SóProvas



Questões de Empreendedorismo


ID
345121
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Inovação é de?nida como processo de adotar ideias úteis e transformá-las em produtos ou métodos operacionais úteis. A criatividade é a capacidade de combinar ideias de uma maneira singular ou de usar associações úteis entre ideias. A criatividade observada nas pessoas deriva do entrelaçamento entre três componentes.

NÃO compreende um desses componentes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Discordo do gabarito: "De acordo com Certo, a criatividade individual é função de três elementos: a especialização ou competência (expertise), o pensamento criativo e a motivação."

    Administração geral para concursos - Rodrigo Rennó.


ID
345130
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o célebre autor Peter Drucker, a inovação sistemática signi?ca o monitoramento do que ele chamou de “sete fontes” para uma oportunidade inovadora. Quatro delas estão dentro da instituição ou de um setor. As outras três implicam mudanças fora da empresa ou setor.

Com base nas informações acima, é correto a?rmar que uma fonte externa de oportunidade inovadora é

Alternativas
Comentários
  • SETE FONTES PARA UMA OPORTUNIDADE INOVADORA

    As fontes de oportunidades resultado de mudanças dentro da empresa ou do setor de atuação 

    1.     O inesperado – o sucesso inesperado, o fracasso inesperado ou o evento externo inesperado. 

    2.   A incongruência – entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como “deveria ser”.

    3. A inovação baseada na necessidade do processo. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações. 

    4. Mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado. Exemplo: na época da inflação mais acelerada no Brasil, apresentou-se como preponderante a lógica de as famílias fazerem compras para o mês todo, criando o mercado para os hipermercados e para os freezers em cada residência. Com o declínio da inflação e maior dificuldade na mobilidade urbana ressurgiu a lógica da lojas de vizinhança, que se tornaram objeto de investimento mesmo para os grandes varejistas.

    As fontes de oportunidades resultado de mudanças fora da empresa ou do setor de atuação 

    5. Mudanças demográficas ou populacionais. No Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média...

    6.  Mudanças em percepção, disposição e significado. Exemplo: a mudança da percepção das pessoas em relação à própria saúde e aparência criou uma quantidade enorme de oportunidades de negócios que nem existiam anos atrás: Spas, academias, restaurantes de comida saudável, alimentos especiais. Em cada segmento de mercado podemos encontrar oportunidades.

    7.  Conhecimento novo, tanto científico como não-científico. A inovação baseada em conhecimento é a mais difícil de controlar e imprevisível. É bem frequente que o criador da nova tecnologia não seja quem vai aproveitar a oportunidade de negócio.


ID
347749
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas a respeito da atividade empreendedora no Brasil.

I. A elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil.

II. A característica pouco inovadora dos negócios novos no Brasil é marcante, o que constitui um dos entraves para sua entrada nos mercados internacionais.

III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I. A elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária são aspectos inibidores da atividade empreendedora no Brasil. CORRETA

    II. A característica pouco inovadora dos negócios novos no Brasil é marcante, o que constitui um dos entraves para sua entrada nos mercados internacionais. CORRETA

    III. O perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores. CORRETA
  • Nossa, velho, que comentário tosco esse aqui de cima...
    Discordo da resposta. Acho muito subjetiva a afirmação do item II ao afirmar que os negócios no Brasil são pouco inovadores. Segundo quem? Qual indicador ou pesquisa afirma isso? Eu já tenho a impressão de que o Brasil é um país de empreendedores, com novas tecnologias, pesquisa científica, grande número de mestres e doutores graduando-se em universidades nacionais e além-mar, investimentos estrangeiros, jovens empresários realizando um sem-número de novos negócios inclusive exportando ideias (Carta Capital). Pra mim o item C é o mais correto.
  • Pouco inovadora? Gostaria de saber a base desta informação, alguem sabe?
  • Todas estão corretas. De fato no Brasil existe uma elevada burocracia para iniciar um novo negócio e a alta carga tributária. Este fato dificulta a entrada do país no mercado internacional no que tange a produtos acabados de alto valor agregado. Outra observação acertada é a de que o perfil da maioria dos empreendimentos iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores. GABARITO letra e)

  • Acredito que eles consideraram negócios inovadores, como aqueles que realmente mudem o mundo ou apresentem algo diferente aos negócios. E nestes pontos, o Brasil não é criativo. Temos alguns casos isolados, mas são grandes empresas, muitas delas estatais (Petrobrás, Embrapa). E na questão mencionam novos negócios, vejo poucos estudantes no Brasil dispostos a se arriscar em um negócio inovador, vejo sim, muitos querendo montar franquias (onde está a inovação?), trabalhar em grandes empresas ou para o governo.

  • Alternativa E.

    I- Comparando o posicionamento dos especialistas sobre os fatores limitantes ao empreendedorismo com a visão dos próprios empreendedores brasileiros entrevistados de diversos estágios e motivação, apenas o fator 'políticas governamentais' (18,08%) coincide, representando uma das maiores dificuldades para se empreender no País.

    Essa avaliação, semelhante à dos especialistas, deve-se à excessiva burocracia para abrir e operar um empreendimento no País e à elevada carga tributária (segundo dados do World Competitiveness Yearbook - 2006, a carga tributária brasileira atingiu 34,8% do Produto Interno Bruto - PIB).

    II- Analisando-se as possibilidades de inserção dos empreendimentos brasileiros no comércio internacional, as principais razões que constituem entraves decorrem da própria natureza dos negócios abertos no País. Os resultados do GEM mostram que é marcante a característica pouco inovadora dos novos negócios, não excluindo também desse quadro as empresas já estabelecidas.

    III- O perfil da maioria dos empreendedores iniciais ainda se concentra nas atividades relacionadas aos serviços prestados aos consumidores. A maioria dos serviços prestados nessa categoria está relacionada à comercialização de alimentos e vestuário no varejo, além de tratamentos de estética e beleza; 


    Fonte 1:http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/impostos-e-burocracia-lideram-queixas-dos-empreendedores/10351/
    Fonte 2:http://www.afap-ap.com.br/informativo/setor_servicos_sebrae/informativo.html
    Fonte 3:
    http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/86/Dissertacao.pdf

  • Essa questão é muito subjetiva, baseado em que foi elaborado estas assertivas ??? Não realizei esta prova, talvez no edital mencionava este tipo de questão, mas ... eu entraria com recurso, como posso afirmar com precisão estas afirmações? 

  • Concordo plenamente que as assertivas I e III estejam corretas, tanto que marquei a alternativa C. Na minha opinião, a afirmação de que os novos negócios no Brasil são pouco inovadores é bastante subjetiva. Talvez o bote da questão esteja no detalhe "entrada nos mercados internacionais". Há produtos e serviços inovadores no Brasil, mas talvez em número reduzido. A característica marcante seria, pois, a ausência de inovação :/

  • Concordo com Roberto MDIC dados do SEBRAE demonstram o grande salto do mercado Brasileiro em inovações.

  • Brasileiros são sim inovadores.

  • A II  foi retirado de uma postagem do SEBRAE do Distrito Federal, publicada em 2008 esta disponível em

    Contudo, acredito que esta questão esta desatualizada

  • Temos que "aprender" a responder as questões da Funrio...

  • Errei pq achei que o item II estava equivocado. :(


ID
551707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

Para que as inovações disruptivas reduzam a pobreza, basta que uma geração inteira adote permanentemente essas soluções.

Alternativas
Comentários
  • A inovação disruptiva tem a intenção de criar um novo mercado para consumidores ou 'não-consumidores' (aqueles que ainda não são diretamente). "É a ruptura de novo mercado, na qual se concorre com o não-consumidores, isto é, oferecendo o produto a pessoas que até então não eram consumidores, muitas vezes a uma qualidade inferior, mas a um preço acessível.", como diz Clayton. Como é o caso do modelo de negócio da GOL - low cost, low fare, que abriu uma nova categoria que era sensível ao preço e que optava por um expectativa moderada sobre o serviço. Outro exemplo pode ser o Ipod e o Itunes que reinventaram a forma de se escutar e vender músicas respectivamente.

    http://abrandando.blogspot.com/2009/02/inovacao-disruptiva-voce-sabe-o-que-e.html
  • ERRADA

    Comentário Professor Carlos Xavier (Estratégia Concursos):

    Uma inovação disruptiva permite que as pessoas como um todo tenham acesso a produtos e serviços. Apesar disso, a questão erra ao dizer que basta que uma geração as adote para que elas reduzam a pobreza. Essa relação não existe.



ID
551710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

Os chamados negócios sociais estendem a renda por meio do oferecimento de bens e serviços a preços mais baixos.

Alternativas
Comentários
  • "Um negócio social tem lucro mas busca ao mesmo tempo exercer um impacto positivo na sociedade: uma espécie de híbrido entre uma empresa capitalista e uma ONG."

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI213691-15259,00.html
  • Esta questao merece OBS.

    Estes negocios sociais, eu tratei de produtos e serviços com apelo social através da Org.

    Eu olhei esta questão, do ponto de vista de responsabilidade social, pois, isto significa o quanto uma empresa assume em meio a suas ações protejer e melhorar o bem-estar da sociedade a medida que procura atingir seus próprios objetivos, os negócios nao devem ser financiado somente pela organização, bom, com isso o custo de mantar atividade socialmente desejavel relacionado a cada ação, produto ou serviço deve ser repassado ao consumidor, e adotando preços elevados dos bens e serviços relacionado a essa atividade.

    Ex. sacolas biodegradaveis VS sacolas comuns, pode ter certeza a biodegradavel é mais cara, e no preço do produto este está imbutido.

    Fonte: Chiavenato - Administração Geral e Pública.



     

  • Para Kotler (marketing 3.0), existem três maneiras de se medir o sucesso de um negócio social:

    Em primeiro lugar, um negócio social estende a renda disponível ofertando bens e serviços a preços mais baixos. Como exemplo, podemos identificar uma organização particular ou pública, que oferece soluções habitacionais de custo baixo. Uma outra instituição de ensino, que oferece educação superior a preços menores para a comunidade de baixa renda.

    Em segundo lugar, um negócio social expande a renda disponível quando fornece bens e serviços antes não disponíveis para a base da pirâmide. Um caso pioneiro e de sucesso no Brasil, foi o da Casas Bahia, comercializando produtos básicos de móveis e eletrodomésticos para as classes mais baixas da população, o que ajudou a diminuir a exclusão social, ao mesmo tempo que provocou a expansão da renda disponível.

    Em terceiro lugar, um negócio social aumenta a renda disponível elevando o nível de atividade econômica da sociedade subatendida. Como exemplo, temos o aumento do número de vendedoras da AVON, na venda porta a porta, oferecendo produtos para a população de baixa renda, ao mesmo tempo que a empresa está empregando mulheres de baixa renda como vendedoras, o que vai aumentar também o nível da atividade econômica no modelo de venda direta.


ID
551713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

O plano de produção descreve todo o processo de fabricação, incluindo serviços realizados por terceiros por meio de subcontratações.

Alternativas
Comentários
  •  Atividades de Planejamento e Controle da Produção

    Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

    Zacarelli (1979), denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como " ... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa".

    Para Burbridge (1988),"o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado". Já para Plossl (1985),"o objetivo do PCP é fornecer informações necessárias para o dia-à-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica".

    Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".  


    fonte: http://www.eps.ufsc.br/disserta96/armando/cap3/cap3.htm
  • É a lógica!! O plano de produção ou plano de planejamento exercem a função de apresentar "TODO O PROCESSO", incluindo as atividades internas da  e as atividades externas da organização. Um exemplo de atividade externo da organização é quando determinado produto ou serviço é disponibilizado para a sociedade. A partir daí, os indivíduos vão analisar o produto externado da referida organização.

  • CERTO

    Cuidado para não confundir com o Plano de Negócios. Veja uma questão que tenta fazer isso:

    CESPE/2013/SERPRO/AGE- No plano de negócios, a descrição do produto compreende o detalhamento do ciclo produtivo e de suas fragilidades. ERRADO

    Comentário: O detalhamento do ciclo produtivo é feito no plano de produção, e não no plano de negócios.

    Força! Estamos quase lá!


ID
551716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

Na elaboração do plano de negócios, devemos sempre estabelecer metas arrojadas, de preferência maiores que aquelas esperadas nos cenários mais favoráveis, a fim de que possam estimular o empreendedor a obter o melhor resultado possível.

Alternativas
Comentários
  • Questão absurda.

    O princípio básico do plano de negócios é que ele seja viável.
  • Errado
    Na elaboração do plano de negócios, devemos sempre estabelecer metas arrojadas, de preferência maiores que aquelas esperadas nos cenários mais favoráveis, a fim de que possam estimular o empreendedor a obter o melhor resultado possível. As metas devem ser sempre factíveis, de modo que se possa alcançá-las.
  • O erro se encontra em MAIORES, estou só complementando os colegas.

    Na elaboração do plano de negócios, devemos sempre estabelecer metas arrojadas, de preferência maiores que aquelas esperadas nos cenários mais favoráveis, a fim de que possam estimular o empreendedor a obter o melhor resultado possível.
  • Metas que não podem ser alcançadas são fatores de desmotivação da equipe.

  • o que inválida a questão é a palavra "sempre".

  • As metas devem ser alcançáveis e condizentes com a realidade a fim de não desestimular/desmotivar a equipe.

  • Meta impossível , eu nem tento kkkk

  • FALSO


ID
551719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

O processo de empreender pode ser resumido em identificar e avaliar uma oportunidade e administrar a empresa resultante.

Alternativas
Comentários
  • Empreender é inovar, buscar o novo, fazer mais com o menos.

    Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo
  • Primeiro vamos entender a diferença entre esses dois conceitos: administrador x empreendedor (apesar de não poderem ser tratados como temas distintos, pois um complementa o outro e ambos, tanto os administradores quanto os empreendedores são “tomadores” de decisões)

    A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). E conceitualmente pode significar: é o ato de trabalhar com e através de pessoas para planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, para realizar objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

    Empreender vem do latim imprendere. "Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional” (José Carlos Teixeira). Entretanto não se restringe apenas a isso. Uma pessoa que monta seu próprio negócio e que dê certo, por mais que não inove, não deixa de ser um empreendedor.

    O problema da questão é resumir o empreendedorismo à identificação e avaliação de oportunidades.

  • Acredito que o conceito da questão é de administrador, e o que diferencia este de empreendedor é o fator deste último ser inovador (devido a isso a alternativa está errada).
  • ERRADO


    O EMPREENDEDORISMO TEM SEU FOCO NAS INOVAÇÕES , UM SISTEMA NO QUAL OS GESTORES ATUAM COM IGUALDADE COM OS COMPRADORES E QUE AMBOS GANHAMCOM SUAS RELAÇÕES (RELAÇÃO GANHA - GANHA).

    A QUESTÃO ESTÁ ERRADA , PORQUE AFIRMA QUE EMPREENDER ESTA SE RESUMINDO EM IDENTIFICAR , AVALIAR UMA OPORTUNIDADE A EMPRESA , E ISSO É COISA NORMAL QUE JA ACONTECE EM QUALQUER EMPRESA .

    O LANCE DO EMPREENDEDORISMO ESTÁ NA INOVAÇÃO .
  • O empreendedorismo compreende  a capacidade de um agente transformar sua vida e construir valores à comunidade, ou seja, tem a ver com o seu comportamento e o desejo de realizar algo de valor para si e para a sociedade.
    Assim, o processo de empreender não se resume apenas em identificar, avaliar uma oportunidade e administrar uma empresa resultante, mas buscar oportunidade, ter a capacidade de correr riscos calculados e tenacidade para transformar uma ideia em empreendimento real, que pode estar relacionada com uma atividade empresarial ou não empresaria
    l.
  • O processo empreendedor pode ser considerado como um conjunto de comportamentos que o empreendedor desenvolve (GARTNER, 1985).  Durante o processo, o empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver uma  oportunidade , até mesmo superar os obstáculos à criação de algo. Hisrich e Peters (1998) assim como Dornelas (2005) apresentam o processo em quatro fases distintas:  � Identificar e avaliar a oportunidade � Desenvolver o plano de negócio;  � Determinar os recursos necessários;  � Administrar a empresa resultante O processo de empreendedorismo é composto de 4 fases e não apenas 2, conforme a questão foi apresentada.

    Encontrei estes conceitos neste texto da FGV, pág. 02
    http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2009/artigos/E2009_T00239_PCN72744.pdf
  • FALSO


ID
551722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a empreendedorismo, julgue os seguintes itens.

O plano de negócio deve ser complementado pelos planos operacional, de marketing e financeiro, para que possa contemplar todos os elementos relevantes para o início de novo empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • O plano de negócio deve ser complementado pelos planos operacional, de marketing e financeiro, para que possa contemplar todos os elementos relevantes para o início de novo empreendimento.


    Todos é muito generalista.

    O plano de negócios deve contemplar ainda:

    Plano estratégico,
    Plano tático,



  • Asseriva incorreta, pelo que vejamos:

    O plano de negócios deve registrar o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o emprendimento.

    Desenvolver um plano de negócios é um indicador de maturidade, porém não basta desenvolve-lo, é necessário manter suas informações sempre atualizadas tendo-o como um projeto vivo e não como um simples documento fechado numa gaveta.  

  • Segundo o SEBRAE, para a construção do plano de negócios, é essencial que tenha todos estes itens: sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro, construção de cenários, avaliação estratégica e a avaliação do plano de negócios.

    Segundo Dornelas (2000) o plano de negócio ao ser elaborado, deve seguir um roteiro com as seguintes informações: 

    1) Capa - a capa é a primeira impressão do plano de negócios para quem se interessa de lê-lo;
    2) Sumário - o sumário tem o objetivo de informar de forma detalhada o título de cada assunto com o número da página;
    3) Sumário Executivo - o sumário executivo deve conter uma síntese do seu negócio, com informações pertinentes para que ele for dirigido; 
    4) Planejamento Estratégico do Negócio - o planejamento estratégico define o rumo da empresa, sua missão, objetivos, visão; 
    5) Descrição da Empresa - esta seção serve para descreve a empresa como um todo;
    6) Produtos e Serviços - descrever quais são seus produtos e serviços; 
    7) Análise de Mercado - fazer uma pesquisa de mercado, para se posicionar de com uma estratégia competitiva;
    8) Plano de Marketing - apresenta qual forma será melhor de comercializar, divulgar o produto/serviço e como conquistar seus clientes; 
    9) Plano Financeiro - nesta seção apresenta as ações planejadas da empresa, ou seja, o capital a investir, o fluxo de caixa, prazo de retorno sobre investimentos;
    10) Anexos - apresenta as informações que o empreendedor ressalta para um bom entendimento do plano. Devem constar também os currículos dos sócios.
  • Creio que a assertiva possua dois erros.

    O plano de negócio deve ser complementado pelos planos operacional, de marketing e financeiro, para que possa contemplar todos os elementos relevantes para o início de novo empreendimento.

    Primeiro que o plano de negócio não é complementado pelos planos operacional, de marketing e financeiro, eles, na verdade, fazem parte do plano. E, mesmo com esses planos, ainda falta elementos relevetantes como: sumário executivo, análise de mercado,  construção de cenários, avaliação estratégica e a avaliação do plano de negócios.

  • Não vi na lista o plano operacional, o erro da questão é ter esse quesito?
  • O processo empreendedor pode ser considerado como um conjunto de comportamentos que o empreendedor desenvolve (GARTNER, 1985).  Durante o processo, o empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver uma  oportunidade , até mesmo superar os obstáculos à criação de algo. Hisrich e Peters (1998) assim como Dornelas (2005) apresentam o processo em quatro fases distintas:  Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano de negócio � Determinar os recursos necessários;  � Administrar a empresa resultante
    Encontrei estes conceitos neste texto da FGV, pág. 02
    http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2009/artigos/E2009_T00239_PCN72744.pdf
  • simples e rápido: O erro da questão está na palavra "todos"

  • "O plano de negócio deve ser complementado pelos planos operacional, de marketing e financeiro, para que possa contemplar todos os elementos relevantes para o início de novo empreendimento.". Todos não!! Não é SOMENTE marketing, parte financeira que faz a empresa funcionar!!

    Bons estudos :)


ID
551758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.

A transformação de informação em conhecimento envolve a realização de comparações e contrastes, a identificação de relacionamentos e a inferência de consequências e, portanto, é influenciada por especialização, experiência, valores e insights estruturados dos integrantes da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo


    Pensei o seguinte: conhecimento é algo subjetivo, logo todo o background de outros conhecimentos/experiências vão influenciar a maneira que o conhecimento é assimilado. Ex.: Se dermos o livro de Adm Geral do Chiavenato para engenheiros de produção, eles vão, em média, absorver melhor algumas coisas, principalmente a parte de administração científica, planejamento estratégico, APO,.. pois são coisas que já viram em seu curso (meu caso). Agora esse mesmo livro p/ alguém formado em psicologia, na certa será absorvido melhor os modelos de liderança, a Escola do Comportamento, teorias de motivação, ... Enfim, o seu background influência a forma que você absorve a informação e a transforma em conhecimento

  • CERTO

    Colocarei aqui o comentário que fiz na questão Q888575:

    ''A equipe de criação do conhecimento possui pessoas com conhecimento tácito e explicito. Estas pessoas possuem conhecimentos conceitual, sistêmico, operacional e compartilhado, que perpassam pelos indivíduos indistintamente.''

    Veja outras questões que ajudam bastante:

    CESPE/2011-MEC/Q261489

    A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.CERTO

    CESPE/TRT10/2013

    Os modos de conversão do conhecimento (externalização, internalização, socialização e combinação) são operacionalizados nas organizações a partir dos espaços de interação, chamados de ba, em que conhecimentos, experiências, habilidades e demais recursos valiosos são combinados nas interações entre as pessoas.CERTO

    CESPE/2011-MEC/Q261491

    Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.CERTO

    Espero ter ajudado. Estamos quase chegando lá!

  • Conhecimento (ou Capital Intelectual) é uma informação contextual,

    relevante e acionável, ou de outro modo, é a informação em ação. É uma

    informação valiosa da mente, inclui reflexão, síntese e contexto. É difícil de

    estruturar, difícil de capturar em computadores, normalmente é tácito

    (não explícito) e sua transparência é complexa.

    À primeira vista, o item parece estar errado, pois associamos logo a palavra

    experiência ao conceito de inteligência. Mas, vamos raciocinar um pouco tendo

    como base a definição de conhecimento e o solicitado no item.

    Dividindo o item temos que:

    1. A transformação de informação em conhecimento envolve a realização de

    comparações e contrastes, a identificação de relacionamentos e a inferência de

    consequências. → Tudo isso envolve reflexão, então, de fato estamos diante

    de transformação em conhecimento.

    2. Portanto, é influenciada por especialização, experiência, valores e insights

    estruturados dos integrantes da equipe. → Veja que aqui a questão fala em

    INFLUÊNCIA. É claro que se o conhecimento é uma informação valiosa da

    mente humana, ele é influenciado pelos atributos das pessoas responsáveis

    por gerá-lo.

    Gabarito: Certo

  • (UFMT - 2017 - UFSBA – Administrador) (ADAPTADA) Informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que

    ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

    gabarito: certo

    Dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados, processados, avaliados ou interpretados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

    A informação é o dado trabalhado ou tratado, que possui valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação. Pode ser definida como algo útil com relevância e propósito.

    (CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública – Organizações) Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento.

    O conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida e é disseminado de maneira formalizada e declarada por meio de artigos e livros.

    A assertiva está correta em sua primeira parte ao afirmar que “conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida”. Como vimos o este tipo de conhecimento é altamente pessoal e está profundamente enraizado nas

    ações e na experiência corporal do indivíduo.

    Já a segunda parte do item está errada, pois é o conhecimento explícito que é disseminado de maneira formalizada e declarada por meio de artigos e livros. O conhecimento tácito é de difícil formalização, visibilidade e explicação.

    Gabarito: Errado.

    (CESPE - 2013 - MPU - Analista - Gestão Pública) No que se refere a educação e treinamento, julgue os itens que se seguem. Desejando externalizar o conhecimento tácito que determinado colaborador detenha sobre a elaboração de estudos técnicos, por exemplo, a organização deve documentar esse conhecimento de modo que seja possível a outros

    colaboradores reproduzi-lo facilmente. Nesse tipo de situação, observa-se a conversão do conhecimento tácito em explícito

    A assertiva traz um exemplo de externalização, que ocorre quando há transformação de conhecimento tácito em explícito por meio reflexão e diálogo. Sendo o conhecimento explícito formal, codificado, sistemático e estruturado, toma a forma de palavras, sons ou números e é compartilhado geralmente, na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, arquivos de áudio, especificações e manuais.

    Gabarito: Certo


ID
551761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.

O ponto de equilíbrio das vendas consiste no volume de vendas em que a empresa não tem lucros nem perdas.

Alternativas
Comentários
  • Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto. É onde o total das receitas é igual ao total das despesas. Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.
  • A redação da questão está dúbia. O Ponto de Equilíbrio Contábil é uma situação em que as receitas igualam as despesas de tal maneira que a empresa não tem lucro ou prejuízo. É calculado a partir da margem de contribuição unitária do produto (MCU), ou seja, preço de venda - custos variáveis.

    considero que o gabarito deveria ser Errado.
  • Do inglês break-even-point, o ponto de equilíbrio informa ao empreendedor o volume necessário de vendas, no período considerado, para cobrir todas as despesas (fixas e variáveis) incluindo o custo da mercadoria vendida ou do serviço prestado. Sua análise possibilita que o negócio equilibre o nível da produção ou das vendas em quantidade e/ou valor em relação à totalidade de seus custos.

    Em outras palavras, significa a representação do faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não amargue prejuízo, mas em que ainda não estará obtendo lucro. No ponto de equilíbrio, o resultado, ou lucro final, é igual a zero.



    Fonte: http://www.mundosebrae.com.br/2011/02/ponto-de-equilibrio/

  • Alternativa: CERTO
  • Ponto de equilíbrio não quer dizer que vc não tenha ganhos ou perdas , mas sim que eles se compensem.

    dificil aceitar esse gabarito certo :(

  • O ponto de equilíbrio das vendas consiste no volume de vendas em que a empresa não tem lucros nem perdas.


ID
551764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.

A expansão do mercado total por meio de novos usuários, ou de novos usos, ou de intensificação do uso constitui estratégia utilizada por empresas desafiantes para alcançar a liderança do mercado.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Stevens et al. (2001), a organização que é líder de mercado
    pode expandir sua atuação, desenvolvendo novos usos, usuários ou maior utilização do
    produto pelos consumidores atuais; ou proteger a fatia de mercado, usando táticas de
    marketing inovadoras ou retaliando desafiadores. Já a empresa desafiadora de mercado pode
    criar uma estratégia de ataque frontal, combatendo a líder com promoções ou preços
    agressivos; uma estratégia lateral, contornando as opções da líder por meio de inovações; ou
    ainda uma estratégia de ataque aos mais fracos, aumentando a participação de mercado e
    atacando empresas menores.

    A banca tentou enganar o candidato ao inverter os conceitos de estrategia de lideranca e desafiadora.


  • Pelo que entendi essas são estratégias de empresas que já são líderes no mercado. 

  • Não necessariamente se expande o mercado. Um novo uso ou usar mais pode objetivar manutenção.

  • ESTRATÉGIAS DA LÍDER DE MERCADO: para expandir a demanda total do mercado, a líder de mercado deve procurar novos usuários, novos usos e intensificação do uso de seus produtos. Defesa da participação do mercado: enquanto estiver tentando expandir o mercado total, a empresa dominante deve, continuamente, defender seus negócios contra ataques rivais. Por exemplo, a Coca-Cola deve, constantemente, defender-se contra a Pepsi-Cola; a Gillette, contra a Bic; o McDonald's contra o Burger King; a General Motors, contra a Ford e a Kodak, contra a Fuji.

    ESTRATÉGIAS DA DESAFIANTE DE MERCADO: as empresas que ocupam a segunda, terceira ou classificações mais baixas podem atacar a líder e outras concorrentes em um lance agressivo, visando conquistar maior participação de mercado (desafiantes de mercado) ou podem desejar apenas manter suas participações (seguidoras de mercado).

     

    FONTE: Marketing Estratégico - DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA LÍDERES, DESAFIANTES, SEGUIDORES E OCUPANTES DE NICHOS.  http://nardelli.awardspace.com/disciplinas/d_mk_est/aulas/mk_est_lideres_desafiantes/mk_est_estrategias_lideres_desafiantes_seguidores.htm

     

    Professor Sedinei Beber

    www.sedineibeber.com.br

     

     

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    A expansão do mercado total por meio de novos usuários, ou de novos usos, ou de intensificação do uso  constitui  estratégia  utilizada  por  empresas  líderes  de  mercado  para  manter  a  liderança  do mercado. 


ID
733264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

Essencial à criação de empresas, a elaboração de planos de negócios é dispensável no planejamento e na implantação de incubadoras.

Alternativas
Comentários
  • Indispensável!

  • Um plano de negócio descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para seu alcance, diminuindo os riscos e as incertezas envolvidos. É algo que faz parte do planejamento empresarial e permite, ao empreendedor/empresário, que os erros sejam identificados antes no papel ao invés de serem colocados em prática no mercado. Uma incubadora de empresas dá suporte aos primeiros passos de pequenos negócios em relação a diversos temas, de modo que o planejamento empresarial é um deles.


ID
733267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

A avaliação da incubadora deve contemplar indicadores relativos à produtividade, à qualidade da gestão, aos impostos gerados e ao grau de utilização dos recursos disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • indicador de impostos?

  • POIS É , GLEISON, no mínimo estranho sahushuahsa


ID
733270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

A intervenção estatal para o fomento do nível de inovação e para o aumento da competitividade da indústria brasileira ocorre mediante o incentivo à implantação de incubadoras de empresas, entre outras ações.

Alternativas

ID
733273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente dos polos e parques industriais, as incubadoras de empresas não se incluem entre os mecanismos e arranjos institucionais que viabilizam a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Muito pelo contrário. As incubadoras são instituições que auxiliam micro e macro-organizações emergentes ou que estejam em processo de crescimento. Entre estas, destaca-se atenção especial para as tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços. As incubadoras incidem, principalmente, em organizações que têm um elevado grau de inovação e de diferenciação de produtos no mercado. As instituições incubadoras - ou popularmente chamadas de ''acolhedoras'',''anjo'' ou ''padrinhas'', rsrsrs - favorecem o empreendedor em áreas como contabilidade; gestão empresarial; engenharia de produção; questões jurídicas sobre propriedade intelectual; entre outros serviços de assessoramento.

    Pessoal, essas organizações chegam até a ''mexer'' nas competências essenciais - core competences - das organizações, entretanto, evitam ao máximo descaracterizar a essência dessas competências. Na verdade, as incubadoras visam fortalecer essas competências, porém, de uma forma mais técnica,racional e empreendedora, de fato.

    Espero ter ajudado.

  • Diferentemente dos polos e parques industriais, as incubadoras de empresas não se incluem entre os mecanismos e arranjos institucionais que viabilizam a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços. Resposta: Errado.

    Incluem-se sim!


ID
733276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

Por meio do estudo de viabilidade técnica e econômica, que constitui fase exploratória essencial à tomada de decisão que antecede a implantação de uma incubadora de empresas, reúnem-se dados relativos à realidade política, social, cultural, educacional e econômica da região onde se pretende instalar a incubadora.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação está CORRETA


ID
733354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos hábitats de inovação, julgue os próximos itens.

As incubadoras tanto podem auxiliar na criação de novas MPEs, por meio de processos como spin-off como podem dar suporte a MPEs já existentes.

Alternativas
Comentários
  • As incubadoras tanto podem auxiliar Micro e Pequenas Empresas (MPE) já existentes como fomentar sua criação. Também podem auxiliar a criação de empresas “spin-off” (empresas que resultam de micro e pequenas empresas já existentes, envolvidas com pesquisa científica e até mesmo universidades).

    Prof. Stefan Fantini


ID
733357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos hábitats de inovação, julgue os próximos itens.

No Brasil, é mais comum a existência de incubadora do tipo misto, ou seja, de base tecnológica e especializada.

Alternativas
Comentários
  • Incubadora de base tecnológica

    É a incubadora que abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.

    Incubadora dos setores tradicionais

    É a incubadora que abriga empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, as quais detém tecnologia largamente difundida, e queiram agregar valor aos seus produtos, processo ou serviços por meio de um incremento em seu nível tecnológico. Devem estar comprometidas com a absorção ou o desenvolvimento de novas tecnologias.

    Incubadora mista

    A incubadora mista é composta por empresas de base tecnológicas e de setores tradicionais.


ID
733360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos hábitats de inovação, julgue os próximos itens.

O fomento ao empreendedorismo é uma grande preocupação no Brasil, em função do interesse no desenvolvimento socioeconômico.

Alternativas
Comentários
  • Habitats de inovação são espaços diferenciados, propícios para que inovações ocorram, pois são locus de compartilhamento de conhecimento e experiências criativas, estimulando networking e parcerias entre os envolvidos. Com isso, ajuda a minimizar os riscos e a maximizar ou acelerar os resultados associados aos negócios ali desenvolvidos. Um habitat de inovação costuma unir efetivamente talento, tecnologia, capital e conhecimento em um determinado espaço para alavancar o potencial empreendedor de todo o entorno.

    ***Fonte:


ID
733363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos hábitats de inovação, julgue os próximos itens.

Incubadoras atuam diretamente na criação de um ambiente com menor competição, ajudando, com isso, no estabelecimento das empresas no mercado, na fase imediatamente posterior a sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Incubadoras atuam diretamente na criação de um ambiente para que as empresas atuem no mercado competitivo.

  • Incubadoras atuam diretamente na criação de um ambiente com menor competição, ajudando, com isso, no estabelecimento das empresas no mercado, na fase imediatamente posterior a sua criação. Resposta: Errado.

    Atuam indiretamente porque não possuem essa finalidade e o ambiente de atuação é o mercado competitivo, pois as incubadoras preparam as empresas júnior, que estão na fase inicial, a competirem no mercado real.

  • Dentro da incubadora não há competição , mas sim cooperação. Interpretei errado :(


ID
733366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos hábitats de inovação, julgue os próximos itens.

Infraestrutura física e prestação de serviços especializados são os benefícios fornecidos pelas incubadoras às empresas incubadas.

Alternativas
Comentários
  • Forçando muito a barra à favor da banca, pode-se dizer que o erro está em "serviços especializados". Talvez a banca considere a incubadora fornecedora de serviços apenas de apoio. Porém discordo. Incubadora, segundo Araújo (TGA 2003 pg 227) fornece: infraestrutura, serviços compartilhados, assessoramento, qualificação e network. Assessoramento e qualificação são serviços especializados, no meu entendimento.
  • As incubadoras normalmente oferecem um conjunto de serviços básicos aos incubados:

    Na minha opinião, questão mal elaborada.

  • Houve restrição quando foi inserida a conjunção aditiva "e"

ID
733369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos sistemas de fomento em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I), julgue os itens subsequentes

As políticas públicas voltadas ao fomento de C&T&I incluem a Lei da Inovação e a Lei do Bem.

Alternativas
Comentários
  • Para mais informações sobre estas duas leis - baixe: ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2016 2022 (em pdf, no Google).


ID
733372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos sistemas de fomento em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I), julgue os itens subsequentes

As grandes empresas são autossuficientes em termos de financiamento da inovação; por isso, as ações governamentais restringem-se ao fomento da inovação em MPEs.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    As grandes empresas (inclusive mutinacionais) financiam laboratórios de pesquisas em universidades e centros de pesquisas através de acordo de cooperação técnica / termos de parceria.

    Ao passo que as empresas investem em P&D&I, elas recebem incentivos do governo como por exemplo isenções. É uma via de mão dupla. 

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Materiais/Resumos: https://goo.gl/92FN88

     

  • Fora os caixas 2, que recebem propina para isenção de impostos de grandes multinacionais, só pra descontrair kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


ID
733375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos sistemas de fomento em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I), julgue os itens subsequentes

O modelo da tríplice hélice reconhece a existência de diferentes agentes, com papéis distintos, relacionados à inovação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A Hélice Tríplice tornou-se um modelo reconhecido internacionalmente, que está no âmago da disciplina emergente de estudos de inovação, e um guia de políticas e práticas nos âmbitos local, regional, nacional e multinacional. As interações universidade-indústria-governo, que formam uma “hélice tríplice” de inovação e empreendedorismo, são a chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento.


ID
733378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos sistemas de fomento em ciência, tecnologia e inovação (C&T&I), julgue os itens subsequentes

Segundo o modelo da tríplice hélice, o papel do governo é de interventor e(ou) prestador de serviços e de criador de marco legal.

Alternativas
Comentários
  • correto

     

    G.U.I

     

    "As interações Governo-Universidade-Indústria, que formam uma “hélice tríplice” de inovação e empreendedorismo, são a chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento. Indo além da coevolução das instituições mediante interações mútuas, trata-se da transição das principais esferas de dupla para tríplice hélice.

     

    Muito cobrado no que tange os estudos de inovação, e um guia de políticas e práticas nos âmbitos local, regional, nacional e multinacional.

     

    Informação retirada de 

    ETZKOWITZ, HENRY; ZHOU, CHUNYAN. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 31, n. 90, p. 23-48,  maio  2017 .   Disponível em . acessos em  04  fev.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003.


ID
850714
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2000:127), “as organizações estão progressivamente empreendendo projetos que sejam um tanto incomuns ou únicos, tenham prazos finais específicos, contenham tarefas complexas inter-relacionadas que exijam habilidades especializadas e sejam de caráter”:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    As palavras "tanto incomuns ou únicos" nos refere a algo que não acontece normalmente em uma empresa. Ou seja em algo que ocorre temporariamente/ocasionalmente.


ID
903520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Competitividade, inovação, empreendedorismo, interdependência, foco no cliente, sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa, todos são pressupostos correntes das abordagens contemporâneas da Administração. Em muitas delas, entretanto, esses pressupostos são implementados por meio de práticas administrativas, fundamentadas em medidas prescritivas e em rotinas padronizadas.

Essas medidas prescritivas e rotinas padronizadas estão originariamente estabelecidas nos(as)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Medidas prescritivas e rotinas padronizadas são características da Administração Científica (FAYOL)

    Benchmarking é quando uma organização olha para outra que supostamente oferece um padrão mais elevado de qualidade e busca copiar seus procedimentos ou extrair deles novas ideias e fluxos.

    Reengenharia é quando busca-se uma total reformulação de métodos e procedimentos organizacionais. Aqui não caia na pegadinha da CESPE quando ela te enrola, dizendo que há meios de adequação, que é possível adicionar ou compensar, é tudo de novo novamente do ZERO!

    BSC - Balanced Scored Card é basicamente uma ferramenta de Gestão Estratégica! (estude mt BSC pq caí!)

    Fonte: Chiavenato, Rodrigo Rennó, Paludo

    Bons Estudos!


  • Oi André, acho que vc se equivocou na indicação do autor-chave da Administração Científica: seria Taylor (Adm. Científica) e não Fayol (Teo. Clássica).
    A questão exige leitura, pois a primeira parte é quase irrelevante para encontrar a resposta correta. Ela pede, em suma, a teoria administrativa que se fundamenta "em medidas prescritivas e em rotinas padronizadas". Quem focar demais na primeira parte e em elementos como "sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa" vai errar.
  • Questãozinha nojenta. Joga o foco para o início do enunciado, enquanto o "pulo do gato" está no final. Derruba qualquer distraído ou apressado. Enfim, temos de ler TUDO com cuidado.

  • Mais uma prova que as questões da CESGRANRIO focam em detalhes que nos obrigam a estarmos atentos a todo o enunciado...

    Um pequeno detalhe faz a diferença.
  • Falou em rotina, padronização, prescrição (ordens formais), é falar em administração científica. 

  • Gabarito 

    B


ID
903532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Recentemente, uma empresa farmacêutica europeia adquiriu 49% das ações de um laboratório nacional. O presidente da companhia nacional afirmou que estavam procurando, há algum tempo, um sócio estratégico, não apenas para expandir os negócios da empresa, mas também para agregar valor ao negócio. Com a chegada desse sócio, a expectativa é investir em uma nova fábrica, visando a uma plena incorporação de parte dos medicamentos europeus ao portfólio de comercialização no Brasil.

A aliança estratégica em questão mostra-se interessante para as duas empresas, pois permite a(o)

Alternativas
Comentários
  • "a expectativa é investir em uma nova fábrica, visando a uma plena incorporação de parte dos medicamentos europeus ao portfólio de comercialização (entrada em novos segmentos) no Brasil" (entrada em novos mercados).

  • As alianças estratégicas podem ter diversos objetivos. Em geral, podemos: a) desenvolvimento de novo produto; b) ingresso em novo mercado; c) criação de vantagem competitiva em um mercado que já atua.

    Pelas informações do enunciado verificamos que a aliança permitirá que as duas empresas atuem em novos mercados e segmento: a empresa farmacêutica ingressa no mercado brasileiro e o laboratório nacional ingressa no mercado de medicamentos.

    Assim, temos como correta a alternativa B.

    Gabarito: B


ID
944272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a plano de negócios, julgue os itens subsecutivos.

No plano de negócios, a descrição do produto compreende o detalhamento do ciclo produtivo e de suas fragilidades.

Alternativas
Comentários
  • Fragilidade sim, ciclo de vida do produto não.

  • ERRADO

    O detalhamento do ciclo produtivo dos produtos e suas fragilidades são exploradas no PLANO DE PRODUÇÃO, e não no plano de negócios como afirma a questão. Veja uma questão que ajuda:

    CESPE/2011/IFB/PROF - O plano de produção descreve todo o processo de fabricação, incluindo serviços realizados por terceiros por meio de subcontratações. CERTO

    Processo de fabricação = Ciclo produtivo/ou de produção.

    Espero ter ajudado!


ID
1034251
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as proposições a seguir, referentes aos “conceitos relativos às atividades que compõem o processo de inovação”. Com base em Moreira e Queiroz (2007), atribua a elas verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Pesquisa básica pode ser estudo teórico ou experimental que visa a contribuir, de forma original ou incremental, para a compreensão dos fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata.
( ) Desenvolvimento experimental é uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, porém primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico.
( ) Pesquisa aplicada é o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento preexistente, obtido por meio da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicação na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens e no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços.
( ) Engenharia não rotineira envolve atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos e processos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (VERDADEIRO) Pesquisa básica pode ser estudo teórico ou experimental que visa a contribuir, de forma original ou incremental, para a compreensão dos fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata.

    Estudo teórico ou experimental que visa contribuir de forma original ou incremental para a compreensão sobre os fatos e fenômenos observáveis, teorias, sem ter em vista uso ou aplicação específica imediata. A pesquisa básica analisa propriedades, estruturas e conexões com vistas a formular e comprovar hipóteses, teorias etc. 
     OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29




    (FALSO) Desenvolvimento experimental é uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos, porém primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico.

    É o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento pré-existente, obtido através da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicado na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens, no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços, e ainda no substancial aperfeiçoamento dos já produzidos ou estabelecidos. 
    OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29 




    (FALSO) Pesquisa aplicada é o trabalho sistemático, delineado a partir do conhecimento preexistente, obtido por meio da pesquisa e/ou experiência prática, e aplicação na produção de novos materiais, produtos e aparelhagens e no estabelecimento de novos processos, sistemas e serviços.

    É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos. É, entretanto, primordialmente dirigida em função de um objetivo prático específico. A pesquisa aplicada é realizada ou para determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado.
    OECD. Frascati Manual. Paris, OCDE, 1993, cap.2, pag.29




    (VERDADEIRO) Engenharia não rotineira envolve atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos e processos.
    Atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovação, envolvendo o desenvolvimento de produtos/processos. Inclui as seguintes atividades:

    "design" (produção de planos e desenhos que especificam, técnica e operacionalmente, os elementos necessários à concepção, desenvolvimento, manufatura e comercialização de novos produtos e processos);
     projeto, a confecção e as mudanças de ferramental a ser utilizado em novos produtos /processos;
    estabelecimento de novos métodos e padrões de trabalho;
    os rearranjos de planta requeridos para implementação de novos produtos e processos.
     ANPEI. Indicadores empresariais de inovação tecnológica. São Paulo, 1999.


    http://www.finep.gov.br/o_que_e_a_finep/conceitos_ct.asp

ID
1034257
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base em Moreira e Queiroz (2007), as afirmativas a seguir sobre modelos de inovação estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Se no passado as instituições públicas de ensino e pesquisa eram vistas como as principais produtoras de inovação, hoje já se reconhece a importância das empresas como as detentoras de conhecimentos fundamentais para gerar e transformar novas ideias em negócios de sucesso. Sérgio Queiroz lembra que, nos países desenvolvidos, são as empresas que assumem a liderança das inovações, e ressalta a diferença entre invenção e inovação, sendo esta última necessariamente sancionada pelo mercado.
    “Evidentemente, as empresas não inovam sozinhas. Sua relação com os demais atores do sistema é fundamental, daí a importância das políticas”, pondera Queiroz.




    http://www.inova.unicamp.br/pit-sp/revista_conecta.pdf
  • ERRADA LETRA B) O modelo sistêmico de inovação mostra que, em geral, as empresas inovam sozinhas, com a atuação de funcionários capacitados de diferentes especialidades.

     

    O modelo sistêmico de inovação traz a idéia que as empresas não inovam isoladamente mas sim se:

    - Inseridas em um contexto de sistema de redes de relações com outras empresas

    - Com infraestrutura de pesquisa pública e privada (Universidade e Institutos de Pesquisa)

    - Com o investimento da economia nacional e internacional

     

    Viotti e Macedo (2003)


ID
1045627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de plano de negócios e marketing de serviços, julgue os itens que se seguem.

Um plano de negócios completo prescinde do plano operacional e do plano jurídico.

Alternativas
Comentários
  • prescinde apenas do jurídico. O operacional é necessário.

  • Tem a fonte dessa informação Eric Castro?


  • Plano de Negócios é um instrumento utilizado por empreendedores para especificar um negócio que se queira iniciar ou modificar. A principal utilidade do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. Estrutura possível para um plano de negócios: 

    1 - Capa. 
    2 - Sumário.
    3 - Sumário executivo.
    4 - Descrição da empresa.
    5 - Produtos e serviços.
    6 - Mercado e competidores.
    7 - Marketing e vendas.
    8 - Análise estratégica.
    9 - Plano financeiro.
    10 - Anexos. 
    Fonte: material Estratégia Concursos - Prof. Fábio Alves

  • O plano operacional é imprescindível para o planejamento de marketing, pois seguirá os desdobramentos do plano tático para a sua efetivação. 


ID
1121944
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo praticado dentro de uma organização já existente é conhecido como intraempreendedorismo. Com base nesse tema, a questão que envolve os fatores motivantes que influenciam as pessoas a buscarem resultados empreendedores é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Essa banca utiliza definições que Chiavenato ainda não aprendeu...

  • Intenção empreendedora pode ser entendido como o nível de vontade que uma pessoa têm de abrir uma empresa. Através desta vontade pessoal, alguns pesquisadores podem prever se esta pessoa está propensa a empreender, ou seja, criar uma empresa.

     

    Teoria da Intenção Empreendedora

    Para Shapero e Sokol (1982)[8] duas etapas são fundamentais: a desejabilidade e a viabilidade. Estes dois aspectos são interativos. De modo que, se um indivíduo considera que se há viabilidade para iniciar um projeto, a desejabilidade cresce proporcionalmente. Por outro lado, se um indivíduo não está motivado para iniciar um projeto, não considerará sequer a sua viabilidade. Portanto, a desejabilidade é um pré-requisito na avaliação da viabilidade.

     

    wikipedia

  • Intraempreendedorismo significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. 

    O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há três décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso.

     

    Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações.  As empresas estão constantemente em busca da inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva.

    O intraempreendedorismo (intrapreneuring) atualmente é tido como um sistema que acelera as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. 

     

    A utilização do intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual. 

     

    Para fomentar o intraempreendedorismo nas organizações, gestores devem estar atentos aos colaboradores que se destacam pela vontade de inovar e de fazer parte de algo maior. O funcionário intraempreendedor é aquele que trabalha como se fosse o dono da empresa, ele toma a iniciativa de detectar problemas e buscar soluções

     

    Segundo Bird (1988) a intenção pode ser vista como um estado de espírito em que a atenção da pessoa está dirigida para uma determinada situação, com vista a alcançar uma meta

     

  • Show


ID
1140049
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um ___________ é um funcionário mais antigo que patrocina e apoia um funcionário menos experiente (um protegido).
O termo que completa a lacuna, tornando-a CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Queria saber de qual doutrina esse examinador retirou essas questões....

  • A definição de mentor: pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta (ideias, ações, projetos, realizações etc.).

    um gestor é aquele que gerencia bens ou negócios de outrem, ou seja, um administrador.

    portanto gabarito B


ID
1150549
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fazem parte do conceito de fator de produção:

1. A Terra.
2. O Lucro.
3. O Capital.
4. O Trabalho.
5. A Tecnologia.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    A teoria econômica estabelece,tradicionalmente, três fatores de produção: Terra (Recursos Naturais), Capital e Trabalho.Com o passar dos anos foram acrescentados outros, dentre os quais encontra-se a Tecnologia (know- how, savior- fire). 

  • Premissa: Produtividade é diferente de Rentabilidade.

  • Questão é de economia, não de administração.

  • O LUCRO É RESULTADO.... OS OUTROS SÃO FATORES

  • fatores de produção na sociedade:

    1-    Recursos naturais (Terra):

    Podem ser considerados recursos naturais todos aqueles que vierem da natureza e puderem ser incorporados em atividades econômicas. Os recursos naturais podem variar em quantidade e qualidade para cada país e também podem ser mensurados pela extração deles (por exemplo o petróleo que em países mais tecnológicos é extraído de forma mais rápida, barata e eficiente).

    2-    Mão de obra (Trabalho):

    A mão de obra considerada como fator de produção restringe se somente a População economicamente ativa (PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (Recursos naturais) em produtos acabados.

    3-    Capital:

    Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Diferente do uso comum para a palavra capital (utilizada como quantia de dinheiro), quando se fala no fator de produção Capital estamos falando do conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato. Máquinas, prédios e equipamentos podem ser considerados capital.

    Estes três principais pontos em conjunto formam o sistema econômico produtivo e são quem dão o norte para qualquer empresa.


ID
1169146
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando-se os conceitos centrais de marketing, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se os conceitos centrais de marketing, é correto afirmar que

    A

    o valor é a diferença entre os benefícios e os custos que o cliente assume em uma relação de consumo.

    B

    as necessidades são criadas objetivando maior produção de bens e serviços para que a economia se fortaleça. comentário: necessidades não são criadas pelo marketing.

    C

    o marketing de relacionamento é a construção de um patrimônio privado corporativo plural, denominado cadeia de marketing.

    D

    a economia de um país consiste em complexos conjuntos de mercados distintos que interagem entre si, ligados por processos de troca.

    E

    a troca, após a sua efetividade, permite que as partes negociantes sempre saiam em uma situação melhor do que antes, porém deixa de criar valor.


ID
1171450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet.

O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado :

Alternativas
Comentários
  • a) Provedor de serviços de Internet: um ISP é uma empresa que fornece acesso à Internet, em geral, mediante o pagamento de uma taxa. As maneiras mais comuns de conectar-se com um ISP são usando uma linha telefônica (dial-up) ou uma conexão de banda larga (cabo ou DSL). Muitos ISPs prestam serviços adicionais, como contas de email, navegadores da Web e espaço para a criação de um site. 

    b) Provedor de conteúdo da Internet: é um site ou uma organização que lida com a distribuição de conteúdo online, como blogs, vídeos, música ou arquivos. Este conteúdo é feito geralmente acessíveis aos usuários e muitas vezes em vários formatos, como em ambas as transcrições e vídeos. Alguns provedores populares incluem ABC News, Disney e MSNBC.

    c) Provedor de comunidade virtual: provê um local de reunião online onde pessoas que tenham interesses semelhantes possam se comunicar e descobrir informações úteis.

    d) Corretora de transações: processa transações on-line (novos modelos de negócio).

    e) Gabarito!!!!

  • Por favor, alguém tem alguma indicação de referência para o conteúdo apresentado?


ID
1242829
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à criação de novos negócios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: d! Uma curiosidade!!!

    Business Model Canvas

    O 'Business Model Canvas' é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.

    *Infraestrutura:

    - Atividades-chave: As atividades mais importantes para executar a proposição de valor da empresa. Exemplo: a Bic teve que criar uma eficiente supply chain para reduzir os custos.

    - Recursos-chave: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente. São considerados ativos da empresa e são necessários para manter e dar suporte ao negócio. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos ou intelectuais.

    - Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.

    *Oferta

    - Proposição de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (20043 ), uma proposição de valor "é uma visão geral ... dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se ​​diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra."

    *Clientes

    - Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.

    - Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.

    - Relacionamento com o Cliente: A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de customer relationship management (CRM).

    *Finanças

    - Estrutura de custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.

    - Fluxos de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Model_Canvas



ID
1278160
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Sinergia”, que é um processo que todo administrador objetiva ao gerenciar as organizações, existe quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

      Conceito: A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema

    Uma questão que pode nos ajudar a entender o conceito: 

    Questão de Concurso (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.

              Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.


    FONTE: RIBAS, ANDREIA; SALIM, CASSIANO; PÁG. 189

  • A questão exige conhecimento acerca do termo “sinergia” no estudo da administração.

    O termo sinergia deriva da junção de duas palavras gregas (syn: cooperação e érgon: trabalho) e refere-se ao fenômeno do trabalho conjunto em que o todo obtido supera a soma das partes empregadas.

    Para reforçamos, vamos trazer a definição de acordo com dos famosos autores:

    • Maximiano (2013), “propriedade que têm alguns sistemas de gerar mais resultados que a simples soma de suas partes.”
    • Chiavenato (2014): “Sinergia significa o efeito multiplicador da combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem um efeito maior do que a sua soma.”

     Traremos também expressões e termos frequentemente trazidos em questões e associados à sinergia:

    • Multiplicador da combinação.
    • Atuação conjunta.
    • Integração.
    • Ajuda mútua.
    • Resultado do trabalho em equipe.
    • Maior do que a soma dos esforços individuais.
    • 2 + 2 é maior do que 4.

    Analisando as alternativas, vemos que a única que se refere à sinergia é a letra "d": "(...) atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente." Lembre-se que a sinergia é tida como um fator multiplicador de resultados.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
1339570
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao se investigar as correntes do pensamento estratégico, com relação ao conteúdo da estratégia, ou seja, quanto a sua fórmula, quanto ao processo estratégico, aparecem escolas tais como a Escola Empreendedora, a Escola do Aprendizado, a Escola da Configuração, entre outras. Assinale a alternativa com a definição correta:

Alternativas
Comentários
  • Escola de Aprendizado: a formação da estratégia é vista como um processo emergente, que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. Assim, o papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir. A contribuição desta escola é importante, pois nem sempre as empresas possuem um empreendedor visionário e elas precisam construir estratégias levando em conta os diferentes conhecimentos individuais e coletivos, para enfrentar ambientes dinâmicos e imprevisíveis.


    Escola Empreendedora: a formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado). As estratégias visionárias são pró-ativas, com liderança personalizada, o que possibilita inovações e diferenciação para a organização. Contudo, por ser dependente de um único indivíduo – o líder – a estratégia possui um processo obscuro, enterrado na cognição humana.


    Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.


    fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

  • 1. a) A ESCOLA DO DESIGN é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas. Dentro desta escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre estas forças.

     

    As principais premissas desta escola são:

    §  A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado, ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional;

    §  A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado. Nesta escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários neste processo;

    §  O modelo deve ser simples e informal, muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais. A estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo;

    §  As estratégias devem ser únicas, cada caso deve ser analisado individualmente;

     

    1.b) ESCOLA DO PLANEJAMENTO. O autor mais conhecido desta linha é Ansoff. O planejamento é “tocado” por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização. Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado, com diversos passos a serem cumpridos e checklists. O planejamento é um processo formal. A responsabilidade pelo planejamento, em teoria, continua com o executivo máximo. Mas, como o processo é extremamente complexo na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores, o executivo apenas aprova ou não!

     

    1.c) ESCOLA DO POSICIONAMENTO apareceu com força através da publicação do livro de Michael Porter, Estratégia Competitiva. O importante não é somente o processo de formulação estratégica, mas a estratégia em si. Ou seja, existiriam somente algumas estratégias válidas em um mercado competitivo (chamadas de estratégias genéricas – custo, diferenciação e foco). Uma organização deveria escolher uma estratégia de modo que ocupasse um posicionamento que pudesse ser defendido de seus concorrentes. Assim, cada organização deveria escolher a estratégia que melhor se adapte as suas capacidades, utilizando-se a própria análise SWOT e o modelo das cinco forças competitivas.

     

    De certa forma, esta escola não renega as premissas das duas anteriores, mas se preocupa mais em entender a importância de cada estratégia, ao invés de focar no processo de formulação destas estratégias.

  • 2) Escolas descritivas: se preocupam com o processo de formulação da estratégia como ele realmente ocorre.

     

    2.a) ESCOLA EMPREENDEDORA: processo de planejamento é visto como resultado de uma visão de longo prazo do principal executivo, ou seja, toda a estratégia deriva de um processo visionário deste indivíduo! Desta forma, é um processo baseado nas experiências anteriores, vivência e pontos de vista deste executivo. Assim, é baseado nos mistérios da intuição e análise pessoal das capacidades e do destino que esta organização deve almejar.A formulação da estratégia é feita por visões vagas ou perspectivas amplas, as quais são vistas por metáforas. Com isso, este planejamento deve ser controlado e comunicado por este chefe máximo e toda a estratégia deve ser revisada constantemente por este executivo.

     

    2.b) ESCOLA COGNITIVA: se baseia nos processos mentais necessários ao processo de formulação da estratégia. Assim, não basta a preocupação com o que é necessário “saber” para que um indivíduo possa ser um Estrategista, há de se preocupar com o modo como estes conhecimentos são “construídos” dentro da mente dos planejadores. Ela ainda não trouxe muitas soluções, apenas uma melhor compreensão das dificuldades e distorções que temos ao analisar os dados e informações e montar os conceitos e esquemas em nossa mente.

     

    2.c) ESCOLAS DO APRENDIZADO: pensamento é o de que o processo de montagem da estratégia não depende de um só indivíduo, o chefe. Isto ocorre, pois se acredita que a realidade é muito complexa para que somente uma pessoa possa “dominar” todos os dados necessários. Assim, a montagem da estratégia é vista como um processo de aprendizagem ao longo do tempo. A estratégia é um processo emergente. O chefe aprende, mas o mais comum é que muitas pessoas dentro da organização aprendam juntas com a experiência. Este planejamento não acontece em um momento inicial, ele vai se formando com o passar do tempo e dos fatos, o que Mintzberg chama de processo emergencial. O papel do líder seria não o de concentrar o planejamento, mas de criar um ambiente propício ao aprendizado estratégico, de modo que novas estratégias “floresçam”.

  • 2.d) ESCOLA DO PODER: o processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha/ negociação entre os diversos “atores”.

    Mintzberg divide este poder em dois tipo:

    ®      Micropoder: processo de formação interno da estratégia que é essencialmente político

    ®      Macropoder: é a utilização da influência da organização para, em conjunto com outras organizações, buscar os interesses da empresa.

     

    2.e) ESCOLA CULTURAL: vê o processo de planejamento como um processo coletivo interativo e que reflete as crenças e valores destes indivíduos. Assim, as estratégias seriam derivadas da maneira de pensar e dos valores das pessoas dentro das organizações.

     

    2.f) ESCOLA AMBIENTAL diz que o ator principal no processo do planejamento é o ambiente, ou seja, que a organização é passiva. Seu papel é apenas o de se adaptar as mudanças no ambiente – ou “morrer”. Desta forma, o papel do líder é o de “perceber” estas mudanças e desenvolver as mudanças necessárias para que a organização sobreviva. A estratégia é um processo reativo.

     

    3. De configuração. A estratégia como processo de transformação. De acordo com Mintzberg, esta escola abrange todas as premissas das escolas anteriores.

  • RESUMO:

    Prescritivas:

    ·         Design: processo de concepção pelo chefe máximo; Simples e informal.

    ·         Planejamento: Processo formal e detalhado, com etapas e checklists; Responsabilidade do CEO ( na prática é dos planejadores).

    ·         Posicionamento: Processo analítico das forças do mercado e estratégias válidas; Posições devem ser defendidas.

    Descritivas:

    ·         Empreendedora: Processo visionário do Líder; Baseado na intuição.

    ·         Cognitiva: Processo mental de criação; Estratégia é visualizada por mapas, conceitos, esquemas e estruturas.

    ·         Aprendizado: Processo de aprendizado coletivo da estratégia; Processo emergente, estratégia se forma com o tempo.

    ·         Poder: Processo de negociação; Micropoder (disputas internas); Macropoder (uso da influência pela organização).

    ·         Cultural: Processo coletivo que reflete as crenças e valores do grupo; Estratégia reflete a cultura dominante.

    ·         Ambiental: Processo reativo ao ambiente; Organizações são passivas, ou se adaptam ao ambiente ou "morrem".

    De configuração:

    ·         Configuração: processo de transformação que interrompe períodos de estabilidade

  • PRESCRITIVAS = DPP CFA

    Design: Concepção

    Planejamento: Formulação

    Posicionamento: Analítico

     

    DESCRITIVAS = ECAPCA VME NCR

    Empreendedorismo: Visionário

    Cognitiva: Mente

    Aprendizagem: Emergente

    Poder: Negociação

    Cultural: Coletivo

    Ambiente: Reativo

  • Total de 10 escolas de pensamento estratégico

    Escolas Prescritivas - como as estratégias devem ser formuladas

    • Escola de design - estratégia seria definida como um processo de concepção
    • Escola de planejamento - estratégia e sua formação são definidas como um processo formal
    • Escola de posicionamento - resume-se a um processo analítico

     

    Escolas Descritivas - como as estratégias são formuladas

    • Escola empreendedora - estratégia como um processo visionário
    • Escola cognitiva - origem das estratégias ao estudar os processos mentais de sua criação
    • Escola de aprendizado - estratégia como um processo emergente que se origina em toda a organização
    • Escola de poder - estratégia como um processo de negociação
    • Escola cultural - um processo social baseado em cultura
    • Escola ambiental - um processo reativo
    • Escola da configuração - um processo de transformação

     

    A-   ERRADA Escola do Aprendizado: a estratégia como um processo interno. (emergente). Origina-se em toda a organização através de seus clientes individualmente ou coletivamente; a estratégia é “apreendida” no longo prazo. A ideia é que as estratégias definem as pessoas, de acordo com a situação;

    B- CORRETA Escola Empreendedora: a estratégia como um processo visionário. Baseia o processo estratégico nos mistérios da intuição, é feita formulação da estratégia através de visões vagas ou perspectivas amplas, as quais são vistas por meio de metáforas;

    C- ERRADA Escola da Configuração: a estratégia como um processo de formação. (transformação). Nessa linha de estudo, as organizações são percebidas como entidades, ou grupos concernentes de caráter endógeno. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma formação para outra, e nesse instante ocorreria uma estratégia de mudança;

    D - ERRADA Escola Empreendedora: a estratégia como um processo missionário . (visionário). O processo estratégico ocorre através de visões precisas ou perspectivas exatas, as quais são vistas por meio de antíteses. De fato, planejar ou raciocinar estrategicamente é fazer planos, e o plano nada mais é que a intenção de conquistar objetivos;

    E - ERRADA Escola do Aprendizado: a estratégia como um processo emergente. Se origina no topo da (em toda a) organização, através de seus membros mais experientes; a estratégia é desenvolvida ao longo da cadeia hierárquica. A ideia é que as estratégias emergem quando as pessoas, pensando na empresa, aprendem a respeito de uma situação.

    https://www.provalore.com.br/resumo-das-10-escolas-de-pensamento-estrategico-uma-visao-mais-larga-de-estrategia-empresarial/


ID
1438804
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo coorporativo tem sido empregado, de forma crescente, como estratégia corporativa por empresas e organizações publicas e privadas, que atuam em ambiente competitivo, de densidade científica, sobretudo tecnológica. Dentre as afirmações abaixo, assinale a que NÃO faz parte do rol de motivos que levam as empresas a adotar tal estratégia:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar agradeço.

  • Entendo que uma organização que atue em ambiente competitivo, científico, tecnológico não pode dar-se o luxo de estender o tempo programado de seus produtos. Pois ficaria para trás, obsoleta em relação aos concorrentes. Seria como a Apple não lançar um novo iphone, arriscando prolongar os já existentes pelos próximos anos e serem superados por novas tecnologias de seus concorrentes.  A inovação, a novidade  move este mercado. 

     

    Conceito do empreendedorismo corporativo: é definido como um conjunto de ações ou procedimentos dentro de um negócio já existente, visando a maximização de resultados.

    Seu mecanismo baseia nos pilares da inovação – lançar novos produtos, sistemas de criação; e na renovação– atualização constante de suas abordagens e técnicas; sempre no intuito de crescimento e superação da alta competitividade do mercado.

    Podemos ilustrá-lo como um ciclo de revitalização da estrutura organizacional de uma empresa. Não é o fato de possuir produtos de qualidade que seu sucesso e estabilidade estão garantidos, pois as necessidades dos consumidores se modificam.

    Portanto, quem não abre a visão aos novos rumos e oportunidades corre sérios riscos de fracassar.

    É neste contexto que o empreendedorimo corporativo faz toda a diferença, ele otimiza a aptidão de reconhecer as direções e os recursos utilizados em favor da companhia.

    fonte:https://saiadolugar.com.br/empreendedorismo-corporativo/


ID
1537498
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo intraempreendedor representa aquele que, dentro da organização, assume a responsabilidade de promover a inovação de qualquer tipo, a qualquer momento, em qualquer lugar na empresa. O intraempreendedor deve ter competências que devem gerar habilidades. A habilidade para realizar as atividades funcionais de uma organização e entender o seu funcionamento como um todo corresponde à competência de

Alternativas
Comentários
  • O intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo que é praticada por funcionários de uma empresa, seja ela grande ou pequena. São aqueles que possuem uma capacidade analíca diferenciada para cenários, idéias, inovações e busca por oportunidades para empresas ou organizações que trabalham.

  • Krisstarah Lobo

    O gabarito é a letra C

     

  • ..."A habilidade para realizar as atividades funcionais de uma organização e entender o seu funcionamento como um todo corresponde à competência de"

     

    Essa ideia de como um todo elimina as letras A e B. Liderança podemos eliminar por não falar da habilidade influenciar pessoas, naturalmente ou de modo espontâneo. Fora letra D. 

    Sobrou o gabarito letra C. 

    Podemos ver logo a baixo que o assunto está dentro de (Planejamento e Estratégia -  Missão e Visão e Negócio). Sendo assim, no trecho que diz ter uma visão do todo ou global. É equivalente ao termo negócios no contexto organizacional.

    Capítulo 3

    Planejamento e Estratégia

    3.3. Missão e Visão e Negócio

    A definição do negócio como de grande importância. Basicamente, definição do negócio determina o “raio” de atuação da organização – suas atividades principais em um determinado momento. 

    De acordo com Vasconcelos e Pagnoncelli,
    14 os benefícios advindos da de͆nição do negócio estão relacionados à determinação do seu âmbito de atuação. Assim, a organização pode ajustar seu foco no mercado e desenvolver seu diferencial competitivo, orientando o posicionamento estratégico da organização e evitando a miopia de mercado exposta por Levitt.
    Alguns autores fazem uma divisão entre uma definição de negócio restrita (mais focada nas atividades atuais) e uma definição mais ampla (relacionada com os benefícios oferecidos). Assim, esta última seria mais abrangente.
    Um exemplo citado por Lobato seria o caso da Nokia. 15 Em uma definição restrita do negócio da empresa, esta seria fornecedora de telefones celulares. Já em uma definição mais ampla, ela “conectaria pessoas”.
    O problema é que a definição mais ampla é bem semelhante à missão e acaba “confundindo” a cabeça de muitos candidatos. A principal diferença é que a missão funciona mais como uma declaração de intenções, ao passo que a definição do negócio é mais circunstancial, mais focada na situação presente e nos benefícios atuais que ela gera aos clientes.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

     

    CHIAVENATO  (2007) p.263-264:

    A revista Exame, especializada em economia e negócios, e o IBIE – Instituto Brasileiro de Intra-empreendedorismo, realizaram um estudo junto a mais de duas centenas de companhias sediadas no país, para identifi car a existência da cultura empreendedora e do compromisso dos funcionários com a inovação. 
    O resultado apontou a TUPY como a empresa que mais incentiva o empreendedorismo interno.

    Baseada em metodologia do consultor norte-americano Gifford Pinchot, criador da expressão “intra-empreendedorismo”, a pesquisa visa identifificar organizações cuja cultura leva os funcionários a agir “como se fossem donos do negócio”.  

    Chiavenato, Idalberto - Empreendedorismo : dando asas ao espírito empreendedor : empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia efi ciente para iniciar e tocar seu próprio negócio / Idalberto Chiavenato. - 2.ed. rev. e atualizada. - São Paulo : Saraiva, 2007.

     

     

     

     

  • Gabarito C

     

  • Eu fui pela logica, acertei kkk


ID
1549621
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando-se que a atividade empreendedora dependente de algumas características pessoais do principal articulador da nova empresa, assinale a alternativa que NÃO representa uma característica pessoal empreendedora.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • De todas as respostas possíveis, a alternativa a) foi a que demonstrou total carência de características básicas em pessoas denominadas "empreendedoras". Carlos não foi proativo, e não foi criterioso em seu processo de escolha.

    Na alternativa b) temos José, que após um feedback negativo do banco, refez seus cálculos e refinou seus planos para aumentar suas chances de êxito.

     

    Na alternativa c) temos Márcia, que demonstrou capacidade de persuasão, característica diferencial em grandes líderes e empreendedores



    Na alternativa d) temos Jaqueline, que ainda em fase de planejamento, busca os meios possíveis e necessários para por suas idéias em prática.
     


ID
1549630
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ana está com uma nova ideia para uma nova empresa. A característica da oferta principal já existe no mercado, porém ela vislumbra uma nova forma de serviço agregado que gerará alguns diferenciais, que ela acredita serem suficientes para sustentar e prosperar em sua potencial atividade.

Considerando-se que Ana não possui ainda uma estrutura de Plano de Negócio, assinale a alternativa que apresenta um formato adequado para amparar a sua ideia.

Alternativas
Comentários
  • Hotéis de Projetos - “laboratórios” que abarcam propostas com objetivo de desenvolver e formar empreendedores, através de ideias com foco na inovação, tecnológica ou social, com potencial de virar negócio. Os HPIs oferecem estrutura e consultoria para o desenvolvimento dos projetos, visando fomentar a cultura empreendedora e a manifestação criativa dos participantes e incentivando a criação de empresas e postos de trabalho no Estado. As ideias são pré-incubadas por dois anos ou até que estejam prontas para serem oferecidas ao mercado. Dá suporte às empresas que estão em processo inicial de criação e ainda não têm um protótipo finalizado.

     

     

  • a) Empresa júnior.:

    Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são:

    Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação;

    Aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios acadêmicos;

    Gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico;

    Elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos.

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/empresa-junior-o-que-e-e-como-funciona,e3a048ae422fe510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    b) Incubadora.

    Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de estimulo ao empreendedorismo na medida em que fortalece e prepara pequenas empresas para sobreviver no mercado. É um local especialmente criado para abrigar estas pequenas empresas, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar e favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas.http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/trabalho/empreendedorismo/incubadora/index.php?p=38440

    caso alguem saiba o que a letra C, sinta se a vontade para me explicar.

    letra D, o caro colega ja explicou o q é.

     

  • 4. Etapas da Incubação

    As modalidades dos serviços de incubação são divididas em quatro etapas, desde a concepção do negócio até a sua inserção no mercado:

    a) Pré-residência ou pré-incubação: período de tempo determinado, (de seis meses a um ano) em que o empreendedor poderá finalizar sua idéia de projetos utilizando todos os serviços da incubadora para a definição do empreendimento, estudo da viabilidade técnica, econômica e financeira ou elaboração do protótipo necessário para o efetivo início do negócio;

    b) Empresas residentes: empresas constituídas ou em fase de constituição, instaladas na incubadora, que já tenham dominado a tecnologia, o processo de produção, que disponham de capital mínimo assegurado e um plano de negócios bem definido, que permitam o início da operação de seu negócio e faturamento;

    c) Empresas não residentes: empresas já constituídas que mantêm um vínculo com a incubadora, sem, contudo, ocupar um espaço físico dentro da mesma e que buscam, por meio da utilização dos produtos e serviços disponibilizados, o desenvolvimento de produtos e processos e o aprimoramento de suas ações mercadológicas;

    d) Empresas graduadas: empresas que completaram seu período de incubação, ou seja, passaram por um período de tempo determinado dentro da incubadora de empresas, podendo, após esta fase, manter o vínculo com a mesma.

    Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_WIC_098_660_14484.pdf

     


ID
1623505
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo social se tornou um movimento global com objetivo de efetivar uma mudança social positiva. Em relação ao tema, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala.

    Em vez de relegarem as necessidades da sociedade para os setores público ou privado, os empreendedores sociais identificam o que não está a funcionar e resolvem o problema mudando o sistema, disseminando a solução e persuadindo sociedades inteiras a seguir um novo rumo.

    Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar possuídos pelas suas ideias, dedicando a vida a mudar a orientação do seu setor. São simultaneamente visionários e muito realistas, preocupando-se acima de tudo com a aplicação prática da sua visão.

    Cada empreendedor social apresenta ideias simples, compreensíveis e éticas e tenta obter apoio generalizado a fim de maximizar o número de pessoas locais que irão apoiá-lo, adotar a sua ideia e implementá-la. Por outras palavras, cada empreendedor social é um recrutador em massa de changemakers locais - um modelo que demonstra que os cidadãos que canalizam a sua energia para a ação conseguem fazer praticamente tudo.

    Durante as últimas duas décadas, o setor social descobriu o que o setor privado já sabia há muito tempo: Não há nada tão poderoso como uma ideia nova nas mãos de um empreendedor de excelência.

    Gabarito letra E, pois o Empreendedorismo Social é aplicável em todos os setores: os que visam a lucros e os que não visam lucros.

    Fonte: http://portugal.ashoka.org/o-que-%C3%A9-um-empreendedor-social

     

  • O empreendedorismo social pode visar lucro ou não! 

    Gabarito E


ID
1676242
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Schumpeter (1949), numa visão clássica, define o Empreendedor como aquele que ...destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. Partindo desse conceito, compreendem-se melhor as especificidades do domínio empreendedor e suas diferenças com o domínio administrativo.

Logo, pode-se afirmar que a seguinte alternativa se relaciona a um aspecto do domínio Empreendedor: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: A primeira que veremos é a escola empreendedora. Aqui, o processo de planejamento é visto como resultado de uma visão de longo prazo do principal executivo, ou seja, toda a estratégia deriva de um processo visionário desse indivíduo!
    Dessa forma, é um processo baseado nas experiências anteriores, vivências e pontos de vista desse executivo. Assim, é baseado na intuição e análise pessoal das capacidades e do destino que essa organização deve almejar.
    Com isso, o planejamento deve ser controlado e comunicado pelo chefe máximo, e toda a estratégia deve ser revisada constantemente por esse executivo.


ID
1676245
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O perfil do Gerente tradicional difere em vários aspectos do Empreendedor, sendo algumas características de ambos, quase antagônicas. Avalie as afirmativas que se relacionam às características empreendedoras, considerando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As transações e acordos são a base do relacionamento.

( ) Membros da família possuem pequenas empresas ou já criaram algum negócio.

( ) Preocupa-se com o status e como é visto na empresa.

( ) Assume riscos calculados.

( ) Tendência à delegação e supervisão das atividades organizacionais.

Logo, a ordenação correta das respostas está contemplada na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B


ID
1741609
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedor é o indivíduo que apresenta certas habilidades e competências para criar e gerir um negócio. Na intenção de facilitar o trabalho do empreendedor, tem-se o processo empreendedor, composto por fases que devem ser cuidadosamente observadas. Em uma destas fases, verifica-se uma orientação à gestão estratégica de um negócio na medida em que o empreendedor conta com um documento usado para planejar este empreendimento, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e traçar sua estratégia de atuação para o futuro. Assinale a opção a seguir que caracteriza esta fase do processo empreendedor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

    Na iniciativa privada o termo empreendedor remonta ao século XVIII, e é tido como uma pessoa que vê oportunidades; que inicia ou provoca mudanças: “um inovador que impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da reforma ou revolução do padrão de produção” (Schumpeter apud Alessandra Costa et al., 2008). Para Fernando Dolabela (2005), empreendedor “é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.

       Do ponto de vista econômico-privado os empreendedores são fundamentais, visto que as “oportunidades” que identificam são, em regra, vinculadas a investimentos que proporcionam algum tipo de retorno econômico-financeiro mais rentável do que os investimentos ou ganhos atuais

  • A questão parece vir desse vídeo do SEBRAE, vejam:

    https://www.youtube.com/watch?v=k-MLkiSNWeg


  •  Análise Estratégica: nesta seção são definidos os rumos da
    empresa, sua visão e missão, sua situação atual, as potencialidades e
    ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas de
    negócio.


ID
1741612
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual dentre as opções a seguir Não apresenta uma competência empreendedora.

Alternativas
Comentários
  • E) Acredito que a seção operacional não trabalha muita com a parte de oportunidades. 


    Na iniciativa privada o termo empreendedor remonta ao século XVIII, e é tido como uma pessoa que vê oportunidades; que inicia ou provoca mudanças: “um inovador que impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da reforma ou revolução do padrão de produção” (Schumpeter apud Alessandra Costa et al., 2008). Para Fernando Dolabela (2005), empreendedor “é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.

       Do ponto de vista econômico-privado os empreendedores são fundamentais, visto que as “oportunidades” que identificam são, em regra, vinculadas a investimentos que proporcionam algum tipo de retorno econômico-financeiro mais rentável do que os investimentos ou ganhos atuais


  • OPERACIONAL - está relacionado com os funcionários de "chão de fábrica" que desempenham atividades repetivas, exatamente o contrarário do emprrendedor.

  • Esse gabarito contraria o princípio da Melhoria Contínua nas organizações, onde os funcionários do nível operacional são agentes do incremento na qualidade e, ao meu ver, atenção ao aumento da qualidade faz parte de uma visão empreendedora.

    Pra mim o gabarito seria C, pois não se conceitua Empreendedorismo, não existem paradigmas.


ID
1748137
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma visão empreendedora, para uma ideia tornar-se oportunidade superior, os mais bem-sucedidos empreendedores, capitalistas de risco e investidores privados entendem que ela deve apresentar certas características. Assinale a alternativa que contenha CORRETAMENTE essas características.

Alternativas
Comentários
  • gabarito C de sabonete


ID
1803151
Banca
FUNCAB
Órgão
CRF-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ferramenta conhecida como “produto versus mercado”, que em um mercado específico, auxilia o gestor na avaliação das oportunidades de crescimento de uma determinada unidade de negócio, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização.

    Wikipédia

  • Gabarito, letra A - Matriz de Ansoff



    Como eu não conhecia, fiz uma pesquisa e trouxe um comentário maior. Se quiser ir direto ao ponto veja o comentário da Ana.



    A Matriz de Ansoff é também conhecida como Matriz Produto/Mercado e constitui um modelo útil na determinação de oportunidades de crescimento para uma empresa.



    Para retratar estratégias de crescimento alternativas, Igor Ansoff criou uma matriz que se foca nos produtos e mercados (clientes) atuais e potenciais de uma empresa. Ao considerar formas de crescimento através de produtos existentes ou novos e em mercados existentes ou novos, há quatro combinações produto -mercado possíveis.




    Penetração de Mercado
    A empresa tenta crescer atuando nos mesmos segmentos de mercado e com os mesmos produtos/serviços, tentando contudo aumentar a sua quota de mercado.
    Exemplo: as famosas promoções -relâmpago são um bom exemplo de uma estratégia para ganho de quota de mercado.




    Desenvolvimento de Mercado
    A empresa tenta crescer direcionando produtos existentes para novos segmentos de mercado (que podem ser definidos através da idade, interesses, geografia, entre outros).
    Exemplo: pequena loja faz sucesso numa determinada área e resolve expandir-se e abrir uma loja noutro local.




    Desenvolvimento de Produtos
    A empresa tenta crescer desenvolvendo novos produtos e dirigindo-os aos mercados usuais existentes.
    Exemplo: quando a uma empresa de jogos lança um novo aparelho de captação de movimentos – uma adição que permite aos jogadores jogarem sem comandos -, ou seja, um produto é adicionado a um modelo existente já estabelecido num mercado definido.




    Diversificação
    Na estratégia mais arriscada, a empresa tenta crescer ao criar novos produtos dirigidos a um novo segmento de mercado, aproveitando sinergias tecnológicas e/ou comerciais.
    Exemplo: uma marca de refrigerantes que deixa de vender apenas refrigerantes para começar a vender também merchandise oficial da marca.



    Fonte: http://www.nos.pt/empresas/repositorio-informacao/criar-uma-empresa/guias-teoricos/Pages/matriz-ansoff.aspx

  • Letra (a)


    A matriz de produtos e mercados de Ansoff tem como foco principal mostrar a expansão de produtos e mercados visando criar oportunidades de crescimento para as empresas. Você pode usar essa matriz no momento em que estiver mapeando o portfólio da sua startup.



    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-a-matriz-de-ansoff-diz-sobre-a-sua-startup/82273/

  • A  matriz  de  Ansoff  é  uma  ferramenta  que  auxilia  o  gestor  na  avaliação  das  oportunidades  de crescimento de uma determinada unidade de negócio em um mercado específico. Essa  matriz  também  é  chamada  de  “produto versus  mercado”. Através  dessa  ferramenta, comparamos  os dados  de  mercado  (novos  e  existentes)  e  os dados  dos  produtos  (novos  e existentes) e podemos criar quatro “estratégias possíveis”.  (RENNÓ, 2013)


  • Relacionado ao tema, pra ajudar a fixar:
    Matriz de Ansoff
    = Produto vs Mercado; Avaliação de oportunidades de crescimento.

    Brainstorming = Tespestade de ideias; Técnica pra avaliar o potencial criativo em uma dinâmica de grupo.

    Análise SWOT = Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças; Análise de cenário que integra o planejamento estratégico de uma organização.

    Ciclo PDCA = Plan, Do, Check, Act; Técnica utilizada de forma contínua e sucessiva no melhoramento de processos e produtos.

    Benchmarking = Comparação de especificações/capacidades de produtos ou serviços.

  • A questão em exame, para que seja respondida corretamente, exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas e técnicas de gestão administrativa. A alternativa correta deverá apresentar como é denominada a ferramenta que auxilia o gestor na avaliação das oportunidades de crescimento de uma determinada unidade de negócio.

    A - correta. A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio. Possui duas dimensões: produtos e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas (DIAS, 2004):

    • Penetração de mercado: refere-se a investimentos em produtos existentes no mercado em que a empresa atua.
    • Desenvolvimento de mercado: refere-se à distribuição dos produtos existentes em mercados dos quais a empresa ainda não atua.
    • Desenvolvimento de produtos: refere-se ao lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua.
    • Diversificação: refere-se ao lançamento de novos produtos em mercados em que a empresa não atua. A estratégia de diversificação é aplicada quando os negócios existentes estão em fase de maturidade

    B - incorreta. Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, alternativas, sem qualquer análise crítica.

    C - incorreta. Matriz FOFA/SWOT – É responsável por fazer a análise do ambiente em que determinada organização se insere. Por meio da análise ambiental, a organização poderá conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais são as ameaças e oportunidades que o ambiente vai proporcionar.

    • INTERNO: Forças/Strengths, e Fraquezas/Weaknesses
    • EXTERNO: Ameaças/Threats e Oportunidades/Opportunities

    D - incorreta. Ciclo de Shewhart, Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos e correção de problemas e garantir o alcance de metas organizacionais.

    E - incorreta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. Busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    Tendo visto em que consiste cada ferramentas apresentada nas alternativas, concluímos que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    DIAS, S. R. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2004.

    FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Matriz Ansoff (Matriz produto versus mercado)

    Compara os dados de mercado (novos e existentes) e os dados dos produtos (novos e existentes), podendo criar 4 estratégias:

    Mercados e produtos existentes -> Penetração de mercado busca aumentar Market-share frente aos concorrentes.

    Mercados e produtos novos -> Diversificação, novo produto em novo mercado.

    Mercado novo e produto existente -> Desenvolvimento de mercado são produtos existentes em mercados não explorados.

    Mercado existente e produto novo -> Desenvolvimento de produtos busca inovar e atender a demandas novas dos clientes que já possuí.

    Facilita a visualização das alternativas possíveis de ação


ID
1828066
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A capacidade de um indivíduo de mobilizar recursos, existentes ou não, para atender a uma demanda emergente, conhecida ou desconhecida, diz respeito à definição de:

Alternativas
Comentários
  • correta

     c)empreendedorismo 

  • A questão abordou o tema empreendedorismo.

    De acordo com Augustinho Paludo (2020, p; 381), a definição de empreendedorismo como "a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões, capacidade de criar negócios ou penetrar em novos mercados, pronto para assumir todo o controle e o risco calculado."

    Podemos acrescentar mais informações a respeito do tema:

    ser empreendedor não significa ser empresário. São conceitos diferentes! Há também a figura do intraempreendedor, apesar de não trabalhar para si próprio tal como o empreendedor, é um empregado privado ou servidor público que promove melhorias, é o solucionador, procura melhores formas dentro do seu ambiente de trabalho um agente ativo de mudanças. (Fonte: PALUDO, 2020)

    Portanto, o único item relacionado ao tema é a letra"c".

    Fonte: PALUDO, Augustinho. " Administração Pública". 9 ªed. Juspodium. 2020 (págs 381 a 389)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C

  • Se os recursos forem "não existentes" (como possibilita a interpretação da questão), como pode alguém mobilizá-los? Deixa pra lá.


ID
1920628
Banca
IBFC
Órgão
Docas - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Maximiano, as organizações são criadas para prover produtos e serviços e podem ser de natureza econômica ou social. De natureza econômica são as organizações que têm caráter específico de empresa e buscam finalidade lucrativa. Estas assumem riscos e são dirigidas por uma filosofia de negócios. De natureza social são as organizações voltadas às ações comuns ou de utilidade pública, fundamentam-se na aceitação dos valores e das normas sociais, sem finalidade lucrativa.

E estão representadas por Organizações do Governo, Organizações Empresariais e Organizações do Terceiro Setor.

Assinale a alternativa correta. Na natureza econômica uma Organização Empresarial tem a finalidade de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    De acordo com Maximiano (2007) estão representadas por:

     

    Organizações Empresariais – são organizações que têm como finalidade o lucro na produção e/ou comercialização de bens e serviços, podendo ser classificadas de acordo com o seu tamanho, natureza jurídica e área de atuação. São criadas com recursos próprios (dos proprietários em forma de capital social) e também com recursos de terceiros, como fornecedores e credores em geral (como empréstimos e financiamentos). O seu resultado é distribuído aos sócios e o restante é mantido como reservas de lucros para a empresa.

     

  • A questão cobrou conhecimento sobre os tipos de organização, de acordo com Maximiano.

    No critério setor da economia, de acordo com o autor, as organizações podem ser classificadas em três tipos: governo, empresas e organizações do terceiro setor.

    1 - Governo: serviço público administrado pelo Estado para prestar serviços aos cidadãos.

    2 - Empresas: "Uma empresa é uma organização de negócios, que tem o objetivo de vender produtos e serviços e obter lucro. Lucro é o dinheiro que resta para a empresa depois que foram pagas todas as despesas. As empresas, em geral, são organizações criadas por pessoas por meio do investimento de um montante de dinheiro chamado capital. (...)" (MAXIMIANO, 2013)

    3 - Terceiro setor: Nascem em decorrência da movimentação na própria sociedade e não no governo pata realizar utilidades públicas necessárias, e sem finalidade lucrativa. Ex: ONGs

    Analisando as alternativas:

    A- CORRETA.

    A alternativa está de acordo com acima.

    Vamos descartar o(s) erro(s) das demais alternativas na cor vermelha.

    B- INCORRETA.

    Dar lucro na produção e/ou comercialização de bens e serviços, podendo ser classificada de acordo com o seu tamanho, natureza jurídica e área de atuação. São criadas com recursos do Governo e também doações da população em geral.

    C- INCORRETA.

    Dar lucro na produção e/ou comercialização de bens e serviços, podendo ser classificada de acordo com o seu tamanho, natureza jurídica e área de atuação. São criadas com recursos próprios dos proprietários em forma de capital social e também com recursos da arrecadação de impostos.

    D- INCORRETA.

    Dar lucro na produção e/ou comercialização de bens e serviços, não podendo ser classificada de acordo com o seu tamanho, natureza jurídica e área de atuação. São criadas com recursos próprios dos proprietários em forma de capital social e também com recursos de terceiros através de empréstimos ou financiamentos.

    Fonte: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
1987669
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica corretamente a definição.

É a pessoa que tem a coragem de assumir riscos para aproveitar oportunidades em situações onde outras pessoas veriam apenas problemas ou ameaças.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

    Empreendedor é a pessoa que tem a coragem de assumir riscos para aproveitar oportunidades em situações onde outras pessoas veriam apenas problemas ou ameaças. 


ID
2073397
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao processo evolutivo e inovador da capacidade e habilidade profissionais direcionadas à alavancagem dos resultados das organizações e à consolidação de novos projetos estrategicamente relevantes dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • b) Empreendedorismo. 

  • EMPREENDEDORISMO:

     

    PROCESSO EVOLUTIVO E INOVADOR DA CAPACIDADE E HABILIDADE PROFISSIONAIS DIRECIONADAS À ALAVANCAGEM DOS RESULTADOS DAS EMPRESAS E À CONSOLIDAÇÃO DE NOVOS PROJETOS ESTRATEGICAMENTE RELEVANTES.

     

    Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Introdução à Administração

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/18326497/introducao-a-admdjalma-oliveira/8

  • Desenvolvimento Organizacional: French e Bell citados por Chiavenato ( 2003,pág. 450) definem DO como esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas.
    Os modelos de D. O . vêem a organização como um sistema social que interage entre si, e que para ocorrer mudança não basta mexer na estrutura é necessário considerar quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e individuo e exploram a interdependência dessas variáveis para alcançar objetivos.

    As palavras chave da questão para não confundir com DO são "à alavancagem dos resultados das organizações", pois DO não fala em resultados, mas em processos.

    Empreendedorismo: pode ser entendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões, capacidade de criar ou penetrar em novos mercados, pronto para assumir todo o controle e o risco calculado. (livro Administração Geral e Pública - Agustinho Paludo - Série Provas e Concursos - página 201)

  • Nice e empreendedorismo

  • Fiquei sem ar de ler,põe uma virgula aí

  • INOVADOR = EMPREENDEDOR


ID
2199415
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o empreendedorismo, Dornelas (2001) afirma que:

Alternativas
Comentários
  • a) Gabarito

    Dornelas (2005) apresenta as fases do processo empreendedor, que consistiria em:
    1º: Identificar e avaliar a oportunidade; 

    2º:Desenvolver o plano de negócios;
    3º: Determinar e captar os recursos necessários;
    4º: Gerenciar a empresa criada. 

     

     

  • obgggg

  • Segundo Dornelas, o processo empreendedor possui 4 fases:

    Identificar e avaliar a oportunidade: a oportunidade é identificada e avaliada. Envolve a avaliação dos riscos e dos retornos da oportunidade, a avaliação da relação “oportunidade versus habilidades pessoais” e a avaliação da situação dos concorrentes.

    Desenvolver o plano de negócios: o plano de negócios é elaborado.

    Elabora-se o sumário executivo do negócio, o conceito do negócio, a estrutura de operações, o plano financeiro.

    Determinar e captar os recursos necessários: os recursos são determinados e captados. Os recursos podem ser próprios do empreendedor, ou então podem ser captados com amigos, bancos, governo, incubadoras.

    Administrar a empresa criada: onde se deve administrar a empresa que acabou de ser criada. Envolve definir o estilo de gestão, identificar os problemas atuais e potenciais, implementar os sistemas de controle. 


ID
2231806
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa. A característica dos empreendedores que os fazem atropelar as adversidades, cultivando um certo inconformismo diante da rotina e implementando suas ações com total comprometimento, pode ser descrita da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    "Atropelar as adversidades"; "Certo inconformismo diante da ROTINA"...
     "Total comprometimento"

     

    Determinado --> Comprometido

    Dinâmico --> Criativo com as adversidades.... Inconformado com a MESMICE da ROTINA...

     

     

  • É o tipo de questão que é preciso ter atenção nas palavras-chave.

  • Qual a bibliografia que fundamenta este gabarito?

  • São tantos os "teóricos" que essas bancas usam rsrs só pra vender livros. 

  • Inconformados os empreendedores implementam novas ideias. São flexíveis.

  • gostaria de saber qual seria a bibliografia recomendada nessa questão.

  • essa questão a resposta é a vontade do examinador, se acordar e falar que é a A entao é a A.

  • Acabei de ver a video-aula aqui do Qconcursos sobre empreendedorismo, e de acordo com a professora as respostas também podem ser A ou E. Uma questão que deveria ter sido anulada.

  • Mais uma questão com nível de subjetividade totalmente inadequado...

     

  • São determinados e dinâmicos

    Eles implementam suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade impar de “fazer acontecer”. Mantêm-se sempre dinâmicas e cultivam um certo inconformismo diante da rotina;

    Acho que foi tirado daqui: Link https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/as-caracteristicas-do-empreendedor/28943

  • Patifaria de questão..


ID
2259613
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma boa ideia não consegue, por si só, se transformar em resultado. Para que ela seja concretizada, se faz necessário um estudo de viabilidade, um planejamento de implementação, investimentos, ajustes e acompanhamento. Pode-se afirmar que o seu sucesso está diretamente relacionado com a eficácia das ações para implementá-la. Segundo Sun Tzu (1983, p. 114), no livro “A arte da guerra”: “Com muitos cálculos pode-se vencer. Com poucos não se pode. Que chances têm quem não faz nenhum”. Neste sentido, tem-se como um dos pilares da eficácia do empreendedor, o planejamento que executa do negócio. Sendo assim, considere as alternativas a seguir, sobre características comuns aos empreendedores:

I) Integridade - É uma qualidade do caráter, ligada à honestidade e à coerência entre princípios e atitudes, como base do compromisso com as pessoas e com o negócio.

II) Liderança - É a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a motivação elevada.

III) Comunicação e relacionamento - É a capacidade de expressar de forma clara as próprias ideias e emoções e também de ouvir os outros. Essas características auxiliam no desenvolvimento da habilidade de conviver e interagir com as outras pessoas.

IV) Visão de oportunidade - É o talento natural de estar sempre atento ao que acontece ao redor. É ser capaz de identificar as necessidades dos clientes e transformar isso em um negócio.

V) Motivação - É estar sempre disposto e entusiasmado para trabalhar em busca da realização de objetivos.

VI) Riscos - Abrir uma empresa é uma decisão que envolve mais riscos que a vida com carteira assinada, mas que pode trazer em troca a sensação de vitória que só as conquistas pessoais são capazes de proporcionar.

FONTE: TZU, S. A Arte da guerra, Adaptação de James Clavel. Tradução de Jose Sanz. Rio de Janeiro: Record, 1983.

As alternativas CORRETAS são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa E

     

    Questão que tenta vencer pelo cansaço. Todos os fundamentos e as respectivas explicações estão corretamente interligados, não vale a pena fazer mais explanações, quando o "liga-liga" está perfeito.

  • Tem alguma referência sobre Integridade?

  • Alternativa C. Nem todo empreendedor é íntegro. Principalmente em nosso país: Brasil.

  • tirou a questão de algum cartão de papelaria.

     

  • GAB E Que questão gostosa e maravilhosa essa.. as que acrescentam um certo valor são as melhores, além de despertar nosso senso de acertividade. Avante!

ID
2259616
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

José Carlos Assis Dornelas, em seu livro “Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios”, apresenta o processo empreendedor composto por fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários, e gerenciar a empresa criada. Assim, como podemos identificar uma ideia como oportunidade de negócio?


(DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Ed 5. Editora LTC, 2013.)


I) Quando a mesma resolve um problema.


II) Quando a ideia de negócio atende à necessidades de muitos.


III) Quando essa ideia é alavancada pelas preferências e competências.


IV) Quando a ideia de negócio possa trazer orgulho ao empreendedor.


V) Quando a ideia cria oportunidades de valores percebidos e reais de oportunidades.


VI) Quando se leva em consideração a oportunidade versos habilidades e metas pessoais.


VII) Quando se avalia a situação de todos os competidores

As alternativas CORRETAS são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa E

     

    Vamos pensar um pouco.

     

    I - Um produto que soluciona um problema, é um produto desejado, então OK;

     

    II - Um produto que atende às necessidades de muitos, é um produto de fácil venda, entao OK;

     

    III - Quando a ideia tem um incentivo devido às habilidades e competências do empreedendor, é uma ideia que tem chance de ir para frente;

     

    IV - Se o empreendedor se sente orgulhoso do resultado, ainda que não gere lucro, é uma ideia que merece uma atenção;

     

    V - Se a ideia cria valores e oportunidades, então cria mercado, então OK

     

    VI - Se a oportunidade criada é possível de ser aproveitada pelas suas habilidades e metas pessoais, então OK

     

    VII - Se ´´e feito uma avaliação de todos os competidores, e mesmo assim acredita  no sucesso, então OK. -

  • Acho muito estranho  item IV estar correto, mas... 

  • Tbm acho estranho item 4 estar correto.

  • Achei estranho a IV, já que o empreendedor não se preocupa com o status.

  • Thiago

     

    IV - Se o empreendedor se sente orgulhoso do resultado, ainda que não gere lucro, é uma ideia que merece uma atenção;

     

    Por que?

  • Nada a ver a opção "IV) Quando a ideia de negócio possa trazer orgulho ao empreendedor", em caráter de oportunidade, isso não vem em conta, para mim essa alternativa está incorreta.

  • Mas o empreendedor tem necessidade de realização pessoal.

  • Se não tivesse ctz da V,VI e da I E II iria errar. Jamais marcaria todas.

  • Processo Empreendedor.

    Segundo Dornelas, o processo empreendedor possui 4 fases:

    Identificar e avaliar a oportunidade: a oportunidade é identificada e avaliada. Envolve a avaliação dos riscos e dos retornos da oportunidade, a avaliação da relação “oportunidade versus habilidades pessoais” e a avaliação da situação dos concorrentes.

    Desenvolver o plano de negócios: o plano de negócios é elaborado.

    Elabora-se o sumário executivo do negócio, o conceito do negócio, a estrutura de operações, o plano financeiro.

    Determinar e captar os recursos necessários: os recursos são determinados e captados. Os recursos podem ser próprios do empreendedor, ou então podem ser captados com amigos, bancos, governo, incubadoras.

    Administrar a empresa criada: onde se deve administrar a empresa que acabou de ser criada. Envolve definir o estilo de gestão, identificar os problemas atuais e potenciais, implementar os sistemas de controle. 


ID
2259721
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A criação de novas empresas muitas vezes é atribuída ao “acaso”, contudo, uma análise mais aprofundada demonstra um somatório de fatores muitas vezes não identificados conscientemente pelos empreendedores, conhecido na literatura como “processo empreendedor”. Considerando a natureza do processo empreendedor, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D - Assertiva perfeita. Comenta desde o início do processo empreendedor, que começa no sonho (a ideia) até as fases da criação do modelo de negócio (análise do ambiente, objetivos, missão, visão, definicao do negóicio, valores, estratégias.,..) e captação de recursos e estima de tempo e risco.

     

    A) Está errada, pois não leva em consideração que empreendedorismo também pode ser aprendido e treinado, e nascer em uma família empreendedora, reforça esse aprendizado.

     

    B) Está errada, Oportunidade > necessidade, apesar que muitas vezes a necessidade faz a oportunidade.

     

    C) Está errada, o processo se inicia com a ideia, e os empreendedores ANALISAM os ricos, para ver se a relação risco-benefício compensa, além de trabalharem EM EQUIPE.

     

    E) Está errada, nada se tem a ver com ser econômico ou não. Pode custar muito caro, como pode ser extremamente barato, depende do objeto a ser trabalhado.

  • esta errada é a letra E

  • gabarito correto letra D

  • Quanto a C: "O processo empreendedor se inicia com a identificação de oportunidades e termina com a confecção e avaliação de um Plano de Negócio, reforçando a ideia de que os empreendedores tomam altos riscos e tendem a trabalhar sozinhos." Errada porque segundo José Carlos Assis Dornelas, em seu livro “Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios”, o processo empreendedor composto por fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários, e gerenciar a empresa criada. Logo: não, não termina no plano de negócios, termina com o empreendedor efetivamente gerenciado a sua empresa. Além, claro, da ultima parte da questão que é obtusa demais "tendem a trabalhar sozinhos".


ID
2259727
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo hoje é um tema bastante difundido, seja no âmbito de políticas públicas, pesquisa, educação, ou mesmo como modelo de gestão. Levando tais contextos e abordagens em consideração, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa E

     

    A) Errado. --> O empreendedor não deve assumir ALTOS RISCOS, mas sim analiar os ricos e assumir os com a melhor relação custo-benefício.

     

    B) Errado. --> Basicamente o Brasil não está com essa moral toda...

     

    C Errado. --> Tanto o empreendedorismo social quanto o com fins lucrativos não desconsideram as causas de responsabilidade social, e comprometimento com resultados.

     

    D Errado -> Ainda não é considerado uma ciência e provavelmente nunca será; pois não é capaz de garantir o surgimento de empreendedores de sucesso, já que inumeras variáveis devem ser levadas em conta, como: Perfil do empreendedor, momento do mercado, características do produto, região da organização, quantidade de fornecedores, concorrentes, aliados...Governo..

     

    E) CORRETO --> Perfeita, eu estudei empreendedorismo tanto na faculdade de administração quanto na pós-graduação de Supply Chain, e por curiosidade, neste ano eu lecionei empreendedorismo para os alunos de 6º ano a 3º colegial do Colégio particular Dom Bosco.

     

     

  • Com relação a alternativa B estar incorreta, não diz respeito ao Brasil não está com essa moral toda, porque pelos dados divulgados atualmente, o Brasil está entre os cinco mais empreendedores do mundo. O que tornou a questão errada foi a afirmação de que o país chegou nesta posição por conta do empreendedorismo de oportunidade, quando na verdade o Brasl é altamente empreendedor por conta do empreendedorismo de necessidade, onde o desemprego vem, pouco a pouco, impulsionando a criação de novos negócios no país!!!

  • Essa é uma questão complicada, face ao enunciado.


ID
2287174
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O termo intraempreendedor é utilizado para designar um empreendedor que

Alternativas
Comentários
  • gabarito

    a)atua em uma organização já existente.

  • atua em uma organização já existente; tem a capacidade de ficar em constante obsevação e encontra oportunidades de melhoria. Nunca está satisfeito com o status quo e entende que sempre é possível encontrar melhoria permanente. 

  • GAB:A

     

    Intraempreendedor é o empregado que empreende dentro da empresa que trabalha... ajuda a empresa a buscar novos negócios... o famoso bobo que invés de pegar uma grande ideia e ganhar dinheiro para si, ele faz isso dentro de um posto de trabalho e eleva/diversifica as receitas da organização que atua.

    Empresas hoje em dia busca colaboradores assim... que agem proativamente.


ID
2287177
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos conceitos de ideia e oportunidade, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B de camisa preta

  • A "B"  é a menos ruim entre as demais alternativas. Um pouco subjetivo dizer que "verificar se a ideia está  baseada em um produto ou serviço que atenda a necessidades de potenciais compradores e tem viabilidade econômica"  é suficiente para "transformar uma ideia em oportunidade". 

    Mas, analisando o conceito da palavra OPORTUNIDADE, fez algum sentido. Vejam:

    Oportunidade é um substantivo feminino oriundo do latim opportunitate ​mas também deriva do termo em latim opportunusque significa “favorável, adequado, desejável”. Este termo está relacionado com a expressão ob portus que significa "para o porto" e que originalmente era um termo utilizado no âmbito da navegação, pois representava a possibilidade de um barco chegar ao porto.

    A expressão sentido de oportunidade significa a capacidade de fazer uma coisa adequada no momento oportuno.

    Alguns sinônimos de oportunidade são: chance, ocasião, conjuntura.

    fonte:https://www.significados.com.br/oportunidade/

  • GABARITO B


ID
2287183
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao perfil de empreendedores, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Empreendedores já nascem com essa característica.

( ) Tudo que os empreendedores precisam para serem bem sucedidos é dinheiro e sorte.

( ) Os empreendedores estão dispostos a correr riscos calculados.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Empreendedores não nascem feitos. Você pode estimular pessoas que possuem certas habilidades a aprimora-las .

    Para ser empreendedor não necessariamente precisa de dinheiro, basta uma boa ideia.

    Sim, os empreendedores correm riscos calculados e isso é uma das características que os diferenciam dos gerentes. Esses evitam riscos a qualquer custo.     GABARITO : (A)   F,F e V 

  • GABARITO: LETRA A

    (F) Empreendedores já nascem com essa característica.

    (F) Tudo que os empreendedores precisam para serem bem sucedidos é dinheiro e sorte.

    (V) Os empreendedores estão dispostos a correr riscos calculados.

  • GABARITO A


ID
2287186
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao conceito de empreendedorismo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos correspondentes, e recebendo as consequentes recompensas.

( ) Consiste na boa gestão de pequenas empresas pelos seus administradores, gerando grandes lucros.

( ) É a implementação da visão de um empreendedor sobre um novo negócio.

As afirmativas são, respectivamente,


Alternativas
Comentários
  • gabarito E de Esperança

  • EMPREENDER é apostar em algo novo, dedicar esforço e , inclusive , se arriscar ...


ID
2340841
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com referência às características dos empreendedores de sucesso, assinale a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a alternativa incorreta está na letra B


ID
2340844
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o Plano de Negócios, julgue as afirmativas e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) É um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, apenas em estágio inicial, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro.
( ) Serve para testar a viabilidade de um conceito de negócio, pois após o plano concluído o empreendedor obterá uma análise de viabilidade econômica do negócio ou unidade empresarial.
( ) Além do empreendedor, muitos são os públicos que podem se beneficiar com seu uso.
( ) Deve mostrar qual a oportunidade identificada e o mercado-alvo que o negócio foca ou irá focar, bem como os clientes em potencial.
( ) Para ser validado, a ideia de negócio em seu conteúdo deve ser única, ou seja, inédita.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

  • SOBRE A última assertiva . A ideia pode já existir e ser apenas inovada, fazer algo de uma maneira diferente, inovadora. Lembrando que criatividade é pensar em coisas diferentes e inovação é fazer coisas diferentes, coisas essas que sirvam as pessoas.

    Caminhando com Fé!


ID
2340850
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Os empreendedores têm disponíveis muitas formas legais da proteção da propriedade intelectual. Embora nenhuma delas impeça completamente os concorrentes de imitar sua propriedade intelectual, todas ajudam a protegê-la de alguma maneira”. (Baron&Shane, 2007)

______________________________é um direito jurídico concedido por um governo nacional. Ela permite que um inventor impeça outros de usarem a mesma invenção por 20 anos em troca de divulgar como a invenção funciona.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Patente de Invenção (PI) - Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.


ID
2380510
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um ambiente econômico saudável é condição básica para estimular investimentos na criação de empresas. Sobre o assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O ambiente econômico é saudável quando há incentivo para a iniciativa privada, e os empreendedores potenciais percebem que, vale a pena correr riscos, porque há chance razoável de recuperar seu investimento com lucro.

II. A taxa de juros representa o custo do empréstimo de dinheiro. Ela pode ser um fator determinante na viabilização de empreendimentos.

III. O governo pode diminuir os riscos dos novos negócios por meio do aumento da carga tributária.

Alternativas
Comentários
  • Os itens | e || são verdadeiros.


ID
2411812
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, com habilidade financeira e capacidade para identificar oportunidades.

Assinale a alternativa CORRETA em relação às habilidades e aos recursos que ele pode e deve fazer.

Alternativas
Comentários
  • a letra B é a correta

  • Letra C.

  • acredito que a letra B é a correta, por se tratar de habilidades.

  • De fato fiquei em dúvida entre a B e a C, mas acredito que o enunciado deu pistas sobre qual resposta correta ao dizer "O Empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem..."


ID
2411815
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto do empreendedorismo, o espírito empreendedor, aspecto esse relacionado ao indivíduo que empreende, é compreendido como uma série de aspectos e qualidades que se complementam e que não podem existir separadamente. Assim, valendo-se da explicação, analise as alternativas abaixo sobre quais são as três características básicas que identificam o espirito empreendedor.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Necessidade de realização.

II. Disposição para assumir riscos.

III. Autoconfiança.

IV. Percepção de Mercado.

V. Experiência.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A

  • Letra A. A questão pede somente características básicas.

  • Mais uma questão sem lógica nenhuma. Examinador abre um livro, no caso da questão, foi o de empreendedorismo do Chiavenato e copia alguma coisa e cola na questão.

    Três características básicas identificam o espírito empreendedor, a saber:

    1. Necessidade de realização;

    2. Disposição para assumir riscos;

    3. Autoconfiança.

    É um absurdo a banca cobrar um negócio desses sem apresentar bibliografia no edital. Se colocou, ok.


ID
2412427
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre oportunidades de negócios na internet, é incorreto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico.

    O resto da afirmativa está correto: O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligados ao comércio eletrônico.


ID
2509588
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um diretor de uma empresa declarou que a maior parte do seu tempo é dedicada à identificação e ao desenvolvimento de novos projetos de negócio.


O diretor desempenha, destacadamente, um papel:

Alternativas
Comentários
  • Os Papéis do Administrador Segundo Mintzberg


    Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador:

    Decisões;

    Relações humanas;

    Processamento de informações.

     

    Papéis de Decisão
    Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.
    4.3.1 Entrepreneur
    Como entrepreneur (empreendedor), o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São as mudanças desejadas pelo próprio gerente que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.
    4.3.2 Controlador de Distúrbios
    Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como os eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para lidar com estas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios.
    4.3.3 Administrador de Recursos
    Segundo Mintzberg, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A administração (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros.
    4.3.4 Negociador
    De vez em quando, a organização envolve-se em negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Freqüentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

     

     

  • Correto Letra A

     

    No início da década de 70, Mintzberg realizou um estudo a respeito do papel dos gerentes na organização e classificou suas atividades em dez papéis. Depois, agrupou esses dez papéis em "três famílias": papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão. A resposta da questão consta na família dos "papéis interpessoais" desempenhados pelos gerentes.

     

    Papéis Interpessoais

    Símbolo

    Lider

    Ligação

     

    Papéis de Informação

    Monitor

    Disseminador

    Porta-Voz

     

    Papéis de Decisão

    Entrepeneur

    Controlador de Distúrbios

    Administrador de Recursos

    Negociador

     

    Entrepreneur: Como entrepreneur (empreendedor), o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São mudanças desejadas pelo próprio  gerente,  que  podem  incluir  melhoramentos  na  organização  e  a  identificação  e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas;

     

    Essa questão também foi cobrada recentemente da prova para o IBGE → Q827666

    http://www.portal-administracao.com/2014/05/henry-mintzberg-e-os-papeis-gerenciais.html

  • Também entendi, erradamente, como papel informacional de disseminador, por causa da palavra "declarou".

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Gabarito A

    Empreendedorismo <--> inovação(novos projetos)

  • O gerente desempenha um papel de empreendedor.

    Gabarito A

    Empreendedorismo <--> inovação(novos projetos)

  • GABARITO A

     

    Papéis decisórios - Envolve a discussão e a decisão a respeito de assuntos que direcionarão a organização.

    → Empreendedor - Refere-se ao planejamento da maioria das mudanças na sua organização.

    → Solucionador de conflitos - Envolve as ações de lidar com os distúrbios que estão fora do seu controle.

    → Administrador de recursos - Abrange a administração do tempo e do trabalho alheio bem como a autorização para as decisões tomadas por terceiros.

    → Negociador - Diz respeito a liderar todos os seus subordinados quando enfrentam negociações que fogem ao padrão ou à rotina da organização.

     

    Papéis interpessoais - Envolve especialmente as relações pessoais dentro e fora da empresa.

    → Símbolo - Corresponde ao gerente como um símbolo e representante da empresa, compreendendo atividades que não estão diretamente relacionadas com o processamento de informações ou com a tomada de decisão.

    → Líder - Abrange atividades que exerçam qualquer forma de influência sobre todos os atores da organização.

    → Ligação - Diz respeito os intercâmbios entre a sua equipe e outras da organização com o objetivo de trocar informações e recursos.

     

    Papéis informacionais - Corresponde ao gerente que é considerado o centro da rede de informações devido aos contatos interpessoais decorrentes do papel interpessoal exercido por ele.

    → Monitor - Diz respeito à motivação do gerente de receber ou procurar informações que o ajudem a entender a organização na qual está situado e o meio ambiente que circunda esta organização.

    → Disseminador - Dissemina as informações do meio ambiente para seus subordinados e faz a mediação de informações entre um subordinado e outro.

    → Porta-voz - Envolve o transporte feito pelo gerente das informações de dentro da organização para fora (meio ambiente).

     

    Fonte: Comentários do QC

  • Novos projetos= empreendedor

  • O desenvolvimento de novos projetos, frentes de trabalho e produtos é uma função tipicamente enquadrada dentro do papel empreendedor do administrador, que é um papel decisório.

    GABARITO: A

  • LETRA A

    Papéis interpessoais – aqueles desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas. São três os papéis interpessoais: Chefe; Líder e Ligação.

    Papéis informacionais – aqueles desempenhados ao trocar e processar informações. Também são três os papéis informacionais: monitor, disseminador e interlocutor.

    Papéis decisoriais – aqueles desempenhados quando os administradores tomam decisões. São quatro os papéis decisoriais: Empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos e negociador.

  • GABARITO A

  • Gabarito A

    Identificação e desenvolvimento de novos projetos de negócio>> papel decisório, de empreendedor.

    -Papéis decisórios: a forma como os administradores utilizam as informações que possuem em suas decisões. Se relacionam àquelas situações em que o administrador tem de fazer uma escolha.

    Empreendedor: Identifica novas ideias e oportunidades

    Solucionador de conflitos: Corrige problemas (internos e externos)

    Alocador de Recursos :Aloca recursos conforme prioridades.

    Os papéis dos administradores na organização.

    Henry Mintzberg >>identificou 10 papéis específicos do administrador (papéis gerenciais)à dividiu os em três categorias: papéis interpessoais, papéis informacionais e papéis decisórios.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise aborda um conceito relacionado ao Processo Decisório. Entre os autores que estudaram essa temática, podemos destacar Henry Mintzberg. Mintzberg relata que o gerente possui o papel de decisão e essa atuação está dividida em três famílias: Papéis Interpessoais; Papéis de Decisão; e Papéis de Informação.

    O Primeiro abrange as relações interpessoais dentro e fora da organização; o gerente é visto como símbolo, líder e fator de ligação. O segundo destaca que, para a tomada de decisão, o gerente se envolve com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com outras organizações. Para tanto, o gerente é visto como empreendedor, visionário, controlador de distúrbios, administrador de recursos e negociador. Por fim, o terceiro está relacionado com a obtenção e transmissão de informações. Nelo o gerente é visto como monitor, disseminador e porta-voz da organização.

    Portanto, podemos depreender da análise da questão que ao dedicar-se à identificação e desenvolvimento de novos produtos, o diretor está focando em novos negócios e, com isso, construindo subsídios para a tomada de decisão. Portanto, podemos afirmar que o diretor se utiliza do papel gerencial decisório e de uma atitude empreendedora. Assim, a alternativa correta é a letra “A".


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • art. 30, CP. Nesse caso, elementar do tipo se comunica com o particular.

  • ☠️ GABARITO LETRA A ☠️

    Quando o gerente Identifica novas ideias e oportunidades, está desempenhando um papel decisório, de empreendedor. 

    Papéis interpessoais – aqueles desempenhados para o relacionamento e interação com outras pessoas. São três os papéis interpessoais: Chefe; Líder e Ligação.

    Papéis informacionais – aqueles desempenhados ao trocar e processar informações. Também são três os papéis informacionais: monitor, disseminador e interlocutor.

    Papéis decisoriais – aqueles desempenhados quando os administradores tomam decisões. São quatro os papéis decisoriais: Empreendedor, solucionador de conflitos, alocador de recursos e negociador.

  • São papéis de um gerente:

    Interpessoal

    Representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às habilidades humanas. Mostram como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados

    • Símbolo/Representação
    • Líder
    • Elo de ligação.

    Informacional

    Refere-se às atividades relativas à manutenção e desenvolvimento de uma rede de informações.

    • Monitor
    • Disseminador: ambiente interno
    • Porta-voz: ambiente externo.

    Decisório

    Envolve eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção.

    • Empreendedor
    • Negociador.
    • Solucionador de problemas/ Gerenciador de turbulências
    • Alocador/administrador de recursos
  • Gabarito: Letra A

    PAPÉIS INTERPESSOAIS:

    1. Símbolo / Representação - Representa a organização simbolicamente
    2. Liderança - Orienta, influencia e motiva
    3. Elemento de Ligação - Rede de contatos para troca de informações

    PAPÉIS INFORMACIONAIS:

    1. Monitor - Coleta e analisa informações
    2. Disseminador - Compartilha informações (internamente)
    3. Porta-voz - Transmite informações (para o meio externo)

    PAPÉIS DECISÓRIOS:

    1. Empreendedor - Identifica novas ideias e oportunidades
    2. Solucionador de conflitos - Corrige problemas (internos e externos)
    3. Alocador de recursos - Aloca recursos conforme prioridades
    4. Negociador - Representa os interesses da organização

    Fonte: Estratégia


ID
2513503
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do ambiente das organizações empresariais, existem diferenças entre o empreendedor e um administrator na sua forma de atuação. Considerando cinco (5) dimensões distintas de negócio, marque a alternativa que corresponde ao perfil de um empreendedor.

Alternativas
Comentários
  • A) Domínio do empreendedor. estágios periódicos com mínima utilização em cada estágio.     (Gabarito)

    B) Domínio Administrativo. Obs: O empreendedor usa o mínimo dos recursos existentes ou aluguel dos recursos extras necessários.

    C) Domínio Administrativo. Obs: O empreendedor é informal com muito relacionamento pessoal.

    D) Domínio Administrativo. Obs: O empreendedor é dirigido pela percepção de oportunidades.

    E) Domínio Administrativo. Obs: O empreendedor é revolucionário com curta duração. Orientações para ação; decisões rápidas; gerenciamento de riscos.

     

    A Referência de tempo do empreendedor é de longo prazo porque ele precisa sobreviver e atingir cinco a dez anos de crescimento do negócio.

     

  • Tirado do Quadro 2.4 Comparação dos domínios empreendedor e administrativo (adaptado de Hisrich, 1986) do livro do Dorneles.

    Vejam aqui: http://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Empreendedorismo-capitulo-2.pdf


ID
2540620
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O padrão de mudança da escola empreendedora da administração estratégica é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

  • Escola Empreendedora (Bussiness Scholl (Schumpeter 1950, cole 1959)

    Para a escola empreendedora, a estratégia é vista como um processo visionário. O elemento chave na definição da direção da organização é o líder, e a forma adequada de mudança organizacional é ocasional, oportunista e revolucionária. É um modelo e as estruturas flexíveis, de modo a suportar constantes mudanças de rota.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/escola-de-planejamento-estrategico-em-continuo-aperfeicoamento/18453


ID
2568283
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma equipe de Analistas Judiciários está utilizando o modelo Canvas em um projeto de um Tribunal. Um dos analistas expôs o seguinte cenário: 


− Principais questões a serem respondidas: Qual valor nós oferecemos aos nossos clientes? | Qual dos problemas de nossos clientes nós estamos ajudando a solucionar? | Qual mix de produtos e serviços será oferecido para cada segmento de cliente? | Quais necessidades dos nossos clientes estamos satisfazendo?  

− Elementos que podem agregar valor: Novidade | Performance | Customização | Fazer o serviço | Design | Redução de Custo | Redução de Risco | Acessibilidade | Conveniência/Usabilidade. 


As questões e os elementos apresentados pelo Analista indicam que eles estão trabalhando no bloco 

Alternativas
Comentários
  • Canvas proposta de valor é uma ferramenta estratégica utilizada para realizar o planejamento estratégico de uma empresa.

     

    Quem quiser ler um pouco mais:

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-realizar-um-canvas-proposta-de-valor/102469/

     

    Go ahead!!

  • Letra C - Proposta de valor

  • Nunca ouvi falar disso, se ouvi não lembro. Acertei a questão pela interpretação de texto (ou mesmo pelo chute). Li o enunciado umas duas vezes e achei a alternativa C a mais viável.
  • Resposta C. Proposta de valor

  • O Crime Continuado possui duas correntes em relação à unidade de desígnios: 

    *1ª Teoriaobjetivo pura ou puramente objetiva, adotada pelo art. 59 da Exposição de Motivos da Parte Geral do CP, segunda a qual, crime continuado não depende de unidade de designíos, bastando o preenchimento dos requisitos objetivos do art. 71. caput, do CP. 

    2ª Teoriaobjetivo-subjetivo ou mista, pacificamente aceita pelo STF e STJ, dispõe que além dos requisitos cumulativos do art. 71, caput, do CP, é necessário o requisito subjetivo em relação a unidade de designíos, busca diferenciar o crime continuado da habitualidade criminosa. 

  • O Crime Continuado possui duas correntes em relação à unidade de desígnios: 

    *1ª Teoriaobjetivo pura ou puramente objetiva, adotada pelo art. 59 da Exposição de Motivos da Parte Geral do CP, segunda a qual, crime continuado não depende de unidade de designíos, bastando o preenchimento dos requisitos objetivos do art. 71. caput, do CP. 

    2ª Teoriaobjetivo-subjetivo ou mista, pacificamente aceita pelo STF e STJ, dispõe que além dos requisitos cumulativos do art. 71, caput, do CP, é necessário o requisito subjetivo em relação a unidade de designíos, busca diferenciar o crime continuado da habitualidade criminosa. 


ID
2737252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a plano de negócios.


Ao elaborar um plano de negócios, é desnecessário detalhar questões relativas à descrição dos processos e fluxos de produção por produto ou por serviço, uma vez que tal detalhamento não está diretamente relacionado à análise mercadológica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

  • O plano de negócios deverá ser composto de:

    •    Sumário executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano.

    •    Descrição da empresa: contém o modelo de negócio da empresa, sua natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.

    •    Produtos e serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução.

    •    Estrutura organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.

    •    Plano de marketing: aqui são descritos o setor, mercado, tendências,  forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.

    •    Plano operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.

    •    Estrutura de capitalização: informa como a empresa está capitalizada – quem faz parte da sociedade, as necessidades de capital de terceiro, a forma de remuneração e as estratégias de saída.

    •    Plano financeiro: demonstra como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. Traz descrições de cenários internos e externos, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.

    FONTE: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/11/plano-de-negocios

  • Pode anotar ai:

    Plano de negocios vai tudo,é a mcoferta com sobremesa da adminstração

  • Gabarito: ERRADO 

    -

    Complementando

     

    ***Cespe/Serpro/2013 - A respeito de plano de negócios e marketing de serviços, julgue os itens que se seguem.
    Um plano de negócios completo prescinde do plano operacional e do plano jurídico. Gab. ERRADO (Correto seria: é imprescindível) 

     

    ***Cespe/2011/Sebrae - Com relação a planejamento, implantação e gestão de incubadora de empresas, julgue os itens a seguir.

    Essencial à criação de empresas, a elaboração de planos de negócios é dispensável no planejamento e na implantação de incubadoras.

    Gab. Errado (Correto seria: indispensável)

     

     

    Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.                                                                       

     

     

  • GAB.:E

     

    Praticamente tudo deve constar no plano de negócios, é o geralzão.

  • Para planejar um negócio é necessário elaborar um planejamento e detalhar todos os processos.

     

     

    O erro da questão está na palavra desnecessário.


ID
2778436
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo governamental tem origem na desconfiança da população na capacidade de a Administração Pública suprir satisfatoriamente as necessidades dos cidadãos, por meio do uso adequado dos recursos públicos.

As opções a seguir apresentam premissas e recomendações dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A “E” e a “A” me pareceram mutuamente excludentes!
  • Que surra :(


    Gabarito : A

  • O governo deveria agir como empresário, instituindo empresas públicas e fortalecendo o monopólio público em setores estratégicos. ERRO DA QUESTÃO

  • Gab. A

    Empreendedorismo:

    alguém que faz acontecer;

    o estado sendo regulador de políticas públicas;

    buscar novas parcerias;

    ser proativo;

    maximizar resultados;

    descentralização política;

    aumentar capacidade de investimento;

    ações preventivas;

    controle social;

    parcerias com o setor privado;

    flexibilização de regras burocráticas...

  • A) O governo, sempre que possível, deve descentralizar suas atividades.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Uma questão duvidosa, pra mim, sem gabarito!

  • GABARITO A

  • LETRA A

  • A única alternativa que não está de acordo com o empreendedorismo governamental e com as ideias de um Estado-Regulador em vez de um Estado intervencionista é a alternativa A. 

    Vejamos as demais alternativas:

    Alternativa B. Correto. Está de acordo com o princípio do governo pertence à comunidade e governo descentralizado.

    Alternativa C. Correto. Está de acordo com a ideia de governo empreendedor.

    Alternativa D. Correto. Está de acordo com a ideia de governo preventivo.

    Alternativa E. Correto. Está de acordo com a ideia de governo preventivo.

  • A questão em análise nos faz refletir características do empreendedorismo governamental. Nesse contexto, podemos utilizar os princípios que norteiam essa conduta do Estado para resolver à questão. Sendo assim, segundo Paludo, 2013 (apud Osborne e Gaebler, 1994) os princípios que norteiam a atuação empreendedora da Administração Pública são: 
    Governo Catalizador – promotor de ações conjuntos (público, privado e voluntários), o governo regula, coordena e fomenta a maior parte da atuação das partes interessadas;
    Governo Competitivo – promotor da competição na prestação de serviços com a finalidade de aumentar a eficiência;
    Governo Orientado por Missões – as regras cedem lugar para as missões e para os objetivos organizacionais. Relaciona-se a eficiência na prestação dos serviços ao fortalecimento das instituições;  
    Governo de Resultados – o foco não está no financiamento da estrutura administrativa, mas na eficiente prestação dos serviços;
    Governo Empreendedor – foco na geração de receitas e na economia de recursos orçamentários;
    Governo Preventivo – atuação preventiva. Um adequado planejamento contribui para se evitar problemas e gerar melhores resultados;
    Governo Descentralizado – foco em mais autonomia aos servidores, foco em equipe como forma de democratizar a gestão e agilizar a prestação de serviços; e
    Governo Orientado para o Mercado – governo introdutor de mudanças através do mercado.
    Em face do exposto, podemos analisar cada uma das alternativas apresentadas pela Banca. A letra “B" se refere a uma atitude descentralizadora do governo; a letra “C" se refere ao Princípio do Governo Empreendedor; a letra “D" refere-se ao Princípio do Governo Preventivo e a letra “E" a uma orientação para o mercado. Portanto, a letra “A" não se refere a nenhuma característica relacionada ao empreendedorismo governamental. Sendo assim, é o gabarito da questão em análise.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTE:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Questão dúbia, pois é mais viável para o desenvolvimento de um país instituir empresas públicas com poder de monopólio sobre ativos estratégicos como no setor de recursos minerais (petróleo e mineração). Ao passo que em setores high tech, que são altamente concentrados, não é bem-vindo estimular a concorrência dentro do país. Só você se perguntar quantas empresas produzem chips de computador? Quantas empresas no mundo desenvolvem aviões? A concorrência em setores high tech dentro do país pode prejudicar que empresas nacionais consigam conquistar o mundo.

  • Empreendedor não tem nada a ver com empresário. Essa foi a pegadinha da questão. Falou empreendedor como empresário, já marca errado.

  • Reescrevando o comando da Questão : O que não sana a desconfiança da população ?!?!?

  • A questão se enquadra bem nas premissas trazidas pelo livro "Movimento Reinventando o Governo":

    1. Governo catalisador, navegando em vez de remar
    2. Governo que pertence à comunidade, dando poder aos cidadãos em vez de servi-los
    3. Governo competitivo
    4. Governo orientado por missões
    5. Governo de resultados (controle de outputs)
    6. Governo atendendo às necessidades dos clientes e não da burocracia
    7. Governo empreendedor (inovar, criar, resultados)
    8. Governo preventivo
    9. Governo descentralizado
    10. Governo orientado para o mercado: preferir os mecanismos de mercado (lógica competitiva) às soluções burocráticas, com riscos calculados.

    Dito isto, vamos às alternativas:

    A) O governo deveria agir como empresário, instituindo empresas públicas e fortalecendo o monopólio público em setores estratégicos.

    = Estado empresário é o Estado burocrático.

    B) O governo deveria transferir responsabilidades às comunidades locais, mais aptas para lidar com os problemas regionais.

    = Governo Descentralizado

    C) O governo deveria buscar novas formas de geração de receitas para aumentar a capacidade de investimento.

    = Governo Empreendedor

    D) O governo deveria priorizar ações preventivas, visando tratar a causa dos problemas.

    = Governo Preventivo

    E) O governo deveria adotar mecanismos de mercado, criando incentivos e estimulando a iniciativa privada.

    = Governo orientado para o mercado

  • A QUESTÃO , DE FORMA IDI-OTA, PERGUNTA O QUE NÃO TEM RELAÇÃO COM EMPRENDEDORISMO ....

  • Resumindo: vamos privatizar o Estado e que se dane os mais pobres


ID
2833840
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.


    Claro que o franqueado é considerado também empreendedor.


    Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. 

  • Na alternativa "d", acredito existir um erro de grafia: ao invés de ..."Os empreendedores inatos" deveria ser..."Os empreendedores natos".

  • Gente... mas na letra A não seria habilidades técnicas, humanas e CONCEITUAIS, ao invés de pessoais.

  • Sobre o comentário da Gisele Vieira, atenção aos sinônimos, muitas bancas usam termos pouco comuns para se referir a coisas muito conhecidas, alguns autores se referem a esses termos quando se fala em habilidade de liderança
  • Decisão de empreender ser atribuída ao acaso? Kkkkkkkkk

  • Decisão de empreender ser atribuída ao acaso? kkkkkkkk ^2. Tudo bem dizer algumas decisões, agora generalizar.


ID
2871571
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere as principais fases do modelo de negócios, segundo sua ordem gradual (CHIAVENATO, 2008).

( ) Análise detalhada do setor, apresentando as principais características, as oportunidades encontradas no mercado e a identificação dos fornecedores de entradas.

( ) Sumário executivo contendo a natureza do negócio, as necessidades que a empresa vai atender no mercado, o breve relatório dos sócios e os recursos necessários.

( ) Simulação dos relatórios financeiros com o balanço de abertura da empresa, a previsão de receitas e o fluxo de caixa para o período coberto pelo planejamento.

( ) Plano operacional com a previsão de vendas, o planejamento da produção, o orçamento de despesas, a previsão de lucro operacional e o balanço patrimonial simulado.


A sequência correta encontrada dessa ordenação é

Alternativas
Comentários
  • gab B (2,1,3,4)

  • GABARITO C (2); (1); (3); (4).

  • gab c (2,1,3,4)

    • 1 Sumário executivo contendo a natureza do negócio, as necessidades que a empresa vai atender no mercado, o breve relatório dos sócios e os recursos necessários.
    • 2 Análise detalhada do setor, apresentando as principais características, as oportunidades encontradas no mercado e a identificação dos fornecedores de entradas.
    • 3 Simulação dos relatórios financeiros com o balanço de abertura da empresa, a previsão de receitas e o fluxo de caixa para o período coberto pelo planejamento.
    • 4 Plano operacional com a previsão de vendas, o planejamento da produção, o orçamento de despesas, a previsão de lucro operacional e o balanço patrimonial simulado.


ID
2871574
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Referente às origens do pensamento empreendedor (CHIAVENATO, 2008), associe as colunas, relacionando as principais linhas de pensamento às suas respectivas definições.


Linhas de pensamento

1. A visão dos economistas.

2. A visão dos behavioristas.

3. Escola dos traços de personalidade.


Definições Conceituais

( ) Os autores dessa corrente de pensamento associaram, de um modo mais contundente, o empreendedorismo à inovação e procuraram esclarecer a influência do empreendedorismo no desenvolvimento.

( ) Os autores dessa corrente foram incentivados a esboçar feições do empreendedor. Os trabalhos focalizaram os gerentes de grandes empresas, mas não interligavam a necessidade de autorrealização com a de visão de iniciar um empreendimento.

( ) Ainda que a pesquisa não tenha sido capaz de delimitar um conjunto de empreendedores e atribuir-lhe características certas, os autores dessa corrente de pensamento têm propiciado uma série de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeiçoar aspectos específicos para obterem sucesso.


A sequência correta desta associação é

Alternativas
Comentários
  • Empreendedorismo: principais linhas de pensamento


    A visão dos economistas: Existe concordância entre os pesquisadores do Empreendedorismo de que os pioneiros no assunto teriam sido os autores Cantillon (1755) e Jean-Baptiste Say (1803;1815;1816). Para Cantillon, o empreendedor (entrepreneur) era aquele que adquiria a matéria-prima por um determinado preço e a revendia a um preço incerto. Ele entendia que, se o empreendedor obtivesse lucro além do esperado, isso ocorrera porque ele teria inovado (Filion, 1999). Desde o século XVIII, o autor já associava o empreendedor ao risco, à inovação e ao lucro, ou seja, ele era visto como pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro e exercendo suas ações diante de certos riscos. Diversos economistas, mais tarde, associaram, de um modo mais contundente, o empreendedorismo à inovação e procuraram esclarecer a influência do empreendedorismo sobre o desenvolvimento econômico.


    A visão dos behavioristas: Na década de 1950, os americanos observaram o crescimento do império soviético, o que incentivou David C. McClelland a buscar explicações a respeito da ascensão e declínio das civilizações. Os behavioristas (comportamentalistas) foram, assim, incentivados a traçar um perfil da personalidade do empreendedor (Filion, 1999). O trabalho desenvolvido por McClelland (1971) focalizava os gerentes de grandes empresas, mas não interligava claramente a necessidade de autorrealização com a decisão de iniciar um empreendimento e o sucesso desta possível ligação (Filion, 1999).


    A escola dos traços de personalidade: Ainda que a pesquisa não tenha sido capaz de delimitar o conjunto de empreendedores e atribuir-lhe características certas, tem propiciado uma série de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeiçoar aspectos específicos para obterem sucesso (Filion, 1991a). Dado o sucesso limitado e as dificuldades metodológicas inerentes à abordagem dos traços, uma orientação comportamental ou de processos tem recebido recentemente grande atenção. 


    Fonte: Livro Empreendedorismo - Idalberto Chiavenato



    Link: http://www.buscadaexcelencia.com.br/wp-content/uploads/2010/08/Livro-Empreendedorismo-Idalberto-Chiavenato.pdf


  • (1) Os autores dessa corrente de pensamento associaram, de um modo mais contundente, o empreendedorismo à inovação e procuraram esclarecer a influência do empreendedorismo no desenvolvimento. - 1. A visão dos economistas.

    (2) Os autores dessa corrente foram incentivados a esboçar feições do empreendedor. Os trabalhos focalizaram os gerentes de grandes empresas, mas não interligavam a necessidade de autorrealização com a de visão de iniciar um empreendimento. - 2. A visão dos behavioristas.

    (3) Ainda que a pesquisa não tenha sido capaz de delimitar um conjunto de empreendedores e atribuir-lhe características certas, os autores dessa corrente de pensamento têm propiciado uma série de linhas mestras para futuros empreendedores, auxiliando-os na busca por aperfeiçoar aspectos específicos para obterem sucesso. - 3. Escola dos traços de personalidade.

  • VISÃO DOS ECONOMISTAS

    EMPREENDEDORISMO À INOVAÇÃO E PROCURARAM ESCLARECER A INFLUÊNCIA DO EMPREENDEDORISMO NO DESENVOLVIMENTO.

    VISÃO DOS BEHAVIORISTAS

    AUTORES DESSA CORRENTE FORAM INCENTIVADOS A ESBOÇAR FEIÇÕES DO EMPREENDEDOR. OS TRABALHOS FOCALIZARAM OS GERENTES DE GRANDES EMPRESAS, MAS NÃO INTERLIGAVAM A NECESSIDADE DE AUTORREALIZAÇÃO COM A DE VISÃO DE INICIAR UM EMPREENDIMENTO.

    ESCOLA DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE

    AINDA QUE A PESQUISA NÃO TENHA SIDO CAPAZ DE DELIMITAR UM CONJUNTO DE EMPREENDEDORES E ATRIBUIR-LHE CARACTERÍSTICAS CERTAS, OS AUTORES DESSA CORRENTE DE PENSAMENTO TÊM PROPICIADO UMA SÉRIE DE LINHAS MESTRAS PARA FUTUROS EMPREENDEDORES, AUXILIANDO-OS NA BUSCA POR APERFEIÇOAR ASPECTOS ESPECÍFICOS PARA OBTEREM SUCESSO 

  • Gabarito Letra A

  • Behaviorismo  é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.


ID
2922955
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabe-se que a inovação hoje é vital para as organizações,o fator isolado mais importante para que os negócios cresçam é a capacidade da empresa em transformar novas idéias em produtos e/ou serviços. Sobre INOVAÇÃO é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL

    O governo empreendedor não quer controlar a economia, os agentes produtivos. O OBJETIVO é o de estimular a atuação de parceiros e concentrar suas ações nos resultados, em objetivos e missões claras. Assim, o empreendedorismo governamental está voltado para o alcance dos objetivos e das metas por meio das parcerias com a sociedade.

    CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO:

    ·       Capacidade de assumir riscos calculados;

    ·       Aproveitar as oportunidades;

    ·       Capacidade de inovar;

    ·       mobiliza a atuação de todos os setores – público, privado e voluntário;

    ·       adota uma gestão aberta à participação e ao trabalho em equipe;

  • Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos e etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade.

    O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico. Neste sentido, o ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo. Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

    Fonte: significados.com.br


ID
2927818
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os empreendedorismos público e privado guardam semelhanças e diferenças em suas formas. a maior diferença entre eles é que enquanto o privado possui grande flexibilização para implantação de ações, o público requer a normatização dessas ações, pois a lei precede as ações do governo. Porém, em ambos, o líder empreendedor é também um visionário.


Nesse sentido, assinale a alternativa correta que contempla a liderança necessária ao empreendedor público.

Alternativas
Comentários
  • A) O líder exerce sua liderança para escolher uma direção, uma imagem mental, um futuro desejado a alcançar. Gabarito

    B) Um empreendedor, por meio de sua liderança, toma suas decisões sobre o risco de empreender e também da gerência do dia a dia dos negócios sem necessitar do auxílio de um administrador.

    C) O empreendedor exerce sua liderança baseada na autoridade.

    D) Na escola empreendedora, a figura do líder não é muito importante, pois ela carece de agentes capazes de realizar.

    E) O empreendedor público exerce sua liderança de caráter manipulador e oportunista.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar o estudo de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Parabéns!!!

  • O líder do item "a" é o chamado transformacional.

  • B) O administrador vai operacionalizar a visão traçada pelo empreendedor.

    C) O chefe exerce sua liderança baseado na autoridade.

    D) O líder vai coordenar as contribuições dos agentes.

    E) O empreendedor exerce sua liderança de forma visionária.

  • Parabéns pro Renato que ficou em 3º lugar nesse concurso.

  • Gabarito: A

  • Congratulations Renato !.

  • A RESPOSTA CORRETA, ATRAVÉS DO GABARITO OFICIAL É "Lidar com entraves burocráticos maiores. É quando o empreendedor abre um negócio cujo objetivo é trazer mudanças para a sociedade ou para uma comunidade, mas com perspectiva de retorno financeiro."

    Fui atrás da resposta do colega ali de cima e me dei mal


ID
2951581
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue as afirmativas sobre a inovação tecnológica e o processo empreendedor e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a- dependem desses fatores para sua constituição.

  • GAB A !

  • pra mim é a C pq a B deu como errada na minha prova


ID
2968750
Banca
IF-GO
Órgão
IF Goiano
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os administradores de níveis tático e operacional conseguem balancear a tensão entre a continuidade e a mudança, permitindo à organização alcançar seus objetivos. Para que isso ocorra, eles desempenham vários papéis. Um deles é aquele que, por causa de sua proximidade com as operações e seu conhecimento profundo dos processos, produtos e história da organização, está em melhores condições para gerar e implementar novas ideias. Esse papel é o de

Alternativas
Comentários
  • terapeuta? kkkkk

ID
2970862
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações podem ter, em seus quadros de pessoal, funcionários com competências e habilidades distintas. Desses, pode-se identificar, depois de um procedimento de mapeamento de competências, competências e habilidades relacionadas com o empreendedorismo.


Sendo alguns funcionários identificados como intraempreendedores com suas caracteristicas mapeadas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C


ID
2972965
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os empreendedores buscam a independência, esperando com isso definir o próprio destino frente à sociedade, no entanto, necessitam sistematicamente do meio no qual agem para terem ideias, recursos para o desenvolvimento de organizações e novas informações. Existem diversos tipos de empreendedor, que seguem vários processos não somente para criar empresas, mas para fazê-las crescer. No que diz respeito ao perfil do empreendedor sabe-se que existem quatro grandes tipos de empreendedor, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • Única coisa que achei a respeito desse assunto.

    Fonte abaixo. Página 17.

    Fonte: www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/150920164627_Osempreendedores.pdf

  • O empreendedor de reprodução, que muda pouco e cria menos valor. Ele se contenta em reproduzir o que já viu em outro lugar ou o que fazia na empresa onde trabalhava, assumindo novas responsabilidades. Sua gestão é tradicional ... suas responsabilidades e a evolução do ambiente podem forçá-lo a mudar, mas essa evolução é reativa.

    O empreendedor de imitação, que não cria muito valor novo, mas é influenciado por essa criação ... muda psicologicamente quando domina o medo do desconhecido para assumir novas responsabilidades sobre seu destino, levando-o a constituir redes, criar estratégias e aperfeiçoar o valor do que oferece.

    O empreendedor de valorização, que desenvolve rotinas de gestão e garante a fidelidade de seus clientes, procede a importantes mudanças, adota estratégias mais ativas.

    O empreendedor de aventura, que cria empresas inovadoras, mas de risco. O valor que cria pode ser crucial, podendo formar um novo setor.

    Cuidado com imitação e reprodução. São bem confusas as definições.


ID
2972968
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Empreendedorismo é definido como um comportamento e não como um traço de personalidade. Segundo esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade de negócios. Diante do exposto, existem características principais para compor o perfil de um empreendedor, portanto pode-se afirmar serem elas, dentre outras:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Sempre marcar a mais 'bonita', 'fofa', 'politicamente correta'.

  • Segundo Maximiano (2006), "a ideia do empreendedor está associada a pessoas realizadoras que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios." Além disso, o autor defende que o perfil do empreendedor visto por uma perspectiva comportamental traz as seguintes características:

    Criatividade, Capacidade de Implementação, Perseverança, Otimismo, Disposição para assumir riscos e senso de independência.

    A questão pode ser resolvida através do senso comum, eliminando as alternativas que possuem características discrepantes em relação a um empreendedor:

    A) Iniciativa, busca de oportunidades, perseverança, comprometimento.

    Correto. Essas são características (entre outras) presentes em uma pessoa com perfil empreendedor.

    B) Desafeto, metas definidas, trabalhar individualmente, egoísmo.

    Incorreto. Desafetos e egoísmo não devem fazer parte do rol de características de um perfil empreendedor.

    C) Simplicidade, capacitação, perfeccionismo, discriminação.

    Incorreto. Discriminação, por exemplo, não deve fazer parte do perfil empreendedor.

    D) Inteligência, fragilidade, autoritarismo, compreensão.

    Incorreto. Autoritarismo, fragilidade tornam a assertiva incorreta.

    E) Autoritarismo, afeto, presunção, individualismo.

    Incorreto. Autoritarismo, presunção tornam a assertiva incorreta.

    Gabarito Letra "A"


ID
2972971
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Evandro considera-se um empreendedor nato. Durante a última reunião de planejamento na Organização em que atua, solicitou permissão ao seu superior para apresentar um projeto de mudança- criação de um site de divulgações, para aumentar o acesso de novos públicos à Organização. Ele defendeu a sua ideia, apresentando no projeto uma planilha de custos, afirmando que se não funcionasse, cobriria as despesas. São características deste empreendedor:

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA:

    O empreendedorismo tem sido um apelo bastante solicitado aos profissionais, no sentido de que estes possam introduzir inovações e incentivar o crescimento das organizações. Os empregados e gestores são considerados fontes de energia que assumem riscos em uma economia em transformação. O espírito empreendedor independe de idade ou da posição que ocupam na organização. Seu impulso e força é a de quem fareja oportunidades, e precisa ser muito rápido aproveitando as oportunidades antes que outros o façam .

    Para Chiavenato e Sapiro (2003),o espírito empreendedor pode ser identificado por meio de características, dentre elas as que se coadunam com o enunciado da questão :

    1.NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO – significa a necessidade de romper o status atual, competir para alcançar um padrão elevado de excelência e sentir-se pessoalmente responsável por tarefas, e objetivos que a pessoa atribui a si própria. O impulso para a realização reflete-se nas pessoas ambiciosas que iniciam novas organizações e ORIENTAM O SEU CRESCIMENTO.

    2.DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR RISCOS – o empreendedor assume riscos ao defender ideias inovadoras e partir para projetos novos e diferentes. São responsabilidades ADICIONAIS que incorpora ao seu trabalho. [...] as pessoas com alta necessidade de realização preferem SITUAÇÕES ARRISCADAS até o ponto em que podem exercer certo controle pessoal sobre o resultado [...]

    Em face da argumentação apresentada a Comissão Indefere o recurso e Ratifica o Gabarito oficial.

  • Letra C. A dica: sempre marcar a mais "bonita" "fofa" "politicamente correta" elimina A, B e E. A alternativa D RESTRINGE muito quando fala em PESQUISA DE MERCADO. A restrição exagerada é também motivo para se ter cuidado com uma alternativa.


ID
3013399
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empreeendedorismo é um tema muito recente na área de administração pública, pois sua origem esteve vinculada à identificação de pessoas ousadas que procuravam realizar seus intentos por meio da montagem de seu próprio negócio. Na esfera da organização pública, há pessoas que realizam atividade técnica, empreendedora, gerencial e de controle. Nesse caso, o empreendedor

Alternativas
Comentários
  • Gab. A - concebe a ideia de um novo projeto.

  • Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

    GAB:A

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3044068
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Caldas Novas - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma característica que diferencia um novo negócio, caracterizando-o como empreendedor, é:

Alternativas
Comentários
  • A ) a inovação do produto ou o serviço oferecido.


ID
3048586
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Pater Drucker o espírito empreendedor é a própria Administração. O ato empreendedor é um ato de aceitação de risco econômico. A empresa é uma instituição empreendedora. A Escola Empreendedora é decorrente desses aspectos: a visão estratégica é maleável, baseada na visão geral e construída por aspectos específicos não rígidos. Assinale a alternativa que apresenta a contribuição efetiva que essa Escola oferece.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Natureza proativa e o papel da liderança personalizada e da visão estratégica.

  • Drucker afirmou que o negócio depende intrinsecamente do cliente, pois sem ele não há qualquer condição de lucro. Essa abordagem foi de extrema importância para o desenvolvimento do marketing a partir de então. Nos anos 60, defendeu a ideia de que a substância do negócio é muito mais importante que o estilo.

    Google.

  • Gab. A

    b- escola cognitiva

    c- escola do poder

    d- escola ambiental

    e- escola do posicionamento

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3055111
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fernando Dolabela, em sua obra O Segredo de Luísa, traz uma lista de características relacionadas ao perfil dos empreendedores de sucesso. Avalie o acerto das afirmações a seguir marcando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: uma ideia, uma

paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se

cria uma empresa. São Paulo: Sextante, 2012.


( ) Trabalha sozinho

( ) Tem perseverança e tenacidade

( ) Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização

( ) Tem muita energia. É um trabalhador incansável. Ele é capaz de se dedicar intensamente ao trabalho e sabe concentrar seus esforços para alcançar resultados

( ) Tem sempre alto comprometimento. Crê no que faz

( ) Sabe buscar, utilizar e controlar recursos

( ) Mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Trabalhar sozinho como característica do empreendedor? questão passível de recurso na minha opinião.

  • Eu não li a obra desse tal Fernando Dolabela, Mas vai que esse maluco escreveu no seu livro que trabalhar sozinho é bom né? Não precisa de ninguém, ele é o Bichão mesmo. Cada louco com a sua crença.

  • Cada uma.....

  • todas as respostas são verdadeiras

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Cada questão que aparece, mas quem tem boca fala o que quer, mas sozinho não vai chegar a lugar nenhum...


ID
3055120
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Inicialmente, os papéis desempenhados pelo empreendedor que começa seu próprio negócio são: empreendedor, empresário, executivo e empregado. Contudo, esses papéis possuem significativas variações em função do modelo de empreendimento escolhido. Assim, apesar de o empreendedor iniciante assumir os quatro papéis simultaneamente, os papéis de empreendedor e empresário são destaque em negócios altamente inovadores, destinados ao lançamento de produtos ou serviços. Enquanto os papéis executivo e empregado são, geralmente, preponderantes em negócios mais seguros e consequentemente, menos inovadores, como é o caso da aquisição de uma franquia. Nesse contexto faça a correta associação dos papéis desempenhados pelo empreendedor com as respectivas características quanto à atuação e riscos assumidos por cada um deles, que estão listados a seguir:

DEGEN, Ronald Jean. Empreendedor: empreender como opção

de carreira. São Paulo: Pearson, 2009.


I. Empreendedor

II. Empresário

III. Executivo

IV. Empregado

( ) Financia o desenvolvimento do negócio. Assume (só) o risco financeiro do negócio

( ) Lidera o desenvolvimento do negócio. Assume todos os riscos do negócio

( ) Executa o trabalho para desenvolver o negócio. Assume (só) o risco do emprego no negócio

( ) Gerencia o trabalho para o desenvolvimento do negócio. Assume (só) o risco profissional do negócio


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Empresário - Financia o desenvolvimento do negócio. Assume (só) o risco financeiro do negócio

    Empreendedor - Lidera o desenvolvimento do negócio. Assume todos os riscos do negócio

    Empregado - Executa o trabalho para desenvolver o negócio. Assume (só) o risco do emprego no negócio

    Executivo - Gerencia o trabalho para o desenvolvimento do negócio. Assume (só) o risco profissional do negócio


ID
3061420
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As mudanças nos processos de inovação no século 21 assinalam um deslocamento da “Economia da Gestão” para a “Economia do Empreendedorismo” (Thurik, 2009; Audretsch e Thurik, 2004). Inicialmente, a ciência e a pesquisa e desenvolvimento (P&D), implementadas nas grandes empresas, tiveram uma importante contribuição para as economias. Nos dias atuais, o empreendedorismo passa a ser considerado um dos principais focos para a inovação. Thurik (2009) distingue três fases históricas dessas mudanças nos processos de inovação, enfatizando, em um contraponto, a crescente valorização das micro e pequenas empresas (MPE):


I. Schumpeter (1934) atribuiu ao empreendedor um papel central na produção do desenvolvimento econômico, ao desafiar e desequilibrar a ordem econômica existente, viabilizando a introdução de inovações nas empresas, o que foi chamado de “destruição criativa”.

II. Schumpeter (1942) enfatizou o papel da gestão – Economia da Gestão – na qual eram as grandes empresas que dominavam os processos de inovação, em função da respectiva capacidade de investir em P&D.

III. A partir do final da década de 1970, observa-se gradativamente a redução da importância da economia de escala e um reposicionamento do papel das MPE na forma como novos processos de inovação se desenvolvem.


Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca: a alternativa está correta(item C), pois o texto evidencia que o foco do processo inovador, inicialmente a cargo do empreendedor, passou a ser concentrado no grande capital, em função da economia de escala, e, por fim, abriu largas possibilidades para as MPE em particular, em função de sua maior agilidade no processo de gestão.

  • Essa questão é mais interpretação de texto do que qualquer outra matéria, ao meu ver.

    Como eu resolvi a questão:

    I. Schumpeter (1934) atribuiu ao empreendedor um papel central na produção do desenvolvimento econômico, ao desafiar e desequilibrar a ordem econômica existente, viabilizando a introdução de inovações nas empresas, o que foi chamado de “destruição criativa”. - foco do esforço de inovação evoluiu da figura do empreendedor como indivíduo

    II. Schumpeter (1942) enfatizou o papel da gestão – Economia da Gestão – na qual eram as grandes empresas que dominavam os processos de inovação, em função da respectiva capacidade de investir em P&D. - liderança do grande capital industrial

    III. A partir do final da década de 1970, observa-se gradativamente a redução da importância da economia de escala e um reposicionamento do papel das MPE na forma como novos processos de inovação se desenvolvem. - MPE assumem papel importante nesse processo

    Gabarito: letra C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3190948
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa. Em relação às características dos empreendedores de sucesso, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas.

I Ficar rico sempre é o principal objetivo dos empreendedores, pois o dinheiro é uma consequência do sucesso nos negócios.
II Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.
III Os empreededores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos, de forma passional, procurando o melhor desempenho para o negócio.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que nem sempre o objetivo é ganhar dinheiro , mas sim a ideia de desenvolver algo novo, tanto para ajudar a comunidade ou ganhar dinheiro tbm

  • Passional = de forma apaixonada ,/ o correto é racional

  • E - V, V, F

  • A resposta certa é a letra C.

    F - V - F

  • Na teoria pra concurso a I tá errada.

  • Pessoal, se vocês puderem indicar LINKs de apostilas sobre empreendedorismo para concursos, eu agradeço.

  • Qual é a resposta certo msm??

  • Na realidade é letra A


ID
3213607
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O administrador exerce o papel fundamental de tomador de decisões. Suas decisões são as bases de sua atuação e elas estão ligadas a diversos elementos da organização. A decisão é dotada de papéis básicos que determinam os rumos dos processos dentro de uma organização, e da organização como um todo. Conhecer os papéis que a decisão exerce é, portanto, crucial para exercê-los conscientemente.

Assinale a opção que indica os papéis de uma decisão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:C

    Papéis de decisão:

    Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.

    Entrepreneur: Como entrepreneur (empreendedor), o gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas;

    Controlador de distúrbios: Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, tais como os eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para lidar com essas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios;

    Administrador de recursos: Segundo Mintzberg, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos. que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. A  (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais - administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros;

    Negociador: De vez em quando, a organização envolve-se em negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Frequentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

  • Que questão é essa, pelo amor de Deus!!! Alguém sabe um fonte decente para explicar isso?

  • Eliakim, essa questão está relacionada aos papéis dos administradores que são:

    Papéis Interpessoais:

    Símbolo/Representação;

    Liderança; e

    Elemento de Ligação.

    Papéis Informacionais:

    Monitor;

    Disseminador; e

    Porta-voz.

    Papéis Decisórios:

    Empreendedor;

    Solucionados de conflitos;

    Alocador de recursos; e

    Negociador.

    Para mais informações: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/main/downloadPDF/?aula=998972

  • Papéis gerenciais de Mintzberg, só AMO!

    DECISORIAL: ECAN (empreendedor, controlador de distúrbios, alocador de recursos, negociador)

    INFORMACIONAL: (Monitor, disseminador, porta-voz)

    INTERPESSOAL: (chefe, lider, ligação).

  • Os 10Papéis do Administrador segundo Mintzberg estão divididos em 3 categorias:

    Interpessoais: Essa categoria agrupa os papéis que o administrador exerce que estão relacionados diretamente com o status e autoridade formal que ele possui. Representação ou Símbolo/Líder/Contato ou Elemento de ligação.

    Informacional: Nessa categoria estão os papéis realizados pelo administrador para disseminar, coletar e produzir informações. Monitor/Disseminador/Porta-voz.

    Decisório: Envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha. Nesse ponto, o administrador utiliza as informações que possui para tomar decisões. Empreendedor/Solucionador de problemas/alocador de recursos/Negociador.

    Vamos analisar as alternativas:

    Alternativas A, B e E. Errado. Essas alternativas misturam funções da administração (PODC) com papel do administrador e outros conceitos que não fazem parte do objetivo da questão.

    Alternativa C. Certo. A alternativa traz corretamente os papéis de decisão.

    Alternativa D. Errado. Apenas controlar distúrbios e gerir recursos são papéis de decisão.

    Gabarito: C

  • Papéis decisórios: É a forma como os administradores utilizam as informações que possuem em suas decisões. Se relacionam àquelas situações em que o administrador tem de fazer uma escolha.

    Empreendedor: O administrador identifica novas ideias e oportunidades para a melhoria da organização. Ele inicia e planeja a maior parte das mudanças controladas em sua organização. Muitas vezes, é nesse papel que o administrador “assume riscos”.

    Solucionador de conflitos: O nome já diz tudo. O administrador é o responsável por solucionar os conflitos internos (por exemplo: um conflito entre funcionários; ou uma máquina que parou de funcionar durante a produção) e também os conflitos externos (por exemplo: a empresa colocou no mercado um produto defeituoso). Ou seja, o administrador deve buscar a correção dos problemas e conflitos que ameacem o bom andamento da organização.

    Alocador de Recursos: Ele é o responsável por administrar os recursos (equipamentos, pessoal, dinheiro, etc.) disponíveis. É o administrador quem aloca os recursos nos setores da organização, de acordo com as prioridades e com os objetivos organizacionais.

    Negociador: É o administrador que representa os interesses da organização durante as negociações (com sindicatos, com clientes, com outras empresas, etc.).

  • Papéis decisórios: Empreender, controlar distúrbios, administrar recursos e negociar.

    GAB: C

  • #Respondi errado!!!

  • Controlador de distúrbios é similar a solucionador de conflitos, haja vista que os professores adotam essa nomenclatura.

  • Gostei deste comentário.

    Guilherme Mota

    15 de Março de 2020 às 14:02

    Papéis gerenciais de Mintzberg.

    DECISORIAL : ECAN (empreendedor, controlador de distúrbios, alocador de recursos, negociador)

    INFORMACIONAL: (Monitor, disseminador, porta-voz)

    INTERPESSOAL : (chefe, lider, ligação).


ID
3335038
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A atividade de empreender representa um mecanismo de criar novos empreendimentos e influenciar no desenvolvimento econômico, juntamente com aspectos de carreira e do futuro. Entretanto, as empresas precisam da atitude empreendedora por parte dos seus colaboradores. Essa atitude denomina-se intraempreendedorismo, que consiste no empreendedorismo dentro de uma empresa existente, na qual o colaborador não é o principal empreendedor. Para que essa atitude empreendedora possa ser desenvolvida dentro das organizações, é necessário estabelecer um ambiente para o intraempreendedorismo.

Sobre as características globais de um bom ambiente intraempreendedor, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A

  • Letra D - Os processos são realizados em curto prazo.

  • D)

    Projetos que são realizados em curtos prazos e não projetos.

    Crava isso

  • RESPOSTA VERIFICADA

    LETRA: D

  • d

  • É importante notar que, nesta questão, a resposta não se dá pela diferença entre projeto e processo. Em um ambiente intraempreendedor, é preciso permitir que os colaboradores possam desenvolver processos de inovação, o quanto tempo isso for preciso. Pois, para inovar é preciso se retirar do tempo normal do cotidiano e se dedicar inteiramente ou paralelemente a outra atividade, que a principio pode parecer infrutífera.

    E as letras A, B e C dizem, justamente, aquilo que um ambiente intraempreendedor precisa ter que o diferencia do normalmente visto dentro de uma empresa comum:

    • Aceitar fracassos
    • Estimular a ação de tentativa e o erro
    • Encorajar novas ideias

    Uma boa referência para esse estudo é HISRICH e PETERS (1992). Vejamos o que Neila Cunha e Silvio dos Santos (2006) extraíram de HISRICH e PETERS (1992), em "As Práticas Gerenciais Adotadas nas Empresas Líderes em Inovação para Promover o Empreendedorismo Corporativo":

    "Intraempreendedorismo (empreendedorismo dentro de uma estrutura de negócios existente) também preenche a lacuna entre a ciência e o mercado. (...) Muito freqüentemente, a estrutura burocrática, a ênfase em resultados de curto prazo e uma organização altamente estruturada inibem a criatividade e o desenvolvimento de novos produtos. As empresas, reconhecendo estes fatores de inibição e a necessidade de criatividade e inovação, têm reunido esforços para estabelecer um espírito intraempreendedor dentro da organização".

    Segundo Hisrich e Peters (1992, p. 537), as características deste ambiente são:

    − as organizações que operam na fronteira da tecnologia;

    novas ideias são encorajadas; (corresponde à Letra C)

    tentativa e erro são encorajados; (corresponde à Letra B)

    falhas são toleradas; (corresponde à Letra A)

    − os recursos são disponibilizados e acessíveis;

    − prática de equipes multidisciplinares;

    horizonte de prazo suficiente para avaliar o resultado da inovação; (corresponde à Letra D)

    − o espírito empreendedor deve ser espontâneo e não imposto pela organização;

    − deve haver um sistema de remuneração adequado para o esforço desprendido para inovar;

    − acionistas e líderes devem estar disponíveis para negociar planos e metas individuais;

    − o espírito empreendedor deve ter o suporte da alta administração.  

    Referências

    1. HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Entrepreneurship: starting, developing, and managing a new enterprise. 2nd edition.Boston: IRWIN, 1992.
    2. Cunha, Neila C. V.; Santos, Silvio A. As Práticas Gerenciais Adotadas nas Empresas Líderes em Inovação para Promover o Empreendedorismo Corporativo. Out. 2006. Link: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ENN435.pdf

    Portanto, gabarito Letra "D"


ID
3362329
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo corporativo não é um fenômeno espontâneo. A cultura empreendedora precisa ser semeada e colhida adequadamente, ou seja, a organização deve criar uma cultura que incentive e desenvolva o espírito empreendedor de seus colaboradores. Analise as assertivas a seguir, relativas às dimensões-chave de uma orientação empreendedora.

I. A dimensão “assumir riscos” refere-se à propensão que a organização tem para praticar ações que permitam a superação de rivais de maneira consistente e substancial.
II. A dimensão “capacidade de inovação" sugere que as pessoas sejam parte de uma organização líder e não apenas seguidoras de outras.
III. A dimensão “agressividade competitiva" é a propensão que a organização tem para praticar ações que permitam que ela supere suas rivais de maneira consistente e substancial.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Dimensões-chave de uma orientação empreendedora.

    Miller (1983) propôs a existência de três dimensões, sendo elas:

    inovatividade (a APOIAR NOVAS IDEIAS e novos métodos criativos),

    proatividade (monitorar tendências, a identificar FUTURAS necessidades de clientes e antecipar mudanças alusivas ao consumo) e a

    assunção de riscos (é caracterizada pelo envolvimento de recursos e atividades INCERTAS). Enquanto que Lumpkin e Dess (1996) descrevem a existência de cinco dimensões, adicionando mais duas às dimensões de Miller, são elas:

    autonomia (a AÇÃO INDEPENDENTE e as oportunidades são perseguidas sem constrangimento social) e

    agressividade competitiva (é como a organização REAGE frente as ameaças que surgem no seu segmento de mercado).

    Na questão:

    I. A dimensão “assumir riscos” não tem nada a ver com rivais, isso seria agressividade competitiva.

    II A dimensão “capacidade de inovação sugere que as pessoas sejam parte de uma organização líder e não apenas seguidoras de outras”, errado, porque inovatividade/inovação diz respeito a APOIAR NOVAS IDEIAS e novos métodos criativos