-
Gabarito dado como certo.
Eu diria o baixo nível educacional dos habitantes deriva também da falta de incentivo ou cobrança a essas classes expostas pelo texto.
-
Eu trabalhei vários anos em favelas do rio no combate à dengue. Os fatores são diversos, vai muito além da má qualidade das escolas, como: cultural ( os pais acham que a prioridade é o trabalho), econômica (necessidade de trabalhar em vez de estudar), Emigração (muitos vêm Norte e do Nordeste com baixa escolaridade), social (criminalidade, falta de infraestrutura), etc.
-
Para agregar conhecimento:
Aglomerado subnormal é como o IBGE chama um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais (barracos ou casas) sem título de propriedade e com pelo menos uma das das seguintes características: irregularidade das vias de circulação e do tamanho e da forma dos lotes; e/ou carência de serviços públicos essenciais (coleta de lixo, rede de esgoto, rede de água, energia elétrica e iluminação pública). Em linguagem não técnica, os nomes dados aos aglomerados subnormais variam de acordo com a região do país—podem ser favelas, invasões, comunidades, vilas, mocambos, ressacas, etc. Fonte: O Globo
O que marca de forma mais acentuada o morador da favela hoje não é tanto a urbanização, mas o baixo nível educacional — afirma Dalcio Marinho, diretor do Observatório de Favelas.
-
Uma vez que a baixa qualidade das escolas públicas
acessadas por crianças moradoras de favelas é uma das principais explicações
para o baixo nível de educação dos moradores desses aglomerados. Entretanto,
essa é apenas uma das explicações, pois o problema da baixa escolaridade é mais
complexo, sendo explicado, também, por outros motivos. Entre os adultos, muitos
deles são migrantes e não tiveram sequer acesso à educação nos locais onde
moravam. Entre os mais jovens, há diversos problemas que se juntam à má
qualidade do ensino, como a necessidade de trabalhar para complementar a renda
familiar, a atração por atividades ilícitas praticadas nas favelas, a frequente
pouca insistência dos pais para que os filhos não abandonem a escola, dentre
outros. Ressalta-se que o acesso à educação básica no Brasil atualmente é
universal, mas ainda há dificuldades de manter parcela significativa dos jovens
na escola depois que iniciam os estudos. A questão está certa.
RESPOSTA: Certo
-
Acredito que maioria, assim como eu, não concorda com o gabarito. Questão antiga, não localizei muitas questões sobre o tema Educação pela banca Cespe.
-
Não levaram em consideração a evasão escolar pela necessidade de ser empregado para sustento de uma possível família ou contribuição dessa?
Claro que têm outros motivos, o citado por mim é só um dos.
Bem estranha essa questão, apesar de ser do ano de 2013, o problema educacional do Brasil é antigo... Eu faço parto dele e, infelizmente, acordei muito tarde pra ver que o estudo é quem dá dinheiro e não o trabalho...