Questão correta, outra semelhante:
A Administração Pública Burocrática surge na Europa, na segunda metade do século XIX, na época do Estado Liberal. Sobre a Administração Pública Burocrática, é correto afirmar que
(A) esse modelo surgiu como forma de eliminar por completo o patrimonialismo e evitar que houvesse uma hierarquia funcional na administração.
(B) sua qualidade fundamental é a efetividade no controle dos abusos. (CORRETA!)
(C) nesse estilo de administração, nem sempre são necessários controles rígidos dos processos.
(D) sua qualidade principal é a eficiência e a capacidade de voltar-se para os cidadãos.
(E) na Administração Pública Burocrática, o Estado volta-se para a população, para o interesse do cidadão, visando a sempre servir à sociedade.
Comentários:
“Administração Pública Burocrática – Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas.
Por outro lado, o controle – a garantia do poder do Estado – transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em conseqüência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua missão básica, que é servir à sociedade. A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes. Este defeito, entretanto, não se revelou determinante na época do surgimento da administração pública burocrática porque os serviços do Estado eram muito reduzidos. O Estado limitava-se a manter a ordem e administrar a justiça, a garantir os contratos e a propriedade.”
Vejam que a alternativa B é cópia literal do trecho do Plano Diretor.
A alternativa A está errada, pois o modelo patrimonial não foi totalmente eliminado, ele persiste até hoje (nepotismo, corrupção, clientelismo).
A alternativa C está errada, pois os controles rígidos de processos são fundamentais neste modelo.
A letra D está errada, uma vez que a administração burocrática é orientada para si mesma e não é marcado pela eficiência.
Por fim, o erro na opção E é que o modelo perde a noção de servir ao cidadão.
Gabarito: alternativa B.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/isssp-comentarios-das-questoes-de-administracao-publica/