SóProvas



Questões de Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho)


ID
7960
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem:
    a) informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;
    b) cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas;
    c) informações sobre o setor de atividades, ambiente econômico e legal em que a entidade opera;
    d) evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas;
    e) evidências do entendimento, por parte do auditor, do sistema contábil e do controle interno, e sua concordância quanto à eficácia e adequação;
    f) evidências de avaliação dos riscos de auditoria;
    g) evidências de avaliação e conclusões do auditor e revisão sobre o trabalho da auditoria interna;
    h) análises de transações, movimentação e saldos de contas;
    i) análises de tendências, coeficientes, quocientes, índices e outros indicadores significativos;
    j) registro da natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria e seus resultados;
    k) evidências de que o trabalho executado pela equipe técnica foi supervisionado e revisado;
    l) indicação de quem executou e revisou os procedimentos de auditoria e de quando o fez;
    m) detalhes dos procedimentos relativos às demonstrações contábeis auditadas por outro auditor;
    n) cópias de comunicações com outros auditores, peritos, especialistas e terceiros;
    o) cópias de comunicações à administração da entidade, e suas respostas, em relação aos trabalhos, às condições de contratação e às deficiências constatadas, inclusive no controle interno;
    p) cartas de responsabilidade da administração;
    q) conclusões do auditor acerca de aspectos significativos, incluindo o modo como foram resolvidas ou tratadas questões não-usuais;
    r) cópias das demonstrações contábeis, assinadas pela administração da entidade e pelo contabilista responsável, e do parecer e dos relatórios do auditor.

    O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

  • Acredito que o erro esteja quando a opção menciona "meios ópticos", visto que de acordo com o NBC T 11, não há problema algum em papéis de trabalho em meio eletrônico:

    "11.1.3 – PAPÉIS DE TRABALHO

    11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
    11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo."


ID
10018
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, o auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Não vejo duas respostas conforme o Ângelo mencionou em seu comentário. Pois conforme a NBC P 1 - NORMAS PROFISSIONAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE approvada pela RESOLUÇÃO CRC 821/1997 estabelece, no item 1.5 - GUARDA DA DOCUMENTAÇÃO - que o Auditor para fins de fiscalização do exercício profissional, DEVE concervar a BOA GUARDA, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da emissão de seu Parecer. Portanto a questão está cobrando uma resposta literária contida na norma e a questão correta é a letra (A).
  • Concordo com a opinião do Angelo, pois analizando mais profundamente a NBC T 11, conforme ítem 11.3.1.7, a data do parecer deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos de auditoria da entidade.11.3 – NORMAS DO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES11.3.1 – GENERALIDADES11.3.1.7 – A data do parecer deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos de auditoria na entidade.
  • A NBCT-11 diz ENCERRAMENTO (e não finalização) >> "11.3.1.7 – A data do parecer deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos de auditoria na entidade".Já RESOLUÇÃO CRC 821/1997 diz claramente "emissão do parecer" >> 1.5 (...) a partir da data da emissão de seu Parecer.Encerrar é concluir e finalizar significa terminar. Podem parecer a mesma coisa, mas, LITERALMENTE, não são. No momento de se interpretar uma lei/norma/resolução/etc, a literalidade fala mais alto. Numa questão da ESAF, multiplique isso por 1.000!Alternativa A
  • Pessoal, não procurem pelo em ovo... se sabem a resposta pra quê "brigar com a banca"? Tá certo que todos têm o direito de enviar seus recursos e tal, mas sempre há o risco se não serem aceitos...


ID
10033
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de

Alternativas
Comentários
  • NBC T11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. NBC T11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo. NBC T11.2.7.2 – Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da auditoria executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria, bem como o julgamento exercido pelo auditor e as conclusões alcançadas. NBC T11.2.7.3 – Os papéis de trabalho devem ser elaborados, organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
  • a) auxiliar na execução dos exames. CORRETOb) servir de prova processual junto ao TCU. ERRADONOTA: De acordo com a NBC T 11 – A INTERPRETAÇÃO TÉCNICA a respeito daCONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO é a seguinte:12. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. 13. A CONFIDENCIALIDADE dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor. 14. Os papéis de trabalho são de PROPRIEDADE EXCLUSIVA DO AUDITOR. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.c) evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas. CORRETOd) servir de suporte aos relatórios. CORRETOe) constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada. CORRETO
  • Um dos princípios dos auditores fiscais é o sigilo que tem que gurdar até morrer leva consigo, por isso os papéis de trablho é apenas um instrumento de trabalho, não sendo delo recurso de provas processuais e sim auxilar em dados e relatórios posteriores. Ana Paula

  • Objetivos dos Papéis de Trabalho

    • Auxiliar na execução de exames; (Letra A)

    • Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;  (Letra C)

    • Servir de suporte aos relatórios; (Letra D)

    • Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;  (Letra E)

    • Fornecer um meio de revisão por Supervisores;

    • Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas; 

    • Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.


ID
10315
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o item 11.1.3.1 da NBC T 11, são o connjunto de documentos e aponptamentos com informações e provas coligidas (coletadas), pelo Auditor, preparados de forma MANUAL, POR MEIOS ELETRÔNICOS ou por OUTROS MEIOS, que constituem a EVIDÊNCIA DO TRABALHO EXECUTADO E O FUNDAMENTO DA SUA OPINIÃO.
  • "Arquivo em meio magnético" nada mais é do que um documento do Word, por exemplo. Portanto, nada mais absurdo do que não considerá-lo um papel de trabalho.Alternativa Incorreta >> (D)

ID
18877
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos papéis de trabalho, o auditor externo deve

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11:
    11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
    11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.

  • NBCT-11
    11.2.7.4 – Quando o auditor se utilizar de análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos fornecidos pela entidade, deve certificar-se da sua exatidão.
  • Exatidão: Registro no sistema + documentação suporte.

    De nada adianta o auditor somente ver no sistema que o valor/conta que foi registrada. Tem que obter a documentação que evidencie os registros.

  • Se a alternativa "C" está errada, quer dizer que o auditor NÃO DEVE aceitar os documentos apresentados (papéis de trabalho), visto que a empresa declara por meio da carta de conforto sua responsabilidade em relação às informações prestadas??


ID
47965
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Compostos pela documentação preparada pelo auditor ou a ele fornecida na execução da auditoria, os papéis de trabalho possuem as seguintes características, exceto:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11.1.3 – PAPÉIS DE TRABALHO11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. 11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo. NBC T 12.1.3 – PAPÉIS DE TRABALHO12.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor interno que consubstanciam o trabalho executado.
  • NBC 11.02 - Papéis de trabalho2. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam12. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.13. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.14. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
  • A documentação de auditoria ( = papéis de trabalho) pode se revestir em qualquer formato: impressa, eletrônica ou outro meio, e em qualquer desses formatos o dever de sigilo é o mesmo.
  • Como fica essa questão já que a NBC T 11 foi revogada  pela NBC TA 230 e nesta nada fala sobre a confidencialidade da documentação de auditoria?

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    O auditor independente, sob pena de infringir o sigilo profissional, somente deve divulgar aos demais terceiros informações

    sobre a entidade auditada ou sobre o trabalho por ele realizado, caso seja autorizado, por escrito, pela administração da

    entidade com poderes para tanto, que contenha, de forma clara e objetiva, os limites das informações a serem fornecidas.

    Portanto, a letra A está correta. Ressalta-se que o auditor também deverá disponibilizar informações sigilosas no caso de
    determinação legal, como vimos no início do livro.

     

    A letra B está incorreta, pois, de acordo com a NBC TA 230, a documentação de auditoria pode ser registrada em papel,

    formato eletrônico ou outros, cujos exemplos incluem:

    – programas de auditoria;

    – análises;

    – memorandos de assuntos do trabalho;

    – resumos de assuntos significativos;

    – cartas de confirmação e representação;

    – listas de verificação;

    – correspondências (inclusive email) referentes a assuntos significativos.

     

    As alternativas C, D e E correspondem a características dos papéis de trabalho, segundo a legislação e a doutrina.

    Ressalta-se que o prazo de custódia desses papéis pelo auditor (alternativa D) é constantemente cobrado em provas de

    concursos. Portanto, atenção! O período de retenção para trabalhos de auditoria não deve ser inferior a cinco anos a
    contar da data do relatório do auditor! Muitas bancas trocam o número de anos e também o momento a partir de quando

    deve ser contado esse prazo.

     

    Gabarito: B 

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Amei, aprendi mais um pouquinho porque é muita coisa desta disciplina. contribuiu muito. obrigada


ID
48415
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do tema "papéis de trabalho", na forma como o trata a IN SFC/MF n. 001/2001, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Nada mais que a literalidade da Instrução Normativa!!A) IN SFC/MF n. 001/2001 seção III 1. Os Papéis de Trabalho - PT são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.B) IN SFC/MF n. 001/2001 seção III 5. Papéis de trabalho de execução constituem-se na documentação dos trabalhos de controle elaborada e/ou colhida durante o processo de verificações “in loco”. Sua finalidade é embasar o posicionamento da equipe com relação às questões apuradas no decurso dos exames. Os papéis de execução referem-se às folhas básicas do trabalho, o suporte nuclear da opinião de uma equipe de controle. Registra os fatos, as causas e conseqüências dos atos de uma gestão, referente a um determinado período de tempo.C) IN SFC/MF n. 001/2001 seção III 9. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo permanente e corrente.D) IN SFC/MF n. 001/2001 seção III 6. Os Papéis de Trabalho de Execução têm como finalidade:I. auxiliar na execução dos exames;II. evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;III. servir de suporte aos relatórios;IV. constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada;V. fornecer um meio de revisão pelos superiores, E) IN SFC/MF n. 001/2001 seção III 9. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos correntes, nem duplicados por material neste arquivo, mas devem ser conservados somente no permanente. Referências cruzadas adequadas e o uso conveniente do arquivo Permanente tornarão tais duplicações desnecessárias.
  • IN SFC/MF n. 001/2001

    seção III 

    9. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo permanente e corrente.

  • PTs --> 1) Transitórios (período limitado de tempo) E 2) Permanente (utilizáveis por mais de um período).

    Bons estudos.

  • Gabarito: C)


ID
57442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às práticas de auditoria, julgue os itens a seguir.

Os papéis de trabalho devem registrar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria aplicados, e o relatório final de execução da auditoria deve descrever os resultados e as conclusões da evidência da auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho conterão tudo o que o auditor fez para emitir sua opinião e o relatório final de execução da auditoria (nada mais do que o "parecer do auditor") contar a opinião do auditor sobre o trabalho realizado (ou seja, os resultados e as conclusões da evidência da auditoria).Questão CORRETA
  • Item certo. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Eles servem com evidências de auditoria, além de otimizar a condução dos trabalhos do auditor. Já o relatório é o documento pelo qual a Auditoria apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

    FONTE: Prof Tonyvan de Carvalho- TEC CONCURSOS

  • Papéis de Trabalho registram NOE (Natureza, Oportunidade e Extensão) dos procedimentos de auditoria aplicáveis.


ID
59890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando que o auditor deve identificar e atestar a validade das
operações de auditoria além de aplicar as técnicas adequadas a cada
caso, na extensão e profundidade necessárias, julgue os seguintes itens,
acerca das técnicas e procedimentos utilizados pelo auditor.

Mesmo no caso de auditorias realizadas em vários períodos consecutivos, os papéis de trabalho de uma não podem ser reutilizados nas outras.

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho de uma auditoria podem (e devem, se necessários) ser utilizados para consulta em novas auditorias. Questão ERRADA
  • O auditor, quando previamente autorizado, por escrito, pela entidade auditada, deverá fornecer as informações que forem julgadas necessárias ao trabalho do auditor independente que o suceder, as quais serviram de base para o último parecer de auditoria por ele emitido.É erroneo pensar que se DEVE ser utilizado, pois sem a autorização da firma auditada não é possível, devendo o auditor respeitar e assegurar o sigilo relativamente às informações durante o seu trabalho.
  • A questão não teria de mencionar que os papéis de trabalho deveriam ser devidamente atualizados  (NBC  T11) ?? 
    Alguem pode me ajudar ??
  • PTs correntes e permanentes. Este último, pode sim, ser utilizado em várias auditorias.

    Bons estudos,


ID
73567
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões que afetam a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho, conforme prevê a norma pertinente do CFC, estão indicadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
    1.  
    2. CFC 1206/2009
      A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:

     

    1. tamanho e complexidade da entidade;

    2. natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;

    3. riscos identificados de distorção relevante;

    4. importância da evidência de auditoria obtida;

    5. natureza e extensão das exceções identificadas;

    6. necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;

    7. metodologia e as ferramentas de auditoria usadas.

  • GABARITO COMENTADO PELA FGV:

    Verificação das regras da elaboração e utilização dos papeis de trabalho previstos na Resolução CFC n.º 1024, item 11.3.2.3 
    A opção contida na letra C não está prevista na Resolução CFC nº 1024/05 a seguir: 
    11.3.2.3. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como: 
    a) natureza do trabalho; 
    b) natureza e complexidade da atividade da entidade; 
    c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade; 
    d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica;  
    e)  metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.
  • ATENÇÃO, em consulta ao site do CFC verifiquei que a norma citada pelo colega acima já está revogada:

    "(Revogada pela Resolução CFC nº 1.203/09, publicada no DOU, em 03/12/2009, Seção 1)"
  • NBC T 11.02

    6. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:

    a) natureza do trabalho;

    b) natureza e complexidade da atividade da entidade;

    c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;

    d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica; e

    e) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.


ID
74182
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho constituem o conjunto de documentos e apontamentos que o auditor colige antes, durante e após a aplicação dos procedimentos de auditoria. Assim, são exemplos de "papéis" de trabalho: cópia de contratos de financiamento, de empréstimos, relação de fornecedores, de clientes, mapa de apuração de impostos, de dividendos e de participações, cópia de documentos fiscais, arquivos magnéticos, cartas de circularização, etc. A esse respeito, considerando o disposto pelo CFC, em especial a Resolução 1.024, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO12. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. é a banca tentando confundir o candidato comlocando PUBLICAÇÃO no lugar de EMISSÃO!
  • A base legal dessa questão está nas Normas Brasileiras de Contabilidade Interpretação TécnicaNBC T 11 – IT – 02 PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIACONSIDERAÇÕES GERAIS3. Os papéis de trabalho destinam-se a:b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; ec) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.Logo já podemos eliminar as afirmativas C e E;5. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor...Ou seja, podemos descartar as afirmativas A e B>>Portanto restou apenas a alternativa incorreta “D” conforme colocou nosso colega Gerson>>
  • Os papéis de trabalho devem ser guardados PELO PRAZO MÍNIMO DE 5 ANOS.

    Não é 5 anos exato.

  • A documentação de auditoria é de propriedade do auditor ( ou da empresa de auditoria ). Não é da empresa auditada.

    Sendo que, o período de retenção da documentação de auditoria geralmente não é inferior a 5 anos a contar da data do relatório do auditor

  • Letra A – certo. Não existe padrão.

    Letra B – certo. Circunstância imateriais não precisam ser registradas, por exemplo.

    Letra C – certo. Servem de guia e controle, identificam quem fez, quem revisou, quando foi feito etc.

    Letra D – Errado. O prazo de 5 anos é mínimo, logo poderá ser mais se o auditor entender.

    Letra E – certo.

    Resposta: E

  • Complementando o que o Gerson escreveu:

    - Emissão do parecer: responsabilidade do auditor.

    - Publicação do parecer: responsabilidade da entidade auditada.

    Então, faz todo sentido o prazo contar a partir da emissão. Afinal, a entidade auditada nem sempre é obrigada a publicar o parecer.

    OBS: vi essa mesma pegadinha em outras duas questões da FGV.


ID
74191
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo a Resolução 1.024 do CFC, a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados pelas questões listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 – 02 PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA6. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:a) natureza do trabalho;b) natureza e complexidade da atividade da entidade;c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica; ee) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.Portanto, a única questão que não afeta a forma e o conteúdo dospapéis de trabalho está na alternativa “A”.

ID
92035
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, em relação aos papéis de trabalho da auditoria independente das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho do auditor independente, quando solicitados por terceiros, somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada.
  • De acordo com o item 11.1.3.1 da NBC T 11, os Papéis de Trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo Auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião, sendo de propriedade exclusiva do Auditor, o qual é responsável por sua guarda e sigilo.

    Os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos, e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade. Entre os papéis de trabalho padronizados, encontram-se, além de outros: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.

    De acordo com a NBC P1.6.,os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada. (GABARITO LETRA A)

    Adicionalmente, o auditor deve conservar a boa guarda dos papéis de trabalho pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da emissão de seu Parecer.

     

  • "Os papéis de trabalho do auditor independente, quando solicitados por terceiros, somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada."
    Eu achei estranho esse "somente" na assertiva. A dúvida é: os papéis de trabalho também não podem ser disponibilizados através de ordem judicial?
  • Gabarito A

    Os papéis de trabalho do auditor independente, quando solicitados por terceiros, somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada.

  • Letra A


ID
96277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre os papéis de trabalho preparados em uma auditoria, destacamse os lançamentos de ajuste e reclassificação. Com respeito a esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    c) se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.

    A conta "contas à pagar" tem natureza credora (PASSIVO). Se nessa conta estivrem inclusos saldo de contas devedoras deve-se efetuar a reclassificação dessa conta para uma conta de igual natureza (devedora), no caso, a conta "adiantamento de fornecedores" (ATIVO). Isso é feito da seguinte maneira:

    D - CONTAS À PAGAR
    C - ADIANTAMENTO DE FORNECEDORES

  • A conta "Contas a pagar" deve sempre ter saldo credor, já que as contas do passivo aumentam pelo crédito. No caso em questão, o auditor encontrou "Contas a pagar" com saldo devedor, pois houve adiantamentos de pagamentos a fornecedores que foram contabilizados de forma errada. A contabilização certa seria:

    -Supondo que, por exemplo, a conta fornecedores (Passivo circulante) tivesse saldo inicial de 20 credor:

    D - Adiantamentos a fornecedores (Ativo circulante) 100

    C - Disponibilidades (ativo circulante) 100

    Ou seja, no lançamento correto, a conta fornececores nao seria afetada, permanecendo com saldo credor de 20. MAS, a contabilização foi realizada incorretamente, assim:

    D - Fornecedores (passivo circulante)(indevidamente) 100

    C - Disponível(ativo circulante, corretamente) 100

    Como o saldo de fornecedores era 20 credor, ficou agora com 80 devedor (o que nao poderia ocorrer).

    Quando o auditor detectou o erro, o procedimento de reclassificação seria simplesmente fazer o lancamento inverso, conforme indica a proposição "c":

    C - Fornecedores (para estornar o valor indevido)100

    D - Adiantamento a fornecedores (ativo circulante)100

    Percebam que agora a conta fornecedores volta a ter o saldo de 20 credor.

    Correta a assertiva.


ID
126412
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Documental S.A., tendo como objetivo manter um arquivo completo sobre o seu processo de auditoria, exige do auditor que forneça cópia de todos os seus arquivos eletrônicos e papéis de trabalho elaborados durante a execução de seus serviços. Pode-se afi rmar que:

Alternativas
Comentários
  • 11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.
  • A documentação do trabalho de auditoria (= papéis de trabalho) é de propriedade do auditor, e ele pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou a independência da firma ou do seu pessoal.

    Ou seja, a disponibilização da documentação é uma liberalidade do auditor, a empresa auditada não pode exigir seu fornecimento.

    Assim, as assertativas "A", "B" e "D" estão erradas, pois a exigência da empresa foi indevida.

    Já a assertativa "E" está errada ao afirmar que em nenhuma hipótese os papéis de tabalho podem ser disponibilizados, pois o auditor pode, a seu critério, disponibilizá-lo à empresa auditada ou até mesmo a terceiros, desde que tiver autorização expressa da entidade ou houver obrigação legal.
  • Como fica essa questão já que a NBC T 11 foi revogada  pela NBC TA 230 e nesta nada fala sobre a confidencialidade da documentação de auditoria?

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    A documentação de auditoria não é propriedade da empresa, e sim do auditor, que pode disponibilizar cópias à entidade

    auditada, a seu critério.

    No caso apresentado na questão, a empresa auditada não pode exigir do auditor o fornecimento da documentação de

    auditoria. Ainda que solicite, a disponibilização somente será realizada se o auditor entender que não haverá prejuízo

    de qualquer ordem.

     

    Assim, a única alternativa que atende ao pedido é a de letra C.

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
127816
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à natureza dos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que se classifica como

Alternativas
Comentários
  • Papéis de Trabalho:

    a) Correntes :  utilizados em apenas um exercício social
    ex: extratos bancários.

    b) Permanentes: utilizado em mais de um exercício social
    ex: estatudo social.

    Bons estudos....


ID
141703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria,
julgue os itens subsequentes.

O programa de auditoria constitui o resultado do planejamento feito antes que a execução da auditoria propriamente dita tenha início. Assim sendo, esse documento não será considerado um papel de trabalho do auditor.

Alternativas
Comentários
  •  Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem:

    a) informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;

    b) cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas;

    c) informações sobre os setor de atividades, ambiente econômico e legal em que a entidade opera;

    d) evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas;

    e) evidências do entendimento, por parte do auditor, do sistema contábil e de controle interno, e sua concordância quanto à sua eficácia e adequação;

    f) evidências de avaliação dos riscos de auditoria;

    g) evidências de avaliação e conclusões do auditor e revisão sobre o trabalho da auditoria interna;

    h) análises de transações, movimentação e saldos de contas;

    i) análises de tendências, coeficientes, quocientes, índices e outros indicadores significativos;

    j) registro da natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria e seus resultados;

    k) evidências de que o trabalho executado pela equipe técnica foi supervisionado e revisado;

    l) indicação de quem executou e revisou os procedimentos de auditoria e de quando o fez;

    m) detalhes dos procedimentos relativos a demonstrações contábeis auditadas por outro auditor;

    n) cópias de comunicações com outros auditores, peritos, especialistas e terceiros;

    o) cópias de comunicações à administração da entidade, e suas respostas, em relação aos trabalhos,

    às condições de contratação e às deficiências constatadas, inclusive no controle interno;

    p) cartas de responsabilidade da administração;

    q) conclusões do auditor acerca de aspectos significativos, incluindo o modo como foram resolvidas ou tratadas questões não-usuais; e

    r) cópias das demonstrações contábeis, assinadas pela administração da entidade e pelo contabilista responsável, e do parecer e relatórios do auditor.

  • O auditor deve documentar o planejamento da auditoria. Logo, é papel de trabalho e será arquivado como documentação da auditoria.

    No planejamento, são definidos a estratégia global da auditoria e o plano de auditoria. O planejamento deve ser documentado e se constitui em papel de trabalho do auditor. Segundo o item 12 da NBC TA 300, o auditor deve documentar:

    a) a estratégia global de auditoria;

    b) o plano de auditoria; e

    c) eventuais alterações significativas ocorridas na estratégia global ou no plano durante o trabalho de auditoria, e as razões dessas alterações.

    Resposta errado


ID
152350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos de auditoria representam o conjunto de técnicas que o auditor utiliza, na realização de seu trabalho, para colher evidências sobre as informações contidas nas demonstrações financeiras da empresa.

A Inspeção de documentos, internos ou externos, tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • 11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.


ID
155119
Banca
FGV
Órgão
TCM-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto à instrumentalização do serviço, os papéis de trabalho - PT são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do sistema de controle interno. Neles, são registrados dados da unidade auditada ou do programa fiscalizado, as etapas preliminares, os trabalhos realizados e as conclusões alcançadas. De acordo com o CFC (Resolução 1024 de 2005 e 828 de 1998):

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    a) a extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, sendo necessário documentar todas as questões de que o auditor trata.

    b) a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho são afetados exclusivamente pela natureza do trabalho, complexidade da atividade da entidade, condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.

    c) devem ser arquivados pelo prazo de cinco anos, a contar da publicação do parecer (da data do relatório de auditoria).

    d) os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade. PERFEITO!

    e) por serem de propriedade do auditor, podem ser cedidos ao auditor sucessor (no caso de troca de auditores independentes) desde que autorizados pela auditada, ainda que informalmente (formalmente).

  • Engraçado que na questão de 2008 a FGV utilizou a expressão atualizada/correta de Relatório de Opinião, mas em questões de 2011 ela utiliza o termo "parecer", inclusive nos enunciados das questões...

    assim fica difícil....
  • O erro da alternativa "c" não está relacionado ao termo "parecer" ou "relatório".
    A questão fala em "data da publicação", enquanto o correto seria "data da emissão".
    São dois momentos diferentes.
  • Conforme resolução 1024/05-CFC

    a) ERRADA. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata.

    b) ERRADA. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:
            a) natureza do trabalho;
            b) natureza e complexidade da atividade da entidade;
            c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;
            d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica;
            e) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

    c) ERRADA. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

    d) CERTA!!

    e) ERRADA. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.


    Bons estudos!!!!


ID
183463
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise:

I. Papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização governamental efetuados pelo Sistema de Controle Interno.

II. Os arquivos correntes de papéis de trabalho devem conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle.

III. Os arquivos permanentes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos.

IV. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Os itens II e III estão com suas definições trocadas:

    II. Os arquivos PERMANENTES de papéis de trabalho devem conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. 

    III. Os arquivos CORRENTES de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos. 

  • Papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização governamental efetuados pelo Sistema de Controle Interno.

    "e fiscalização governamental"? Alguém me explica? Já pedi comentário para o professor do Qconcursos.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Instrução Normativa Nº 01/2001/CGU

    1. Os Papéis de Trabalho - PT são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.

    10. Os arquivos correntes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos. Juntamente com o arquivo Permanente, os papéis de trabalho correntes devem constituir um registro claro e preciso do serviço executado em cada período coberto pelos exames.

    • OBS.: [...] Os papéis de trabalho, do tipo corrente, utilizados nas atividades de campo são considerados os mais importantes elementos documentais do trabalho do servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

    9.[...] O arquivo permanente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. 

    4. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas


ID
264019
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo a metodologia de mercado e as boas práticas de auditoria, os papéis de trabalho podem ser classificados, quanto à sua natureza, em dois tipos: permanentes e correntes. São exemplos de papéis de trabalho permanentes, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • ? regimento interno da unidade auditada;
    ? legislação especí?ca sobre tributos;
    ? manuais de procedimentos internos;
    ? cópias de contratos de longo prazo;
    ? cópias de processos que envolvam litígios;
    ? cópias de contrato de construção de longo prazo; e
    ? organogramas, ?uxogramas.
  • Os documentos listados nas quatro primeiras alternativas podem ser utilizados nos trabalhos de auditoria de diversos exercícios sociais e por isso são considerados permanentes. O único documento que não tem essa característica é o de revisão analítica de contas contábeis, quando o auditor externo em seu trabalho escolhe uma conta de um documento contábil do exercício auditado e verifica sua exatidão. Por isso é denominado de papel de trabalho corrente, como também são os extratos bancários.
  • Papéis permanentes - São aqueles de importância contínua, ano após ano, ou seja, servem para mais de uma auditoria. São exemplos:

    -organograma; 

    -histórico da empresa;

    - estatuto; descrição do sistema contábil; 

    -cópias de contratos de assistência técnica; 

    -cartões de assinaturas e rubricas de pessoas responsáveis pela aprovação das transações; 

    -manuais de procedimentos internos; 

    -cópias de atas de reuniões com decisões que afetem mais de um exercício; 

    -legislações específicas aplicáveis à empresa; etc


    Papéis de trabalho correntes - São aqueles obtidos como evidências da auditoria de um determinado exercício e só valem para aquela auditoria. São exemplos: 

    -cartas de circularização;

    -respostas aos questionamentos do auditor; 

    -resultado da contagem física; caixa e bancos; 

    -contas a receber; 

    -imposto de renda; 

    -revisão analítica; 

    -demonstrações financeiras; 

    -questionário de controle interno, etc.

    R: Letra E

    Prof. Marcelo Aragão

  • Letra E.

     

    Comentários:

     

     Alguns documentos não costumam variar de ano a ano, ou seja, serão utilizados em mais de um período

    (atas de reunião, normas de auditoria interna, contratos sociais e contratos bancários de longo prazo) e serão classificados

    com papéis de trabalho permanentes.

    Dentre as alternativas da questão, somente a revisão analítica das contas contábeis não se enquadram nessa definição,

    pois somente terão importância no exercício em que a auditoria está sendo realizada (na próxima auditoria serão analisadas

    as contas contábeis do exercício seguinte).

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
264028
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com uma das normas de auditoria, o auditor deve elaborar papéis de trabalho que suportem sua opinião para emissão do parecer final. Os papéis de trabalho representam a(o)

Alternativas
Comentários
  • Para Almeida (1996, p. 68), os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências, por meio da observação, inspeção, indagação, investigação, obtidas ao longo da execução do serviço de auditoria.
    fonte:
    http://auditoriaemfoco.blogspot.com/2011/04/papeis-de-trabalho.html
  • Letra D.

     

    Comentários:

     

    A NBC TA 230 define documentação de auditoria da seguinte forma: “registro dos procedimentos de auditoria executados,

    da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a

    expressão ‘papé̀s de trabalho’)” (gr̀fè).

    Ou seja: todas as atividades de um trabalho de auditoria devem ser registradas por meio da documentação de auditoria

    (procedimentos, evidências e conclusões).

     

    Gabarito: D

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A letra "D" está INCORRETA. O registro é das evidências relevantes e NÃO de todas as evidências.


ID
264031
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Antes do início da auditoria, a equipe deve programar o trabalho de forma objetiva e eficaz. O programa de trabalho é um dos papéis utilizados como ferramenta valiosa nessa função, no qual estão contidos os(as)

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (1996, p. 68) o programa de auditoria é dividido basicamente em três partes que são as seguintes:
    - Listagem dos procedimentos de auditoria;
    - Espaço para o auditor assinar ou rubricar, a fim de evidenciar que o serviço foi feito e quem o fez;
    - Espaço para comentários, observações, referências, etc.
    fonte:
    http://auditoriaemfoco.blogspot.com/2011/06/programas-de-auditoria.html
  • Correta a alternativa "a": NBC-TA 300. Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de certas atividades e procedimentos de auditoria que devem ser concluídos antes da realização de procedimentos adicionais de auditoria. Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como: (a) os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco; (b) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura; (c) a determinação da materialidade; (d) o envolvimento de especialistas; (e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

ID
266533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes aos diversos aspectos do
trabalho de auditoria no setor público.

Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do departamento de auditoria que os elaborou, não podendo, em nenhuma hipótese, ser apresentados a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBct 11, item 11.1.3.2,  os Papéis de Trabalho são de
    propriedade exclusiva do Auditor, o qual é responsável por sua guarda e
    sigilo.
  • Resposta: Errada

    Vamos lá..

    Apesar de o auditor possuir propriedade exclusiva sobre a guarda dos papéis de auditoria que ele obteve, há a possibilidade de fornecer estes documentos a terceiros, desde que: (requisitos cumulativos)
     
    Este auditor não ofereça resistência em fornecer tais documentos;
     
    A empresa que sofreu a auditoria (a auditada) autorize expressamente por escrito. (Aqui, pelo fato de haver informações sigilosas da empresa auditada).
     
    É isso.
    Até mais.
  • O errado é que a questão fala (não podendo, em nenhuma hipótese) e na verdade existe exceções,

    #Se autorizado pela empresa por escrito

    #Se Requisitado conselho de classe fundamentadamente

    #Autorização Judicial o obrigando


    #rumoperitodapoliciaciviltocantins2014

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    A propriedade dos papéis de trabalho é de quem realizou a auditoria (firma de auditoria ou auditor individual), o que não

    quer dizer que este não o fornecerá “em nenhuma h̀pótese” a tercèros.

    Como exceção à regra, podemos citar as determinações judiciais, a apresentação da documentação de auditoria com

    autorização da entidade auditada ou mesmo por necessidade de esclarecimentos a órgãos reguladores da atividade de

    auditoria ou da entidade auditada.

    Assim, a assertiva está incorreta por não expor exceções.

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • GABARITO: ERRADO, pois tem exceções.

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, mas partes e trechos podem ser colocados pelo auditor à disposição da própria entidade auditada. Apesar de pertencerem ao auditor, este tem o dever de confidencialidade e somente pode apresentá-los a terceiros, em caso de obrigação legal de fazê-lo ou com a autorização por escrito da administração da entidade auditada.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão


ID
268705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria
interna, julgue os itens que se seguem.

Sem prejuízo da fiscalização do Conselho Federal e dos conselhos regionais de contabilidade, o contador, na função de auditor, não é obrigado a disponibilizar seus papéis de trabalho, relatórios, entre outros documentos, exceto nos casos de determinação judicial.

Alternativas
Comentários
  • O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. 

    A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
     
    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade. 
     
    Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada, de acordo com a NBC P 1.6. 
  • O auditor é obrigado a fornecer os papéis de trabalho de antigas auditorias ao novo auditor que for auditar a empresa...
  • Cuidado, Gustavo, isso não é uma verdade absoluta. 

    "Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade."


    "O Auditor Interno, quando PREVIAMENTE estabelecido com a Administração da Entidade em que atua, e no âmbito do planejamento conjunto dos trabalhos a realizar, DEVE  apresentar seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando entender necessário"

    "Papéis de Trabalho da auditoria interna podem ser solicitados por terceiros. O chefe da auditoria só pode liberá-los, interna ou externamente, se aprovador pela direção ou conselho de administração."
  • por esta linha de raciocínio dos colegas, a questão estaria certa pois salvo a fiscalização dos conselhos o auditor não seria obrigado a ceder os papeis de trabalh!! na verdade ele PODERIA, obrigado ele nao estaria!!!
  • Do ponto de vista da “Auditoria Interna”:

    • Os papéis de trabalho da auditoria interna são da empresa.

    Sob o aspecto "Auditoria Interna", a questão estaria correta com a seguinte frase:

    "Sem prejuízo da fiscalização do Conselho Federal e dos conselhos regionais de contabilidade, o contador, na função de auditor, não é obrigado a disponibilizar seus papéis de trabalho, relatórios, entre outros documentos, salvo com autorização expressa da empresa, ou quando houver obrigação legal de fazê-lo."


     

    Do ponto de Vista da “Auditoria Externa”:

    • Os papéis de trabalho da auditoria externa são do auditor.

    • Informações = pertencem à empresa (se a empresa autorizar, o auditor “deve” entegar as informações).

    • Papéis de Trabalho = pertencem ao auditor (se a empresa autorizar, o auditor “pode”, se assim o quiser, entregar a 3º).

    Sob o aspecto "Auditoria Independente", a questão estaria correta com a seguinte frase:

    "Sem prejuízo da fiscalização do Conselho Federal e dos conselhos regionais de contabilidade, o contador, na função de auditor, não é obrigado a disponibilizar seus papéis de trabalho, relatórios, entre outros documentos, salvo com autorização expressa da entidade auditada e se assim o desejar (pois os papéis de trabalho são propriedade do auditor), ou quando houver obrigação legal de fazê-lo."

  • É complicado avaliar a questão, só porque faltou a parte ¨salvo com autorização expressa da empresa¨ a banca julgou errada.

    Daí a lógica de interpretação fica prejudicada!

    No enunciado não há erro!

    Fazer o quê?

  • NBC P1.6 - Sigilo:

    "1.6.2 – O auditor deve respeitar e assegurar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, não as divulgando, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da entidade, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo."


    Salvo quando houver obrigacao legal de faze-lo eh diferente de exceto nos casos de determinacao judicial.


    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p1.htm

  • Gab E.

    Erro: exceto por determinação judicial.

    O auditor pode fornecer informações, caso seja autorizado por esxrito pela entidad auditada.

    1.6.4 - O auditor, quando previamente autorizado, por escrito, pela entidade auditada, deverá fornecer as informações que forem julgadas necessárias ao trabalho do auditor independente que o suceder, as quais serviram de base para emissão do último parecer de auditoria por ele emitido. (NBC 1.6)

     

  • Há casos de disponibilização obrigatória, devidamente fundamentado pelo Conselho. Poderá haver, também, casos em que a exibição é dever legal; em outras situações a exibição não é proibida por lei e dependerá de autorização do cliente. Logo, a determinação judicial é apenas uma as vias para exibição dos papéis de trabalho.

    Resposta: errado

  • GABARITO: ERRADO

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, mas partes e trechos podem ser colocados pelo auditor à disposição da própria entidade auditada. Apesar de pertencerem ao auditor, este tem o dever de confidencialidade e somente pode apresentá-los a terceiros, em caso de obrigação legal de fazê-lo ou com a autorização por escrito da administração da entidade auditada.

  • Gabarito: ERRADO

    O enunciado da questão diz: " Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria

    interna, julgue os itens que se seguem."

    Conforme colocado pelo Marcos, os papéis de trabalhos da auditoria interna é da empresa. Justificando o gabarito " ERRADO" da questão.

  • Há casos de disponibilização obrigatória, devidamente fundamentado pelo Conselho. Poderá haver, também, casos em que a exibição é dever legal;


ID
276157
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na elaboração da documentação de auditoria (Papéis de Trabalho), no que se refere à forma, ao conteúdo e a extensão, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto:

Alternativas
Comentários
  • NBC-T-11.3 – PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA

    11.3.2.3. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:

    A) - natureza do trabalho;

    B) - natureza e complexidade da atividade da entidade;

    C) - natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;

    D) - direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica;

    E) - metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

     
  • NBC TA 230

    A2.  A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como: (a) tamanho e complexidade da entidade; Correta a assertiva B (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados; Correta a assertiva D (c) riscos identificados de distorção relevante; Correta a assertiva C (d) importância da evidência de auditoria obtida; Correta a assertiva A
    (e) natureza e extensão das exceções identificadas; (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida; (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas. 

    Logo, a única incorreta e a assertiva E.
  • Respondi pela lógica.

    Não vejo necessidade de um Auditor saber todas as normas decoradas, as questões deveriam ser mais criativas.
  • Não vejo erro da Letra "E". Digamos que eu estou auditando uma empresa que tem todos os tipos de clientes, desde prestação a pessoas físicas a gigantes conglomerados milionários. É óbvio que seria mais proveitoso para minha auditoria direcionar o foco para os contratos envolvendo grandes cifras, que, dessa forma, deveriam ser previamente planejados na elaboração dos papéis de trabalho.

  • Concordo com as reclamações, acertei mas do jeito que a questão está não possui gabarito. A ESAF deveria ter feito algo do tipo:

     

    Na NBC TA 230 são elencadas questões que podem afetar a forma e conteúdo dos papéis de trabalho. Assinale a alternativa que não é elencada em tal norma.

     

    A palavra "exceto" implica que volume dos recursos das transações auditadas não pode afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho e que portanto não deve ser levado em conta. Isso é um absurdo.

     

    Pelo menos na ESAF tem pra onde correr, o problema mesmo é quando o CESPE apronta uma dessas. Mas já vi piores, já vi questões da FGV onde as cinco alternativas eram literais da norma, com o único erro de que estavam completadas por adendos que eram quase subir pra cima como por exemplo ", considerando a estrutura do relatório financeiro aplicável"

     

  • Letra E.

     

    Comentários:

     

    Segundo a NBC TA 230, a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como

    (grifos nossos):

    (a) tamanho e complexidade da entidade;

    (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;

    (c) riscos identificados de distorção relevante;

    (d) importância da evidência de auditoria obtida;

    (e) natureza e extensão das exceções identificadas;

    (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação

    do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;

    (g) metodologia e ferramentas de auditoria usadas.

     

    Portanto, trata-se de questão retirada da literalidade da norma, não correspondendo a letra E aos fatores que devem ser

    levados em conta pelo auditor, quando da elaboração da documentação de auditoria, segundo a legislação vigente.

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
276826
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma adequada compreensão sobre o uso da tecnologia da informação na elaboração dos papéis de trabalho permite concluir, acertadamente, que:

Alternativas
Comentários
  • CERTA: B

    Papel de Trabalho é todo o conjunto de formulários e documentos que constitui o suporte do trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo o registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, constituindo a evidência do seu trabalho. O Tribunal de Contas da União considera como papéis de trabalho, entre outros, planilhas, formulários, questionários preenchidos, fotografias, vídeo, áudio, arquivos magnéticos, ofícios, memorandos, portarias, cópias de contratos ou termos de convênio, matrizes de planejamento, de procedimentos etc.
  • Resposta – Letra B

    Vamos lá..
     
    Olha ai, apesar do termo “papéis de trabalho”(que hoje a NBC TA 230 chama de Documentação de Auditoria), a verdade é que ficam incluídos quaisquer meios idôneos capazes de transmitir informações. (Letra C – Errada.).
     
    Existe sim esse conceito de auditoria sem papel (paperless), que nada mais é do que utilizar de meios magnéticos na composição dos papéis de trabalho. Mas não é nada de novo conceito de auditoria. (Letra A – Errada).
     
    Estes meios (magnéticos) devem manter os objetivos e atributos relativos aos papéis de trabalho, quais sejam: fundamentar as conclusões dos auditores, assistir à equipe de auditoria. (tranquilo, pois, do contrário, perdem a natureza de papel de trabalho). (Letra B – Certa) e (Letra E – Errada).
     
    Sobre a letra D: quer dizer que, quando você for auditar uma empresa que apresente documentos contábeis salvos em um CD, precisará ser um profissional de TI ou afim para poder manipular? Claro que não! (Letra D – Errada).
     
    É isso.
    Até mais.
  • Papéis de Trabalho.

    Os papéis de trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria.

    Nos papéis de trabalho registram-se dados da unidade auditada, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe de auditoria, bem como suas conclusões sobre os exames realizados.

    Nos papéis de trabalho o auditor deve documentar todos os elementos significativos dos exames realizados e evidenciar ter sido a auditoria executada de acordo com as normas aplicáveis.

    Conceito– Papéis de Trabalho – São documentos que fundamentam as informaçõesobtidas nos trabalhos de auditoria e na fiscalização do sistema de controle interno.

    Os papéis são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização.

    Com base nos registros dos papéis de trabalho a equipe responsável irá elaborar, desde o planejamento até o relato de suas opiniões, críticas e sugestões.

    Os papéis de trabalho de execução constituem-se na documentação dos trabalhos de controle elaborada / colhida durante o processo de verificações em campo.

    Finalidade dos Papéis de Trabalho:

    a) Contribuir para o planejamento e realização da auditoria;

    b) Permitir uma adequada execução, revisão e supervisão do trabalho de auditoria;

    c) Constituir a evidência do trabalho realizado e o suporte das conclusões, comentários e recomendações incluídas nas informações;

    d) Fornecer um meio de revisão da qualidade da auditoria pelos superiores, para:
    1 – Assegurar que o plano de trabalho foi cumprido e atingido o objetivo do trabalho;
    2 – Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;
    3 – Considerar possíveis modificações nos procedimentos adotados, bem como no programa de trabalho de auditorias;

    e) Avaliar a equipe de auditoria quanto ao seguinte:
    1 – Competência em assuntos de auditoria;
    2 – Senso de organização;
    3 – Habilidade de Expressão;
    4 – Representar na justiça as evidências do trabalho executado (no caso de ser movida Uma Ação contra o auditor ou o ordenador de despesa à época dos trabalhos). 


ID
329800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com referência à execução da auditoria, seus métodos,
procedimentos, técnicas e instrumentos, julgue os itens
subsequentes.

O papel de trabalho referente ao registro de verificações sem impactos trata do registro das anormalidades quando os exames não identificam impactos. Quanto maior for o número de folhas de registro preenchidas sem impactos, maior será a eficiência do programa.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Alguem poderia explicar esta questão.

    Obrigado.
  • Quanto maior for o número de folhas de registro preenchidas, maior será o número de ANORMALIDADES sem impácto. Apesar de ser ANORMALIDADES sem impácto, não podemos dizer que quanto maior o número de ANORMALIDADES maior será a eficiência do programa. Entendeu?
  • Dica para esta questão: É saber o conceito de Eficiência. Assim, você vê o erro da questão, mais rápido.
    Conceito: "A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível (...)" (Chiavenato, 1994, p. 70)¹.
    1 [CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na Empresa: pessoas, organizações e sistemas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1994. p. 67-76.]
  • Para acertar a questão não precisa nenhum conhecimento de auditoria. Basta raciocinar logicamente sobre o enunciado e a pergunta. O próprio enunciado traz a resposta.
  • Além da questão da eficiência e eficácia, temos a questão do julgamento do auditor, na extensão dos trabalhos, a NBCTA 230 preconiza que "a extenção dos papéis de trabalho é assunto do julgamento profissional do próprio auditor", assim conclui-se que não é necessário ,nem conveniente documentar todas as questões que forem tratadas, se a assertiva  informa que essas anomalidades não trazem nenhum impacto, não tem sentido se estender mto nelas, isso tiraria a eficiência do trabalho, pois estaríamos desperdiçando recursos com questões irrelevantes, bom, foi isso que eu entendi.
  • Se
    registros de verificações sem impacto são anormalidades encontradas
    e
    o número de registros de verificações sem impacto é alto
    conclui-se que
    o número de anormalidades é alto.
  • O comentário da Márcia está perfeito. Se não tem impacto - não tem relevância - logo, não tem que acrescentar estes documentos aos papéis de trabalho, pois isto consome tempo, aumenta o volume de papéis sem importância e diminui a eficiência do programa.


ID
391183
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho devem ser conservados pelo auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, pelo prazo de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC PA 01, firmas de auditoria devem estabelecer políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalhos. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não pode ser inferior a 5 (cinco) anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo.

  • AUDITORES INDEPENDENTES
    O auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo de 05 (cinco) anos , a partir da data da emissão de seu parecer, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados, devendo ainda, adotar procedimentos apropriados para manter a custódia desses documentos. Base: Resolução CFC nº 821/97 – NBC P 1, item 1.5.1 c/c a Resolução CFC nº 828/98 – NBV T 11, item 12.
    Os auditores independentes, no exercício de suas atividades, no âmbito do mercado de valores mobiliários, deverão conservar em boa guarda pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos , ou por prazo superior por determinação expressa da CVM, em caso de  Inquérito Administrativo, toda a documentação, correspondência, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com o exercício de suas funções. Base: Inciso III, do artigo 25, da Instrução Normativa CVM nº 308/99.

     
  • GABARITO E.

    Segundo a NBC P1:

    1.5.1 – O auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir da data da emissão de seu parecer, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.

  • O prazo é não inferior a 5 anos a contar da data de emissão do relatório.

    Atenção: conta-se a partir da emissão do relatório, não da sua publicação.

     

    Resposta E

  • Vale destacar que prazo conta da emissão, e não da publicação do parecer.


ID
460336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de
seus procedimentos, julgue os itens a seguir.

A CVM tem o direito de examinar e extrair cópias de registros contábeis, livros ou documentos, inclusive programas eletrônicos e arquivos magnéticos, ópticos ou de qualquer outra natureza dos últimos cinco anos da companhia. A CVM não terá o direito de examinar os papéis de trabalho de auditores independentes, que são documentos sigilosos e de responsabilidade do auditor independente, em caráter permanente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    ARTIGO 9.

    http://www.cvm.gov.br/port/atos/leis/6385.asp

  • A CVM tem o direito de examinar e extrair cópias de registros contábeis, livros ou documentos, inclusive programas eletrônicos e arquivos magnéticos, ópticos ou de qualquer outra natureza dos últimos cinco anos da companhia. A CVM não terá o direito de examinar os papéis de trabalho de auditores independentes, que são documentos sigilosos e de responsabilidade do auditor independente, em caráter permanente.

    ERRADO

     Art 9º
    I - examinar e extrair cópias de registros contábeis, livros ou documentos, inclusive programas eletrônicos e arquivos magnéticos, ópticos ou de qualquer outra natureza, bem como papéis de trabalho de auditores independentes, devendo tais documentos ser mantidos em perfeita ordem e estado de conservação pelo prazo mínimo de cinco anos

  • Fiscalizar e disciplinar as atividades dos auditores independentes, consultores e analistas de valores mobiliários é função precípua da CVM. 

  • A CVM tem direito de examinar os papéis de trabalho dos auditores independentes, pois essa é uma de suas funções principais.

    Gabarito: Errado


ID
460342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das peculiaridades das auditorias interna e externa, e de
seus procedimentos, julgue os itens a seguir.

As informações contábeis utilizadas pelos auditores internos devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis no fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna. É responsabilidade do auditor interno a obtenção, análise, interpretação e documentação das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 12

    12.2.2 – APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA INTERNA

    12.2.2.1 – O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.

    12.2.2.2 – O processo de avaliação das informações contábeis compreende:

    a) a obtenção de informações sobre todos os assuntos relacionados com os objetivos e alcance da auditoria interna. As informações devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis no fornecimento de evidências às conclusões e recomendações da auditoria interna: (...)


ID
464416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os elementos utilizados pelo auditor no registro de todas as evidências, mediante observação, inspeção, indagação e investigação, obtidas ao longo da execução do serviço de Auditoria, são os

Alternativas
Comentários
  • A questão pede "Os elementos utilizados pelo auditor no registro de todas as evidências de auditoria".

    Dentre as alternativas oferecidas, as evidências só podem ser registradas nos papéis de trabalho!

    Segue a definição de papéis de trabalho, segundo a NBC T 11.3:

    11.3.1.3. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria.

    Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

  • Observe que a resposta não pode ser A, B ou C. Isso pq procedimentos de auditoria se divide em testes de observância e em testes substantivos.Logo, se a resposta fosse B ou C, automanticamente tbm seria A. Se fosse A, automaticamente seria B ou C.........

ID
495079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sabe-se que os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, com relação à confiabilidade, custódia e propriedade destes. Com relação aos papéis de trabalho, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A NBC PA 01 estabelece que o período de retenção da documentação de auditoria geralmente não é inferior a cinco anos a contar da data do relatório do auditor.

    Letra C
     

  • redação péssima! o auditor deve manter os papéis por no mínimo 5 anos, e não até 5 anos como a questão afirma!

  • Quando se fala em "até 5 anos" significa que o máximo seria 5 anos. Porém 5 anos é o mínimo de tempo para se manter os papéis de trabalho. Redação lamentável.

  • GABARITO: LETRA C

    A- são de responsabilidade do auditor, mas de propriedade do auditado.

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor. Ele somente pode fornecer os papéis a terceiros, com a autorização por escrito da administração da entidade auditada ou quando existe o dever legal de fazê-lo.

    B- devem ser disponibilizados para o auditor que assumir o trabalho quando houver rescisão de contrato.

    No caso de auditoria inicial (pela primeira vez), o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento, mantendo contato com o auditor antecessor, por exemplo, para conduzir a revisão de seus papéis de trabalho e aplicando procedimentos de auditoria necessários para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada relativa aos saldos iniciais.

    C- o auditor deve manter sua custódia até 5 anos após a emissão do parecer.

    NBC PA 01 - Retenção da documentação do trabalho: A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para a retenção e arquivamento da documentação do trabalho por um período suficiente para satisfazer as necessidades da firma ou conforme requerido por lei ou regulamento. A61. No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos cinco anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo

    D- só podem ser fornecidos quando solicitados diretamente à entidade auditada.

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, mas partes e trechos podem ser colocados pelo auditor à disposição da própria entidade auditada. Apesar de pertencerem ao auditor, este tem o dever de confidencialidade e somente pode apresentá-los a terceiros, em caso de obrigação legal de fazê-lo ou com a autorização por escrito da administração da entidade auditada.

    E- o Conselho Regional de Contabilidade pode exigir, para fins de cadastramento, cópia de papéis de trabalho.

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, mas partes e trechos podem ser colocados pelo auditor à disposição da própria entidade auditada. Apesar de pertencerem ao auditor, este tem o dever de confidencialidade e somente pode apresentá-los a terceiros, em caso de obrigação legal de fazê lo ou com a autorização por escrito da administração da entidade auditada.


ID
531319
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os papéis de trabalho, de acordo com as normas de auditoria interna do CFC, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Item C é o único errado. Não é dever da auditada contribuir com o auditor na confeecção dos papeis de trabalho, e sim não causar óbices aos procedimentos.

    Além a disso, a NBC T 11.3 prescreve que "11.3.2.6. O auditor pode usar quaisquer documentos e demonstrações preparados ou fornecidos pela entidade, desde que avalie sua consistência e se satisfaça com sua forma e conteúdo".

    O Auditor da mesma forma não está obrigado a incluir em seus papéis de trabalho os documentos e informações fornecidos pela auditada. 
  • Eu acho que o erro está em "contribuir para a confecção" e "natureza corrente"

    Primeiramente, a confecção dos papéis de trabalho é atribuição exclusiva do auditor. A Entidade contribui sim, mas é com a informação para a confecção. Ou seja, a contribuição é indireta. 

    E, deve-se observar também, que os manuais, contratos, organogramas (que podem virar papéis de trabalho permanentes) são documentos que a entidade já possui e que dispõe para a auditoria. O auditor deve se certificar a integridade desses documentos, oobviamente.


ID
532162
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • para a letra e:

    O auditor independente, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, não pode prestar serviços para um mesmo cliente, por prazo superior a cinco anos consecutivos, contados a partir da data de publicação desta Instrução, exigindo-se um intervalo mínimo de três anos para sua recontratação, conforme artigo 31 da Instrução CVM 308/1999.
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.201 DE 27.11.2009

    a) Pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento
    de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa 
    ser independente por exigências éticas relevantes.
  • Evilar,
    Apenas tome cuidado que esta resolução da CVM trata do rodízio das FIRMAS de auditoria e não dos sócios (apesar do prazo coincidir).
    Segue comentário do professor Carlos Alexandre (editora ferreira): "De acordo com a Resolução CFC N° 1.201/09 que aprova a NBC PA 01 (Controle de Qualidade para Firmas  - Pessoas Jurídicas e Físicas  - de Auditores Independentes)  a firma deve estabelecer políticas e procedimentos para requerer o rodízio do sócio encarregado do trabalho e das pessoas responsáveis pela revisão do controle de qualidade do trabalho, e, quando aplicável, de outras pessoas sujeitas a exigências de rodízio, “após o período de 5 anos”.
  • a) ERRADA. NBC TA 220 – Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis - Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidade que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma, cujos membros podem realizar auditoria de informações contábeis históricas, ou de uma organização que fornece serviços relevantes de controle de qualidade. 
    b) ERRADA. Vide comentários acima.
    c) ERRADA. Retenção de 5 anos...
    d) CORRETA. NBC TA 220 – Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis - Equipe de trabalho são todos os sócios e quadro técnico envolvidos no trabalho, assim como quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede (NBC TA 620 - Utilização do Trabalho de Especialistas define o termo especialista do auditor, item 6(a)).
    e) 
    ERRADA. Vide comentários acima.

    Abs.
  • Controle de qualidade de auditoria, onde são realizada as demostrações contábeis. 

  •  

    NBC PA 01 – CONTROLE DE QUALIDADE PARA FIRMAS (PESSOAS JURÍDICAS E FÍSICAS) DE AUDITORES INDEPENDENTES 

     

    Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado
    do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma ou um empregado (com experiência apropriada) de outra firma de auditoria, cujos membros podem realizar auditorias e revisões de informações contábeis históricas ou outros serviços de asseguração e serviços correlatos.

     

    24. Pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre
    independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes (ver itens A10 e A11).

     

    Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
     

    25. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para:
    (a) especificar critérios para determinar a necessidade de salvaguardas para reduzir a ameaça de familiaridade a um nível aceitável ao
    usar o mesmo pessoal sênior em trabalho de asseguração por um período de tempo prolongado; e
    (b) requerer o rodízio do sócio encarregado do trabalho e das pessoas responsáveis pela revisão do controle de qualidade do trabalho, e, quando aplicável, de outras pessoas sujeitas a exigências de rodízio, após o período de 5 anos (ver itens A10, A12 a A17).

     

    47. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos para a retenção e arquivamento da documentação do trabalho por um período
    suficiente para satisfazer as necessidades da firma ou conforme requerido por lei ou regulamento
    (ver itens A60 a A63).
     

    A63. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.

  • Nossa resposta está presente na vigente NBC PA 01.

    Letra A- Falso. De acordo com a NBC PA 01, Pessoa externa qualificada é uma pessoa de fora da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho, por exemplo, um sócio de outra firma ou um empregado (com experiência apropriada) de outra firma de auditoria, cujos membros podem realizar auditorias e revisões de informações contábeis históricas ou outros serviços de asseguração e serviços correlatos.

    Letra B- Falso. De acordo com a NBC PA 01, pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.

    Letra C- Falso. O prazo é não inferior a 5 anos a contar da emissão do relatório.

    Letra D- Verdadeiro. Citação literal da NBC PA 01.

    Letra E- Falso. O prazo era de 5 anos, mas atualmente depende das circunstâncias envolvidas..

    Resposta D


ID
605014
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere à guarda da documentação, o Auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda pelo prazo de

Alternativas
Comentários
  • NBCT 11

     

    CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    12. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
     

    13. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.

    14. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.

  • NBC TA 230 A23. A NBC PA 01, item 47, requer que as firmas estabeleçam políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalhos. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não é inferior a cinco anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo (NBC PA 01, item A61).   NBC PA 01 A61. No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente  de pelo menos cinco anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se  superior, da data do relatório do auditor independente do grupo. 

    BONS ESTUDOS
  • O prazo de guarda é não inferior a 5 anos a contar da data de emissão do relatório.

     


ID
629128
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo a NBC TA 230, a contar da data do relatório do auditor, o período de retenção para documentos de auditoria (papéis de trabalho) geralmente não é inferior a

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C

    É de 5 anos o prazo.
  • De acordo com a NBC PA 01, firmas de auditoria devem estabelecer políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalhos. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não pode ser inferior a 5 (cinco) anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo.

  • NBCTA - 230

    15. Após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação (ver item A23).

     

    A23. A NBC PA 01, item 47, requer que as firmas estabeleçam políticas e procedimentos para a retenção da documentação de trabalhos. O período de retenção para trabalhos de auditoria geralmente não é inferior a cinco anos a contar da data do relatório do auditor ou, se posterior, da data do relatório do auditor do grupo (NBC PA 01, item A61).

     


ID
630505
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As questões que podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o item A2 da NBC TA 230:
    A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de
    fatores como:

    (a) tamanho e complexidade da entidade;

    (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;

    (c) riscos identificados de distorção relevante;

    (d) importância da evidência de auditoria obtida;

    (e) natureza e extensão das exceções identificadas;

    (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;

    (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas.

    Sendo assim, a única assertiva que não representa um fator a ser observado pelo auditor na elaboração da documentação de auditoria é a C.

  • Caramba, acabo de ser diagnosticado com hipermetropia!! ;/

    Vou colocar minhas lentes pra ler o comentário acima!!
    Vai um control + ae?!

    Abraços!!
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 

    INTERPRETAÇÃO TÉCNICA NBC T 11 – IT – 02 

    PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA


    FORMA E CONTEÚDO DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    6. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por 

    questões como: 

    a) natureza do trabalho; 

    b) natureza e complexidade da atividade da entidade; 

    c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade

    d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica; e

    e) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos. 


    Abs, força e fé!


ID
633037
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos papéis de trabalho é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC TA 230, a contar da data do relatório do auditor, o período de retenção para documentos de auditoria (papéis de trabalho) geralmente não é inferior a 5 anos
  • Acerca dos papéis de trabalho é incorreto afirmar que: 

    • CORRETA - a) são de propriedade exclusiva do auditor.

    • Comentários: "Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade. "

    • CORRETA - b) informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade se constituem bom exemplo de papéis de trabalho.

    • Comentários: "Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem: 

      a) informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;"


    • CORRETA - c) a extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional do auditor.

    • Comentários" A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor"

    • CORRETA - d) na elaboração dos papéis de trabalho, o auditor deve levar em consideração se são completo por si só.

    • Comentários
    • Requisitos dos papéis de trabalho:
    • >Concisão
    • >Objetividade
    • >Limpeza
    • >Completos
    • >Revisão

    • e) o auditor pode, em razão do seu juízo profissional e após o término da auditoria, desfazer-se dos papéis de trabalho, desde que tenha concluído a elaboração do relatório e dado ciência à entidade auditada.

    • Comentários: "O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer."


    Logo, ALTERNATIVA INCORRETA: E



    Fontes:

    -Professor Marcelo Aragão; e 

    -NBC T11 - IT - 02


    Abs, força e fé


ID
639805
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando o Auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar (como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito) e as razões para o não atendimento. Entretanto, a exigência de documentação de auditoria aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. De acordo com o descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.206/09, a exigência documental NÃOé relevante quando:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1206.htm

    A19. A exigência de documentação aplica-se apenas àquelas que sejam relevantes nas circunstâncias. Uma exigência não é relevante (NBC TA 200, item 22) apenas nos casos em que:

    (a) a NBC TA por inteiro não é relevante (por exemplo, se uma entidade carece de uma função de auditoria interna, nada na NBC TA 610 é relevante); ou
    (b) a exigência é condicional e a condição não existe (por exemplo, o requisito de modificar a opinião do auditor quando há impossibilidade de obter evidência de auditoria apropriada suficiente e não existe tal impossibilidade).

ID
641842
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os papéis de trabalho é correto afirmar que são

Alternativas
Comentários

  • O auditor deve registrar nos papéis de trabalho informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e as suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.
    CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO 
    O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. 
     
    A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
     
    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade. 
     
    Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada.

    Observando que os papéis de trabalho são documentos de auditoria, a NBC TA 230 que trata da documentação de Auditoria em seu item 3 aborda os documentos de auditoria.
    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/legislacao/normas/papeisdetrabalho.htm
  • Item C está correto, mas incompleto.

    Papéis de trabalho não se resumem a formulários ou papel, papel.

    Papéis de trabalho podem ser mídias, documentação eletrônica, email, resumos, análises e outros. O importante para a caracterização é que seja uma evidência para o atingimento do objetivo global e de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e exigências legais e regulamentares. 

  • a - Errado - os papéis de trabalho (hoje chamados de "documentação de auditoria" pelas novas normas) são de propriedade do auditor e não do auditado

    b - Errado - a documentação de auditoria abrange documentos que vão desde a fase de planejamento da auditoria até sua execução e emissão do parecer de auditoria (agora chamado de relatório de auditoria), não apenas na fase de planejamento.

    c - Correto - apesar de incompleto, pois atualmente a documentação de auditoria pode se apresentar em diversos meios, inclusive eletrônico, gráfico, etc.

    d - Errado - apesar de poder haver vários auditores em um mesmo trabalho de auditoria, o processo é considerado como um só.

    e - Errado - ficam sob custódia do auditor por, pelo menos, cinco anos da data da emissão do relatório de auditoria.
  • ESSA QUESTAO CABE RECURSO, MUITO MAL REDIGIDA!!!!  
     A ALTERNATIVA "C" DIZ QUE OS APONTAMENTOS FORAM OBTIDOS PELO AUDITOR...
    ISTO ESTA ERRADO, POIS OS APONTAMENTOS NAO SAO OBTIDOS PELO AUDITOR, MAS SIM REDIGIDOS POR ELE MESMO.
    LAMENTAVEL!!!!
  • papéis de trabalho são os registros mantidos pelo auditor sobre os procedimentos aplicados, os testes realizados, as informações obtidas e as conclusões tiradas durante a auditoria, a fim de apoiar sua opinião sobre as demonstrações financeiras.

    OUTRAS FINALIDADES DOS PARA A DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA.
    assistir a equipe de trabalho no PLANEJAMENTO EXECUÇÃO da auditoria e aos responsáveis pela direção e SUPERVISÃO do trabalho de auditoria;
    permitir que a equipe de trabalho possa ser RESPONSABILIZADA por seu trabalho;
    manter REGISTRO de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;
    permitir a condução de REVISÕES e inspeções de CONTROLE DE QUALIDADE internas e externas em conformidade com as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

  • Letra A- Falso. Pertencem ao auditor.

    Letra B-Falso. Contemplam o antes, durante e depois da auditoria.

    Letra C- verdadeiro.

    Letra D- Falso. Não é objetivo dos papéis controlar tarefas, embora através dos PTs seja possível identificar quem foi responsável por um determinado exame, quem foi o revisor etc.

    Letra E-Falso. O prazo mínimo é 5 anos.

  • Ninguém notou o problema da letra A . Realmente ,os papéis de trabalho do auditor INDEPENDENTE são dele , mas do auditor interno nao são da empresa ? A questão não deixa claro se é auditoria independente ou interna .

ID
659512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando que os papéis de trabalho são documentos que
fundamentam a auditoria, julgue os itens que se seguem.

Os papéis de trabalho devem ser detalhados e devem compreender a documentação do planejamento e da extensão dos procedimentos, mas, por serem papéis que norteiam o auditor durante o processo, eles têm caráter sigiloso e, portanto, não podem constar no relatório da auditoria nem servir de suporte das conclusões emitidas.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 – IT – 02
    PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA
    3. Os papéis de trabalho destinam-se a:
    a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria;
    b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e
    c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.

ID
663034
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao conjunto de formulários que contém os apontamentos obtidos pelo auditor durante o seu exame dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C;... Percebam a palavra-chave: durante...

    NBC T 11.3 ...

    11.3.1.3.   Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam

    Bons estudos! ;)

  • para complementar:

    Conforme  Resolução CFC nº 1.206/09, que aprovou a NBC TA 230, PAPÉIS DE TRABALHO: registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

  • OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    ·Auxiliar na execução de exames;

    ·Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;

    ·Servir de suporte aos relatórios;

    ·Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;

    ·Fornecer um meio de revisão por Supervisores;

    ·Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;

    ·Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.


ID
695377
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Control Service S.A. foi constituída em novembro de 2011. Como é uma empresa de alta tecnologia imediatamente fechou dez contratos para pagamentos em três parcelas, com vencimento da primeira parcela para 30 de janeiro de 2012, no valor de R$ 24.000.000,00. Seus contratantes, com o objetivo de prestar contas a matriz, da utilização do orçamento previsto para 2011 solicitaram que a empresa Control faturasse 100% das parcelas em de- zembro de 2011. O cronograma da prestação dos serviços estava previsto para ser executado em 12 meses, a iniciar em 01 de janeiro de 2012. Dessa forma, para que o auditor externo valide as demonstrações financeiras de 2011, a empresa deverá registrar o fato a:

Alternativas
Comentários
  • gente, não entendi essa questão.
    como posso debitar bancos se a primeira parcela só vai ser paga em janeiro do ano seguinte?
  • "Seus contratantes, com o objetivo de prestar contas a matriz, da utilização do orçamento previsto para 2011 solicitaram que a empresa Control faturasse 100% das parcelas em de- zembro de 2011."

    Devemos entender que a empresa Control emitiu a nota fiscal e já recebeu o valor total do contrato. Mas a contabilidade considera o regime de competência, e não de caixa. Logo, esse valor é um valor antecipado pelo contratante, e a receita será apropriada mês a mês, de acordo com o previsto no contrato.
  • Se cada uma das parcelas é de 24000, não deveria ser apropriado como adiantamento o valor de 72000?
  • Eu não entendi essa questão

    como pode debitar nos bancos se ele não recebu um único centavo?

    E por que ele só apropriou uma parcela se a questão fala que ele faturou tudo?

  • Fiquei confuso com a leitura dessa questão, no entanto acho que é mais ou menos isto:

    1) A questão parte da premissa de que já ocorreu o registro da operação de venda no momento em que "fechou dez contratos para pagamento em 3 parcelas". Se os contratos foram devidamente assinados já nasceu o direito ao recebimento dos valores acordados, acredito que nesse momento já foi registrado o D - 24.000.000,00 no ativo (contratos a receber)  X C - 24.000.000,00  Receita (resultado);

    2) A solução do problema é para este momento: O valor total do contrato é de R$ 24.000.000,00 para ser pago em 3 parcelas sendo o vencimento da primeira em 30 dejaneiro de 2012 (no valor de R$ 8.000.000,00), no entanto o cliente solicita que o faturamento seja antecipado para dezembro de 2011. Ou seja, em dezembro de 2011 a empresa Control fatura o contrato (no momtante integral) e recebe em dezembro de 2011 todo o valor do serviço a ser prestado R$ 24.000.000,00. Aqui estão falando do recebimento antecipado, então  o lançamento realmente será a entrada do dinheiro em Bancos
     = D  24.000.000,00 Banco  x  C  24.000.000,00 adiantamentos de clientes (passivo);

     
    3)Em algum momento no futuro ocorrerá a baixa do contas a receber na Control e o lançamento à crédito no passivo do adiantamento de cliente (pois o cliente pagou antecipado todo o valor do contrato em dezembro de 2011 sendo que a primeira parcela ocorreria em janeiro de 2012).     No futuro na medida em que for ocorrendo o vencimento das parcelas será transferido a D 8.000.000,00 - Adiantamento Clientes (passivo)  contra C 8.000.000,00 - Contratos a receber (no ativo);


    Acho que deve ser isso.  

    A redação da questão estava um tanto confusa, pois numa leitura apressada da para confundir os R$ 24.000.000,00 como o valor de uma parcela, no entanto ele é o valor total do contrato.

    Bons estudos.
  • Muito bem! Se estávamos em 2011 e a empresa iria prestar os serviços ao longo do ano de 2012, as receitas ainda não haviam sido ganhas. Ora, se o cliente quer pagar adiantado, não há problema. Recebe-se o dinheiro, mas não pode ser reconhecido como receita, pois o serviço ainda não foi prestado. O dinheiro entra na empresa e a contrapartida deve ser uma conta do passivo, pois nasce a obrigação de prestar o serviço. Essa conta pode ser a de receitas antecipadas, mas também pode ser a de adiantamento de clientes. Nunca será receita ou receita de vendas. Esse valor vai se tornar receita ao longo do tempo, conforme o contrato for sendo cumprido. O lançamento, pelo total do contrato, afinal tudo foi pago, fica assim:

    D Bancos ou Caixa 24 Mi

    C Adiantamento de Clientes 24 Mi

    Gaba: D

    PONTO


ID
743182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com referência à NBCT 11, julgue o item subseqüente.


Os papéis de trabalho são de uso exclusivo do auditor, cabendo a ele, quando detectar irregularidade, fornecer cópia à administração da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Não são de uso exclusivo, mas de propriedade exclusiva.

    11.1.3 – PAPÉIS DE TRABALHO

    11.1.3.1 – Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, preparados de forma manual, por meios eletrônicos ou por outros meios, que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.

    11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.

  • Nao precisa fornecer copia dos papeis de trabalho, ele tem o deve de comunicar.

    COMUNICAÇÕES DE FRAUDE E/OU ERRO À administração

    19. O auditor sempre deve comunicar à administração da entidade auditada descobertas factuais envolvendo fraude – dependendo das circunstâncias, de forma verbal ou escrita –, tão cedo quando possível, mesmo que o efeito potencial sobre as demonstrações contábeis seja irrelevante.

    20. Ao determinar o representante apropriado da entidade auditada a quem comunicar ocorrências de erros relevantes ou fraude, o auditor deve considerar todas as circunstâncias. Com respeito a fraude, o auditor deve avaliar a probabilidade de envolvimento da alta administração. Na maior parte dos casos que envolvem fraude, seria apropriado comunicar a questão a um nível da estrutura organizacional da entidade acima do nível responsável pelas pessoas que se acredita estejam implicadas. Quando houver dúvida quanto ao envolvimento da alta administração da entidade, antes de qualquer comunicação por escrito o auditor deve avaliar as circunstâncias do fato. 

    A terceiros

    21. O sigilo profissional normalmente impede o auditor de comunicar fraude e/ou erros a terceiros. Todavia, em certas circunstâncias, quando houver obrigação legal de fazê-lo, ao auditor poderá ser requerida a quebra do sigilo profissional. Aplicam-se neste caso o Código de Ética Profissional dos Contabilistas e as Normas Profissionais de Auditor Independente(*).

  • Os papéis de trabalho são de uso exclusivo do auditor, cabendo a ele, quando detectar irregularidade, fornecer cópia à administração da empresa.errado

    11.1.3.2 – Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.

    Bendito serás!!


ID
752656
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 230 do CFC, a documentação de auditoria fornece evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do seu objetivo global e de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis, e serve adicionalmente para

I. assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

II. assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão;

III. permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada civil e criminalmente por seu trabalho;

IV. manter em sigilo um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

V. permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade;

VI. permitir a condução de inspeções internas e externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

Estão corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    NBC TA 230


    3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

    - assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria; (ITEM I)

    - assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220 - Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis; (ITEM II)

    - permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    - manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

    - permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 - Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos (NBC TA 220, item 2); (ITEM V)

    - permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

    bons estudos

  • A NBC TA 230 confere à documentação de auditoria outras finalidades adicionais, que incluem:

              - Assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria (Item I CORRETO);

              - Assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades (Item II CORRETO);  

              - Permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

              - Manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

              - Permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade (Item V CORRETO);

              - Permitir a condução de inspeções externas (não há inspeções internas) em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

    Gabarito: alternativa A.


ID
790513
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a Resolução CFC no 986/2003 (NBC TI 01), na realização dos trabalhos de auditoria interna, os fatos, as informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações deverão ser

Alternativas
Comentários
  •  

    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

  • Resolução CFC 986/03
    12.1.2 – Papéis de trabalho
    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
    Diante dos itens da norma apresentada, temos a alternativa (a) como a solicitada pela questão.

ID
812515
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os papéis de trabalho utilizados pelo auditor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Documentam e comprovam a realização dos trabalhos.
II. Entre suas finalidades pode se destacar: fornecer um registro escrito permanente do trabalho efetuado e informações importantes com relação ao planejamento contábil, financeiro e fiscal.
III. Devem ser arquivados em pastas: pasta permanente e pasta corrente.
IV. Os papéis de trabalho devem ser ordenados de forma lógica, que facilite o trabalho de revisão e localização de informações.

Alternativas
Comentários
  • Letra 'd'

    Resposta embasada numa tradução não literal da NBC T 11 – IT – 02 PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1102.htm

  • Considerando as atualizações previstas, a interpretação precisa do item 3 o tornaria errado já que não visa a um registro permanente - em todos os aspectos e, sim, "manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;"


ID
813643
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os papéis de trabalho utilizados pelo auditor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Documentam e comprovam a realização dos trabalhos.
II. Entre suas finalidades pode se destacar: fornecer um registro escrito permanente do trabalho efetuado e informações importantes com relação ao planejamento contábil, financeiro e fiscal.
III. Devem ser arquivados em pastas: pasta permanente e pasta corrente.
IV. Os papéis de trabalho devem ser ordenados de forma lógica, que facilite o trabalho de revisão e localização de informações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D (todas estão corretas )


ID
813859
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre os Papéis de Trabalho do auditor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas armazenadas em forma física que contém os registros que constituem a documentação de trabalho específico.

II. Todos os papéis de trabalho devem conter as seguintes informações básicas: referência do papel de trabalho; título da cédula e data.

III. Os papéis de trabalho são geralmente padronizados para facilitar seu uso e são classificados em cédulas mestras e cédulas analíticas ou de suporte.

IV. Todos os papéis de trabalho devem ser identificados por uma letra e um número. A letra indica a ordem sequencial e o número indica a seção a que o papel pertence.

Alternativas
Comentários
  • Onde se encontra essa informação na NBC TA?
  • NBC TA 230:

    I) Definições: Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico

    II) --

    III) Principais tipos de Papéis de Trabalho:

         - Folhas ou cédulas mestras:São as preparadas, de forma a permitir a referência imediata ao balanço final ou a conta do razão geral. Assim sendo, quando se tratar de uma primeira auditoria, deve ser preparada com base no último balanço disponível.

         - Folhas ou cédulas sustentatórias, analíticas ou de detalhes: Destinam-se à análise da conta à qual estão vinculadas, para justificar ou sustentar os valores nelas contidos, validando a evidência obtida pelo auditor. 

    IV) Identificação e referência dos papéis de trabalho: Todos os papéis de trabalho devem ser identificados por uma letra e um número. A letra indica a seção a que o papel pertence e o número, sua ordem sequencial.

  • Definições

    6.  Para fins das normas de auditoria, os seguintes termos possuem os significados atribuídos abaixo:

    I- Arquivo de auditoria compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica que contêm os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
     

  • Li e reli a NBC TA230  e não encontrei em nenhuma página ou item a especificação de cédulas...

  • Realmente na NBC TA não há nenhuma referência à padronização dos papéis de trabalho, muito menos à existênica de cédulas mestras e cia.


ID
815083
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos Papéis de Trabalho (PT), documentação obrigatória gerada na execução da auditoria das demonstrações contábeis, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Norma NBC T 11: "Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade".


ID
815098
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Marque a alternativa que demonstra uma ação de supervisão e controle de qualidade dos trabalhos da equipe técnica durante a execução da auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11

    11.2.4.1 – Na supervisão dos trabalhos da equipe técnica durante a execução da auditoria, o auditor deve:

    a) avaliar o cumprimento do planejamento e do programa de trabalho;

    b) avaliar se as tarefas distribuídas à equipe técnica estão sendo cumpridas no grau de competência exigido; c) resolver questões significativas quanto à aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade;

    d) avaliar se os trabalhos foram adequadamente documentados e os objetivos dos procedimentos técnicos alcançados; e

    e) avaliar se as conclusões obtidas são resultantes dos trabalhos executados e permitem ao auditor fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis.

  • É impressão minha ou essas questões, desse concurso, estão todas beseadas quase que de forma literal em numa norma já revogada a época da prova. A NBC T 11 foi revogada pela NBC TA 200 que começou a viger em janeiro de 2010. 
  • NBC TA 220: A15. A supervisão inclui assuntos como:

    NBC PA 01: A34. A supervisão do trabalho inclui o seguinte:


ID
823912
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, a documentação de auditoria – que atende às exigências destas Normas e às exigências específicas de documentação de outras normas de auditoria relevantes – fornece evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do seu objetivo global, bem como de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis. A documentação de auditoria serve para finalidades adicionais, que incluem:

I. assistir a equipe na execução e finalização da auditoria, bem como para a empresa auditada utilizar como base de futuras contabilizações;
II. assistir os membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão;
III. permitir que o cliente possa ser responsabilizado por seu trabalho;
IV. manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;
V. permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos;
VI. permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

Estão corretas somente

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    NBC TA 230 - Documentação de Auditoria

     

    "A documentação de auditoria, que atende às exigências desta Norma e às exigências específicas de documentação de outras normas de auditoria relevantes, fornece:

    (a) evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor (NBC TA 200); e

    (b) evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.

     

    A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

    -  assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

    -  assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão dotrabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão (II) em conformidade com a NBC TA 220 – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis;

    -  permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    -  manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras (IV);

    - permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos (V) (NBC TA 220, item 2);

    -  permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis (VI)." 

  • Documentação de Auditoria

     

    "A documentação de auditoria, que atende às exigências desta Norma e às exigências específicas de documentação de outras normas de auditoria relevantes, fornece:

    (a) evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor (NBC TA 200); e

    (b) evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.

     

    A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

    - assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

    - 

    assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão (II)

     em conformidade com a NBC TA 220 – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis;

    •  permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras.

    ;

    IV -permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos (V)

     (NBC TA 220, item 2);

    permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis (VI)

    .


ID
823927
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Comentários:

     

    Questão literal da NBC TI 01 (Auditoria Interna), segundo a qual os papéis de trabalhodocumentação de aud̀tor̀a “devem

    ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade

    e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das

    conclusões alcançadas”. Dessa forma, questão literal.

     

    Gabarito: B

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Em auditoria os verbos precisam ser lidos com atenção porque a atuação do auditor precisa ser bem defnida. 

  • NBC TI 01 (Auditoria Interna), segundo a qual os papéis de trabalho documentação de auditoria “devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas”.

  • NBC TI 01 (Auditoria Interna)

    “Devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas”.

  • Nossa que falta de criatividade para formular as alternativas erradas, praticamente um decoreba, só trocando palavras... tem tantos assuntos para serem cobrados sobre papeis de trabalho nas outras alternativas e testar o conhecimento do candidato, nesse caso o do examinador neh kkkkkkkkkkkkk

  • segundo a NBC TI 01, os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

              Mais uma questão literal da norma.

    Gabarito: alternativa E


ID
834553
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação aos papéis de trabalho, podem ser considerados aspectos fundamentais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Entre os aspectos fundamentais dos papéis de trabalho, podem se destacar os seguintes:

    Completabilidade: os papéis de trabalho necessitam ser completos por si sós. Eles precisam relatar o começo, meio e fim do trabalho praticado.

    Objectividade: os papéis de trabalho necessitam ser objectivos e demonstrar os caminhos trilhados pelo auditor para a condução dos seus intentos.

    Concisão: os papéis precisam ser concisos, de forma que todos entendam, sem ser necessária a presença de quem os preparou. A concisão determina a clareza e a auto-suficiência.

    Lógica: os papéis de trabalho devem ser elaborados segundo o raciocínio lógico, apresentando a sequência natural dos factos e o objectivo a ser atingido. É preciso, portanto, formular um programa lógico de condução do trabalho, vencendo-se um a um os obstáculos e barreiras do caminho para o atendimento do objectivo proposto para a tarefa;

    Limpeza: aos papéis de trabalho é necessário esmero na sua preparação, eliminando-se todas e quaisquer imperfeições e incorrecções.


ID
837856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao planejamento de auditorias, julgue os itens que se
seguem.

O registro dos trabalhos de uma auditoria, que pode ser feito em papel, em meios eletrônicos ou em outros formatos, dá origem a diversos tipos de documentos, como programas de auditoria, análises, memorandos de assuntos do trabalho, correspondências, cartas de confirmação e representação.

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho são todos os documentos que constituem o suporte de todo o trabalho desenvolvido pelo auditor, contendo o registro de todas as informações utilizadas, das verificações a que procedeu e das conclusões a que chegou, independentemente da forma, do meio físico ou das características.
    Gabarito: Certa

    Fonte: Ponto dos Concursos

  • Tudo que fundamenta a opinião compõe os papeis de trabalhos (PT). Alguns dos principais PT são:

    Papéis de trabalho de lançamento de ajustes, Papéis de trabalho de recomendação, Memorando, Balancete de trabalho ou balancete do razão, Análise, Conciliação, Programa de auditoria.

    Resposta: Certo

  • GABARITO: CERTO

    A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem:

    • programas de auditoria;

    • análises;

    • memorandos de assuntos do trabalho;

    • resumos de assuntos significativos;

    • cartas de confirmação e representação;

    • listas de verificação;

    • correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão


ID
837859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao planejamento de auditorias, julgue os itens que se
seguem.

Determinados papéis de trabalho são considerados comuns, ou seja, são adequados a todos os tipos de auditoria, razão por que se torna dispensável a idealização pelo auditor de novos modelos a partir das especificidades da auditoria a ser executada.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da assertiva se dá em relação ao termo especificidades da auditoria. Ora, se a auditoria possui especificidades, não é possível a utilização de papéis de trabalhos padronizados ou comuns..

  • Gabarito: Errado


    Determinados papéis de trabalho são considerados comuns, ou seja, são adequados a todos os tipos de auditoria, razão por que se torna dispensável a idealização pelo auditor de novos modelos a partir das especificidades da auditoria a ser executada. 


    Apesar de existirem papéis de trabalho comuns, existem situações em que o auditor poderá idealizar novos modelos.


    Bons estudos.



  • Os papéis de trabalho podem ser correntes ou permanentes. Encontraremos as definições tanto em normas de auditoria governamental como em normas de auditoria empresarial (NBC TA). Em síntese, são correntes aqueles papéis de trabalho que interessam apenas ao exercício atual; e permanentes aqueles que interessam a mais de um exercício, bastando apenas que sejam atualizados se necessário. Logo, não é referenciado pela doutrina papéis de trabalho “comuns”.

    Exemplos de arquivos de papéis de trabalho:

    Resposta errado

  • Não existe na doutrina papeis de trabalhos comuns. Eles são permanentes ou correntes.


ID
854917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue o item.

Os papéis de trabalho incluídos no arquivo corrente, onde devem ser mantidos indefinidamente, incluem o resumo dos princípios contábeis utilizados pelo cliente e os manuais do plano de contas e de procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    O papéis correntes são aqueles usados durante um único exercício social. Portanto, não devem ser mantidos indefinidademente. Os manuais são exemplos de papéis permanentes e não correntes.

  • Mano, corrente é inerente ao exercício em questão.
  • Como tais informações são duradouras, são arquivadas no arquivo permanente.

    Pasta corrente - Reúne os documentos relativos à auditoria atual. São os papéis de trabalho gerados na auditoria do ano corrente, cuja utilização ou utilidade interessa apenas à auditoria atual, com nenhuma relevância para as auditorias futuras.

    Pasta permanente (arquivo permanente) - contempla informações que serão úteis às auditorias atual e futuras. São aquelas evidências com validade maior no tempo, que digam respeito também aos exercícios subsequentes, isto é, são papéis de trabalho que manterão sua relevância e utilidade ano após ano.

    Figura: Leone, Arthur. Auditoria para concursos. Editora Ferreira. Pág 436.

    Resposta: errado

  • GABARITO: ERRADO

    Os papéis de trabalho correntes não devem ser mantidos indefinidamente.

    Papéis de trabalho: podem ser classificados, quanto a sua natureza em:

    Correntes: utilizados apenas no exercício social objeto da auditoria. Ex.: extratos bancários; plano de trabalho; cartas de circularização; respostas aos questionamentos do auditor; resultado da contagem física; caixa e bancos; contas a receber; imposto de renda; revisão analítica; demonstrações financeiras; questionário de controle interno etc.

    Permanentes: utilizados em mais de um período. Ex.: estatuto social; organograma; histórico da empresa; descrição do sistema contábil; cópias de contratos de assistência técnica; cartões de assinaturas e rubricas das pessoas responsáveis pela aprovação das transações; manuais de procedimentos internos; cópias de atas de reuniões com decisões que afetem mais de um exercício; legislações específicas aplicáveis à empresa etc.

  • Essa eu matei com as aulas de arquivologia.

  • Indefinidamente ? Tá na Disney kkkk

ID
864937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho apresentados são essenciais no desenvolvimento do processo de auditoria, uma vez que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A"

    Sem muitos mistérios nessa questão.

    Segundo a NBC IT 11:

    CONSIDERAÇÕES GERAIS

    1. O auditor deve documentar todas as questões que foram consideradas importantes para proporcionar evidência, visando a fundamentar o parecer da auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

    2. Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.

    3. Os papéis de trabalho destinam-se a:

    a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria;

    b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e

    c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.

    FORMA E CONTEÚDO DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    4. O auditor deve registrar nos papéis de trabalho informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e suasconclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou. Nas áreas que envolvem questões de princípio ou de julgamento difícil, os papéis de trabalho devem registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que chegou às suas conclusões.

    5. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor. Ao avaliar a extensão dos papéis de trabalho, o auditor deve considerar o que seria necessário para proporcionar a outro auditor, sem experiência anterior com aquela auditoria, o entendimento do trabalho executado e a base para as principais decisões tomadas, sem adentrar os aspectos detalhados da auditoria. É possível que esse outro auditor somente possa entender os fatos analisados pela auditoria discutindo-os com os auditores que preparam os papéis de trabalho.


ID
912073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais
aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens
seguintes.

Todas as instruções aos membros de equipes de auditorias devem fazer parte da documentação da auditoria (papéis de trabalho).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Só deve fazer parte dos papéis de trabalho o que o Auditor, através de seu Julgamento Profissional, considerar relevante para embasar sua opiniáo.
  • resumindo:

    Todas as atividades de um trabalho de auditoria = correto

    Todas as instruções aos membros = errado

    Bons estudos.


  • sempre caio nessa

     

    2015

    Para confirmar a recomendação de auditoria com a matriz de planejamento, o auditor deve registrar nos papéis de trabalho, a percepção da possibilidade de ocorrência de erros ou irregularidades relevantes, além de detalhar todos os outros passos e procedimentos necessários à execução do processo de auditoria.

    Errada → relevantes

  • Errado.

     

    Comentários:

    Nem todas as instruções aos membros de equipes farão parte da documentação de auditoria, apenas as mais importantes

    (relevantes).
    Se não é relevante, não merece ser arquivado, tendo em vista a necessidade de racionalização dos papéis de trabalho.

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A regra é simples: "Apenas as informações relevantes, produzidas durante a auditoria, devem ser arquivadas nos papéis de trabalho (documentação de auditoria)"

    Logo, a questão está incorreta, pois nem todas as instruções são relevantes ao processo.

  • Meras instruções administrativas, por exemplo, não são relevantes. Por sua vez, registros da reunião da equipe de trabalho que indiquem de que forma se chegou a uma decisão que envolva julgamento profissional e tratamento de diferenças de opinião deveriam constar da documentação.

    Resposta errado

  • NBC TA 230 item A7. A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria. Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.

  • NBC TA 230

    A16. [...] no caso de auditoria em que o sócio do trabalho executa todo o trabalho de auditoria, a documentação não incluirá assuntos que possam ter de ser documentados apenas para informar ou instruir membros da equipe de trabalho ou para fornecer evidência de revisão por outros membros da equipe (por exemplo, não há assuntos a documentar relativamente a discussões ou supervisão da equipe).


ID
912076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais
aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens
seguintes.

A documentação de auditoria possibilita que a equipe de trabalho seja responsabilizada por suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO
    É através dos papéis de trabalho que se pode obter informações quanto ao planejamento da auditoria e se a equipe atuou dentro das normas contábeis. Logo, por meio desses documentos que se pode responsabilizar a equipe.
  • NBC TA 230 – Documentação de Auditoria (“papéis de trabalho”)



    3.  A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

    ·  assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

    ·  assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220;

    ·  permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    ·  manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

    ·  permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade [...];

    ·  permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    Podemos relacionar várias finalidades adicionais da documentação de auditoria, que incluem:

     

    – assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

  • Além de ser útil na execução e conclusão do trabalho, uma vez que tem registros das evidências de auditoria, podemos identificar outros fins ou consequências de um registro adequado dos papeis de trabalho. O auditor poderia, por exemplo, demonstrar que a auditoria foi realizada conforme boa técnica, além de ser possível atribuir responsabilidades e, em casos extremos, poderia ser utilizado como defesa em processos que versem sobre fraudes e responsabilidade técnica, sobretudo em questões judiciais.

    Resposta certo


ID
912079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais
aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens
seguintes.

O auditor deve documentar o tratamento dado às inconsistências verificadas no decorrer do trabalho de campo, obrigando-se a reter como papéis de trabalho a documentação considerada incorreta, para efeito de comparação com os documentos que corrigiram os erros identificados.

Alternativas
Comentários
  • O documento com a inconsistência pertence a empresa.
    NUNCA o auditor não pode sair com o documento.
    Se ele fica preso no engarrafamento de SP e ele é roubado. A pasta dele some junto com os docs do cliente.
    Ele deverá guardar no sistema da empresa de auditoria ou tirar cópia, ele tem que ter esse doc, pois é evidência da inconsistência detectada.
  • ERRADO
    A15, NBC - TA 230 - A exigência de documentar como o auditor tratou inconsistência nas informações não implica que o auditor necessite reter documentação que esteja incorreta ou superada.
  • Achei a questão ambígua quando fala "s documentos que corrigiram os erros identificados". O auditor corrigiu? seria outro erro.

  • NBC TA 230, A15

    A exigência de documentar como o auditor tratou inconsistência nas informações não implica que o auditor necessite reter documentação que esteja incorreta ou superada”. 

    O parâmetro para a retenção é a relevância do registro para a auditoria.

    Resposta errado

  • Creio que após corrigidos os erros , não há motivo pelo qual o auditor reter os documentos já corrigidos

ID
912082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais
aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens
seguintes.

Na documentação de auditoria, o auditor deve registrar os procedimentos executados, suas conclusões e os resultados do seu trabalho. Essas conclusões irão compor os relatórios e pareceres finais da atividade realizada.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    "(...) O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que outro auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:
    • a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados;
    • os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida;
    • os assuntos signficativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.
    Assim, a documentação de auditoria consiste em um instrumento de trabalho do auditor e futuramente servirá de prova de trabalho realizado em todas as fases da auditoria, desde o planejamento, passando pela execução, até o relatório."

    AUDITORIA, Davi Barreto e Fernando Graeff, 2 edição, pag 220.
  • Certo.

     

    Comentários:

     

    Todas as atividades relevantes de um trabalho de auditoria devem ser registradas por meio da documentação de auditoria
    (procedimentos, evidências e conclusões). Assim, podemos concluir que a assertiva está correta.

     

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A resposta está na definição do "documentação de auditoria" contida na Resolução CFC no 1.206/09, que aprovou a NBC TA 230, in verbis: “Registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor"

  • A sentença apresenta uma boa síntese da extensão da documentação. Registra-se tudo que e relevante para a auditoria e que fundamente a opinião.

    Resposta: Certo


ID
965977
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos papéis de trabalho, ê correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Papeis de trabalho => são papeis utilizados pelo auditor para transcrever dados, fazer anotações, analisar contas, demonstrar cálculos, relatar situações, espalhar levantamentos e etc. São os registros das evidências. 

  • - Pertencem ao auditor;

     

    - o auditor deve guardar por no mínimo 5 anos;

     

     


ID
1015759
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Sobre os papéis de trabalho e de acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº 986/03 Aprova a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna


    12.1.2 – Papéis de Trabalho 


    12.1.2.1 – A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.


    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações


    12.1.2.3 – Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas


    12.1.2.4 – Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho.


    Fé em DEUS Vamos chegar lá!


ID
1019155
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entende- se por papéis de trabalho, de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, a documentação preparada pelo perito para a execução da perícia. Entre, os meios de prova que podem ser considerados, incluem- se:


I. Depoimentos e documentos

II. Desenhos e fotografias

III. Correspondências e notificações

Assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • 17. Entende-se por papéis de trabalho a documentação preparada pelo perito para a 
    execução da perícia. Eles integram um processo organizado de registro de 
    provas, por intermédio de termos de diligência, informações em papel, meios 
    eletrônicos, plantas, desenhos, fotografias, correspondências, depoimentos, 
    notificações, declarações, comunicações ou outros quaisquer meios de prova 
    fornecidos e peças que assegurem o objetivo da execução pericial.

    Fonte: http://www.cfc.org.br/uparq/NBC_TP_01.pdf
  • Há menção de informações em papel e não documentos.

  • na NBC_TP_01 não informa documentos e sim informação em papel a não ser que a banca utilizou o documento com uma informação em papel e também por meio eletrônico que realmente se enquadraria, de qualquer maneira a questão mais correta a meu ver seria a letra e.


ID
1039153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.

A entrega dos papéis de trabalho elaborados pelos auditores internos por solicitação dos auditores independentes está condicionada ao que for estabelecido com a administração da entidade e se insere no âmbito de um planejamento conjunto do trabalho a ser realizado em cooperação entre as duas auditorias.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Os papéis de trabalho produzidos pelo auditor interno são de propriedade do próprio auditor interno. Entretanto, o que será ou não repassado para o auditor independente (que é externo à empresa) deverá ser acordado entre o auditor interno (funcionário da empresa auditada) e a alta administração. A afirmação “planejamento conjunto do trabalho” poderia gerar dúvidas, visto que o planejamento do auditor independente é de responsabilidade apenas dele. Entretanto, entendemos que a banca se referiu à cooperação que existe entre o auditor independente e o auditor interno (quando o trabalho deste é útil para a auditoria daquele), e não ao documento de planejamento em si.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/aft-prova-de-auditoria-comentada/
    • Atenção:
    • Os papéis de trabalho – PT constituem-se no conjunto formado pelo programa de 
    • auditoria utilizado, acrescido dos elementos comprobatórios (formulários, documentos...) 
    • coletados in loco, e se constituem na evidência do trabalho executado e no fundamento 
    • da opinião da equipe de auditoria.
       
    • A custódia dos papéis de trabalho ficará a cargo da Unidade de Auditoria Interna. Os 
    • papéis de trabalho de auditoria são propriedades da Companhia, devendo permanecer 
    • sob rigoroso controle da Unidade de Auditoria Interna e devem ser acessíveis somente 
    • a pessoal autorizado, aí incluídos os auditores do Sistema de Controle Interno do Poder 
    • Executivo Federal e do Tribunal de Contas da União24, por exemplo. 
    •  
    • Os papéis de trabalho serão arquivados em file, na Unidade de Auditoria Interna, pelo
    • período de 5 (cinco) anos contados do julgamento, pela regularidade, da prestação de 
    • contas anual da Companhia, relativamente ao exercício financeiro da execução da
    • respectiva auditagem; constituindo-se, portanto, no registro permanente do trabalho 
    • efetuado pela equipe.
    •  
    • Os papéis de trabalho podem ser em papel, fitas, discos, disquetes, CDs...

    leia, na pag. 17http://www.conab.gov.br/conabweb/download/nupin/ManualdeAuditoriaInterna.pdf
  • Certa


    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.

    Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada, de acordo com a NBC P 1.6.


    Fonte: http://auditoriaoperacional.com.br/papeis-de-trabalho-e-documentacao-da-auditoria-interna/

  • "planejamento conjunto"

    "trabalho a ser realizado em cooperação"

     

    Aff....

  • Esse trabalho conjunto nao ficou legal . Pq não fazer questões corretas ? Tentam dificultar , mas invalidam a questão . Complicado !

ID
1054510
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Companhia de Calçados Impróprios do Brasil S. A. contratou determinada empresa de auditoria independente para executar a auditoria das demonstrações contábeis relativas ao exercício encerrado em 31/12/2012. O documento preparado pelo auditor contendo o registro dos procedimentos de auditoria executados, das evidências obtidas e das conclusões alcançadas é denominado

Alternativas
Comentários
  • Conforme  Resolução CFC nº 1.206/09, que aprovou a NBC TA 230, PAPÉIS DE TRABALHO: registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.


  • Os papéis de trabalho é, em outras palavras, o registro de procedimentos e testes aplicados, além de informações obtidas e conclusões. Servem de base para relatório de auditoria.

    ALGUMAS OBERVAÇÕES:

    - Deve ser organizado e legível.

    - A sua extensão é de acordo com o julgamento profissional

    - por sua natureza pode ser classificado como permanente(estatuto social - usado em mais de um exercicio), ou corrente (usado em apenas um exercício, exemplo dos extratos bancários)

    -tempo de retenção: 5 ANOS!


    =*

  • Para quem confundiu com o relatório de auditoria:  é a exposição fundamentada de comentários de forma conclusiva, em que são descritos os fatos positivos e negativos de maior importância – denominados de constatações, achados, observações, revelações ou pontos de auditoria – identificados durante o curso normal dos trabalhos – e sugeridas as respectivas soluções.

  • PAPÉIS DE TRABALHO - NBC TI 01 - DA AUDITORIA INTERNA

    12.1.2- Papéis de trabalho

    12.1.2.1 - A Auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

  • Parecer e relatório de auditoria são a mesma coisa?

  • São! A diferença é que "parecer" é a nomenclatura antiga... e relatórios, a nova.

  • O documento preparado pelo auditor contendo o registro dos procedimentos de auditoria executados, das evidências obtidas e das conclusões alcançadas é denominado --> PAPÉIS DE TRABALHO.

  • Resolução: 

    Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).

    Lembre-se que o relatório (ou parecer) é o documento que traz a opinião do auditor.

    O certificado é o equivalente ao relatório no âmbito do setor público.

    Resposta A


ID
1096288
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de São Caetano do Sul - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os Papéis de Trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte. Papéis de Trabalho de Execução constituem-se na documentação dos trabalhos de controle elaborada e/ou colhida durante o processo de verificações “in loco”. Os Papéis de Trabalho de Execução têm como finalidade:

I - Auxiliar na execução dos exames.
II - Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.
III - Servir de suporte aos relatórios.
IV - Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada.
V - Fornecer um meio de revisão pelos superiores, para determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas e considerar possíveis modificações nos procedimentos adotados, bem como no programa de trabalho de auditorias e fiscalizações.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Objetivos dos Papéis de Trabalho

    • Auxiliar na execução de exames; (Item I)

    • Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas; (Item II)

    • Servir de suporte aos relatórios;  (Item III)

    • Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria; (Item IV)

    • Fornecer um meio de revisão por Supervisores; (Item V)

    • Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas; (Item V)

    • Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente. (Item V)

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Instrução Normativa Nº 01/2001/CGU

    6. Os Papéis de Trabalho de Execução têm como finalidade:

    I - auxiliar na execução dos exames;

    II - evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;

    III - servir de suporte aos relatórios;

    IV - constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada;

    V - fornecer um meio de revisão pelos superiores, para:

    a) determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;

    b) considerar possíveis modificações nos procedimentos adotados, bem como no programa de trabalho de auditorias e fiscalizações.


ID
1117315
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho

I. devem conter o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor.

II. devem ser preparados de forma suficiente para que sejam compreendidos por qualquer usuário da informação contábil.

III. têm como objetivo auxiliar a execução dos exames, servir de suporte aos relatórios e como prova em questões judiciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC-TA 230

    I. Correta

    II. 8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda.

    III. 5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça:

    (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e

    (b) evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares

    aplicáveis.

  • OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    ·Auxiliar na execução de exames;

    ·Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;

    ·Servir de suporte aos relatórios;

    ·Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;

    ·Fornecer um meio de revisão por Supervisores;

    ·Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;

    ·Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.



  • Essa questão teve o gabarito alterado para letra C. Sendo assim, as assertivas I e III estão corretas. 

    A resposta do QConcursos não foi atualizada.

  • Atualizando então:

    OBJETIVOS DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    ·Auxiliar na execução de exames;

    ·Evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas;

    ·Servir de suporte aos relatórios;

    ·Constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria;

    ·Fornecer um meio de revisão por Supervisores;

    ·Determinar se o serviço foi feito de forma adequada e eficaz, bem como julgar sobre a solidez das conclusões emitidas;

    - Servir como provas judiciais;

    ·Considerar possíveis modificações nos procedimentos de auditoria adotados, bem como no programa de trabalho para o exame subseqüente.


  • Deve ser entendido por qualquer auditor experiente

  • Oie Gente!

    De acordo com a NBC TA 230 os papéis de trabalho devem ser preparados para a compreensão de qualquer AUDITOR EXPERIENTE. Não 'a qualquer usuário contábil' como diz a questão.Gabarito letra C
  •  o  item  III   está  incorreto,  já  que,  embora  o  papel de  trabalho  possa  ser  utilizado  em  questões  judiciais,  não é  esse  o  seu 

    objetivo. 


    Fonte: 

    Curso de Auditoria para RFB - 2015

    Teoria e exercícios comentados 

    Prof. Rodrigo Fontenelle

  • Não existe nenhuma menção a utilização da documentação em questões judiciais na NBC TA 230, por isso discordo do gabarito da banca.

  • Quanto ao item III

    A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

     

    assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;

     

    assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220 - Controle de qualidade de uma auditoria de demonstrações contábeis 

     

    permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

     

    manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;

     

    permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA - Controle de qualidade para auditores (pessoas jurídicas e físicas) que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos;

     

    permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

     

    Considero correto o gabarito. "Prova em questões judiciais" pode não estar explícito na norma mas está implícito em responsabilização pelo trabalho e também nas inspeções externas de conformidade. No mais a própria norma diz que a lista inclui, isto é, que ela é exemplificativa e não taxativa.

     

    Agora a banca poderia ser mais objetiva na elaboração das questões; Até porque quando falamos em prova estamos entrando numa área de direito civil.

     

     

  • Entendi da seguinte forma, galera:

    (FCC - 2014 - AL-PE - Analista) Os papéis de trabalho

    I. devem conter o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor. (Exatamente, porque eles registram tudo RELEVANTE para a conclusão do auditor)

    II. devem ser preparados de forma suficiente para que sejam compreendidos por qualquer usuário da informação contábil. (Em primeiro lugar, não são todos os usuários que têm acesso a eles; e pela NBC TA 230, teriam acesso apenas um auditor experiente - externo ou interno à firma de auditoria - ou, se o auditor quiser, PARTES OU EXCERTOS DOS PAPÉIS podem ser disponibilizados à azienda)

    III. têm como objetivo auxiliar a execução dos exames, servir de suporte aos relatórios e (têm como objetivo servir) como prova em questões judiciais. (De fato, os papéis de trabalho registram evidências relevantes que PODEM servir de prova, mas essa não é a definição dada pela NBC TA 230. Entretanto, a questão NÃO PEDE a definição dada na norma, o que tornaria o item certo, mas a banca parece que modificou o gabarito para o item I, apenas; veja o link da prova com o respectivo gabarito pelo QCONCURSOS)...

     

    Outra questão semelhante...

    (CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo) A documentação de auditoria é um registro que pode ser utilizado na avaliação do desempenho dos profissionais de auditoria e de provas, caso haja processos administrativos e judiciais contra esses profissionais.

    Item CORRETO

    OBS.: Cuidado com essas questões que não limitam seu alcance citando a norma referente (FGV faz muito isso).

  • Acredito que dizer que o objetivo dos papéis de trabalho é servir como prova em questões judiciais é extrapolar um pouco. Dizer que ele PODE ser usado até seria razoável, mas nunca li em nenhum material de estudo que o OBJETIVO de um papel de trabalho do auditor é esse. Vale lembrar que para questões judiciais temos a figura do perito contábil, que tem exatamente a função de produzir este tipo de documento para questões judiciais... De qualquer forma indiquei para comentário para ver o posicionamento do professor do QC.

  • Resolução:

    :

    Item I-verdadeiro

    Item II-Falso. Devem ser suficientes para que um outro auditor experiente não participante dos trabalhos compreenda a auditoria realizada.

    **Item III-Falso. O objetivo é ser um registro dos fundamentos da opinião do auditor, propiciando que um outro auditor experiente que não participou dos trabalhos compreenda os principais julgamentos e conclusões da auditoria. Entretanto,a banca considerou o item III correto. É fato que os papeis de trabalho podem servir para responsabilizar quem os fez de modo que pode sim ser usado em questões judiciais. Mas afirmar que sua função é produzir provas antecipando-se a qualquer lide que, por ventura, possa surgir é forçar um pouco a barra. Assim, embora seja verdade que os PTs podem ser usados em questões judiciais, não é razoável que seu objetivo seja esse a priori.

    Resposta A, mas a banca considerou C

  • A respeito do item que mais gerou dúvidas:

    a)3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem: (i) permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; (ii) permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.

    Desse excerto temos que, dentre as finalidades adicionais estão a responsabilização dos membros envolvidos no trabalho e as inspeções externas que confrontem, ou mesmo que sejam obrigatórias, às exigências legais.

    b) 5. O objetivo do auditor é preparar documentação que forneça: (a) registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor.

    Considerando tal ponto, observamos que o objetivo principal é registrar as evidências!

    Conclusão:

    c) A documentação de auditoria poderá servir para questões judiciais, mas este não é o objetivo fim! Portanto, considera-se sanada a dubiedade do item III, que está realmente incorreto, lastreado no que dispõe a NBC TA 230.

  • Em relação à afirmativa III:

    Uma das finalidades adicionais da documentação de auditoria (papéis de trabalho) é permitir que a equipe de auditoria seja responsabilizada, ou seja, ela pode servir como prova em questões judiciais.


ID
1117318
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho devem ter abrangência e detalhamento para propiciar a compreensão do planejamento de auditoria em grau

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBC TI 01 - Da Auditoria Interna:

    12.1.2.3 - Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

  • Suficientes, sempre de forma a evitar a subestimação ou superestimação do trabalho de auditoria.

  • papéis de trabalho devem ter abrangência e detalhamento para propiciar a compreensão do planejamento de auditoria em grau --> SUFICIENTE

  • Só eu que achei essa questão mal escrita?!? Parece que pergunta sobre o grau de compreensão, e não sobre o grau de detalhamento e abrangência....

  • NBC TA 230, 8. 

    O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda

    (a) a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares;

    (b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e

    (c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito

    deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.

    Resposta A


ID
1117759
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, quanto aos papéis de trabalho.

( ) São o conjunto de documentos contendo amostras e testes entregues pela empresa auditada e que consubstanciam o trabalho a ser executado.
( ) Constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria.
( ) Integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.
( ) São documentos que apresentam o resultado do trabalho de auditoria, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Os Papéis de Trabalho de auditoria constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das suas conclusões sobre os exames. É com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, criticas e sugestões.

     

    Gabarito D

  • Com relação à última assertiva: São documentos que apresentam o resultado do trabalho de auditoria, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade. Isso é a definição de Relatório de Auditoria.


ID
1121185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

Os papéis de trabalho podem referir-se à fase de planejamento ou de execução da auditoria. Entre os primeiros, destacam-se os da avaliação dos controles internos e de revisão contábil.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação dos controles internos e revisão contábil são fases da execução da Auditoria e não de seu planejamento (que é etapa preliminar!).
  • Avaliação do controle interno não faz partes dos testes de observância, que são realizados na fase de planejamento? Não entendi...

  • Concordo com seu pensamento Heide,

    A avaliação dos controles internos faz parte das atividades de planejamento. Com base nessa avaliação é definido o nível de confiança dos controles internos, que é utilizado para fazer o planejamento dos testes substantivos. O erro está na revisão contábil somente.

  • mas olha essa

    Ano: 2011

    Banca: CESPE

    Órgão: TCU

    Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental


    Com referência ao planejamento e à execução da auditoria, julgue os itens subsequentes.

    A avaliação dos controles internos da organização constitui uma etapa preliminar à execução dos trabalhos de auditoria; seus papéis de trabalho servem, entre outras finalidades, para verificar a compatibilização entre as ações realizadas e o que foi previamente definido no planejamento dos trabalhos da auditoria.

    errada


  • A avalição do ambiente de controle é feita nos procedimentos para determinar os riscos de auditoria, nas atividades preliminares. Os testes de controles (testes de observância) são efetuados na execução da auditoria. 

    Ao meu ver, o erro da questão é a revisão contábil que não faz parte do planejmaneto, como disseram aqui.


ID
1121188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

As folhas de registro de verificações são utilizadas para registrar impactos ou normalidades identificados e evidenciados durante os exames da auditoria. Quanto maior a proporção dessas folhas sem registro de impactos, mais forte será a indicação da ineficiência do programa e da inadequação no processo de pré-auditoria

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Acredito que seja isso a resposta...

    Folhas de Verificação

    Conceituando a ferramenta

    por: Marcopolo Marinho (2010)

    A "Folhas ou Listas de Verificação" é uma ferramenta utilizada no registro de freqüência com que problemas e/ou falhas ocorrem, permitindo quantificá-las em um determinado período de tempo. Auxilia diretamente a construção do Diagrama de Pareto.

    As etapas para a elaboração:

    - estabelecimento do que será verificado;
    - período em que os dados da amostra serão coletados;
    - utilização de formulário para computação dos dados;

    - Captura e registro de dados confiáveis e consistentes.

    Fonte: http://www.portalgerenciais.com.br/folhas-de-verifica%C3%A7%C3%A3o.php

  • Juro que quando faço as questões de auditoria do CESPE fico me perguntando de onde ela tira as questões......

  • Os registros são uma forma de comprovação de que a auditoria foi realizada de acordo com as normas de auditoria aplicaveis e com o planejamento elaborado. Se não ha registros, ou são poucos, isso pode indicar uma ineficiência daquela auditoria.

    Fonte: Prof. Rodrigo Fontenelle.


    -----------------------------

    A pergunta que faço é: a falta do registro não pode ser simplesmente pq não precisou registrar?? Tem que ser pq houve ineficiência da auditoria?

    Enfim..

  • essa questão....

    afff

  • As folhas de registro de verificações são utilizadas para registrar impactos ou normalidades identificados e evidenciados durante os exames da auditoria. Quanto maior a proporção dessas folhas sem registro de impactos, mais forte será a indicação da ineficiência do programa e da inadequação no processo de pré-auditoria.

    No caso se fosse somente registros de não conformidades, não ausência de registros não evidenciaria ineficiência do programa. 
    Mas a questão fala de registro de impactos E normalidades. Ou seja: deve estar tudo registrado! hahaha -um trabalho danado!

    Ô questãozinha

  • Eu creio Diego, que os registros devem ser feitos em qualquer situação: Se o item verificado está ok, registra. Se está não ok registra. Isso porque o relatório final deve ser montado com base nas evidências que foram coletadas ao longo da auditoria, para que outras pessoas que não participaram dela cheguem à mesma conclusão a que chegaram a equipe que dela participou. Portanto, em qualquer caso, deve haver evidências e a falta delas e do registro adequado significaria que o programa de auditoria não foi bem planejado, pois a matriz de planejamento relaciona as questões de auditoria com a metodologia a ser empregada e as evidências a serem colhidas em cada situação.

     

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    A quantidade de registros reflete a qualidade da auditoria, pois esses demonstram que a auditoria foi realizada de acordo

    com as normas de auditoria aplicáveis e com o planejamento a ser seguido. Se não há registros, ou são poucos, isso pode

    indicar uma ineficiência da auditoria realizada.

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Aquela questão que o Cespe pode jogar para qualquer lado.

     

    Professor comentando com o gabarito na mão.

     

    essa questão....

    afff

    (2)

  • A Cespe é um câncer na rotina dos concursos que deveria ser extirpado da pior maneira possível : expulso !!!

  • Mais uma que irei aceitar pra doer menos.

  • Se a questão dissesse, "Quanto maior a proporção dessas folhas sem registros, mais forte será a indicação da ineficiência do programa" eu concordaria com a afirmação. No entanto, o trecho "sem registro de impactos", dá a entender que, se não foram encontradas distorções que causem impactos, existem indícios de uma ineficiência no programa e uma inadequação no processo de auditoria. O que não é uma realidade!

    Em minha opinião, a PERGUNTA FOI MAL FORMULADA.

  • ...são utilizadas para registrar impactos ou normalidades identificados...

    ...Quanto maior a proporção dessas folhas sem registro de impactos...

    Errei, pois entendi que podem ser registrados poucos impactos e mais normalidades, isso não é sinal de ineficiência necessariamente, a entidade pode estar cumprindo tudo certinho (marquei errada).

    Gab. C


ID
1121191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

Os papéis de trabalho usualmente são arquivados em duas categorias de arquivos: corrente e permanente. No arquivo permanente, são, em geral, arquivados documentos do tipo contratos de descontos de duplicatas e demonstrações contábeis do último exercício

Alternativas
Comentários
  • 4.1 - Arquivo Permanente

    De modo geral, o arquivo permanente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto da auditoria. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos Correntes, nem duplicados por material neste arquivo, mas devem ser conservados somente no Permanente. Referências cruzadas adequadas e o uso conveniente do arquivo Permanente tornarão tais duplicações desnecessárias.

    Os anexos juntados ao arquivo Permanente constituem parte integrante dos Papéis de Trabalho para cada serviço e devem ser revistos e atualizados a cada exame. Material obsoleto ou substituído deve ser removido e arquivado a parte, numa pasta Permanente separada, para fins de registro.

    Como cada serviço tem características próprias, o conteúdo do arquivo Permanente pode, naturalmente, variar. Assim, apresentamos a seguir, exemplos de materiais geralmente nele incluído:

    ·Pontos de “pré-auditoria” a liquidar;

    ·Pontos de “pré-auditoria” liquidados;

    ·Organograma da área;

    ·Atas de reunião da diretoria;

    ·Atas importantes de reunião dos dirigentes locais;

    ·Memorando de procedimentos;

    ·Modelos de impressos e registros importantes;

    ·Fluxograma;

    ·Manuais;

    ·Dentre outros

    (...)

    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna/papeis-de-trabalho-de-auditoria-interna.asp

  • 4 – DIVISÃO E ARQUIVO DOS PAPÉIS DE TRABALHO

    Os registros dos Papéis de Trabalho, para cada serviço, compreendem duas seções principais:

    1. Arquivo Permanente, que contém informações úteis para um período de anos. Cada seção é parte necessária e integrante dos Papéis de Trabalho referentes a qualquer ano. Os arquivos Correntes são incompletos sem os Permanentes, visto que estes contêm trabalhos de auditoria e dados aplicáveis tanto ao ano corrente como a anos anteriores.

    2. Arquivo Corrente, para cada período coberto pela auditoria;

  • Complementando os comentários com exemplos para facilitar o entendimento do tempo de uso dos papéis de trabalho.

    Correntes: são os papéis de trabalho utilizados normalmente em 1 exercício social da entidade. 

    Exemplos: registro de ajustes de erro de classificação (um passivo classificado como curto prazo e o certo seria longo prazo), registro de informações do balanço patrimonial, contrato de desconto de duplicatas.

    Permanentes: são os papéis de trabalho utilizados por mais de 1 exercício social da entidade. 

    Exemplos: cópia do contrato social, cópia de contrato de financiamento.


    Observe que a assertiva aponta exemplo de papéis de trabalho utilizados geralmente em um exercício social, isto é, papéis de trabalho de uso corrente. Portanto, a assertiva está ERRADA.

  • Demonstrações contábeis do último exercício não é papel de trabalho permanente, mas sim, corrente! 

  • também classificados como transitórios


    21 - (CESPE/Câmara dos Deputados/2014) - Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
    Ao final do trabalho de auditoria, os papéis de trabalho de auditoria são classificados em transitórios ou permanentes.

    certa


  • Para o TCU também vale essa classificação de transitórios e permanentes.

  • "Os dois exemplos apresentados se referem a papéis de trabalho do tipo corrente, pois, a princípio, só terão utilidade naquela auditoria."
     

    Prof. Claudemir Brito.

  • O arquivo corrente contém documentos úteis para auditoria atual.

    O arquivo permanente contém os documentos úteis para auditoria atual e futura.

    Os contratos de desconto de duplicatas têm valor para a auditoria em curso, portanto seria um arquivo corrente. Quanto às demonstrações contábeis, considerando que alguns saldos são cumulativos e refletem em auditorias futuras, poderia ser mantido em arquivo permanente.

    Resposta errado

  • GABARITO: ERRADO

    MAIS EXEMPLOS:

    Correntes: utilizados apenas no exercício social objeto da auditoria. Ex.: extratos bancários; plano de trabalho; cartas de circularização; respostas aos questionamentos do auditor; resultado da contagem física; caixa e bancos; contas a receber; imposto de renda; revisão analítica; demonstrações financeiras; questionário de controle interno etc.

    .

    Permanentes: utilizados em mais de um período. Ex.: estatuto social; organograma; histórico da empresa; descrição do sistema contábil; cópias de contratos de assistência técnica; cartões de assinaturas e rubricas das pessoas responsáveis pela aprovação das transações; manuais de procedimentos internos; cópias de atas de reuniões com decisões que afetem mais de um exercício; legislações específicas aplicáveis à empresa etc.

  • Errado.

    Corrente, Intermediário e Permanente.

    A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

  • Errado

    Classificação da documentação arquivada

    Pasta Permanente - contempla informações que serão úteis às auditorias atual e futuras. São aquelas evidências com validade maior no tempo, que digam respeito também aos exercícios subsequentes, isto é, são papéis de trabalhos que manterão sua relevância e utilidade ano após ano.

    Pasta Corrente - Reúne os documentos relativos à auditoria atual. São papéis de trabalho gerados na auditoria do ano corrente, cuja utilização ou utilidade interessa apenas à auditoria atual, com nenhuma relevância para as auditorias futuras.


ID
1121194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

Uma das recomendações que os auditores devem observar no preenchimento dos papéis de trabalho é não revelar o critério adotado para determinar o valor a partir do qual as operações foram consideradas relevantes

Alternativas
Comentários
  • Nada disto! Pode revelar sim! 

  • Materialidade!

  • 25 - (CESPE / TELEBRAS / 2013) - Com relação a pontos essenciais, técnicas de elaboração e demais aspectos inerentes à documentação de auditoria, julgue os itens seguintes.
    Todas as instruções aos membros de equipes de auditorias devem fazer parte da documentação da auditoria (papéis de trabalho).


    Resposta: ERRADO

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Os critérios utilizados na definição da materialidade são imprescindíveis no preenchimento dos papéis de trabalho, pois

    é a partir deles que um revisor do controle de qualidade dos trabalhos poderá, por exemplo, avaliar a razoabilidade utilizada

    pelo auditor que executou o trabalho.

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A definição da materialidade e todos os julgamentos relevantes devem estar documentados. A NBC TA 320, item 14 esclarece que devem ser documentados os níveis de materialidade geral e especifico.

    Os papeis de trabalho pertencem ao auditor, portanto não há que se falar em “revelar” a empresa os critérios utilizados.

    Resposta errado

  • Pergunta mal elaborada. Revelar para quem? Se for para o cliente, o critério não deverá ser revelado. Agora entre o time de auditoria e ou revisores a informação deve ser transparente.


ID
1121197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito dos papéis de trabalho.

Lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho. Nesse sentido, se o saldo de contas a pagar de uma empresa incluir saldo devedor de algum fornecedor, então deverá ser feito um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos de fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO


    Bem, pelo critério contábil, foi o seguinte que entendi da questão:

    "Fornecedores" é uma conta sempre credora. Se há saldo devedor de fornecedor (a Débito), significa sim que o valor não poderá estar na conta a pagar, no passivo. 

    Assim, deverá ser transferido para "adiantamento de fornecedores", no ativo. (se a empresa adiantou um valor para um fornecedor, para recebimento futuro de mercadoria ou de prestação de serviço, o fornecedor então está lhe "devendo isto", e a empresa tem um direito a receber, por isso que fica no ativo).


    O erro da questão é afirmar que "então deverá ser feito um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos de fornecedores", pois o ajuste correto é:


    D- Adiantamento a fornecedores (para ingressar o valor no ativo)

    C- Fornecedores (para eliminar o valor indevido da conta)


    Se algum colega entender de forma diferente a questão, favor me comunicar!


    BONS ESTUDOS!!


  •  O erro não seria dizer que "lançamentos de ajuste e reclassificação" são papéis de trabalho?

  • CESPE - 2010 - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Finanças Públicas
    Entre os papéis de trabalho preparados em uma auditoria, destacam-se os lançamentos de ajuste e reclassificação. Com respeito a esse assunto, é correto afirmar que:

    a) Os ajustes são efetuados com vistas à apresentação adequada, nas demonstrações contábeis, dos saldos das contas tidos como corretos.
    b) Os lançamentos de ajustes e de reclassificação são determinados à entidade auditada durante a realização dos trabalhos, como condição para a emissão do parecer.
    c) Se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.
    d) Se o saldo de bancos conta movimento incluir saldos credores de alguns bancos, por saques a descoberto, deve-se efetuar ajuste, sendo necessário que a entidade auditada registre tal lançamento em seus livros.
    e) Se o saldo de contas a receber incluir devedores incobráveis, o auditor deverá propor à entidade auditada lançamento de reclassificação, dispensando o lançamento no balancete de trabalho.

     

    Alternativa correta: letra C

  • Lançtos de ajuste e reclassificação ==> NÃO SÃO Papéis de trabalho.

    Vide os pré-requisitos para constar nos "PTs" (Portaria NAT-TCU 280/2010 - Itens: 116.3 e 116.4)

    Bons estudos.

  • O auditor registra neste papel de trabalho as incorreções e irregularidades encontradas e os seus respectivos lançamentos de ajuste e reclassificações. Deve apresentar a entidade para que decida se fara a correção proposta.

    O lançamento possível para regularizar a situação seria:

    C – contas a pagar

    D – Adiantamento a fornecedores

    Resposta errado

  • Item errado. A primeira parte da questão está correta, uma vez que lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho. Já a segunda parte está errada, pois se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.

    Prof. Tonyvan de Carvalho

    (comentário retirado da correção no TEC)


ID
1139563
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TCM-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com respeito aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 IT 02*

    "Os papéis de trabalho destinam-se a:

    a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria;

    b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e

    c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente."


    *Ressalto que, como esse concurso foi em 2011, edital de 2010, se respaldou em norma hoje superada. A norma que trata da documentação de auditoria agora é a NBC TA 230.

    Quanto aos demais itens:
    B) são de propriedade exclusiva do AUDITOR.
    C) Em regra, não podem ser divulgados a terceiros.
    D) devem ser guardados por, no mínimo, cinco anos, a contar da data de emissão do parecer
    E) quanto à forma de arquivo, podem ser classificados em papéis correntes ou transitórios e permanentes

    Gabarito: Item A.

  • NBC T 11.3 - Papéis de Trabalho e Documentação da Auditoria

    (...)

    11.3.1.4. Os papéis de trabalho destinam-se a:


    a) ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria;


    b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e


    c) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.


  • A) Correta!

    B) são de propriedade do AUDITOR.

    C) Como regra, não podem ser divulgados a terceiros.

    D) devem ser guardados por cinco anos a contar da data de emissão do parecer

    E) quanto à forma de arquivo, são classificados em papéis correntes (ou transitórios) e permanentes.

  • Achei esquisito o texto da letra A, nunca escutei falar que papéis de trabalho são evidencias, enfim, vivendo e aprendendo.


ID
1140121
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho devem ficar em poder

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    O auditor deve registrar nos papéis de trabalho informação relativa ao planejamento de auditoria, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos aplicados, os resultados obtidos e suas conclusões da evidência da auditoria. Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou. Nas áreas que envolvem questões de princípio ou de julgamento difícil, os papéis de trabalho devem registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que chegou às suas conclusões

    bons estudos

  • Papel de Trabalho ou Documento de Auditoria = Propriedade exclusiva do auditor;


ID
1140145
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo principal de codificar e referenciar os papéis de trabalho é

Alternativas
Comentários
  • Olá a todos,


    Temos que ter em mente que o objetivo da codificação é a de organizar e consequentemente facilitar a identificação dos papéis de trabalho, auxiliando nas buscas de informações quando necessário.


    Bons estudos pessoal, abs.


ID
1183174
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O documento utilizado pela auditoria interna para propiciar a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos aplicados, bem como o julgamento exercido e o suporte das conclusões alcançadas, é:

Alternativas
Comentários
  • "Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficiente para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas".  Gabarito: Letra D


    Para quem ficou com dúvida na letra A, como eu fiquei:

    O relatório de auditoria é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. 



  • norma NBC TI 01 - 12.1.2.2

  • NBC TI 01

    Papéis de Trabalho

    - Forma como a Auditoria Interna é documentada: em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    - Finalidade: evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, recomendações e sugestões. 

    - Requisitos: ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e o suporte das conclusões alcançadas.

  • Gabarito Letra D

    NBC TI 01

    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

     

    12.1.2.3  – Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

    bons estudos


ID
1183810
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

O texto trata de

Alternativas
Comentários
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 12. DA AUDITORIA INTERNA

    12.1.2. Papéis de Trabalho
    12.1.2.1. A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    12.1.2.2. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

    12.1.2.3. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.


  • Eu sei que a questão cobrou a literalidade da norma, mas alguém pode comentar os demais gabaritos?

  • Gabarito Letra D

    Apenas atualizando o comentário, a norma que fundamenta a questão é a NBC TI 01
     

    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

     

    12.1.2.3  – Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

    bons estudos

  • Questão retirada de maneira literal da NBC TI 01. Segundo a norma, os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

              Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

    Gabarito: alternativa D.


ID
1190539
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre os papeis de trabalho de auditoria:

I. Devem ser arquivados com relação ao seu tipo: permanente, confidencial e corrente.
II. Tem como, uma de suas finalidades evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.
III. Os papeis de trabalho que não contenham inconformidades nos testes ou que não sejam conclusivos devem ser removidos e arquivados à parte dos demais papéis de trabalho.

Assinale se

Alternativas
Comentários
  • Arquivamento:ospapéis de trabalho, segundo as informações que contêm, devem ser

    arquivadosem pastas como segue:

    a)Pasta permanente: sãoutilizados em mais de um exercício social.

    b)Pasta corrente: são utilizados em apenas um exercício social


    Ospapéis de trabalho têm por finalidade:

     Apresentarregistro dos exames realizados;

     Demonstraros objetivos, o escopo e a metodologia, incluindo os critérios deamostragem utilizados;

     Evidenciaro trabalho realizado que embase as conclusões e os comentáriossignificativos;

     Fornecerinformações relevantes ao planejamento de futuras auditorias;

     Servircomo evidência que fundamente o relatório emitido;

     Registrara evidência de reexame da supervisão do trabalho realizado;


  • NBC TA 230 :

    6. Documentação de auditoria (papéis de trabalho) é o registro dos procedimentos de auditoria executados, a evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor.

  • Item I – errado. Os papéis de trabalho são, quanto à sua natureza, arquivados em arquivos dos tipos corrente e permanente.
    Item II – correto. Uma das finalidades dos papéis de trabalho é evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.
    Item III – errado. Cabe ao auditor determinar quais papéis de trabalho devem ser arquivados. Em regra, todo documento relevante para o entendimento do trabalho do auditor deve gerar um papel de trabalho, mesmo que não contenham inconformidades ou que não sejam conclusivos.
    Gabarito: D

    Fonte: Ponto dos Concursos

    https://www.pontodosconcursos.com.br/cursosdemo.asp?idTurma=51581&nomeCurso=AUDITORIA%20EM%20TEORIA%20E%20EXERC%CDCIOS%20PARA%20ANALISTA%20DE%20CONTROLE%20INTERNO%20DO%20CNM

  • Letra D.

     

    Comentários:

     

    O item I está incorreto, pois não há esse tipo de arquivamento denominado confidencial.
    O item II apresenta uma das diversas finalidades dos papéis de trabalho.
    Já o item III está errado, já que os papéis de trabalho que não sejam relevantes para a auditoria não devem ser arquivados,

    seja junto ou separado dos demais.

     

     

     

     

    Gabarito: D

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Item I- Falso. Classificam-se em arquivo permanente e arquivo corrente.

    Item II-Verdadeiro.

    Item III- Os papéis registram tudo aquilo que fundamentou a opinião. Se as evidências apontam que não há distorções em um determinado ponto, o auditor deve registrar como chegou a essa opinião. Do mesmo modo, se ocorresse o contrário.

    Gabarito D


ID
1228384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
INSS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor externo verificou que o controle da empresa sobre as contas a receber é muito bom, existindo muitas duplicatas a receber com valores pequenos, o que reduz o risco de inadimplência da empresa. Nesse caso, o procedimento de auditoria adotado pelo auditor deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Errei por pura displicência. Mas a resposta correta é a letra D

    Circularização negativa somente prevê resposta em caso de discordância da fonte externa em relação ao saldo informado. É utilizada para testar a eficiência de controles internos na seção de crédito e cobrança, e para contas do ativo compostas por muitos itens, mas de pequeno valor individualmente. A eficácia deste tipo de circularização depende da eficácia do serviço local de correio.

    http://blogdoprofessorclaudiomarcelo.blogspot.com.br/2013/08/tecnicas-ou-procedimentos-de-auditoria.html

     

  • Complementando:

     

    Circularização positiva é aquela em que o auditor sempre espera receber uma resposta, confirmando, ou não, o saldo ou posição demonstrada. É empregada nas cartas aos advogados da empresa, indagando sobre eventuais ações em andamento, companhias de seguro, para avaliar a suficiência da cobertura contratada, e contas do passivo.

     

    Circularização negativa somente prevê resposta em caso de discordância da fonte externa em relação ao saldo informado. É utilizada para testar a eficiência de controles internos na seção de crédito e cobrança, e para contas do ativo compostas por muitos itens, mas de pequeno valor individualmente. A eficácia deste tipo de circularização depende da eficácia do serviço local de correio.

     

    Ex. de circularização negativa para fornecedor :

    “ em 31.12.XX, acusamos o valor a pagar a V.As. de R$ 65.400,00 ( sessenta e cinco mil e quatrocentos reais). Se o valor apurado por V.S. for diferente, favor comunicar diretamente aos nosso Auditores Independentes, através do envelope anexo, o saldo constante nos seus registros contábeis.

    Se o valor for o mesmo, não será necessário nenhuma ação por parte de V.S. “

    OBS. 1 : Os exemplos de cartinha de circularização acima foram citadas de memória, tentando enfatizar a diferença entre elas. A cartinha de circularização é mais completa, tem mais dados que os citados acima.

    OBS 2 : Quando trabalhava com isso, ( 83 / 85 – vige, to ficando velho...), era utilizado praticamente apenas cirularização positiva em preto. O índice de retorno ficava em 30 / 35 %. Quando o valor não batia, a empresa geralmente respondia, o que é uma vantagem em ralação à circularização positiva em branco ( a empresa que recebe a circularização em branco não sabe se a sua posição bate ou não).


ID
1254826
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos papéis de trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Papéis  de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, filmes, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam.Re

  • . Os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos, e sua utilização facilita a delegação de tarefas, proporcionando meio adicional de controle de qualidade. Entre os papéis de trabalho padronizados encontram-se, além de outros: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.

  •  O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer..

  • Acerca dos papéis de trabalho, assinale a alternativa correta.

     

     a) Os papéis de trabalho devem ser padronizados para permitirem ao auditor comparar a realização dos trabalhos nas várias empresas auditadas.

    Com exceção de certos casos, não é prática usar modelos padronizados de Papéis de Trabalho, nem prescrever as informações que devem constar nos papéis.

     b) Um memorando de auditoria refere-se a planilhas de cálculo que evidenciam diferenças de saldos.

    Memorando de planejamento de auditoria. Trata-se de um papel de trabalho que documenta e informa à equipe, sobre as decisões gerais do trabalho a ser executado, este memorando contem, geralmente:

    - descrição analítica do cliente e o serviço a ser prestado;

    - avaliação preliminar do entorno;

    - assuntos importantes já detectados;

    - cifra da importância relativa;

    - plano geral de trabalho;

    - outros.

     c) Lançamentos de ajuste são correções efetuadas por determinação legal.

    Lançamento de ajuste e/ou reclassificação serve para registrar erros ou irregularidades encontrados nos dados contábeis sob exame, que requererão correções por parte da companhia auditada.

    Ao final do trabalho, em vista da relevância dos lançamentos em relação às demonstrações financeiras, o auditor deverá submetê-los a apreciação da companhia, que resolverá a respeito. Se proceder a contabilização, os papéis de trabalho devem ser ajustados aos novos saldos.  Caso os lançamentos propostos não sejam aceitos, o auditor deverá proceder uma avaliação independente quanto a sua materialidade em relação às demonstrações e, em caso positivo, proceder a sua ressalva no parecer de auditoria.

     d) O arquivo corrente contém documentos tais como os organogramas do auditado.

    Pasta de papéis permanentes: que deverá conter as informações utilizáveis em bases permanentes, isto é, as informações úteis nos exames repetitivos.

    Portanto, nesta pasta, deverão ser mantidas, dentre outras, as informações  relativas a:

    * Estrutura jurídica da empresa – contrato ou estatuto social e alterações;

    * Organização da empresa – organograma;

    * Endereços (sede, filiais, dependências), com breve descrição das operações realizadas em cada local;

    * Dados relativos ao capital;

    * Contratos de empréstimos e financiamentos e respectivas garantias;

    * Contratos de Royalties e Assistência Técnica;

    * Contratos relacionados as operações comerciais (compras, vendas, representação, etc.);

    * Descrição do sistema contábil em uso;

    * Procedimentos e critérios contábeis em uso (depreciações, avaliações de estoques, etc.);

    * Plano de contas e  manual de contabilidade;

    * Ficha de assinaturas, com rubricas e cargos dos encarregados de autorizar as várias operações e registros;

    * Dados históricos (evolução dos resultados, índices e análises de desempenho, etc.);

    * Outros documentos de natureza permanente.

     e) Um lançamento de reclassificação deveria ser efetuado quando o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores.

    Alternativa Correta.


ID
1258138
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

Segundo ATTIE (2011), os papéis de trabalho:

I - são de natureza ostensiva, contendo informações que podem ser utilizadas em benefício próprio ou de outrem.
II - precisam ser concisos, de forma que todos entendam, sem ser necessária a presença de quem os preparou.
III- constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
IV - não são de propriedade exclusiva do auditor, que deverá entregá-los à administração da entidade auditada após o final de seus trabalhos, para que esta possa avaliar o seu conteúdo.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab C Charlie

    Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.

  • Complementando..

    Entre os aspectos fundamentais dos papeis de trabalho, destacam-se:

    * completabilidade; obejtividade; concisão; lógica e limpeza.

  • Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


ID
1280275
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 7. Os papéis de trabalho são elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer as necessidades do auditor para cada auditoria.


ID
1329559
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho constituem peça fundamental no processo de auditoria e servem a finalidades bastante específicas. Aponte a alternativa que não representa uma dessas finalidades.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    b) Servir como base para os ajustes contábeis.

    Todas as demais são verdadeiras.


ID
1334590
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As assertivas a seguir referem-se à documentação de auditoria.
I. A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade com as normas de auditoria.
II. É necessário que o auditor documente todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria.
III. A existência de carta de contratação assinada no arquivo de auditoria demonstra que o auditor e a administração concordaram com os termos do trabalho de auditoria, ou, quando apropriado, junto aos responsáveis pela governança.
IV. O relatório do auditor que contém opinião com ressalva demonstra que o auditor cumpriu o requisito de expressar opinião com ressalva sob as circunstâncias especificadas nas normas.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com dúvida na E, alguém saberia explicar o motivo dela está correta?

  • Você tem a resposta correta dessa questão?

  • Altamir Gil, achei a fundamentação. Segue:

    NBC TA 230

    A7. A documentação de auditoria fornece evidências de que a auditoria está em conformidade 

    com as normas de auditoria. Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor 

    documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos 

    na auditoria. Além disso, é desnecessário o auditor documentar separadamente (como em lista 

    de verificação, por exemplo) a conformidade em assuntos já demonstrada por documentos 

    incluídos no arquivo de auditoria. Por exemplo:

     a existência de plano de auditoria adequadamente documentado demonstra que o auditor 

    planejou a auditoria;

     a existência de carta de contratação assinada no arquivo de auditoria demonstra que o 

    auditor e a administração concordaram com os termos do trabalho de auditoria, ou, 

    quando apropriado, junto aos responsáveis pela governança;

     o relatório do auditor que contém opinião com ressalva demonstra que o auditor cumpriu 

    o requisito de expressar opinião com ressalva sob as circunstâncias especificadas nas 

    normas;


ID
1335202
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Resolução CFC n9 986/03, por meio de seu art. I 9, aprovou a norma NBC TI 01 que dispõe sobre a Auditoria Interna. Entre os vários temas abordados, destaca-se o que trata dos papéis de trabalho do Auditor. Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor interno que consubstanciam o trabalho executado. Dentre as opções apresentadas a seguir, aponte a que está em desacordo com os atributos dos papéis de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Item A incorreto 
    Manual de Auditoria do CFC/CRCs

    11.5 Modelos de Elaboração de Papéis de Trabalho
    11.5.1 Técnicas de Elaboração de Papéis de Trabalho
    .../...
    - a forma de apresentação e o conteúdo dos papéis devem ser de modo a permitir que uma pessoa que não participou do serviço de auditoria possa compreendê-lo de imediato; 



ID
1338331
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na auditoria interna realizada na tesouraria de determinada empresa de produtos alimentícios, referente à movimentação financeira do mês de agosto de 2014, o auditor constatou que a empresa pagou três duplicatas sem a devida comprovação de compra ou recebimento do material. A fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações, as informações e provas obtidas no curso da auditoria serão registrados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A; 

    Questão direta....Resolução CFC 986/03

     Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

    Bons estudos!

  • O AUD evidencia os seus exames de auditoria para dar suporte à sua opinião registrando as provas obtidas no curso da auditoria nos seus PAPÉIS DE TRABALHO.

    AUDITOR=SUPORTE=OPINIÃO=REGISTRO=PROVAS=PAPÉIS DE TRABALHO

    Gab: A

  • Achei esta questão mal feita! Marquei a letra C. As duplicatas são o próprio Papel de trabalho, logo, não serão registrados em papel de trabalho ou nelas mesmas! A frase final da questão fala (...) curso da auditoria serão registrados: no Relatorio/Parecer. O verbo "registrar" deu a entender isso! 

     

  • Letra A.

     

    Comentários:

     

    Questão literal da NBC TI 01 (norma que trata da atividade de Auditoria Interna). Segundo essa norma, os papéis de trabalho
    constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os

    exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

     

    Gabarito: D

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Pensei da mesma maneira que o Diogenes Rocha. As duplicatas SÂO os papíes de trabalho, e devem ser registradas no relatório. Questão mal formulada.

  • papéis de trabalho --> constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

  • NBC TI 01 - Auditoria Interna

     

    12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

     

    bons estudos

  • Questão literal da NBC TI 01 (norma que trata da atividade de Auditoria Interna). Segundo essa norma, os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

    Prof. Claudenir Brito

     

  • Definições

    6. Para fins das normas de auditoria, os seguintes termos possuem os significados atribuídos abaixo:

    (a) Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).


    Gabarito A

    NBC TA 230


ID
1341940
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidência da auditoria. Nesse sentido, a forma e o conteúdo dos papeis de trabalho podem ser afetados pelas questões relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11.02

    6. A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados por questões como:

    a) natureza do trabalho;

    b) natureza e complexidade da atividade da entidade;

    c) natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade;

    d) direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica; e

    e) metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

     

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t1102.htm

  • A partir de 2010, a nova norma que trata do papéis de trabalho, agora renomeados como "documentação de auditoria" é a 

    RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.206/09 -Aprova a NBC TA 230 – Documentação de Auditoria.


    A2.    A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como: 

    (a) tamanho e complexidade da entidade;

    (b)  natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;

    (c)  riscos identificados de distorção relevante;

    (d)  importância da evidência de auditoria obtida;

    (e)  natureza e extensão das exceções identificadas;

    (f)  necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;

    (g)  metodologia e as ferramentas de auditoria usadas. 


    Não consta "Localização geográfica da entidade." GABARITO; d.

  • Letra D.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (ESAF/CVM/2010) Na elaboração da documentação de auditoria (Papéis de Trabalho), no que se refere à forma, ao conteúdo e a extensão, o auditor deve levar em conta os seguintes fatores, exceto:

    a) importância da evidência de auditoria obtida;
    b) tamanho e complexidade da entidade auditada;
    c) riscos identificados de distorções relevantes nas demonstrações contábeis;
    d) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
    e) volume dos recursos das transações auditadas.

    Comentários:
    Segundo a NBC TA 230, a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como (grifos nossos):

    (a) tamanho e complexidade da entidade;
    (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
    (c) riscos identificados de distorção relevante;
    (d) importância da evidência de auditoria obtida;
    (e) natureza e extensão das exceções identificadas;
    (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;
    (g) metodologia e ferramentas de auditoria usadas.

    Portanto, trata-se de questão retirada da literalidade da norma, não correspondendo a letra E aos fatores que devem ser levados em conta
    pelo auditor, quando da elaboração da documentação de auditoria, segundo a legislação vigente.

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Os papéis de trabalho servem de guia e controle para o trabalho executado, logo a natureza do trabalho exerce influência, a forma como será controlado e supervisionado e complexidade idem. A localização geográfica não é citada na norma, logo é a menos correta. A FGV tem a mania de considerar o que não está na norma como errado, sem fazer um exercício mental integral de contexto. A norma sempre reserva um espaço para julgamento profissional e a FGV esquece esse fato.

    Assim, pelo critério literal da norma ou o critério da “menos certa”, conseguimos escolher tranquilamente a letra D.

    Por outro lado, não podemos esquecer que a região geográfica poderia exigir verificações específicas como por exemplo regras de tributação de áreas de incentivos fiscais como Zona Franca de Manaus, regras de conformidade legai em áreas de preservação ambiental etc.

    Na FGV, a dica é pensar pouco e ir no literal, se houver essa possibilidade.

    Resposta: D


ID
1344496
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Vassouras - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Se o auditor, em circunstâncias excepcionais, julgar necessário NÃO atender a um requisito relevante de uma norma, ele:

Alternativas
Comentários
  • Item literal da NBC TA 230:


    Não atendimento de exigência relevante

    12.  Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento.


    gabarito "a"


ID
1384534
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve documentar as circunstâncias identificadas; os procedimentos novos ou adicionais executados; a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas sempre que, em circunstâncias excepcionais:

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    NBC TA 230

    13. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e



ID
1391092
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a NBC TA 230, Documentação de Auditoria, se, após a data do relatório, o auditor obtiver outras conclusões, deve documentar as informações apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230:


    Assuntos surgidos após a data do relatório do auditor

    13.  Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a)  as circunstâncias identificadas;

    (b)   os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c)  quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.


    LOGO, não precisa identificar "O motivo pelo qual não se obtiveram as conclusões mais recentes em um primeiro momento".

    GABARITO "B"

  • Assuntos surgidos após a data do relatório do auditor (ver item 13)

    A20.  Exemplos de circunstâncias excepcionais incluem fatos que chegaram ao conhecimento do auditor após a data do seu relatório, mas que existiam naquela data e que, se conhecidos na data, poderiam ter causado correções nas demonstrações contábeis ou levado o auditor a modificar o seu relatório (NBC TA 560, item 14). As modificações resultantes na documentação de auditoria são revisadas de acordo com as responsabilidades de revisão expostas na NBC TA 220, item 16, e a responsabilidade final pelas mudanças cabe ao sócio do trabalho.

    Assuntos surgidos após a data do relatório do auditor

    13.  Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a)  as circunstâncias identificadas;

    (b)   os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c)  quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.


  • Letra B.

     

    Comentários:

    Se o auditor julgar necessário modificar a documentação de auditoria existente ou acrescentar nova documentação de auditoria após a montagem do arquivo final de auditoria, deverá documentar:
    a) as razões específicas para a modificação;
    b) quando e por quem foram executados e revisados.


    Por exemplo: necessidade de esclarecimento da documentação de auditoria existente em resposta a comentários recebidos durante as
    inspeções de monitoramento executadas por partes internas ou externas.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • NBC TA 230 (2016), 13

    Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

    (a) as circunstâncias identificadas;

    (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

    (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

    Gabarito B


ID
1401292
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho. Com relação as estes papeis pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    12.1.2 – Papéis de Trabalho

    12.1.2.1 – A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

    a) 12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

    b) 12.1.2.3 – Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

    c) 12.1.2.4 – Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho.

    12.1.3 – Fraude e Erro

    12.1.3.1 – A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    d) 12.1.3.2 – O termo “fraude” aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários.

    e) 12.1.3.3 – O termo “erro” aplica-se a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários. 

  • Qual o erro dos itens D e E?

  • Acho que D e E não correspondem a Papéis de Trabalho

  • NESSA QUESTÃO:

    A) OK. Definição correta de papéis de trabalho.

    B) INCORRETA, não corresponde à definição de papéis de trabalho.

    C) INCORRETA, não corresponde à definição de papéis de trabalho.

    D) INCORRETA, não corresponde à definição de papéis de trabalho e sim de fraude.

    E) INCORRETA, não corresponde à definição de papéis de trabalho e sim de erro.

    gab a


ID
1413913
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere:

I. A elaboração de relatórios e emissão de relatórios e certificados.
II Elaboração dos papéis de trabalho e aplicação de testes.
III. Avaliação dos riscos de auditoria do Sistema de Controle Interno; Planejamento e elaboração dos programas de trabalho.
IV. Monitoramento ou follow-up.

Os itens acima constituem etapas do trabalho, recomendadas pelas normas de execução dos trabalhos de auditoria para se obter evidências robustas, e devem obedecer a sequência lógica seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Primeiro é o Planejamento da Auditoria
    Segundo Aplicação dos testes
    Terceiro Emite o Relatório
    Quarto faz o Monitoramento

    3° I. A elaboração de relatórios e emissão de relatórios e certificados. 
    2° II Elaboração dos papéis de trabalho e aplicação de testes. 
    1° III. Avaliação dos riscos de auditoria do Sistema de Controle Interno; Planejamento e elaboração dos programas de trabalho. 
    4° IV. Monitoramento ou follow-up. 

  • Apesar da questão ser bem lógica. Eu só percebi isso após leitura do comentário.

  • PDCA, sendo as etapas I e II o "D".

    P - plan (etapa III)
    D - do (etapas II e I, nessa ordem)
    C - check (etapa IV)
    A - act (agir corretivamente, não está exposto na questão)

  • IV. Monitoramento ou follow-up:

    Após a entrega do Relatório, os auditores devem monitorar a aceitação e implementação de suas recomendações pelo auditado, de modo a garantir a eficácia do seu trabalho.

    O Monitoramento pode ser realizado mediante designação específica ou no transcurso da auditoria subsequente, na fase de Planejamento, e consiste na ação pró-ativa do auditor objetivando contribuir para o aprimoramento das operações realizadas pelo auditado. O impacto da auditoria será medido nesta fase.

    Fonte:

  • MONITORAR DEPOIS DE FEITO TUDO E O MESMO QUE VERIFICAR UM NOVO ERRO E DEIXAR PRA LA

    ENFIM, APRENDENDO.


ID
1430095
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Analise os aspectos abaixo:

1. Autoridade
2. Completabilidade
3. Concisão
4. Delegabilidade
5. Independência
6. Integridade
7. Limpeza
8. Lógica
9. Objetividade
10. Transparência

Assinale a alternativa que apresenta os aspectos fundamentais dos papéis de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Concisão: devem ser concisos, de forma que todos entendam sem a necessidade de explicações da pessoa que os elaborou.   

      Objetividade - devem ser objetivos, de forma que se entenda onde o auditor pretende chegar. O auditor precisa aprender a registrar apenas os pontos materiais vitais para o entendimento. Ser objetivo não significa ser por demais suscinto, mas registrar a quantidade e a qualidade certas.

      Limpeza - devem ser limpos, de forma a não prejudicar o entendimento destes. Aos papéis de trabalho, é necessário esmero na sua preparação, eliminando-se todas e quaisquer imperfeições e incorreções;

      Lógica- devem ser elaborados de forma lógica de raciocínio, na sequência natural do objetivo a ser atingido. É preciso formular um programa lógico de condução do trabalho.

     Completabilidade- devem ser completos por si só. Eles precisam relatar o começo, meio e fim do trabalho executado. Há a necessidade de observar os pontos essenciais que neles deverão estar demonstrados.


    GABARITO: D

    FONTE: Prof. Handerson Handnelle de Almeida Alves

  • Aspectos fundamentais dos papéis de trabalho

    Entre os aspectos fundamentais dos papéis de trabalho, podem se destacar os seguintes:

     

    Completabilidade: os papéis de trabalho necessitam ser completos por si sós. Eles precisam relatar o começo, meio e fim do trabalho praticado.

    Objectividade: os papéis de trabalho necessitam ser objectivos e demonstrar os caminhos trilhados pelo auditor para a condução dos seus intentos.

    Concisão: os papéis precisam ser concisos, de forma que todos entendam, sem ser necessária a presença de quem os preparou. A concisão determina a clareza e a auto-suficiência.

    Lógica: os papéis de trabalho devem ser elaborados segundo o raciocínio lógico, apresentando a sequência natural dos factos e o objectivo a ser atingido. É preciso, portanto, formular um programa lógico de condução do trabalho, vencendo-se um a um os obstáculos e barreiras do caminho para o atendimento do objectivo proposto para a tarefa;

    Limpeza: aos papéis de trabalho é necessário esmero na sua preparação, eliminando-se todas e quaisquer imperfeições e incorrecções.

     

    FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAhBDcAI/papeis-trabalho-auditor


ID
1431424
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma das finalidades dos papéis de trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 230 - Documentação de Auditoria


    3. A documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:

     a) assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria; (LETRA D - CORRETA)

    b) assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão em conformidade com a NBC TA 220 – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis; 

    c) permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;

    d) manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras; (LETRA C  CORRETA)

    e) permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 – Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação financeira histórica, e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos (NBC TA 220, item 2); (LETRA A CORRETA)

    f) permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.


    Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”). (ITEM E CORRETO)

    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


  • NBC PG 100
    Princípios éticos que o Profissional de contabilidade deve seguir (inclui o contador, auditor e perito):

    (d) Sigilo profissional – respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, a menos que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação, nem usar as informações para obtenção de vantagem pessoal pelo profissional da contabilidade ou por terceiros. (LETRA B - ERRADA)


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
  • Letra B, a afirmativa não traz uma finalidade. Os papéis de auditoria são voltados ao pessoal que realiza a auditoria.


ID
1431427
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a codificação dos papéis de trabalhos correspondente aos grupos de contas de empresas Industriais e Comerciais no Grupo do Ativo.

Alternativas
Comentários
  • Os papéis de trabalho são feitos pelo auditor, não existe uma regra rigida quanto a codificação dos mesmos.

    Questão muito mal formulada, no meu entendimento deveria inclusive ser anulada.


  • Pelo que estou vendo, a prova inteira de Auditoria deveria ter sido anulada, a FEPESE se superou, coitado de quem estava fazendo no dia. Só questão mal formulada, às vezes incompreensível e quando não, é pura decoreba, e não de conceitos, mas de coisas inúteis, como esta questão.

  • Onde é que ta escrito isso Gzuis???

  • Queeeee isso, rapaz????!!!!

    Sem noção essa pergunta!!!

    :O

  • A CERTA É A LETRA A. ÓBVIO!

  • Pode isso Arnaldo?

  • Oi?

     

  • [cobrança assustadora]

    Achei isso aqui:


    Segundo Almeida (2003), sempre que possível, o auditor deve fazer a anotação de seus trabalhos a lápis preto, facilitando as possíveis alterações durante a execução do serviço, principalmente quando da revisão feita por auditores mais experientes.

    Para Attie (2000), a codificação dos papéis de trabalho é convencionada, geralmente, com a utilização de letras maiúsculas, obedecendo a uma sequência lógica e racional, procurando sempre resumir os trabalhos realizados em um jogo de papéis que em seu conjunto representam todo o serviço executado. A codificação depende de como funciona a atividade da auditoria e do modo como se realiza o trabalho.

  • entrou no top 10 das piores questões de concursos que já foram elaboradas.

     

  • Quanto mais estudo questões da fepeste mais eu assusto com a sua mediocridade

  • Bem, achei que eu estava louca (quero dizer, mais louca do que já sou). Mas ao ver os demais comentários, vi que não estou só desta vez. Isso é o que faz essas banquinhas, não sabem formular questões inteligentes então jogam isso, ou como disse alguém aí, só decoreba, como a prova de contabilidade ISS Criciúma: só decoreba de textos do CPC. É POR ISSO QUE MESMO SC SENDO UM ESTADO XENOFOBO, AINDA ASSIM FOI COLOCADA PARA CORRER DO CONCURSO DO ICMS.

  • Utilizamos letras e números para os papéis de trabalho. As letras para os grandes grupos e os números para os graus menores de agrupamentos. Por exemplo: o Ativo Circulante poderia ser A e as disponibilidades poderiam ser A1, por sua vez o Caixa poderia ser A1.1. Assim, para os grandes grupos, devemos utilizar as letras apenas. Resposta: A