-
Classificação por esfera: em qual orçamento?
Classificação institucional: quem faz?
Classificação funcional: em que área a despesa será realizada?
Estrutura programática - Programa: o que fazer?
Estrutura programática - Ação: como fazer?
Meta física: quanto se pretende desenvolver?
Natureza da despesa: quais insumos se pretende utilizar ou adquirir?
Categoria econômica da despesa: qual o efeito econômico da realização da despesa?
Grupo de natureza da despesa: em qual classe de gasto será realizada a despesa?
Modalidade de aplicação: qual a estratégia para realização da despesa?
Elemento da despesa: quais insumos que se pretende utilizar ou adquirir?
Identificador de uso: os recursos utilizados são contrapartida?
Fonte de recursos: de onde virão os recursos para realizar a despesa?
Identificador de operação de crédito: a que operação de crédito ou doação os recursos se relacionam?
Identificador de resultado primário: como se classifica essa despesa em relação ao efeito sobre o resultado primário da União?
Dotação: quanto custa?
Fonte: livrinho do Paludo.
-
Questão fora do edital!
O edital previu: 2.6 Despesas públicas: categorias, estágios.
Pois é! Não há a previsão de classificação por esfera, tampouco termos genéricos como “classificações orçamentárias”.
Assim, a questão deveria ser anulada por ter extrapolado o edital.
Quanto ao conteúdo, a primeira classificação da programação qualitativaé a classificação por esfera orçamentária. A esfera orçamentária tem por finalidade identificar se o orçamento é fiscal, da seguridade social ou de investimento das empresas estatais, conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF/1988. Como podem perceber a questão ainda está incompleta.
Gabarito da Banca: Certa
Gabarito proposto: Anulada
-
A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a dotação pertence ao orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5 o do art. 165 da Constituição. Dessa forma, o fato de a afirmativa não incluir o orçamento de investimento das empresas estatais não tornaria a questão errada?
-
Que legal. O Orçamento de Investimento foi excluído da programação orçamentária e financeira. Questão inacreditável.
-
Fui pelo mesmo raciocínio do Vitor... E o orçamento de investimento em empresas estatais????
-
Fico pensando o seguinte: Ninguém estuda o suficiente pra entrar com recursos contra uma questão dessa? Se ninguém fala algo o CESPE acaba considerando mesmo. É foda usar isso como embasamento.
-
Caramba fui de Errada pelo fato de falta o Orçamento de Investimento das Empresas.. considerei a questão incompleta e o Cespe vem e aceita como Certa. Ja resolvi questão semelhante e ele considerou Errada e a correção dizia: "faltou citar tal investimento,.." Vá entender....
-
Esse tipo de questão é uma verdadeira loteria. A banca não segue uma regra.
Nesse caso, além de estar incompleta (o que geralmente é considerado correto) limitou a classificação a apenas duas esferas.
-
E o orçamento de investimento ? eu hein, que Deus me ajude com uma dessas na hora da prova.
-
O orçamento público criado pelo CESPE.
chega ser RIDÍCULO considerar essa questão correta, deve ser anulada, uma afronta aos estudiosos de finanças.
CESPE SENDO CESPE AFFF!
-
Realmente é uma loteria.
Quando uma questão está incompleta, a CESPE as vezes considera certa, outras vezes errada. É o tipo de questão que é melhor deixar em branco.
Ora, bolas!!
-
Na minha concepção incorreta.
A classificação segundo a esfera orçamentária deve indicar se a despesa será consignada no orçamento fiscal ou no orçamento da seguridade social.
Se é (DEVE) e se referir a um investimento das estatais, NÃO poderá receber classificação nenhuma com base nesta questão esdrúxula.
-
QUE QUESTÃO É ESSA?????
Na LOA, a esfera tem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais , conforme disposto no § 5o do art. 165 da CF. Na LOA, o classificador de esfera é identificado com as letras “F”, “S” ou “I”. Na base de dados do SIOP, o campo destinado à esfera orçamentária é composto de dois dígitos e será associado à ação orçamentária:
- Orçamento Fiscal : referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
- Orçamento da Seguridade Social - abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público; e
- Orçamento de Investimento : orçamento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
-
Galera, infelizmente temos que dançar conforme a música, ou seja, temos que conhecer a banca para entender como ela adota as questões e seu método de julgamento. Em nenhum momento a assertiva afirma SOMENTE/APENAS os orçamentos fiscais e de seguridade social. Relamente, a classificação por esfera orçamentária aponta em qual orçamento a despesa será alocada: orçamento fiscal, seg. social e de investimentos. Portanto, os orçamentos informados na alternativa (orçamento fiscal ou de seg. social) fazem parte, sim, dessa classificação.
-
Vi alguns comentários em outras questões de alunos falando que o CESPE considera questões incompletas como corretas, mas esta foi dificil de engolir!
Ao falar "orçamento fiscal ou no orçamento da seguridade social" da a entender que só existem estas duas opções, quando na verdade temos ainda a categoria "investimento das estatais".
-
Quem errou, acertou. kkkk
-
CERTO
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Contabilidade
O objetivo da classificação da receita pública por esfera orçamentária é identificar se o item a ser classificado pertence ao orçamento fiscal, ao orçamento da seguridade social ou ao orçamento de investimento das empresas estatais.(CERTO)
Bons estudos!!!!
-
aHHHH, GALERA!
Questão de RLM. Vamos pedir pro QC colocá-la no local correto.
A classificação segundo a esfera orçamentária deve indicar se a despesa será consignada no orçamento fiscal ou no orçamento da seguridade social.
P = será consignada no orçamento fiscal
Q = será consignada no orçamento da seguridade social.
Tabela verdade do P v Q (disjunção) :
VV = V
VF = V
FV = V
FF = F ( Não será consignada no OF, tampouco no OSI, logo, kkk, será consignado no OIE ).
Faltou raciocínio, galera?!
Questão fácil.
-
Cuidado, CESPE sendo CESPE, o incompleto não é erro.
Por esfera
(10) OF
(20) OSS
(30) OI
Bons estudos.