SóProvas


ID
1120615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi contratada para desenvolver o projeto de arquitetura de um edifício público. A administração pública decidiu contratar separadamente os projetos complementares de engenharia, como estrutural, elétrico e demais disciplinas. Porém, a contratada responsável pelo projeto de arquitetura tinha a atribuição de coordenar e garantir a compatibilização de todas as áreas. Durante a execução dos contratos, foram verificadas as seguintes observações:

• a projetista estrutural não aceitou nenhuma intervenção do arquiteto em sua proposta de solução, alegando que isso é atribuição do fiscal de contrato;

• uma das empresas contratadas para desenvolver um dos projetos de engenharia alegou que o prazo previsto no edital para elaboração do projeto era tecnicamente inviável, e pleiteou uma dilação do prazo contratual para concluir os trabalhos.

Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subsequentes.

A dilação de prazo solicitada por uma das empresas é justificativa aceitável para a prorrogação do prazo contratual.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Se o prazo era previsto em edital e as contratadas sabiam de todas as condições definidas pelo edital,  a alteração das condições na execução da obra não se darão por mera discordância do instrumento convocatório;


    Lembrando que o contrato pode ser alterado, por acordo entre as partes nos casos de:

    - alteração na forma de pagamento

    - alteração na forma de execução

    - alteração no regime de garantia

    - modificações que alterem o equilíbrio financeiro e econômico do contrato (causas imprevisíveis ou previsíveis de consequências incalculáveis)

  • Termo de adesão. Adm. falou você vai ter que sentir a pressão, neném.