SóProvas


ID
1122127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em uma unidade de saúde. À avaliação física, o enchimento capilar foi classificado como muito prejudicado.

A partir do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A diarreia consiste na alteração da função intestinal com perda excessiva de água e eletrólitos pelas fezes e/ou vômitos. Manifesta-se clinicamente pelo aumento do número de evacuações e/ou pela diminuição da consistência das fezes. O vômito, por sua vez, é a ejeção rápida e forçada do conteúdo gastrointestinal pela cavidade oral. A desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. A vacina contra rotavírus é administrada exclusivamente por via oral e tem uma idade bem restrita de aplicação. A primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses. É possível administrar a primeira dose da vacina a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida) e a segunda dose a partir de 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). E a criança para receber a vacina preferencialmente não deve estar com diarreia ou vômito. Sempre quando uma criança procura o serviço de saúde com diarreia e vômitos precisa-se procurar sinais de desidratação. O próprio enunciado já traz que o paciente já apresentava sinais como, hipotonia e colapso circulatório. Outros sinais indicam desidratação grave como olhos muito encovados e sem lágrima; mucosas muito secas; bregma muito deprimida; turgor muito pastoso; pulso débil ou ausente; circulação diminuída/taquicardia; oligúria/anúria e perda de peso maior que 10% do inicial. A desnutrição pode levar a alterações de pele, olhos, alteração do peso;portanto dados como enchimento capilar e estado de hidratação são mais relevantes para avaliar desidratação em uma criança desnutrida. No caso da desidratação grave como no quadro apresentado as primeiras medidas a serem tomadas são: - Administrar, por via venosa periférica volumes iguais de soro fisiológico 0,9% e ringer lactato em, aproximadamente, 10% do peso do paciente, em cerca de duas horas. Se estiver faltando uma das soluções, usar apenas uma. - Reavaliar o paciente após duas horas, se persistirem os sinais de choque, repetir a prescrição; caso contrário, iniciar balanço hídrico com as mesmas soluções. - Administrar a solução de reidratação oral (SRO) em doses pequenas e frequentes, tão logo o paciente a aceite. Isso acelera a sua recuperação e reduz drasticamente o risco de complicações pelo manejo inadequado. - Suspender a hidratação endovenosa quando o paciente estiver hidratado, com boa tolerância ao SRO e sem vômitos.
    Resposta E

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
  • SONDA NASOGASTRICA?

  • questão baseada nas recomendações do AIDPI -2017, questão de alto nível.