SóProvas


ID
1121053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito dos instrumentos de comunicação interna.

Newsletters são boletins informativos necessariamente impressos.

Alternativas
Comentários
  • O erro é o "necessariamente" impressos. 

  • CARTA INFORMATIVA – NEWSLETTER

    Publicação técnica destinada aos grupos de interesse (financeiros ou de um ramo de negócios), que projeta um conceito dinâmico à empresa, ao arrolar as modificações, os dados econômicos, os êxitos da companhia e a equivalente repercussão para os públicos. Normalmente utilizada por grandes empresas.

    Para Hebe Wey a newsletter é o “noticioso em forma de carta”.

    São impressas em papel de qualidade e devem apresentar excelente apresentação gráfica.

    Tem total aplicabilidade se utilizado na forma eletrônica, dadas as características de seu destinatário.

    Gabarito: E

    Espero ter contribuído.

    Bom estudo!

  • O QUE É UMA NEWSLETTER?

    Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. Saiba mais sobre a newsletter

    A tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades". Obviamente, esse nome nunca vai ser utilizado no Brasil, uma vez que estamos acostumados a incorporar os termos da Internet na forma original em inglês, portanto vamos continuar a chamá-la de Newsletter.

    A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços. Uma email newsletter utiliza o email como instrumento para essa comunicação e oferece inúmeras vantagens em relação ao formato em papel, enviado pelo correio.

    Diferenças entre uma Email Newsletter e a Mala Direta Eletronica 

    Embora a newsletter possa ser confundida com a mala direta eletrônica, existe uma diferença essencial entre elas. A mala direta oferece promoções, enquanto a newsletter oferece conteúdo sobre determinado assunto e, também, promoções. Isso tem implicações em termos de objetivos e resultados. O objetivo da mala direta é chamar a atenção do leitor para uma determinada oferta e estimulá-lo a ação imediata por meio de algum benefício. Já o objetivo da newsletter é criar vínculos com o leitor, gerando conhecimento de marca e confiabilidade, o que não só abre o caminho para a ação desejada, como estabelece um relacionamento que estimulará a realização de mais ações ao longo do tempo. A mala direta visa a resultados imediatos, a newsletter visa, principalmente, a resultados de médio e longo prazo. Ambas são ferramentas eficientes de email marketing, quando bem utilizadas sendo que  a newsletter é mais recomendada à empresas que tenham visão de longo prazo, na linha do famoso slogan: “você conhece, você confia”.

    Na newsletter, é fundamental a relevância do conteúdo para que haja interesse na leitura e na continuidade do seu recebimento. Se a newsletter não oferecer nada de útil ao público-alvo, é melhor não a enviar, pois o resultado será nulo.

    Exemplo de Newsletter: eCommerceNews*

    Newsletter mensal sobre e-commerce publicada desde 2001

    A email newsletter eCommerceNews teve seu primeiro número  publicado em março de 2001, quando foi enviada para  um punhado de alunos do curso de Ciência da Computação. Hoje é uma referência na Internet brasileira quando o assunto é e-commerce. O público atual da newsletter ultrapassa 100 mil  assinantes e é composto por universitários, pesquisadores e, principalmente, empreendedores  e empresários que utilizam a Internet como canal de comercialização. Citada em diversas publicações como exemplo de email newsletter bem-sucedida.