SóProvas


ID
1120441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de teorias das organizações.

Em uma organização em que se pretenda enfrentar os novos desafios da administração contemporânea, deve-se aumentar o efetivo de colaboradores e verticalizar toda a cadeia de produção dos serviços que são desenvolvidos nos processos ao longo da estrutura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”. A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.

  • Um dos objetivos das instituições contemporâneas é diminuir a rotatividade. Como exemplos de desvantagens da rotatividade: 

     

    • Quando a empresa substitui um colaborador por outro com desempenho inferior, impacta negativamente a produção e nos processos da organização.

     

    • Perdas de funcionários com qualidades e habilidades especiais ou que ocupam cargos-chave podem ter efeitos desastrosos por longo período, até o substituto estar totalmente ambientado.

     

    • “Entrega” para a concorrência de funcionários qualificados.

     

    CHIAVENATO

     

     

     

  • VERTICALIZAR TOOODA A CADEIA DE PRODUÇÃO TORNARÁ A ORGANIZAÇÃO MAIS BUROCRÁTICA, ISTO É, POSSUIRÁ UM DESENHO MECANÍSTICO. LOGO, NÃO SE TORNARÁ FLEXÍXEL O SUFICIENTE PARA SE ADAPTAR ÀS MUDANÇAS DO AMBIENTE EXTERNO. A ORGANIZAÇÃO DEVE SUBSTITUIR O ESQUEMA HIERARQUICO E VERTICAL POR UM ESQUEMA HORIZONTAL E BASEADO NOS PRINCIPAIS PROCESSOS DA EMPRESA, OU SEJA, CRIAR EQUIPES MULTIFUNCIONAIS DEDICADAS AOS PROCESSOS DA EMPRESA. DEIXANDO, ASSIM, DE SER UMA ORGANIZAÇÃO TOTALMENTE BUROCRÁTICA PARA SER UMA ORGANIZAÇÃO MAIS ADAPTATIVA. LEMBRANDO TAMBÉM QUE NÃO PRECISA, NECESSARIAMENTE, MUDAR TODA A CADEIA, BASTA MUDAR UMA PARTE DESTA CADEIA VERTICALIZADA. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • _______________________________________________________________________________________

    Entenda primeiro o que é VERTICALIZAÇÃO:

    Verticalização é um termo utilizado para se referir a uma forma de apresentação das carreiras profissionais dos indivíduos.

    A verticalização seria uma especialização focada em uma determinada área do conhecimento.

    Em Empresas: Verticalização seria a tendência à especialização das atividades de uma certa empresa em torno de sua tarefa principal(sua razão de existir), terceirizando-se o esforço empregado em atividades complementares.

    ____________________________________________________________________________________

    As Consequências da Rotatividade de Pessoal

     

    Por Flávio Fausto

    A Rotatividade de Pessoal tem consequências positivas e negativas e deste modo, pode ser favorável ou prejudicial para as organizações. De acordo com o objetivo deste blog, abordarei com maior profundidade as consequências prejudiciais nas organizações.

     

    1 – Consequências positivas:

    Substituição de um funcionário com baixo desempenho, possibilidade de admitir colaboradores que tragam para a empresa conhecimentos (ideias, tecnologias, estilos, inovação etc), redução na organização de comportamentos indesejáveis (desmotivação, apatia, absenteísmo, sabotagem, falta de qualidade no trabalho, etc), diminuição de conflitos e outras.

    2 – Consequências negativas:

    Quando a empresa substitui um colaborador por outro com desempenho inferior, impacta negativamente a produção e nos processos da organização.

    Perdas de funcionários com qualidades e habilidades especiais ou que ocupam cargos-chave podem ter efeitos desastrosos por longo período, até o substituto estar totalmente ambientado.

    “Entrega” para a concorrência de funcionários qualificados.

    Dificuldade nas comunicações e nas relações interpessoais, na medida em que o colaborador que sai é importante nos processos de comunicação e fundamental para a coesão da equipe. E outros...

    __________________________________________________________________________

     

    “A rotatividade de pessoal – pelos seus inúmeros e complexos aspectos negativos – quando elevada torna-se um fator de perturbação. Principalmente quando forçada pelas empresas no sentido de obtenção de falsas vantagens a curto prazo, o certo é que a médio e longo prazos a rotatividade provoca enormes prejuízos à organização, ao mercado e à economia – principalmente ao empregado tomado individual ou socialmente em relação à sua família”.


    Fontes:

    Silva, Glenio Luiz da Rosa e. Controle do turnover: como prevenir e demitir com responsabilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

    Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. 4. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

    http://www.gpportal.com.br/2013/08/as-consequencias-da-rotatividade-de.html

     

    Portanto, a questão era ERRADA.     

     

     

     

  • Em uma organização em que se pretenda enfrentar os novos desafios da administração contemporanêa, deve se distribuir internamente e externamente o efetivo de colaboradores e horizontalizar grande parte da cadeia de produção dos serviços que são desenvolvidos nos processos ao longo da estrutura organizacional. 

  • VERTICALIZAÇÃO É PALAVRA DO MAL, QUANDO SE DIZ ALGO RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS PARA ATENDER ÀS NOVAS DINÂMICAS DO MERCADO. 

  • GABARITO: ERRADO.

    Deve-se horizontalizar toda a cadeia de produção.

  • HORIZONTALIZAR SIM

    VERTICALIZAR NÃO

  • A tendência é o "Downsizing" - redução de pessoal- horizontalizar com o Outsourcing - terceirização.