Eu marquei a alternativa E porque é sim a que mais claramente se extrai diretamente das idéias do texto:
e) vem do interior de cada pessoa (no texto: ...a motivação é um impulso que vem de dentro, isto é,que tem suas fontes de energia no interior de cada pessoa), mas sofre condicionamentos externos (no texto: os impulsos externos do ambiente são condicionantes do comportamento de cada indivíduo, o que também afeta o nível motivacional)
Mas no meu entendimento o texto foi escrito com contradições internas e por isso não deveria ser usado em um concurso. Como a questão não cita a fonte de onde o texto foi retirado, imagino que tenha sido escrito pelo próprio examinador já com o intuito de confundir os candidatos, o que é deplorável. A contradição a que me refiro no texto é que a frase inicial já informa que: "A motivação para o trabalho tem raízes no indivíduo,na organização, no ambiente externo e na própria situação do país e do mundo em determinado momento", ou seja, as raízes da motivação são tanto internas quanto externas. Entretanto, na segunda parte o texto da a entender que as fontes da motivação são unicamente internas e que os impulsos externos são apenas condicionantes. É verdade que foi escrito "fontes de energia" o que não é a mesma coisa que raízes, mas depois, na própria opção E, que é um resumo da segunda parte do texto e que foi considerada a opção correta pela banca, fica claro que a motivação vem do interior de cada pessoa e são afetadas apenas por condicionantes externos. Assim, não seria possível dizer no inicio do texto que a motivação tem raízes no ambiente externo por exemplo. Raízes da uma clara noção de nascer, surgir, e não apenas de condicionar.
Além disso, no meu entendimento, a alternativa C também poderia ser considerada correta pois ela informa que a motivação não depende de condicionantes internos do ambiente, do país e do mundo. Como os condicionantes do ambiente, do país e do mundo são externos, estaria correto sim dizer que a motivação não depende desses condicionantes internos pelo simples fato dos mesmos serem externos.
Por fim, queria dizer que tudo isso foi apenas um desabafo em relação a certas questões que os examinadores parecem tirar da própria cabeça. O fato é que normalmente não adianta brigar com a banca em questões como esta pois no caso de recursos o examinador provavelmente encontraria alguma justificativa (tão confusa como a própria questão) para manter o gabarito. Nesses casos é necessário mesmo simplificar e entender o que o examinador esta querendo e partir pra próxima questão.
Boa sorte!!
tem que saber fazer com técnica de interpretação:
A gente tem que eliminar as mais erradas, ir ficando com as menos erradas até achar a certa.Se não houver, fique com a "menos certa". Às vezes é melhor uma incompleta correta do que uma assertiva que extrapola o que o texto pede.
Outra técnica é ficar com a que te dá menos dúvidas. Circule as duvidas, as incertezas. Se alguma assertiva te der menos dúvida do que alguma outra, fique com aquela.
existem nesses textos 3 situações: as assertivas CORRETAS; as assertivas REDUZIDAS e as assertivas que EXTRAPOLAM.
tentem identificá-las pergunte a si mesmo se o que elas propõem são verdade.Uma a uma vamos identificá-las, circular as dúvidas e marcas as verdades.
LETRA A
"é totalmente derivada e se origina nos instintos inconscientes do indivíduo."
é totalmente derivada? sim ok
se origina nos instintos inconscientes do individuo? sim,mas não somente deste.
INCOMPLETO(circulo DÚVIDA AQUI).
reduzida.
LETRA B"decorre exclusivamente de aspectos externos, como os desejos criados conscientemente."
exclusivamente?NÃO! aspectos internos também.
contradição.errada
LETRA C
"independe de condicionantes internos do ambiente, do país e do mundo."
INDEPENDE?O texto mostra e cita com veemência a dependência.
já acho o erro aqui.
contradição.errada
LETRA D
"tem sua origem unicamente na situação do mundo em determinado momento."
VIMOS ACIMA UMA PARECIDA. TENTA RESTRINGIR a somente um aspecto,sendo que sabemos que há fatores internos e externos.contradição.errada
LETRA E
"vem do interior de cada pessoa, mas sofre condicionamentos externos."
Bem, concordam que por eliminação poderia ser esta? MAS, há ainda a dúvida que a LETRA A nos apresentou. Se não houvesse, marcaria a "E" sem analisá-la!!
Mas vamos digerí-la.
vem do interior de cada pessoa? SIM
sofre condicionamentos externos? SIM!
ou seja estamos entre uma que é reduzida e nos apresenta uma dúvida(letra A) e outra que é reduzida também, mas NÃO apresenta dúvida.
como a letra E não apresenta dúvida alguma, não é completa, claro, mas sintetiza tudo coerentemente nos apresentando respostas verdadeiras a todas as suas premissas, EU CONSIDERO ESTA VERDADEIRA.
E NO CASO,
é o gabarito
espero ter ajudado.