SóProvas


ID
1121218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à amostragem estatística.

No caso de um auditor se deparar com grandes populações, deverá aumentar proporcionalmente o tamanho da amostra, para assegurar o mesmo grau de confiança que alcançaria no caso de uma população pequena.

Alternativas
Comentários
  • "A decisão quanto ao uso de abordagem de amostragem estatística ou não estatística é uma questão de julgamento do auditor, entretanto, o tamanho da amostra não é um critério válido para distinguir entre as abordagens estatísticas e não estatísticas.
    - quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra."

    Curso - Auditoria p/ AFT - Aula 02, págs. 10 e 11 - Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle - Estratégia Concursos - 2013

  • No caso de grandes populações, o auditor deve estratificar a amostragem, que consiste em dividir uma população em subpopulações (estratos), cada um sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes. Assim, a amostragem é realizada separadamente em cada estrato, e os resultados de cada uma dessas amostras são combinados em um resultado final. 

  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.222/09

    Aprova a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria.


    Para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra. Assim, para pequenas populações, a amostragem de auditoria não é geralmente tão eficiente quanto os meios alternativos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Entretanto, ao usar a amostragem de unidade monetária, um aumento no valor monetário da população aumenta o tamanho da amostra, a menos que isso seja compensado por um aumento proporcional na materialidade para as demonstrações contábeis como um todo e, se aplicável, nível ou níveis de materialidade para classes específicas de operações, saldos de contas e divulgações).


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!
  • Na prática, ficaria inviável aumentar o tamanho da amostra proporcionalmente, pois a capacidade de trabalho do auditor está limitada por uma série de fatores, como tempo disponível, pessoal capacitado, dentre outros.
     

    Prof. Claudenir Brito

  • Proporcionalmente não! 

  • Se a população for homogênea, não há exatamente essa necessidade. E mesmo que aumente, não precisa ser proporcionalmente.

    Resposta: E.

  • Apêndice 3, fator 7 da NBC TA 530: Para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra. Assim, para pequenas populações, a amostragem de auditoria não é geralmente tão eficiente quanto os meios alternativos para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Entretanto, ao usar a amostragem de unidade monetária, um aumento no valor monetário da população aumenta o tamanho da amostra, a menos que isso seja compensado por um aumento proporcional na materialidade para as demonstrações contábeis como um todo e, se aplicável, nível ou níveis de materialidade para classes específicas de operações, saldos de contas e divulgações).

    gab. ERRADO.

  • As normas de auditoria esclarecem que o tamanho da população tem um efeito negligenciável. Isto é, a partir de determinado tamanho de população, a amostra praticamente não aumenta, pois todas as informações necessárias já foram capturadas, tornando-se redundantes.

    O gráfico abaixo ilustra esse efeito. Note que a amostra cresce de forma acentuada até determinado ponto. A partir do momento em que a população se torna razoavelmente grande, praticamente não há variação na amostra, evidenciado pelo achatamento da curva.

    .

    Resposta errado

  • O que faz o tamanho da amostra variar é o grau de confiança que se deseja obter.

  • Uma coisa é certa, quanto maior o tamanho da amostra (mais próximo do total da população), maior é o grau de confiança (ou pelo menos deveria ser).

  • Errado

    É o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidade de amostragem com características semelhantes.

    O objetivo da estratificação é reduzir a variabilidade de itens em cada estrato da população. A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem;

    Arthur Leone - Auditoria para concursos

  • De acordo com a NBC TA 530, “para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra.” Ainda, de acordo com os Apêndices 2 e 3 do normativo mencionado, tanto para os testes de controle quanto para os testes de detalhes a quantidade de unidades de amostragem da população tem efeito negligenciável em relação ao tamanho da amostra.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Mesmo que ele aumente proporcionalmente, não dá para assegurar o mesmo grau de confiança obtido em uma população menor.

    Gab. E

  • mesmo grau de confiiança em algo probabilistico ?

    não há como afirmarmos isso.

    questão errada

  • De acordo com a NBC TA 530, “para populações grandes, o tamanho real da população tem pouco efeito, se houver, no tamanho da amostra.” Ainda, de acordo com os Apêndices 2 e 3 do normativo mencionado, tanto para os testes de controle quanto para os testes de detalhes a quantidade de unidades de amostragem da população tem efeito negligenciável em relação ao tamanho da amostra.

    Gabarito: “ERRADO”.

  • #Respondi Errado!!!