SóProvas


ID
1121743
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O anexo do Decreto n.1.171,de 22 de junho de 1994, dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. O referido ato normativo traz várias disposições relacionadas com tal matéria.Diante do exposto, assinale a opção incorreta, no tocante aos principais deveres do servidor público ali abordados.

Alternativas
Comentários
  • Letra E
    O anexo do Decreto n. 1.171, de 22 de junho de 1994
    Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
  • Questão passível de anulação também! :/

  • Acertei, mas me confundi com a letra a: "... exigindo as providências cabíveis?" 

  • Amigos, muito cuidado com a questão. O servidor não pode  ¨exigir¨ providências, visto que essas serão tomadas por autoridade competente apos a comunicação do fato. Logo, o servidor somente representará à autoridade competente o fato,mas não compete a ele  exigir providências..


    na letra ¨e¨, a pegadinha é que a opção não é a mais vantajosa para o interessado e sim para o interesse público.

    espero ter ajudado 
  • De acordo com o Decreto 1171/94:


    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;


    É obrigação do servidor exigir as providências cabíveis.

  • O decreto 1.171 diz: ... exigir providências...


    parece estranho, mas é a literalidade do decreto. Conforme comentado pelo Guilherme

  • Gabarito. E.

    Seria o bem comum.

  • Erro de grafia na letra D, "refetindo". Correto REFLETINDO !!!

  • E) O servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o interessado

  • O servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o interessado (ERRADO)

     

    O servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (CERTO)

     

  • Refetindo???? Erro da Banca ou do QC Já ia marcar achando que era uma pegadinha, mas vi que a "E" tem um erro grotesco

  • LETRA E

     

    Sim, a letra A está errada. O servidor além de comunicar todo e qualquer fato contrário ao interesse público deverá exigir as providências cabíveis:

     

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    (...)

     

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

     

     


     

  • Gabarito. E.

    Seria o bem comum.

  • O servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o interessado. O erro está na parte grifada em negrito pois devem ser priorizados os interesses gerais da sociedade do que os dos particulares.

    Gabarito:E