SóProvas


ID
1121944
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo praticado dentro de uma organização já existente é conhecido como intraempreendedorismo. Com base nesse tema, a questão que envolve os fatores motivantes que influenciam as pessoas a buscarem resultados empreendedores é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Essa banca utiliza definições que Chiavenato ainda não aprendeu...

  • Intenção empreendedora pode ser entendido como o nível de vontade que uma pessoa têm de abrir uma empresa. Através desta vontade pessoal, alguns pesquisadores podem prever se esta pessoa está propensa a empreender, ou seja, criar uma empresa.

     

    Teoria da Intenção Empreendedora

    Para Shapero e Sokol (1982)[8] duas etapas são fundamentais: a desejabilidade e a viabilidade. Estes dois aspectos são interativos. De modo que, se um indivíduo considera que se há viabilidade para iniciar um projeto, a desejabilidade cresce proporcionalmente. Por outro lado, se um indivíduo não está motivado para iniciar um projeto, não considerará sequer a sua viabilidade. Portanto, a desejabilidade é um pré-requisito na avaliação da viabilidade.

     

    wikipedia

  • Intraempreendedorismo significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. 

    O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há três décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso.

     

    Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações.  As empresas estão constantemente em busca da inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva.

    O intraempreendedorismo (intrapreneuring) atualmente é tido como um sistema que acelera as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. 

     

    A utilização do intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual. 

     

    Para fomentar o intraempreendedorismo nas organizações, gestores devem estar atentos aos colaboradores que se destacam pela vontade de inovar e de fazer parte de algo maior. O funcionário intraempreendedor é aquele que trabalha como se fosse o dono da empresa, ele toma a iniciativa de detectar problemas e buscar soluções

     

    Segundo Bird (1988) a intenção pode ser vista como um estado de espírito em que a atenção da pessoa está dirigida para uma determinada situação, com vista a alcançar uma meta

     

  • Show