SóProvas



Questões de Globalização da Informação na Comunicação Social


ID
49390
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propagada comercial, tal como é hoje entendida e percebida nos seus efeitos, teve sua origem em dois acontecimentos:

Alternativas

ID
63034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Hot site pode ser definido como um minisite monotemático e com prazo de validade, retirado da Internet após a consecução dos objetivos de comunicação, como promoções e votações, canal de cadastramento e atualização de banco de dados, lançamento de produtos e(ou) serviços etc.

Alternativas
Comentários
  • Tecnicamente não há diferenças entre um "website" e um "hotsite", só que usualmente o hotsite tem prazo de validade, ou seja, é usado somente nos períodos de lançamento de produtos ou serviços, eventos, dentre outros.Os hotsites tb tem um apelo visual maior e são mais focados em um público específico.
  • Resposta: Certo

    Hot site
    Micro-site ou Mini-site
     é um pequeno site planejado para apresentar e destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

ID
95812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Muitos autores conceituam a sociedade contemporânea como pós-moderna. Dos elementos relacionados abaixo, o conjunto que melhor caracteriza a chamada pós-modernidade é

Alternativas
Comentários
  • b) alta tecnologia, velocidade, consumismo e hedonismo, niilismo, pastiche e simulacro.
    alta tecnologia - 3a revolução industrial
    velocidade - na comunicação, na vida
    consumismo - o capitalismo "ganhou" e nossa economia gira por meio do consumo
    hedonismo - tem a ver com o consumismo, significa satisfazer suas vontades (opoe-se a entrar em causas coletivas por exemplo)
    niilismo - é a descrença no mundo, que ele deve ser recomeçado do zero. Procure pelo termo "fim da história", da década de 1990.
    pastiche - "não se leva nada mais a sério", no sentido de que sério eram as instituições tradicionais.
    simulacro - simplificando, simulamos o que não somos. o que importa é a aparência.

  • Alguém tem a referência teórica desse assunto?

  • Segundo Santos (2003), as principais características da sociedade pósmoderna são: alta tecnologia, velocidade da informação, consumismohedonismo, niilismo, pastiche e simulacro.

    SANTOS, Roberto Elísio dos. As teorias da comunicação: da fala à Internet


ID
95821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

Alternativas
Comentários
  • A questão está com o gabarito errado. Mereceria recurso. O termo cer é a letra B: Convergência das Mídias.
  • Eu ia comentar exatamente isso, mas o colega bem se antecipou. O termo é "convergência de mídias". Aliás, diga-se de passagem, essa prova veio com questões demasiado teóricas, que em nada avaliam o conhecimento prático que a administração requer de um servidor na área de comunicação social. Não consigo enxergar o propósito da prova até o momento.

ID
95824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na era digital, as fronteiras se diluem e a comunicação assume um papel central nas sociedades. Agências governamentais e empresas do setor privado contam com sistemas de interação cada vez mais aperfeiçoados e com tendência à transparência. Por isso, o aparecimento, cada vez mais freqüente, de conflitos de interesses. Usando as novas tecnologias, qual(ais) a(s) estratégia(s) de comunicação que melhor responde(m) a uma situação de conflito entre empresas privadas e setor público?

Alternativas
Comentários
  • Sempre pensar em PRESTAÇÃO DE CONTAS, quando se referir a empresas privadas e setor público.


ID
95842
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na produção de notícias para veículos on-line, o jornalista deve concentrar-se no(a)

Alternativas
Comentários
  • A navegação não-linear é uma das principais características dos hipertextos, além da possibilidade de utilização de recursos de outras mídias.

ID
95878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Electronic Data Interchange - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. Wikipédia

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92


ID
96073
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra a.

    "O conceito de paradigma tecnológico (...) ajuda a organizar a essência da transformação tecnológica atual à medida em que ela interage com a economia e a sociedade. (...)

    A primeira característica do novo paradigma é que a informação é sua matéria-prima: são tecnologias para agir sobre a informação, não apenas informação para agir sobre a tecnologia, como foi o caso das revoluções tecnológicas anteriores.

    O segundo aspecto refere-se à penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias. Como a informação é uma parte integral de toda atividade humana, todos os processos de nossa existência individual e coletiva são diretamente moldados (embora, com certeza, não determinados) pelo novo meio tecnológico.

    A terceira característica refere-se à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, usando essas novas tecnologias da informação. A morfologia da rede parece estar bem adaptada à crescente complexidade de interação e aos modelos imprevisíveis do desenvolvimento derivado do poder criativo dessa interação. (...)

    Em quarto lugar, referente ao sistema de redes mas sendo um aspecto claramente distinto, o paradigma da tecnologia da informação é baseado na flexibilidade. Não apenas os processos são reversíveis, mas organizações e instituições podem ser modificadas, e até mesmo fundamentalmente alteradas, pela reorganização de seus componentes. O que distingue a configuração do novo paradigma tecnológico é sua capacidade de reconfiguração, um aspecto decisivo em uma sociedade caracterizada por constante mudança e fluidez organizacional. (...)

    Então uma quinta característica dessa revolução tecnológica é a crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado, no qual trajetórias tecnológicas antigas ficam literalmente impossíveis de se distinguir em separado. Assim, a microeletrônica, as telecomunicações, a optoeletrônica e os computadores são todos integrados nos sistemas de informação. (...)".

    Fonte: http://www.nomads.usp.br/documentos/textos/cultura_digital/castells/castells.htm#1a

  • Segundo Manuel Castells, a partir da pág. 108, do livro A Sociedade em Rede, as características desse novo paradigma são:

    1- A informação é sua matéria-prima.

    2- Os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade.

    3- Predomínio da lógica de redes.

    4- Flexibilidade.

    5- Crescente convergência de tecnologias.


ID
96085
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um membro da Defensoria Pública reclama a um dos Agentes de Comunicação Social que o seu blog tem pouca visibilidade. O Agente disse ao Defensor Público que é necessário fazer uma análise das tags para saber se elas favorecem o SEO. O responsável pelo blog deve entender que tags

Alternativas
Comentários

  • SEO - O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

    Tags - palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informação.

    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/


ID
97522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ambiente digital, é dito que a noção de tempo se desarticula no sentido de não produzir mais narrativas seqüenciais linearilizantes. Isto significa a(o)

Alternativas
Comentários
  • Questão com interpretação difícil. Perda das referências no texto?

    Para mim seria mais excesso de informação que gera necessidade de hipertextos para quebrar, portanto, a seqüência de narrativas linearizantes.

  • Alguém pode explicar essa resposta? 

  • banca criando teoria

  •  

    A não-linearidade causada pelo hipertexto faz com que o leitor direcione a leitura: ele começa em um assunto e termina em outro. Isso é a quebra de referencial.


ID
97585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As agências de propaganda vêm sofrendo um intenso processo de modernização operacional, comercial e cultural, com destaque para a forte implementação da tecnologia da informação. Nesse contexto, um tradicional departamento tem sido suprimido nas estruturas das principais agências de propaganda. Qual é ele?

Alternativas
Comentários
  • o Tráfego é o departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa. Departamento de apoio, cuida do acompanhamento dos serviços em suas diversas etapas, noa vários departamentos, para auxiliar o trabalho de gestão do Atendimento e de administração dos custos das agências; precisa saber tudo o quedeve ser absorvido por ela ou pago/reembolsado pelos clientes.

  • O departamento de tráfego, responsável pelo fluxo de trabalho interno em uma agência, vem sendo suprimido porque novas tecnologias permitem a comunicação direta entre os diversos departamentos, reduzindo-se a burocracia e gerenciando-se em conjunto a pauta de trabalho. Geralmente, as funções tradicionalmente atribuídas ao tráfego vem sendo agregadas ao departamento de atendimento.
  • Não sei de onde tiraram esta resposta. Qual é a base pra se afirmar isso? Trabalho em agência e não no meracdo vejo o tráfego sendo suprimido tão sumariamente. 

  • Quem trabalha no tráfego são os agentes de trânsito.


ID
97621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As inovações da tecnologia de informação reduziram os custos de comunicação e integraram as empresas e os mercados em escala mundial. E o mundo jornalístico funciona 24 horas por dia; sempre há acontecimentos em algum lugar. Assim, é certo afirmar que

Alternativas
Comentários
  • e) o processo de globalização está causando a criação de marcas e de plataformas de informação planetárias.

ID
130972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O hipertexto (também chamado de paratexto) constitui o processo básico para outros dispositivos e elementos do jornalismo online indispensáveis à interatividade do leitor com os portais de notícias, tais como intratextualidade, descentralização e multivocalidade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá por meio de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

    Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

    O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos.

    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

  • Discordo da resposta no sentido de que Hipertexto não deve ser chamado de paratexto já que o último significa "uma zona de fronteira, que estipula os contornos do texto e que o institui como obra. Este não é apenas um elemento de fronteira geográfica, de transição do dentro para fora, mas também uma mudança de estatuto, já que institui o texto com obra e o inscreve no circuito de comunicação. Os seus elementos constituintes (título, nome de autor, epígrafe, notas de rodapé, entre outros) têm uma capacidade performativa e uma função pragmática, orientando os modos de aceder ao texto e criando protocolos de leitura." Paratexto e hipertexto não são semelhantes, e sim complementares. Ass: Lis Grassi
  • Oi, Diogo,

    Entendo suas colocações, mas o autor do texto citado considera o link como elemento paratextual. Está no título de seu livro.
    Não adianta "brigar" muito com a questão. Tem que ir pela opinião do autor citado.
  • Para Landow (1995; 1997), o hipertexto possui as seguintes características: 

     
    INTERTEXTUALIDADE – O hipertexto seria, essencialmente, um sistema intertextual, enfatizando uma intertextualidade que ficaria limitada nos textos em livros. As referências feitas a outros textos é potencializada no hipertexto através do recurso do link, que realiza as conexões entres os blocos de textos (Mielniczuck & Palácios, 2001, p.4).

     

    MULTIVOCALIDADE – está associada à idéia de polifonia de Bakhtin, que sustenta a possibilidade de coexistência de diversas vozes na narrativa literária. ‘em termos de hipertextualidade, ele aponta para uma qualidade importante deste meio de informação: o hipertexto não permite uma única voz tirânica. Mas sim, a voz sempre é a que emana da experiência combinada do enfoque do momento, da lexia 8 que um está lendo e da narrativa em perpétua formação segundo o próprio trajeto da leitura’ (Landow, 1995, p.23). 

     

    DESCENTRALIZAÇÃO – Esta característica refere-se ao fato de que, ao contrário dos textos impressos que propõem um centro, oferecem uma ordem para a leitura (que pode ou não ser obedecida pelo leitor), o hipertexto enquanto uma malha de blocos de textos interconectados oferece a possibilidade de movimentos de descentramento e recentramento contínuos. É o leitor, através dos seus caminhos de leitura, que vai elegendo temporariamente os sucessivos centros.

     

    RIZOMA - É um conceito desenvolvido por Deleuze e Guatarri, no livro intitulado Mil Platôs. Os autores utilizam a metáfora de um tipo de vegetação aquática, que se desenvolve na superfície da água, não possuindo tronco ou caule, ela é totalmente ramificada. Segundo Landow (1997) o rizoma opõe-se a idéia de hierarquia, pois ao contrário da estrutura de uma árvore, um rizoma, em tese, pode conectar qualquer ponto a qualquer outro ponto, oferecendo muitos começos e muitos fins.

     

    INTRATEXTUALIDADE - Esta característica é citada por Landow (1995, p. 53) e refere-se às ligações internas estabelecidas entre léxias dentro do mesmo sistema ou site (Mielniczuck & Palácios, 2001, p.4).

     

    Fonte: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/92386057756255571630091063164916947334.pdf

  • Concordo com o colega Diogo. Paratexto e hipertexto são conceitos diferentes, embora complementares. O que a colega Rosana falou é verdade, devemos mesmo seguir o entendimento de cada autor sobre o assunto. Porém os próprios autores, no próprio artigo citado nessa mesma questão da Cespe, tem um entendimento contrário a essa afirmação da banca. Segundo Mielniczuk e Palacios, "Os paratextos seriam os textos que acompanham, envolvem, delimitam o texto principal. Corresponderiam a uma zona de transição e de transação entre o texto (para o autor, especificamente o livro) e o leitor " (Mielniczuk e Palacios p. 7)

    Fonte: Considerações para um estudo sobre o formato da notícia na Web: o link como elemento paratextual; Luciana Mielniczuk e Marcos Palacios

    E não dá nem pra dizer que a questão está desatualizada nem nada. A questão já deveria ter sido considerada errada e anulada na época.


ID
130978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.

    Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

  • Intranet, assim como a internet como um todo, oferece várias possibilidades (graus) de interatividade: a consulta (interatividade fraca), a transação (média), a reação (média), a colaboração (média-forte), a criação/modificação/exclusão (forte) etc.


ID
130981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito do jornalismo online, um sítio de notícias que divulga informações em tempo real em fluxo contínuo é um exemplo do modelo de webjornalismo transpositivo.

Alternativas
Comentários
  • Esse modelo transpositivo se refere la atrás, quando surgiram os primeiros sites noticiosos. As noticias eram reproduzidas do jornal impresso, daí o nome de "transposição de matéria": pega no impresso e reproduz no online.
  • Resposta: Errado

    Etapas de desenvolvimento do webjornalismo:

    - Webjornalismo de 1º geração (Transpositivo)
    Caracteriza-se pela mera transposição do jornal impresso para o meio digital.

    - Webjornalismo de 2º Geração (Semi-transpositivo)
    Transposição do jornal impresso com a adição de links, fotos etc, caracterizado também pela antecipação das informações a serem publicadas.

    - Webjornalismo de 3º Geração (não-transpositivo)
    É o jornalismo que usa todas as ferramentas disponíveis na Internet para a apresentação das informações, exclusivamente para este meio. Funciona de maneira autônoma. O que pode ter motivado uma via exclusiva para o jornalismo na Internet é a possibilidade do uso de recursos tecnológicos disponíveis na informática como multimídia e o hipertexto.

     

  • Marcos Palácios já fala em Jornalismo de 4a Geração que tem por característica o uso de ferramentas de Bancos de Dados associadas à linguagem de programação dinâmica para apuração, edição e veiculação de informações 

  • errada

    A primeira geração do Webjornalismo, ou período transpositivo, ocupa-se da transposição, integral, de parte do conteúdo produzido para veículos impressos.


ID
130984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria do hipertexto é um exemplo de aplicação dos modelos de Newcomb e Jacobson, ambos de base behaviorista.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o modelo de Jacobson, a linguagem deve adequar-se às diferentes situações de comunicação, que se relacionam, por sua vez, ao objetivo que o expositor pretende atingir com sua mensagem. Assim, é preciso empregar uma linguagem cujo objetivo seja apropriado ao que se
    pretende transmitir, de modo a não desvirtuar o sentido. Por este motivo, a comunicação em processo exige uma mensagem construída de acordo com a função de linguagem predominante, visto que esta pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir ou ocultar emoções e desejos, para hostilizar ou atrair pessoas, incentivar ou inibir contatos e ainda pode, bem simplesmente, servir para evitar o silêncio.

    O modelo de Newcomb é triangular e o seu principal interesse reside no facto de ser o primeiro modelo a introduzir o papel da comunicação numa sociedade ou numa relação social. Para Newcomb, o papel da comunicação numa sociedade consiste em manter o equilíbrio no interior do sistema social. O modelo funciona da forma seguinte: A e B são o comunicador e o receptor; podem ser indivíduos, ou o patronato e o sindicato, ou o governo e o povo. X faz parte do seu ambiente social. ABX é um sistema, o que significará que as suas relações internas são interdependentes: se A muda, B e X mudarão também, ou, se A mudar a sua relação com X, B terá que mudar a sua relação ou com X ou com A. O sistema só está em equilíbrio quando A e B têm atitudes semelhantes relativamente a X; caso contrário, a comunicação entre A e B ficará sob pressão até que cheguem a um acordo sobre X.

    Dessa maneira, fica claro que ambos os modelos são estruturas LINEARES, diferentemente da Teoria do Hipertexto.


ID
130987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria da informação (ou teoria matemática da comunicação) pode ser corretamente associada à gênese dos estudos sobre dispositivos tecnológicos e suas aplicações na transmissão de dados por vias mecânicas. A associação é possível porque a teoria mencionada figura no rol das abordagens sobre o código e a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    A Teoria da informação ou Teoria matemática da comunicação é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação, transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc. Ela não deve ser confundida com tecnologia da informação e biblioteconomia.

    Claude E. Shannon (1916-2001) é conhecido como "o pai da teoria da informação". Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.

  • Claude Elwood Shannon foi um engenheiro eletricista e matemático estadunidense. É considerado o fundador da teoria da informação.

    Em 1948, publicou o importante artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication, enfocando o problema de qual é a melhor forma para codificar a informação que um emissor queira transmitir para um receptor. Neste artigo, trabalhando inclusive com as ferramentas teóricas utilizadas por Norbert Wiener, Claude Shannon propôs com sucesso uma medida de informação própria para medir incerteza sobre espaços desordenados (mais tarde complementada por Ronald Fisher, que criou uma medida alternativa de informação apropriada para medir incerteza sobre espaços ordenados).

    Em 1949, em co-autoria com o também matemático estadunidense Warren Weaver (1894-1978), publicou o livro Teoria Matemática da Comunicação (The Mathematical Theory of Communication), contendo reimpressões do seu artigo científico de 1948 de forma acessível também a não-especialistas - isto popularizou seus conceitos.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/


ID
130990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O conceito de ecologia da mente, formulado pelos estudiosos da Escola de Palo Alto, destaca-se entre as contribuições relevantes para o desenvolvimento de pesquisas sobre cibernética e inteligência artificial.

Alternativas
Comentários
  • Para Bateson, a ecologia da mente é a ecologia do padrão, da informação e idéias que estão encarnadasem formas materiais. Dito de outra forma um sistema capaz de processo mental é um sistema que tem capacidade para responder à informação de maneira autoreguladora, uma característica de todos os sistemas vivos, de células a florestas e civilizações.

    A cibernética, movimento do qual Bateson participou ativamente, olhava o mundo como interligado, valorizava a interação e auto-regulação dos processos

     

    Fonte: http://www.multiversa.com.br/pdf/processo_mental.pdf

  •  A Escola do Palo Alto (Instituto de Pesquisa Mental de Palo Alto) é uma organização sediada em Palo Alto, Califórnia e constitui o núcleo de investigação mais prestigiado nos âmbitos da psicoterapia, psiquiatria e terapia familiar. A escola era baseada em dois objetos de estudos com relação à comunicação:

    a) Pragmática da Comunicação Humana;
    b) Evidência da lógica integral da comunicação

    Bateson* era apaixonado pelo saber científico e, numa perspectiva ecológica da mente, socorreu-se de conceitos cibernéticos para o entendimento da psiquê humana, no pressuposto da similitude formal que acreditava existir no funcionamento de todos os seres vivos.

     

    Fonte: http://literacomunicq.blogspot.com/2010/04/comunicacao-pesquisa-norte-americana.html

     


ID
130993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Zemor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

As atuais políticas de e-Gov (governo eletrônico) - com portais que oferecem informações ao cidadão e captam suas demandas - são exemplos de aplicações de tecnologias de informação para a oferta de serviços de informação pública condizentes com o contexto social contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Governo eletrônico, ou e-gov, (do inglês electronic government), consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria. Muitas das tecnologias envolvidas e suas implementações são as mesmas ou similares àquelas correspondentes ao setor privado do comércio eletrônico (ou e-business), enquanto que outras são específicas ou únicas em relação às necessidades do governo. Visa construir uma arquitetura interoperável a fim de munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.

    De modo geral, aceita-se a noção de governo eletrônico como ligada à prestação de serviços públicos por meio eletrônico, ou seja, utilizando-se recursos de tecnologia da informação, em caráter remoto e disponível no sistema 24/7 ou seja, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.


ID
138568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do
jornalista, julgue os itens

A convergência tecnológica - expressa pela possibilidade de agregar diferentes formatos informativos em uma mesma mídia - transformou o perfil profissional dos jornalistas, que precisam dominar mais de uma linguagem midiática para construir suas narrativas. Como exemplo desse novo perfil profissional podem-se citar os comentaristas que atuam em jornais impressos, televisão, rádio e ainda mantêm blogs na Internet, quase sempre ligados aos portais dos veículos onde atuam.

Alternativas

ID
141529
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na mídia eletrônica, um bom texto jornalístico pode ser caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • d) maior concisão do texto em relação ao impresso.

ID
161956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Lévy é hoje um dos mais expressivos filósofos do mundo no campo da informação, novas mídias, Internet e cibercultura. De acordo com o pensamento desse autor a respeito de tais assuntos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva A repetiu o enunciado da questão. Segue abaixo o item transcrito da prova:

    a) Para Lévy, a Internet não permite a interatividade total, uma vez que, assim como a televisão e o rádio, está centrada no sistema de difusão Um-Todos, pois os usuários ainda dependem de provedores que controlam a transmissão de dados e limitam o acesso à rede.
    ERRADA. A Internet, diferentemente de mídias como tv e rádio, diferencia-se por estabelecer um sistema de difusão Todos-Todos, uma vez que os próprios internautas têm o poder de receber, mas também, de emitir informação.

    b) CERTA. Para Lévy, o Ciberespaço gera uma atmosfera do "debate e da troca de ideias" entre as pessoas, contribuindo para um mundo menos totalizante. Daí a cibercultura ser herdeira da filosofia iluminista do séc XVIII, pois incentiva o debate e a argumentação, retomando e aprofundando os antigos ideais de LIBERDADE (objetivada por meio de programas de codificação e do acesso transfronteiriço a diversas comunidades virtuais, IGUALDADE (possibilidade para que cada um emita para todos) e FRATERNIDADE (que transparece na interconexão mundial).  (Cibercultura, Pierre Lévy, 2. edição, pag 245)

    c) ERRADA. Embora armazenem arquivos digitalizados, Lévy não as considera como parte do ciberespaço por não estarem disponíveis para leitura e gravação aos internautas (coletividade). Faz-se oportuno conhecer a definição do termo Ciberespaço, dada por Lévy: "É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. Abriga a infra-estrutura material da comunicação digital e também o universo oceânico que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo". (Cibercultura, Pierre Lévy, 2. edição, pag 92)

    d) ERRADA. Sem a capacidade de armazenamento e memória, por parte de Servidores interconectados e formando assim a Internet, não seria possível a própria criação do Ciberespaço. Veja-se a definição acima de ciberespaço.

    e) ERRADA. Um dos conceitos explorados na obra de Lévy é o da não-territorialidade. A posição geográfica não é determinante para a exclusão. O usuário pode estar situado em qualquer parte do planeta, contudo, se houver uma conexão à rede, ele estará interconectado.

  • Perfeito o comentário do colega acima, parabéns e obrigado!
  • Apenas com o bom senso ligado, mesmo sem conhecer os pensamentos dos autor, é possível resolver a questão.

  • Explicação para a questão da Profa. Paolla Marletti e Prof. Paulo Guimarães, Estratégia Concursos:

    "A alternativa “A” está errada, pois a internet permite total interatividade e, diferente da televisão e do rádio, se encaixa no terceiro
    nível de interação, Todos-Todos.

    A segunda alternativa é a resposta que procuramos, pois está inteiramente correta. A ideia iluminista de que fala a questão é a de propagação livre da ideia.
    O CD e o DVD não promovem interação como Lévy compreendia, para ele essas mídias são apenas detentoras de dados, por isso não fazem parte do ciberespaço.

    Para que haja a geração de cultura no ciberespaço, Lévy postula que esse ambiente precisa ser capaz sim de armazenar memória.
    Por fim, os usuários são ativos. Por isso não se deixam determinar nem na maneira nem no conteúdo que interagem na cibercultura. O que encontramos aqui é um ambiente de inclusão social, através dos discursos abertos e fluidos."


ID
162028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No Brasil, estamos presenciando um movimento estratégico recente no uso da tecnologia pelo Estado. É a governança participativa para reforçar a capacidade de ação da população e promover o relacionamento entre a sociedade e os seus governantes. Em essência, hoje podemos atribuir o conceito de governo 2.0 no Brasil. Tomamos por base a incorporação das novas tecnologias para a melhoria dos processos internos de administração pública, por meio de uma gestão democrática que prevê a participação de uma rede de pessoas que estão interessadas em acompanhar e intervir nos processos de políticas públicas.

Internet: (com adaptações).

O movimento do governo descrito acima tem maior relação com o conceito de

Alternativas
Comentários
  • "O que é inteligência coletiva? É uma inteligência distribuída por toda a parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências. Acrescentemos à nossa definição este complemento indispensável: a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas, senão o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas.

    Uma inteligência distribuída por toda parte: tal é o nosso axioma inicial. Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade." (Pierre Lévy in A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço)

    Inteligência coletiva é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet. A disseminação de conteúdos enciclopédicos sobre plataformas Wiki, é um exemplo da manifestação desse tipo de inteligência, na medida em que permite a edição coletiva de verbetes e sua hipervinculação.

  • A chave está no termo - governança participativa - 


ID
162031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Afirmo que, por meio da poderosa influência do novo sistema de comunicação, mediado por interesses sociais, políticas governamentais e estratégias de negócios, está surgindo uma nova cultura: a cultura da virtualidade real.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2008 (com adaptações).

Com relação ao conceito de cultura da virtualidade real, de Castells, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Um estilo de cultura que reflete um pouco essa mudança memorável por meio de uma arte superficial, descentrada, infundada, auto-reflexiva, divertida, caudatária, eclética e pluralista, que obscurece as fronteiras entre a cultura elitista e a cultura popular , bem como arte e a experiência cotidiana."  (EAGLETON, 1998, p.7).
    Para Castells, essa é a cultura da virtualidade real, cultura formada por processos de comunicação digital onde o domínio está na diversidade, na construção de um novo ambiente simbólico onde: todas as expressões culturais, da pior à melhor, da mais elitista à mais popular, vêm juntas nesse universo digital que liga, em um supertexto histórico gigantesco, as manifestações passadas, presentes e futuras da mente comunicativa.

  • Em sua formulação teórica intitulada "cultura da virtualidade real" Castells ressalta que uma vez sendo a comunicação baseada em sinais, não há separação entre "realidade" e representação simbólica. 
  • A cultura da virtualidade real

    O autor usa até da definição do dicionário das palavras real e virtual pra mostrar que na verdade não existe muita diferença entre real e virtual e a influencia de um sobre o outro e um verdadeiro binômio tal que a televisão e a nossa realidade. O que caracteriza o novo sistema de comunicação, baseado na integração em rede digitalizada de múltiplos modos de comunicação, e sua capacidade de inclusão e abrangência de todas as expressões culturais. O novo sistema de comunicação transforma radicalmente o espaço e o tempo, as dimensões fundamentais da vida humana. Localidades ficam despojadas de seu sentido cultural, histórico e geográfico e reintegram-se em redes funcionais ou em colagens de imagens, ocasionando um espaço de fluxos que substitui o espaço de lugares. O tempo e apagado no novo sistema de comunicação já que passado, presente e futuro podem ser programados para interagir entre si na mesma mensagem. O espaço de fluxos e o tempo intemporal são as bases principais de uma nova cultura, que transcende e inclui a diversidade dos sistemas de representação historicamente transmitidos: a cultura da virtualidade real, aonde o faz-de-conta vai se tornando realidade. 



    http://www.ufrgs.br/cedcis/arquivos_ladcis/informatica-sociedade/livros_e_referencias/resumos/sociedade_rede/cap_5_-_ederson_frozi.pdf
  • A realidade é inteiramente captada, totalmente imersa em uma composição de imagens virtuais no mundo do faz-de-conta. Nele, as aparências não apenas se encontram na tela comunicadora da experiência, mas se transformam na experiência.  

    " A realidade é inteiramente captada "-ISTO É DE UMA IGNORÂNCIA FILOSÓFICA PROFUNDA.REALIDADE NÃO SE CONFUNDE COM SIMULACRO DE REALIDADE OU COM SUA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA,QUEM CONFUNDE,POR EXEMPLO,A PALAVRA "CADEIRA",QUE SENDO LINGUAGUEM É REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA,COM UMA CADEIRA DE VERDADE ? OU UMA FOTO COM A REALIDADE? O CONCEITO DE REALIDADE ENGLOBA A MULTIPLICIDADE DA EXISTÊNCIA REAL DOS ENTES,NÃO PODENDO SER A REALIDADE "inteiramente captada ",POIS A REALIDADE SEMPRE SERÁ MAIS COMPLEXA DO QUE A SUA REPRESENTAÇÃO.
    ESTE ERRO,DENTRE MUITOS OUTROS, É RESULTADO DAS "FILOSOFIAS" DA MODERNIDADE QUE NEGAM OU RELATIVIZAM A VERDADE OBJETIVA,CAINDO NUM PARADOXO,SE NÃO EXISTE VERDADE,A AFIRMAÇÃO DE QUE NÃO EXISTE VERDADE, É MENTIRA OU É VERDADE? SENDO VERDADE QUE NÃO EXISTE A VERDADE ,ENTÃO HÁ UMA CONTRADIÇÃO NA PRÓPRIA AFIRMAÇÃO,POIS DIZ QUE NÃO EXISTE A VERDADE,MAS QUER SE AFIRMAR COMO UMA SENTENÇA VERDADEIRA,LOGO O ABSURDO É MANIFESTO:não há a verdade,mas a minha afirmação é verdadeira.A contradição dos termos mostra a confusão epistemológica e mental de negar ou de relativizar a realidade.
    OUTRA:ESTÃO ATRIBUINDO AO UNIVERSO VIRTUAL UMA HOMOGENIDADE E UMA FUNÇÃO COMUM ÀS ARTES E AO ENTRETENIMENTO,QUE É A DE VIVENCIAR UMA REPRESENTAÇÃO COMO SE FOSSE REALIDADE.ISTO QUALQUER LEITOR DE ROMANCE OU ESPECTADOR DE FILME FAZ.NÃO É ATRIBUTO EXCLUSIVO DO MUNDO VIRTUAL,etc,etc,
  • Castells denomina de “cultura da virtualidade real” a ligação entre o real e o virtual

    Durante toda a história da humanidade, existiram representações no campo das ideias. Essa realidade pode ser considerada virtual, uma vez que não existe, ou seja, não se concretizou. 

    Porém, com as mídias digitais, o mundo concreto passou a ser representado virtualmente.

    Castells e Pierre Lévy se complementam quando consideramos o que é o “virtual” numa sociedade em rede: não existe oposição entre virtual e real, são praticamente sinônimos.

    Ao invés de termos uma “realidade virtual” temos, segundo Castells, uma “virtualidade real”.

    Não precisamos que os filmes ficção científica se tornem realidade, precisamos apenas de uma das várias telas disponíveis ao nosso redor: o mundo “real” pode ser acessado de vários lugares

  • A questão é tratada nas seguintes páginas do livro A Sociedade em Rede de Manuel Castells:

    Afirmo que, por meio da poderosa influência do novo sistema de comunicação, mediado por interesses sociais, políticas governamentais e estratégias de negócios, está surgindo uma nova cultura: a cultura da virtualidade real, cujo conteúdo, dinâmica e importância serão apresentados e analisados nas páginas seguintes. (p. 415)

    Então o que é um sistema de comunicação que, ao contrário da experiência histórica anterior, gera virtualidade real? É um sistema que a própria realidade (ou seja, a experiência simbólica/material das pessoas) é inteiramente captada, totalmente imersa em uma composição de imagens virtuais no mundo do faz de conta, no qual as aparências não apenas se encontram na tela comunicadora da experiência, mas se transformam na experiência. (p. 459)


ID
162049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do webjornalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Webjornalismo participativo e a produção 

    aberta de notícias 

     

     

    Alex Fernando Teixeira Primo1

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

    alex.primo@terra.com.br  

     

    Marcelo Träsel 2

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

    marcelo.trasel@gmail.com  



    http://carla.melanciadesign.com.br/webjornalismo%20participativo.pdf
  • Alguém sabe qual o erro da alternativa D?

  • O erro do item D é que as características citadas referem-se à Segunda Geração e não a Terceira. Vide a explicação pelos autores citados:

    [...] A primeira geração é a da transposição do modelo impresso para as redes digitais. As notícias seguem o padrão de texto e
    diagramação do jornal tradicional, agregando poucos recursos para interação com o leitor, em geral apenas e-mail e um menu de navegação, mas também fóruns e enquetes.

    Na segunda geração, alguns elementos específicos da Web passam a ser agregados à notícia online, embora esta continue seguindo o padrão de texto da edição impressa. Porém, passa-se a oferecer recursos de hipermídia, listas de últimas notícias e matérias relacionadas, bem como material exclusivo para a versão online.

    Já na terceira geração as publicações online incorporaram a hipermídia à produção do texto, aprofundando a hipertextualidade e a multimodalidade permitidas pela convergência das mídias digitais. Passa a ser levada em conta a possibilidade de distribuição do conteúdo para outras plataformas, como telefones celulares e handhelds. Ao mesmo tempo, a notícia ganha interconexão para além do material de apoio e menus de navegação. [...]


ID
162079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Repetindo o fenômeno que aconteceu com o mercado musical, transformado depois do aparecimento dos tocadores de arquivos no formato MP3, o mercado de livros e periódicos vislumbra uma rápida transformação na medida em que surgem os chamados leitores eletrônicos ou e-books. A respeito das mudanças nos mercados de livros, revistas e jornais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.
    http://www.baixaki.com.br/info/3324-o-amazon-kindle-dx-tambem-sera-vendido-internacionalmente-.htm

    b) ERRADA. O preço atual do Kindle, nos EUA, é de U$ 189.00, graças à competição de outros modelos como ipad e o Nook. No Brasil, devido aos impostos, o valor ainda é alto: R$ 720,00. Entretanto, a razão de uma produção ainda em escala moderada está mais relacionada à cultura de uso desses readers, do que propriamente ligada ao preço.

    c) ERRADA. Computadores conectados à internet, tablets, e-books são dispositivos que quanto mais são usados, provocam uma maior supressão na circulação de jornais impressos.

    Circulação: "é o número de EXEMPLARES lidos pelo público, ou pelo menos o número de exemplares realmente vendidos." (Propaganda:teoria, técnica e prática, Arnaldo Sant'Anna, 7edição, pag 210).

    d) ERRADA. As vendas dos e-books SÃO CRESCENTES.

    e) ERRADA. "O modelo será um pouco menor e terá a tradicional tela preta e branca. Nos rumores sobre o lançamento, dois consensos: o novo Kindle NÃO terá tela sensível ao toque e, mesmo com inovações, não incomodará o iPad, da Apple". http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/amazon-deve-lancar-novo-kindle-em-agosto-30052010-5.shl
  • Eu só queria entender o(s) motivo(s) das notas baixas dadas ao comentário do Rodrigo.A minha nota seria" ótimo".
    Fiquem com Deus.
  • A letra a chama o Kindle de e-book. Ele não seria um e-reader?

    Baseada nessa idéia que deixei de marcar a alternativa a.


ID
162082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em dezembro de 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou levantamento a respeito do acesso à Internet no Brasil em 2008. É possível observar que a Internet se tornou parte do cotidiano do brasileiro, com cada vez mais pessoas encontrando formas de estudar, se comunicar e se divertir por meio da rede mundial de computadores. Com relação ao perfil da Internet no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
174298
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das características dos blogs, mesmo dos jornalísticos, é apresentar um ponto de vista pessoal, uma voz subjetiva, um pensamento ou olhar enviesado, parcial (Recuero, 2002). Sobre blogs jornalísticos é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Por que é que blog pode ser empregado como programa de edição? Não entendi essa parte do item a. 
  • Questão antiga, mas ainda dá para responder com base na funcionalidade dos blogs atualmente, mas levando em consideração a época em que foi elaborada.  O wordpress foi construído para também ser uma ferramenta de edição e em evolução conjunta com os usuários. 

  • Um blog é uma ferramenta de publicação instantânea.

    Letra B errada


ID
174301
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

Alternativas
Comentários
  • EDIÇÃO NÃO LINEAR - No início da indústria cinematográfica os filmes eram editados linearmente, ou seja, as películas com as diversas tomadas eram cortadas e depois coladas na sequência desejada. Na edição não linear o filme é convertido para um formato digital e pode ser modificado livremente.

  • Antes do desenvolvimento das novas tecnologias, a edição era totalmente linear, ou seja, era preciso fazer um trabalho quase artesanal de "cortar" uma parte e "colar" onde se desejava fazer a inserção. Com os meios digitais e novas tecnologias, é possível a edição linear, que permite que qualquer parte do arquivo seja alterada de forma livre.


ID
198049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Para produzir notícias de forma multimídia do próprio local dos acontecimentos, basta que o repórter tenha acesso a um computador portátil com conexão sem fio, uma câmera de vídeo e fotográfica e um gravador de áudio.

Alternativas
Comentários
  • Basta só isso, Cespe?

  • Basta um celular com essas funções...

  • Não basta ter acesso. Tem que saber produzir, aff!

  • eu queria que a sede do cespe pegasse fogo

  • questão desatualizada...


ID
200503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à comunicação integrada, julgue o item a seguir.

A comunicação digital pode ser analisada a partir da vertente teórica da comunicação organizacional integrada.

Alternativas
Comentários
  • Sim, quem diz isso é Maargarida Kunsch. 

  • Tem a fonte? Procurei e não achei nada que falasse diretamente sobre o assunto.

  • Comunicação digital no composto de comunicacao organizacional integrada.


ID
200641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das novas tecnologias de comunicação, julgue o item
que se segue.

No cenário de desenvolvimento das novas tecnologias, percebe-se um distanciamento crescente entre os veículos de comunicação e as empresas de telecomunicações e de informática.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Ocorre justamente o contrário, ou seja, uma aproximação entre veículos de comunicação e empresas de TCI.

ID
200647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das novas tecnologias de comunicação, julgue o item
que se segue.

A discussão acerca do direito autoral das obras produzidas na Internet não tem relevância, a partir do momento em que se considera o conceito de criação coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão trata do copyleft. Vale a pena conferir sobre o assunto: https://www.gnu.org/licenses/licenses.pt-br.html


  • GAB. ERRADO

    "Copyleft" significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas.

    O termo “copyleft” é formado pelas palavras inglesas “copy”, que significa “cópia” e “left”, que significa “esquerdo”. Literalmente, seria "esquerdo de cópia", mas geralmente o termo é traduzido por “permitida a cópia”.


ID
200653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das novas tecnologias de comunicação, julgue o item
que se segue.

WAP é uma tecnologia que permite o acesso à Internet pelo celular, possibilitando a visualização de páginas, banners e hyperlinks.

Alternativas
Comentários
  • A tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) consiste em uma série de protocolos menores combinados de forma a oferecer um serviço móvel de acesso a Internet, de forma aberta e multiplataforma.

    Esta tecnologia é um produto do desenvolvimento do WAP Fórum. Esta associação foi criada pela indústria de tecnologia, em Dezembro de 1997, compreendendo mais de 200 membros (entre eles Nokia, Motorola e Ericsson), com o objetivo de unir as empresas do segmento wireless para garantir a interoperabilidade dos produtos, assim como o crescimento de mercado sem fio. Pode-se dizer que esta organização foi responsável por desenvolver de fato os padrões para a comunicação sem fio e para os serviços de telefonia celular digital.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/06_1/wap/oque.htm


ID
214489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

Alternativas
Comentários
  • As limitações no uso da hipertextualidade, e dos recursos multimídia nas matérias jornalísticas podem pressupor cuidado no trato da informação para que não sobrecarregue o interlocutor, de tal modo que ele se perca na avalanche de informações. Por outro lado, sabe-se que os recursos multimídia são inerentes ao meio digital que, por sua vez, ainda está construindo sua própria identidade. É errado associar estas limitações à ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

  • A questão está errada porque generalizou as limitações a um único motivo: consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia. 

    Isso pode ocorrer devido a vários fatores como o não conhecimento das potencialidades do webjornalismo por parte do veículo/jornalista ou até mesmo porque as ferramentas não são adequadas a determinado tipo de matéria.


ID
214603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Considere que um determinado órgão público precisa valer-se da Internet como ferramenta de marketing para divulgar uma campanha de esclarecimento que possa ser acessada diretamente pelos cidadãos e facilmente reenviada. Nesse caso, o marketing digital, por não assegurar otimização de buscas e acesso para redes sociais, não é uma ferramenta adequada.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o marketing digital abrange ferramentas que asseguram a otimização de buscas e acesso para redes sociais. A otimização de buscas pode ser feita por SEO (Search Engenering Optmization) e o acesso a redes sociais pode ser feito diretamente por elas mesmas ou por widgets, q são recursos implementados dentro do site q conduzem o internauta até às redes sociais.


ID
221050
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Acertei por eliminação, pois nenhuma outra questão faz sentido. Mas vale lembrar que CONVERGÊNCIA faz referência a convergência tecnológica, no sentido de várias mídias se unirem. Mas sobre o item A, faria mais sentido colocar INTERATIVIDADE.
    Muito ruims as questões da CESGRANRIO.
  • Questão com base no "História das Teorias da Comunicação" (Mattelart), p. 160 - "Em seu lugar, [Everett Rogers] definia a comunicação como 'convergência', 'processo no qual os participantes criam e partilham a informação para alcançar uma compreensão mútua'. [...] Substituía o antigo modelo difusionista pela 'análise da rede de comunicação'".

ID
222400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

Um dos meios atuais de divulgação de conteúdo jornalístico é a Internet, que demanda do profissional de imprensa que irá atuar no jornalismo online as mesmas habilidades que demanda do profissional de jornal, de rádio ou de TV.

Alternativas
Comentários
  • Após pesquisas na internet percebi que ainda não existe um consenso a respeito das habilidades requeridas pelo jornalismo online. Mas, definitivamente, NÃO são as mesmas requeridas a um profissional de jornal, de rádio ou de TV.

    Ainda não existe uma lista taxativa a ser seguida, mas além das habilidades mínimas de um jornalista, o profissional que opte pela carreira online deve ter outras habilidades:

    • ­ Conhecimentos sobre HTML, Tecnologia mobile para foto, áudio, vídeo, texto e acesso web;
    • ­ Entender de Arquitetura da Informação e Usabilidade;
    • ­ Edição multimídias (nível básico) - saber utilizar vários tipos de mídia: texto, fotos, áudio, vídeo e da combinação entre eles;
    • ­ Experiência com sistema de gerenciamento de conteúdos;
    • ­ Saber usar os motores de busca;
    • ­ Saber lidar com os meios de comunicação de massa;
    • ­ Estar sempre aberto para experimentar novas tecnologias;
    • ­ Estar antenado às Rede Sociais (Twitter, Orkut, Facebook, Youtube, Digg, Delicious etc.);
    • ­ Ter personalidade para manter um público fiel.
  • A internet trouxe novas necessidades para a formação jornalística, pois demanda competências específicas, distintas das de outras mídias.
  • Erro por redução: Um dos meios atuais de divulgação de conteúdo jornalístico é a Internet, que demanda do profissional de imprensa que irá atuar no jornalismo online as mesmas (outras além das) habilidades que demanda do profissional de jornal, de rádio ou de TV.


ID
222403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

Atualmente, a convergência de mídias por meio da contratação de profissionais multimídias é observada apenas nas organizações jornalísticas privadas.

Alternativas

ID
222406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

O hipertexto é uma ferramenta utilizada no jornalismo online.

Alternativas
Comentários
  • Hipertexto = leitura não-linear.

    "[O] hipertexto permite ao utilizador definir os percursos de leitura em função dos seus interesses pessoais pelo que a redacção da notícia deve ter em conta esse factor." (João Canavilhas)

  • Hipertexto - O termo é empregado para designar a organização não-linear da informação, que é armazenada em trechos de texto (e/ou som e/ou imagem) , ligados entre si por meio de elos ou links. A tendência é o hipertexto ser sempre utilizado com recursos de imagem e som (multimídia) , recebendo a denominação hipermídia.

     

    fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
222472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

A TV digital brasileira está disponível em todas as capitais e já permite total interatividade com os públicos.

Alternativas
Comentários
  • A TV digital brasileira ainda está longe de alcançar a interatividade total - ou a interatividade forte.

  • Isso em 2009...e não está desatualizada, a TV digital ainda não está disponível em todas as capitais...

  • A Anatel quer chegar a 125 milhões de pessoas com acesso à TV digital até o fim do ano de 2018. No entanto, o desligamento do sinal analógico em todos os 5.570 municípios brasileiros só deve ocorrer em 2023. (Previsão anunciada em junho de 2018)

     

    O sinal analógico de TV nas capitais Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT) foi desligado no dia 14/8/2018. Essas cidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital. Já nas capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) o processo foi adiado para o dia 31 de outubro de 2018. (Notícia divulgada em 16 de agosto de 2018)

     

  • O sinal digital está disponível em todas as CAPITAIS do Brasil. Ela ainda não está disponível em todos os municípios.


ID
231424
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As mídias digitais vieram não somente para facilitar o processo de comunicação, também agem como fator primordial na tomada de decisões estratégicas. A intranet é um exemplo. Sua facilidade de acesso se enquadra em qual dessas situações?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Por eliminação a gente matava essa, pois dos itens B ao E trazem funções típicas da internet, não intranet, sem contar que os referidos itens fazem referência a ações comerciais, que não se coadunam com as funções (a priori) de uma intranet, cujas linhas seguem um viés mais corporativo, de comunicação interna.

ID
231433
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É inquestionável o rompante tecnológico que o mundo sofreu no final do século passado e na primeira década desse novo século.Apopularização e o fortalecimento da eletrônica, informática e a internet, que juntas foram responsáveis pelo maior número de mudanças em um curto período para a comunicação e o jornalismo. Entre essas mudanças podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

     e) jornalistas convertidos em produtores de conteúdo.

  • GABARITO: LETRA E

     

    "(...) sistemas automáticos de produção de notícias foram criados; jornalistas foram convertidos em produtores de conteúdo; redações vêm se integrando; a miniaturização de equipamentos vai radicalizar a convergência de mídias."

     

    Livro: Ética no jornalismo. Rogério Christofoletti. São Paulo: Contexto, 2008. 


ID
231436
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mesmo com toda a euforia em torno da internet e suas aplicabilidades no "modus operandis" para se criar e difundir comunicação, como os blogs e os portais de informação, surgem alguns problemas que acabam por sujar a imagem desses novos canais de comunicação: o corte de duas etapas do processo de se fazer notícia. O autor Rogerio Christofoletti no seu livro "Ética no Jornalismo" cita duas dessas etapas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c) pauta e apuração.

  • GABARITO: LETRA C

     

    "Geralmente, quando não se consegue a qualidade pretendida, sites, portais e blogs cortam em duas etapas: na pauta ou na apuração. Assim, a matéria sai pela metade porque o jornalista não conseguiu chegar onde pretendia, ou sai sem ser devidamente checada. Ao público é oferecido conteúdo insuficiente ou incorreto, impreciso." 

     

    Livro: Ética no jornalismo. Rogério Christofoletti. São Paulo: Contexto, 2008. 


ID
231445
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As diferenças entre a Internet em relação à Mídia Tradicional (televisão, rádio, cinema, jornal e revista) são bem distintas. Quais são os aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias?

Alternativas
Comentários
  • Segundo J. B. PInho (Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line), os aspectos críticos que diferenciam a Internet da mídia tradicional são: NÃO-LINEARIDADE, FISIOLOGIA, INSTANTANEIDADE, QUALIFICAÇÃO, CUSTOS DE PRODUÇÃO E DE VEICULAÇÃO, INTERATIVIDADE, PESSOALIDADE, ACESSIBILIDADE E RECEPTOR ATIVO (P. 49).

    RESPOSTA E
  • Sistema não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Um documento interno é um meio  linear já que  é lido a partir do canto superior esquerdo, palavra por palavra, mesmo tendo  diversas páginas, o leitor começa pela primeira, pois não faz sentido qualquer outra ordem de leitura, do mesmo modo um jornal, que  também não possibilita a transmutação do leitor a uma outra plataforma.Já a informação alojada na Internet é não-linear. Nela, o hipertexto permite que o usuário se movimente através das estruturas de informação do site sem uma seqüência pré-determinada, mas sim saltando entre os vários tipos de dados que necessita. A principal característica do hipertexto é a sua maneira natural de processar informação, funcionando de uma maneira parecida com a mente humana, que trabalha por associações de idéias e não recebendo a informação linearmente.

    Portanto, estruturas lineares apresentam um sentido único e estruturas não-lineares, diversos sentidos.

  • Uma das características que diferencia as novas mídias das mídias offline (tradicionais) é a não linearidade. Os modelos anteriores são focados na transmissão vertical de conteúdo, enquanto a internet. é horizontal. 
  • O que ele quer dizer com fisiologia? Estrutura do conteúdo? 

  • A verdade é que jornais e revistas já seguiam a não linearidade, pois neles se têm: box, gráficos, imagens, editorias e etc. Ou seja, vc não precisa começar a ler um jornal da primeira página e passando por tudo até chegar em outra editoria. Você tem a opção não linear de ir direto para outro bloco do jornal. O mesmo acontece  dentro de uma matéria de jornal ou revista.... vc pode parar no meio do texto e ir dar uma olhada no box/ infográfico e etc, Ao contrário do que muitos pensam, a não linearidade é um estudo antigo e já estava presente antes da internet!



    Letra E


ID
265285
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.

    O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.

    É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projectos, diminuir nos custos, para além de criar uma relação directa e até uma ligação sentimental com os clientes.Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são os sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

    Comporta a noção de que o universo dos internautas pode fornecer informações mais exactas do que peritos individuais. A idéia é que o todo seja capaz de se auto-corrigir. Se um grande número de pessoas é capaz de corrigir os erros uns dos outros - quer estes sejam por ignorância ou preconceito – os resultados serão no global mais fiáveis do que a resposta de um indivíduo ou de um pequeno grupo. O maior exemplo desse conceito é a própria Wikipedia, que é praticamente tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional e consideravelmente mais cómoda de usar.

    Como referem Tapscott e Antony D. Williams, em Wikinomics, as novas "armas de colaboração em massa", que têm um custo reduzido (desde as ligações Voip e software livre) permitem que muitos milhares de indivíduos e pequenos produtores criem em conjunto produtos, acedam a mercados e deliciem os seus clientes, o que no passado só as grandes empresas conseguiam. As pessoas agora partilham conhecimentos e recursos que lhes permitem criar uma vasta gama de bens e serviços que qualquer um pode usar e modificar.

    [editar]Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing

  • Com o crowdsourcing, os projetos são elaborados de forma multidisciplinares. Esse fator em si, já representa um grande benefício do crowdsourcing, porém ainda podemos destacar outras 5 vantagens, confira:

    1. Envolvimento de mais pessoas e profissionais em um projeto: organizações se preocupam em integrar setores e fazer que profissionais estejam envolvidos como um todo no projeto, o crowdsourcing é a forma de alcançar esse objetivo e ainda trazer usuários, clientes e público para essa conversa.
    2. Surgimento de novas ideias: quando há o envolvimento de mais pessoas, aumentam as chances de surgirem novas ideias e soluções diferentes das que já são apresentadas.
    3. Inovação constante: a interação coletiva e a contribuição de pessoas é um dos caminhos para manter a inovação permanente de processos e soluções. Quando há uma troca de conhecimento e aprendizados, a tendência é que melhorias aconteçam e novas soluções apareçam.
    4. Conhecimento compartilhado: a melhor forma de capacitar colaboradores é com a percepção prática e a  de profissionais mais capacitados. Quando há a troca e a construção coletiva, esse conhecimento é naturalmente passado para todos do grupo.


ID
289909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.

Alternativas

ID
289912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Ericson, Baranek e Chan (Apud Traquina, 2005) são seis os valores-notícia de construção no jornalismo digital: simplificação, amplificação, relevância, personalização, dramatização e consonância.
  • Caramba, não encontrei o erro da questão. Achei a afirmativa bastante razoável; ele ainda faz a ressalva envolvendo as diferenças de condição, produção e veiculação.

  • "É comum situar o estudo de Johan Galtung e Mari Ruge, elaborado em 1965,como a reflexão pioneira sobre valores-notícia. Os autores enumeram doze valores queorientariam a visão profissional do jornalista no que concerne à notícia:1) frequência relativa à duração do acontecimento;2) amplitude do evento;3) clareza ou falta de ambiguidade;4) significância;5) consonância - inserir o “novo” numa “velha” ideia;6) inesperado;7) continuidade;8) composição - que envolve a necessidade de equilíbrio nas notícias;9) referência a nações de elite;10) referências a pessoas de elite;11) personalização - enfatizando pessoas envolvidas e;12) negatividade (apud  TRAQUINA, 2005b, pp. 69-70).

    Alguns destes valores, no Webjornalismo, tornaram-se pouco úteis, sobretudo aquele que concerne à ausência de ambiguidade. Também o argumento que concerne àconstrução da celebridade, ainda que importante, não engloba uma transformação fundamental ocorrida no Ciberespaço, que é a autofabricação da celebridade e o culto à aparição instantânea."

    http://www.academia.edu/8454114/As_not%C3%ADcias_e_os_valores-not%C3%ADcia_Da_tipografia_ao_jornalismo_online

  • Questão estranha...teve outra questão do CESPE que cobrou esse mesmo conhecimento e o gabarito foi dado como Certo, ou seja, como se os valores-notícia do Webjornalismo e do Jornalismo Impresso fossem os mesmos. Não entendi mais nada....


ID
289918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

Alternativas
Comentários
  • No tempo em que se faria uma pauta detalhada a noticia já deve estar publicada.

  • Do mesmo modo como, no telejornalismo, a pauta precisa trazer um planejamento pormenorizado do que será noticiado, no jornalismo veiculado na Internet, a pauta deve ser elaborada com muito rigor, apresentando orientações detalhadas que guiem o trabalho do repórter.

    Errado. As pautas do jornalismo de Internet não são rigorosas. Assemelham-se com as pautas de rádio e de jornal. As pautas de TV e de revistas são as mais detalhadas e rigorosas.


ID
290080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet
apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação
imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a
seguir.

Ferramentas gratuitas disponíveis na Web permitem recortar trechos de um vídeo e adicionar-lhe trilhas sonoras, legendas e efeitos visuais básicos.

Alternativas

ID
290083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O ambiente da esfera informacional proporcionado pela Internet
apresenta possibilidades técnicas já prontas para apresentação
imediata de conteúdos. A respeito desse assunto, julgue os itens a
seguir.

Templates são modelos de documentos sem conteúdo, mas com apresentações visuais e instruções de como e onde os conteúdos a serem publicados podem ser inseridos e atualizados.

Alternativas
Comentários
  • Template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação — por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.

    Web templates (ou "modelos de página") são instrumentos utilizados para separar a apresentação do conteúdo em web design, e para a produção massiva de documentos web. Os templates são interpretados por um "sistema de template". 

    (Wikipédia)

ID
295903
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para responder à questão 8, leia o texto abaixo.

“Há muitas e muitas e muitas décadas que a imprensa e os meios de comunicação representam, no contexto democrático, um recurso dos cidadãos contra os abusos dos poderes. Na realidade, os três poderes tradicionais – legislativo, executivo e judiciário – podem falhar, se equivocar e cometer erros. Com maior freqüência, é claro, nos Estados autoritários e ditatoriais, onde o poder político se torna o principal responsável por todas as violações de direitos humanos e por todas as censuras contra as liberdades. Mas também são cometidos graves abusos nos países democráticos (...)Em tal contexto democrático, os jornalistas e os meios de comunicação consideraram, com freqüência, ser um dever importante denunciar estas violações de direitos. Às vezes, pagaram caro por isso: atentados, “desaparecimentos”, assassinatos (...). Foi por este motivo que, durante muito tempo, se falou no “quarto poder”. Definitivamente, e graças ao senso cívico dos meios de comunicação e à coragem de jornalistas audaciosos, as pessoas dispunham deste “quarto poder” para criticar, rejeitar e resistir, democraticamente, às decisões ilegais que poderiam ser iníquas, injustas e até criminosas para com pessoas inocentes. Dizia-se, muitas vezes, que era a voz dos sem-voz.” (RAMONET, Ignácio - O Quinto Poder – (Publicado na edição brasileira do Le Monde Diplomatique nº 45, outubro de 2003, ; tradução: Jô Amado; intertítulos da redação do OI, disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/jd211020032.htm, acessado em 23 de abril de 2008).

Frente aos desafios da globalização, os grupos de mídia assumem novas características. Encarregam-se de tudo o que envolve texto, imagem e som e o divulgam por meio dos canais mais variados (jornais, rádios, televisões abertas, a cabo ou por satélite, internet e por todo tipo de rede digital). São grupos mundiais, planetários e globais – e não apenas nacionais e locais. Diante desse contexto, o autor propõe a criação do Observatório da Mídia como um “Quinto Poder”. Sua função seria

Alternativas

ID
310480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os preceitos da redação jornalística, julgue o item
que se segue.

O texto redigido para ser publicado em um sítio eletrônico de notícias pode ser lido, sem prejuízo da sua compreensão, por um apresentador em um telejornal, visto que o sítio e o telejornal têm em comum o mesmo suporte, a tela, prevalecendo, nesse caso, o princípio de que o meio é a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • O texto da TV tem como principal característica o fato de ser produzido para ser falado. Ademais, deve primar pela ordem direta e pela composição em frases curtas. Outra peculiaridade é o que o lead do texto para a TV, chamado de "cabeça", deve ser lido pelo apresentador, enquanto que o repórter fica com o desenvolvimento do texto.

    Por outro lado, a internet dispõe de uma série de diferenciar em sua linguagem: a multimidialidade, a interatividade e o uso de hiperlinks. Ainda por cima não tem a limitação de espaço e de tempo de uma lauda de TV. Esse meio dispõe até da técnica da pirâmide deitada como recurso estilístico e de narrativa.

     

    GAB E


ID
323269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

Identidade e imagem são patrimônios simbólicos, cuja construção e manutenção passaram a depender intensamente das mídias em poder dos próprios consumidores-usuários. Nesse contexto, elas devem ser incluídas na estratégia de compreensão, aceitação e difusão de reputação institucional.

Alternativas

ID
323272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

Alternativas
Comentários
  • O erro está no excerto: impossibilidade de convergência. Pelo contrário, estamos sob a áurea da Convergência de Mídias.


ID
329593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com o conceito de sociedade do espetáculo, de Guy
Debord, julgue os itens seguintes.

O recente resgate de mineiros chilenos transformou-se em mercadoria explorada tanto pelas autoridades, quanto pelas empresas envolvidas na perfuração do túnel e, ainda, pela indústria de notícias.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • O que mais se vê.


ID
374176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A reunião de todas as mídias no formato digital, com possibilidade de transmissão e acesso aos conteúdos pelo computador, configura o processo denominado convergência tecnológica.

Alternativas

ID
374179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

As primeiras experiências de jornalismo digital ocorreram nos Estados Unidos da América, nos anos 70 do século XX, a partir de sistemas de videotexto produzidos por empresas como a Time, Times-Mirror e a Knight-Ridder. No Brasil, as primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais começaram a aparecer na Web a partir de 1990.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão foi apenas na década...

    "As primeiras experiências do jornalismo online remetem à década de 80 nos Estados Unidos. Foi quando os sistemas de Videotexto da Time, TimeMirror e Knight-Ridder começaram a circular na Internet. Em 1989 – ano de criação da World Wide Web –, já eram veiculados os serviços de notícias especializadas, oferecendo informação em “tempo real”. No Brasil, o Grupo Estado foi quem primeiro percebeu o potencial da Rede e, em fevereiro de 1995, passou a operar serviços informativos pela Web, através de link com a World News, de Washington. Mas o jornal que de fato lançou primeiro a sua edição online foi o Jornal do Brasil (www.jb.com.br) , em 28 de maio de 1995."

    Fonte: http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-jornalismo-online.pdf



ID
374185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A instantaneidade ou atualização contínua — o chamado jornalismo em tempo real — relaciona-se ao fato de que o jornalismo online fornece um fluxo contínuo de notícias, sem que haja modificação significativa nas suas rotinas de produção. O aproveitamento dos conteúdos das novas mídias é a palavra-chave desse novo tipo de jornalismo.

Alternativas
Comentários
  • Errada. Acho que o erro está no trecho "sem que haja modificação significativa nas suas rotinas de produção". A Era Digital alterou sim a forma de se produzir jornalismo. 

  • Sim, Diego, alterou significativamente as rotinas de produção.

  • GABARITO ERRADO

    ...o jornalismo online fornece um fluxo contínuo de notícias, sem que haja modificação significativa nas suas rotinas de produção. 

    Uma das características do jornalismo online é a atualização das matérias com a edição por exemplo.

  • Pensei que estaria correta, pois as atualizações no meio digital realmente não modificam significativamente a rotina da produção digital. É normal, na rotina das redações online, o jornalista editar as notícias ao longo do dia.


ID
374188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A necessidade de um fluxo contínuo de informações provoca a fragmentação das notícias em vários relatos sucessivos, o que pode prejudicar a compreensão global dos cidadãos acerca dos temas tratados nessas notícias. Tal estratégia de produção noticiosa reforça a ideia de efemeridade do conteúdo jornalístico.

Alternativas
Comentários
  • Acreditei ser errado porque o texto do enunciado aborda o jornalismo online. Nesse campo, a atualização não prejudica o entendimento do leitor a cerca dos assuntos anteriores, pelo contrário, é muito mais fácil encontrar as informações anteriores por meio dos links.


ID
374191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A entrada de jornais e revistas na Internet inaugura um novo veículo de comunicação que reúne características de todas as outras mídias e que tem como suporte as redes mundiais de computadores. O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. O papel (átomos) vai cedendo lugar a impulsos eletrônicos (bits) que podem viajar a grandes velocidades pelas autoestradas da informação. Esses bits podem ser atualizados instantaneamente na tela do computador na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que estão ampliando as
possibilidades da mídia impressa.

André Manta. Guia de jornalismo na Internet. 1997.
In: Internet: (com adaptações).


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A aceleração da velocidade de produção e de divulgação das informações noticiosas na Internet complementa a característica da periodicidade jornalística, uma vez que cria nova temporalidade no jornalismo e não modifica os ritmos da produção de notícias.

Alternativas
Comentários
  • modifica o ritmo da produção da notícia


ID
396931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a mídia social, julgue os itens subsequentes.

A mídia social, para além de uma tecnologia, é uma nova forma de relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Certa 

    As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição ao longtail - antes esta atividade se restringia a grandes grupos econômicos.

    Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.


ID
397003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

O monitoramento das redes sociais para avaliar o que se fala nelas da instituição deve ser tarefa rotineira da gestão da comunicação corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Item: Correto

    As principais funções da comunicação corporativa são reconhecidas (ARGENTI, 2006) como sendo:

    1) gerenciamento da reputação,
    2) propaganda corporativa e ações que beneficiem a sociedade;
    3) relações com a mídia;
    4) comunicação de marketing;
    5) comunicação interna;
    6) relações com os investidores;
    7) responsabilidade social;
    8) relações com o governo;
    9) gerenciamento de crise.

    Embora estejam, assim, categorizadas, facilmente se observa que há uma estreita inter-relação entre esses conceitos, uma vez que são interdependentes apesar de conservarem suas características específicas.

    A comunicação corporativa segue ocupando-se da análise do ambiente em que a empresa se insere, identificando e conhecendo as especificidades dos diversos públicos com os quais se relaciona.

    Desenvolve estratégias de comunicação adequadas para atingirem esses públicos e possam deles auferir resultados alinhados aos objetivos organizacionais, sem perder de vista o movimento cada vez mais veloz de constante mudança no mundo globalizado.

    http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal116/artigo1.htm

    Bom estudo ;)

ID
398833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A digitalização, a convergência tecnológica e a Internet contribuíram para a emergência de um fenômeno que se tem chamado de rádio hipermidiático. Os pesquisadores desse fenômeno concordam que, qualquer que seja o novo rádio, sua base deve ser sonora.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. 
    Como explica Meditsch (2001), o rádio não desaparecerá, mas será fortalecido pelas possibilidades que a internet e, acredita-se, a digitalização, oferecem. O rádio ainda se manterá, como destaca o autor, sonoro. Mas não pode mais se balizar pelas três características definidoras propostas por ele: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • A demanda por uma nova estrutura narrativa, multimidiática e multiplataforma, que busque a complementação e a ampliação do conteúdo, demanda do jornalista uma reformulação em suas rotinas e o investimento em novas habilidades e competências. O rádio onde este jornalista irá atuar também é novo. Trata-se do rádio hipermidiático, que fala em diversas linguagens, em distintos suportes e, ainda assim, mantém no áudio seu foco. Embora a produção do rádio através de múltiplas plataformas e linguagens seja crucial para o jornalista, para a emissora atrair uma nova parcela do público, o rádio em si precisa se manter como tal. O áudio precisa ser independente e, ao mesmo tempo, complementar. Nem todo ouvinte pode – ou quer – buscar um aprofundamento, uma multiplicidade de linguagens – seja através do rádio digital ou do suporte web da emissora.

     

    http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf


ID
398836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Os meios de comunicação estão inseridos em um ambiente de plataformas múltiplas e complementares entre si e de tal forma que denominar todo esse processo de convergência tecnológica é incorrer em reducionismo, pois igualmente convergentes são os níveis empresarial, profissional e de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém?

  • Também não. Principalmente a parte de “reducionismo”, que me pareceu incoerente.
  • Também não consegui entender como correta.


ID
398839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

A despeito da convergência tecnológica, a Internet não rompeu com o conceito tradicional de meio de comunicação ou com a sua dependência de um aparelho-função, já que o acesso à rede mundial de computadores ainda depende de um dispositivo específico, nesse caso, de natureza computacional.

Alternativas
Comentários
  • A internet estimula o jornalismo cidadão (ou colaborativo). Esse novo conceito, traz a tona a figura do receptador como formador de conteúdo. Mais: ele participa do meio, interage e ainda, escolhe como, quando e de que forma, o conteúdo é divulgado. Assim, essa nova prática rompe com o conceito tradicional de informação.
  • ERRADO

    A convergência tecnológica não depende de canais de distribuição específicos. Trata-se de uma mudança de paradigma, que engloba o uso de vário canais, variados modos de acessar o conteúdo e uma relação estreita entra a mídia corporativa e a cultura participativa.

    Um mesmo conteúdo tende a ser direcionado para muitas mídias. (sendo a internet o melhor lugar para produzir e disseminar informações)

  • O acesso á rede não é feito apenas de um dispositivo computacional. Hoje, é possível acessar através de celulares, TV.


ID
398848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

As redes sociais têm sido vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, daí a negativa dos estrategistas de comunicação institucional em criar perfis organizacionais em ambientes onde predominam a informalidade e o risco de desgaste de reputações já consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • Recente pesquisa mostrou que apenas 20% dos órgãos governamentais utilizam as redes sociais para divulgação das ações por ainda não acreditarem na abrangência das informações. Esta questão deveria estar certa.
  • Creio que o erro é dizer que estrategistas da área de comunicação recomendam que as organizações não criem perfis nas redes sociais.

  • As redes sociais têm sido vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, daí a negativa dos estrategistas de comunicação institucional em criar perfis organizacionais em ambientes onde predominam a informalidade e o risco de desgaste de reputações já consolidadas.

    ERRADA. O erro está no trecho em negrito. Justificativa: Apesar das redes sociais ainda serem vistas com muita cautela pelos órgãos públicos, as instituições têm consciência da importância e do poder de alcance das redes sociais na comunicação com seus públicos, por isso os órgãos têm utilizado, cada vez mais, as redes sociais como estratégia de comunicação organizacional, por meio da criação de perfis institucionais que são devidamente geridos por profissionais de Comunicação cada vez mais especializados na produção de conteúdo digital, atendimento ao público por meio das respostas às interações nos comentários do perfil/página etc.

  • questão desatualizada


ID
398926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens , acerca de jornalismo digital.

Uma das características do jornalismo digital é o fato de ser multimidiático, conceito referente à convergência tecnológica que possibilita acesso a diferentes arquivos de informação (sonora, escrita, visual) a partir de diversos suportes (como computadores, celulares 3G e televisores digitais).

Alternativas

ID
420997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue.

As agências de notícia online, que oferecem informação em tempo real, não seguem os princípios e as regras do jornalismo digital, uma vez que publicam apenas material bruto, sem tratamento jornalístico.

Alternativas

ID
421264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade, que permite aos usuários de um serviço exercerem influência sobre o seu conteúdo ou a sua forma, é uma das inovações trazidas pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. No entanto, junto com esse avanço, há um grande desafio: reduzir a exclusão digital. Relativamente a esse assunto, julgue o  item  que se segue.

Garantir acesso à compra de computadores e à Internet é a solução para a questão da exclusão digital.

Alternativas
Comentários
  • É uma das possíveis soluções, não a solução absoluta.

  • Além do acesso à compra de computadores e à internet, outra medida seria a capacitação das pessoas para o uso dos computadores e da internet.


ID
421270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A interatividade, que permite aos usuários de um serviço exercerem influência sobre o seu conteúdo ou a sua forma, é uma das inovações trazidas pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. No entanto, junto com esse avanço, há um grande desafio: reduzir a exclusão digital. Relativamente a esse assunto, julgue o  item  que se segue.

O funcionamento pleno da TV digital permitirá ao usuário escolher a que programas assistir e em que horário.

Alternativas
Comentários
  • está misturado questoes "da jurisção e açao" com "das partes e procuradores" , pois nao conseguis excluir estas ultimas
  • Questão desatualizada. O modelo de TV digital brasileiro não incluiu essa possibilidade, embora hajam meios tecnólogicos para tanto.


ID
543190
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Correta A

    Segundo Pierre Levy, a sociedade passou por três etapas: a primeira, quando as sociedades eram fechadas, voltadas à cultura oral; em segundo, as sociedades civilizadas, imperialistas, com uso da escrita e, por último, a cibercultura, relativa à globalização das sociedades.

    A cibercultura corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja – e quanto! – desigual e conflitante

    LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

    Bom estudo ;)

ID
543373
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Glocalização é um neologismo resultante da fusão dos termos globalização e localização. A ideia de glocal, desenvolvida no contexto mediático avançado pelo pesquisador Eugenio Trivinho significa que

Alternativas
Comentários
  • Correto B
    Globalização é um termo que começou a ser empregado na década de 1980, em substituição a conceitos como internacionalização e transnacionalização.
    Hoje, os espaços da Globalização foram ampliados em ambientes formados por redes. Estes, por sua vez, são globais e transportaram o universal ao local, unindo pontos distantes numa mesma lógica produtiva.
    Com uma mudança de postura do indivíduo no mundo, o ser humano passou a pensar globalmente e agir localmente. Logo, de Globalização, tem-se o fenômeno da Glocalization (Glocalização).
    Glocalização é uma mistura de Globalização com características locais.
    Nada é só local ou global. Glocalização refere-se a transições importantes na vida cotidiana, tanto no caráter da organização social quanto na estruturação dos sistemas globais. A Glocalização é localizar o global, mas jamais “deslocalizar” o que temos de original.
    http://derepente.com.br/2009/01/12/o-fenomeno-da-glocalizacao-nas-redes-sociais/
    Bom estudo :)

ID
543388
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O norte-americano Rob Kling, diretor do Center for Social Informatics da Universidade de Indiana, ao falar sobre o uso da tecnologia para a promoção e desenvolvimento social, afirmou que os computadores e as telecomunicações, sem o apoio de recursos complementares e intervenções complexas nos quais os instrumentos da tecnologia da informação podem ser elementos de capacitação, são insuficientes quando simplesmente adicionados ao mix do status quo relativo aos recursos e aos relacionamentos. No contexto da universalização das tecnologias de informação e comunicação, o autor referia-se

Alternativas
Comentários
  • quando o americano fala sobre relaciomentos e promoção e desenvovimento,trata de inclusão social; já os computadores e as telecomunicações da inclusão digital
  • Por que não poderia ser a letra E?
  • A classificação deveria ser: Língua Portuguesa - Interpretação de texto.


ID
543415
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Youtube é utilizado atualmente por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e recebe mais de 51 mil horas de novos vídeos diariamente, segundo a INFO Online. Para publicar um vídeo no Youtube é necessário utilizar uma ferramenta de compressão de áudio e vídeo, que em geral diminui a qualidade do vídeo produzido. Com relação a esse processo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Algumas alternativas:

    B >>> a quantidade de movimentos (frames) INTERFERE na quantidade de dados a serem transmitidos (tamanho do arquivo de vídeo)
    C >>> é possível... pra qm já usou youtube, tem a opção de resolução '720p' pra assistir vídeos... cliquem no botão em formato de engrenagem e verão..
    D >>> 1,4MBits por segundo, dez segundos daria 14Mbits... é muita coisa. não é baixa resolução!
  • Na verdade,  usuário "noshadows", 720px480 não significa 720p, é muito abaixo disso, 720p é 1280x720.
    Mas de qualquer maneira a letra C continua estando errada porque é sim possível enviar um vídeo com a resolução 720x480.
  • Software é diferente de hardware e pelo que sei o programa de codec seria um software, na questão dá a entender que eles são sinônimo, pelo menos pra mim deu, por isso não acho que essa pergunta tenha resposta válida

  • Qual o hardware que faz codec? Fiquei curioso.

  • Hardware?

  • "O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano... O ASPEC foi um dos 14 trabalhos enviados para a ISO como proposta de codificação de áudio. Após testes rigorosos, a ISO sugeriu que a codificação de áudio apresentasse 3 abordagens em escala de complexidade e eficiência... O ASPEC evolui, então, para o codec MP3 - MPEG-1 Layer 3."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MP3

    Conversor E Leitor De Fita Cassete P/ Mp3 Usb Stereo Digital

    Fonte: loja de eletrodomésticos


ID
543427
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das formas de distribuição de conteúdo audiovisual pela internet, em computadores ou telefones celulares, é por meio do streaming. É uma das características dessa tecnologia:

Alternativas
Comentários
  • Correta B

    A tecnologia de streamin  g   (  fl  uxo ou fluxo de mídia ) é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. A diferença é que esta tecnologia torna mais leve e rápido o download e a execução de audio e video na web, permitindo escutar e visualizer os arquivos enquanto se faz o download de um audio ao-vivo.

    Quando se acessa um áudio na rede, geralmente o usuário tem que esperar pela transferência total do arquivo requisitado antes de poder visualizá-lo. Com Streaming o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele chega, sem ter que esperar o download total do arquivo.

    Bom estudo ;)
  • Resposta: letra B

    Streaming: tecnologia usada na transmissão de informações de áudio e vídeo para computadores ligados a uma rede, especialmente internet ou intranet. Por esse recurso, um video pode ser assistido pelo usuário enquanto está sendo transmitido. Por não ser necessário fazer download, é possível inclusive, transmitir eventos ao vivo.

    Streaming (fluxo de mídia) a mídia geralmente é  reproduzida à medida que chega ao usuário se a sua banda for suficiente para reproduzir a mídia em tempo real. Isso permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação dos direitos.

    Fontes:
    Barbosa, Gustavo - Dicionário de Comunicação - Streaming
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming

ID
543454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor

Alternativas
Comentários
  • letre e


ID
550807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha com base no marketing viral depende de alguns fatores para ser bem-sucedida, EXCETO de

Alternativas

ID
550813
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um modelo de redes, utilizado para estudar as redes sociais na Internet, determina que as redes não são formadas de modo aleatório e nem por nós igualitários.
A consequência disso é a de que

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra d

    quanto mais conexões um nó possui, mais chances tem de adquirir novas.


ID
550843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II – Falar com um público altamente segmentado.
III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

Alternativas
Comentários
  • Discordo quanto ao item II

    As redes sociais não são, por si só, altamante segmentadas, muito pelo contrário! O que pode ser feito, com sucesso, é a segmentação ativa de anúncios utilizando ferramentas do próprio facebook. Não acho que a questão tenha sido clara quanto a isso.

  • Devo discordar do posicionamento da Monica Geller. A questão pede os motivos das empresas buscarem as mídias sociais. Muitas empresas trabalham em nichos de mercado e por isso as mídias socias são excelentes para que elas possam se conectar com o seu público consumidor.

    Veja que a questão não limitou a rede social a públicos segmentados, apenas disse que é um dos motivos.

    "Falar com um público altamente segmentado".

    Imagine uma marca de jóias que trabalha com diamantes verdadeiros. Quantas pessoas são capazes de comprar diamantes no Brasil? Como atingir esse público? As mídias sociais são ótimas nesse quesito. Identifique um influenciador nessa camada social e faça sua publicidade de nicho.


ID
562474
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A explosão da Plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México, no dia 20 de abril, provocou um vazamento de 5 mil barris de óleo por dia. O acidente ameaça, principalmente, a vida selvagem da costa de Louisiana, nos Estados Unidos. Mesmo não atingindo o Brasil diretamente, o assunto vem ocupando um espaço significativo na impren- sa brasileira. O fato ilustra o que determinados autores denominam eixo

Alternativas

ID
562489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O desenvolvimento das formas de produção do jornalismo contemporâneo parece apontar para o chamado “jornalista multimídia”, aquele capaz de

Alternativas

ID
564637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ambiente colaborativo da Internet, enciclopédias online como a Wikipédia apresentam características que as diferenciam das bibliotecas digitais e virtuais tradicionais. São características de uma biblioteca wiki, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • Apenas lembrando que as exceções referentes aos empréstimos compulsórios abarcam apenas os casos de GUERRA externa e calamidade pública, não sendo alcançado quando se tratar de investimentos públicos de interesse nacional.


ID
596701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca da correlação entre informação, direitos civis e políticas
públicas, julgue os itens subsequentes.

Um dos aspectos decorrentes da convergência tecnológica da era pós-Internet foi a delimitação clara dos usos privados e públicos de cada um dos suportes e meios de comunicação a serviço tanto do Estado quanto do cidadão.

Alternativas

ID
596761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Ter voz ativa na construção de cenários, no lançamento de produtos e na formulação do planejamento estratégico constitui pré-requisito para que a comunicação seja considerada uma área estratégica.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    P/ ser estratégica a comunicação precisa participar ativamente dos processos que levam às tomadas de decisão de uma empresa.


ID
596818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

O processo de noticiabilidade tradicional é inapropriado, no que se refere a valores-notícia e etapas de produção (newsmaking), para o ambiente interativo como a Web 2.0, uma vez que, em um ambiente de compartilhamento, os fatos impactam menos que nos meios massivos, especialmente rádio e TV.

Alternativas
Comentários
  • Os fatos podem impactar até mais em um ambiente interativo como na Web 2.0 .


ID
596911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Enquanto a televisão aberta transmite sinais para todo e qualquer televisor, sem cobrar tarifas do telespectador, a televisão fechada transmite em regime de circuito fechado ou assinatura. São exemplos de televisões exclusivamente fechadas a TV a cabo e a TV digital.

Alternativas
Comentários
  • Errado, porque a TV Digital pode ser ofertada ao usuário tanto no sistema aberto como no sistema fechado.

ID
596962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

A partir de determinada pauta, o jornalista tem a opção de utilizar o Technorati para buscar informações em blogues.

Alternativas
Comentários
  • Technorati é um motor de busca de internet especializado na busca por blogs. 

  • é uma ferramenta similar ao GOOGLE e YAHOO. cresce diariamente na internet.
    http://technorati.com/
  • Questão desatualizada. O Technorati foi comprado pela Synacor em 2016 e encontra-se inativo.


ID
606502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Pressões mercadológicas, associadas ao progresso das tecnologias ligadas à comunicação, abriram espaço para o surgimento nas redações da chamada convergência de mídias, que envolve produção de conteúdo para

Alternativas
Comentários
  • Sobre convergencia :
    Convergência Midiática é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins[1] e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e eficácia, ten

  • Muito estranho esse alternativa B. A convergência de mídias, não necessariamente ficará a cargo do mesmo jornalista.

  • Olá, João. Acho que o 'link' para justificar o 'jornalista' está no trecho "nas redações".

  • Muito confusa essa questão. Se alguém souber explicar...


ID
606508
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O crescimento acelerado das novas mídias apresenta um desafio para aqueles que produzem a comunicação, porque

Alternativas
Comentários
  • Tenho minhas dúvidas se, em 2018, a alternativa "B" já não esteja mais contemporânea e "correta" do que a alternativa "D". 

     

  • Gabriel, pensei exatamente assim.


ID
606514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Blogues jornalísticos de profissionais consagrados no mercado podem ser considerados por alguns um retorno ao jornalismo de autor, porque permitem

Alternativas
Comentários
  • Fique em dúvida entre A e E =(


ID
696613
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em 08 de dezembro de 2011, o Portal Imprensa afirmou que Maurício Duarte, diretor da Ipsos Marplan Media CT, entende que uma nova tecnologia faz com que os telespectadores que nunca perdem os últimos capítulos de uma novela ou uma partida de futebol, por exemplo, não precisem se apressar em ir para casa. Hoje, eles simplesmente sintonizam o sinal da emissora através de seu celular ou acessam o conteúdo do canal desejado na internet. Essa opinião do pesquisador caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:letra D

    Convergência digital
     é uma integração de mídias que se convergem para interagir em um único ambiente. Telefone móveltelevisãorádiojornal são programados para interagir e transmitidos em um único canal, gerando um comunicação multicanal. TV, rádio, celular e internet vão passar a interagir de uma forma não-linear em um único ambiente, sem que o usuário tenha que migrar de uma mídia para outra. Essas mídias e canais vão passar a transmitir seu conteúdo de forma integrada.

    Muito tem se discutido sobre convergência entre dispositivos móveis e internet, além das mídias – de uma maneira geral. Tomi Ahonen, em sua linha-mestra na maior conferência de convergência digital da Coréia do Sul, iMobicon, em 2005, apresentou sua teoria do Y da convergência, que combina os elementos de telecomunicações, internet e mídia. Os três eixos sem ordem de preferência, tem uma tecnologia dominante. A internet, com cerca de 1,1 bilhão de usuários no final de 2006; telefones celulares com 2.7 bilhão de usuários e televisão, com cerca de 1.4 bilhão de aparelhos em uso.

    Fonte:Wikipedia


ID
722095
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere o trecho abaixo retirado de Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web.

Em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações.
Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar - os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.
Perceber o texto como um entre diversos formatos da informação para a mídia digital é a lição inicial - e fundamental - para entender a necessidade dos visitantes de sítios web
.

O texto para web é diferente do elaborado para os demais veículos por conta dos recursos multimídias. Contudo, dos conceitos estabelecidos há décadas, permanecem na sua elaboração os de

Alternativas
Comentários
  • Eu achei a opção "C" a mais correta.
  • Correto B
    Uma boa redação dissertativa deve englobar introdução (início), desenvolvimento (meio)  e 
    conclusão (fim). No entando, esses critérios não precisam, obrigatoriamente, estar presentes em uma redação jornalística.
    É sabido que a conclusão de uma redação dissertativa é o último parágrafo. Enquanto que, em um texto jornalistico, o último parágrafo pode ser suprimido (por isso a aplicação do lide), numa redação dissertativa isto seria impossível. 
    Por outro lado, seria inviável um texto noticioso sem clareza, credibilidade ou abrangência.
    Bom, espero ter ajudado.
    Bom estudo ;)
  • Toda noticia precisa ter clareza, abragência e credibilidade independente do veículo que esteja tranmitindo a notícia.
  • Marquei letra A e não acredito que a internet tem realmente a mesma credibilidade que um veículo tradicional...

  • Questão subjetiva, deveria ter sido anulada. Não encontrei nenhuma literatura que endossasse essa resposta. É sabido que a web não tem a mesma credibilidade que os veículos impressos. A própria FCC tem uma série de questões abordando exatamente isso. É triste ficarmos à mercê de adivinhar a opinião do examinador.


ID
722098
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

(...) O jornalista alertou que a falta de repórteres atrapalha todas as esferas do jornalismo. ‘Se não houver repórter, os outros gêneros do jornalismo serão prejudicados. O repórter é um historiador do tempo presente’.
Na ocasião, Caco apontou onde nasce uma pauta. De acordo com o jornalista, as melhores pautas estão na rua e as pessoas têm se esquecido disso. Para ele, a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem
.
(Extraído de: Fonseca, Priscila: O repórter é um historiador do tempo presente, diz Caco Barcellos. In: . Acesso em 4 de abril de 2012)

A partir da crítica do jornalista Caco Barcelos, é correto afirmar que, se a internet for usada na apuração jornalística, ela deve

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a resposta seja a opção C. O que entendi com a frase do Caco Barcellos é que como a internet reproduz o tempo todo, é preciso manter a essência da fonte, ou seja, de onde veio a afirmação ou aquela notícia. E assim a resposta seria DIVULGAR AS FONTES, item E.
  • Pelo contrário, o autor faz justamente uma crítica ao uso da internet como base para as notícias. Note o trecho "a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem". Também afirma que "as melhores pautas estão na rua". O repórter pode utilizar a internet para facilitar o acesso às suas fontes, isto é, o contato com elas. Mas a internet não deve ser utilizada como fonte de notícia ou mesmo para dar credibilidade às fontes (o famoso texto copiado da wikipedia).
    Já as letras D e E não fazem muito sentido. Como a internet poderia manter a atualidade das fontes? Ou pra quê o repórter precisaria divulgar suas fontes na internet?
    Assim, até mesmo por exclusão, a resposta é a C.
  • A base para o processo de apuração é o contato com as fontes, daí o termo "ir a rua". A internet, nesta perspectiva, deve servir como ferramenta para ter mais acesso às fontes, mas não deve substituir a apuração nem ser considerada a única fonte, o que desrespeitaria o princípio de outros sempre mais de uma fonte e confrontar as visões obitdas. 

ID
722128
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O jornalismo móvel não é característica própria dos tempos contemporâneos porque a relação jornalismo e mobilidade ocorre desde a própria existência do jornalismo como prática de coleta e transmissão de informação. Entretanto, a configuração atual, movida pela estrutura móvel de comunicação, torna-o distinto, rompe com uma estrutura tradicional (...)

(Silva, Fernando Firmino: Mobilidade Convergente - Abordagem sobre a prática e os estudos do jornalismo móvel. In: Ícone - Revista do PPG em Comunicação da UFPE, v. 11, no 2, dezembro de 2009. p. 1-18)

Com 3,2 milhões de novas habilitações em março, a telefonia celular no Brasil rompeu a barreira dos 250 milhões de linhas ativas no mês passado, totalizando 250,8 milhões. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chamada teledensidade no País chegou a 128 acessos para cada 100 habitantes.
Segundo o órgão regulador, o desempenho em novas habilitações de linhas móveis em março foi o melhor para o mês nos últimos 13 anos, com expansão de 1,30% na base de assinantes na comparação com fevereiro deste ano. Do total, 52 milhões de acessos contam com banda larga móvel (3G).

(Brasil rompe a barreira de 250 milhões de celulares. info.abril.com.br, 17 de abril de 2012)

A partir dos textos acima, é correto afirmar que a nova vantagem da tecnologia móvel de comunicação de dados com banda larga móvel (3G) para o jornalismo, em relação às anteriores, é que o conteúdo pode ser

Alternativas
Comentários
  • A apuração sempre se deu com algum tipo de mobilidade. A novidade aqui é poder publicar o que foi levantado em mobilidade. Já a palavra registro descartei por considerá-la inadequada. 
  • Achei estranha a resposta, ao menos que "publicado" tenha algum significado novo que não conheço. Talvez isso se aplique a uma transmissão radiofônica/televisiva ao vivo, já que, nesse caso, se transmito à emissora de um aparelho móvel, o que informo é publicado imediatamente. Mas, se faço uma ligação para a redação de um jornal impresso, ou se o que digo à rádio/TV não é ao vivo, o conteúdo foi apenas produzido em mobilidade. A publicação será feita depois, pelos editores, após a seleção daquilo que transmiti que deverá sair no programa ou no papel.


    Claro, pode-se usar um celular para enviar um "tuíte" sobre um assunto, mas tuítes de jornais são em geral linques pára matérias que foram produzidas em outro lugar. Creio que o único conteúdo "jornalístico" que poderia caber em 140 caracteres são aquelas "dicas de trânsito" que indicam onde está engarrafado; qualquer outra coisa vai precisar de contexto e, portanto, um tamanho maior.


    Assim, creio que a resposta deveria ser a "C".

  • "Publicar em mobilidade" é um conceito que remete à web 2.0 e seu conceito de novos polos de emissão. Desta forma, o que há de novidade é a possibilidade de publicar "in loco" e em tempo real o que acontece. Por exemplo, uma pessoa que registra com seu celular alguma cena inusitada e posta nas redes sociais.

  • Autor do livro em citado foi meu professor na UEPB. Que orgulho!

  • Inclusive na Copa do Mundo houve várias coberturas realizadas e publicadas totalmente por mobile.


ID
722140
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Google oferece gratuitamente aplicativos de pesquisa na Internet. Praticamente nenhum conteúdo é produzido pela empresa, que tem um gigantesco e dinâmico banco de dados disponibilizado em cloud computing (computação nas nuvens) pelas muitas interfaces desenvolvidas pelo próprio Google ou compradas de terceiros (Motor de Busca, Orkut, Google Mais, Calculadora, Translator, Youtube, Mapas, Google Earth, entre outros). O conteúdo encontrado nessas ferramentas

I. é formado por dados que necessitam de checagem.

II. deve ser verificado quanto à autenticidade e correção.

III. é uma fonte segura produzida colaborativamente.

IV. pode ser buscado novamente de modo mais refinado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O item III está errado, e o próprio enunciado da questão explica. O conteúdo que existe no resultado de uma busca a partir do Google Buscas é a reprodução de conteúdo da Internet, facilitando o seu acesso. Não existe garantia de veracidade ou disponibilidade destas informações, e não é uma construção colaborativa, mas apenas a organização sistemática.
  • Os conteúdos postados na web não necessariamente são de boa qualidade. Por isso, é necessária a checagem das informações.
  • O melhor de tudo é que a opção claramente errada aparece em todas as outras alternativas. FCC vacilou nessa aí. :)


ID
736546
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Todas as sociedades humanas desenvolveram a linguagem e a comunicação interpessoal como elementos fundamentais para sua constituição enquanto coletividade. Em meados do século XIX, de modo mais significativo, outra modalidade de comunicação começou a avançar nas sociedades mais desenvolvidas: uma comunicação mediada por aparelhos sócio-tecnológicos, intitulados mídias. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A denominação "comunicação de massas" não é apropriada para este novo tipo de comunicação, pois ela é muito mais uma comunicação para as massas, que uma comunicação criada pelas massas.

II. Usar "comunicação coletiva" para nomear esta nova modalidade é correto, pois a comunicação interpessoal não é coletiva.

III. Esta nova comunicação pode ser chamada de social, enquanto a comunicação anterior é individual.

IV. As expressões "comunicação social" e "comunicação midiática" são apropriadas para definir este novo fenômeno comunicativo, dado que distinguem estas formas de comunicação.

V. O termo "comunicação midiática ou midiatizada" não serve para designar a nova modalidade de comunicação.

Alternativas

ID
736555
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A convergência tecnológica e a oferta praticamente infinita de espaço dos meios de comunicação digitais transformaram a forma de produção do discurso jornalístico, permitindo o uso simultâneo de diversas linguagens. Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa que melhor ilustra a preparação de uma cobertura jornalística para um meio de comunicação digital.

Alternativas

ID
736639
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A criação de um website com conteúdo personalizado deve partir das preferências de seus usuários, que fornecem dicas importantes. Sobre website, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A personalização on-line deve ser subtraída das pequenas ações de seus usuários.

II. Deve facilitar a vida do usuário, para que ele possa demonstrar do que gostou e do que não gostou.

III. Nunca deve deixar o usuário esperando por uma resposta personalizada.

IV. Deve enfatizar a privacidade, garantindo que os dados personalizados podem ser apagados pelo usuário.

V. Deve enfatizar a interação,estimulando a participação do usuário.

Alternativas

ID
739576
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Magaly Prado (Produção de Rádio - um Manual Prático - pág. 162), “ao contrário do que acontece com a discussão sobre qual sistema utilizar para a TV digital, ou se é o caso de criar um padrão próprio, o pessoal do rádio adotou logo de uma vez o sistema Iboc (in band on channel) para testes". A justificativa é que essa tecnologia

Alternativas
Comentários
  • IBOC foi concebido para possibilitar a transmissão simultânea dos sinais digitais dentro da mesma banda alocada para o sinal analógico da emissora. A tecnologia para o rádio digital adotada nos Estados Unidos.

     

     

    http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/21/takashi_iboc.htm