SóProvas



Questões de Comunicação Integrada na Comunicação Social


ID
95896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as opções abaixo, qual o tipo de conteúdo menos indicado para ser publicado em um portal corporativo?

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Quero saber de onde a banca tirou as questões dessa prova? :/


ID
96088
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing

Alternativas
Comentários
  • Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    É uma das mais emergentes ferramentas de marketing que surgiram com a nova economia, consistindo em contactos diretos que ocorrem individualmente entre a empresa e um cliente (ou grupo de clientes com necessidades idênticas). O Marketing Direto, deve ser utilizado para conseguir uma relação personalizada com os clientes, de forma a conhecê-los o suficiente para poder oferecer a cada categoria os bens e serviços mais adequados. Esta ferramenta é fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita média por cliente. As ações desenvolvidas neste âmbito visam a satisfação das necessidades do consumidor, constituindo a base para a criação de uma relação duradoura, na conquista da sua confiança e lealdade à marca. O Marketing Direto vem dar resposta a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem as necessidades de clientes cada vez mais informados e mais exigentes.

    Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.


ID
96091
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por

Alternativas
Comentários
  • a) errado - marca, nome, sinal, símbolo e desenho que identificam um produto, logotipo...

    b) errado - recorte de jornal, ou conjunto de recortes recebidos por um interessado, através de serviço de apuração, seleção e coleção de noticiários, artigos, matérias, editoriais, etc

    c) certo - impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento relativo a uma campanha. Destinado normalmente a vendedores ou revendedores

    d) errado - relato de um trabalho de marketing (ou de atividade afim) realizado em uma determinada organização. Pode ser elaborado durante ou após a sua execução. Consiste em uma análise da situação anterior, incluindo pontos positivos e negativos, diagnóstico feito, providências tomadas, resultados atingidos e avaliação da eficácia das operações. Usa-se com mais freqüência a forma abreviada: case.

    e) errado - peça de propaganda ou promoção de vendas usada para exibir determinados produtos e atrair a atenção do comprador. Mostruário. Qualquer tipo de material utilizado em pontos-de-venda para expor um ou mais produtos aos olhos do consumidor. Os displays (geralmente fornecidos pelo fabricante como peças integradas ao conjunto da campanha de propaganda) apresentam-se em diversas formas - gôndolas, cestas, arcas, prateleiras móveis - e são confeccionados em papelão, plástico ou arame. Podem ser colocados sobre balcões, em vitrinas, prateleiras, junto às paredes, sobre o assoalho etc. Classificam-se em duas categorias: displays de venda (o produto exibido pode ser apanhado pelo consumidor) e displays expositivos (apenas mostram ou anunciam o produto)

    Bom estudo ;)
  • Segundo o Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça&Barbosa), o termo broadside (p. 30) significa:

     

    Impresso de propaganda utilizado como peça de lançamento de um produto ou de esclarecimento acerca de uma campanha pública ou promoção de vendas. Destina-se geralmente a vendedores, revendedores ou a públicos especiais (jornalistas, políticos, acionistas) para quem é necessário explicar motivos e intenções de uma campanha. Apresenta formato geralmente maior do que os folhetos comuns.


ID
97576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Definir e distribuir corretamente o orçamento de comunicação integrada de marketing de uma empresa é uma tarefa, no mínimo, complexa. O desafio é destinar a maior parte dos recursos às ferramentas mais eficazes e adequadas ao planejamento de comunicação. No caso de venda no varejo, sabe-se que os gastos com promoção de vendas do tipo desconto em uma determinada marca crescem quando o

Alternativas
Comentários

  •     Essa dá pra resolver só pela lógica: se o  cliente "não percebe a marca como diferencial e o objetivo do anunciante é a aceleração imediata das vendas" (alternativa B), é óbvio que os "gastos com promoção de vendas do tipo desconto irão crescer".  Daí, é B na cabeça!!
        Elementar, meu caro Watson....
  • Essa foi muito tranquila, esse tipo de questão não é bom cair na prova, pq não separa os melhor preparados da massa!

ID
114538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os
itens a seguir.

Pauta refere-se ao planejamento de uma edição ou parte dela, no caso de redações estruturadas por editorias.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de uma EDIÇÃO???É o planejamento de uma matéria, reportagem, etc. Não de edição!Essa questão não foi anulada?
  • Acredito que quando a banca aborda o termo planejamento de edição, ela está falando de uma maneira mais genérica, ou seja, a pauta, na medida que pontua assuntos para serem abordados nas notícias, está planejando como será a edição daquela editoria, naquele dia...
    O termo edição não está sendo usado no sentido de editar, selecionar, ordenar a notícia!
  • A banca precisa ter cuidado ao generalizar certos termos pois isso traz ambiguidade à interpretação.

  • Quando eu trabalhava em um jornal, na época, sempre às 19h, havia a dita reunião de pauta, na qual seria decidido o que entraria ou não na edição do dia seguinte. Lia-se a pauta e se decidia para aonde iria cada matéria. A pauta entregue aos jornalistas também traz, mais ou menos, um panorama de como será parcialmente a edição que pode mudar se surgir, do nada, algo mais interessante. No jornal onde eu trabalhei, a pauta vinha com todos os eventos a serem cobertos pelos repórteres. Ela era socializada. Em outros, cada jornalista sabe apenas o que lhe cabe como trabalho naquele dia.

  • Respondendo à Dinara. Trata-se de um trecho do livro A Reportagem, de Nilson Lage "A denominação pauta aplica-se a duas coisas distintas: a) o planejamento de uma edição ou parte da edição (nas redações estruturadas por editorias (...)" (LAGE, p. 15)


ID
114541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os
itens a seguir.

Pautas caem quando não foi possível realizá-las: ou estavam erradas, ou o que previam não aconteceu por algum motivo, ou não se conseguiu apurá-las com os recursos disponíveis.

Alternativas
Comentários
  •  A pauta só cai quando o entrevistado não aparece para a matéria. Ninguém vai fazer uma pauta errada, até porque ela é feita de antecedência.

  • Respondendo ao Verailton: esse é um trecho ao pé da letra do livro A Reportagem, de Nilson Lage "Pautas caem quando não é possível realizá-las: ou estavam erradas, ou o que previam não aconteceu por algum motivo, ou não se consegue apurá-las com os recursos disponíveis." (LAGE, p. 15)


ID
114547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os
itens a seguir.

Notícias publicadas; press releases e informações liberadas por fontes oficiais constituem subsídios rotineiros para a elaboração de pautas.

Alternativas

ID
138715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde poderá optar por escolher um único técnico como porta-voz da organização, buscando dar unidade às informações distribuídas aos veículos de comunicação, evitando conflito de informações. A formatação do discurso único denominase enquadramento.

Alternativas
Comentários
  • Framing ou Enquadramento - apresentação de conteúdo de forma a orientar sua interpretação em certas linhas predeterminadas


ID
138760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Nas publicações jornalísticas institucionais, é desaconselhável que o conteúdo promocional seja mais importante e numeroso que o informativo.

Alternativas

ID
138763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Uma das atribuições típicas de um conselho editorial é organizar a estrutura da publicação, contratando equipe.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    A primeira parte está correta. Mas não é o conselho editorial que contrata a equipe.
    Veja o que diz o site da Editora UFMT:
    O Conselho Editorial é a instância responsável pela elaboração da Política e das Linhas Editoriais,responsabilizando-se também pela avaliação das obras apresentadas para publicação.
    Com mais profundidade, veja o regulamento da Editora PUCRS:
    Art. 1º A Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – EDIPUCRS, órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação, é responsável pela política editorial da Universidade, observando o que estabelecem o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade.
    Art. 2º São atribuições da EDIPUCRS:
    a) decidir sobre os projetos de publicação e divulgação acadêmica da PUCRS;
    b) executar atividades editoriais, impressas e/ou virtuais, de acordo com a política editorial da EDIPUCRS;
    c) editar, co-editar ou reeditar obras de relevância científica, cultural, social ou didática;
    d) promover intercâmbios e parcerias com outras universidades, bibliotecas e entidades congêneres;
    e) observar, nas publicações por ela editadas, as Normas Nacionais e Internacionais;
    f) oferecer assessoria técnica para as Unidades Acadêmicas e órgãos da Universidade , com vistas à editoração das publicações periódicas;
    g) coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à editoração de publicações sob a responsabilidade da Editora.

    Portanto, a atribuição de contratar não cabe ao Conselho Editorial, mas à instância superior.
  • Segundo Torquado, a função do Conselho Editorial é sugerir ideias, planos e programas para as publicações; avaliar o trabalho desenvolvido; orientar a estrutura de comando para determinados aspectos que merecem ênfase na publicação.


ID
141577
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As doações educacionais e filantrópicas, o serviço comunitário e o controle ambiental são elementos das políticas das empresas contemporâneas que devem ser comunicadas e divulgadas como ações de

Alternativas

ID
145627
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto abaixo. O último parágrafo apresenta cinco opções, de "a" a "e", de ações implementadas para gerenciar a crise. Assinale a que está errada.

No dia 30 de setembro de 2004, a empresa Alpha tomou uma decisão mundial: retirar voluntariamente o anti-inflamatório XXX - líder em vendas no Brasil. A decisão deu-se em razão dos resultados de um estudo clínico projetado para avaliar a eficácia da medicação que constatou um risco relativamente maior de eventos cardiovasculares confirmados, tais como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses após o início do tratamento com XXX.

O objetivo número um da empresa era colocar o paciente em primeiro lugar e foi seguindo esta orientação que a crise foi gerenciada.

O primeiro passo foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a decisão e sobre as medidas que seriam tomadas (reembolso aos pacientes, comunicado às farmácias, médicos, sociedades etc.), bem como aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON/ DPDC), de forma a seguir corretamente todas as determinações legais e de mercado vigentes.

Na sequência, foram mapeados todos os públicos que tinham que ser informados, bem como a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência.

Alternativas
Comentários
  • Letra B errada!
    Ora, o presskit é um instrumento valiosíssimo para situações comuns e de crise. Traduzir a situação para um vocábulário compreensível a todos também é um procedimento que deve ser tomado. O errado seria não traduzir as informações técnicas, pois poucas pessoas saberiam sobre o que se trata a questão.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • o que o trecho "Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise." tem a  ver com o enunciado da questão? 

    No meu entender,  fez-se um  comentário sobre uma das formas que poderiam ter sido utilizadas no caso, mas não afirma se foi meio empregado para que "
    a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência" se efetivasse. 

    Bons estudos! 
  • A alternativa E (Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise) não estabelece relação com o caso e as medidas adotadas. Ela é um termo genérico que serve para qualquer outra situação de crise, não a que está sendo demandada pelo comando.


ID
152212
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à assessoria de imprensa de uma empresa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) é responsável pela divulgação da empresa na mídia.

    Na Assessoria de Imprensa, estreitar os laços e o contato entre fontes de informação e os meios de divulgação, ou seja, minimizar as distâncias entre a empresa/cliente e os jornalistas da grande mídia é um dos principais trabalhos da Assessoria de Imprensa. O trabalho de Assessoria de Imprensa visa ainda o fortalecimento da imagem institucional da empresa, a veiculação de informações de caráter jornalístico de interesse para a comunidade em geral ou para públicos especializados nas mídias. E por fim, a Assessoria de Imprensa dá suporte e reforço a campanhas publicitárias, institucionais e planos de marketing das empresas.

     

  • Objetivos !pré_requisitos:

    • Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada3 .
    • Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
    • Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiáticolocal, nacional e internacional.
    • Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.
    • Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.
    • Finalmente, mensurar o trabalho, mostrando relatórios consistentes (de preferência usando indicadores ou KPI) aos assessorados com os resultados conquistados.

    Alguém pode comentar sobre que setor assume então a responsabilidade pela reportagens sobre a empresa ???

  • Acredito que a questão foi muito mal elaborada. 

  • As questões de jornalismo da Cesgranrio são as mais esquizofrêncas. 


ID
152260
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Só eu achei essa questão um tanto subjetiva?


ID
161980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma situação de crise, diante dos diferentes discursos produzidos em uma organização, é importante que a comunicação interna

Alternativas

ID
161983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os gestores da comunicação de uma organização responsável por um desastre ambiental devem, em sua atuação,

Alternativas

ID
165145
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"As investigações sobre as causas do apagão que deixou cerca de 90 milhões de pessoas sem luz em 18 estados brasileiros estão apenas começando, e os especialistas que trabalharam nas investigações anteriores estimam que ainda vai demorar alguns meses para que se saiba exatamente o que aconteceu no dia de 10 de novembro. Mas, no governo, em questão de dias, já se produziram pelo menos duas explicações para o episódio. Ambas atribuem a responsabilidade a intempéries climáticas. Na primeira hipótese, um raio teria provocado um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia em três linhas de transmissão ao mesmo tempo - um evento tão improvável que não se discute, nem na academia nem nas empresas do setor, procedimentos para evitá-lo. Outra possibilidade é que chuvas fortes tenham danificado o isolador de tensão numa subestação de Furnas". EXAME 02.12.2009 p.43.

Diante do caso, ocorreu um inevitável prejuízo sobre a imagem e credibilidade da empresa fornecedora de energia elétrica. O excesso de informações e a falta de precisão dos motivos que levaram ao apagão requer uma atuação especializada no relacionamento com a imprensa. Dessa forma, das assertivas abaixo, quais fazem parte da política da assessoria de imprensa?

I. Restabelecer as relações com a imprensa, promovendo canais sólidos e confiáveis, tornando-se fonte de informação respeitada e solícita.

II. Monitorar as informações divulgadas pela mídia, gerando informações do ponto de vista da empresa fornecedora de energia.

III. Analisar as informações divulgadas, visando ao planejamento de um programa de assessoria de imprensa, em conformidade com o planejamento estratégico da organização, prevendo ações futuras para retomada da credibilidade da prestação de serviços juntos aos públicos.

IV. Contratar uma agência de publicidade para implementar uma campanha junto aos órgãos do governo.

V. Orientar os líderes acerca de entrevistas e posicionamento junto aos meios de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • A assessoria de imprensa é quem vai contratar uma agência de publicidade para corrigir problemas de relacionamento e eficiência com a imprensa? Um despropósito, já que isso contraria suas atribuições e missão profissional.


ID
165154
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação interna representa um dos maiores desafios para empresas de todos os segmentos. Uma política bem estruturada, voltada para a valorização dos funcionários e para o acesso e qualidade da informação, é crucial inclusive para a comunicação com públicos externos, tais como clientes, fornecedores, órgãos do governo, comunidade e concorrência. Para a organização de tal política (comunicação interna), as empresas contam com diversos instrumentos. A respeito dos instrumentos de comunicação interna é correto afirmar que:

I. Uma política de comunicação interna tem por objetivo promover o equilíbrio do clima interno por meio de análise e monitoração do ambiente.

II. O planejamento de comunicação interna prevê a utilização de técnicas combinadas, dirigidas e estruturadas a partir do planejamento estratégico da empresa e das atividades que se voltam à disseminação de informações da organização (livre fluxo) e à valorização dos indivíduos.

III. O mascote - instrumento bastante utilizado em campanhas internas, pode ser entendido como personagem (objeto ou ser) escolhido para representar visual e positivamente um conceito ou uma idéia e deve fixar positivamente a imagem da empresa, de seus produtos ou serviços, junto aos públicos, visando à formação de uma opinião favorável.

IV. Como técnica, as homenagens são prova de reconhecimento, gratidão, importância, admiração ou outro sentimento intenso e positivo produzidas para determinada pessoa por meio de variadas formas de celebração, eventos ou registros. Têm como objetivo fortalecer o relacionamento da empresa com os públicos por meio de reconhecimento público a determinada pessoa, à qual se confere destaque por razões valorizadas.

V. A técnica de datas comemorativas visa ao registro e à comemoração de datas de grande importância para determinado público da organização, tendo como objetivo utilizar datas comemorativas e de grande significado para o público, objetivando retorno de imagem para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A (texto mal escrito pra caramba, meudeus!)


ID
174265
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre HOUSE-ORGAN é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d) é um periódico de comunicação institucional e uma ferramenta de Relações Públicas, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa etc).

    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina. 

    A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos (cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.

     

  • Pelo que pesquisei, a letra A refere-se à comunicação dirigida e a B, ao atendimento ao cliente.


ID
174289
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Stakeholder é uma expressão utilizada para designar

Alternativas
Comentários
  • Pela análise das questões, a alternativa que melhor define o conceito de stakeholder é a letra C.

    Stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. Exemplos: a comunidade, outras áreas da empresa, os concorrentes, os fornecedores, o próprio governo, investidores e acionistas.

     

  • Resposta: c) pessoas, grupos ou empresas relacionados direta e/ou indiretamente às ações de uma organização.

    Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em administração referente as partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

     

  • Stakeholder se refere aos públicos de interesse da empresa, que a impactam e são por ela impactados. Substitui a noção clássica e já ultrapassade de "publico alvo", ideia muito simplificada. 


ID
187711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.

Alternativas

ID
187717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://docslide.com.br/education/a-reputacao.html

  • Qual o erro da A?

  • Gestores de comunicação planejam a identidade da instituição. A imagem é como a pessoa vê a empresa (tanto que se pode ter uma imagem da empresa antes mesmo de se acessar sua identidade, só pelo achismo), então cai numa esfera mais pessoal, de modo que não é possível propagar a percepção.


ID
198118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se a comunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita e ressalta os desafios da Comunicação Interna, Externa e Integrada.  Segundo Paolla Marletti (Estratégia Concursos) —  A Comunicação Estratégica busca mais do que a venda de um produto específico. Tem uma visão de longo prazo e ênfase na marca e imagem organizacionais.


ID
200479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

Em função da sua experiência com a organização, os stakeholders podem ter imagens distintas da marca.

Alternativas
Comentários
  • A Escala da Reputação Corporativa procura estabelecer um método quantitativo de análise da reputação. Davies, G. [et. Al] (2003) consideram que diversos Stakeholders podem ter distintas imagens (mentais) da marca em função da sua experiência com a organização.

     

    Para os autores, uma vez que a reputação resulta de pontos de vista, expectativas, satisfações e experiência de diferentes Stakeholders, controlando a componente interna (identidade), agindo sobre a definição dos valores corporativos e sobre a satisfação do staff, garantir-se-á uma experiência única ao cliente, tornandose possível controlar a imagem (externa) e o conjunto da sua reputação

     

    Fonte: http://docplayer.com.br/3493506-Escala-da-reputacao-corporativa-1-manchester-business-school.html

  • A imagem corporativa, é como ela é realmente vista pelos seus stakeholders. Tem um caráter mais de “aparência”. O ideal é que identidade e imagem se misturem de forma que não haja diferença entre elas (ESTRATÉGIA CONCURSOS)


ID
200485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da comunicação das organizações, julgue o próximo
item..

A divulgação das instituições na mídia não é um processo simples e linear; ao contrário, tem um caráter intencional e negociado.

Alternativas

ID
200503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A comunicação digital pode ser analisada a partir da vertente teórica da comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Sim, quem diz isso é Maargarida Kunsch. 

  • Tem a fonte? Procurei e não achei nada que falasse diretamente sobre o assunto.

  • Comunicação digital no composto de comunicacao organizacional integrada.


ID
200506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A cena organizacional é protagonizada pelo binômio simbiótico informação-comunicação gravitando em um novo espaço universal totalizante de regras próprias, que é o ciberespaço.

Alternativas
Comentários
  •  "Talvez o enunciado seja um pouco exagerado mas enfatizaos aspectos certos: relação de mútua cooperação entre informação e

    comunicação (comunicar para informar melhor) em um novo contexto que passa a predominar, o “ciberespaço”.


    Fonte: Prof Luiz Campos, Ponto dos Concursos

  • A questão é prolixa mas é isso mesmo!
  • Discordo que o ciberespaço seja um espaço universal.


ID
200509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A chamada rádio-corredor, manifestação de descontentamento dos empregados de uma corporação, precisa ser enfrentada como um momento de crise e combatida como tal.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Trata-se do conceito de Rádio-Peão.
  • Outro erro na questão:

    (...) precisa ser enfrentada como um momento de crise e combatida como tal.

    De forma alguma. Deve-se haver reuniões entre a cúpula da administração e os funcionários insatisfeitos para se chegarem a um consenso em relação ao enfrentamento dos problema.
  • Apenas para complementar o comentario do colega, radio-corredor esta correto. Pode-se usar tambem essa nomenclatura, como sinonimo de radio-peao. O erro esta em considera-la um momento de crise. 

    Bons estudos!
  • A "rádio-corredor" é um processo de comunicação informal, mas não necessariamente terá efeitos maléficos.


ID
213406
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A comunicação integrada pode ser descrita como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno).


    A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança. A comunicação também estimula o sentido de pertencer, o que gera comprometimento por parte dos empregados.


    Visa garantir a eficácia do processo de melhoria do clima organizacional e sentimento de integração do colaborador com a empresa como um todo.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interna


ID
213424
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que o MPGO resolveu adotar como princípio, no processo de comunicação com seu público, a comunicação integrada. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de vertentes comunicacionais que compõem esse princípio.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada, praticada com competência, subverte este situação e remete para um novo paradigma: a comunicação/marketing de uma empresa ou entidade não pode ser o resultado de esforços individuais, ainda que bem intencionados, porque a imagem da organização deve ser uma, qualquer que seja o público com que ela se relaciona.
    Uma empresa ou entidade não pode ser descontraída em suas campanhas publicitárias e burocrática ou autoritária na sua comunicação interna; não pode proclamar o seu desenvolvimento tecnológico no seu esforço de marketing e andar de carroça internamente, privando os seus profissionais e executivos do acesso integral às novas tecnologias.

      Link abaixo:

    http://www.ifd.com.br/blog/publicidade-e-propaganda/o-que-e-comunicacao-integrada/
  • A comunicação integrada [...] "pressupõe uma junção da comunicação institucional,da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix , o composto da comunicação Organizacional." (Kunsch,2003: 150)


    gab A


ID
214537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Atualmente, em razão dos novos desafios impostos ao assessor de imprensa, ele, além de ser um estrategista no uso da informação, pode se tornar um gestor de recursos humanos, materiais e financeiros de sua área.

Alternativas

ID
214552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

As conversas em off-the-record asseguram que as informações acerca das quais a fonte solicitou sigilo não serão publicadas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vera Íris Paternostro, off-the-record é a  Informação confidencial que o jornalista não pode divulgar. O repórter recebe de uma fonte um dado, que vai apurar e checar, para então colocar no ar.
  • Vi outra questão do Cespe sobre esse mesmo assunto e considerava o seguinte entendimento:
     ´Off the Record  pode significar que qualquer declaração ou informação privilegiada passada ao jornalista pode ser publicada, contanto que não seja atribuída à pessoa que falou.”
     Já as declarações em “off”acontecem quando nem a identidade da fonte nem a informação que esta passou podem ser reveladas.
    Fonte: http://www.comunicacaoecrise.com
  • Embora haja diferentes conceitos sobre o off-the-record, nessa questão nem era necessário conhece-los. A simples utilização do termo "asseguram" é mais do que suficiente para tornar a questão errada. O fato de uma conversa com qualquer jornalista que seja ter ocorrido em off não garante por si só o resguardo do sigilo, o qual está vinculado ao acordo entre as partes e à ética do jornalista que recebe a informação.

    Item ERRADO

  • As informações serão divulgadas, o nome da fonte, por sua vez, que será resguardado.

  • Esse é o conceito de notícia com embargo, caso acrescente-se que foi fornecida previamente ao jornalista pelo assessor para ser publicada em data conveniente.


ID
214555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.

Alternativas
Comentários
  • O discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada por meio dos vários canais, que incluem sobretudo as várias fontes responsáveis pela informação institucional. Os responsáveis orientam o assessor de imprensa e a área de comunicação institucional na elaboração de pautas externas e são por eles orientados, sempre que necessário, em suas comunicações com a imprensa.


ID
214573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos
produtos e aos canais de comunicação internos e externos da
organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Enviar "torpedos" com sugestões de pautas a jornalistas é um procedimento tecnicamente eficaz, mas considerado de netiqueta duvidosa.

Alternativas
Comentários
  • etiqueta duvidosa ?
    Não,ÉTICA duvidosa,pois só se envia torpedo para quem se tem intimidade.E aí, a relação entre a fonte da PAUTA e o jornalista passa a ser mais pessoal e menos institucional.Portanto,pode-se questionar a ética desta prática.
    Bons estudos,fiquem com Deus.
  • A questão trouxe em itálico, justamente por se tratar de um neologismo, que significaria etiqueta tecnológica. E se trata sim de falta de etiqueta e não de ética enviar torpedos. É desagradável receber torpedos com sugestões de pauta ou publicidade e não uma falta ética enviá-los. Portanto, como consequência não podemos afirmar que seja tecnificamente eficaz, o que deixa a alternativa falsa.
  • Errado

    A questão é de 2010, hoje em dia praticamente não se usam mais torpedos, ou SMS, e o erro na realidade é dizer que esse tipo de ação (envio de sugestões de pautas a jornalistas) é um procedimento tecnicamente eficaz, decerto que não!

  • Pessoal, não creio que haja polêmica na questão, que trata o envio de torpedos como tecnicamente - operacionalmente, teoricamente - eficaz. Esse nem é o erro, já que numa perspectiva meramente teórica, "torpedos" são, sim, eficazes, pois são rápidos, poupam tempo, podem ser transmitido praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. O problema é afirmar que a prática é "netiqueta" duvidosa, mas o que seria dos processos de comunicação, especialmente os de jornalismo, caso não fossem utilizadas as novas tecnologias em nome da sugestão de pautas e outros tantos objetivos?

    Item ERRADO


ID
214591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Ao contrário do release tradicional, o release eletrônico, uma vez selecionado, deve ser divulgado na íntegra, por isso, deverá ter, obrigatoriamente, sua pré-edição conforme os formatos e durações dos comerciais de TV.

Alternativas
Comentários
  • Como funciona o release eletrônico?
    O release eletrônico também conhecido como vídeo release é uma das formas de assessoria de comunicação mais eficientes e importantes da atualidade. O vídeo-release é a pauta chegando semipronta para a redação de TV no melhor estilo das agências de notícias internacionais. É uma boa forma de se alcançar visibilidade na mídia eletrônica sem os altos custos de ações em publicidades, merchandising e marketing e,principalmente, sem a necessidade de se esperar pelas coberturas espontâneas de pautas cada vez mais raras 

    Vantagens
    O custo/benefício e a credibilidade. Para cada matéria que entra em qualquer telejornal são economizados milhares de reais em mídia. E tem mais. A credibilidade de um telejornal é incontestável em relação aos comerciais pagos, um fator importante para a imagem da sua empresa, do seu negócio ou do seu patrocinador.

    http://www.newgap.com.br/site/?page_id=9
  • Erro por contradição. Release eletrônico é para ser transformado em reportagem de telejornal, e não em comercial de TV.

  • Em nenhum caso, a assessoria de imprensa obriga nem condiciona a divulgação do release, seja ela qual tipo, na íntegra. Pode ser publicado na íntegra, mas essa decisão cabe ao veículo.


ID
214609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

A TV corporativa vem sendo cada vez mais utilizada como recurso no campo da comunicação institucional, tanto para a veiculação de conteúdos midiáticos tradicionais quanto para treinamentos e outros serviços, com a possibilidade de ser transmitida via satélite ou pela Internet e de ser projetada em espaços de convivência.

Alternativas

ID
222433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

O marketing é uma área visivelmente mais importante para as organizações do que a comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Cada área tem o seu peso e a sua medida.


ID
222436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, nas modernas organizações as áreas de marketing e comunicação não sobrevivem uma sem a outra.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que esta afirmativa está errada?
  • Caro Eraldo,

    de acordo com o comando da questão, você deve buscar a informação dada pelo item NO TEXTO.

    Quando o comando fala "DE ACORDO COM O TEXTO"... se o que vem para ser julgado no item não está escrito no texto, está errado.

    No caso em questão, ...NAS MODERNAS ORGANIZAÇÕES AS ÁREAS DE MARKETING E COMUNICAÇÃO NÃO SOBREVIVEM UMA SEM A OUTRA.

    Voltando ao texto, temos:
    "Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
    satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
    como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
    institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
    jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
    planejamento das atividades de comunicação das organizações,
    às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
    canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
    e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
    organizações."


    Ou seja, o item extrapolou o entendimento pois nao está escrito no texto que nao sobrevivem uma sem a outra e sim que uma COMPLEMENTA a outra.
  • Complementar é diferente de completar. Questão de interpretação.


ID
222451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.

Alternativas

ID
222454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Prospecção é pesquisa, sondagem, avaliação que permite a coleta, a classificação e o armazenamento de informações que serão utilizadas pela comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A imagem não tá carregando. Qual é o conteúdo? :D


ID
222457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve
pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos,
canais, planos e projetos que devem refletir a cultura
organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido,
defende a existência, nas organizações, de uma área de
comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a
publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção,
tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse
assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


ID
231412
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A angulação jornalística é um recurso muito útil para o jornalismo empresarial, já que faz com que o jornalista selecione um ângulo para escrever sua reportagem. Existem algumas técnicas para a descrição e a valorização de ângulos. Uma dessas técnicas é bem descritiva e consiste em apresentar o objeto, a situação ou a pessoa, através de detalhes. Essa técnica é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de descriação de ângulos consistem em três formas


    descrição pictórica -, conforme gabarito correto, letra c, apresenta o objeto, situação ou pessoa por meio de detalhes que, juntamente com o repórter, estão parados (conhecida por descrição estática). Tal técnica lembra o pintor diante de uma tela.

    descrição topográfica - já neste quisito, pedido na letra b, ressaltam-se determinados aspectos de um objeto, pessoa ou stiuação. Numa paisagem no alto, por exemplo, as montanhas, os rios etc. sobressaem. Destaca-se o aspecto de maior relevo e-ou importância que deve ter prioridade na descrição.

    descrição cinematográfica, conforme pedia na letra a da questão,  é técnica mais dinâmica, pois admite constantes trocas de tempos e espaços. A imagem que se obtém é similar a de um filme para o telespectador. Pode-se, por exemplo, iniciar o texto com um personagem em casa e, posteriormente, situá-lo no trabalho, para retornar ao passado, à infância etc.

ID
231421
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para se criar campanhas de comunicação sejam elas para o público interno ou um grupo de investidores específico, é necessário realizar pesquisas para conhecer esse público para o qual será direcionada a mensagem. Sendo assim, você deve solicitar a esse público que lhe forneça os dados de que necessita. De posse desses dados, você poderá traçar sua estratégia. Esse método de pesquisa é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


ID
231430
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O profissional de comunicação de uma empresa seja ela pública ou privada, é responsável por todas as ações de comunicação dessa empresa. Essas ações, na grande maioria das vezes, representam investimentos lucrativos para a empresa. Entre as ações que esse profissional pode realizar estão:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre A e C. Na elaborção do Planejamento Estartégico, o profissional de comunicação também elabora matriz SWOT, dentro do plano de comunicação. A assertiva considera errada a letra A. Percebo que é passível de anulação essa questão, pelas dus respostas estarem corretas. 
  • Gabarito: C

    Concordo com o colega, a "A" também está correta. Em seu livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Kunsch sugere a utilização da Análise SWOT para fazer a análise ambiental externa e interna.

  • Como a Análise SWOT é voltada para o Planejamento Estratégico da organização, as alternativas "a" e "c" estão erradas. 

    "Alianças de logística ou logísticas" não é uma atividade do profissional de comunicação; está mais para o de marketing. Assim, itens "b", "d" e "e" estão errados. Logo, o item "c" está correto.
  • Acredito que o que faz a alternativa C ser a correta e não a A, é que Planejamento Estratégico é um plano, projeto a ser executado, uma ferramenta de assessoria e não uma ação em si. As ações fazem parte desse planejamento, como é o caso de organização de eventos, edições de publicações e ações na comunidade. A análise SWOT ou FOFA vai definir, a patir de diferentes fatores, quais melhores ações que devem ser tomadas para posicioar bem a empresa perante a opinião pública, além de potencializar a própria cultura organizacional internamente. 


ID
231439
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para complementar as necessidades básicas para o gerenciamento da Comunicação Organizacional no que diz respeito à gestão de pessoas, na qual os recursos humanos devem ser priorizados, é correto afirmar, dentro desse contexto, que o profissional precisa ser:

Alternativas

ID
234730
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma situação ideal, a assessoria de imprensa de uma instituição deve atuar com base em um planejamento bem definido, a partir de planos e estratégias. Sobre o assunto, considere as seguintes fases:

1. análise.
2. correção.
3. adaptação.
4. ativação.
5. avaliação.

São fases do processo de planejamento em uma assessoria de imprensa:

Alternativas
Comentários
  • ETAPAS DO PLANEJAMENTO - As etapas do planejamento são as seguintes: ANÁLISE, ADAPTAÇÃO, ATIVAÇÃO e AVALIAÇÃO.

    A ANÁLISE é a etapa em que o assessor de imprensa conhece a instituição, seus públicos e o contexo em que ela se insere; ele também deve identificar os problemas e as falhas de comunicação da entidade.

    Em seguida, partirá para a ADAPTAÇÃO, ajustando a realidade detectada anteriormente à projeção de ações necessárias. Nessa fase, definir-se-ão tanto as políticas quanto os planos.

    A ATIVAÇÃO é o momento em que os planos serão colocados em prática.

    A AVALIAÇÃO surge como o estudo dos resultados de todos os planos e estratégias empregados. As conclusões obtidas nessa etapa levarão a uma nova análise, que gerará um processo de adaptação, e assim por diante.

    Fonte: http://assessoriadeimprensaconcurso.blogspot.com.br/

ID
265333
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.



    Fonte: Wikipedia
  • O termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa. São os interessados  pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa.

    São os colaboradores, funcionários, clientes, consumidores, planejadores, acionistas, fornecedores, governo e demais instituições que direta ou indiretamente interfira nas atividades gerenciais e de resultado de uma organização.

    É qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.

    Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores.

    Toda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam cercar e adentrar numa empresa.


ID
270145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação interna e cultura organizacional, julgue os
próximos itens.

Os meios utilizados na comunicação interna restringem-se aos tangíveis, como os boletins internos ou jornais murais, que asseguram às empresas resguardo contra eventuais ações trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • As empresas tem investido em outras formas de comunicacao interna, como webradios e intranets corporativas

  • A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

     

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/

  • Comunicação interna é aquela realizada entre a organização e os empregados. Esse tipo de comunicação não se restringe aos meios tangíveis. Na realidade, o mais comum é que ocorra por meios intangíveis, tais como: reuniões, palestras, treinamentos, etc. Em resumo, nem sempre a comunicação vai ser realizada por um meio físico/tangível.

    Gabarito: ERRADO


ID
289318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O objetivo da comunicação com stakeholders é divulgar a esses grupos a motivação e os propósitos da organização, apresentando os limites estratégicos do relacionamento estipulados pela administração de marketing para minimizar interferências no desempenho institucional.

Alternativas
Comentários
  • O estudo das relações com os stakeholders não visa minimizar interferências no desempenho organizacional, mas sim, ouvir as partes interessadas e lidar com elas estrategicamente. 
  • Não é a administração de marketing quem apresenta os limites estratégicos do relacionamento. Quem trata disso é a comunicação institucional e não a comunicação de marketing ou mercadológica.


ID
289321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para atingir seus objetivos estratégicos, uma organização tem de lidar com diferentes stakholders, que, presentes tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, são classificados nos seguintes grupos: consumidores, supridores, reguladores, competidores, organizações similares e comunidade.

Alternativas
Comentários
  • o público interno se enquadra em que categoria?
  • Em outras questões, o CESPE menciona a mídia e o público interno/colaboradores. Senti falta deles..  :( Por isso, na minha opinião, essa resposta é E.

  • Stakeholders EXTERNOS

     

    Clientes – O que para o consumidor significa uma simples compra, transforma-se num dos fatores mais importantes da gestão do ambiente externo. Estando as organizações vulneráveis aos seus ambientes externos, o cliente têm um papel muito ativo na criação de produtos e serviços. Qualquer organização que tente contrariar esta teoria corre o risco eminente de vir a tornar-se obsoleta na sua área de negócio ou serviço. O cliente que hoje é livre de fazer as suas escolhas, procura a satisfação no meio envolvente de dimensão global, isto faz com que as empresas sintam a necessidade de expandir os seus ambientes externos.

    Concorrentes – Os concorrentes são os “opositores” da organização, as empresas com as quais a organização compete por clientes e recursos necessários no ambiente externo. (Donnelly, Gibson, & John, 2000)
    SIC e TVI são exemplos de organizações concorrentes que disputam pelos mesmos clientes/espectadores. A concorrência pode ser intensa pois concorrem pela liderança das audiências.
    Estas organizações para terem sucesso devem avançar e recuar eficazmente, de forma a melhorar a sua posição no mercado e a impedir que esta seja facilmente anulada pela resposta dos concorrentes.
    Cada vez mais as organizações efetuam uma análise de concorrência para obter uma compreensão clara dos seus objetivo e vantagens competitivas no mercado. Os gestores de topo utilizam a informação na tomada de decisões, tais como a entrada em novos mercados, baseando-se nesta mesma análise

    Fornecedores – Todas as organizações necessitam de pelo menos um fornecedor para produzir um produto ou um serviço. Neste âmbito, as empresas investem em duas estratégias: a primeira, dividindo as suas compras por vários fornecedores pois isto oferece a vantagem de um maior controlo sobre o custo a qualidade e principalmente a entrega de materiais.
    A segunda estratégia passa por optar por uma única fonte de fornecimento, que também proporciona uma maior coerência na qualidade de materiais. Além disso com poucos fornecedores um comprador pode mais facilmente coordenar os calendários de produção.

    Recursos humanos – Os recursos humanos são os vastos recursos de pessoas do ambiente externo onde a organização vai buscar os seus empregados, estes são os que fornecem aptidões, conhecimentos e que fazem avançar ou manter a organização.

     

    Fonte: https://aexterno.wordpress.com/stakeholders/


ID
289324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A comunicação efetiva com stakeholders permite antecipar e reduzir problemas para a organização, promover o alinhamento de interesses com os objetivos institucionais e conquistar a confiança e a colaboração desses grupos de interesse para a melhoria do desempenho da organização.

Alternativas

ID
289327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

O tipo de canal de comunicação não pessoal inclui a mídia, a identidade visual, a decoração de ambientes promocionais ou da própria empresa, os eventos institucionais e os patrocínios de grandes eventos, todos planejados criteriosamente para transmitir mensagens específicas aos públicos-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Canais de comunicação impessoais: mídias, atmosferas e eventos.

    • Canais de Comunicação Impessoalsão canais que conduzem mensagens sem contato ou interação pessoal. Incluem a mídia, atmosferas e eventos.
    • Canais de Comunicação Pessoalenvolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente entre si. Elas podem comunicar-se face a face, corpo a corpo com a audiência, por telefone ou pelo correio. Os canais decomunicaçãopessoal são considerados eficazes pelas oportunidades que têm de individualizar a apresentação e o feedback.
    http://mktufop.blogspot.com.br/2009/10/canais-de-comunicacao-impessoal-e.html


ID
289330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA - o próprio texto é contraditório.
  • No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização.
    Somente o fato de haver uma rede de relacionamento de uma instituição já implica em comunicação.
  • Erro por contradição. No contexto organizacional, a comunicação integrada abrange todas as etapas dos produtos e serviços da empresa, até a chegada no cliente externo, e, também, o período pós-venda; (CORRETO) portanto, nem toda a rede de relacionamento de uma instituição envolve comunicação, que está restrita aos fatores que afetam direta ou indiretamente os negócios ou a imagem externa ou interna da organização. (CONTRADIZ O PRIMEIRO SEGMENTO)

  • Contradição.

  • TODA A REDE DE RELACIONAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO ENVOLVE COMUNICAÇÃO.


ID
289333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Os objetivos de comunicação, relacionados à resposta cognitiva, afetiva e comportamental que se pretende do público-alvo, não servem como parâmetro de medição da eficácia do planejamento de comunicação, visto que estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Os objetivos de comunicação servem sim como parâmetro de eficácia do planejamento de comunicação, já que o escopo é a comunicação, obviamente. A segunda parte está certa [(os objetivos de comunicação) estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico)].


ID
289336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.

Alternativas

ID
289339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A ampla gama de ferramentas de comunicação, mensagens e
páginas de relacionamento torna necessária a comunicação
integrada entre as empresas. Com base nessa informação, julgue os
itens a seguir, que versam sobre planejamento de comunicação.

Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Briefing, apesar de significar "ser breve", ser sucinto (sem muitas informações detalhadas), não é bem assim. De acordo com Rafael Sampaio: "Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, o briefing deve conter todas as informações relevantes e nenhuma que não seja".

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing

  • Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:

     

    Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.

     

    Mais questões sobre briefing:

     

    Q16468
    Q543678
    Q788298
    Q197786
    Q306510
    Q592646
    Q132179
    Q507716
    Q96444


ID
289342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação integrada é
fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e
programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas
e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens
subsequentes.

A mobilização social é reconhecida como um ato de comunicação porque, envolvendo o compartilhamento, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo, o do diálogo. Assim, a prática da comunicação mobilizadora para as organizações do terceiro setor requer o estabelecimento de canais e meios de comunicação que permitam a reflexão e o debate pela busca conjunta de soluções efetivas para os problemas sociais.

Alternativas

ID
289345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O planejamento estratégico de comunicação integrada é
fundamental para a implantação e o desenvolvimento de ações e
programas no terceiro setor, assim como nas organizações públicas
e privadas. Acerca da comunicação no terceiro setor, julgue os itens
subsequentes.

Estando a comunicação, no terceiro setor, voltada à conscientização a respeito de problemas socioambientais, à promoção do engajamento nas ações, à capacitação de agentes e beneficiários, à difusão e troca de experiências, à formação do sentido social solidário e democrático e à promoção de políticas públicas, o plano de comunicação para o terceiro setor tem como premissas a construção participativa e o compartilhamento de conhecimentos para promover ação destinada ao bem de todos.

Alternativas
Comentários
  • Assim como no setor empresarial, a comunicação e o marketing contribuem efetivamente para o aumento de reputação e imagem das organizações sem fins lucrativos e, portanto reforça a necessidade de melhor percepção de sua atuação pelos seus stakeholders ou públicos de interesse. Neste caso, o papel do comunicador torna-se cada vez mais estratégico na medida em que para atuar para o Terceiro Setor, este profissional necessita demonstrar a habilidade lidar com cenários de constantes mudanças, desenvolver ótima leitura dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais nos âmbitos nacional e internacional, além de aplicar soluções inovadoras e criativas, com baixo custo e alto poder de impacto.

    Com isso, embora cada organização possa ter uma causa ou um tema de interesse público a ser defendido, todas devem ter um bom planejamento estratégico de comunicação integrada. Este potencializa a capacidade de uma instituição sem fins lucrativos de atuar em rede para que possa adquirir maior alcance de suas iniciativas, fortalecer sua marca, obter maior reconhecimento social e novos investimentos. Neste sentido, o comunicador tem papel crucial no sucesso de uma ONG.

     

    Fonte: https://www.campograndenews.com.br/artigos/o-papel-estrategico-da-comunicacao-para-o-terceiro-setor


ID
289366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

A intranet, recurso mais utilizado para a estruturação de sistemas de comunicação interna, utiliza os recursos da Web, desde os protocolos de comunicação até os programas navegadores e servidores de páginas, devendo, para isso, estar conectada à Internet. O termo extranet refere-se à integração via Web das intranets de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Para se conectar à Intranet, não é necessário estar conectado à Internet.
  • Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Em um contexto de business-to-business, uma extranet pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet. Em contraste, os modelos business-to-consumer envolvem servidores conhecidos de uma ou mais empresas, comunicando-se com usuários consumidores previamente desconhecidos. Uma extranet é semelhante a uma DMZ em que ela fornece acesso a serviços requeridos para canais de parceiros, sem acesso concessão de acesso a uma rede inteira da empresa.
  • Extranet é quando você acessa a intranet através da internet. Fato ocorrido quando você efetua um pagamento através do site da sua agência bancária.


ID
289381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Entre as diversas formas de utilização da propaganda, o informe publicitário, anúncio gratuito de conteúdo editorial e caráter documental, tem o objetivo de agregar credibilidade à mensagem por confundir-se facilmente com peça de conteúdo jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Desconfiem sempre que falarem em publicidade gratuita.

  • Jamais o informe publicitário será gratuito. Obviamente que ele é pago.

  • O informe-publicitário é um formato complicado. Começa pelo nome, que vive mudando. Chamava informe-publicitário lá atrás, quando era usado principalmente nas campanhas de marketing direto: páginas horrorosas falando das 73 utilidades daquele processador de frutas que não é apenas isso, mas também lava, passa e se limpa sozinho. Depois, virou “publieditorial” e, mais recentemente, “advertorial”. Mas o problema não está no nome, e sim no uso que se faz dele.

    Gosto muito do formato. Penso que, bem usado, ele é capaz de agradar aos três públicos envolvidos na comunicação: o anunciante, o veículo e o leitor. Os interesses dos dois primeiros são óbvios: o anunciante quer vender mais ou fortalecer a marca; o veículo quer o dinheiro da publicidade. A diferença está na satisfação do leitor.

     

    É editorial ou publicidade?

     

    Cuidado com a credibilidade
    Muitos anunciantes escolhem fazer um publieditorial pela razão errada. Querem iludir o público, fingindo que é a publicação, e não eles próprios, quem está falando bem do produto. Uma parte dos leitores cai na deles, mesmo com os cuidados exigidos pelos veículos. Mas outros percebem o truque e perdem um pouco da confiança na marca: “Se querem me enganar na propaganda, imagina no produto?”

     

    Acredito que o publieditorial é indicado para os seguintes propósitos:

     

    • Explicar ideias complexas: Por exemplo, para mostrar as vantagens fiscais de um determinado investimento financeiro ou as funções avançadas de um telefone celular.

     

    • Ensinar a usar o produto: Como nos tutoriais de maquiagem ou nas receitas culinárias oferecidas por marcas de beleza ou alimentícias.

     

    • Reforçar valores da marca: Quando um fabricante de remédios leva conhecimento sobre prevenção de dor de cabeça junto com a propaganda do seu analgésico; ou um guia de prevenção de acidentes domésticos oferecido por uma marca de botijão de gás.

     

    • Gerar confiança: Dando dicas que fazem a diferença na vida do leitor, como o banco que trata de finanças pessoais ou a marca de ração que ajuda a cuidar das emoções dos bichos.

     

    • Humanizar a empresa: Mostrando quem são as pessoas por trás do negócio, algo especialmente importante no setor de serviços.

     

    Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2014/08/11/a-alquimia-de-um-bom-informe-publicitario.html

  • Ele é pago!!! Pode ser usado em sites e blogs da internet. Geralmente, isso é feito de maneira discreta, apenas com uma sinalização para que o leitor conheça qual é a marca responsável pelo conteúdo.

    Outro aspecto que está associado a esse tipo de material é a parceria com influenciadores digitais ou blogueiros. Com uma audiência que acompanha frequentemente suas postagens, esses perfis divulgam a empresa e as opções ofertadas. Assim, é possível atingir mais pessoas e, consequentemente, atrair mais clientes.

    Esse método é eficaz porque é uma maneira de aproximar a organização de seu público-alvo, utilizando assuntos e influenciadores que as pessoas já conhecem para apresentar o produto.

    FONTE: SINERGIA PUBLICIDADE


ID
289405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

Toda abordagem voltada para o cliente em potencial deve veicular uma imagem da organização, e a comunicação tem de exercer o controle dessa aproximação para garantir que a imagem projetada pela mensagem seja a que a empresa quer projetar, focando-se três aspectos: estilo, formato e conteúdo; a definição desses aspectos deve demonstrar que a qualidade do cliente-alvo é atendida, respeitada e correspondida.

Alternativas

ID
289408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

Para resguardar-se de problemas jurídicos futuros, a instituição que realiza audiovisual deve determinar que sua equipe de produção solicite a toda pessoa cuja imagem seja utilizada em produto audiovisual que assine um termo de cessão de direito de uso de imagem, devendo o documento conter, além dos dados pessoais do cedente, a descrição do escopo do produto e da exibição.

Alternativas

ID
289501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de plano de comunicação.

Denomina-se campanha institucional a que tem por objetivo divulgar um produto, informando ao público os benefícios e atributos desse produto, de forma a tornar a marca conhecida e a induzir o consumidor a adquiri-lo.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da Campanha Institucional não é divulgar produto; ela divulga, promove uma MARCA, uma empresa, uma Organização.
  • A campanha institucional também não tem função de induzir o consumidor a adquiri-lo.

    Atualmente em marketing, com a proteção ao consumidor, essa indução não é muito bem vista por profissionais da ramo... O foco deve ser em atender a real necessidade do cliente e não induzi-lo a comprar.

  • Denomina-se campanha institucional PROMOCIONAL...


ID
289513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

Publicações internas, intranet, newsletter, rádio interna, murais e eventos são os canais de comunicação comumente utilizados pelas empresas para alcançar o público interno.

Alternativas
Comentários
  • Newsletter para público interno??  Se uma das principais vantagens dela é a gratuidade da divulgação ...

  • Algumas bancas como a cespe considera newsletter como sinônimo de "jornalzinho". Ainda assim, quando uma empresa faz newsletter em geral disponibiliza exemplares para o público interno sim, pois é importante que este público esteja ciente do que acontece.

  • Questão passível de anulação


    Newsletter: "Publicação sobre tema específico dirigida a um público determinado."  O autor e outros também não específica a mídia a público interno.
    Referência: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2011
  • Muitos sites de marketing,  comunicação,  RH etc. apresentam a newsletter como ferramenta de comunicação interna. Exemplos :

    -----

    Confira algumas das principais ferramentas de comunicação interna:

    – Comunicado: Pode ser impresso ou enviado por e-mail, sendo um recurso essencial para divulgações importantes

    – Jornal mural: Localizado em áreas estratégicas, o mural pode ser muito interessante para funcionários sem acesso a e-mails e que não tiveram tempo de ler os comunicados

    – Revista: De periodicidade a ser definida pela empresa, é um dos meios de comunicação interna mais consagrados. É o espaço de divulgação de notícias da companhia e de valorização dos próprios colaboradores, que muitas vezes são as fontes das matérias

     – Intranet: Sistema online interno da empresa, com conteúdo multimídia e muito importante no engajamento dos colaboradores, que cada vez passam mais tempo trabalhando em computadores. Muitas empresas também contam com redes sociais internas

    – Newsletter: Geralmente enviados por e-mail, os newsletters trazem as últimas novidades e anúncios da empresa aos colaboradores, além de informações externas relevantes.

    .

    Fonte: http://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-comunicacao-interna/

    ----

    Newsletter

    Distribuir uma newsletter pelos colaboradores é uma excelente forma de os manter bem informados. Pode incluir testemunhos e satisfação dos clientes em relação aos seus produtos, histórias de sucesso dos empregados e objectivos alcançados, notícias sobre a empresa, assim como ocorrência de futuros eventos e estratégias planeadas. Tente sempre incutir a colaboração dos seus empregados, para evitar que estes sintam que a newsletter apenas é direcionada para gestores, podendo ser vista como mais uma forma de publicidade. Imprima um conceito de união e igualdade, evitando a todo o custo criar uma barreira clara entre gestores e colaboradores.

    Fonte: http://gestaodeempresas.net/boas-ferramentas-para-uma-comunicacao-interna-eficaz


ID
289930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Para otimizar os gastos com a comunicação institucional, o gestor pode produzir um mesmo veículo para os públicos interno e externo, tendo, contudo, o cuidado de incluir encartes direcionados a cada um dos públicos na publicação.

Alternativas

ID
310555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte.

O material publicado nos meios de comunicação deve ser acompanhado e clipado para avaliação posterior com a direção da instituição, que, em conjunto com o assessor de comunicação e sob sua orientação, dá retorno aos jornalistas, sugerindo correções ou esclarecimentos, quando for o caso.

Alternativas

ID
323227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

A comunicação organizacional concentra-se na busca da sinergia do conjunto das modalidades de comunicação praticadas dentro das organizações.

Alternativas
Comentários
  • No contexto organizacional a comunicação deve buscar sinergia no sentido de ser coerente e estar alinhada para o posicionamento da organização em todas as áreas de comunicação da empresa.

    Em outras palavras, é manter o posicionamento/discurso nos diversos contextos comunicativos.
  • A pegadinha da questão está em ocultar o termo "integrada', pois é a comunicação organizacional integrada a responsavel pela sinergia entre os diversos tipos de comunicacao existentes dentre  uma empresa (interna, mercadologica, administrativa e institucional).

ID
323230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

Na comunicação integrada, o foco está na maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).
    A compreensão da Comunicação Integrada parte das noções de interdisciplinaridade, da "atuação conjugada de todos os profissionais da área" (Aberp apud Kunsch, 1986, p.107) e da interação das atividades de áreas afins da comunicação. Desta forma, "o importante, para uma organização social, é a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento de seu conceito institucional, mercadológico e corporativo junto a todos os seus públicos" (Kunsch, 1986, p. 112).
  • Resposta : Certo

    Para ilustrar o comentário anterior temos que :

    O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção.

    O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

    Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

    Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

    Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

    Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

  • A questão estaria corrreta se o termo fosse  Comunicação integrada de marketing (CIM), como utilizado por Kotler, em Marketing de A a Z. O conceito de comunicação integrada foi utilizado, portanto, de forma incorreta. 
  • Erro por contradição. Comunicação integrada = com. institucional, mercadológica, interna, administrativa. (Kunsch)

  • (E) Porque, segundo Margarida Kunschm,  "Comunicação integrada = com. institucional + mercadológica + interna + administrativa", e o enunciado se restringe à comunicação mercadológica. Senão, vejamos: "maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção."

  • A comunicação integrada não está focada somente em maximizar os lucros administrativos decorrentes do mix de marketing. Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch a comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional (relações públicas, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, editoração multimídia, imagem corporativa, propaganda institucional, marketing social e cultural), comunicação mercadológica (marketing, propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições), comunicação interna (funcionários e colaboradores) e comunicação administrativa (fluxos, redes formal e informal, veículos). 

    Bons estudos!
  • A comunicação integrada de marketing tem como objetivo unificar tudo que sua empresa comunica para garantir que a voz seja sempre a mesma, independente do formato de conteúdo ou canal escolhido.

    Segundo a definição da American Marketing Association, a comunicação integrada de marketing é:

    Um processo de planejamento desenhado para assegurar que todos os contatos feitos por uma marca com seu cliente-alvo para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si sejam relevantes para essa pessoa e consistentes ao longo do tempo.

    O conceito é simples, a comunicação integrada de marketing garante que todas as formas de comunicação e suas respectivas mensagens acompanhem um objetivo maior e único.

     

    Fonte: https://viverdeblog.com/comunicacao-integrada-de-marketing/


ID
323239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação institucional, além de estar relacionada à busca de prestígio e de reconhecimento social, colabora na construção da imagem corporativa.

Alternativas

ID
323242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

No mix da comunicação nas organizações, a comunicação administrativa é a modalidade que envolve os fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO - Os Fluxos podem ser descendentes ou verticais, ascendentes e horizontais ou laterais, transversal e circular.

    No fluxo descendente, temos a comunicação de cima para baixo, ou seja dos diretores para os funcionários, que pode ser caracterizada como comunicação administrativa (quando é transmitido as normas e diretrizes por exemplo).

    Já na comunicação ascendente, ocorre o contrário, os funcionários por meio de caixa de sugestões, reuniões com representantes dos trabalhadores, pesquisa de opinião, entre outros enviam a cúpula suas informações. Esse processo pode ser mais difícil de acontecer devido à filosofia de cada organização.

    Horizontal ou lateral é quando a comunicação ocorre no mesmo nível, entre dois funcionários do mesmo departamento, essa relação bem realizada cria melhores condições de trabalho e pode otimizar o desempenho da organização.

    O fluxo transversal, acontece em todas as direções, ultrapassa as diversas áreas setoriais rompendo fronteiras, por isso é considerada tendência de organizações mais flexíveis.

    Por ultimo e não menos importante temos o fluxo circular, que segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “Abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais”

ID
323245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

Compete às relações públicas tratar do processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, erra a assertivia ao afirmar que as relações públicas tratam do processamento das informações no âmbito das funções administrativas externas relativas a diversos públicos. 

  • Seguno Margarida Kunsch, no livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, as Relações Públicas, como subsistema organizacional, não se restringem apenas à função administrativa, descrita no item, mas também desempenham a função estratégica (ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade), a função mediadora (fazer as mediações entre a organização e seus públicos) e a função política (lidar com as relações de poder e a administração de crises).
  • tou pra ver a descida de uma ordem administrativa da diretoria passar antes pelo RP para averiguação...   mas nem em sonho... 

  • A questão é muuuuito difícil, pois só com uma leitura mais apurada - e algumas pesquisas - é que percebemos o posicionamento (cretino) da banca. 

    Margarida Kunsch, em Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, afirma que as relações públicas possuem, dentre outras, função administrativa, que visa atingir toda a organização com as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos e subgrupos. A autora também defende que cabe às relações públicas gerenciar o processo comunicativo dentro das organizações. 

    Já em tópico especialmente voltado para a comunicação administrativa, Kunsch alega, na mesma obra, que é ela (a comunicação, mais especificamente a administrativa) que permeia todo esse processo, viabilizando as ações pertinentes "por meio de um contínuo processamento de informações". Essa última consideração, ao que parece, é a que mais se aproxima do raciocínio da banca: não seriam as relações públicas, mas sim a comunicação administrativa e todos os seus recursos os responsáveis pelo processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas relativas a diversos públicos.

    Na minha pobre opinião de concurseira mortal esfolada mentalmente pelo Cespe, dá no mesmo, já que a comunicação administrativa é coordenada, planejada e executada por ninguém menos que a área de relações públicas. É difícil crer que o gabarito tenha passado sem recurso...

    Ainda faço uma observação ao comentário de Valéria, do qual discordo, já que a questão não restringiu à função administrativa o papel das relações públicas. Para o Cespe, questão meio certa está correta, especialmente quando não há indicadores de extrapolação, exclusão ou exclusividade, todos inexistentes na questão em análise. Portanto, não creio que a justificativa da colega se enquadra nesse quesito.

    Bons estudos.

    PS: e pra quem não tem o acesso completo, o gabarito oficial é ERRADO.

  • A despeito dos comentários, pra mim essa questão está correta, ainda que seja só na teoria...

  • Discordo desse gabarito. A comunicação administrativa faz parte sim das Relações Públicas e não houve restrição na assertiva.


ID
323248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação interna é responsável por atender a objetivos definidos para viabilizar a maior interação possível entre a organização e seus empregados.

Alternativas

ID
323254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas e digitais, quadros de avisos e murais são instrumentos típicos de comunicação institucional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas e digitais, quadros de avisos e murais são instrumentos típicos de comunicação institucional. - O correto seria comunicação interna.

  • Pegadinha: trocaram o termo "comunicação interna" por "comunicação institucional".

  • Nossa fiquei chocada quando vi que errei! kkkk


ID
323257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

Alternativas
Comentários
  • Como assim eventos de confraternização?
  • Durante um evento você pode passar informações corporativas, fazer um balanço das ações da empresa, etc.
  • E como assim telejornal?
  • Telejornal ?????Nossa essa foi demais.
  • comunicação face a face é mídia? Telejornal sem comentários!!!
  • "A comunicação interna possui o principal objetivo de atingir os funcionários da organização e em alguns casos, seus familiares também, ou seja, é uma estratégia de compatibilização dos interesses dos funcionários e da organização, utilizando-se de bastante diálogo, troca de informações e experiências entre todos os níveis hierárquicos.
    Suas ações vão além do ato de comunicar e sim, informar, convencer sobre algo, motivar e criar espírito de equipe.
    Ela deve ser pensada, planejada e avaliada constantemente para que possa ser renovada sempre, sendo eficaz e eficiente. Para isso, possui vários tipos de instrumentos como quadro de avisos, boletins, murais, manuais, jornais, revistas, eventos de confraternização, vídeos, comunicação face-a-face, rádio-empresa, teatro-empresa, telejornal, vídeo jornal, correio eletrônico, intranet, entre outras mídias digitais."

    http://ideiainfoco.blogspot.com.br/2009/04/comunicacao-organizacional-integrada.html
  • Telejornal pode ser para um público interno também . Lá no Mix de comunicação da Kunsch ela fala sobre isso .. Vou atrás e depois posto aqui

  • Telejornal é só um nome, pessoal.

  • Quando falam em telejornal a gente pensa em Jornal Nacional com direito a bancada, tp e tudo mais.

  • Falar em instrumentos e ações no que se refere a eventos de confraternização até vai, mas mídias?!?

  • As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

    Dois comentários:

    Telejornal pode ser utilizado como ferramenta de comunicação interna

    Comunicação feita face-a-face é reforçada quando há o uso das outras ferramentas.

  • telejornal foi boa huheuehue

  • Telejornal não se limita aos meios televisivos. Grandes empresas produzem seus conteúdos por diversos meios, a depender do poder aquisitivo, incluindo o Telejornal. A Petrobrás, salvo engano, tinha isso.

  • Evento de confraternização seria o amigo secreto de final de ano?


ID
323272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no excerto: impossibilidade de convergência. Pelo contrário, estamos sob a áurea da Convergência de Mídias.


ID
323290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Em situações de crise ou emergência, os instrumentos de comunicação organizacional não devem se restringir a notas oficiais, comunicados e matérias pagas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. É necessário que as ações de comunicação sejam coordenadas, estratégicas e ágeis. Abordar de forma adequada os diversos públicos através de todos os instrumentos a disposição da organização, tais como, o site oficial, o blog, entrevistas coletivas, reuniões segmentadas, etc. O importante é ter em mente que assim como nem toda crise é igual, suas abordagens também requisitarão planejamento próprio, que dê conta de atingir os públicos da organização, a imprensa e a opinião pública.
    É necessário pensar na melhor maneira de disseminar informações sobre a crise em questão, pensando na escolha dos conteúdos, das formas, da freqüência e do conjunto de meios, e na articulação e mobilização de “atores” necessários.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho www.pontodosconcursos.com.br


ID
323293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Não há como estruturar um planejamento de comunicação institucional tendo por objetivo eventualidades de escândalos, acidentes e catástrofes, pois essas fatalidades fazem parte dos fatores imponderáveis na vida de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Com base no texto de Carolina Rodriguez, jornalista, de acordo com Lopes (apud FORNI, 2002, p.363), "qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade" pode se tornar uma crise.

    Ian Mitroff acrescenta o peso da falha humana em uma crise:

    "Em contraste com os desastres naturais, sobre os quais frequentemente temos pouco controle, falhas humanas provocam crises em função de ações ou de inações impróprias [...]. Em princípio, falhas humanas podem ser previstas e, exatamente por esse motivo, o público se sente escandalizado quando ocorrem [...] (apud ROSA, 2001, p.21).

    Mais sobre o assunto pode ser visto em: http://www.comtexto.com.br/2convicomcomcomunicaCarolRodriguez.htm

    Com isso, acredito que a afirmativa esteja ERRADA porque alguns acontecimentos são mesmo imprevisíveis, porém outros, principalmente aqueles ligados ao comportamento das pessoas, não são. 


ID
329524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à redação e edição de veículos de comunicação,
julgue os itens que se seguem.

As publicações empresariais podem ser classificadas em internas e externas, e as diferenças entre uma e outra referem-se ao público ao qual se destinam, à linguagem adotada e ao tipo de pauta estabelecida.

Alternativas
Comentários
  • Get in!

  • Correto, pois você vai falar com seu público interno de determinada maneira e com seu público externo de outra.

    A comunicação organizacional é a relação da empresa com seu público interno e externo, envolvendo um conjunto de procedimentos e técnicas destinados à intensificação do processo de comunicação e a difusão de informações sobre a suas atuações, ao lançar e manter produtos de comunicação que favorecem a consolidação do ambiente de diálogo e conversação na empresa, como o jornal mural, a intranet e jornal dos funcionários.Além de manter, publicações externas para que o público alvo e externo a conheçam.


ID
374116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.

Newsletter é o veículo de imprensa empresarial mais simples, com notícias afixadas em espaços próprios nas paredes, divisórias ou em cavaletes.

Alternativas
Comentários
  • o enunciado da questão está relacionando o clipping e não o newsletter.

  • Newsletter é uma publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. Em geral, a periodicidade é estendida e a produção do conteúdo mais especializada. Pode ser impressa ou digital. 

    A descrição do item se aproxima mais do boletim/informativo.

    Item ERRADO

  • Newsletter e boletim são sinônimos. A que o CESPE está se referindo é ao MURAL:


    "NEWSLETTER: Publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. 
    MURAL: É um veículo empresarial mais simples. As notícias são afixadas em espaços próprios nas paredes, divisórias ou em cavaletes."

    Fonte: periodicos.unitau.br/ojs-2.2/index.php/humanas/article/download/1529/10

    Aliás, não é a primeira vez que encontro as respostas do CESPE em artigos curtos e na Wikipedia. A galera perde tempo lendo livros grossos... hehe.

     


ID
374218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Uma das funções do assessor de comunicação é buscar, armazenar, tratar e disseminar informações relevantes aos processos decisórios para os públicos da organização. Para realizar essa tarefa com eficiência, o profissional deve conhecer a instituição e os seus públicos-alvo, o que pode ser conseguido por meio da coleta de informações, uma das etapas do planejamento de comunicação da organização.

Alternativas

ID
374221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

O assessor de comunicação atua como gestor da informação estratégica para a organização.

Alternativas

ID
396613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

As características da comunicação em organizações de utilidade e serviço público diferem completamente das características da comunicação em organizações lucrativas, uma vez que aquelas, diferentemente destas, não podem ter o lucro como um de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Apesar de notórias diferenças, não há que se falar em distinções completamente diferentes como afirma a questões, posto que em ambas as esferas existem diversos pontos em comum.
  • Errado

    Porque organizações de utilidade e serviço público podem sim ter objetivo de lucratividade. No caso, dentro da Administração Pública chamamos isso de Administração Pública Indireta em que temos sociedade de economia mista (União + Iniciativa Privada). Este tipo de modalidade ainda pode ter lucratividade, mesmo que seja da União.

    Exemplos: Banco do Brasil, Petrobrás e Vale.

ID
396616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

Um dos principais objetivos da comunicação integrada é identificar as ações diversas de jornalismo, publicidade e relações públicas, de forma a permitir a hierarquização dessas ações e a definição das áreas de atuação de cada uma delas com significativa independência.

Alternativas
Comentários
  • "Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicaçãoo administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas as atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia..
    (...) as grandes áreas da comunicação organizacional integrada são a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa.
    É necessário que haja uma ação conjugada das atividades de comunicação que formam o composto da comunicação organizacional."

    KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4ª ed. rev., atual. e ampl. -São Paulo: Summus, 2003 (pag. 150)


  • Errado

    A comunicação integrada pressupõe ações conjuntas de modo a abarcar atividades jornalísticas, de publicidade, de marketing e mesmo de RPs. O erro da questão é fácil de notar quando ela afirma que os parâmetros da Com. Integrada possuem significativa independência.
  • A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Tradicionalmente, a comunicação empresarial tem sido trabalhada como o somatório de atividades realizadas independentemente por departamentos, divisões ou assessorias que, necessariamente, não se articulam, ou seja, não há uma unidade, tendo em vista objetivos, valores e uma missão comum. Na prática, o que é pior, além da falta de um planejamento comum, estes departamentos ou assessorias competem entre si, definindo instâncias particulares de decisão dentro das empresas ou entidades, seguindo a velha fórmula de "aqui quem manda sou eu". A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.


ID
396619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

O tipo de estrutura organizacional, o tipo de liderança e o ambiente físico de trabalho influenciam diretamente o fluxo de comunicação existente em uma dada organização.

Alternativas

ID
396622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à comunicação organizacional e integrada, julgue
os itens que se seguem.

Normas, índices, avisos e manuais de procedimentos são tipos de mensagens da comunicação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • "Comunicação administrativa é aquela que se processa dentro da organização, no âmbito das funções administrativas; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de um confluência de fluxos e redes.
    (...) relaciona-se com fluxos, os níveis e as redes formal e informal de comunicação, que permitem o funcionamento do sistema organizacional. Como tal, não se confunde com a comunicação interna nem é substituída por ela."


    KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4ª ed. rev., atual. e ampl. -São Paulo: Summus, 2003, pags. 152 e 153.
  • A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf


ID
396919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a comunicação integrada, julgue os itens que se seguem.

Em uma organização, o setor de relações públicas deve desempenhar o papel de instrumento do planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Quem deve desempenhar o papel de instrumento do planejamento estratégico é o MKT.
  • NA VERDADE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É QUE PODE SER CONSIDERADO UM INSTRUMENTO PARA O SETOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

  • Acho tão emocionante essas questões que colocam a comunicação no topo das organizações. Nem em empresa privada de comunicação as RPs têm poder pra decidir nada...  Imagine então no setor público em que os diretores, chefes e conselheiros são todos cargos políticos (e que muitas vezes acham que planejamento é o ministério da míriam, e olhe lá...

  • O planejamento estratégico faz uso de uma série de ferramentas, dentre elas, as relações públicas. Não vejo erro nessa questão.


ID
396922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a comunicação integrada, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das relações públicas, exercer a função estratégica significa ajudar as organizações a se posicionarem perante a sociedade, explicitando seus valores, sua identidade, sua missão.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    A autora Kunsch (Obtendo resultados com relações públicas. 2.ed., 2003, p. 103) cita as atividades das relações públicas nas organizações como função estratégica, que “significa ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, [...] bem como definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro”. Seguindo esta visão ela destaca que para as organizações se manterem com uma imagem positiva diante dos seus públicos é preciso que tenham missão, valores, metas e conceitos bem definidos.

    Fonte: O papel das Relações Públicas na comunicação integrada: estudo de caso da marca Alemanha na copa do Brasil (Comunicom2014)
    http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_quatro/GT04_Quincoses.pdf


ID
396991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Instituições públicas e privadas necessitam de profissionais de comunicação com experiência em lidar com situações de crise, porque estas são imprevisíveis e demandam resposta imediata.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Erro sutil, se ler rápido vacila... as crises nem sempre são imprevisíveis, por exemplo, se uma empresa de extração de petróleo recebe a notícia de que houve um vazamento em área ambiental certamente causará péssima repercussão e uma crise já pode ser vislumbrada, antes mesmo de a informação virar notícia.
  • O fato da resposta ser imediata está certa?

  • Não sei se a parte da resposta imediata está certa ou errada. Temos que considerar que a agilidade é um dos princípios do gerenciamento de crise. Mas um erro claro está em dizer que crises são imprevisíveis. Ao contrário, existem crises bem previsíveis como o exemplo que o Klaus Serra apontou aí (a situação é previsível antes mesmo de acontecer). 

    Keep calm e bons estudos!
  • Instituições públicas e privadas necessitam de profissionais de comunicação com experiência em lidar com situações de crise, porque estas são imprevisíveis e demandam resposta imediata.


     

    Nem toda crise é imprevisível, por isso é importante estar preparado e realizar previsões. Aí está um erro na questão.

  • Instituições públicas devem trabalhar de acordo com a lei, isso dá certa previsibilidade, portanto, instituições públicas não devem ser consideradas imprevisíveis.

     

  • A maioria das crises de imagem são previsíveis. Portanto, é mais fácil a crise ter origem em cochilo da empresa ou da personalidade pública do que ter sido provocada repentinamente. É bom lembrar que existem ameaças à imagem que podem ser acompanhadas. No passado, acreditava-se que a maioria das crises chegava de surpresa, mas hoje as pesquisas mostram que 65% das grandes crises ocorridas nos últimos 10 anos deram sinais de que aconteceriam.


    Fonte: João José Forni. Comunicação em Tempo de Crise. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia.


ID
397009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A vigilância sobre o meio, a harmonização da comunicação interna na resposta a estímulos e ameaças externas e a transmissão da cultura e da herança organizacional para os públicos interno e externo constituem três funções importantes da gestão estratégica da comunicação nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Três funções básicas da Teoria Funcionalista: a) vigilância; b) coesão; e c) transmissão de cultura.


ID
397012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A promoção de campanhas internas de aprimoramento, como, por exemplo, as de prevenção de acidentes e de estimulo à criatividade e à competitividade, constitui uma das preocupações da comunicação empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Achei que fosse Comunicação Interna. Essa foi #sufrida, seu Cespe.

  • Soraia, a comunicação interna está embutida na comunicação empresarial. Veja:

     

    A comunicação organizacional é composta por todas as formas de comunicação dentro de uma organização: a comunicação institucional, a comunicação interna, a comunicação administrativa e a comunicação mercadológica.

     

    A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

     

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

     

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

     

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

     

    A comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores. Para isto utiliza-se ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (endomarketing). Wilson Costa Bueno ressalta a importância de não restringir a comunicação interna apenas à chamada comunicação descendente, ou seja, aquela que flui de cima para baixo na hierarquia empresarial. Uma boa comunicação organizacional interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontalmente. O próprio conceito básico de comunicação já remete a uma via de mão dupla.

    Fonte: https://endomarketing.tv/comunicacao-organizacional/


ID
397018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Um dos principais desafios da comunicação externa é a comunicação de valores à sociedade. Tal comunicação somente será bem-sucedida se os valores a serem comunicados forem também disseminados internamente, a ponto de adquirirem a consistência e a adesão dos próprios funcionários da empresa, que passarão a propagá-los no ambiente externo.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação focada no público interno, ou seja, os colaboradores, deve estar alinhada à que se destina ao público externo, para que não haja dissonância cognitiva.

ID
397021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A definição da logomarca é um trunfo que a organização utiliza para ser reconhecida e comunicar uma série de atributos de forma compacta. Lembre-se de todo investimento de imagem da Nike em sua logomarca para disseminar sua “alma” em produtos “construídos” com o trabalho de diversos parceiros comerciais. É um exemplo da força que a identidade visual tem na disseminação de conteúdos que virão a se consolidar enquanto imagem na mente do consumidor e da opinião pública. Assim como são estrategicamente desenvolvidas as embalagens (que influenciarão o consumo), também devem ser tomadas providencias em relação à sinalização do ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de fardamentos que reflitam para os funcionários, seus familiares e pessoas de acesso próximo os conceitos pelos quais a empresa deseja ser percebida. A construção da imagem começa com o público interno e “contamina” toda a sociedade.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  8

  • Só eu tenho aflição quando o Cespe usa o termo logomarca? Percebi que eles não consideram incorreto. Então, segundo o próprio Cespe: Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.


ID
397048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100

Na organização de um sistema orgânico de distribuição de informações, as corporações podem utilizar três tipos de marketing: o massivo, o seletivo e o interno, feito por meio de veículos corporativos como boletins, jornais, revistas e portal.

Alternativas
Comentários
  • otima explicação


ID
405451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

As páginas da instituição na Internet podem servir como meio de contato da organização com seus públicos, que podem fazer sugestões, reclamações, perguntas, elogios. As ferramentas interativas são estratégicas para a construção da imagem da instituição e para a gestão da reputação corporativa.

Alternativas

ID
405457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

A cobertura de eventos, como festas da organização, lançamentos de projetos e empreendimentos, atividades relacionadas à responsabilidade social e ambiental e lançamento de campanhas de utilidade pública, é um dos eixos da pauta do jornalismo institucional.

Alternativas

ID
460120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor
— existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de
atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os
serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de
mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os
serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético,
que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que
essas duas funções caracterizam as organizações que possuem
uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais
fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.

    Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.

    Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
    Mas um atendimento apenas, sem o resto da estrutura bem definida ou uma equipe mal treinada, provavelmente não serão um instrumento eficiente.

    Espero ter ajudado um pouquinho.

    Fonte: Sebrae
  • Acredito que estaria relacionado ao conceito de efetividade e nao de eficiencia. O servico de atendimento causa impactos na organizacao, por isso o conceito de efetividade. Eficiencia se relaciona com os recursos organizacionais, produzir mais com menos.

ID
550789
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com o crescimento da utilização do conceito de gerenciamento de projetos nas organizações, essa prática passa a ser aplicada, também, em projetos de comunicação integrada. Sob a ótica do ciclo de vida de um projeto, NÃO pode ser caracterizada como um projeto a

Alternativas
Comentários
  • Errado - Letra C
    A tal execução da rotina de follow up para confirmar o recebimento de um release além de não ter nada a ver com projeto é condenado pela maioria dos jornalistas.

  • "Alguns jornalistas costumam receber dezenas de textos das assessorias de imprensa todos os dias. Geralmente, não têm tempo para ler todos. Assim, não percebem a importância que o seu release possa ter. Portanto, é bom lembrá-lo. E para isso serve o follow up." (MAFEI, p. 44)

    Fonte: Assessoria de Imprensa: Como se relacionar com a mídia, Maristela Mafei


ID
550825
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Comunicação integrada pode ser entendida como um conjunto de práticas as quais permitem à organização se relacionar com seus públicos e com a sociedade em geral com eficácia. Para isso, é necessário que haja uma ação conjugada entre a comunicação administrativa, a institucional e a mercadológica. Dentre as ferramentas utilizadas pela comunicação mercadológica para atingir seus objetivos, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Kunsch 

    Composto de comunicacao organizacional : 

    Com adm: fluxos , rede formal, veiculos; 

    Com institucional : RP, Jor empresarial, AI, editoração, imagem corporativa, propaganda, institucional, mkt social, mkt cultural; 

    Com mercadologica: mkt, propaganda,promocao de vendas, mkt direto,merchandising, venda pessoal

  • A comunicação mercadológica apresenta o conceito em seu próprio nome. É o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, e possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e idéias. Sua atuação não se restringe às empresas que visam o lucro financeiro, mas também a órgãos públicos e organizações não-governamentais (Terceiro Setor).

    A comunicação administrativa abrange todos os conteúdos relativos ao cotidiano da administração atendendo às áreas centrais de planejamento e às estruturas técnico-normativas, com a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Trata-se do suporte informacional-normativo da organização.

    A comunicação institucional é responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva, a comunicação institucional tem como função difundir informações sobre as filosofias, missão, valores, políticas, práticas e os objetivos da empresa, tentando conquistar a simpatia, confiança e credibilidade junto a seus públicos, de modo que suas atitudes sejam compreendidas e aceitas.

    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2343-1.pdf

  • Comunicação Integrada
    Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que forma o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia.

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 150

     

    Comunicação mercadológica
    Propaganda
    Promoção de vendas
    Feiras e exposições
    Marketing direto
    Merchandising
    Venda pessoal

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 151

  • A) marketing direto (CM), relações públicas (CI) e imagem corporativa (CI).

    B) marketing social (CI), jornalismo empresarial (CI) e benchmarketing.

    C) marketing (CM), promoção de vendas (CM) e merchandising (CM).

    D) propaganda institucional (CI), relações públicas (CI) e assessoria de imprensa (CI).

    E) venda pessoal (CM), ponto de venda e assessoria de imprensa (CI).

    CM - Comunicação mercadologica

    CI - Comunicação Institucional


ID
550942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi o gabarito... 
    Vejamos a seguinte consideração:
    Segundo Collins e Porras (1996) a visão para ser precisa e esclarecedora deve ter duas componentes principais, a funcionar como o yin e yang, ideologia central e visualização do futuro “A ideologia central, é o yin do nosso esquema, define o que defendemos e a razão da nossa existência. O yin é imutável e complementa o yang, o futuro visualizado. Esse futuro é o que aspiramos, o que esperamos alcançar e criar – algo que requer mudanças significativas e progresso para ser atingido.”

    Neste sentido, a visão estaria associada, a meu ver, a perspectiva filosófica/ideológica de uma determinada organização relacionadas aquilo que se almeja alcançar.
    Nao estaria a definicao apresentada no gabarito mais diretamente associada a nocao de "imagem organizacional"?
  • Gabarito nada a ver!

    Letra D como correta...

    Mas as alternativas estão confusas!


ID
550960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma empresa está patrocinando um projeto de recuperação ambiental e vem obtendo ótimos resultados, tais como: a recuperação do meio ambiente e a geração de renda para os moradores da região. Para dar visibilidade nacional ao projeto, o setor de comunicação da empresa deve

Alternativas
Comentários
  • Já vi em outras questõe comentários de que o correto é press kit e Release e não press release. 

    Alguém poderia esclarecer, por favor?! Teríamos como fundamentar?