SóProvas


ID
1122163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Por mais eficiente que seja um suporte avançado, se as ações de suporte básico de vida não forem feitas de forma adequada, será baixa a chance de sobrevivência de um paciente em situação de emergência. No que concerne ao suporte básico de vida nas ações de urgência e emergência e ao suporte pediátrico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A cadeia de sobrevivência do adulto é constituída por 5 elos, são esses: Reconhecimento imediato da parada cardíaca e acionamento do serviço e Urgência (SAMU 192 ou Resgate 193); Reanimação: Ressuscitação Cardio Pulmonar RCP, com ênfase nas compressões torácicas ; Rápida Desfibrilação; Suporte avançado de vida; e cuidados pós parada cardíaca eficiente. Já a cadeia de sobrevivência pediátrica é composto por quatro elos. De acordo com a American Heart Association os quatro elos fundamentais da cadeia de sobrevivência pediátrica são: a prevenção, a rápida ressuscitação cardiorrespiratória, a ativação rápida do serviço de emergência e o fornecimento do suporte avançado de vida.

    Primeiro deve-se iniciar a RCP nas crianças e depois acionar o serviço de urgência e emergência, além disso, a reanimação deve prosseguir até a chegada do socorro.

    Se o bebê ou a criança não estiver respondendo e não estiver respirando ou apenas com gasping, os profissionais de saúde poderão aguardar até 10 segundos na tentativa de sentir o pulso (braquial, em bebês, e carotídeo ou femoral, em crianças). Se, em 10 segundos, não sentir o pulso ou houver insegurança quanto a isso, deve-se iniciar as compressões torácicas.

    Se o socorrista estiver sozinho no atendimento a crianças e lactentes, deve seguir o padrão de 30:2, porém crianças e lactentes atendidas por dois socorristas, a relação compressão-ventilação deve ser de 15:2. 

    A alternativa E está errada porque o Suporte Avançado de Vida não é o primeiro elo mas sim, o quarto.

    Resposta D.

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

  • Gab D

    a)  A corrente de sobrevivência pediátrica tem sequência diferente do adulto: prevenção de acidentes, reanimação cardiopulmonar precoce e efetiva, acesso imediato ao serviço médico de emergência, medidas de suporte avançado de vida pediátrico e cuidados pós-ressuscitação.

     

    e) A corrente de sobrevivência do adulto é composta por cinco elos interdependentes, sendo os três primeiros relacionados ao suporte básico de vida e os dois últimos, ao suporte avançado de vida: acesso rápido, ressuscitação cardiopulmonar precoce, desfibrilação precoce, suporte avançado rápido e cuidados pós-ressucitação.

    (AMERICAN HEART ASSOCIATION, 2010).