SóProvas



Questões de Auditoria Operacional ou de Gestão


ID
96256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Na classificação dos tipos de auditoria, a que avalia a eficácia dos resultados em relação aos recursos disponíveis, bem como a economicidade, a eficiência, a efetividade e a qualidade dos controles internos existentes, é denominada auditoria

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Operacional: Atua nas áreas inter-relacionadas do órgão/entidade, avaliando a eficácia dos seus resultados emrelação ao recursos materiais, humanos e tecnológicosdisponíveis, bem como a economicidade e eficiênciados controles internos existentes para a gestão dosrecursos públicos. Sua filosofia de abordagem dos fatosé de apoio, pela avaliação do atendimento às diretrizese normas, bem como pela apresentação de sugestõespara seu aprimoramento.
  • a)Contábil: é a técnica que, utilizada no exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de um órgão ou entidade, objetiva obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.. Errado!b)De gestão: objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.. Errado!c)De sistemas: objetiva assegurar a adequação, privacidade dos dados e informações oriundas dos sistemas eletrônicos de processamento de dados, observando as diretrizes estabelecidas e a legislação específica.. Errado!d)Operacional: Conforme comentário da nossa colega abaixo, Correto!e)De qualidade: Fora de cogitação!Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/SENADO/scint/insticonceitos_auditoria_gov_5_tipos.asp
  • controle interno --> Testes de Observância --> aderência --> controles --> efetividade operacional.

    Bons estudos.

  • Outra questão bastante simples. Mencionou economicidade, eficiência, efetividade e falou em “resultados”. Ou seja, tem tudo a ver com desempenho. E qual é a auditoria que avalia desempenho? Auditoria operacional!

    Resposta: D

  • 1.      Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva emitir opinião com vistas a CERTIFICAR a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    2.      Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em TEMPO REAL sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    3.      Auditoria Contábil: compreende o EXAME DE REGISTROS E DOCUMENTOS e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Responsável por verificar a efetiva aplicação de recursos externos oriundos de agentes financeiros por entidades públicas executoras de projetos celebrados com esses agentes, com a finalidade de emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    4.      Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE, EFETIVIDADE.

    5.      Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos de auditoria não inseridos em outras classes de atividades.


ID
330721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca de noções básicas de auditoria, julgue os próximos itens.

A auditoria de acompanhamento da gestão compreende o exame dos registros e documentos e tem a finalidade de obter elementos comprobatórios suficientes para opinar se os demonstrativos refletem a situação econômica da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    Auditoria de Acompanhamento de Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
  • Questão sobre os Tipos de Auditoria Governamental, segundo a IN 01/2001 da Secretaria Federal de Controle.

    A questão versa sobre a AUDITORIA CONTÁBIL: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

    A correta definição de AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    GABARITO: QUESTÃO ERRADA
  • A Questão refere-se a AUDITORIA CONTÁBIL

    Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e
    confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma
    unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar
    se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se
    as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação
    econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais
    situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos
    externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas
    executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação
    e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001
  • RESOLUÇÃO: Trata-se da Auditoria Contábil, que compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

  • Auditoria Contábil:

    Conceito: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    Objetivo: obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

    Objeto: verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

  • 1.      Auditoria de Avaliação da Gestão: objetiva emitir opinião com vistas a CERTIFICAR a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    2.      Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em TEMPO REAL sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    3.      Auditoria Contábil: compreende o EXAME DE REGISTROS E DOCUMENTOS e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Responsável por verificar a efetiva aplicação de recursos externos oriundos de agentes financeiros por entidades públicas executoras de projetos celebrados com esses agentes, com a finalidade de emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    4.      Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE, EFETIVIDADE.

    5.      Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos de auditoria não inseridos em outras classes de atividades.

  • auditoria contabil - situacao economica

  • auditoria contabil - situacao economica


ID
652720
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos tipos de auditoria governamental, é correto afirmar que a Auditoria

Alternativas
Comentários
  • Trocou os conceitos! 
     
    Gabarito: C 
     
    Acompanhamento da Gestão tem como objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos de uma unidade ou entidade pública, evidenciando melhorias e economias existentes no processo. 
     
    Contábil compreende o exame dos registros e documentos e da coleta de informações e confirmações com o objetivo de controlar corretamente o patrimônio da unidade ou entidade pública. 
     
    Operacional tem por finalidade emitir uma opinião sobre a gestão da unidade ou entidade pública quanto aos aspectos de eficiência, economicidade e eficácia. 
     
    Especial objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária e são realizadas com o intuito de atender determinação expressa de autoridade competente. 
     
    Avaliação de Gestão tem por finalidade verificar a probidade na aplicação dos recursos públicos, na guarda e administração dos bens da unidade ou entidade pública.

  • RESOLUÇÃO: Vejamos item por item:

    Item A: Definição para Auditoria de Acompanhamento de Gestão.

    Item B: Definição para Auditoria Contábil.

    Item C: Correto.

    Item D: Definição para Auditoria Especial.

    Item E: Definição para Auditoria de Avaliação da Gestão

  • Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditorias não inseridos em outras classes de atividades.


ID
701518
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a correta definição da modalidade de auditoria denominada auditoria de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

     Auditoria de Gestão: Esta modalidade de auditoria encarrega-se de examinar e avaliar em profundidade os sistemas políticos, critérios e procedimentos utilizados pelos gestores no que tange à sua área de planejamento estratégico, tático e principalmente no processo decisório. Ela é realizada ao longo de todo o processo de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potencialmente positivos e uma entidade prestadora de serviços de saúde, contribuindo para melhoria global do desempenho institucional (ALMEIDA, 1996).

    bons estudos


ID
817606
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria operacional surgiu da necessidade de melhorar os informes apresentados pelos auditores no que se refere aos resultados da gestão privada e pública em face das limitações das informações financeiras. A auditoria operacional preocupa-se em verificar a economia, a eficiência e a eficácia.

Com relação ao conceito de auditoria operacional, analise as sentenças a seguir.
I. Economicidade: é apresentar um desempenho satisfatório sem desperdício, ou seja, gastar bem.
II. Eficiência: representa a relação entre os bens ou serviços produzidos e os recursos utilizados para produzi-los.
III. Eficácia: é a relação entre os objetivos planejados e os resultados alcançados.

A análise permite concluir que está(ao) CORRETO(S)

Alternativas
Comentários
  •  Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.
  • Não compreendi o por quê da alternativa I não estar correta. Alguém poderia me ajudar?

    Ah! E além desses conceitos, existe um quarto que é a EFETIVIDADE, utilizada para comparar os programas realizados, se foram efetivos ou não, isoladas as variáveis exógenas.
  • Tb não entendi pq o item I está errado... :/

  • banquinha


ID
912115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional,
julgue os próximos itens.

Considere que um auditor tenha verificado a definição de indicadores de desempenho sobre os resultados obtidos na condução de um negócio, tendo avaliado, ainda, o desempenho das ações implementadas após sua execução, com foco nos resultados da empresa. Nessa situação, a auditoria realizada é de conformidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A utilização de indicadores de desempenho ocorre na Auditoria Operacional.

    Já a auditoria de conformidade está relacionado a estar de acordo com um regulamento, norma (compliance).
  • O Tribunal de Contas da União define Auditoria de Conformidade como sendo o Instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.


    http://alipiofilho.blogspot.com.br/2011/08/auditoria-de-conformidade-o-que-e.html

  • gab. E

    TIPOS DE AUDITORIA:

    AVALIAÇÃO DE GESTÃO

    ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO

    CONTÁBIL

    OPERACIONAL

    ESPECIAL

    FORMAS DE EXECUÇÃO DE AUDITORIA:

    DIRETA( CENTRALIZADA, DESCENTRALIZADA E INTEGRADA)

    INDIRETA (COMPARTILHADA E TERCEIRIZADA)

    SIMPLIFICADA


  • ERRADO

     

    Auditoria operacional: objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficáciaefetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

  • RESOLUÇÃO: O Tribunal de Contas da União define Auditoria de Conformidade como sendo o instrumento de fiscalização utilizado para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis jurisdicionados. A auditoria de conformidade é uma das classificações de Auditoria de Regularidade, que divide-se em

    Auditoria de Conformidade e Auditoria Contábil. Sempre que se falar em verificar a legalidade e legitimidade, trata-se de Auditoria de Regularidade (Conformidade ou Contábil).

      

     A questão trata da Auditoria Operacional (também chamada Auditoria de Desempenho), que objetiva examinar os “Es” (eficiência, eficácia e economicidade) das atividades da entidade.

  • Auditoria Operacional ou de DESEMPENHO.

    Bons estudos.

  • Auditoria de conformidade --> Legalidade e Legitimidade

  • São três tipos de auditoria no setor público, segundo a INTOSAI:

    Auditoria de Conformidade: Avaliação de legalidade e legitimidade de atos administrativos. O critério é normativo (Leis, Normas, Regulamentos).

    Auditoria Operacional: Avaliação de Desempenho. O critério são relativos aos 4Es (eficiência, eficácia, efetividade e economicidade).

    Auditoria Financeira: Avaliação das Demonstrações Contábeis. O critério é a estrutura de relatório financeiro aplicável.

    No caso da questão, não há avaliação de legalidade e legitimidade. Portanto, não podemos falar em auditoria de conformidade.

    Mas repare que a questão falou sobre “indicadores de desempenho”, “desempenho das ações” e “foco nos resultados”. Ou seja, só podemos estar falando da auditoria que visa justamente avaliar desempenho: a auditoria operacional.

    Portanto, questão errada. Neste caso, a auditoria realizada é operacional (e não de conformidade).

    Resposta: Errado

  • mais uma questao sobre o assunto

    Q61146


ID
912121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional,
julgue os próximos itens.

O exame da economicidade, requerido em uma auditoria, poderá abranger a verificação de práticas gerenciais, sistemas de gerenciamento, benchmarking de processos de compra e outros procedimentos e itens afetos à auditoria de gestão, sem interposição com a auditoria operacional.

Alternativas
Comentários
  • auditoria operacional: economicidade, eficiencia, eficacia e efetividade.
    auditoria de conformidade: legalidade, legitimidade e economicidade.
    lembrando as uma pode ser sobreposta a outra. o erro da questão é o termo. sem.
  • O exame da economicidade poderá abranger a verificação de práticas 

    gerenciais, sistemas de gerenciamento, benchmarking de processos de compra e 

    outros procedimentos afetos à auditoria operacional, enquanto o exame estrito da 

    legalidade de procedimentos de licitação, fidedignidade de documentos, eficiência 

    dos controles internos e outros deverão ser objeto de auditoria de conformidade. 

    Na prática, poderá haver alguma superposição entre auditoria de conformidade 

    e auditoria operacional. Nesses casos, a classificação de uma auditoria específica 

    dependerá do objetivo primordial da auditoria (ISSAI 100/41, 2001).

    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2058980.PDF

  • Auditoria operacional, lembrar dos 4Es:

    -Economicidade

    -Eficiência

    -Eficácia

    -Efetividade.

    Falou de um desses 4Es é Auditoria Operacional.


    Bons Estudos


  • GAB E

    TIPOS DE AUDITORIA

    AUDITORIA  DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO

    AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO

    AUDITORIA CONTÁBIL

    AUDITORIA OPERACIONAL (EFICIENCIA, ECONOMICIDADE, EFICACIA E EFETIVIDADE)

  • Em uma auditoria operacional, a economicidade pode ser um dos aspectos avaliados. Para avaliar a economicidade, o auditor precisa avaliar se o gestor público minimizou o uso dos recursos.

    Para isso, ele terá que avaliar quais as práticas gerenciais adotadas pelo auditado, que sistemas ele utiliza para administrar os recursos públicos, bem como identificar se o auditado estrutura bem os seus processos de trabalho. Para isso, ele pode comparar as práticas de gestão do auditado com uma referência (o chamado benchmarking).

    E, claro, tudo isso tem a ver com a auditoria operacional.

    Para fins de curiosidade, a “auditoria de gestão”, citada pelo enunciado era um equivalente da auditoria operacional para as unidades de auditoria interna governamental do Poder Executivo Federal. Hoje, ela não mais existe.

    Gabarito: Errado


ID
912124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das técnicas de auditoria analítica e auditoria operacional,
julgue os próximos itens.

Na verificação dos procedimentos e normas alocadas ao processo operacional, a auditoria deve avaliar o cumprimento das normas internas, considerando as metas estabelecidas e as políticas definidas pela organização, em assessoramento à alta administração.

Alternativas
Comentários
  • audiroria de conformidade: analisa os regulamentos....
  • Auditoria de processo

    "uma atividade de avaliação independente de assessoramento à alta gestão da empresa, que visa à avaliação dos sistemas de controle envolvidos e verificação dos procedimentos e normas alocados no desenvolvimento no negocio exercido, atentando para o desempenho operacional e eficácia obtida por suas áreas produtivas, considerando os planos de metas, macros objetivos e políticas definidas pela organização."

    Fonte: http://www.contabeis.com.br/artigos/54/introducao-a-auditoria-de-processo/

  • AUDITORIA INTERNA É RESPONSÁVEL POR ISSO.

    Se citar que a independente avalia a operacionalidade , MARQUE ERRADO


ID
1121224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos tipos de auditoria, julgue os itens a seguir.

A auditoria operacional ou de desempenho é a que procede a avaliações quanto aos aspectos conhecidos como os 4 Es, entre os quais se destaca a equidade, em consonância com o princípio da justiça social.

Alternativas
Comentários
  • "...a Auditoria de desempenho ou operacional divide-se em três áreas principais: 

    1. Auditoria de Eficiência e Economicidade: que segundo o autor se propõe a analisar se: 
    a. o órgão está adquirindo, protegendo e empregando seus recursos econômica e eficientemente; 
    b. o órgão tem cumprido as leis e regulamentos aplicáveis em matéria de Economia e eficiência; 
    c. é adequado o grau de eficiência e Economia alcançado pelo órgão, ou se há causas de ineficiências ou práticas antieconômicas. 
    2. Auditoria de Eficácia: que objetiva medir o grau dos resultados ou benefícios alcançados em determinado programa, ou ainda, objetiva verificar se a administração, através de um projeto ou meta, conseguiu atingir os objetivos a que se propôs, inclusive os estabelecidos pelas normas pertinentes. 
    3. Auditoria de Efetividade: que visa mensurar o efeito ou impacto transformador de uma Ação que quer se modificar.
    Fonte: http://www.classecontabil.com.br/artigos/ver/265
  • A auditoria operacional ou de desempenho é a que procede a avaliações quanto aos aspectos conhecidos como os 4 Es, entre os quais se destaca a equidade, em consonância com o princípio da justiça social.(ERRADO)

    As 4 dimensões da auditoria operacional são: EFICIÊNCIA, ECONOMICIDADE, EFICÁCIA e EFETIVIDADE. (4 ES)

  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.130/08 

    Aprova a NBC T 16.3 – Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil. 


    Para efeito desta Norma, entende-se por:

    Avaliação de desempenho: a ferramenta de gestão utilizada para a aferição de aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações executadas por entidades do setor público


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • A Equidade faz parte da Auditoria Operacional ou de Desempenho.

     Os resultados indicam que o controle externo da administração pública contribui para a melhoria do desempenho nos órgãos auditados, quando se utiliza de auditorias de natureza operacionais (Anops) sob os aspectos da economia, eficiência, eficácia, efetividade e equidade — os quais são componentes básicos de uma boa gestão responsável.  http://revista.tce.mg.gov.br/Content/Upload/Materia/2421.pdf
    O erro da questão está na parte  em consonância com o princípio da justiça social , igualdade/desigualdade social nada tem a ver com auditoria operacional.
  • http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-operacional-concurso-tce-pr-4/


  • o cara mete uma "justiça social" no meio, aí você pensa - "será que o examinador 'viajou' e vai dar certo?" ...

  • sabemos que o TCU define a Auditoria Operacional como o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Assim, as auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise, os 4 Es citados na definição, dentre os quais não se inclui a equidade.

    Gabarito: ERRADO    

  • De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, as 4 dimensões da auditoria operacional são, (4Es):

    ECONOMICIDADE,

    EFICIÊNCIA,

    EFICÁCIA e

    EFETIVIDADE.

    equidade não faz parte dos 4Es!

    CUIDADO: as NAG incluem equidade no contexto sa auditoria operacional, pois o item 1102.1.2 fala em "criterios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, etica e protecao ao meio ambiente, alem de aspectos de legalidade"

    Se a questao mencionar 4Es, ela quer os 4Es do Manual do TCU, não os varios critérios da NAG!

  • GAB: ERRADO

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, os 4 Es seriam: economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. Veja:

    1 Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    ATENÇÃO!!

    Outras normas de auditoria governamental já incluem a equidade no contexto da auditoria operacional. É o caso das NAG. Vejamos:

    1102.1.2 – AUDITORIA OPERACIONAL: exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.

    Entendemos que, ao mencionar especificamente os chamados 4 Es, o examinador se baseou no Manual de Auditoria Operacional do TCU.

  • Esta é aquela questão “canto da sereia”. É tão bonita, mas tão bonita (fala até em justiça social!), que o candidato pensa que está certa! Hahaha

    No entanto, esta questão está errada mesmo. Os 4Es da auditoria operacional são: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.

    Não tem equidade no meio.

    Resposta: Errado

  • A equidade não é aspecto de exame independente e objetivo da auditoria operacional. Apenas os 4 Es são.

    São os 4 Es:

    - Economicidade;

    - Eficiência;

    - Eficácia;

    - Efetividade.

    A equidade é um aspecto subjetivo, que pode ser avaliado com o objetivo de subsidiar a accauntability de desempenho da ação governamental.

    Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU, p. 14. Disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf, acessado em 04/02/2022


ID
1121230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos tipos de auditoria, julgue os itens a seguir.

Entre os métodos empregados nas auditorias operacionais, a pesquisa experimental, utilizada em avaliação de programas, faz parte das opções de estratégia metodológica. Nesse tipo de pesquisa, procura-se verificar se o programa adotado é a causa do efeito obtido, comparando-se os resultados de dois grupos, um exposto e outro não exposto ao programa.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de 

    determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, 

    hospitais, etc.): 1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa; 2) o 

    grupo de controle, que não será exposto. As diferenças observadas nos resultados obtidos por 

    esses grupos, com algumas qualificações, poderão ser atribuídas à presença do programa. O 

    procedimento, para ser considerado um experimento em sentido estrito, requer que as unidades de 

    pesquisa, em ambos os grupos, sejam selecionadas de forma randômica ou aleatória. Isso visa 

    fortalecer a conclusão sobre o vínculo causal, garantindo que a maioria dos fatores não 

    manipulados pelo programa e que poderiam influenciar os seus resultados está uniformemente 

    distribuída entre os dois grupos. Dessa forma, apenas os efeitos do programa explicariam as 

    diferenças observadas. 


    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU_ESPECIAL_04_de_19_03_2010_Manual_de_Auditoria_de_Na.pdf


  • GABARITO: CORRETO
    Olá a todos.


    Primeira parte da questão: "Entre os métodos mais empregados nas auditorias operacionais estão pesquisa documental, estudo de caso e pesquisa (survey). A pesquisa experimental, quase-experimental e não-experimental, utilizadas em avaliação de programas, também fazem parte das opções de estratégia metodológica. "

    Segunda parte da questão: "Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.)

    Fonte: MANUAL DE AUDITORIA OPERACIONAL:  PÁGINAS 56 e 57 -----http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU_ESPECIAL_04_de_19_03_2010_Manual_de_Auditoria_de_Na.pdf


    Bons estudos!



  • CERTO

    Item aborda aspectos da pesquisa experimental, que é um dos métodos adotados nas auditorias operacionais, para avaliação de programas. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.61/63):

    Portanto, item certo.

    FONTE: PROF TONYVAN DE CARVALHO- TECCONCURSOS e ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Item aborda aspectos da pesquisa experimental, que é um dos métodos adotados nas auditorias operacionais, para avaliação de programas. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.61/63):

    A estratégia metodológica é a forma geral do desenho investigativo que será adotado na auditoria e deve ser especificado nas colunas de procedimentos de coleta e análise de dados. Devem-se registrar a abordagem e os métodos que serão empregados na investigação de cada questão e sub-questão formulada. A estratégia metodológica está diretamente relacionada com a qualidade das evidências que podem ser obtidas, o que, por sua vez, influirá na confiabilidade das conclusões do trabalho.

    [...]

    Entre os métodos mais empregados nas auditorias operacionais estão pesquisa documental, estudo de caso e pesquisa (survey). A pesquisa experimental, quase experimental e não-experimental, utilizadas em avaliação de programas, também fazem parte das opções de estratégia metodológica. Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.):

    1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa;

    2) o grupo de controle, que não será exposto. As diferenças observadas nos resultados obtidos por esses grupos, com algumas qualificações, poderão ser atribuídas à presença do programa.

  • O auditor que realizará uma ANOP precisa ter habilidades diferenciadas em relação aos que executam auditorias de conformidade ou financeiras. As normas de auditoria operacional exigem que o auditor possua sólidos conhecimentos de auditoria, projeto de pesquisa, métodos de ciências sociais e técnicas de investigação ou avaliação. .

    Também inclui habilidades pessoais tais como capacidade analítica, capacidade de escrita e de comunicação, criatividade e receptividade em relação a visões e argumentos. A auditoria operacional também requer bom conhecimento das organizações, dos programas e das funções governamentais relacionados ao objeto de auditoria, e pode exigir especialização em ciências sociais, físicas, informáticas ou outras ciências, bem como conhecimentos jurídicos.

    Repare que um dos conhecimentos exigidos é justamente o de pesquisa, cobrado nesta questão. 

    A pesquisa experimental pode ser utilizada pelo auditor durante uma ANOP. Vamos supor que o governo federal institua um programa de governo para atender a crianças em situação de vulnerabilidade social. O auditor pode fazer uma pesquisa experimental e dividir as crianças em dois grupos: o grupo de crianças que participou do programa governamental e o grupo de crianças que não foi alcançado pelo programa. 

    Se o grupo que participou do programa apresentou diminuição de sua vulnerabilidade social, o auditor já tem um indicativo de que o programa do governo CAUSOU o efeito positivo gerado. Isto pode ser uma forma de avaliar a efetividade

    Gabarito: Certo

  • De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU (p. 65. Disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf, acessado em 04/02/2022):

    "Pesquisa Experimental: Na pesquisa experimental, para verificar se um programa é a causa de determinado efeito, selecionam-se dois grupos de unidades de pesquisa (pessoas, escolas, hospitais, etc.): 1) o grupo experimental ou de tratamento, que será exposto ao programa; 2) o grupo de controle, que não será exposto."


ID
1165777
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação aos métodos e tipos de auditoria, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão, por favor?


ID
1183819
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Avaliar o nível de operacionalização das unidades consoante os normativos vigentes, contribuir para otimização da dinâmica de autuação das unidades por meio de ações preventivas, cobrindo produtos, serviços e infraestrutura; verificar a adequacidade das normas operacionais e unidades em função da evolução tecnológica de cada organização; e estimular a qualidade organizacional, entre outros não menos importantes, são objetivos gerais relativos à:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de trocar atuação por autuação, trata-se da auditoria operacional mesmo, que a banca deveria contratar para evitar esses erros na redação de questões. 

  •  Gabarito e) auditoria operacional.

     

  • Só faltava falar marque auditoria operacional. Apareceu 39 vezes a palavra operacional no enunciado da questçao

  • Tipos de auditoria Governamental

    1 Auditoria de Gestão – Objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados.

    2 Auditoria de Programas – Objetiva acompanhar, examinar e avaliar a execução de programas e projetos governamentais específicos, bem como a aplicação de recursos descentralizados.

    3 Auditoria Operacional – Consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar procedimentos.

    4 Auditoria Contábil – Objetiva obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações contábeis, refletem, adequadamente, a situação econômico-financeira do patrimônio.

    5 Auditoria de Sistemas – Objetiva assegurar a adequação, privacidader dos dados e informações oriundas dos sistemas eletrônicos de processamento de dados.

    6 Auditoria Especial – Objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinárias, sendo realizadas para atender a determinação de autoridade competente.

    7 Auditoria da Qualidade – Tem por objetivo permitir a formação de uma opinião mais concreta sobre o desempenho gerencial dos administradores públicos, servindo como estímulo a adoção de uma cultura gerencial voltada para o atingimento de resultados dentro dos princípios da qualidade, identificando os pontos fortes e fracos da organização.

    8 Auditoria Integral – Envolve o exame dos controles, processos e sistemas utilizados para gerenciar os recursos da organização.

  • (...) “normas operacionais”.

    Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

    Gab E


ID
1572994
Banca
FUNCERN
Órgão
SEBRAE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a seguir o tipo de Auditoria que atua nas áreas inter-relacionadas das empresas, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e eficiência dos controles internos existentes. Sua filosofia de abordagem dos fatos é de apoio, pela avaliação do atendimento às diretrizes e normas, bem como pela apresentação de sugestões para seu aprimoramento.

Alternativas
Comentários
  • A forma tradicional de fiscalizar consiste no processo de verificar de livros, notas empenhos e fiscais. A Auditoria Operacional busca algo a mais, possui um propósito mais ambicioso, que une a antiga tradição de auditar com o novo olhar para o resultado”.

  • Auditoria Operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. (Manual de Auditoria Operacional - baseado nas Diretrizes da Intosai para auditoria de desempenho)

     

  • ASSERTIVA D - AUDITORIA OPERACIONAL.

    Auditoria Operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. (Manual de Auditoria Operacional - baseado nas Diretrizes da Intosai para auditoria de desempenho)

     

  • d)

    A forma tradicional de fiscalizar consiste no processo de verificar de livros, notas empenhos e fiscais. A Auditoria Operacional busca algo a mais, possui um propósito mais ambicioso, que une a antiga tradição de auditar com o novo olhar para o resultado�.

  • Letra D


ID
1573000
Banca
FUNCERN
Órgão
SEBRAE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a seguir o tipo de Auditoria que atua nas áreas inter-relacionadas da empresa, certificando a regularidade das contas, bem como, a economicidade e eficiência dos controles internos existentes, compreendendo, entre outros aspectos, a análise da adequação dos instrumentos de gestão – contratos, convênios, acordos, ajustes e outros congêneres – para consecução dos planos, programas, projetos e atividades desenvolvidas pelos gestores.

Alternativas
Comentários
  • A Auditoria de Gestão também é conhecida com Operacional, ou de Desempenho, para mim questão com duas respostas

  • Muito ambigua

    Marquei como operacional

     

     

  • Auditoria de Gestão é diferente de operacional. Cuidado, existem diversas classificações diferentes e conflitantes sobre "tipos de auditoria""
    Abaixo seguem as mais cobradas em concursos.

     

    I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos. 

     

    II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional. 

     

    III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas. 

     

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

     

    V. Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

     

  • Questão estranha!

     

    A Resposta é Auditoria de Avaliação de Gestão( Certificar regularidade das contas).

    Auditoria de Gestão pode ser de acompanhamento ou de avaliação.

  • Tem algum erro. Essa questão está duplicada, veja: Q524329. Nesta questão, o gabarito é d)Auditoria Operacional.


ID
1585231
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A área de TI de uma empresa está passando por uma auditoria que objetiva avaliar os processos de Governança, com o objetivo de se atuar tempestivamente sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos da unidade organizacional, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da missão institucional da Companhia. Essa auditoria é classificada como de espécie

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    http://www.cgu.gov.br/sobre/legislacao/arquivos/instrucoes-normativas/in-01-06042001.pdf

  • Gab B

    Tipos de Auditoria Governamental:

    1. AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO

    Objetivo:

     - Emitir uma opinião com vistas a certificar a regularidade das contas públicas;

    - Verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.

    - Verificar a probidade na aplicação de dinheiros públicos ou na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confirmados.

    2. AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO

    Objetivo: atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho de sua missão institucional. 

    3. AUDITORIA CONTÁBIL

    Objetivo: 

    - Opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações refletem, adequadamente, a situação econômico financeira do patrimônio 

    - Verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais.

    4. AUDITORIA OPERACIONAL

    Objetivo: Emitir uma opinião sobre a festão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.

    5. AUDITORIA ESPECIAL

    Objetivos: examinar os fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.

    Bons estudos.

  • Tempestivamente : em tempo real , acompanhando ….

ID
1650739
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de um conjunto de fatores organizacionais em entidades do setor público ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar o cumprimento dos objetivos da organização.

Considerando os objetivos e as estratégias da auditoria operacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em auditoria operacional, ao final dos trabalhos, o auditor emite uma avaliação acerca dos fatos examinados. Dessa forma, até posso concordar que a letra E está errada, pois não há a emissão de umparecer (embora várias bancas não considerem isso um erro).

    Entretanto, dizer que revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional, no meu entendimento, também está errado, pois não há essa classificação nas principais normas de auditoria.

    Portanto, entendo que há margem para recurso.



    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-tcm-sp-prova-comentada/

  • Pessoal.... fiquei realmente sem entender o gabarito desta questão. Além disso, a pergunta que cabe no momento: Auditoria Operacional não gera um parecer, mas sim uma avaliação? Poxa, estou na busca dessa referência. Alguém pode me ajudar? Obrigada


  • I. Extensão do trabalho

     

    A extensão do trabalho definirá uma das três formas de auditoria, abaixo discriminadas:


    I.1 Auditoria geral

     

    A auditoria geral é aquela exercida sobre todos os elementos componentes do patrimônio e sobre todas as operações do exercício auditado, sendo a mais completa em extensão, podendo apenas variar em profundidade, fundamentando o trabalho realizado no exame integral ou por testes das operações registradas e ser eventual ou permanente, neste último caso, sendo realizada de forma continuada ou periódica.


    I.2 Auditoria parcial

     

    A auditoria parcial tem por finalidade examinar apenas uma ou algumas das demonstrações contábeis, livros, contas ou atos de gestão, com objetivos específicos, conforme os interesses da administração, dos investidores, dos credores, do fisco, etc.


    I.3 Revisão limitada

     

    A revisão limitada compreende um conjunto específico de exames no qual não se aplicam todas as normas de auditoria, sendo utilizada nas circunstâncias em que seja inviável a realização da auditoria geral, especialmente em caráter de urgência, como o levantamento do balanço em data em que não coincida com a do encerramento do exercício, mas que se torne urgente o parecer do auditor.

     


    http://www.fiscosoft.com.br/main_online_frame.php?page=/index.php?PID=135525&key=2755688

  • Ao ciclo completo da auditoria operacional compreende as etapas de seleção, planejamento, execução, análise, elaboração de relatório, comentário do gestor, apreciação pela Corte, divulgação e monitoramento. Logo, ao final da Adutoria Operacional o Auditor emite um Relatorio. 

    Querida Karine, As avaliações de programas são estudos individuais sistemáticos que ava- liam como funciona um programa. As avaliações de programas costu- mam examinar uma gama de informações sobre o desempenho dos programas e seu contexto que tem um alcance mais amplo do que é factível controlar durante seu funcionamento habitual. Uma avaliação de programa permite uma mensuração geral do funcionamento do progra- ma e do que pode ser feito para melhorar seus resultados. As avaliações de programas constituem um tipo de estudo que pode ser executado pelas EFSs sob o título geral de auditorias operacionais. O Auditor nao emite uma Avaliacao, a Avaliacao nao é um documento, mas um Procedimento. O Documento quemo Auditor emite chama-se Relatorio Aplicavel

  • TERCEIRA VEZ QUE APARECE ESSA QUESTÃO COMO SENDO UMA QUESTÃO DIFERENTE

  • Item I – Certo. Quanto maior o risco, maior deve ser a amostra.

    Item II – Certo. Qualquer amostragem incorre em riscos.

    Item III – Errado. Ao atribuir mais confiança no resultado do que a merecida, ou ao acreditar que não há distorções, quando de fato há, inadvertidamente reduz-se os procedimentos de auditoria, afetando a eficácia e podendo conduzir a auditoria para uma opinião inadequada sobre as DC.

    Item IV – Errado. Afetam a eficiência.

    Gabarito A

  • Segundo a ISSAI 100:

    30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo. Constituem o objeto ou a informação sobre o objeto nos três tipos de auditoria cobertos pelas ISSAI os seguintes: [...]


ID
1662304
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de um conjunto de fatores organizacionais em entidades do setor público ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar o cumprimento dos objetivos da organização.

Considerando os objetivos e as estratégias da auditoria operacional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Emitir parecer = Expressar opinião.


    Na letra "e" o erro está no trecho: "...o auditor deve emitir um parecer com a sua opinião..."
  • Em auditoria operacional, ao final dos trabalhos, o auditor emite uma avaliação acerca dos fatos examinados. Dessa forma, até posso concordar que a letra E está errada, pois não há a emissão de um parecer (embora várias bancas não considerem isso um erro).

    Entretanto, dizer que revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional, no meu entendimento, também está errado, pois não há essa classificação nas principais normas de auditoria.

    Portanto, entendo que há margem para recurso.

    fonte: Rodrigo Fontenelle.

     

  • Acredito que o erro se deve ao fato de, na Auditoria Operacional, o auditor não emite um parecer e sim uma PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO, conforme o Manual de Auditoria Operacional do TCU.

    MANUAL DE AUDITORIA OPERACIONAL DO TCU

    173 O relatório de auditoria divide-se em elementos pré-textuais, texto e elementos pós-textuais. Os elementos pré-textuais são: folha de rosto, resumo, lista de siglas, lista de figuras, lista de tabelas e sumário. O texto compõe-se de: introdução; visão geral; capítulos principais; análise dos comentários do gestor; conclusão e proposta de encaminhamento. Os elementos pós-textuais são: apêndices; referências e glossário.

    Conclusão

    190 Esse capítulo deve trazer as respostas às questões de auditoria. As conclusões devem responder aos objetivos da auditoria, basear-se na racionalidade e em critérios específicos da auditoria (ISSAI 3000/4.5, 2004). As conclusões do relatório são afirmações da equipe, deduzidas dos achados. Devem destacar os pontos mais importantes da auditoria e as principais propostas de deliberações (ISSAI 3000/4.3, 2004).

    191 Conclusões são afirmações sintéticas e, como tal, inevitavelmente omitem ou simplificam algumas das informações registradas no corpo do relatório (NAO, 200-).

    192 A conclusão deve destacar de forma equilibrada os pontos fortes do objeto de auditoria, as principais oportunidades de melhoria de desempenho e os possíveis benefícios esperados quantificando-os, sempre que possível, em termos de economia de recursos ou de outra natureza de melhoria. Devem ser relatadas as dificuldades enfrentadas pelos gestores e destacadas as iniciativas positivas por eles empreendidas no sentido de superar as dificuldades.

    Proposta de encaminhamento

    193 Caso sejam propostas deliberações, elas devem ter correspondência clara com os achados e devem ser baseadas nas causas desses achados (ISSAI 3000/5.2, 2004). As propostas de encaminhamento são recomendações e determinações que a equipe de auditoria demonstra serem necessárias e que contribuirão para sanar alguma deficiência identificada pela auditoria.

    195 Na elaboração da proposta de encaminhamento a equipe deverá destacar, mediante ordenação adequada, as propostas mais importantes. Além disso, deverá agrupá-las por destinatário e por tema. Dessa forma, propostas que tiverem relação entre si, mesmo que tenham sido mencionadas em subtítulos diferentes, ficarão agrupadas, em razão da conexão com um mesmo tema.

    197 É importante garantir que as propostas sejam exequíveis, agreguem valor e tenham relação com os objetivos da auditoria (ISSAI 3000/4.5, 2004). As propostas subsidiarão a elaboração de plano de ação por parte dos gestores, o monitoramento da implementação das deliberações e a quantificação de seus efeitos. Por essas razões, a equipe deve formular o número estritamente necessário de propostas que contemple a correção das principais deficiências identificadas.

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2058980.PDF

     

  • As três fases de um trabalho de um Auditor são Planejamento, Execução e Relatório. Um Auditor não emite Parecer e, sim Relatório.

  • Também fiquei na dúvida em relação a alternativa b) dada como correta Se alguém puder esclarecer.

     b) a revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional

  • FGV usando "parecer" na afirmação de uma questão:

    Q550164

    Ao elaborar um contrato com uma empresa de auditoria independente, a entidade que seria auditada pela primeira vez incluiu no contrato uma cláusula acerca do trabalho a ser feito. A cláusula mencionava que, após o trabalho, o parecer deveria assegurar de forma incontestável que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro. Essa cláusula é considerada inadequada em decorrência do(a):

    Já não se encontra " revisão Limitada" como classificação de formas da aud operacional.

  • GABARITO: E

    Quem emite parecer é o auditor externo.

  • Auditoria Operacional --> via de regra, é Interna, e neste caso, o Auditor emite recomendações p/Direção ou governança, e a meu ver, NÃO uma opinião (esta última é prerrogativa do Auditor Independente/Externo).

    Bons estudos.

  • ISSAI 300

    A Auditoria Operacional (ANOP) é sempre um trabalho de relatório direto (auditor mensura/avalia o objeto e apresenta a informação do objeto) e foca em determinar se o objeto de auditoria está funcionando de acordo com os princípios de economicidade, eficiência efetividade e se há espaço para aperfeiçoamento 

    Relatório direto = auditores possuam discricionariedade na seleção de objetos e critérios.

    E) No caso, o auditor não emite um parecer e sim um relatório direto.

    B) Revisão limitada= o auditor se limita aos fatos que chegam ao seu conhecimento com base nos procedimentos realizados na auditoria operacional.

    GAB E


ID
1662952
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de um conjunto de fatores organizacionais em entidades do setor público ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar o cumprimento dos objetivos da organização.

Considerando os objetivos e as estratégias da auditoria operacional, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Em auditoria operacional, ao final dos trabalhos, o auditor emite uma avaliação acerca dos fatos examinados. Dessa forma, até posso concordar que a letra E está errada, pois não há a emissão de umparecer (embora várias bancas não considerem isso um erro).

    Entretanto, dizer que revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional, no meu entendimento, também está errado, pois não há essa classificação nas principais normas de auditoria.

    Portanto, entendo que há margem para recurso.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-tcm-sp-prova-comentada/
  • Auditoria operacional: é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para aperfeiçoar a gestão pública.

    • a avaliação de indicadores não monetários está entre os objetivos da auditoria operacional;

    • a revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional;

    • a auditoria operacional pode ser considerada um tipo de controle gerencial;

    • a auditoria operacional deve focar situações empresariais de maior risco para a continuidade dos negócios;

  • LETRA E

     

    Ressalte-se que o produto final de uma auditoria operacional é um relatório (e não um parecer com a sua opinião acerca dos fatos examinados), em que os auditores relatam seus achados sobre a economicidade e eficiência com que os recursos são adquiridos e usados e a eficácia com que os objetivos são alcançados. Os relatórios podem variar consideravelmente em escopo e natureza, por exemplo, avaliando se os recursos foram aplicados de uma boa maneira, comentando sobre o impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a resultar em melhorias.

    Prof. Tonyvan Carvalho


ID
1711978
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Auditoria contábil, operacional e administrativa: Sr. Silvio Tarcio Bento, é auditor interno da empresa Delta S.A, ao terminar a auditoria no departamento de produção ele fez o relatório e encaminhou aos diretores da empresa. Neste relatório ele recomendou que fazer seguro das máquinas, comprovou que havia muito tempo ocioso dos colaboradores de um determinado setor, desperdícios de matéria-prima, recomendou melhorias nos softwares de pedidos de matéria-prima.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria que ele fez:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NAG 1000;

    1102.1.2 – AUDITORIA OPERACIONAL: exame de funções, subfunções, programas, projetos, atividades, operações especiais, ações, áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.


    Gabarito(c)

  • Letra C

  • Acredito que em relação a situação do garoto que foi atingindo, o agente não estaria em erro de tipo, mas sim de erro acidental em que há resultado diverso do pretendido(aberratio criminis), como você mesmo disse, ele pretendia dar um tiro de advertência e não acertar alguém.


ID
1722856
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma auditoria realizada com o objetivo de examinar se os recursos estão sendo usados eficientemente em um programa da área da saúde é denominada de auditoria

Alternativas
Comentários
  • Auditoria Operacional - Avalia os sistemas de saúde, observados aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

  • GABARITO: C

     

    1. Auditoria Contábil: exame e avaliação das demonstrações financeiras. Objetiva obter elementos comprobatórios, suficientes, que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios de contabilidade, e se deles decorrentes expressam com propriedade a situação econômico-financeira do Patrimônio, os resultados e demais situações nelas demonstradas.
    2. Auditoria Operacional: exame e avaliação dos procedimentos operacionais da organização; consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional; denominada de auditoria dos 4 E's= Economicidade, Eficiência, Eficácia e Efetividade. Avalia a eficácia dos resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos; utiliza indicadores de desempenho.

    3. Auditoria de Gestão: avalia a regularidade das contas, verifica a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores/bens; exame e avaliação dos sistemas políticos, critérios e procedimentos na área de planejamento estratégico, tático e, principalmente, no processo decisório.
    4. Auditoria Tributária: exame e avaliação do planejamento tributário.
    5. Auditoria de Sistemas Informatizados: assegurar a adequação, privacidade dos dados e informações oriundas dos Sistemas eletrônicos de dados, objetivando as diretrizes estabelecidas e a legislação específica; exame e avaliação dos processos de planejamento, desenvolvimentos, teste e sistemas aplicativos.
    6. Auditoria Especial: exame a avaliação de trabalhos especiais, não abrangidos na programação normativa da área; ex.: contratos especiais de grande vulto.

     

    fonte: colegas QC e estratégia

  • RESOLUÇÃO: Veja que a questão fala de eficiência. A Auditoria que consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, é a Auditoria Operacional.

    A Auditoria Contábil compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. A Auditoria de regularidade (também chamada de conformidade ou legalidade) objetiva examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

  • Vish, já tá ficando repetitivo. O povo gosta da auditoria operacional, que é o tipo de auditoria adequado para avaliar a eficiência em qualquer objeto de auditoria, ainda mais na área de saúde, que precisa tanto!

    Resposta: C


ID
1756585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à origem e aos tipos das auditorias, julgue o seguinte item.

A auditoria operacional é um processo destinado especificamente à avaliação do desempenho real dos controles gerenciais e à confrontação desse desempenho com o esperado, o que raramente culmina com recomendações de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Gab Errado,

    Auditoria Operacional – o objetivo é avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional ou parte dele, com a finalidade de certificar a efetividade e oportunidade dos controles internos e apontar soluções alternativas para a melhoria do desempenho operacional. Sua abordagem é de apoio e procura auxiliar a administração na gerência e nos resultados por meio de recomendações que visem aprimorar procedimentos e controles;


  • Gabarito: Errado

     

    Acredito que a parte final deixa a questão incorreta " ...o que raramente culmina com recomendações de auditoria."

     

    Vejamos:

     

    Segundo Araújo (1998,p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Dai, entende-se que a Auditoria Operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais. (Grifei)

     

    Perseverar...

     

  • Item errado.

    A questão apresenta dois erros. O primeiro é afirmar que auditoria operacional

    tem destinação especifica (no caso em tela, a efetividade). Podem ser analisadas outras

    dimensões (economicidade, eficiência, eficácia). Outro erro é quanto ao produto final de uma

    auditoria operacional, uma vez que “os relatórios podem variar consideravelmente em escopo

    e natureza, informando, por exemplo, sobre a adequada aplicação dos recursos, sobre o

    impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a aperfeiçoar a

    gestão”. O Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.11 e p.13) ratifica tais

    informações. Veja:

    1 Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade,

    eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais,

    com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    2 As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das

    principais dimensões de análise. O diagrama de insumo-produto ilustra essas dimensões e

    suas inter-relações.

    Fonte: PDF do Estratégia Concursos, Normas de Auditoria, aula 03, página 65.

  • ERRADO.

    Alguns tipos de auditoria:

    Auditoria Operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. (Além disso essa auditoria possui como objetivo aprimorar a gestão, atestar o desempenho e avaliar aspectos operacionais)

    Auditoria de Acompanhamento: ATUAR EM TEMPO REAL SOBRE OS ATOS DE GESTÃO.

    Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL.

    Auditoria de Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS...A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS.

    Auditoria Interna: geralmente realizada por um profissional da própria empresa ou, pelo menos, alguém que trabalhe de forma permanente junto à diretoria ou presidência. Sua principal função é auxiliar a administração a atingir os objetivos da empresa.

    Auditoria de sistemas: objetiva avaliar a eficiência e o desempenho das soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

    O emprego de soluções de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), por exemplo, diminui em muito a possibilidade de ocorrência de inconsistências fiscais.

    Fonte: Estratégia Concursos, professores: Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira

  • Colaborando:

    art.70, caput CF-88 "Fiscalização "C-O-F-O-P" CN (ctr ext), e sistema de ctr.interno de cada Poder.

    E MAIS:

    ======

    CESPE tb. tem cobrado uma "tal" Auditoria Integral.

    Fiquem atentos.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    A questão apresenta dois erros. O primeiro é afirmar que auditoria operacional tem destinação especifica (no caso em tela, a efetividade). Podem ser analisadas outras dimensões (economicidade, eficiência, eficácia). Outro erro é quanto ao produto final de uma auditoria operacional, uma vez que “os relatórios podem variar consideravelmente em escopo e natureza, informando, por exemplo, sobre a adequada aplicação dos recursos, sobre o impacto de políticas e programas e recomendando mudanças destinadas a aperfeiçoar a gestão”.

    O Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.11 e p.13) ratifica tais informações. Veja:

    1 Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    2 As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise. 

  • De fato, a ANOP é um processo para avaliar o desempenho do objeto de auditoria. No entanto, a recomendação faz parte da ANOP, já que é por meio da recomendação que o auditor incentiva o aperfeiçoamento do que foi auditado.

    Gabarito: E

  • Só marquei errado porque o conceito está diferente daquele trazido pelo Manual do TCU:

    "Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública." (p. 13 do Manual)


ID
2123881
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale o tipo de auditoria que objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas e verificar a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração dos valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre os aspectos abordados.

Alternativas
Comentários
  • Distribuição é simétrica. Divide em 2 lados iguais. Do meio até o 1,25 do lado direito há 39,44%.


ID
2375371
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O diretor de um Hospital Universitário decidiu contratar uma auditoria para verificar a existência de fraude na compra de materiais e medicamentos, uma vez que constatou um elevado e desproporcional gasto com a aquisição desses itens. Para atingir o objetivo estabelecido pelo diretor, quanto à classificação, deve ser contratada uma auditoria de

Alternativas
Comentários
  • AUDITORIA DE REGULARIDADE

    •Padrões relativamente fixos

    •Conclusões concisas e de formato

    padronizado sobre demonstrativos

    financeiros

    Conformidade das transações com

    leis e regulamentos (no caso em concreto, os gastos destinados a compra de materiais e medicamentos estavam em desacordo com a lei e regulamentos internos)

    •Exame da materialidade diretamente relacionado ao montante de recursos envolvidos

  • Auditorias de regularidade: objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

    No momento em que o diretor decidiu “contratar uma auditoria para verificar a existência de fraude na compra de materiais e medicamentos, ele queria verificar a legalidade das compras, a legitimidade dos atos dessa gestão.

    Gabarito A


ID
2601394
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta.


A auditoria, cujo objetivo é evidenciar melhorias nos atos efetivos praticados pelos gestores públicos de uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir riscos que a impeçam de desempenhar, adequadamente, sua missão regimental, é denominada auditoria:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, pois ela analisa a gestão para dar dicas de melhoria em tempo real.

    Poderia confundir com a de avaliação da gestão, mas como disse o enunciado dá ideia de auxiliar a gestão para alcançar os resultados (subtende-se que seja em tempo real) e a avaliação da gestão ocorre para averiguar algo que já ocorreu, ou seja, não ajuda na eficiência do momento, mas dá sugestões para o futuro.

  • II - Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.

    I - Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

    Essa questão foi bem específica e o elaborador procurou abordar um aspecto da auditoria de acompanhamento da gestão que pudesse confundir candidato e fazê-lo pensar ser a auditoria de avaliação de avaliação da gestão.


ID
2625142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A companhia se insere no seguimento de comércio, importação e exportação de conservas alimentícias, doces, geleias, sucos, frutas, cereais e outros produtos alimentícios em geral e seus derivados.


Considerando-se que o texto apresentado é parte de uma nota explicativa, é correto afirmar que se trata de informação de contexto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E
     

    Contexto operacional  
     

    A nota explicativa inicial, em regra geral, trata da empresa e constitui o principal documento de governança da sociedade, devendo manter coerência com os objetivos declarados no estatuto social da empresa, incluindo aspectos que sejam relevantes para que os negócios e a utilização da capacidade de produção e/ou prestação de serviços continuem normalmente. 
    http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-15/Boletim-22/notas_explicativas.php#6.

    bons estudos

  • GABARITO LETRA E.

     

    As Demonstrações Financeiras devem ser complementadas com Notas Explicativas, elaboradas com o objetivo de destacar detalhes importantes, e prestar esclarecimentos adicionais sobre a performance da empresa, dados estes que não são visíveis pela simples leitura e análise das demonstrações financeiras apresentadas; porém, de suma importância para os agentes interessados na informação contábil. 

     

    1-Informações sobre o Contexto Operacional no qual a empresa está inserida;

    2- Os critérios de avaliação dos elementos patrimoniais (ativos e passivos);

    3- As participações relevantes em controladas e coligadas;

    4- Os investimentos de capital: investimentos de caráter permanente, imobilizado e diferido;

    5- As obrigações contraídas, especificando-as pela espécie de obrigação, garantia, valor, amortização, juros, rendimento, etc.;

    6- A composição do Capital Social;

    7- Eventos passados e futuros que influenciaram ou influenciarão os negócios e resultados da companhia;

    8- Outras informações importante sobre as demonstrações que devam ser apresentadas aos agentes interessados na empresa.

     

    >>>MODELO DE NOTAS EXPLICATIVAS << ,

     

    1. CONTEXTO OPERACIONAL: A Companhia se insere no seguimento de comércio, importação e exportação de conservas alimentícias, doces, geléias, sucos, frutas, cereais e demais produtos alimentícios em geral e seus derivados. [GABARITO]

     

     2. SUMÁRIO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

    As demonstrações financeiras foram elaboradas em obediência aos preceitos da Legislação Comercial; aos preceitos da Leis das Sociedades Anônimas; e aos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceiros.

     

    FONTE: http://www.berbel.pro.br/notas_explicativas.htm

  •  MODELO DE NOTAS EXPLICATIVAS
    1. Contexto operacional
    2. Declaração quanto à base de preparação das demonstrações contábeis
    3. Estoques
    4. Investimentos
    5. Imobilizado
    6. Financiamentos
    7. Capital
    8. Provisão para contingências
    9. Instrumentos financeiros
    10. Seguros

  • De acordo com o que dispõe a lei 6.404/76, temos a seguinte explanação sobre Notas Explicativas:

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
    (...)
    § 5º As notas explicativas devem:
    I – apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos;
    II – divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras;
    III – fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada; e
    IV – indicar:
    a) os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, especialmente estoques, dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo;
    b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, parágrafo único);
    c) o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações (art. 182, § 3o );
    d) os ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais ou contingentes;
    e) a taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo;
    f) o número, espécies e classes das ações do capital social;
    g) as opções de compra de ações outorgadas e exercidas no exercício;
    h) os ajustes de exercícios anteriores (art. 186, § 1o); e
    i) os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia.

    A NBC TG 26 (R5) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, traz a seguinte disposição:

    114. Exemplos de ordenação ou agrupamento sistemático das notas explicativas incluem:
    (a) dar destaque para as áreas de atividades que a entidade considera mais relevantes para a compreensão do seu desempenho financeiro e da posição financeira, como agrupar informações sobre determinadas atividades operacionais;
    (b) agrupar informações sobre contas mensuradas de forma semelhante, como os ativos mensurados ao valor justo; ou
    (c) seguir a ordem das contas das demonstrações do resultado e de outros resultados abrangentes e do balanço patrimonial, tais como:
    (i) declaração de conformidade com as normas, interpretações e comunicados (ver item 16);
    (ii) políticas contábeis significativas aplicadas (ver item 117);
    (iii) informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstração e cada rubrica sejam apresentadas; e
    (iv) outras divulgações, incluindo:
    (1) passivos contingentes (ver NBC TG 25) e compromissos contratuais não reconhecidos; e
    (2) divulgações não financeiras, por exemplo, os objetivos e as políticas de gestão do risco financeiro da entidade (ver NBC TG 40). Alterado pela NBC TG 26 (R3))

    A assertiva da questão nos apresenta dados sobre a área de atividade da companhia, elencando suas atividades operacionais.

    Gabarito: E.


ID
2742658
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma entidade, para verificar a implementação de políticas públicas pela Administração, em relação aos princípios da eficácia, economicidade, eficiência, equidade e efetividade, deve adotar a Auditoria

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

     

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das
    unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de
    emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.

     

     

    Fonte: Curso de Auditoria. Rodrigo Fontenelle
     

  • RESOLUÇÃO: A Auditoria Operacional tem por finalidade emitir uma opinião sobre a gestão da unidade ou entidade pública quanto aos aspectos de eficiência, economicidade e eficácia

  • Gab B

    Alguns tipos de auditoria:

    Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL.

    Auditoria Operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. (Além disso essa auditoria possui como objetivo aprimorar a gestão, atestar o desempenho e avaliar aspectos operacionais)

    Auditoria de Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS...A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS.

    Auditoria de Acompanhamento: ATUAR EM TEMPO REAL SOBRE OS ATOS DE GESTÃO.

    Auditoria Interna: geralmente realizada por um profissional da própria empresa ou, pelo menos, alguém que trabalhe de forma permanente junto à diretoria ou presidência. Sua principal função é auxiliar a administração a atingir os objetivos da empresa.

    Auditoria de sistemas: objetiva avaliar a eficiência e o desempenho das soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

    O emprego de soluções de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), por exemplo, diminui em muito a possibilidade de ocorrência de inconsistências fiscais.

    Fonte: Estratégia Concursos, professores: Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    3Es, 4Es ou 5Es (Eficácia, Economicidade, Eficiência, Equidade e Efetividade) ---> Grande possibilidade de ser Auditoria Operacional!!

  • GABA b)

    Quer mais? Então toma!!

    Ano: 2018 | Banca: FGV | Órgão: AL-RO 

    Assinale a opção que indica o instrumento a ser adotado, quando se está avaliando a eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos.

    b) Auditoria operacional.

  • Falou nos 4Es, falou em auditoria operacional. Portanto, correta a letra B.

    Repare, no entanto, que o enunciado colocou um “E” sobrando, que é a equidade. Nós vimos uma questão do Cespe cujo erro era justamente fazer menção à “equidade”. E aí, qual está certa?

    Bom, esta é a diferença entre uma questão certo/errado e uma questão multiplica escolha. Na questão certo/errado, você pode julgar com tranquilidade se a afirmação está correta ou não.

    Já na questão múltipla escolha, você precisa avaliar qual das alternativas é a mais adequada ao enunciado. E isso ocorre mesmo que o enunciado ou a alternativa não estejam rigorosamente corretos.

    Como a questão falou nos 4Es, a alternativa mais adequada é mesmo a letra B.

    Vale lembrar que sistemas contábeis e obras públicas (letras D e E) são objetos de auditoria (não são tipos de auditoria).

    Resposta: B


ID
2778613
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que indica o instrumento a ser adotado, quando se está avaliando a eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo (1998,p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.Dai, entende-se que a Auditoria Operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.


    Outros especialistas conceituam também a Auditoria Operacional como Auditoria de Gestão, Auditoria de Otimização de Recursos, Auditoria de Resultados, por esta representar o exame dos três “Es”: Economicidade, Eficácia e Eficiência.


    Independente da classificação utilizada, a Auditoria Operacional, por compreender o exame da estrutura da organização, dos sistemas de controle, dos meios operacionais e do uso dos recursos físicos e humanos, tem por fim auxiliar a gerência a estabelecer a adequada gestão dos processos operacionais das empresas.


    A auditoria operacional pode ser desenvolvida tanto pela auditoria externa ou pela auditoria interna, mas, por ser necessária uma aplicação de caráter permanente, aplica-se mais ao perfil de auditoria interna.

     

    Fonte: Portal de Auditoria

  • Auditoria Operacional- Finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade.

  • b.

    Auditoria operacional - Recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

  • Amigos, quando se falar nos 3 “Es”: economicidade, eficácia e eficiência, a classificação será auditoria operacional. Veja o enunciado e compare com a classificação de autoria operacional: eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Poderia surgir dúvidas quanto a letra A, porém esta é uma classificação da Auditoria de Regularidade adotada pelo TCU, que objetiva examinar a legalidade e legitimidade dos atos de gestão.

    Gabarito: alternativa B.

  • Amigos, quando se falar nos “Es” da administração: economicidade, eficácia, eficiência e efetividade, a classificação será auditoria operacional. Veja o enunciado e compare com a classificação de autoria operacional: eficácia dos resultados de uma entidade em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, assim como a economia e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Poderia surgir dúvidas quanto a letra A, pois, segundo o Manual de Auditoria do TCE RJ, a auditoria de conformidade também examina o aspecto de economicidade. Porém, como se está analisando também a eficácia, bem como a eficiência, trata-se da Auditoria Operacional.

    Gabarito: alternativa B.

  • Existem algumas palavras-chaves para diferenciar os tipos de auditoria, não falarei sobre todos os tipos mas espero que ajude mesmo assim

    Auditoria Contábil: OPINAR SE OS REGISTROS CONTÁBEIS ESTÃO EM CONFORMIDADE COM A ESTRUTURA DE RELATÓRIO APLICÁVEL.

    Auditoria Operacional: EMITIR UMA OPINIÃO SOBRE A GESTÃO QUANTO AOS ASPECTOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE. (Além disso essa auditoria possui como objetivo aprimorar a gestão, atestar o desempenho e avaliar aspectos operacionais)

    Auditoria de Gestão: CERTIFICAR A REGULARIDADE DAS CONTAS...A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS.

    Auditoria de Acompanhamento: ATUAR EM TEMPO REAL SOBREOS ATOS DE GESTÃO.

    Reposta da questão: A alternativa fala sobre "eficiência", "eficácia" e "economicidade". Observe que a única auditoria que possui essas três palavras é a auditoria OPERACIONAL

    Fonte: Estratégia Concursos, professores: Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira

  • O enunciado falou em avaliar eficácia, economicidade e eficiência. Portanto, só pode ser auditoria operacional!

    Resposta: B

  • Falou em um dos 6 E's falou de auditoria operacional


ID
2896540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

João, contador em situação regular no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, emitiu, após ter sido intimado pelo Poder Judiciário, laudo e parecer técnico-contábil para subsidiar a solução de um litígio.

Nesse caso, João realizou atividade de

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça.

    Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.”

    A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. 

     

  • Letra (e)

    NCPC

    Art. 156.

    § 1o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

    § 2o Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.

    § 3o Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.

    § 4o Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade.

    § 5o Na localidade onde não houver inscrito no cadastro disponibilizado pelo tribunal, a nomeação do perito é de livre escolha pelo juiz e deverá recair sobre profissional ou órgão técnico ou científico comprovadamente detentor do conhecimento necessário à realização da perícia.

  • Letra E

  • Vimos que, conforme a NBC TP 01, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. No âmbito judicial, a perícia é uma das provas admitidas em Direito.

    Gabarito: alternativa E

  • O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça.

  • Resolução:

    Conforme a NBC TP 01, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

    Resposta: E

  • TIPOS DE AUDITORIA

    AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO:

    AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO:

    AUDITORIA CONTÁBIL:

    AUDITORIA OPERACIONAL:

    AUDITORIA ESPECIAL:

  • Falou em poder judiciário é perícia contábil.


ID
3017260
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Câmara de Palmas - TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a classificação da auditoria e objetiva avaliar as ações gerenciais e os procedimentos operacionais, das unidades ou entidades, programas, projetos, atividades, ou segmentos destes. Esse tipo de auditoria consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas administrativas e os sistemas operacionais ou informatizados.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para aperfeiçoar a gestão pública.

    Alternativa correta: A - Auditoria operacional ou de desempenho.

  • GAB: LETRA A

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Complementando!

    Enunciado traz a definição da Auditoria Operacional, nos termos da IN SFC 01/001. Veja mais uma vez:

    Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Este tipo de procedimento auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados.

    A auditoria operacional também é conhecida como auditoria de desempenho.


ID
3332785
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As Normas Brasileiras de Contabilidade estabelecem referenciais para o controle interno como suporte do sistema de informação contábil, no sentido de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as categorias de controle interno às suas descrições.

COLUNA I
1. Operacional
2. Contábil
3. Normativo

COLUNA II
( ) Relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis.
( ) Relacionado à observância da regulamentação pertinente.
( ) Relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    4. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:

    (a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

    (b) contábil – relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

    (c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente.

    (RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.135/08) NBC T 16.8 – Controle Interno

  • Excelente plataforma. Tem me ajudado muito na Pós Graduação.


ID
3363073
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tipo de Auditoria Governamental que objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizada para atender às determinações do Presidente da República, dos Ministros de Estado ou por solicitação de outras autoridades. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente.


ID
3592306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos tipos de auditoria, julgue o item seguinte.


No caso de auditoria operacional, a equipe de auditoria é obrigada a encaminhar uma versão preliminar do relatório de auditoria aos gestores dos órgãos auditados. Os comentários desses gestores podem subsidiar análises e discussões posteriores acerca da gestão do órgão auditado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    "238. Recomenda-se que, após a realização dos ajustes considerados pertinentes, decorrentes dos painéis de referência, as matrizes de planejamento e de achados sejam apresentadas aos gestores responsáveis pelo objeto de auditoria avaliado, de forma que sua apreciação crítica também possa contribuir para a melhoria da qualidade dos trabalhos. No mesmo sentido, o encaminhamento da versão pre-liminar do relatório de auditoria para a apreciação e manifestação dos gestores, possibilita o esclarecimento de pontos obscuros, a correção de informações imprecisas ou inconsistentes, assim como o aperfeiçoamento das medidas propostas."

    Fonte: Manual de Auditoria Operacional - TCU/2010

    https://portal.tcu.gov.br/controle-externo/normas-e-orientacoes/normas-de-fiscalizacao/auditoria-operacional.htm

  • Não há uma obrigatoriedade, apenas uma recomendação.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Normas de Auditoria do TCU - NAT

    Questão: No caso de auditoria operacional, a equipe de auditoria é obrigada a encaminhar uma versão preliminar do relatório de auditoria aos gestores dos órgãos auditados. Os comentários desses gestores podem subsidiar análises e discussões posteriores acerca da gestão do órgão auditado.

    -> Não é a equipe e sim a Unidade Técnica por intermédio de ofício 

    Ex.:

    --> intermédio do ofício nº 360/TCU/SECEX/MG

    Unidade Técnica: Secretaria de Controle Externo da Educação (SecexEduc).

    --> intermédio do Ofício 0733/2019-TCU/SeinfraOperações

    Unidade Técnica: Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura (SeinfraOperações).

    --> Ambas Unidades Técnicas pertencem ao TCU

    =====

    Pra confirmar olha o que diz a NAT:

    146. O relatório preliminar a ser submetido aos gestores deve ser antes revisado pelo supervisor e deve ser remetido por intermédio de ofício da unidade técnicaestipulando-se prazo reduzido, porém factível, para que os gestores encaminhem seus comentários. 

    ======

    As auditorias operacionais são obrigadas a submeterem o relatório preliminar aos comentários dos gestores??

    NAT:

    145. Nas auditorias operacionais, a regra é submeter o relatório preliminar aos comentários dos gestores, inclusive os achados, as conclusões e as propostas de encaminhamento formuladas pela equipe. Nas demais auditorias, o encaminhamento do relatório preliminar aos gestores é obrigatório se houver achados de alta complexidade ou de grande impacto, e opcional nas demais situações, a critério do dirigente da unidade técnica. Nessas auditorias, em regra, o relatório preliminar a ser encaminhado deve conter os achados e as conclusões da equipe, cabendo ao titular da unidade decidir quanto à necessidade, oportunidade e conveniência de incluir as propostas de encaminhamento formuladas pela equipe. Em todos os casos, as propostas de encaminhamento não devem ser incluídas no relatório preliminar a ser comentado caso a sua divulgação coloque em risco os objetivos da auditoria. 

    Pra ajudar:

    --> Q757310

    --> https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/KEY%253AACORDAO-COMPLETO-8431/DTRELEVANCIA%2520desc/0/sinonimos%253Dfalse

    --> https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A81881F701C7A86017058A060E472C1&inline=1

  • "A unidade técnica poderá deixar de incluir a proposta de encaminhamento no relatório preliminar, caso seu conhecimento pelos gestores coloque em risco o alcance dos objetivos da auditoria."

    fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU, p. 52 - disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf, acessado em 04/02/2022


ID
3650707
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Análise as opções listadas abaixo e identifique a(s) que está (estão) coerentes com procedimentos de auditoria operacional:


I - Avaliar se os objetivos de um programa proposto são apropriados, convenientes, relevantes e adequados.

II - Determinar um padrão de acordo com o programa estabelecido e os resultados alcançados e desejados.

III - Considerar e avaliar a eficácia do programa aplicado.

IV - Identificar os fatores inibidores de um desempenho satisfatório.

V - Verificar se o planejamento dos trabalhos pela administração considerou todas as possibilidades do alcance do programa, que poderiam levar a condução dos trabalhos a obter melhor resultado com maior eficiência.



Está (ao) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Devemos considerar que é possível que haja outros procedimentos necessários para a realização da auditoria operacional. Entre eles citamos os seguintes:

     

    a) Avaliar se os objetivos de um programa proposto são apropriados, convenientes, relevantes e adequados.

    b) Determinar um padrão de acordo com o programa estabelecido e os resultados alcançados e desejados.

    c) Considerar e avaliar a eficácia do programa aplicado.

    d) Identificar os fatores inibidores de um desempenho satisfatório.

    e) Verificar se o planejamento dos trabalhos pela administração considerou todas as possibilidades do alcance do programa, que poderiam levar a condução dos trabalhos a obter melhor resultado com maior eficiência.

    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna-operacional/procedimentos-de-auditoria-interna-operacional.htm

  • Mó textão pra dizer que é crime único kkkkkkkkkkkkk


ID
3855397
Banca
ADM&TEC
Órgão
Câmara de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O objeto de uma auditoria operacional compreende, entre outros elementos, as ações, programas e projetos de governo do poder judiciário, exclusivamente.
II. A documentação de auditoria, também denominada papéis de trabalho, compreende todos os documentos e anotações que registram as evidências dos trabalhos executados pelo auditor e fundamentam sua opinião e comentários.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O objeto de uma auditoria operacional compreende ações, programas e projetos de governo, órgãos e entidades, fundos ou certas atividades (com seus produtos, resultados e impactos), situações encontradas (incluindo causas e efeitos), assim como informações financeiras ou não financeiras sobre qualquer um desses elementos.  

  • gabarito letra C

    C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

  • gabarito letra C

    C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


ID
3967186
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Nova Friburgo - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

“Um auditor, ao analisar o funcionamento do setor de transportes de uma entidade pública, verificou que a falta de controle na quilometragem dos veículos impedia a realização das manutenções preventivas e periódicas e ocasionava problemas nos veículos, trazendo maior custo com as manutenções corretivas. No seu relatório, o auditor aponta a falha e indica a correta forma de controle da frota.” É correto afirmar que a auditoria realizada e que sanou a falha é uma auditoria (de):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para aperfeiçoar a gestão pública. (fonte: tcu)


ID
4927276
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Dentre os tipos de Auditoria Governamental aquela que atua nas áreas interrelacionadas do órgão ou da entidade, avaliando a eficácia, eficiência, economicidade e efetividade é denominada:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administração é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização.Também é preciso considerar como premissa a busca dos três “Es”, sendo eles:.

    Eficiência: é a relação entre a obtenção de níveis máximos de produção com o mínimo de recursos possíveis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade.

    Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.

    Eficácia: são os resultados obtidos que estão de acordo com os objetivos propostos pela empresa ou organização, conforme as políticas estabelecidas, as metas operativas e outros resultados e efeitos previstos.

    Jung Jung (2006, p. 114) escreve que esse objetivo geral pode ser desdobrado em diversos outros objetivos específicos, dentro do mesmo escopo, como, por exemplo:.

    ·        Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação e eficácia;

    ·        Identificação de falhas e irregularidades no ciclo operacional;

    ·        Validação do desempenho do setor auditado e do seu ciclo operacional;

    ·        Aderência das ações operacionais administrativas às políticas, aos planos e às diretrizes;

    ·        Verificação das causas de ineficiência ou desperdícios.

    Desta forma, podemos observar que o objetivo da auditoria operacional é dar subsídios para todos os membros da administração, com o intuito de fazer melhorar a gestão na busca da eficiência por meio da economicidade para atingir a eficácia.

    https://auditoriaoperacional.com.br/objetivos-finalidades-da-auditoria-operacional/

  • Gabarito: D)


ID
4980943
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O acompanhamento sistemático dos programas é um dos objetivos do orçamento base zero.
II. À luz da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade pública.
III. O objeto de uma auditoria operacional compreende, entre outros elementos, as ações, programas e projetos de governo do poder judiciário, exclusivamente.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Exclusivamente deixou o item III incorreto


ID
4980991
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O objeto de uma auditoria operacional compreende, entre outros elementos, as ações, programas e projetos de governo do poder judiciário, exclusivamente.
II. O balanço patrimonial não pode ser considerado uma demonstração contábil.
III. Garantir o planejamento estruturado a longo prazo não é um dos objetivos do orçamento base zero.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa A.

    I. Qualquer tipo de organização, não apenas no poder judiciário.

    https://portaldeauditoria.com.br/objetivos-e-finalidades-da-auditoria-operacional/

    II. Balanço patrimonial é uma demonstração contábil.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanço_patrimonial

    III. Orçamento base zero pode ser usado para o planejamento de longo prazo (assim como o orçamento tradicional).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Orçamento_base_zero

  • Orçamento Base Zero é Longo Prazo? alguém me explica?


ID
5040634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito de auditoria governamental, julgue o item a seguir.


A contribuição da auditoria operacional limita-se ao aperfeiçoamento da transparência, economicidade e eficiência dos processos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, as 4 dimensões da auditoria operacional são, (4Es):

    ECONOMICIDADE,

    EFICIÊNCIA,

    EFICÁCIA e

    EFETIVIDADE.

    equidade não faz parte dos 4Es!

    CUIDADO: as NAG incluem equidade no contexto da auditoria operacional, pois o item 1102.1.2 fala em "critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além de aspectos de legalidade"

    Se a questão mencionar 4Es, ela quer os 4Es do Manual do TCU, não os vários critérios da NAG

  • Auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública (Manual de Auditoria Operacional do TCU)

  • » Objetivos da Auditoria Operacional

    • Avaliar as ações gerenciais e os procedimentos de processo operacional

    • Emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade e efetividade (4Es!), procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados.

    • Assessoramento ao gestor.

    Resposta: E

  • ISSAI 300 – Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional 

    O principal objetivo da auditoria operacional é promover, construtivamente, a governança econômica, efetiva e eficaz. Ela também contribui para a accountability e transparência.

  • Auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    1. economicidade;
    2. eficiência;
    3. eficácia;
    4. efetividade;
  • De fato, a ANOP aperfeiçoa a transparência, aliás, não apenas a ANOP, mas qualquer auditoria do setor público, pois, por meio da auditoria, a EFS contribui para o aumento da transparência e accountability das ações promovidas pelas partes responsáveis pela gestão dos recursos públicos.

    Mas há dois erros aqui!

    Primeiro que além de economicidade e eficiência, precisamos também considerar a efetividade.   Então, é errado afirmar que a ANOP se limita à economicidade e eficiência.

    O outro erro é que a ANOP pode ser exercida sobre vários objetos e não apenas sobre processos. Além de processos, a ANOP pode avaliar empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo, etc. Portanto, também é errado afirmar que a ANOP se limita a processos.

    Resposta: Errado

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do conceito de auditoria operacional adotado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).


    Segundo as Normas de Auditoria do TCU, as auditorias operacionais objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.". (grifo nosso.)


    Sendo assim, é possível identificar que a afirmativa do enunciado está incorreta, especialmente pela utilização do verbo limitar.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • "As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de desempenho (economicidade, eficiência, eficácia e efetividade – os quatro Es)"

    Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU - disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/A7/66/B6/33/9692671053455957F18818A8/BTCU_36_de_03_12_2020_Especial%20%20-%20Aprova%20a%20revis%C3%A3o%20do%20Manual%20de%20Auditoria%20Operacional..pdf, acessado em 04/02/2022


ID
5312812
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto as características de Auditoria, assinale:

1.Auditoria de Regularidade.
2.Auditoria Operacional.

( ) Padrões relativamente fixos.
( )Conclusões concisas e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros.
( )Maior flexibilidade na escolha de temas, objetos e forma de comunicar resultados.
( ) Mais aberta a julgamentos e interpretações.
( ) Relatórios mais analíticos e argumentativos.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes:

    1.Auditoria de Regularidade. 2.Auditoria Operacional.

    ( ) Padrões relativamente fixos. ( )Conclusões concisas e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros. ( )Maior flexibilidade na escolha de temas, objetos e forma de comunicar resultados. ( ) Mais aberta a julgamentos e interpretações. ( ) Relatórios mais analíticos e argumentativos.

    A sequência CORRETA é:

    Gab. D

  • Auditorias de Regularidade: objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.

    Auditorias Operacionais: objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. 

  • Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    1. Auditoria de Regularidade

    Adota padrões relativamente fixos.

    É diretamente relacionado ao montante de recursos envolvidos

    As conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre os demonstrativos financeiros.

    Elas objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial

    Algumas bancas consideram a Auditoria de regularidade e conformidade como sinônimas.

    2. Auditoria Operacional

    Flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria.

    Possuem relatórios mais analíticos e argumentativos. 

    O objetivo da auditoria operacional é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.

    Gabarito: Letra D


ID
5446087
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Boynton, Johnson e Kell (2002) destacam a existência de três tipos de auditoria. Aquela que segundo os autores, serve para determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem a condições, regras ou regulamentos a ela aplicáveis, e possui como resultado final um parecer que resume os resultados do trabalho, estabelecendo uma expressão de segurança quanto ao grau de obediência aos critérios estabelecidos, INTITULADA como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Auditoria de "compliance" é a mesma coisa de auditoria de CONFORMIDADE. A auditoria de conformidade busca verificar se a organização está usando corretamente algumas normas, regras, documentos etc (como ISO, demonstrativos contábeis etc ).

    FONTE: Carol Alvarenga Q73537

  • Gabarito: D) Auditoria de conformidade.

    Auditoria de compliance (conformidade)

    Objetivo: verificar o cumprimento das normas e procedimentos implantados pelas companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades e determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam.

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos, que garantem as melhores práticas do mercado.

    A função de compliance atua mais na fase de definições ou estabelecimento das normas, divulgação e treinamento e no acompanhamento das transações no dia a dia.

    Fonte: Aparecido, CREPALDI, S. Auditoria Contábil - Teoria e Prática. (11th edição). Grupo GEN, 2019.

  • Gab. D

    Outra fonte: NBASP 100 - ISSAI 100

    •Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.

     

    •Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

     

    •Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.