SóProvas


ID
1121233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos tipos de auditoria, julgue os itens a seguir.

A efetividade é uma dimensão do desempenho voltada para o atendimento imediato das metas inicialmente traçadas. Se, por exemplo, o objetivo é o de construir uma usina hidrelétrica, os aspectos relacionados ao meio ambiente e à população da área deverão ser considerados paralelos e avaliados sob outros critérios que não o do objetivo central do programa

Alternativas
Comentários
  • A questão trata-se das dimensões de avaliação sobre as quais podemos citar

    - Eficiência: verificação quantitativa para checar o atendimento da meta (objetivo desejado);

    - Eficácia: verificação dos resultados em cumprimentos de metas;

    - Efetividade: verificação do benefício, efeito e impacto gerado pelos resultados.


    Dessa forma, a assertiva está ERRADA, pois os aspectos relacionados ao meio ambiente e à população não são variáveis externas ao programa exemplificado, pelo contrário, são intrinsecamente relacionados.

  • Quando o objetivo é atingido significa que foi eficaz 

  • Contribuindo:

     

    A dimensão que diz respeito à capacidade da gestão de cumprir objetivos imediatos, traduzidos em metas de produção ou de
    atendimento, é a eficácia, e não a efetividade. A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo, e se refere à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalísticos da intervenção. Ao examinar a efetividade de uma intervenção governamental, pretende-se ir além do cumprimento de objetivos imediatos ou específicos, em geral consubstanciados em metas de produção ou de atendimento (exame da eficácia da gestão). Aspectos como a qualidade dos serviços, o grau de adequação dos resultados dos programas às necessidades das clientelas (geração de valor público) e a equidade na distribuição de bens e serviços podem ser tratados em auditorias peracionais com o objetivo de subsidiar a accountability de desempenho da ação governamental.
     

    prof. Claudenir Brito

     

    bons estudos

  • GAB: ERRADO

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    A questão apresenta dois erros. O primeiro é mencionar que a efetividade está correlacionada às metas traçadas (o correto, nesse caso, seria eficácia). O segundo erro é em relação ao exemplo dado. Os aspectos relacionados ao meio ambiente e à população da área deverão ser considerados e avaliados sob critérios do objetivo central do programa, uma vez que fatores externos podem comprometer o alcance das metas planejadas e devem ser levados em conta durante a análise da eficácia.

    O Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.11 e p.13) ratifica tais informações. Veja:

    1 Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    2 As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de análise.

    Eficácia

    6 A eficácia é definida como o grau de alcance das metas programadas (bens e serviços) em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados (COHEN; FRANCO, 1993). O conceito de eficácia diz respeito à capacidade da gestão de cumprir objetivos imediatos, traduzidos em metas de produção ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou serviços de acordo com o estabelecido no planejamento das ações.

    Efetividade

    8 A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo. Refere-se à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados), traduzidos pelos objetivos finalísticos da intervenção. Trata-se de verificar a ocorrência de mudanças na população-alvo que se poderia razoavelmente atribuir às ações do programa avaliado (COHEN; FRANCO, 1993).