-
Segundo a NBC-TA 230
I. Correta
II. 8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda.
III. 5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:
(a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e
(b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares
aplicáveis.
-
OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO
·Auxiliar na execução de exames;
·Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;
·Servir de suporte aos relatórios;
·Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;
·Fornecer um meio de revisão por Supervisores;
·Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;
·Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.
-
Essa questão teve o gabarito alterado para letra C. Sendo assim, as assertivas I e III estão corretas.
A resposta do QConcursos não foi atualizada.
-
Atualizando então:
OBJETIVOS
DOS PAPÉIS DE TRABALHO
·Auxiliar na execução de exames;
·Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;
·Servir de suporte aos relatórios;
·Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a
fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;
·Fornecer um meio de revisão por Supervisores;
·Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz,
bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;
- Servir
como provas judiciais;
·Considerar possíveis modificações nos procedimentos de
auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.
-
Deve ser entendido por qualquer auditor experiente
-
Oie Gente!
De acordo com a NBC TA 230 os papéis de trabalho devem ser preparados para a compreensão de qualquer AUDITOR EXPERIENTE. Não 'a qualquer usuário contábil' como diz a questão.Gabarito letra C
-
o item III está incorreto, já que, embora o papel de trabalho possa ser utilizado em questões judiciais, não é esse o seu
objetivo.
Fonte:
Curso de Auditoria para RFB - 2015
Teoria e exercícios comentados
Prof. Rodrigo Fontenelle
-
Não existe nenhuma menção a utilização da documentação em questões judiciais na NBC TA 230, por isso discordo do gabarito da banca.
-
Quanto ao item III
A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:
assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;
assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220 - Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis
permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;
manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;
permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA - Controle de qualidade para auditores (pessoas jurídicas e físicas) que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos;
permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
Considero correto o gabarito. "Prova em questões judiciais" pode não estar explícito na norma mas está implícito em responsabilização pelo trabalho e também nas inspeções externas de conformidade. No mais a própria norma diz que a lista inclui, isto é, que ela é exemplificativa e não taxativa.
Agora a banca poderia ser mais objetiva na elaboração das questões; Até porque quando falamos em prova estamos entrando numa área de direito civil.
-
Entendi da seguinte forma, galera:
(FCC - 2014 - AL-PE - Analista) Os papéis de trabalho
I. devem conter o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor. (Exatamente, porque eles registram tudo RELEVANTE para a conclusão do auditor)
II. devem ser preparados de forma suficiente para que sejam compreendidos por qualquer usuário da informação contábil. (Em primeiro lugar, não são todos os usuários que têm acesso a eles; e pela NBC TA 230, teriam acesso apenas um auditor experiente - externo ou interno à firma de auditoria - ou, se o auditor quiser, PARTES OU EXCERTOS DOS PAPÉIS podem ser disponibilizados à azienda)
III. têm como objetivo auxiliar a execução dos exames, servir de suporte aos relatórios e (têm como objetivo servir) como prova em questões judiciais. (De fato, os papéis de trabalho registram evidências relevantes que PODEM servir de prova, mas essa não é a definição dada pela NBC TA 230. Entretanto, a questão NÃO PEDE a definição dada na norma, o que tornaria o item certo, mas a banca parece que modificou o gabarito para o item I, apenas; veja o link da prova com o respectivo gabarito pelo QCONCURSOS)...
Outra questão semelhante...
(CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo) A documentação de auditoria é um registro que pode ser utilizado na avaliação do desempenho dos profissionais de auditoria e de provas, caso haja processos administrativos e judiciais contra esses profissionais.
Item CORRETO
OBS.: Cuidado com essas questões que não limitam seu alcance citando a norma referente (FGV faz muito isso).
-
Acredito que dizer que o objetivo dos papéis de trabalho é servir como prova em questões judiciais é extrapolar um pouco. Dizer que ele PODE ser usado até seria razoável, mas nunca li em nenhum material de estudo que o OBJETIVO de um papel de trabalho do auditor é esse. Vale lembrar que para questões judiciais temos a figura do perito contábil, que tem exatamente a função de produzir este tipo de documento para questões judiciais... De qualquer forma indiquei para comentário para ver o posicionamento do professor do QC.
-
Resolução:
:
Item I-verdadeiro
Item II-Falso. Devem ser suficientes para que um outro auditor experiente não participante dos trabalhos compreenda a auditoria realizada.
**Item III-Falso. O objetivo é ser um registro dos fundamentos da opinião do auditor, propiciando que um outro auditor experiente que não participou dos trabalhos compreenda os principais julgamentos e conclusões da auditoria. Entretanto,a banca considerou o item III correto. É fato que os papeis de trabalho podem servir para responsabilizar quem os fez de modo que pode sim ser usado em questões judiciais. Mas afirmar que sua função é produzir provas antecipando-se a qualquer lide que, por ventura, possa surgir é forçar um pouco a barra. Assim, embora seja verdade que os PTs podem ser usados em questões judiciais, não é razoável que seu objetivo seja esse a priori.
Resposta A, mas a banca considerou C
-
A respeito do item que mais gerou dúvidas:
a)3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem: (i) permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; (ii) permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
Desse excerto temos que, dentre as finalidades adicionais estão a responsabilização dos membros envolvidos no trabalho e as inspeções externas que confrontem, ou mesmo que sejam obrigatórias, às exigências legais.
b) 5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça: (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor.
Considerando tal ponto, observamos que o objetivo principal é registrar as evidências!
Conclusão:
c) A documentação de auditoria poderá servir para questões judiciais, mas este não é o objetivo fim! Portanto, considera-se sanada a dubiedade do item III, que está realmente incorreto, lastreado no que dispõe a NBC TA 230.
-
Em relação à afirmativa III:
Uma das finalidades adicionais da documentação de auditoria (papéis de trabalho) é permitir que a equipe de auditoria seja responsabilizada, ou seja, ela pode servir como prova em questões judiciais.