-
Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de
determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas,
hospitais, etc.): 1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa; 2) o
grupo de controle, que não será exposto. As diferenças observadas nos resultados obtidos por
esses grupos, com algumas qualificações, poderão ser atribuídas à presença do programa. O
procedimento, para ser considerado um experimento em sentido estrito, requer que as unidades de
pesquisa, em ambos os grupos, sejam selecionadas de forma randômica ou aleatória. Isso visa
fortalecer a conclusão sobre o vínculo causal, garantindo que a maioria dos fatores não
manipulados pelo programa e que poderiam influenciar os seus resultados está uniformemente
distribuída entre os dois grupos. Dessa forma, apenas os efeitos do programa explicariam as
diferenças observadas.
Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU_ESPECIAL_04_de_19_03_2010_Manual_de_Auditoria_de_Na.pdf
-
GABARITO: CORRETO
Olá a todos.
Primeira parte da questão: "Entre os métodos mais empregados nas auditorias operacionais estão pesquisa documental, estudo de caso e pesquisa (survey). A pesquisa experimental, quase-experimental e não-experimental, utilizadas em avaliação de programas, também fazem parte das opções de estratégia metodológica. "
Segunda parte da questão: "Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.)
Fonte: MANUAL DE AUDITORIA OPERACIONAL: PÁGINAS 56 e 57 -----http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU_ESPECIAL_04_de_19_03_2010_Manual_de_Auditoria_de_Na.pdf
Bons estudos!
-
CERTO
Item aborda aspectos da pesquisa experimental, que é um dos métodos adotados nas auditorias operacionais, para avaliação de programas. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.61/63):
Portanto, item certo.
FONTE: PROF TONYVAN DE CARVALHO- TECCONCURSOS e ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
Item aborda aspectos da pesquisa experimental, que é um dos métodos adotados nas auditorias operacionais, para avaliação de programas. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.61/63):
A estratégia metodológica é a forma geral do desenho investigativo que será adotado na auditoria e deve ser especificado nas colunas de procedimentos de coleta e análise de dados. Devem-se registrar a abordagem e os métodos que serão empregados na investigação de cada questão e sub-questão formulada. A estratégia metodológica está diretamente relacionada com a qualidade das evidências que podem ser obtidas, o que, por sua vez, influirá na confiabilidade das conclusões do trabalho.
[...]
Entre os métodos mais empregados nas auditorias operacionais estão pesquisa documental, estudo de caso e pesquisa (survey). A pesquisa experimental, quase experimental e não-experimental, utilizadas em avaliação de programas, também fazem parte das opções de estratégia metodológica. Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.):
1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa;
2) o grupo de controle, que não será exposto. As diferenças observadas nos resultados obtidos por esses grupos, com algumas qualificações, poderão ser atribuídas à presença do programa.
-
O auditor que realizará uma ANOP precisa ter habilidades diferenciadas em relação aos que executam auditorias de conformidade ou financeiras. As normas de auditoria operacional exigem que o auditor possua sólidos conhecimentos de auditoria, projeto de pesquisa, métodos de ciências sociais e técnicas de investigação ou avaliação. .
Também inclui habilidades pessoais tais como capacidade analítica, capacidade de escrita e de comunicação, criatividade e receptividade em relação a visões e argumentos. A auditoria operacional também requer bom conhecimento das organizações, dos programas e das funções governamentais relacionados ao objeto de auditoria, e pode exigir especialização em ciências sociais, físicas, informáticas ou outras ciências, bem como conhecimentos jurídicos.
Repare que um dos conhecimentos exigidos é justamente o de pesquisa, cobrado nesta questão.
A pesquisa experimental pode ser utilizada pelo auditor durante uma ANOP. Vamos supor que o governo federal institua um programa de governo para atender a crianças em situação de vulnerabilidade social. O auditor pode fazer uma pesquisa experimental e dividir as crianças em dois grupos: o grupo de crianças que participou do programa governamental e o grupo de crianças que não foi alcançado pelo programa.
Se o grupo que participou do programa apresentou diminuição de sua vulnerabilidade social, o auditor já tem um indicativo de que o programa do governo CAUSOU o efeito positivo gerado. Isto pode ser uma forma de avaliar a efetividade
Gabarito: Certo
-
De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU (p. 65. Disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf, acessado em 04/02/2022):
"Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.): 1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa; 2) o grupo de controle, que não será exposto."