-
Microssatélites são unidades de repetição de pares de bases do DNA (AT, GC), que são utilizados como marcador genético em estudos de parentesco, as migrações humanas e de origem humana. Os microssatélites apresentam taxas mais altas de mutação genética em relação a outras partes do DNA e, portanto, perfeito para estudar ancestralidade humana. Eles são basicamente loci polimórficos presentes no DNA nuclear e DNA organela que consistem em unidades repetitivas 1-6 pares de bases de comprimento.
-
Nunca li sobre essa elevada tx de mutação....
-
Acredito que a justificativa para a alta taxa de mutação serve para seu uso como marcador genético, usado para identificação humana por exemplo. Pois se ele não apresentasse uma certa taxa de mutação, não seria possível utilizá-los para identificação, pois a maioria das pessoas teriam os mesmos alelos.
-
elevada é um termo muito subjetivo. não tem comparação na questão para saber se é elevado mesmo.
-
Os microssatélites possuem um alto polimorfismo, decorrente das altas taxas de mutação nestes locos, que variam de 10-2 a 10-6 por geração. No entanto, são flanqueados por sequências únicas e por isso podem ser amplificados através de PCR, o que fazem deles ótimos marcadores moleculares.