SóProvas


ID
1119826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às armas biológicas, julgue o item subsequente.

A varíola é causada pelo Orthopoxvirus variolae, um vírus de DNA, pertencente ao gênero orthopoxvirus, considerado o agente biológico mais devastador para a prática de bioterrorismo.

Alternativas
Comentários
  • A varíola causada pelo virus Orthopoxvirus variolae também pode ser usada como arma biológica de grande impacto, pois hoje a vacinação em massa não é mais feita e poucas pessoas estão imunizadas. Além do uso por terroristas, a varíola corre o risco de ser utilizada como arma militar.

    http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/02/virus-da-variola-na-mira/

  • O vírus da varíola é um vírus de DNA, um dos maiores vírus conhecidos. O fato de seu material genético ser de DNA dupla fita foi determinante no sucesso da vacinação, uma vez que o vírus não muta muito e é bem suscetível à vacina. Surgiu na África, mais ou menos em 10 mil a.C., de um vírus que provavelmente veio do camelo (!). Fonte http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/06/variola_uma_das_maiores_pandem/

  • Foi só eu que marquei Errado por conta do final da afirmativa que diz que o vírus é o " mais devastador para a prática de bioterrorismo".

     

  • "considerado o agente biológico mais devastador para a prática de bioterrorismo" acho um exagero sem tamanho, pois com o tanto de agentes biológicos existentes e a quantidade de pesquisas mantidas em segredo, não há como garantir que esse é o mais. Deveria ser Errado o gabarito. Aliás, o gabarito preliminar dessa questão foi dado como errado e após recurso o Cespe resolveu alterar para Certo.

  • Varíola representa uma ameaça séria para todas as populações civis, uma vez que a sua taxa de fatalidade ronda os 30%, ou mais entre pessoas não vacinadas, e devido a ausência de terapia específica.

    Apesar da doença ter sido desde sempre considerada a doença mais devastadora de todas as doenças infecciosas, o seu potencial de devastação hoje em dia é ainda maior do que anteriormente.

    Fonte: Portal São Francisco