SóProvas


ID
1121266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras para o Exercício da Auditoria Interna e com a Resolução CFC n.º 1.229/2009, julgue os itens seguintes.

O auditor independente assume a responsabilidade pela opinião de auditoria expressa, mas essa responsabilidade é mitigada ou compartilhada sempre que há utilização do trabalho feito pelos auditores internos.

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade do auditor independente pela auditoria das demonstrações contábeis

    11.   O auditor independente tem total responsabilidade pela opinião expressa em seu relatório de auditoria e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização de trabalhos da função de auditoria interna ou pela obtenção de assistência direta de auditores internos pelo auditor independente no seu trabalho.


    Fonte - NBC TA 610 CFC
  • O auditor independente assume integral responsabilidade pela opinião expressa, e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização do trabalho feito pelos auditores internos.

  • para os não assinantes

    gabarito ERRADO

  • Não há no que se falar em compartilhar a responsabilidade, visto que o auditor interno e o independente possuem objetivos e finalidades diferentes.

    Auditor INTERNO - está voltado para o controle interno/ operacional, com a finalidade de assistir a Administração no cumprimento de seus objetivos, RECOMENDANDO soluções para as não- conformidades encontradas;

    Auditor EXTERNO/ INDEPENDENTE - seu objetivo é emitir uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão livres de distorção relevante de acordo com o relatório financeiro aplicável. Seu intuito é dar maior CREDIBILIDADE as demonstrações financeiras.

  • Ajudas não servem para dividir a responsabilidade , seja por auditor interno , seja por profissional específico .