SóProvas


ID
112012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os diversos tipos de inflação historicamente registrados estão associados a diferentes teorias e apresentam causas e características próprias. A inflação inercial, por exemplo, caracteriza-se por uma

Alternativas
Comentários
  • (A) o processo fica cada vez mais engessado. Ao tentar "adivinhar" a inflação futura, os agentes que remarcam seus preços começam a olhar para trás e procurar um índice que espelhe melhor. Cada vez mais agentes "migram" para esse índice e, no limite, a inflação do mês seguinte será a do mês anterior + um erro cometido por aqueles que não seguiram "a turma" e aumentaram seus preços para mais ou para menos.(B) a memória inflacionária fica cada vez mais forte. No limite, como disse acima, a inflação do mês seguinte é praticamente a do mês anterior.(C) CORRETO. Pois ninguém quer ficar "para trás" e procura aumentar seu preço de acordo com o seu vizinho.(D) A indexação se torna geral e irrestrita. De contrato de aluguel a fornecimento de energia elétrica, TUDO tem que ter um índice de correção.Da WIkipedia:Inflação Inercial refere-se à idéia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura. A inflação se mantém no mesmo patamar sem aceleração inflacionária e é decorrente de mecanismos de indexação. Estes mecanismos podem ser: formais e informais. Formais: regras específicas e legais de aumento. Ex.: aluguéis, mensalidades escolares, etc. Informais: quando os agentes aumentam o preço porque os outros também o fizeram. No Brasil, na época da inflação elevada(nos anos 70 e 80) os contratos de diversos tipos tinham cláusulas de correção que eram auto-aplicáveis. Isso gerou na população um comportamento inflacionário: transferia-se para o mês seguinte a taxa de inflação do mês passado mesmo que não houvesse pressões de demanda ou de custo.
  • A inflação inercial não provém das variações das demandas agregadas e das ofertas agregadas, mas das expectativas  dos agentes econômicos de que nada vai mudar em relação aos preços. Em suma: mesmo que todas as causas possíveis não estejam mais presentes, as empresas continuaram aumentando os preços e as famílias, por insegurança, continuaram fazendo estoque.
  • A inflação inercial deriva do processo de indexação. A indexação e, por conseguinte, a inflação inercial, ocorrem quando os agentes, no intuito de se proteger dos efeitos da inflação futura, remarcam preços e salários baseados na inflação passada, provovando assim um círculo vicioso de inflação. 

    Bons estudos!
  • A inflação inercial é aquela que tende a se transferir de um período para outro, como memória inflacionária de outrora. Assim são exemplos de inflação inercial, a correção de impostos, alugueis e salários, pela inflação passada, o que de fato ?contamina? os indicadores do ano corrente, mostrando a tentativa de manutenção dos preços relativos presentes no passado.

    Gabarito: C


    Fonte: Prof Alex Mendes, EVP


    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=zNjOObd0Zw8EyEDoIr_ofZf_6Asahfse913g1Kry0og~

  • Resposta C

    -------------------------------

    >>A inflação relacionada à indexação, isto é, aquela que ocorre porque os preços se reajustam automaticamente à inflação passada, é denominada inflação c) inercial.

    >>Os mecanismos formais e informais de indexação de preços e salários verificados na economia brasileira na década de 1980 representam elementos da inflação: a) Inercial

     

    #sefazal