SóProvas


ID
1120975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão do que gera interesse é um dos principais focos das teorias da comunicação. Com base nesses sistemas de relevância, julgue os itens seguintes.

Empresas e ambientes redacionais interferem nos sistemas de relevância adotados pelos repórteres, à medida que estes são “socializados” pelos constrangimentos organizacionais, entre eles a política editorial dos veículos para os quais trabalham

Alternativas
Comentários
  • A questão da trata da hipótese de newsmaking. Segundo esta teoria, o ambiente organizacional, a linha editorial, os colegas, a política salarial da empresa, interferem no critério de seleção na postura do repórter, no seu critério de noticiabilidade. 

  • Francisco Junior essa questão refere-se à Teoria Organizacional onde o Jornalista é "socializado" na política editorial da organização através de uma sucessão sutil de recompensa e punição. (Conferir em Nelson Traquina, Teorias do Jornalismo, Pág. 152)

  • Ou seja, quanto mais organizado o processo jornalístico, mais lucrativo.
    De acordo com a Teoria Organizacional, o jornalista é um mercado e as notícias são seus produtos, por tanto é necessária a organização das empresas. As notíciais são como são porque as empresas e organizações jornalísticas assim as determinam.

  • "[...] o jornalista acaba por ser "socializado" na política editorial da organização através de uma sucessão sutil de recompensa e punição." (TRAQUINA, 2005, p. 152)

  • Gabarito: C

    “As referências implícitas no grupo de colegas e no sistema das fontes prevalecem sobre as implícitas no próprio público. enquanto neste ultimo é pouco conhecido pelos jornalistas, o contexto profissional-organizacional-burocrático circunstante exerce uma influência decisiva nas escolhas dos gatekeepers: o já clássico estudo de Breed (1955) sobre o controle social nas redações - analisando os mecanismos com os quais é mantida a linha editorial-política dos jornais – assegura que ela é apreendida por ‘osmose’ e imposta sobretudo mediante o processo de socialização dos jornalistas dentro da redação. A principal fonte de expectativas, orientações e valores profissionais não é o público, mas o grupo de referência, constituído pelos colegas ou superiores. Breed determinas seis motivos que induzem conformidade à orientação do jornal: a. a autoridade institucional e as sanções; b. os sentimentos de obrigação e estima em relação aos superiores; c. as aspirações à mobilidade profissional; d. ausência de fidelidade de grupo contrária; e. a natureza agradável do trabalho; f. o fato de que a notícia tornou-se um valor.” (WOLF, 187)

     

    WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

  • certa

    Entre as teorias do século 20 sobre o jornalismo, a teoria organizacional (Traquina, 2000), formulada por Warren Breed, trata dos constrangimentos organizacionais sobre a atividade profissional do jornalista. Ela mostra que a todo momento o jornalista é levado a ser ‘socializado’ na política editorial da organização, por uma sucessão sutil de recompensas e punições. E que muitas vezes (infelizmente, a maioria) ele se conforma mais com as normas editoriais da política editorial da organização do que com quaisquer crenças pessoais que tivesse trazido consigo para o veículo em que trabalha.