-
Resposta: Letra d
A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700
-
A condição de analfabeto funcional aplica-se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas.
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/revista/758/analfabetismo-funcional-6202.html
-
O analfabetismo funcional em nada se relaciona com questões de acesso à
tecnologia. Esse termo é utilizado para designar pessoas que, embora saibam ler
e conheçam os números, são incapazes de entenderem aquilo que leem e de fazer
operações matemáticas, mesmo que não sejam muito complicadas. Existem analfabetos
funcionais em todos os níveis de escolaridade, apesar de ser mais comum entre
pessoas de baixo nível educacional.
A alternativa correta é a letra (D).
-
Segundo a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Unesco), funcionalmente alfabetizada é a pessoa que pode participar de todas as atividades em que a alfabetização é necessária para o funcionamento efetivo do seu grupo e comunidade e também para lhe permitir continuar a utilizar a leitura, a escrita e o cálculo para seu próprio desenvolvimento e da comunidade.
Fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv65857.pdf
Alternativa: D