SóProvas


ID
111982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A república do Acre, proclamada em 14 de julho de 1899, resultou

Alternativas
Comentários
  • A opção correta, ou seja, "C", parece retirada da orelha do livro "Galvez, imperador do Acre". Quase dá para responder só pensando no título do livro de Márcio Souza. Saber do interesse brasileiro na região também ajuda.
  • Apenas uma breve retificação no comentário de Miramontes:
    A Proclamação da Independência do Acre, por Gálvez, foi a primeira de três tentativas de independência do Estado acreano que se iniciou em 1899, como especificado na assertiva - e não em 1889, conforme citado pelo colega.
    Acredito que deva ter sido um mero erro de digitação, mas é apenas para ficarmos atentos à data.
  • República do Acre (nome oficial: Estado Independente do Acre) foi um Estado nacional de breve duração, situado no território ocupado pelo atual estado brasileiro do Acre. Foi proclamado por três vezes diferentes; a primeira deu-se em 14 de julho de 1899, pelo espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e contou com o apoio vizinho do governo estadual do Amazonas; este tinha como sua capital Puerto Alonso, rebatizada de Cidade do Acre (atual Rio Branco ).

    A segunda República do Acre foi proclamada em novembro de 1900, por brasileiros, tendo Rodrigo de Carvalho assumido o cargo de presidente. Um mês depois, em 24 de dezembro de 1900, os brasileiros foram derrotados pelos militares bolivianos, que dissolveram a República. A terceira República, foi proclamada durante a Revolução Acriana, por José Plácido de Castro, em 24 de janeiro de 1903.

    O fim permanente do Estado deu-se com o Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, que legitimou a posse brasileira sobre o Acre.

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_do_Acre