A linguagem da internet, principalmente a partir da web 2.0, prescinde de uma navegação mais dinâmica e com possibilidade de extensão do conhecimento o que é possível com o hipertexto.
"...O hipertexto é o conjunto
de nós de significações interligados por conexões entre palavras,
paginas, fotografia, imagens, gráficos, sequência sonoras etc. dessa
forma, as narrativas digitais superam as limitações da tradição da
oralidade e da escrita, pois não buscam sentido em isolar ou fragmentar o
sentido do texto ou do discurso, mais em ampliar a rede de
significações.” (Hipertexto e Hipermídia - Pollyana Ferrari pág. 74)
Hiper, texto, link e mídia são palavras que aparecem muitas vezes e podem confundir quem ainda está aprendendo de forma técnica esse assunto (mesmo que utilize a internet a muitos anos). Aqui está uma forma simples, rápida e prática para entender o que cada um desses nomes significa.
HIPERTEXTO
É simplesmente a possibilidade de navegação livre, ou seja, o usuário escolhe o caminho a ser percorrido dentro de um mesmo ambiente através de páginas de sites diferentes. Agregando imagens, sons e vídeos para fazer a pesquisa se tornar mais interessante.
HIPERLINK
O termo mais usado para esse é “link”, que nada mais é do que a alma de qualquer site. O link facilita a navegação na internet, porque na verdade ele não passa de um comando que te leva para uma rede social, para outro site, para outro tópico desse mesmo site, etc.
HIPERMÍDIA
Diretamente ao ponto, é o conjunto de imagens, sons e textos em uma única página. Casualmente todos os sites conhecidos utilizam esse método para passar seu conteúdo, é considerada a melhor forma de transmitir as informações para o público.
MULTIMÍDIA
Esse anda lado a lado com o Hipermídia, sendo que o que origina a existência do Hipermídia é o Multimídia. É a soma de uma mídia estática (foto, texto, gráfico) com uma mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação).
Fonte: https://hipercontrole.wordpress.com/2014/09/22/hipertexto-hiperlink-hipermidia-e-multimidia-qual-a-diferenca/