SóProvas


ID
1120453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à administração pública, julgue os itens subsecutivos.

O governo que se orienta pelo consenso e que busca a efetividade dos resultados com ações que contemplam a igualdade e a inclusão adota um modelo de governança adequado, segundo os critérios clássicos de uma boa governança.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Discordo do gabarito, já que houve a confusão de dois conceitos muito importantes, EFETIVIDADE E EFICIÊNCIA. Enquanto a EFETIVIDADE se refere à necessidade de correção e melhoria no processo decisório, centralizando-o, proporcionando maior qualidade destas e que se estão de fato sendo cumpridas e atingindo o interesse nacional, a EFICIÊNCIA refere-se à prestação de um serviço de qualidade com baixo custo de produção, isto é, relação ótima de Custo-benefício

    EFETIVIDADE --> PROCESSO DECISÓRIO. 

    EFICIÊNCIA --> RESULTADO. 


    Fiquem com Deus. FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 

  • A orientação pelo consenso é dada pela governabilidade, com a conciliação/intermediação de muitos interesses divergentes da sociedade. 

  • GABARITO: CERTO.

     

    Apesar do colega Hugo não concordar com o gabarito.

  • A efetividade não tem a ver com o processo descisório, mas sim com a relação resultados/ impactos na sociedade. O conceito de governança também está bem aplicado, já que se refere à capacidade de implementação de políticas púlicas. Logicamente, uma boa governança deve levar em conta a efeitividade em suas políticas públicas. Correto.

  • Segue observação sobre questões CESPE que vão te ajudar a entender melhor essa questão:

    (CESPE/CESBRASPE)

    GOVERNANÇA Refere-se ao conjunto de elementos que determinam a capacidade de gestão da administração pública, baseando-se, portanto, no conceito de efetividade. CORRETO

    (CESPE/CESBRASPE)

    O grau de governança de uma rede depende da qualidade das interações entre os atores. CORRETO

    (CESPE/CESBRASPE)

    O conceito de governança corresponde aos padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e por meio das fronteiras do sistema econômico.CORRETO

    Dessa forma, o consenso que a questão fala diz respeito a necessidade de articulação/ cooperação desses atores. A efetividade está sim relacionada com a Governança, pois ela associa-se a capacidade de gestão.Além de tbm ter relação com a igualdade, devido o princípio da Equidade da Governança, ex.:igualdade de gênero.

    Dica: Só resolvam questões Cespe, algumas são parecidas. Adm é um conteúdo infinito, então quanto mais resolverem, melhor!!

  • Gente, o gabarito dado pela banca é CERTO!!!!!!

  • De fato, o governo que preza pela boa governança com certeza quer estar alinhado a uma política de igualdade e buscando um efetivo resultado para atingi-lo.

    Pois,

    A efetividade relaciona-se com o impacto dos resultados obtidos. Se foram alcançados, se chegaram onde propuseram em suas metas, que seria atingir uma efetiva igualdade nas políticas públicas formulado pelo governo, quando tem como parâmetro a inclusão social, por exemplo. E isso está atrelado a uma boa governança.

    Sem isso, ocorreria uma governança fraca, que levaria ao desperdício.

    Para uma boa governança, explica Rodrigo Coelho do Carmo, Conselheiro do TCE/ ES:

    "Diante da evolução gerencial da Administração Pública, elevando os modelos de gestão a parâmetros mais eficientes, é basilar que o direito à boa governança pública assuma caráter fundamental, de modo a permitir que a sociedade alcance a real significação do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

    Pode-se dizer que a boa governança é um conceito essencialmente democrático e que, sobretudo, se realmente implementada, leva a uma eficácia significativamente maior dos direitos humanos."

    E ainda, segundo o TCU, algumas diretrizes da governança pública organizacional descritas no 10 passos para uma boa governança (2ª Edição):

    1. definir formalmente e comunicar claramente os papéis e responsabilidades das instâncias internas e de apoio à governança, e assegurar que sejam desempenhados de forma efetiva;

    2. estabelecer processos decisórios transparentes, baseados em evidências e orientados a riscos, motivados pela equidade e pelo compromisso de atender ao interesse público;

    (...)

    8. estabelecer objetivos organizacionais alinhados ao interesse público, e comunicá-los de modo que o planejamento e a execução das operações reflitam o propósito da organização e contribuam para alcançar os resultados pretendidos;

    (...)

    Dessa forma, conclui-se que a boa governança deve seguir padrões de equidade e ética sempre aptos a atingir o interesse público ao implementar as políticas públicas e de forma efetiva.

    Gab. Certo

  • Concordo em partes com Hugo . No entanto , a questão não excluiu a eficiência , só não falou nela . A governança , através de políticas públicas , não só carece de eficiência como também efetividade , pois visa atender aos desejos da população , da o retorno a ela desejados . Corrijam-me se estive errado