-
4.1 - Arquivo Permanente
De modo geral, o arquivo permanente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto da auditoria. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos Correntes, nem duplicados por material neste arquivo, mas devem ser conservados somente no Permanente. Referências cruzadas adequadas e o uso conveniente do arquivo Permanente tornarão tais duplicações desnecessárias.
Os anexos juntados ao arquivo Permanente constituem parte integrante dos Papéis de Trabalho para cada serviço e devem ser revistos e atualizados a cada exame. Material obsoleto ou substituído deve ser removido e arquivado a parte, numa pasta Permanente separada, para fins de registro.
Como cada serviço tem características próprias, o conteúdo do arquivo Permanente pode, naturalmente, variar. Assim, apresentamos a seguir, exemplos de materiais geralmente nele incluído:
·Pontos de “pré-auditoria” a liquidar;
·Pontos de “pré-auditoria” liquidados;
·Organograma da área;
·Atas de reunião da diretoria;
·Atas importantes de reunião dos dirigentes locais;
·Memorando de procedimentos;
·Modelos de impressos e registros importantes;
·Fluxograma;
·Manuais;
·Dentre outros
(...)
Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna/papeis-de-trabalho-de-auditoria-interna.asp
-
4 – DIVISÃO E ARQUIVO DOS PAPÉIS DE TRABALHO
Os registros dos Papéis de Trabalho, para cada serviço, compreendem duas seções principais:
1. Arquivo Permanente, que contém informações úteis para um período de anos. Cada seção é parte necessária e integrante dos Papéis de Trabalho referentes a qualquer ano. Os arquivos Correntes são incompletos sem os Permanentes, visto que estes contêm trabalhos de auditoria e dados aplicáveis tanto ao ano corrente como a anos anteriores.
2. Arquivo Corrente, para cada período coberto pela auditoria;
-
Complementando os comentários com exemplos para facilitar o entendimento do tempo de uso dos papéis de trabalho.
Correntes: são os papéis de trabalho utilizados normalmente em 1 exercício social da entidade.
Exemplos: registro de ajustes de erro de classificação (um passivo classificado como curto prazo e o certo seria longo prazo), registro de informações do balanço patrimonial, contrato de desconto de duplicatas.
Permanentes: são os papéis de trabalho utilizados por mais de 1 exercício social da entidade.
Exemplos: cópia do contrato social, cópia de contrato de financiamento.
Observe que a assertiva aponta exemplo de papéis de trabalho utilizados geralmente em um exercício social, isto é, papéis de trabalho de uso corrente. Portanto, a assertiva está ERRADA.
-
Demonstrações contábeis do último exercício não é papel de trabalho permanente, mas sim, corrente!
-
também classificados como transitórios
21 - (CESPE/Câmara dos Deputados/2014) - Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Ao final do trabalho de auditoria, os papéis de trabalho de auditoria são classificados em transitórios ou permanentes.
certa
-
Para o TCU também vale essa classificação de transitórios e permanentes.
-
"Os dois exemplos apresentados se referem a papéis de trabalho do tipo corrente, pois, a princípio, só terão utilidade naquela auditoria."
Prof. Claudemir Brito.
-
O arquivo corrente contém documentos úteis para auditoria atual.
O arquivo permanente contém os documentos úteis para auditoria atual e futura.
Os contratos de desconto de duplicatas têm valor para a auditoria em curso, portanto seria um arquivo corrente. Quanto às demonstrações contábeis, considerando que alguns saldos são cumulativos e refletem em auditorias futuras, poderia ser mantido em arquivo permanente.
Resposta errado
-
GABARITO: ERRADO
MAIS EXEMPLOS:
Correntes: utilizados apenas no exercício social objeto da auditoria. Ex.: extratos bancários; plano de trabalho; cartas de circularização; respostas aos questionamentos do auditor; resultado da contagem física; caixa e bancos; contas a receber; imposto de renda; revisão analítica; demonstrações financeiras; questionário de controle interno etc.
.
Permanentes: utilizados em mais de um período. Ex.: estatuto social; organograma; histórico da empresa; descrição do sistema contábil; cópias de contratos de assistência técnica; cartões de assinaturas e rubricas das pessoas responsáveis pela aprovação das transações; manuais de procedimentos internos; cópias de atas de reuniões com decisões que afetem mais de um exercício; legislações específicas aplicáveis à empresa etc.
-
Errado.
Corrente, Intermediário e Permanente.
A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).
-
Errado
Classificação da documentação arquivada
Pasta Permanente - contempla informações que serão úteis às auditorias atual e futuras. São aquelas evidências com validade maior no tempo, que digam respeito também aos exercícios subsequentes, isto é, são papéis de trabalhos que manterão sua relevância e utilidade ano após ano.
Pasta Corrente - Reúne os documentos relativos à auditoria atual. São papéis de trabalho gerados na auditoria do ano corrente, cuja utilização ou utilidade interessa apenas à auditoria atual, com nenhuma relevância para as auditorias futuras.