As alterações provocadas facilitaram a ação de suas enzimas, promovendo seu desenvolvimento.


ID
1407700
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos organismos do Reino Fungi (mofos, bolores, leveduras, cogumelos, orelhas-de-pau etc.), é correto afirmar que são:

Alternativas
Comentários
  • d) Aclorofilados= sem clorofila.

  • A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. A clorofila consegue canalizar a energia da luz solar em energia química através do processo de fotossíntese

    Gabarito: D

  • Sem clorofilas


ID
1414141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito dos seres vivos e da interação destes com o ambiente, julgue o próximo item.

Para garantirem a própria sobrevivência de longo prazo, alguns fungos, sob condições estressantes, como, por exemplo, altas temperaturas ou variações extremas de pH, realizam a fotossíntese por breve período de tempo para conseguirem produzir seu principal alimento: os esporos.

Alternativas
Comentários
  • Nossa, que bizarro!

     

  • Jamais podemos esquecer que os fungos são heterotróficos. Essa é a principal característica que os diferencia das plantas.

  • A questão ta tão errada que fica difícil acreditar que foi cespe

  • Que mistura é essa rsrs


ID
1440823
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A falta de higiene pessoal também pode facilitar o contágio e a permanência de certos fungos. É importante lavar bem as mãos e os pés, com água e sabonete, especialmente entre os dedos, as virilhas e as axilas. Quando uma pessoa transpira muito e permanece com sapatos fechados por muitas horas do dia, é aconselhável o uso de talco medicinal nos pés e entre os dedos.
(Ciências Entendendo a natureza, 7.º ano, César, Sezar e Bedaque. Adaptado)

O texto refere-se a uma doença conhecida como

Alternativas
Comentários
  • palavra transpira, pezinho, dedos, talco................obviu que era micose.


ID
1497418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as características das paredes celulares de plantas, fungos e bactérias, julgue o item subsecutivo.

Nos fungos, a parede celular é formada por um tipo de fosfolipídeo denominado quitina, substância que apresenta baixa solubilidade.

Alternativas
Comentários
  • Quitina não é fosfolipídeo. e sim polissacarídeo.

  • pegadinha sinistra

  • A quitina é um polissacarídeo nitrogenado que confere rigidez e resistência ao tecido onde ela se encontra. Ela constitui o exoesqueleto dos artrópodes (crustáceos, insetos, aracnídeos), sendo também encontrada na parede celular de certos fungos. Trata-se de um polímero insolúvel em água e em diversos solventes orgânicos, resistente, flexível, biodegradável e atóxico, representado pela fórmula química. Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/quitina/


ID
1516471
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As micorrizas são estruturas formadas em raízes de plantas, decorrentes do estabelecimento de uma simbiose com fungos do solo. Estudos com fungos micorrízicos inoculados em araucária mostram efeitos positivos no desenvolvimento de mudas dessa espécie, da mesma forma que ocorrem em outras coníferas, como é o caso de Pinus. (http://sistemasdeprodução.cnptia.embrapa.br/ FontesHTML/Araucaria/CultivodaAraucaria_2ed/Producao_Mudas.htm)

A presença de micorrizas está associada ao aumento da produtividade agrícola porque:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1516483
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas espécies de fungos caracterizam-se por possuir hifas especializadas, capazes de capturar nematoides parasitas de plantas e animais. Tais hifas formam um verdadeiro anel ou laço, que se fecha quando um nematoide toca a parte interna do anel armadilha, imobilizando-o para ser mais tarde colonizado e digerido por hifas apropriadas. A relação entre o fungo e o nematoide é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Imobilizando e digerindo é uma relação de predatismo


ID
1523800
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos constituem um grupo de seres vivos com muitas espécies e se caracterizam por

Alternativas
Comentários
  • a) serem de hábitos saprófitos, mas não atuarem como parasitos. ( Alternativa errada, diversos  fungos atuam como parasitos em animais e plantas, hospedeiros em seres humanos causadores de micose, nas plantas provocam no cafeeiro uma doença chamada ferrugem)

    b) ERRADA. Amido é reserva energética das plantas, os fungos possuem glicogênio.

    c) CORRETA

    D) ERRADA. Existem fungos predadores que vivem no solo capturam e se alimentam de nemátodeos.



ID
1531648
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Células de levedura podem crescer tanto em presença de oxigênio molecular quanto em sua ausência. Porém, o crescimento é mais eficaz na presença desse gás porque:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

  • Alternativa B

  • A=o oxigênio induz o ciclo de Krebs, ativando a produção de ATP via cadeia respiratória


ID
1614235
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Seres vivos que apresentam, simultaneamente, ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são:

Alternativas
Comentários
  • B. fungos.



ID
1686805
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Micorrizas são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1837147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com referência a técnicas de isolamento, cultivo e identificação de microrganismos, julgue o seguinte item. 

Como o cultivo de fungos requer condições estritas de crescimento, esse procedimento tem de ser realizado em meio líquido, e o microrganismo tem de ser mantido em temperatura igual à temperatura média do ambiente em que ele tiver sido isolado.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Fungos devem ser cultivados em meio de cultura sólido.


ID
1837150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com referência a técnicas de isolamento, cultivo e identificação de microrganismos, julgue o seguinte item. 

Análises microscópicas das colônias podem ser utilizadas como metodologia preliminar para se identificar o gênero dos fungos isolados. 

Alternativas

ID
1837153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com referência a técnicas de isolamento, cultivo e identificação de microrganismos, julgue o seguinte item. 

A classificação taxonômica de fungos endofíticos pode ser feita mediante a amplificação e o sequenciamento da região ITS (região do espaço interno transcrito) do rDNA desses microrganismos, seguidos da comparação entre os resultados obtidos e aqueles existentes em bases de dados.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO


ID
1837159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com referência a técnicas de isolamento, cultivo e identificação de microrganismos, julgue o seguinte item. 

O isolamento de fungos endofíticos a partir de folhas pode ser realizado por meio de esfregaços nas superfícies das folhas com o auxílio de um cotonete previamente embebido em etanol a 70%, seguidos de semeadura do material em meio de cultura apropriado.

Alternativas
Comentários
  • a amostra precisa ser macerada

  • CFO AL 2021

    GAB. ERRADO

  • CFO AL 2021

    GAB. ERRADO

  • CFO AL 2021

    GAB. ERRADO


ID
1837171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Em uma pesquisa, observou-se que duas cepas de fungos, que cresceram a partir do fundo do tubo de cultura, eram capazes de degradar poliuretano, devido à produção de uma enzima capaz de enfraquecer as ligações químicas desse composto.

                                             Internet: <www.estadao.com.br>  (com adaptações).

Considerando o tema do fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.

Para a obtenção da enzima responsável pelo enfraquecimento das ligações químicas do poliuretano, é necessário empregar métodos bioquímicos que provoquem a lise celular desses microrganismos, visto que, nos fungos, a digestão ocorre no interior dos lisossomos. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A digestão nos fungos é extracorpórea. Eles liberam exoenzima e as moléculas orgânicas dos ambiente são digeridas e então o fungo absorve seu alimento.


ID
1837174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Em uma pesquisa, observou-se que duas cepas de fungos, que cresceram a partir do fundo do tubo de cultura, eram capazes de degradar poliuretano, devido à produção de uma enzima capaz de enfraquecer as ligações químicas desse composto.

                                             Internet: <www.estadao.com.br>  (com adaptações).

Considerando o tema do fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.

Durante o cultivo em meio de cultura líquido, o crescimento de microrganismos a partir do fundo do tubo de cultura pode ser um indicativo da manutenção das atividades metabólicas em condições de anaerobiose. 

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

  • Certo, pois no fundo do tubo chega menos oxigênio do que no topo do tubo (se este tubo não esta sendo agitado, e a questão não menciona nada sobre agitação), o que pode indicar que tais microorganismos não necessitam de oxigênio (anaerobióticos)


ID
1837177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      Em uma pesquisa, observou-se que duas cepas de fungos, que cresceram a partir do fundo do tubo de cultura, eram capazes de degradar poliuretano, devido à produção de uma enzima capaz de enfraquecer as ligações químicas desse composto.

                                             Internet: <www.estadao.com.br>  (com adaptações).

Considerando o tema do fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.

Para que as espécies dos fungos isolados na pesquisa em questão sejam identificadas de modo preciso, deve-se realizar a análise da morfologia colonial, em que aspectos macroscópicos da colônia, como cor, bordas, superfície, consistência e presença de protuberâncias e sulcos, podem ser observados.

Alternativas
Comentários
  • A análise morfológica dos fungos realmente pode mostrar algumas das características citadas, no entanto, a questão faz referência à cepas fúngicas. Cepas são linhagens de microrgarnismos (neste caso, fungos) que apresentam características semelhantes ou comuns à uma variedade de espécies daquele grupo de seres. Desta forma, para serem identificadas de modo preciso é necessário a aplicação de outros procedimentos como por exemplo, a análise do material genético dessas cepas.

  • RESPOSTA: ERRADO

  • A identificação do fungo, de forma precisa, deve ser feita por aspectos morfológicos macroscópicos (cor, aspecto, textura da colônia, produção de pigmento difusível no meio, etc.) e microscópicas (forma e cor da hifa, presença ou não de septos, tipo e arranjo de esporos, etc.) e de velocidade de crescimento (lenta, moderada ou rápida).

    Acredito que também complemente a correção da questão.

    fonte: Detecção e Identificação de Fungos de Importância Médica. ANVISA.


ID
1912117
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder ao item, considere o texto a seguir: 

“Além do alto custo e do impacto ambiental, o uso de fertilizantes fosfatados na agricultura tem outro sério problema: o risco de um dia extinguir as fontes de rochas fosfáticas, recurso mineral não renovável a partir do qual são produzidos. Para evitar esse cenário, pesquisadores de Santa Catarina estudam a utilização dos chamados fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) como alternativa aos fertilizantes.”

(Fonte:Ciência Hoje, vol.51, no. 301. P. 48)

Sobre a biologia dos fungos micorrízicos arbusculares, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I. As micorrizas competem com os pelos radiculares na absorção de água e nutrientes diversos.

II. A eficiente associação entre plantas e fungos na formação de micorrizas sugere uma longa história evolutiva desta relação.

III. O modo de nutrição e a digestão intracelular caracterizam os fungos, agrupando-os entre os vegetais.

IV. Na associação micorrízica, a condição heterotrófica dos fungos encontra na planta um suprimento constante de açúcar. 

Alternativas
Comentários
  • Micorrizas são associações mutualísticas entre os fungos e vegetais. As hifas se aderem à raiz trazendo benefícios para a planta, já que promove o aumento na área de absorção, bem como a proteção contra patógenos; benefícios para o fungo, já que recebe "um suprimento constante de açúcar"; e benefícios para o solo.


ID
1922830
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 7

      A gota que fez transbordar a caixa da paciência de vovó foi um casalzinho folgado. Cansada da algazarra, do som da sanfona, que por três dias e três noites vinha balançando os alicerces da Casa, vovó foi procurar refúgio na paz de seu quarto. Que paz que nada, ali também a festa rolava solta. Abismada, ela viu um casalzinho iniciando sua lua de mel, imaginem onde? Na cama de vovó! Pena que o urinol estivesse vazio. Furiosa, Ana Vitória pensou em apelar para o chicote. Depois seu pensamento voltou para os primeiros dias de seu casamento, lembrou-se da urgência que a fazia deixar tudo por fazer e ir atrás do marido no roçado. Viu a si mesma, viu os dois, ela e o marido, um casal corado e feliz se deitando debaixo de qualquer árvore. Dez meses após o casamento nasceu o primeiro filho, seguido de outros, um por ano. A leveza daquele início parecia tão distante, tão irreal. Uma lagrimazinha de saudade marejou seus olhos abatidos, rolou pela face cansada e foi morrer no peito murcho. Desanimada, ela pensou que nunca mais ia parar de ter filhos, de lavar bundinhas melecadas de cocô. Acabou deixando os pombinhos em paz, eles que aproveitassem a vida enquanto era possível. Mas avisou aos interessados que preferia perder um bom quinhão de suas terras a continuar convivendo com tamanha barafunda. Assim, a ideia remota da criação de um arraial foi posta em prática. Doações foram feitas e o terreno demarcado.

      As construções começaram a nascer com a rapidez dos cogumelos. Primeiro a igreja com a torre central, beiral duplo em madeira recortada em bicos. Paredes azuis, janelas brancas. Feinha a pobre igreja, mas nem por isso desprezada. Talvez sua maior virtude estivesse na singeleza, no aconchego. A igrejinha era o orgulho do povoado. Sobre o altar feito por um carpinteiro caprichoso, a imagem de um Cristo cansado, a cabeça pensa, o olhar vazio. Descascado, ensanguentado, provocava nos fieis uma piedade quase dolorosa. Foi nessa igreja que meus pais me apresentaram ao Nosso Criador.

(BARROS, Adelice da Silveira. Mesa dos inocentes. Goiânia: Kelps, 2010. p. 74-75.)

O Texto 7 faz menção à capacidade de crescimento e reprodução dos cogumelos, organismos pertencentes ao reino dos fungos. Leia atentamente as proposições a seguir:      

 I-O citoplasma dos fungos é desprovido de organelas, e seu núcleo é formado de por uma membrana dupla com poros.     

II-Os fungos verdadeiros, na sua grande maioria, são filamentosos e, apesar de não formarem tecidos verdadeiros, apresentam diversas diferenciações e especializações, de que se originam outras estruturas vegetativas, dentre elas os haustórios.

III-A membrana celular dos fungos segue o modelo de mosaico fluido e tem como seu lipídio constituinte o ergosterol, além dos fosfolipídios encontrados nas membranas de seres eucariotos.

IV-Nos fungos, a reprodução sexuada é a mais frequente; porém, não traz importância para a variabilidade genética.

Assinale a alternativa que contém somente itens corretos:

Alternativas

ID
1949485
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando as características relacionadas a seguir: não sintetizam clorofila, não têm celulose (exceto algumas aquáticas), não armazenam amido, presença de quitina, armazenam glicogênio, são heterotróficos, são ubíquos, eucariotos, são leveduras, filamentosos e alguns dimórficos. Podemos afirmar que o enunciado refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
1949491
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A micologia é a ciência que estuda os fungos. Sobre a importância dos fungos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: C


ID
1953292
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A definição “Fungo unicelular que se reproduz por brotamento ou fissão”, refere-se ao termo

Alternativas
Comentários
  • Leveduras são unicelulares que se reproduzem por brotamento ou por fragmentação


ID
1973962
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos, organismos importantes em vários processos industriais, caracterizam-se por serem

Alternativas
Comentários
  • quimioganotróficos - obtem energia traves de comportos quimicos organicos

  • ALTERNATIVA CORRETA: C


ID
1982062
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as características a seguir sobre os fungos.
I. Terrestres e aquáticos.
II. Unicelulares e multicelulares.
III. Algum estágio do ciclo de vida apresenta células flageladas.
IV. A maioria é sapróbia, mas há espécies parasitas de planta, algas, protozoários, de outros fungos e de animais como peixes e anfíbios.
As alternativas descrevem as características de qual filo do reino Fungi?

Alternativas
Comentários
  • https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fungi

  • Os Chytridiomycota são vulgarmente conhecidos como quitrídios e têm uma distribuição mundial. Produzem zoósporos capazes de movimento ativo através de fases aquosas, com um único flagelo.

  • Unico filo que tem flagelos em alguma fase do ciclo de vida

     

  • - Filo Chytridiomycota. Representado por organismos uni ou multicelulares, e que apresentam flagelos em algum momento de seu ciclo de vida: são os citridiomicetos, também chamados de mastigomicetos. Eles são típicos de ambientes aquáticos, e apresentam aspecto gelatinoso. Uma vez que apresentam flagelos, não possuem parede celular constituída por quitina, e podem se assemelhar a amebas durante alguns estágios do seu ciclo de vida; alguns cientistas classificam-nos como seres pertencentes ao Reino Protoctista.

  • Filo Chytridiomycota:

    • Extinção dos anfíbios.
    • Maioria aquático.
    • Células flageladas.
    • Uni e multicelular ( hifas cenocíticas).

    Filo Zycomycota:

    • Não formam corpo de frutificação.
    • Sapróbios, parasitas e mutualismo
    • Predominante terrestre.
    • Hifas cenocíticas.

    Filo ascomycota:

    • Uni e pluricelular.
    • Hifas septadas.
    • Leveduras e bolores.

    Filo basidiomycota:

    • Cogumelos e champignon.
    • Comestiveis, venenosos ou alucinogênios.
    • Hifas septadas.


ID
2124145
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os organismos agrupados como fungos, seres eucariontes e heterotróficos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • a) fungos parasitas, e nao saprofitos. Os saprofitos se alimentam de matéria orgânica originária de processos de decomposição

    b) Correta

    c)  tricomoníase é causada por protozoário (Trichomonas vaginalis). 

    d) gênero Amanita é do grupo dos basidiomicetos

    e) não formam corpos de frutificação mesmo, mas formam esporos sexuados, e Candida albicans é do grupo dos Ascomicetos.


ID
2134618
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são um importante grupo de microrganismos, formado por bolores e leveduras.

Sobre os fungos, é correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: C


ID
2182735
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fungos estão presentes no cotidiano dos seres humanos, tanto de forma intencional, como indesejada. Sobre os fungos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Alguns fungos são responsáveis pelo processo de fermentação, utilizado em diversas áreas da indústria alimentícia.
II. Fungos podem ser responsáveis por diversas doenças, como micoses e a candidíase.
III. Fungos são utilizados como alimento, como, por exemplo, o champignon e a trufa negra.

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos e, na biologia, fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos, a saber: quitridiomicetosascomicetosbasidiomicetoszigomicetos e os deuteromicetos.

    Especialistas afirmam que cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos habitam o planeta Terra, como os cogumelos, as leveduras, os bolores, os mofos, sendo utilizados para diversos fins: culinária, medicina, produtos domésticos. Por outro lado, muitos fungos são considerados parasitas e transmitem doenças aos animais e as plantas.

    Os fungos podem se reproduzir de maneira sexuada ou assexuada, sendo o vento considerado um importante condutor que espalha os propágulos e fragmentos de hifa, favorecendo, assim, a reprodução e a proliferação dos fungos.

    Algumas doenças provocadas por fungos:

    Micoses;

    Frieiras;

    Sapinho;

    Candidíase;

    Histoplasmose.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/fungos/ 

     


ID
2224210
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas preparações microscópicas de fungos fitopatogênicos, no preparo das lâminas empregam-se líquidos de montagem e estes, geralmente, contem em sua composição, elementos ou substâncias que conferem as propriedades de colorir esporos e outras estruturas do patógeno e/ou células e estruturas do tecido do hospedeiro e também possui a função de permitir:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: E


ID
2224213
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as preparações microscópicas de fungos fitopatogênicos mais utilizadas em fitopatologia, marque a alternativa que não se configura como técnica de preparação microscópica de fungos fitopatogênicos:

Alternativas

ID
2232577
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

 As leveduras são grupos de fungos heterogíneos que, superficialmente, aparentam ser homogíneos. A identificação desses fungos é baseada nas suas características morfofisiológicas e bioquímicas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A identificação morfológica do fungo é usada secundariamente para estabelecer as espécies de fungos.

II. As provas bioquímicas, de assimilação, de fermentação e de açúcares são usadas para diferenciar os gêneros de fungos.

III. O ciclo de vida dos fungos compreende duas fases: uma somática, caracterizada por atividades alimentares, e outra reprodutiva, onde os fungos podem realizar reprodução sexuada ou assexuada.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa I está incorreta, pois a caracterização morfológica, em alguns casos, é a principal e mais viável forma de identificar grupos ou organismos fúngicos. A alternativa II está correta, uma vez que a análise bioquímica é imprescindível para determinar a forma de assimilação assim como outras peculiaridades do metabolismo dos fungos. E o quesito III, também está correto, pois as fases de desenvolvimento dos fungos (somática e/ou reprodutiva) são correlatas à sua caracterização e posterior determinação aos referidos grupos a que pertencem (Zigo, Asco, Basídio ou Quitrídiomicetos).


ID
2366758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

O corpo de um fungo multicelular é formado por filamentos que recebem o nome de _____________. O conjunto desses filamentos forma _____________, que constitui o corpo do fungo, entretanto essa estrutura não é considerada um tecido verdadeiro.

Alternativas
Comentários
  • O corpo de um fungo multicelular é formado por filamentos que recebem o nome de hifas O conjunto desses filamentos forma o micélio que constitui o corpo do fungo, entretanto essa estrutura não é considerada um tecido verdadeiro.


ID
2423254
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por muito tempo, acreditou-se que os liquens constituíam uma associação entre dois organismos. Recentemente, a equipe do pesquisador Toby Spribille, da Universidade de Montana, nos Estados Unidos, descobriu que, além do fungo ascomiceto e da alga ou bactéria (cianobactérias), um terceiro organismo – do grupo dos basidiomicetos – poderia fazer parte de diversos tipos de liquens. A descoberta deste terceiro organismo se deu a partir do questionamento sobre a origem das diferentes cores dos liquens: dois liquens formados pelo mesmo fungo e pela mesma alga podem apresentar cores diferentes.

(Adaptado de https://www.biologiatotal.com.br/

blog/liquens-podem-ser-formados-por-tres-organismos.html)


Sobre os liquens, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os liquens são importantes agentes erosivos, pois produzem o ácido liquênico que atua na desagregação das rochas. Des­se modo, os sais minerais dessas rochas pas­sam para o solo, permitindo a sua fertiliza­ção. Com isso, ocorre o desenvolvimento de plantas, como musgos, samambaias e mui­tas outras.
     

  • Gabarito E

    Os liquens  são seres vivos muito complexos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte). Em diversas situações, se instalam em locais inóspitos e com poucos recursos nutritivos,

  • http://www.scielo.br/pdf/qn/v22n1/1145.pdf

    Bom artigo sobre a química dos líquens.


ID
2428408
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são organismos que possuem características que tornam este grupo de seres vivos bastante peculiar, pois evoluíram de maneira tal que, atualmente, apresentam uma grande diversidade de formas corporais, de ciclos de vida e de estruturas reprodutivas, o que favorece a sua adaptação a variadas condições ambientais. Sobre os fungos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Cada um de seus filamentos é denominado de hifas. O conjunto de hifas é chamado micélio.

    b) O cogumelo corresponde ao corpo de frutificação nos Basidiomicetos. Correta

    c) Os fungos são organismos eucariontes com representantes unicelulares, como as leveduras, e pluricelulares, como os cogumelos e bolores. Possuem nutrição heterotrófica por absorção.

    d) Seus esporângios produzem esporos – células haploides (n) envolvidas no processo de reprodução assexuada.

    e) Na Plasmogamia ocorre a fusão do citoplasma de dois micélios.


ID
2528386
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diversas doenças que acometem os seres humanos são causadas por microrganismos. Duas doenças muito comuns são o tétano e a candidíase oral, que são causadas por bactéria e fungo, respectivamente. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por cortes na pele com objetos contaminados. Já a candidíase oral, também chamada de “Sapinho", é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, que é encontrado na nossa flora microbiana. No entanto, quando o sistema imunológico está enfraquecido, a população de fungos aumenta causando infecções na boca. Sendo assim, assinale a opção que apresenta, respectivamente, características de bactérias e fungos.

Alternativas
Comentários
  • As bactérias e os fungos são organismos de grupos diferentes e apresentam características diferentes entre sim, como por exemplo, um é procarionte (bactéria) e o outro eucarionte (fungo), as bactérias possuem uma parede bacteriana enquanto que os fungos apresentam parede de quitina, porem tem características comuns também, como o fato de serem unicelulares.

    Alternativa correta: Letra A

  • são procariontes (não possuem núcleo formado). unicelulares. Ex: Bactérias e Cianobactérias.


  • Unicelular e procariontes = Bactérias


ID
2560384
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são organismos eucariontes, que não produzem seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterótrofos e podem realizar com plantas a relação de mutualismo. Essa relação é uma relação harmônica, denominada micorriza.

    Alterntiva correta: Letra D

ID
2560405
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação


C6H12O6 → 2 CO2 + 2 CH3CH2OH + 2 ATP.


Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _____________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de _____________.


As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • A levedura Saccharomyces cerevisiae é utilizada fortemente na indústria alimentícia, dando origem a produtos a partir de sua fermentação. Esta fermentação alcoólica, ocorre no citosol, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática. O gás ali liberado, promove o crescimento do pão e o etanol produzido, na fermentação da cevada, é utilizado na cerveja.

    Alternativa correta: Letra C
  • C. no citosol; cerveja e pão.


  • não vejo nenhum oxigênio na fórmula, logo descarta-se a mitocondria.há Co2 e etanol, fermentação alcoólica, que é empregada na fabricação de bebidas alcoólicas e pão

  • È só lembrar que é no citosol que ocorre a quebra da glicose(glicólise),isso ja seria o suficiente pra acerta a questão

  • Cerveja e pão = fermentação alcóolica, COM LEVEDURAS;

    Iogurte = ferm. lática, COM BACTÉRIAS

    Vinagre = ferm. acética (produto final = ácido acético), TAMBÉM COM BACTÉRIAS.


ID
2788588
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos da classe Basidiomicetos apresentam uma estrutura denominada corpo de frutificação. Essa estrutura é utilizada pelos seres humanos, principalmente na:

Alternativas
Comentários
  • D. receita culinária. 


  • Os fungos, seres eucariontes, pertencem ao Reino Fungi e apresentam estruturas micro e macroscópicas, possuindo grande importância econômica em produtos produzidos pelos fungos. Alguns exemplos são os antibióticos pelo fungo Penicillium, espécies comestíveis como Champignon, e produção de massas e de bebidas alcoólicas pela fermentação. Esses fungos são formados pelos corpos de frutificação (parte visível) responsável pela reprodução, e pelo micélio formado por vários filamentos (hifas). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    Analisando as alternativas:
    a) produção de álcool. São utilizadas leveduras para a produção de bebidas alcoólicas. Incorreta.
    b) produção de antibiótico. O fungo Penicillium que produz antibiótico. Incorreta.
    c) conservação de alimento. Os fungos se desenvolvem quando não há conservação correta dos alimentos. Incorreta.
    d) receita culinária. Alguns são consumíveis, e a parte utilizada é o corpo de frutificação. Correta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Champignon delícia


ID
2835565
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente característica(s) dos fungos.

Alternativas
Comentários
  • a) podem ser pluricelulares ou unicelulares, mas são heterótrofos b) correta c)Há outros filhos como Ascomycota e Zigomycota. d) As hifas que tem septos são septadas e sem septos cenocíticas. (Estou comentando de acordo com meus conhecimentos, me corrijam se houver algum erro)
  • Gab. B

    Micélio é o nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo. 

    http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1150&evento=2

  • perfeito Diana

  • O micélio é composto de filamentos tubulares individuais de crescimento rápido, as hifas.

    Gab. B


ID
2836144
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos critérios utilizados para classificar os seres vivos é o tipo de célula, que pode ser procariótica ou eucariótica. O Reino dos Fungos (Fungi) abriga organismos que, nas primeiras classificações, eram denominados ―vegetais aclorofilados‖, porém os estudos mais detalhados mostraram que esses organismos têm características muito peculiares. Assinale a alternativa que apresenta uma caracterização correta dos fungos.

Alternativas
Comentários


  • A Os fungos são heterótrofos

    CORRETA - A parede celular dos fungos é constituída por quitina, que é um polissacarídeo encontrado em certos animais.

    C Os fungos são seres unicelulares ou pluricelulares e heterótrofos.

    D A estrutura do corpo dos fungos basidiomicetos (cogumelo) é organizada em uma rede de filamentos denominados micélio, estipe (como se fosse o caule) e chapéu (parte aérea), entre outras estruturas.

    E A reserva energética dos fungos é formada pelo glicogênio.

  • Gabarito B.


    Os fungos são heterótrofos. Tanto é verdade isso que alguns fungos se associam, em relações mutualística, para obtenção de alimentos.


    Quanto a quitina, este polissacarídeo (não confundir o nome com queratina que é uma proteína) esta´presente na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes.


ID
2911720
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Há mais de 100 anos, em 1904, aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro. Porém, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura.

Atualmente, são oferecidas à população brasileira 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São mais de 300 milhões de doses, por ano, todas adquiridas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/ Acesso: 11 dez. 2018 (Fragmento: Adaptado).


Os cientistas estão em constante pesquisa para desenvolverem vacinas para a imunização da população humana contra diversos agentes causadores que podem ser vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros.


Relacione os agentes causadores enumerados na COLUNA I com as doenças apresentados na COLUNA II:


COLUNA I

1- Protozoários.

2- Fungos.

3- Bactérias.

4- Vírus.


COLUNA II

( ) Tracoma.

( ) Hidrófobia.

( ) Hanseníase.

( ) Histoplasmose.

( ) Toxoplasmose.

( ) Caxumba .


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não conheço a maioria das doenças, mas pelas mais comuns, Hanseníase e Caxumba deu pra resolver. Pra quem já teve caxumba, pode lembrar que não foi prescrito antibiótico, pois a doença é causada por vírus. Hanseníase é a comum lepra causada por bactérias.

  • Hidrofobia é raiva (vírus), bb *

  • fiz desse jeito, Diego Menezes
  • forma correta de escrita da palavra é ANTESSALA. A palavra ante-sala está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Antessala se refere a uma sala que fica antes da sala principal, ou seja, uma sala de espera ou uma antecâmara.

     

    Exemplos:

    • Por favor, aguarde pela consulta na antessala.
    • Os candidatos estão esperando na antessala.
    • A antessala está cheia. Será que já podemos entrar na sala?
  • Ante:

    preposição - Na frente ou na presença de; num lugar próximo a: ele colocou, ante o juri, as provas do crime.

  • Ante:

    preposição - Na frente ou na presença de; num lugar próximo a: ele colocou, ante o juri, as provas do crime.


ID
3011530
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos fungos utilizados pela humanidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Fungos mutualísticos são usados na agricultura para melhorar a nutrição das plantas.

( ) Alguns fungos, como os cogumelos e as leveduras, são utilizados pela indústria alimentícia.

( ) Há fungos que são utilizados pela indústria farmacêutica para a produção da penicilina, por exemplo.

( ) Existem fungos que são utilizados na produção de combustível a partir da biomassa celulósica, como o etanol.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Vivendo que se aprende, ainda não tinha visto sobre produção de combustível com fungo.

    Alternativa correta C

  • Combustível com fungos anaeróbicos, eles realizam a fermentação alcoólica

  • A questão aborda a utilização de fungos pela humanidade para fins específicos e pede que as afirmativas que estiverem corretas sejam apontadas. Os fungos são seres vivos microscópicos eucariontes e podem ser unicelulares (leveduras) ou pluricelulares (cogumelos). Eles são heterótrofos, alimentando-se de matéria orgânica morta ou viva. Muitos podem parasitar os seres humanos, causando micoses e candidíase, e também podem ser muito danosos para a agricultura. Porém, alguns fungos são utilizados pelos seres humanos, como a levedura usada como fermento biológico e usada também na fermentação de bebidas alcoólicas e na produção de álcool combustível. Alguns fungos podem viver uma relação mutualística com outros organismos (raízes de plantas), onde as plantas e fungos são beneficiados. Outros possuem importância na indústria farmacêutica, como exemplo do fungo de gênero Penicillium (medicamento penicilina) e do fungo Tolypocladium inflatum (medicamento ciclosporina). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011; Portal Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ. O papel dos fungos na indústria. Acesso em agosto de 2020)


    Analisando as afirmativas da questão:
    (V) Fungos mutualísticos são usados na agricultura para melhorar a nutrição das plantas. Existem alguns fungos que realizam o mutualismo (relação ecológica harmônica), onde a planta se beneficia na melhora dos nutrientes absorvidos pelo solo (raízes), enquanto que os fungos se beneficiam com os nutrientes que absorve da planta. VERDADEIRA.

    (V) Alguns fungos, como os cogumelos e as leveduras, são utilizados pela indústria alimentícia. Os cogumelos são amplamente utilizados como alimentos (como exemplo o champignon) e as leveduras são utilizadas como fermento (crescimento de pães), na fermentação de bebidas alcoólicas e na produção de combustíveis. VERDADEIRA.

    (V) Há fungos que são utilizados pela indústria farmacêutica para a produção da penicilina, por exemplo. Os fungos do gênero Penicillium são utilizados para a produção do medicamento penicilina. VERDADEIRA.

    (V) Existem fungos que são utilizados na produção de combustível a partir da biomassa celulósica, como o etanol. Alguns fungos (leveduras) são utilizados na produção de etanol celulósico (biomassa) fabricado através de reações químicas e com a fermentação (fungos). VERDADEIRA.
    A sequência correta, respectivamente na ordem de cima para baixo, é: 

    a) V, F, V, F. A segunda e a quarta afirmativas estão como falsas, mas são verdadeiras. Incorreta.
    b) F, V, F, V. A primeira e terceira afirmativas foram colocadas como falsas, mas são verdadeiras. Incorreta.
    c) V, V, V, V. Todas as afirmativas são verdadeiras. CORRETA.
    d) F, F, F, F. Todas as afirmativas estão como falsas, porém, todas são verdadeiras. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.



  • levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria

    levedura é fungo e não bactéria


ID
3044974
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“ ... são fungos filamentosos saprofíticos que apresentam hifas cenocíticas. Um exemplo é o Rhizopus stolonifer, o conhecido mofo preto do pão. Os esporos assexuais do Rhizopus são esporangiósporos. Os esporangiósporos pretos dentro do esporângio conferem ao Rhizopus seu nome comum. Quando o esporângio se abre, os esporangiósporos se dispersam. Se eles caírem em um meio adequado, irão germinar, originando um novo talo de fungo.” (TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, P.333, 2012.)


A qual filo dos fungos o texto acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • Os zigomicetos são fungos terrestres formados por hifas de paredes quitinosas. Alguns são parasitas mas na sua maioria são saprófitas, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta. Não possuem esporos flagelados e na reprodução sexuada produzem zigósporos, ou seja, zigotos de parede espessa e resistente, podendo sobreviver em más condições ambientais.

    Conhecem-se mais de 750 espécies de zigomicetos de que são conhecidos os dos géneros RhizopusPilobolusEntomophthoraGigaspora, etc. 


ID
3046333
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As associações de fungos com outros organismos são muito frequentes na natureza. Dois exemplos dessas associações são a formação de liquens e de micorrizas. Na formação de liquens, a associação ocorre entre uma alga ou cianobactéria fotossintética e um fungo. O fungo que compõe esses organismos na sua maioria pertence a que grupo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Os líquens são associações simbióticas entre algas e fungos que resultam em um talo (Ahmadjian 1993, modificado). Este conceito, talvez por curto e simples, acaba não podendo ser aplicado a toda a imensa diversidade de formas, tamanhos e tipos de relação que ocorrem nas cerca de 20 mil espécies de líquens conhecidas. As algas podem pertencer ao Reino Monera, no caso das cianobactérias (antigamente chamadas algas azuis), ou ao Reino Protista, no caso das algas verdes. Já os fungos (Reino Fungi) pertencem, em sua grande maioria, ao Filo Ascomycota (98% dos liquens), com poucos representantes no filo Basidiomycota (que engloba os cogumelos, por exemplo).

    Fonte: http://www.biodiversidade.pgibt.ibot.sp.gov.br/Web/pdf/Fungos_Liquenizados_Spielmann_&_Marcelli.pdf


ID
3046735
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As estruturas reprodutivas sexuais e/ou assexuais dos fungos são de extrema importância para o reconhecimento das espécies. Já a estrutura somática, além de apresentar pouca informação morfológica para os taxonomistas, é críptica na maioria dos casos. Ou seja, a parte somática do fungo, que é responsável pelo crescimento, ocupação do espaço e obtenção de energia, acaba ficando “escondida” no solo ou dentro do substrato ou hospedeiro. Os fungos podem apresentar sua estrutura somática na forma de duas unidades morfológicas básicas, uma celular e outra pseudocelular extremamente polarizada. Para responder à questão considere as afirmativas:


I. No soma leveduriforme, as leveduras em conjunto formam colônias.

II. No soma filamentoso, as hifas em conjunto formam o micélio enquanto as leveduras formam colônias.

III. No soma leveduriforme, as leveduras em conjunto com as hifas ramificadas formam colônias.

IV. No soma filamentoso, as hifas, ramificadas ou não, em conjunto formam o micélio.

V. Dimorfismo é a propriedade de um fungo apresentar tanto a forma leveduriforme quanto a filamentosa micelial no seu ciclo de vida.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
3046738
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Micotoxinas são substâncias químicas produzidas por fungos, que quando ingeridas por animais ou humanos por meio de alimentos contaminados, podem causar graves intoxicações. Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) O ergotismo é uma intoxicação causada por alcaloides produzidos pelo fungo Claviceps purpurea, que na Idade Média foi responsável por grandes epidemias devido ao consumo de pão feito com centeio contaminado.

( ) Aflotoxinas são produzidas pelo fungo Ganoderma lucidum e causam efeitos alucinógenos em humanos e animais.

( ) Algumas espécies de Aspergillus e Penicillium produzem ocratoxinas, conhecidamente causadoras de nefropatologias em suínos.

( ) Quando avaliada a intoxicação em animais domésticos e humanos, as espécies fúngicas dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium são consideradas as mais importantes.

( ) Tricotecenos, patulina e ácido penicílico são algumas das substâncias produzidas por fungos comprovadamente tóxicas em alimentos.

Alternativas
Comentários
  • ergotismo, também conhecido por envenenamento por Ergotenvenenamento por cravagem e Fogo de Santo António é uma intoxicação causada pela ingestão de produtos contaminados pelo  (Claviceps purpurea), um  contaminante comum do  e outros cereais, ou pelo uso excessivo ou mal orientado de drogas derivadas da .

    aflatoxina é uma  produzida por espécies de  do gênero . É um dos principais tipos de micotoxinas, presente em diversos , sendo considerada uma  que representa risco para a  de  e 

    Ocratoxinas são potentes toxinas fúngicas que afetam alimentos e rações processados e não processados, principalmente sob condições de armazenamento quentes e úmidas.

    As ocratoxinas são conhecidas por agir principalmente como toxinas renais e são carcinogênicas em roedores. A toxina é formada pelas espécies Aspergillus e Penicillium e afeta principalmente cultivos processados e não processados, assim como café, vinho e uvas secas. 

    As cinco mais importantes micotoxinas, referente aos alimentos são: aflatoxina, deoxinivalenol, nivalenol, zearalenona e fumonisinas., Outras micotoxinas foram pesquisadas, isoladas, caracterizadas bioquimicamente, tais como, patulina, citrulina, ácido fusárico, citrinina, ácido penicílico, ocratoxinas, rubratoxinas, esterigmatocistina e tricotecenos.

  • Aflotoxinas são produzidas pelo fungo Aspergillus; micotoxina encontrada no amendoim, espigas de milho e outros cereais. Têm atividade imunossupressora, teratogênica, hepatocarcinogêncica.


ID
3046741
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As micorrizas são associações entre fungos e raízes de plantas. Dentre os diversos tipos de associações micorrízicas, as mais conhecidas quanto a sua importância ecológica e econômica são ectomicorrizas e endomicorrizas. Sobre este assunto, considere as afirmativas:


I. Os fungos endomicorrízicos, também conhecidos como arbusculares ou vesículo-arbusculares, aumentam a absorção de numerosos elementos do solo, configurando aporte de nutrientes necessário para a planta inclusive suportar a pressão em ambientes com elevados níveis de sal, de metais pesados, baixa umidade, altas temperaturas. II. Os fungos micorrízicos, de modo geral, além de dar suporte nutricional para as plantas, também oferecem proteção contra patógenos.

III. Os fungos ectomicorrízicos, que aparentemente colonizaram o ambiente terrestre juntamente com as primeiras plantas vasculares, são fungos que produzem apenas estruturas microscópicas e, até o momento, qualquer estrutura sexual é desconhecida.

IV. Os fungos micorrízicos podem alterar sua condição mutualista, tornando-se parasitas em condições ambientais extremas.

V. Os fungos micorrízicos arbusculares são importantes ecologicamente para as plantas e a comprovação dos efeitos benéficos da associação é que conferiu aos mesmos o grande potencial de aplicabilidade na agricultura comercial.


Assinale a alternativa em que todas a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S)

Alternativas

ID
3046744
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A principal forma de propagação dos fungos é por meio de esporos, sejam eles de origem sexual ou assexual. A reprodução sexual envolve três processos principais. O primeiro é a _____________________, que basicamente é a união de dois protoplastos para envolvimento dos núcleos. O segundo processo é a ____________________, cujo resultado é a formação de um núcleo diploide. Em seguida, a ________________ (o terceiro processo) permite a produção de quatro núcleos haploides. Os tipos de reprodução sexual em fungos são bem variados, podendo ou não envolver gametas, gametângios, esporos ou até mesmo a estrutura somática. A __________________ é o caso clássico onde não há formação de gametas, gametângios ou esporos para acontecer a plasmogamia. Já no ______________ gametangial, na ___________________ e nas copulações gametangial e _____________ ocorre o envolvimento de gametângios, gametas ou esporos.


Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem CORRETAMENTE as lacunas, na ordem em que aparecem no texto acima.

Alternativas

ID
3046747
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma nova proposta de classificação filogenética dos fungos verdadeiros foi apresentada recentemente e nela Ascomycota e Basidiomycota foram considerados filos do sub-reino Dikarya. Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) A fase dicariótica é uma característica compartilhada por espécies de Ascomycota e Basidiomyota, mas somente Basidiomycota apresenta estrutura somática com septação regular.

( ) Espécies de Ascomycota apresentam ascos, onde ocorre a cariogamia seguida da meiose e da produção de esporos haploides, chamados ascosporos.

( ) Espécies de Ascomycota somente apresentam septação simples nas hifas, enquanto espécies de Basidiomycota podem apresentar também septos com fíbulas associadas.

( ) Os basídios são encontrados somente em um grupo de fungos de Basidiomycota.

( ) Os macrofungos pertencem aos Filos Ascomycota e Basidiomycota, mas nem todas as espécies destes filos são capazes de produzir estruturas reprodutivas sexuais macroscópicas.

Alternativas
Comentários
  • A penúltima alternativa, se não ler com muita atenção, te induz ao erro kkk


ID
3048382
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito dos organismos do Reino Fungi são feitas as afirmações abaixo:


I. Os fungos são eucarióticos, apresentam nutrição por absorção (são aclorofilados e heterotróficos), não formam tecidos verdadeiros e a parede celular de suas células contém quitina. A forma de reserva é o amido e sua reprodução se dá através de esporos meióticos (sexual) e mitóticos (assexual).

II. Em alguns ambientes pobres em nitrogênio, vários grupos diferentes de fungos apresentam adaptações como laços ou estruturas adesivas que lhes permitem capturar e digerir nematódeos e outros pequenos animais, atuando assim como predadores.

III. A forma mais comum de reprodução assexuada em fungos é por meio de esporos, porém todos os fungos podem se reproduzir assexuadamente por fragmentação de hifas.

IV. Embora muitos sejam parasitas, alguns fungos estabelecem relações mutualísticas com outras espécies, como ocorre nos líquens e micorrizas. O líquen resulta da associação de fungos Ascomycota ou Basidiomycota com algas unicelulares e filamentosas ou com cianobactérias e as micorrizas são associações destes com raízes de plantas.


A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • I. Os fungos são eucarióticos, apresentam nutrição por absorção (são aclorofilados e heterotróficos), não formam tecidos verdadeiros e a parede celular de suas células contém quitina. A forma de reserva é o amido e sua reprodução se dá através de esporos meióticos (sexual) e mitóticos (assexual). (glicogênio)

    Amido é o produto de reserva da plantas.

  • A forma de reserva dos fungos é o Glicogênio, assim como nos animais.

  • Dessa questão pode-se tirar algumas características dos fungos mais cobradas em concursos:

    1-Eucarioticos, aclorodilados e heterotroficoas

    2-Se alimentam por absorção

    3-Sem tecidos verdadeiros

    4-Parede celular com Quitina

    5-Glicogênio é a reserva energética

    6-Reproducao sexual por esporos ( meiose)

    7-Reproducao assexuada ( mitose): fragmentação de hifas

    8-Podem predar nematoides

    9-Fungos ascomicetos ou basidiomicetos formam relação mutualisticas com algas que sao os líquenes ou com cianobacterias

    10-Formam relação mutualisticas com raízes das plantas ( micorrizas)


ID
3196456
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os itens a seguir, com relação ao reino Fungi:


I. Eucariotos, multicelularidade, presente em muitas formas;

II. Tipo de nutrição: autotrofismo por quimiossíntese;

III. Tem reduzida diferenciação celular. Parede celular, quando presente, como quitina.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • II. Tipo de nutrição: autotrofismo por quimiossíntese;

    erro ao dizer que são autótrofos, pois são heterótrofos, por digestão extracelular através das hifas

  • O item I tá estranho...

    No reino Fungi há organismos unicelulares e multicelulares.


ID
3199906
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são organismos heterotróficos, com mais de 100.000 espécies descritas. Dentre os principais grupos estão os Ascomycota e Basidiomycota. Entre as características dos Basidiomycota cita-se:

Alternativas

ID
3233260
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma confraternização entre amigos, foram servidos pão e vinho. Durante o brinde, um convidado bem humorado agradeceu profundamente a existência dos fungos para a realização dos eventos gastronômicos.

O agradecimento aos fungos, com relação ao pão e ao vinho, respectivamente, refere-se à produção de

Alternativas
Comentários
  • O processo que fala na questão é chamado de fermentação lática. No pão ocorre a ação das leveduras que fazem com que a massa cresça, e no vinho esta fermentação tem como produto o etanol.

    Gabarito: Letra D

  • A - errada pois a glicose e o oxigênio são produzidos na fotossíntese, processo não realizado pelos fungos.

    B - errada pois aminoácidos e monossacarídeos são obtidos a partir do processo de digestão de proteínas e polissacarídeos, respectivamente, mas isso não contribui para a produção de pão e vinho.

    C - errada pois o tipo de metabolismo envolvido no processo citado no texto é anaeróbico.

    D - correta pois o fungo realiza fermentação alcoólica, que produz gás carbônico e álcool. No caso do pão, o gás carbônico contribui para o crescimento da massa e no caso do vinho, o álcool é incorporado à bebida.

    E - errada pois o ácido lático é liberado na fermentação lática e o ácido acético é liberado na fermentação acética, não realizadas pelo fungo.

    LETRA D

  • Os fungos ajudam na fermentação do alimento, no caso do pão, para o vinho ocorre a fermentação que tem como consequência o etanol


ID
3324445
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os fungos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Os fungos são, em sua maioria, heterotróficos. TODOS SÃO HETEOTRÓFICOS.

    B) Os fungos pluricelulares são formados por filamentos ramificados chamados micélios, cujo conjunto é chamado de hifa. O CONJUNTO DE HIFAS É CHAMADO DE MICÉLIO.

    C) Os fungos têm sua parede celular constituída pelo glicerídeo do tipo quitina. POLISSACARÍDEO.

    D) s fungos têm grande importância ecológica devido à decomposição da matéria orgânica morta.


ID
3330196
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, que se desenvolvem em lugares úmidos, pouco iluminados e que não produzem seu próprio alimento. Com base nesse tema, assinale a alternativa que define corretamente o que é micélio dentro desses organismos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.

    Fonte: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1150&evento=2%3C%3C


ID
3456619
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a principal constituição da parede celular de bactérias e fungos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A parede celular é feita:

    Animais : lipoprotéica

    plantas: celulose

    fungos: quitina

    bactérias: peptidoglicana


ID
3509743
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO PARA A QUESTÃO

    Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisas têm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris.
    Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.
Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019.
Adaptado. 

Várias espécies do gênero Candida, que pertence ao grupo de fungos unicelulares, reproduzem‐se por brotamento (gemulação), espalhando‐se rapidamente. No grupo dos fungos pluricelulares, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui

Alternativas
Comentários
  • A questão traz um texto sobre a resistência de determinadas bactérias e de fungos do gênero Cândida. Os fungos unicelulares se reproduzem por brotamento através de reprodução assexuada. Os fungos são organismos heterótrofos e alguns são parasitas de plantas ou animais. O gênero Candida, citado na questão, inclui a espécie conhecida por causar micoses no homem. Os fungos podem se reproduzir assexuadamente por meio de esporos (brotamento ou gemulação), e sexuadamente, com a união de duas hifas (processo similar ao da fecundação) que formam um núcleo que sofre meiose, originando esporos haploides que, caindo em locais favoráveis, podem germinar. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


    No grupo dos FUNGOS PLURICELULARES, a rápida colonização de novos ambientes deve‐se, em grande parte, ao fato de que esse grupo possui:

    a) esporos haploides que germinam e colonizam o ambiente. CORRETA.
    b) reprodução assexuada, produzindo descendentes que são genotipicamente diferentes. Na reprodução assexuada, são gerados descendentes geneticamente iguais, e não diferentes. Incorreta.
    c) zigotos haploides que crescem aceleradamente com mitoses sucessivas. Os zigotos são diploides, unindo dois núcleos haploides. Incorreta.
    d) cistos de resistência que encapsulam adultos diploides. A resistência ocorre nos esporos haploides, que se espalham e rapidamente germinam em superfícies favoráveis. Incorreta.
    e) fases autotróficas, podendo viver sem disponibilidade de alimento externo. Os fungos são organismos heterótrofos, não produzem seu próprio alimento. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.


  • Gabarito: (A)


ID
3558601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ADAGRI anunciou, no mês de abril, que o Ceará é um estado livre da sigatoka negra. Essa é a principal doença da bananeira e é ocasionada por um fungo que está sendo alvo de projeto de pesquisa da EMBRAPA Amazônia Ocidental (Manaus – AM) que visa avaliar a variabilidade genética desse fungo utilizando marcadores genéticos do tipo microssatélites. Microssatélites são regiões do genoma eucarioto que apresentam repetições de uma sequência cerne (sequência motivo) com número variável. O número de alelos geralmente é alto para essas sequências genômicas.

Internet: <www.adagri.ce.gov.br> e <www.cpaa.embrapa.br> (com adaptações).
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue o item subsequente.

Como fungo responsável pela sigatoka negra é um organismo eucarioto, é correto concluir que seu material genético é composto de ácido desoxirribonucleico.

Alternativas
Comentários
  • Os fungos são organismos , ou seja, providos de , onde se encontram o material genético,  (ácido desoxirribonucleico) e  (ácido ribonucleico), uma das características que os inclui no domínio Eukarya.


ID
3659068
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Disciplina
Biologia
Assuntos

Caçadores de fungos Apenas em 2016, pesquisadores já identificaram 10 novas espécies no país.


Entre os cerca de 5 milhões de espécies de fungos que se estima existirem no planeta, somente 100 mil foram descritas até hoje. A 'caça' dos especialistas em micologia - área que estuda esses seres vivos - não se limita à procura por eles na natureza: inclui a pesquisa em laboratório para confirmar se os exemplares coletados em campo pertencem a uma nova espécie. Seguindo esse protocolo, após anos reunindo e estudando espécimes em diferentes locais do país, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descreveram 10 novas espécies de fungos só neste ano. [...] 
Todas as espécies descobertas são macrofungos, que se caracterizam por suas estruturas reprodutoras - como cogumelos e orelhas- de-pau - visíveis a olho nu. “Uma delas, a Marasmius magnus, foi encontrada por Altielys Magnaco e Jadson S. de Oliveira em lagoas de Florianópolis (SC) e no morro Santana, em Porto Alegre (RS)”, conta a bióloga Maria Alice Neves, do Laboratório de Micologia (Micolab) da UFSC e coordenadora das pesquisas. “A Gloeocantharellus aculeatus foi achada por Fernanda Linhares, Pablo Daniels e por mim tanto na capital catarinense quanto na Reserva Biológica Augusto Ruschi, no Espírito Santo. Já as espécies Clavaria diverticulata, Clavulinopsis dimorphica e Clavulinopsis imperata foram coletadas por mim e por Ariadne Nôbrega Furtado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul em áreas de floresta atlântica”, esclarece Neves. 

[...] Disponível em: <https://goo.gl/eOTJh8> - Acesso em: 28 mar. 2017

As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:

Alternativas
Comentários
  • TANTA COISA PARA LEMBRAR :

    Se lembrar de 2 já está bom..rs

    Basidiomicetos: Cogumelos

    Ascomicetos: levedura, líquens, micorrizas e penicilina.


ID
3668635
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2010
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os liquens por não apresentarem mecanismos excretores e, portanto, acumularem tudo que absorvem, têm sido utilizados como instrumento de monitoramento da poluição atmosférica, principalmente os portadores de cianobactérias, por serem especialmente sensíveis ao:

Alternativas

ID
3696646
Banca
AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são responsáveis por desencadear diversas doenças em plantas, animais e seres humanos, mas também são importantes na indústria alimentícia e farmacêutica. Dentre os benefícios dos fungos para o ser humano, pode-se citar 

Alternativas

ID
3722392
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são responsáveis por desencadear diversas doenças em plantas, animais e seres humanos, mas também são importantes na indústria alimentícia e farmacêutica. Dentre os benefícios dos fungos para o ser humano, pode-se citar

Alternativas
Comentários
  • [...] Análises demonstraram que o fungo em questão era o Penicillium notatum e que a substância secretada por ele era capaz de matar bactérias. Surgia nesse momento a penicilina, considerada como o primeiro antibiótico da humanidade e uma das descobertas médicas mais fantásticas. [...]

    Fonte: https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/descoberta-penicilina.htm

  • Eis que você tá saindo de férias, fica com preguiça de arrumar o laboratório e descobre a F*CK*N PENICILINA! O pesquisador desleixado salvando vidas aí!


ID
3732604
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos gelatinosos são classificados como:

Alternativas

ID
3732613
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Não é uma das características gerais dos fungos:

Alternativas

ID
3752191
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Fungi é composto por seres unicelulares ou pluricelulares heterotróficos. Junto com as bactérias, são os principais decompositores do planeta Terra. Sua importância ecológica é tão grande quanto a dos seres produtores e sem eles toda a vida em nosso planeta estaria comprometida. Os fungos podem ser encontrados em todos os cantos da crosta terrestre. Marque a alternativa que indica, dentre os fungos, aqueles que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Outra questão mal elaborada pela banca, pois as associações nas árvores as micorrizas são formadas por basidiomicetos já em plantas de pequeno porte são os ascomicetos.

    Micorrizas são associações entre raízes e fungos . Esse tipo de relação é mutualística.

  • Quando um fungo, na maioria das vezes basidiomicetos, estabelece uma associação com as raízes de algumas espécies de plantas, temos as chamadas micorrizas. Mas nem sempre os basidiomicetos estão associados as raízes das plantas.

  • GABARITO - E

    São mutualísticos por realizaram mutualismo com as plantas que os mesmos se fixam, ou seja, cada um ajuda o outro, sem os prejudicarem.

    CAVEIRA!

  • GABARITO - E

    São mutualísticos por realizaram mutualismo com as plantas que os mesmos se fixam, ou seja, cada um ajuda o outro, sem os prejudicarem.

    CAVEIRA!


ID
3752197
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.

A(Os) _________ é(são) um tipo de infecção fúngica superficial, causada por um fungo dimórfico e lipofílico chamado Malassezia furfur, que se manifesta na pele através de manchas amarelas e acastanhadas, recobertas por fina descamação.

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Esse tipo de questão está muito longe de avaliar um professor de ciências, deveria ser para médico, ou para área da saúde. Vejo que o grande problema nas provas para professor, as bancas cobram temas bem distantes do que são usados nas aulas de ciências.

  • Que isso!!!!

    Absurdo uma questao dessa

  • Eu dei uma olhada nas questões dessa prova é essa banca é horrível. Banca não sabe elaborar provas . Muito suspeita ela prevalecer em vários concursos no Nordeste.

  • Já existe o filtro de "de quais bancas você quer responder questões?", agora o Qconcursos deveria criar um filtro "quais bancas você quer bloquear?" porque tem umas que só Jesus na causa.


ID
3752218
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos são seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares, como as leveduras, utilizadas como fermento na fabricação de massas, ou pluricelulares, como os cogumelos. Eles têm vida livre ou não e são encontrados nos mais variados ambientes, sobretudo em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. O Gênero Penicillium, um fungo anamórfico, ficou bastante conhecido após a descoberta da penicilina 1928. Marque a opção que indica o nome do médico e professor que fez essa descoberta da penicilina.

Alternativas
Comentários
  • A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928. Pesquisando substâncias capazes de combater bactérias em feridas, esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que suas culturas de Staphylococcus aureus estavam contaminadas por mofo e que, nos locais onde havia o fungo, existiam halos transparentes em torno deles, indicando que este poderia conter alguma substância bactericida.

    Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves. A substância recebeu o nome de “penicilina”.


ID
3757015
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A kombucha é uma bebida doce fermentada à base de chá, originalmente da Ásia. Para sua produção, é utilizado tradicionalmente o chá preto, mas o chá verde também pode ser usado como base. Ao chá açucarado é adicionada a chamada “mãe da kombucha”, que vai ser responsável pelo processo fermentativo. No que consiste essa “mãe da kombucha”?

Alternativas
Comentários
  • respondi seu comentário logo acima ok amigo

  • a alternativa ´´E´´ poderia ser considerada

  • A 'mãe do kombucha', como é popularmente conhecida, é uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras

  • A "E" ficou redundante


ID
3775621
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos apresentam diversas características, dentre elas:

I. São decompositores, reciclando carbono e nitrogênio.
II. São utilizados na fabricação de queijos e bebidas alcoólicas.
III. Alguns produzem antibióticos.
IV. Danificam alimentos estocados.
V. Alimentam-se por absorção e reproduzem-se por esporos.
VI. Formam associações simbióticas com raízes de plantas.

As características dos fungos que são, ao mesmo tempo, ecológica e economicamente importantes são APENAS as que constam de

Alternativas
Comentários
  • Resposta errada Qconcursos

  • Muitas questões com gabarito errado, =(

  • Qual seria a alternativa certa?

  • A questão traz diversas características dos fungos enumeradas, e pede para que se diga quais delas são ecologicamente e economicamente importantes. Os fungos são seres eucariontes e podem ser uni ou pluricelulares, são heterótrofos e muitos deles extremamente danosos para a agricultura. Alguns são importantes para determinadas atividades, como as leveduras, com o fermento biológico, a produção de cerveja e álcool combustível. Eles são importantes decompositores na reciclagem da matéria orgânica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
    Analisando as características dos fungos apresentadas na questão:

    I. São decompositores, reciclando carbono e nitrogênio. Essa é uma importância ecológica dos fungos, mas não econômica. 

    II. São utilizados na fabricação de queijos e bebidas alcoólicas. Essa é uma importância econômica, mas não ecológica. 

    III. Alguns produzem antibióticos. Uma importância ecológica por desenvolverem naturalmente uma substância que pode ser utilizada para produzir antibióticos; e econômica para a indústria farmacêutica. 
    IV. Danificam alimentos estocados. Por realizarem a decomposição, danificam alimentos, sendo uma característica de importância apenas ecológica. 

    V. Alimentam-se por absorção e reproduzem-se por esporos. Essa é uma importância ecológica, não econômica.

    VI. Formam associações simbióticas com raízes de plantas. Essa é uma característica de importância ecológica, por criar uma relação ecológica harmônica entre fungos e plantas; e de importância econômica, por aumentar a capacidade de absorção das plantas no solo, permitindo que se formem grandes micorrizas.
    As características dos fungos que são, ao mesmo tempo, ecológica e economicamente importantes são APENAS as que constam de:
    a) IV e V. As característica IV e V são de importância apenas ecológica. Incorreta.

    b) I e V. As característica I e V são de importância apenas ecológica. Incorreta.

    c) II, III e IV. A característica II é de importância apenas econômica; a III é econômica e ecológica; e a IV é apenas ecológica. Incorreta.

    d) I, II e VI. As característica I e II são de importância apenas ecológica; a VI é econômica e ecológica. Incorreta.

    e) III e VI. As características III e VI são de importância ecológica e econômica. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.


  • Para mim, todas as características estão corretas.

  • Prestar atenção que a questão pede as características dos fungos que são, ao mesmo tempo, ecológica e economicamente importantes, por isso a resposta é LETRA E.

  • Características dos fungos que são, ao mesmo tempo, ecológica e economicamente importantes.

    I. São decompositores, reciclando carbono e nitrogênio. Importância ecológica mas não ecológica. (segundo o raciocínio da banca).

    II. São utilizados na fabricação de queijos e bebidas alcoólicas. Importância econômica apenas.

    III. Alguns produzem antibióticos. Importância ecológica e econômica.

    IV. Danificam alimentos estocados. Importância econômica apenas.

    V. Alimentam-se por absorção e reproduzem-se por esporos. Importância apenas ecológica.

    VI. Formam associações simbióticas com raízes de plantas. Importância ecológica e econômica. (micorrizas são úteis na agricultura pois permitem que a planta explore melhor as suas reservas do solo.)

  • Achei mal formulada


ID
3780370
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Coccidioidomicose é uma doença sistêmica, predominantemente pulmonar, podendo, também, comprometer pele, laringe, ossos, articulação e meninges, entre outros. É causada por um micro-organismo do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Causa a febre do Vale. É uma infecção causada pelo fungo Coccidioides.

    O fungo Coccidioides é encontrado no solo e causa infecção quando inalado. Pessoas com sistemas imunológicos debilitados estão particularmente em risco.

    A forma inicial costuma ser leve, com poucos sintomas. Quando ocorrem, os sintomas podem se assemelhar aos da gripe, incluindo febre, tosse, calafrios e dor no peito.

    Os casos leves melhoram por conta própria. Se os sintomas não desaparecerem, medicamentos antifúngicos poderão ser necessários.


ID
3781648
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Reino Fungi compreende seres particulares, dentre os quais o mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis utilizados em diversas receitas culinárias e o penicilium associado à produção de antibióticos. Com relação aos fungos, analise as proposições abaixo.


I. São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, exclusivamente heterotróficos.

II. Nos fungos pluricelulares, o glicogênio é o material de reserva, mas nos unicelulares o amido é que cumpre essa função energética.

III. Realizam sua nutrição através de digestão extracorpórea, liberando, no ambiente, enzimas digestivas que transformam macromoléculas em moléculas menores.

IV. Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.


Está correto o que se afirma somente em

Alternativas

ID
3782911
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma consulta, o médico examina um bebê e observa inúmeros pontos brancos em sua mucosa bucal, mas tranquiliza a mãe da criança, dizendo que é um problema comum, conhecido como "sapinho", uma doença causada por

Alternativas

ID
3785938
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um organismo filamentoso e multicelular foi isolado da matéria orgânica em decomposição. Esse organismo apresenta parede celular formada por quitina, e não possui cloroplastos. Como você classificaria tal organismo?

Alternativas

ID
3789019
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos fazem parte de um reino tão importante quanto os animais e plantas, mas ainda são pouco estudados. Como eles são responsáveis pela reciclagem de nutrientes nos ecossistemas terrestres, são especialmente importantes na Amazônia, onde o solo é geralmente muito pobre.
(Ricardo Braga-Neto, biólogo. www.globoamazonia.com)

A reciclagem da matéria orgânica do solo amazônico, realizada pelos fungos, se processa através da

Alternativas

ID
3792382
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.

Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.

Alternativas

ID
3794083
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos constituem organismos heterotróficos que incluem tipos morfológicos extremamente diversificados, sendo incluídos nesse grupo, EXCETO:

Alternativas